Navegando por Autor "Araújo, Marília da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Inclusão de criança com autismo em sala de aula regular: percepção de professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-11) Araújo, Marília da Silva; Nunes, Débora Regina de Paula; Oliveira, Adriana de; Macêdo, Cláudia Roberto Soares deA inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares é um tema controverso. Dentre esses educandos estão aqueles com autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de comunicação oral, de interação social e presença movimentos repetitivos e estereotipados. Pesquisas indicam que, apesar de matriculados em escolas regulares, muitos educandos com autismo não desenvolvem competências acadêmicas, como a leitura e a escrita. Assim, o presente trabalho objetiva descrever a percepção de professores do ensino fundamental sobre a alfabetização dos educandos com autismo. Adicionalmente, o estudo visa caracterizar as percepções dos docentes sobre a alfabetização e o conhecimento que têm sobre a síndrome. Para a realização dessa pesquisa foram conduzidas entrevistas com 5 professores alfabetizadores do município de Natal-RN. Os resultados apresentados mostram que esses professores têm pouco conhecimento sobre o autismo e sentem-se despreparados para alfabetizar esses educandos.