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Navegando por Autor "Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de"

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    Dissertação
    Abordando as relações CTS e a sustentabilidade no ensino de química: uma proposta de sequência didática a partir do tema biogás
    (2014-07-27) Macedo, Francisca Liliane de; Dantas, Josivânia Marisa; ; ; http://lattes.cnpq.br/4778608265669844; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; Paula, José Carlos de Freitas;
    O uso de temas sociais no ensino de química tem aumentado nos últimos anos, bem como a compreensão de questões que envolvem Ciência, Tecnologia e Sociedade, além dos aspectos ambientais. Neste trabalho é apresentada uma pesquisa desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Gregório Dantas, uma escola do campo, localizada no município paraibano de Picuí. O Objetivo geral deste trabalho foi elaborar uma sequência didática para o ensino de química que permitisse trabalhar o tema biogás e o conceito de sustentabilidade a partir do referencial teórico CTS. A intervenção aconteceu em uma turma da segunda série do ensino médio com a participação de 18 alunos. A pesquisa fez uso de questionários, como instrumento para a coleta de dados e foi realizada em quatro etapas. Na primeira etapa foram analisados os livros aprovados pelo MEC no PNLD/2012 quanto à abordagem do tema biogás. A segunda etapa foi baseada na aplicação de dois questionários cuja finalidade foi investigar as concepções dos alunos sobre as relações CTS e outro com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre temas ambientais. A terceira etapa consistiu na elaboração e aplicação da sequência didática. E na quarta etapa foi realizada a avaliação da sequência didática. A partir dos resultados obtidos pode-se verificar que dos cinco livros analisados apenas um não aborda o tema biogás e que as obras Química Cidadã e Ser Protagonista abordavam os conteúdos em estreita relação com aspectos ambientais, sociais e econômicos. Verificou-se ainda que nenhum dos livros apresentou experimentos para abordagem do tema. Com relação às concepções dos estudantes sobre as relações CTS pode-se verificar que estes apresentam ideias positivistas com relação a ciência e a tecnologia e com relação aos temas ambientas poucos alunos conheciam o tema. A partir da avaliação do material didático pode-se observar que os estudantes participantes expressaram aprovação quanto às atividades propostas, principalmente, quanto à abordagem trazida no experimento. Dos aspectos que emergiram durante o processo de investigação destacamos as dificuldades dos alunos em participar dos debates.
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    Produto Educacional
    Alfabetização científica articulada aos objetivos de desenvolvimento sustentável no processo socioeducativo de meninas em privação de liberdade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Rodrigues, Miceia de Paula; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
    Esta Sequência Didática (SD) se constitui em um Produto Educacional oriundo do trabalho de pesquisa de mestrado intitulado “Sustentabilidade, socioeducação e alfabetização científica no resgate da cidadania de meninas em situação de privação de liberdade”, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado a linha de pesquisa “Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática”, sob a orientação da professora Dra. Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo. A proposta de pesquisa que resultou nesta SD, teve como objetivo “Compreender como ocorre o processo de promoção da Alfabetização Científica com meninas privadas de liberdade”. Portanto, este material é direcionado, a você educador(a) e a todos aqueles profissionais que atuam com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), visando auxiliá-los em suas práticas de ensino. Com essa finalidade, a SD contempla uma proposta interdisciplinar de ensino que objetiva a promoção da Alfabetização Científica articulada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
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    Dissertação
    Arboviroses no ensino de ciências em região do semiárido potiguar: relações com os objetivos de desenvolvimento sustentável
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-22) Reis, Juliana Ribeiro dos; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; http://lattes.cnpq.br/6518178524717684; Dantas, Josivania Marisa; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; Alves, Maria de Lima
    Os mosquitos do gênero Aedes aegypti e Aedes albopictus são os protagonistas na difusão de arbovírus em todo o mundo. Dentre as arboviroses mais frequentes no Brasil, destacam-se Zika, Chikungunya, Febre Amarela e a mais notificada, Dengue. As campanhas desenvolvidas, principalmente por órgãos públicos, são focadas no controle do vetor, centralizando nas questões médicas e excluindo fatores políticos, sociais, econômicos e ambientais que favorecem o desencadeamento de surtos epidemiológicos. O ensino tem um papel fundamental na discussão dessas problemáticas dentro do ambiente escolar. A Educação para a Sustentabilidade possibilita que os discentes visualizem os problemas que rondam a sociedade a partir de uma abordagem holística. Com o intuito de contribuir com o ensino de arboviroses em aulas de ciências e biologia, esta pesquisa se propôs a saber como essa temática é trabalhada nas publicações da área de ensino de ciências. Também buscamos conhecer as abordagens, métodos avaliativos e objetos educacionais utilizados pelos docentes, para desenvolver a temática de arboviroses, em escolas públicas do município de Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. A metodologia da pesquisa é de natureza quali-quantitativa de caráter exploratório. Como resultados, observamos um ensino direcionado às questões médicas da doença e excluindo fatores socioambientais diretamente relacionados com a expansão dos surtos epidemiológicos. Além disso, percebemos uma necessidade de formação continuada dos docentes, tendo em vista o nível de conhecimento insatisfatório, sobretudo para arboviroses recentemente notificadas no Brasil – Zika e Chikungunya. Sugerimos a introdução da Educação para a Sustentabilidade, inserida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a fim de trabalhar as arboviroses de maneira mais ampla, contemplando aspectos sociais, econômicos e ambientais, para com isso, desenvolver uma educação crítica e cidadã.
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    Dissertação
    Aspectos da microbiologia de reservatórios do semiárido nordestino (Brasil): qualidade de água e concepções espontâneas de professores de escolas públicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-28) Dantas, Cirleide Marques; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/9542059843228687; Ceballos, Beatriz Susana Ovruski de; ; http://lattes.cnpq.br/9321950498637802; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348
    Este estudo foi desenvolvido no reservatório Boqueirão de Parelhas, situado em região Semi-Árida do Rio Grande do Norte, e teve como objetivo geral quantificar e caracterizar diferentes grupos de microrganismos potencialmente patogênicos, com ênfase na família Enterobacteriaceae. Para identificação bacteriana as amostras foram coletadas em períodos seco e chuvoso às margens do reservatório e semeadas no mesmo dia em meios de crescimento líquido e sólido por 18-24h. Para quantificação de bactérias heterotróficas a amostragem foi realizada em dois pontos extremos do reservatório representados por P1 (próximo à entrada do rio afluente) e P3 (próximo da barragem). As densidades foram determinadas a partir de subamostras de 5 mL coradas com laranja de acridina (AO) 0,01% (Hobbie et al., 1977) e filtradas em membrana preta de policarbonato (Millipore, GTBP), com 0,2 mm de poro. Foram obtidos 40 isolados bacterianos. As colônias isoladas foram submetidas à técnica de coloração de Gram, seguida dos testes de fermentação de lactose em meio Agar Mac Conckey e da técnica da citocromo-oxidase (fita oxidase). O isolado com características de Enterobactérias foram submetidos ao Painel de Enterobactérias (Probac do Brasil). O resultado dos testes demonstrou predominância de isolados com características de enterobactérias (37,5 %) e 5 espécies foram 100% identificadas pelo painel são elas: Cedecea espécie 5, Klebsiella planticola, Morganella morganii ss morganii, Serratia plymuthica e Enterobacter sakasakii. A densidade das bactérias heterotróficas variou de 1,23 a 3,17 x 107 org.mL-1, corroborando com as elevadas densidades apresentadas em outros estudos feitos na região. Com base nos resultados obtidos, aponta-se para a necessidade de um trabalho intensivo de monitoramento da qualidade da água uma programação de ações em educação ambiental e educação em saúde para o esclarecimento dos problemas relacionados à água que a população utiliza, com vistas a obter um uso adequado desse bem e a melhor qualidade de vida da população. Resumo artigo EA O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção que os professores do ensino público em municípios do Rio Grande do Norte sobre qualidade de água e educação ambiental. Foram aplicados questionários com profissionais do ensino de escolas públicas e o estudo mostrou que os professores reconhecem a existência de problemas relacionados à qualidade da água dos seus municípios e de que eles contribuem como agentes causadores desses problemas. Os resultados mostraram que há a necessidade de implementação de atividades de educação ambiental e de educação em saúde para uma maior sensibilização dos professores e, consequentemente, de seus alunos para as questões que envolvem o tema qualidade da água.
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    Dissertação
    Atividades experimentais no ensino de biologia em escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte, Brasil: caracterização geral e concepção de professores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-20) Oliveira, Kelvin Barbosa de; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/1807327978034953; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; Silva, Neyvan Renato Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/6325141376596136
    Recentes pesquisas têm revelado que boa parte dos professores de Biologia acredita que a utilização das atividades experimentais como instrumento didático seria a solução na melhoria do ensino-aprendizagem nessa disciplina. No entanto, existem alguns estudos que sinalizam a não eficácia dessas aulas práticas no que diz à construção do conhecimento científico. Afirmam ainda que, apesar desse entusiasmo dos docentes, elas são pouco utilizadas no Ensino Médio. Diversos trabalhos apontam como causa dessa baixa frequência dificuldades de natureza pedagógica, tais como ausência de infraestrutura razoável nos laboratórios (a falta de equipamentos, reagentes, vidrarias e insumos); o despreparo dos professores em relação ao planejamento e desenvolvimento das aulas; o grande número de alunos por turmas; insatisfação salarial por parte dos docentes, entre outras; apontam também dificuldades de natureza epistemológica, ou seja, os tipos de visão que professores trazem consigo acerca das ciências e das atividades experimentais. Nesse sentido, o nosso estudo objetivou elucidar se esse cenário perpassa em escolas de nível médio do estado do Rio Grande do Norte Brasil. No processo investigativo utilizamos um universo amostral constituído por vinte instituições de ensino, divididas em dois grupos: cinco escolas federais da rede do IFRN Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sendo duas delas em Natal e três no interior do estado. O segundo grupo é representado por quinze escolas da rede estadual localizadas na Região Metropolitana do município de Natal. Os objetivos da pesquisa foram realizar a caracterização das escolas em relação aos espaços disponíveis para as atividades experimentais; identificar as dificuldades apontadas pelos professores na realização dessas atividades e conhecer a concepções dos docentes sobre atividades experimentais de Biologia. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados um questionário que contemplava questões objetivas e subjetivas, e uma entrevista semiestruturada com auxílio de um gravador de voz. A análise dos dados e a observação in loco permitiram que se constatasse que as escolas federais apresentam melhores condições físicas em relação aos espaços destinados à execução das atividades experimentais, quando comparadas às escolas estaduais. Outro ponto sinalizado é o fato de que os professores das escolas federais dispõem de maior tempo para planejar as atividades experimentais; são mais bem remunerados e suas instituições estão contempladas com uma política de capacitação que possibilita ascensão salarial. Entretanto, todas essas vantagens e benefícios não se mostram numa frequência de maior expressividade em relação ao desenvolvimento das atividades experimentais quando comparados aos professores das escolas estaduais. Tanto os professores das escolas federais como os da rede estadual de ensino apontaram como sendo as principais dificuldades para a realização de atividades experimentais questões inerentes à infraestrutura como a falta de reagentes, equipamentos e matérias de consumo. Isso nos leva a inferir que existem outros problemas que talvez possam ter permanecido implícitos na pesquisa como a falta de habilidade tanto no planejamento como no desenvolvimento das atividades experimentais. Quanto às concepções sobre as atividades experimentais, verificamos em grande parte dos pesquisados uma visão empírico-indutivista de Ciência, possivelmente herdada durante toda sua formação acadêmica e obviamente essa ótica refletiu no modo como planejam e realizam as atividades experimentais com seus alunos
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    Tese
    Atividades práticas experimentais e a motivação em aprender: implicações para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-23) Nascimento, Fellipe Albano Melo do; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-8811-7921; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; http://lattes.cnpq.br/7549771244259310; Praxedes, Gutemberg de Castro; Cunha, Liédja Lira da Silva; Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; Carvalho, Rozicleide Bezerra de
    As Atividades Práticas Experimentais (APE) são uma estratégia complementar ao ensino deCiências que integra teoria e prática desde a educação infantil. Elas estimulam odesenvolvimento de habilidades cognitivas, como observação, argumentação e manuseio deinstrumentos de laboratório, bem como habilidades cognitivo-linguísticas, como classificaçãoe registro de atividades experimentais. Grupos pequenos de discussão favorecem a produçãoprodutiva e o respeito às ideias diferentes. No entanto, a falta de suporte e infraestrutura,como espaço e materiais específicos de laboratórios, prejudica a implementação da APE. Osprofessores valorizam seu caráter motivacional, mas a motivação dos estudantes para realizaressas atividades são variadas. As APE apoiam o desenvolvimento do pensamento científico,estratégico e criativo, além de favorecer a autonomia e a criticidade dos estudantes. Parapromover a motivação na APE, é crucial compreender teorias de aprendizagem, como aTeoria da Autodeterminação, que destaca a importância da motivação intrínseca e extrínseca.As teorias Histórico-Cultural e da Atividade defendem que atividades problematizadoras e deinteresse dos estudantes os motivam para aprender. O estudo busca desvelar como a APE édesenvolvida por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escolaparticular em Natal/RN e como destacado para a aplicação dos estudantes em Ciências. Apesquisa é quantitativa e qualitativa, exploratória, descritiva e analítica. Envolveu professorese estudantes, com etapas de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com questionários,escalas de avaliação de avaliação e entrevistas. Os resultados mostraram que as professorasabordaram a APE de diferentes maneiras, algumas com atividades investigativas e outrasseguindo manuais e livros didáticos. A formação em Pedagogia muitas vezes não oferecepreparação adequada, priorizando a dimensão teórica. Uma pesquisa bibliográfica indicou queabordagens investigativas na Educação Básica aumentam a motivação dos estudantes edesenvolvem habilidades importantes. A Teoria da Autodeterminação e outras teoriassugerem que a motivação dos estudantes para a APE está ligada ao atendimento denecessidades psicológicas básicas, contribuindo para o desenvolvimento do pensamentometacognitivo. Os estudantes demonstraram motivação crescente para participar da APE aolongo dos anos, inspirados pelos professores, bem como foi evidenciado que essa motivaçãoestava mais próxima da motivação intrínseca, distanciando a motivação da necessidade dereforços positivos e negativos
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    Tese
    Avaliação de abordagens para divulgação científica de impactos à fauna marinha em comunidades litorâneas do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Santana, Vinícius Gabriel da Silva; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; Gavilan, Simone Almeida; https://orcid.org/0000-0001-6790-1696; http://lattes.cnpq.br/6556168670883302; https://orcid.org/0000-0001-8811-7921; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; https://orcid.org/0000-0002-9474-1189; http://lattes.cnpq.br/5134985293427059; Duarte, Fábio Teixeira; Silva, Flávio José de Lima; Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida; Soares, Maria José Nascimento
    A divulgação científica dos impactos de origem antrópica à fauna marinha, realizada por meio de exposições científicas no Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN) e no Projeto Parceiros do Mar, foi estudada. Objetivamos avaliar a divulgação para as comunidades litorâneas sobre os impactos à fauna marinha e a sustentabilidade e, especificamente, caracterizar as ações do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN); refletir sobre os aspectos da Ciência da Sustentabilidade que vêm sendo incorporados às ações educativas do Projeto Parceiros do Mar; analisar como professores da educação infantil e de ciências do ensino fundamental identificam temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na exposição científica do Projeto Parceiros do Mar e suas contribuições à educação escolar. Para tanto, 17 membros do PCCB-UERN preencheram a um questionário e participaram de entrevistas sobre formação e experiências educacionais, planejamento e execução das ações e dificuldades e soluções encontradas. Além disso, 29 professores da educação infantil e de ciências do ensino fundamental de Areia Branca/RN avaliaram a exposição científica do Projeto Parceiros do Mar, por meio de questionário. Eles apontaram a presença/ausência dos temas dos ODS em cada elemento da exposição e responderam o que mais chamou sua atenção. A análise dos dados incluiu estatística descritiva para questões fechadas e investigação qualitativa para as abertas, utilizando a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Os resultados foram quantificados em gráficos e tabelas. Como resultados, as ações do PCCB-UERN ocorrem em todo o litoral potiguar, especialmente zonas urbanas, comunidades pesqueiras e ribeirinhas, para um público majoritariamente infantojuvenil. A abordagem expositiva-dialogada foi adotada por 14 membros e as estratégias de jogos e cartilhas e atividades lúdicas foram adotadas por 16 membros. 24% dos participantes identificaram a dispersão como desafio. Sobre as ações do Projeto Parceiros do Mar, destacam-se como aspectos da Ciência da Sustentabilidade contemplados a participação ativa do público, a contextualização das problemáticas socioambientais em escalas espaciais e temporais, a interdisciplinaridade nos conteúdos abordados e a coprodução de conhecimento com as comunidades. Para os professores que visitaram a exposição científica, os ODS mais contemplados foram o 4, voltado a Educação de Qualidade, e 14, sobre Proteger a Vida na Marinha. Os professores conceberam outros ODS ao longo da exposição indicando uma abordagem holística que contempla aspectos socioambientais, econômicos e culturais. Foram notadas lacunas em questões relacionadas a igualdade de gênero e redução de desigualdades. Doze professores mencionaram que a exposição enriquece o conhecimento sobre biodiversidade marinha. Nove destacaram sua contribuição para abordar questões socioambientais locais. Três reconheceram seu papel em estimular práticas de cuidado ambiental, enquanto dois mencionaram sua adaptação para a educação infantil. Conclui-se que as exposições científicas realizadas pelos Projeto Parceiros do Mar e as ações educativas do PCCB-UERN têm sido eficazes na promoção da conscientização sobre a conservação da fauna marinha, demonstrando que a sustentabilidade pode ser abordada de forma eficaz em espaços como esses. ODS às quais seu projeto tem aderência: 4 - Educação de Qualidade 14 - Vida na Água
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    Dissertação
    Avaliação do potencial de toxicidade de florações de cianobactérias como subsídio para ações de gestão ambiental em açudes do semiárido potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-21) Fonseca, Jessica Roberts; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; ; http://lattes.cnpq.br/3259678569678166; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; Sodré Neto, Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
    As florações de cianobactérias comprometem negativamente o meio ambiente aquático, plantas, animais e podem gerar problemas de saúde pública. Algumas espécies são produtoras de toxinas, como a neurotoxina saxitoxinas e a hepatotoxina microcistina, as quais podem contaminar reservatórios de água, como os açudes do semiárido do Rio Grande do Norte, os quais são utilizados para abastecimento da população, pesca, atividades aquicultoras e de lazer, propiciando assim o risco de exposição humana pelas vias oral, dérmica e respiratória. Assim, é recomendado o monitoramento permanente da densidade de cianobactérias juntamente com a quantificação de cianotoxinas. Um dos objetivos com esse trabalho foi realizar o monitoramento da água de quatro açudes do semiárido norteriograndense através da identificação e contagem de cianobactérias e através da identificação e quantificação das cianotoxinas pelo do método ELISA. Além disso, pretendeuse avaliar a percepção ambiental de aquicultores e pescadores em açudes do semiárido do RN através de entrevistas semiestruturadas com questões majoritariamente relacionadas à água e eutrofização. Através desses objetivos visou-se o desenvolvimento de estratégias de manejo para aquicultura e prevenção de riscos à saúde pública. Os resultados demonstraram que os maiores valores de microcistinas foram encontrados no período chuvoso. Os padrões de potabilidade da água, de acordo com a portaria do Ministério da Saúde 2914/2011 e CONAMA 357/05, estabelecem os valores máximos para água bruta de densidade de cianobactérias: 50 mil cel.mL-1; microcistina: 1 μg.L-1 e saxitoxina: 3 μg.L-1. Os valores encontrados de microcistinas variaram entre 0,00227 μg.L-1 e 24,1954 μg.L-1. Das 128 amostras analisadas, 27% estavam acima do permitido. Não foi encontrado um padrão sazonal para saxitoxinas e seus valores variaram entre 0,003 μg.L-1 e 0,766 μg.L-1 com nenhum dos valores acima do permitido. Além disso, 76% dos valores de densidade de cianobactérias estavam acima do permitido. Em relação à percepção ambiental, foram realizadas 52 entrevistas e os resultados mostram que os entrevistados reconhecem os principais usos da água dos açudes, reconhecem a importância e enxergam os mesmos de forma positiva. Eles também percebem que a água está com a qualidade ruim e que pode trazer problemas de saúde. Os resultados fornecem dados que demonstram a permanência de cianobactérias e cianotoxinas, muitas vezes acima do limite, reforçando a importância do monitoramento constante. A avaliação da percepção ambiental dá embasamento a uma posterior proposta de educação ambiental ligada à gestão pública da saúde inserida no contexto dessa determinada população, tornando-a mais efetiva
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    Dissertação
    Avaliação do potencial mutagênico da água do açude de Lucrécia (RN- Brasil): um enfoque na relação saúde e ambiente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-14) Garcia, Anuska Conde Fagundes Soares; Medeiros, Sílvia Regina Batistuzzo de; Amaral, Viviane Souza do; ; http://lattes.cnpq.br/4440806451383783; ; http://lattes.cnpq.br/5882662534904226; ; http://lattes.cnpq.br/5163033832617514; Hacon, Sandra de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7653379361147439; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455
    A qualidade hídrica de diversos mananciais tem sido reduzida devido à percolação de contaminantes, seja de origem antrópica ou natural, aumentando consideravelmente o nível de compostos genotóxicos nos ecossistemas aquáticos. Tal fato vem contribuindo para a redução da qualidade ambiental, bem como para o comprometimento da saúde dos seres vivos que habitam esses ecossistemas, inclusive o homem. Diante deste cenário, está o açude de Lucrécia, que é um dos principais reservatórios hídricos superficiais, da região Semi-árida do Estado do RN, e que tem demonstrado contaminação por metais pesados, cianobactérias tóxicas e a presença natural do Radônio. Aliado a esses problemas, a população deste município vem apresentando elevada incidência de câncer associada popularmente ao consumo dessa água, sendo a prevalência cerca de três vezes maior, quando comparada a todo o Estado do Rio Grande do Norte. Visto isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o potencial mutagênico da água superficial do açude de Lucrécia por meio do teste de micronúcleo em Tradescantia pallida e em cultura de Linfócitos Humanos, assim como identificar as concentrações de metais pesados presentes nesta água. A coleta de água foi realizada em dois pontos amostrais, no período de seca e no período chuvoso. Ademais, com o intuito de trazer um panorama mais completo da relação homem-saúde-ambiente nesta localidade, através do conhecimento do saber/agir ambiental dos moradores de Lucrécia, assim como o uso e percepções estes têm sobre o açude do seu município, foi realizado um estudo de Percepção Ambiental com os moradores locais. Os resultados obtidos para o teste de Micronúcleo, para ambos os modelos utilizados, mostraram resultados significantes para os pontos coletados. O período de seca apresentou uma média maior de micronúcleos quando comparado ao período chuvoso. Foi observado também concentrações acima do permitido pela legislação brasileira de alguns metais pesados. Com relação ao estudo de Percepção Ambiental com os moradores locais, a análise dos dados permitiu observar os conhecimentos sobre meio ambiente que os moradores possuem, assim como a forte ligação e as concepções que os mesmos possuem com o açude do município. Assim, a junção dessas duas vertentes (os testes de toxicidade genética realizados no açude desta cidade aliado a análise de percepção ambiental com os moradores de Lucrécia) permitiu traçar um diagnóstico mais completo sobre a situação local
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    Dissertação
    Biomonitoramento da qualidade da água e percepção ambiental na bacia hidrográfica Apodi-Mossoró, RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-08) Silva, Ana Paula Cardoso; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; ; http://lattes.cnpq.br/8569617003882843; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; Barbosa, José Etham de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/0287280830465959
    A escassez de água é uma realidade para os habitantes da região semiárida brasileira. O problema, em termos quantitativos, é ocasionado em virtude das condições climáticas locais refletindo, principalmente, em um déficit hídrico. Em termos qualitativos, decorre dos múltiplos usos e consequente contaminação pelas atividades humanas. A eutrofização apresenta-se como uma ameaça para o uso sustentável dos recursos hídricos, tendo em vista favorecer a predominância de densas populações de cianobactérias, as quais podem ser potencialmente prejudiciais à saúde humana. O objetivo deste estudo é compreender a dinâmica das populações de cianobactérias e do fitoplâncton para avaliar a qualidade de água dos reservatórios Santa Cruz do Apodi e Pau dos Ferros pertencentes à bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró. Amostras de água foram coletadas mensalmente entre outubro de 2011 e maio de 2012 nos reservatório Santa Cruz e Pau dos Ferros, neste último, em jan/12 foi realizado um perfil nictemeral. As variáveis abióticas obtidas em campo e no laboratório foram: temperatura da água, oxigênio dissolvido, pH, turbidez, transparência, nitrogênio total e fósforo total. As amostras do fitoplâncton foram coletadas com rede de plâncton e garrafa de Van. Foram realizados: identificação, quantificação, cálculo do biovolume, classificação em grupos funcionais e cálculo do índice de assembleia fitoplanctônico (Q), cianotoxinas foram quantificadas pelo método ELISA. Análises estatísticas deram suporte à avaliação da dinâmica entre fatores bióticos e abióticos. Aplicação de questionário foi realizada para analisar as concepções prévias da população, profissionais de ensino e alunos. O reservatório Pau dos Ferros considerado raso, turvo e eutrófico apresentou dominância do grupo funcional SN durante todo o período amostral. A biomasa fitoplanctônica variou entre 20 e 70 mm³.l-1, os menores valores coincidiram com o aumento da zona de mistura e transparência, que contribuíram para a ocorrência de alteração na composição de espécies da comunidade fitoplanctônica. A aplicação do índice Q mostrou-se relevante, o reservatório Pau dos Ferros, em função das espécies presentes, foi categorizado, ecologicamente, como ruim durante quase todo o período amostral. O reservatório Santa Cruz apresentou baixa biomassa (0,04 e 4,31 mm³. l-1) e maior diversidade na composição fitoplanctônica. De acordo com o índice de assembléia (Q), ele apresentou condição moderada, durante a maior parte do período, influenciado por diferentes grupos funcionais típicos de ambientes meso-eutróficos (K, S0, H1,C, F, J, P, D e N). Associações de diatomáceas D e clorofíceas X1 sucederam as populações de cianobactérias em períodos marcados por maior instabilidade no sistema, causadas pelo vento ou chuva. Em síntese, a ocorrência de estiagem tem influência direta sobre as condições hidrológicas dos reservatórios, em geral, nesses eventos, a redução do nível do reservatório está diretamente associada à diminuição da qualidade da água e aumento da densidade fitoplanctônica ocorrendo predominância de cianobactérias, o índice Q refletiu bem às mudanças na composição fitoplanctônica, sendo um bom indicador para o biomonitoramento dos reservatórios avaliados neste estudo e o levantamento das concepções prévias mostrou a necessidade de se trabalhar a sensibilização ambiental para a preservação dos recursos hídricos através da realização de oficinas de Educação Ambiental
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    Tese
    Cenário da educação para a sustentabilidade em uma escola pública do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05-30) Praxedes, Gutemberg de Castro; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; ; Dantas, Josivania Marisa; ; Montenegro, Luciana Araújo; ; Soares, Maria José Nascimento; ; Medeiros, Maria Luisa Quinino de;
    A preocupação com a qualidade de vida, da nossa e das gerações futuras, requer uma reflexão profunda sobre o modelo insustentável de viver que adotamos e cujas consequências são percebidas a partir dos sinais emitidos pela Terra. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o instrumento capaz de enfrentar as circunstâncias desfavoráveis ao desenvolvimento humano é a educação. Em razão disso, reuniu suas propostas apresentadas ao longo dos anos, aos seus Estados-membros, para apresentar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), considerada uma ferramenta possível de ser utilizada em qualquer faixa etária, classe social, em diferentes lugares de aprendizagem, seja ele formal, não formal ou informal, além de ter a possibilidade de transcorrer ao longo da vida e que contribuirá para que os indivíduos obtenham respostas para questões que comprometem o desenvolvimento humano, sejam elas de natureza ambiental, social ou econômica. A UNESCO, em conjunto com outros organismos internacionais, patrocinam, promovem e divulgam ações que buscam alcançar a sustentabilidade, em suas diferentes dimensões: ambiental, social e econômica. Para tanto, defendem que para alcançarmos a sustentabilidade, precisamos priorizar e ter uma educação reorientada, ao mesmo tempo comprometida, para um modo de vida, de valores e atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável. Além disso, sugerem investimentos na capacitação e conscientização da população, na produção cientifica e tecnológica e na adequação da legislação ao modo de produção sustentável. Considerando a escola como uma das instâncias para que a EDS aconteça, este trabalho buscou caracterizar o cenário da Educação para a sustentabilidade em uma escola de ensino fundamental do município de Natal (RN). Nesta pesquisa a metodologia envolveu tanto a abordagem quantitativa quanto a qualitativa. Para a obtenção de dados foram utilizados como instrumentos de coleta a pesquisa documental, questionários, entrevista e observações. Os resultados demonstraram que os referenciais curriculares do município de Natal e o PPP da escola investigada apresentam características da EDS, embora não assumam, na sua redação, o propósito da EDS no sentido estrito, conforme proposto pela UNESCO; há um bom nível de formação em relação ao objeto de estudo, mesmo que um percentual elevado de professores argumente a existência de deficiências nas suas formações e um envolvimento considerável da escola e dos professores com a causa, ainda que essa compreensão não esteja explícita e nem seja, ainda, compreensível para muitos; a formação continuada foi apontada como a necessidade formativa.
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    Dissertação
    Comunidade fitoplanctônica como discriminador ambiental em açude eutrófico tropical semiárido (Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, RN) e divulgação científica para reflexão social
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-08) Vieira, Pryscila Cynara Soares; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; ; http://lattes.cnpq.br/6506761698325332; Konig, Annemarie; ; http://lattes.cnpq.br/1484397481626689; Barbosa, José Etham de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/0287280830465959; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455
    O conhecimento da comunidade fitoplanctônica, como parte integrante e dinâmica dos processos de eutrofização, fornece informações imprescindíveis para gestão e manejo adequados. É crescente o problema das cianobactérias em reservatórios em todo o mundo como conseqüência dos processos de eutrofização artificial, gerando uma preocupação especial, pelo fato de algumas espécies produzirem cianotoxinas, que podem provocar efeitos adversos na saúde humana. O presente trabalho objetiva caracterizar a dinâmica espacial e temporal do fitoplâncton, avaliando seu potencial como indicador ecológico da qualidade de água de açudes em região semiárida. As coletas da água foram realizadas mensalmente entre 2009 e 2011, em três pontos ao longo da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves/ RN. Em cada amostragem foram medidas variáveis físico-químicas da água e analisados os componentes biológicos. Foi realizada uma atividade de divulgação científica, com distribuição e leitura de cartilha sobre eutrofização, palestra informativa sobre qualidade de água, aplicação de questionários e realização de peça teatral em uma escola pública do município de Itajá/RN. O reservatório foi considerado eutrófico nos três pontos, levando-se em consideração os valores de clorofila-a e fósforo, adotados para caracterizar ambientes eutróficos de zonas semi-áridas. Elevada densidade de cianobactérias, com valor máximo de 2.227.862 cél.ml-1 e mínimo de 43.456 cél.ml-1 foi registrada nos pontos lêntico e semilêntico durante todo o estudo, ultrapassando os níveis de água potável (20.000 cél.ml-1) estabelecidos na Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde do Brasil. Todas as amostras analisadas continham microcistina,e 44% delas apresentaram valores superiores1μg L-1. O padrão térmico da coluna da água apresentou microestratificações com diferenças inferiores de 1ºC a partir de cinco metros de profundidade. O padrão de distribuição foi do tipo perfil clinogrado com déficit de oxigênio no fundo do reservatório. Oxiclina a partir dos 10 metros de profundidade foi observada no período de chuva (maio a junho) nos dois anos de estudos. A comunidade fitoplanctônica foi representada por 10 grupos funcionais: S1, M, H1, Lo, P, F, Sn, J, W2 e R. A avaliação do estado ecológico do sistema pelo índice Q demonstrou má qualidade da água. Os resultados do estudo mostram que as variações verticais foram menos pronunciadas do que as variações sazonais das populações de cianobactérias e da comunidade fitoplanctônica no geral no reservatório. A presença de cianotoxinas confirma a necessidade do monitoramento da qualidade da água e tomada de medidas para minimizar a eutrofização em reservatórios de abastecimento de água do semiárido potiguar e demonstra o desafio para gestores de recursos hídricos e autoridades de saúde para garantir qualidade de água e, consequentemente, minimizar riscos a saúde humana. Em comparação com a palestra, a cartilha foi considerada mais eficiente no sentido de sensibilizar os participantes, caracterizando uma prática dinâmica e diferenciada de aprendizagem, por oportunizar aos alunos repensarem as atitudes de respeito e cuidado com o meio ambiente, contando ainda com a oportunidade de aprender os conteúdos disciplinares a partir de sua realidade e vivência ambiental. Os conhecimentos gerados a partir da atividade de divulgação científica foram entendidos como essenciais para a sensibilização da população para alguns dos problemas ambientais da região, como a eutrofização
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    TCC
    Comunidades virais em reservatórios de água doce no semiárido brasileiro: importância e relações com o bacterioplâncton
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Peixe, Paula Dorti; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; Sodré Neto, Luiz; Medeiros, Maria Luisa Quinino de
    Neste estudo, foram identificadas as espécies de vírus presentes em dois reservatórios de água doce do semiárido nordestino e analisadas as possíveis interações ecológicas entre o virioplâncton e os demais grupos microbianos. Observou-se que os Vírus foram bastante representativos com destaque para as famílias Podoviridae, Myoviridae e Siphoviridae, pertencentes a ordem Caudovirales, os quais constituem bacteriófagos com cauda que infectam bactérias e cianobactérias. Verificou-se a predominância da espécie Microcystis aeruginosa phage que é um fago responsável pela infecção da Microcystis aeruginosa, cianobactéria que desenvolve florações tóxicas nas superfícies de lagos de água doce, ratificando, em acordo com a literatura, que esses reservatórios apresentam elevado índices de eutrofização.
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    Dissertação
    Consórcio de cártamo e feijão caupi: alternativa para a produção de biodiesel na agricultura familiar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-20) Lima, Émile Rocha de; Lichston, Juliana Espada; ; http://lattes.cnpq.br/0727435909982933; ; http://lattes.cnpq.br/9658828504533374; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; Alencar, Renato Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/4545068735002368
    As novas estratégias de desenvolvimento devem atuar principalmente nas áreas de eficiência energética e agricultura sustentável. Desta forma, a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis, como o biodiesel, está cada vez mais em pauta. O cultivo de plantas oleaginosas para a produção de biodiesel deve acontecer em sistemas integrados que permitam melhores benefícios ambientais e sejam mais significativos socioeconomicamente. Assim, os objetivos do presente estudo foram: avaliar as características morfoanatômicas e fisiológicas de plantas de cártamo (Carthamus tinctorius L., oleaginosa promissora para a produção de biodiesel) cultivadas em monocultivo e em consórcio com o feijão caupi (Vigna unguiculata L. Walp.); além de caracterizar socioeconomicamente agricultores familiares e verificar a aceitação deles acerca do cártamo como cultura energética. A metodologia utilizada para as análises de crescimento do cártamo em monocultivo e consorciado com o feijão, foram análises morfoanatômicas e histoquímicas, feitas com amostras de plantas cultivadas em campo, nos dois sistemas de cultivo. Não houve alterações no crescimento e anatomia das plantas, mesmo em consórcio, o que é satisfatório para indicar o sistema consorciado para essas culturas e pode ser uma boa alternativa para o produtor familiar, que pode ter o cártamo como fonte de renda, sem precisar abdicar de plantar sua fonte de subsistência. Para a verificação da aceitação do cártamo por agricultores, foram feitas entrevistas a agricultores familiares da agrovila Canudos, em Ceará-Mirim/RN. Percebeu-se que boa parte deles aceitam a introdução do cártamo como cultura oleaginosa, apesar de desconhecerem a espécie, além de que, por ser mais resistente à seca, o cártamo auxiliaria na estabilidade das famílias, que dependem das condições do clima para o sucesso de seus cultivos atuais. De maneira geral, conclui-se que o cártamo possui características que o permite ser cultivado em consórcio para a produção de biodiesel aliada à produção de alimentos, como o feijão caupi, e pode ser utilizado possibilitando melhor desenvolvimento para a agricultura familiar.
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    Tese
    Diagnóstico da comercialização de produtos da medicina popular em feiras livres do semiárido do Rio Grande do Norte: avaliações socioeconômicas e sanitárias, com proposta de legislação específica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-26) Rocha, Francisco Angelo Gurgel da; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/9326209616898102; Freire, Eliza Maria Xavier; ; http://lattes.cnpq.br/6388455734228621; Costa, Nilma Dias Leão; ; http://lattes.cnpq.br/4971846610587763; Barros, Roseli Farias Melo de; ; http://lattes.cnpq.br/2705297606283605; Sales Júnior, Rui; ; http://lattes.cnpq.br/8366676949063957
    Historicamente, o homem adquiriu de forma empírica conhecimentos acerca das aplicações terapêuticas de elementos extraídos do ambiente natural no qual se inseria. Tais conhecimentos ao longo do tempo culminaram na formação dos sistemas de medicina tradicional. Dentre os seus recursos, o uso de espécies vegetais bioativas – as plantas medicinais - destaca-se pela sua eficácia e alta aceitação popular. Apesar de sua importância para a saúde coletiva, a população ainda tem nas feiras livres a principal fonte para a aquisição das espécies que utiliza. Nestes espaços, a comercialização de modo geral ocorre na informalidade e em condições desfavoráveis à qualidade dos produtos e à sustentabilidade financeira do negócio. Neste contexto, este estudo objetivou caracterizar os aspectos socioeconômicos, culturais e sanitários referentes à comercialização de plantas medicinais em municípios de uma região semiárida do Rio Grande do Norte, além de propor legislação específica à atividade. Os dados socioeconômicos foram coletados por meio de entrevistas in loco guiadas por formulário estruturado. As observações acerca da adequação higiênica e sanitária das instalações físicas e práticas empregadas nos pontos de comercialização/entorno foram conduzidas e registradas com uso de instrumento avaliativo desenvolvido para a aplicação em feiras livres. A adequação das plantas medicinais ao consumo foi determinada através de análises microbiológicas. A atividade era exercida por indivíduos pertencentes à faixa etária entre 21 e 81 anos de idade, de baixo nível escolar e baixa renda, com predominância de indivíduos do sexo masculino. Os dados apontaram uma tendência à extinção da atividade em todos os municípios estudados. Observou-se em todas as feiras livres estudas inadequações higiênicas e sanitárias que caracterizavam isco sanitário muito alto, representando-se desta forma a elevada probabilidade da ocorrência de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos. Tais condições se refletiram nos elevados percentuais de inadequação das amostras de plantas medicinais analisadas ao consumo, ilustrando o risco potencial à saúde dos consumidores. Visando contribuir com a correção das inadequações higiênicas e sanitárias observadas nas feiras estudadas, foram realizadas ações educativas voltadas à capacitação dos comerciantes em Boas Práticas. De forma complementar, foi elaborada proposta de legislação específica para a comercialização de produtos da medicina popular em feiras livres. Tais ações, produtos e seus desdobramentos poderão contribuir de forma significativa para a melhoria na qualidade dos produtos disponíveis à população e para a preservação da atividade, potencialmente reduzindo os riscos à saúde pública.
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    Dissertação
    Dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas em biologia: a visão de professores em formação sobre o conteúdo de citologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-30) Silveira, Mariana Leite da; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/4048473615316893; Castro, Carla Soraia Soares de; ; http://lattes.cnpq.br/3847402967283023; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294
    As dificuldades de aprendizagem podem ter influência direta no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, reduzindo o rendimento escolar. Outro fator que pode influenciar o aprendizado se refere à presença de concepções alternativas, que podem ter diversas origens no processo educacional. É de suma importância, para os docentes, por exemplo, conhecer as concepções e as dificuldades de seus educandos, tendo em vista que esse conhecimento pode contribuir significativamente para uma melhoria do processo de ensino aprendizagem. A partir das seguintes considerações, foi elaborado o presente trabalho que visa investigar aspectos relacionados às dificuldades de alunos de nível superior em relação aos conteúdos de Biologia e as concepções alternativas existentes sobre o conteúdo de citologia. O público alvo da pesquisa são alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da UFRN, que estão cursando a modalidade de Ensino a Distância (EaD). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram elaborados questionários para a identificação dos conteúdos, em Biologia, que os alunos mais apresentam dificuldades, assim como uma entrevista para levantar concepções alternativas referentes ao conteúdo de citologia. Outra ferramenta elaborada foi uma ficha de avaliação de livros didáticos, que foi aplicada em conjunto com um questionário para identificar possíveis erros e equívocos que poderiam prejudicar o processo de ensino aprendizagem, assim como a importância que esses aprendizes atribuem aos livros didáticos no processo educacional. Esses instrumentos foram aplicados em uma oficina didática realizada a partir da temática dos livros didáticos. A partir dos dados coletados, como produto, foi elaborado um material de apoio ao professor sobre o conteúdo de citologia que pode ser aplicado em sala de aula e que visa contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem desse conteúdo, ao minimizar, por exemplo, o surgimento de concepções alternativas relacionadas ao tema
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    Tese
    Dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Biologia: evidências a partir das Provas de Múltipla Escolha do Vestibular da UFRN (2001-2008)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-19) Dias, Márcia Adelino da Silva; Nunez, Isauro Beltrán; Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0613948277011672; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763368P8; ; http://lattes.cnpq.br/9674492903954108; Ramalho, Betânia Leite; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781176H3; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; Amaral, Edênia Maria Ribeiro do; ; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; Leão, Ana Maria dos Anjos Carneiro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784275U3
    Os estudos sobre as dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Biologia têm sido foco das diversas pesquisas que se desenvolveram a partir da década de setenta do século passado, em conseqüência ao movimento das concepções alternativas. O estudo que se apresenta, está vinculado ao Departamento de Educação da UFRN - Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente, como parte do projeto de pesquisa - A passagem do Ensino Médio a UFRN: estudos sobre o acesso, a permanência e a qualidade do Ensino Médio. Os objetivos deste estudo consistem em identificar os conteúdos explorados nas questões das provas de múltipla escolha do vestibular da UFRN para os quais os candidatos demonstraram dificuldade de aprendizagem; analisar se a contextualização da questão e a presença de elementos não-textuais influenciaram no aumento da dificuldade da questão e identificar os erros mais freqüentemente cometidos pelos candidatos nessas provas. A Tese se configura em duas dimensões: 1) Os conteúdos explorados nas provas do Vestibular da UFRN se distribuem uniformemente ao longo dos anos, sendo priorizados os procedimentos que exigem demandas cognitivas diversificadas na solução dos problemas; 2) os resultados observados nas provas, em relação ao baixo Índice de Aproveitamento, indicam a existência de áreas dessa disciplina nas quais há déficit de aprendizagem, também explicitando as dificuldades na aprendizagem dos conteúdos interdependentes. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da análise das Provas de Biologia e dos Relatórios do Processo Seletivo Vestibular fornecidos pela COMPERVE/UFRN, dos últimos oito anos (2001-2008). No sentido de atingir aos objetivos propostos para este estudo, foram construídas categorias de análise - conteúdos (temas, subtemas e procedimentos); índice de aproveitamento; contextualização da questão; estrutura da questão e erro. Os resultados, frutos das análises das oito provas do Vestibular da UFRN e do envolvimento de cento e sessenta mil, seiscentos e sessenta e cinco candidatos que as responderam, mostram que os temas e subtemas de Biologia para os quais as dificuldades na aprendizagem se revelaram são genética (hibridismo; fenótipo e genótipo; Leis de Mendel), biotecnologia (transgênicos; células-tronco) e citologia (química da vida; divisão celular; membranas). Os procedimentos para os quais as dificuldades se apresentaram são: identificar, analisar situação e aplicar conceito, correlacionar e interpretar gráfico, os quais exigem demandas cognitivas variadas na solução dos problemas. A presença de situações contextualizadas e de gráficos nas questões das provas influenciou no aumento do nível da dificuldade da questão para a maioria dos candidatos, reiterando as dificuldades observadas na aprendizagem dos procedimentos. Os principais erros cometidos pelos candidatos: não reconhecimento do padrão de herança gênica mendeliana e pós-mendeliana, não reconhecimento dos eventos da divisão celular e das técnicas em biotecnologia, também refletiram as dificuldades na aprendizagem dos conteúdos em alguns momentos e, em outros, sugerem que houve a expressão das concepções alternativas que os estudantes constroem sobre os conceitos. Os resultados sinalizam a necessidade de revisão das questões didático-metodológicas inerentes ao ensino dos conteúdos para os quais as dificuldades na aprendizagem se apresentaram
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    Dissertação
    Diversidade microbiana em açude de uma região semiárida do Nordeste brasileiro: uma perspectiva de integração entre a ciência do laboratório e a ciência da sala de aula
    (2017-02-08) Peixe, Paula Dorti; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/8164117242408075; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Sodré Neto, Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
    O uso sustentável de recursos naturais tem sido uma preocupação do século XXI. Dentre eles a água se destaca uma vez que garante a permanência da vida no planeta, com destaque para as comunidades de microrganismos, responsáveis por exercerem importante papel ecológico, o que é motivo para seu estudo. É importante destacar que o conhecimento acumulado sobre esse tema precisa se refletir como um desdobramento na área de ensino de ciências. Assim, este estudo pretendeu identificar a biodiversidade microbiana, especialmente a bacterioplanctônica, de um reservatório do semiárido nordestino, colaborando assim para o entendimento da composição e dinâmica ecológica desempenhada pela microbiota. Além disso, foram analisados livros didáticos de biologia sobre os temas DNA e Biotecnologia, a fim de identificar se abordam esses conteúdos numa perspectiva que relacione a teoria conceitual ao contexto social e ambiental, ou seja, se há uma perspectiva de ensino baseada nas relações entre Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS), bem como identificar as estratégias didáticas de professores de Biologia para o ensino desses temas em escolas públicas do semiárido do Rio Grande do Norte. Com o intuito de promover a facilitação do conhecimento e do ensino da genética (DNA e Biotecnologia) foi oferecido um curso de capacitação de professores sobre a tecnologia do DNA recombinante utilizando, para isso, diversificadas estratégias de ensino. Os resultados obtidos demonstraram, por meio de técnicas moleculares, que o açude teve a predominância do Domínio Bacteria - Filos Cyanobacteria, Proteobacteria, Actinobacteria. Virus e Archaea também foram constatados. Apesar da importância da abordagem CTS para o Ensino de Biologia, boa parte dos livros didáticos não demonstraram relação do conhecimento científico e tecnológico com uma implicação direta para a sociedade e o ambiente. Constatou-se que também que 73% dos professores apresentam dificuldades em lecionar temas relacionados ao DNA e à Biotecnologia e 100% deles afirmaram que os alunos também apresentam dificuldade de compreensão desse conteúdo. Além disso, 58% dos integrantes do curso de formação para professores entendem sua importância, uma vez que perceberam diversas possibilidades para o enriquecimento das aulas de ciências e biologia, evidenciando a sua importância para a contribuição da prática docente e aproximadamente 33% dos docentes relatou que o tema desenvolvido apresenta constante inovação, o que implica a necessidade de eles terem um maior contato com o desenvolvimento científico para manterem-se informados e, consequentemente, aptos para lecioná-lo em sala de aula. Conclui-se que da microbiota analisada, a predominância do filo Cyanobacteria, pode ser indicativo de ambiente eutrofizado, como mencionado por trabalhos anteriores realizados na mesma área de estudo. Além disso, somente com o advento das técnicas moleculares é que foi possível a identificação de alguns filos bacterianos, como Actinobacteria, comum em habitats de água doce. Concluiu-se que à abordagem CTS no livro didático ainda é frágil nos livros didáticos avaliados neste estudo, o pode gerar consequente desestímulo, por não estar vinculados do contexto social do aluno. Com relação aos cursos de formação, conclui-se que são de extrema importância porque possibilitam aos docentes a oportunidade de manterem-se atualizados, tanto no que diz respeito ao conteúdo específico quanto às estratégias pedagógicas para facilitação do ensino e aprendizagem. De forma geral, esta pesquisa integrou o conhecimento empírico da utilização de técnicas moleculares para identificação de microbiota com o desdobramento na área de ensino de ciências, partindo do pressuposto de que uma educação científica robusta contribui para a preservação ambiental, neste caso em particular, de ambientes aquáticos. Uma vez que se constata que o modelo dominante de ensino ainda continua sendo o tradicional, destaca-se, neste estudo, a importância de cursos de formação continuada.
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    Dissertação
    Doenças de Veiculação Hídrica em Trechos da Bacia do Rio Piranhas-Assu: ocorrência de bactérias oportunistas, caracterização epidemiológica e concepções de professores e agentes de saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-07) Nascimento, Viviane Silva Félix; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/4773579338624310; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; Ceballos, Beatriz Susana Ovruski de; ; http://lattes.cnpq.br/9321950498637802
    A água é essencial à vida e a todos os organismos vivos e o seu suprimento é necessário para o desenvolvimento econômico e para a qualidade de vida das populações humanas, mas sua qualidade vem sendo alterada pelas ações antrópicas. No semiárido nordestino, a água é uma questão preocupante, especialmente a sua qualidade. Nessa região é comum a construção de reservatórios, que captam águas de chuvas, córregos e rios temporários, na busca de amenizar essa situação, sendo destinados para diversas finalidades. A escassez de água é limitante para o desenvolvimento econômico e social da região e contribui com a manutenção das doenças de veiculação hídrica. Cerca de 80% das doenças que ocorrem em países em desenvolvimento são veiculadas pela água contaminada por microrganismos patogênicos. Nesse contexto, este trabalho objetivou determinar, em dois ambientes semilênticos que fazem parte do reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, e em um trecho do rio Assu, todos localizados no semi-árido potiguar, a ocorrência de bactérias patogênicas oportunistas; verificar as concepções de professores e agentes de saúde a respeito dos temas doenças de veiculação hídrica e bactérias , e realizar um diagnóstico das doenças diarréicas que acometem a população de alguns municípios do semi-árido do RN a partir do levantamento de dados epidemiológicos. Para identificação das bactérias utilizaram-se kits comerciais, e o diagnóstico das doenças diarréicas foi realizado com base em informações de bancos de dados. As concepções prévias de professores e agentes de saúde foram obtidas por meio da aplicação de questionários. Os resultados confirmaram a presença de bactérias oportunistas nos ambientes estudados, evidenciando a importância de vigilância da qualidade da água. Verificou-se uma sub-notificaçao de casos de diarréias apontando falhas no Monitoramento das Doenças Diarréicas, e indicando a necessidade de aprimorá-lo. Percebeu-se, ainda, a necessidade de implementação de atividades educativas sobre os temas abordados, tanto com os professores como com os agentes de saúde, uma vez que foram identificadas concepções equivocadas sobre o tema
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    Tese
    Educação para a sustentabilidade em cursos de formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: documentos norteadores e estratégias docentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-28) Ramineli, Jorge Luiz Ferreira; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; http://lattes.cnpq.br/8562328724271928; Nunez, Isauro Beltran; Almeida Júnior, José Jailson de; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; Palharini, Luciana Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4547482388427152; Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida; http://lattes.cnpq.br/0760132662492277
    A gestão de ações que possam promover a sustentabilidade nos diversos setores da sociedade tem sido um dos grandes desafios do mundo contemporâneo, tendo em vista o grau de interferência antrópica na Terra que, por sua vez, tem causado efeitos desastrosos, não apenas ao meio ambiente, mas também nas relações entre as sociedades e destas com o planeta. É essencial pensarmos em estratégias que melhorem a vida das pessoas e da coletividade, buscando amenizar essas relações, muitas vezes polarizadas de produção e consumo, e de injustiças sociais, situações cada vez mais comuns na contemporaneidade. Nesse contexto, a Organização das Nações Unidas – ONU, lançou, em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda a ser cumprida até 2030 pelos países signatários. Considerando que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem sinalizando, em seus documentos oficiais, ações para a sustentabilidade e tendo em vista a premissa de que a Educação para a Sustentabilidade (EDS) é o melhor caminho para divulgar os ODS e, com isso, colocar em prática diversas ações sustentáveis de maneira institucionalizada, foi objetivo desta pesquisa caracterizar a identidade formativa para a práxis pedagógica no que se refere à Educação para a Sustentabilidade (EDS) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos cursos de formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, buscando compreender como essa temática chega às salas de aulas em cinco desses cursos: Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática e Pedagogia. Nessa direção, são questões que compõem esta tese: os documentos oficiais da UFRN e as práticas pedagógicas dos docentes dos cursos de formação de professores trazem a sustentabilidades na sua essência? Além disso, os planejamentos dos docentes desses cursos de formação docente tendem para uma prática pedagógica transformadora? Para responder a esses questionamentos, foram analisados os dois últimos Planos de Desenvolvimento Institucional da UFRN, bem como Resoluções do Conselho de Ensino, pesquisa e extensão (CONSEPE), na busca de sinalizações que apontem para os ODS e a sustentabilidade. Foram realizadas entrevistas interventivas com 198 discentes e 14 docentes formadores, presencialmente, durante aulas em 14 componentes curriculares, nos semestres letivos de 2018.1 a 2020.1. Os resultados revelaram que a sustentabilidade é um tema em pauta nos planos de gestão da UFRN há mais de uma década e que os seus documentos oficiais propõem ações em sustentabilidade. Por outro lado, identificamos documentos que necessitarão de adequações para sua coadunação com os ODS. Os alunos avaliaram que as estratégias pedagógicas utilizadas por seus professores favoreceram práticas dialógicas, respeitando as histórias de vida dos educandos, na direção de um ensino verdadeiramente transformador que, ao menos em parte, remete às concepções de Paulo Freire. Em contrapartida, também identificamos que alguns educadores planejaram as suas aulas utilizando-se de estratégias consideradas bancárias, ou seja, que valorizavam excessivamente a memorização. A maioria dos alunos e professores entrevistados não conhecia os ODS, mas, mesmo assim, os educadores e alunos discutiram em suas aulas, temas ligados a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo o ODS 4 – Educação de Qualidade – o mais trabalhado durante as aulas. Os professores dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia foram os que mais trataram do tema sustentabilidade em suas aulas. O feedback dado pelos professores formadores sobre as entrevistas interventivas realizadas pelo entrevistador permitiu identificar que o ato de planejar para a sustentabilidade não foi generalizado, especialmente porque, aparentemente, os conteúdos das disciplinas pareciam não permitir aproximação com os ODS. Além disso, também verificamos nos relatos da maioria dos professores, que as intervenções realizadas pelo entrevistador, durante a coleta de dados, interferiram positivamente para o ato de planejar no enfoque da Educação para a Sustentabilidade. Apesar disso, esses relatos também revelaram uma preocupação com a falta de tempo para um planejamento mais adequado, numa perspectiva da sustentabilidade e dos ODS.
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