Navegando por Autor "Araújo, Nanci Barbosa Ferreira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Números complexos: uma proposta de mudança metodológica para uma aprendizagem significativa no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-12-18) Araújo, Nanci Barbosa Ferreira; Varela, Marlúcia Oliveira de Santana; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; http://lattes.cnpq.br/1353304976561494; ; Dezotti, Cláudia Helena; ; http://lattes.cnpq.br/5696610183846775; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Este trabalho apresenta uma proposta de mudança metodológica para o ensinoaprendizagem dos números complexos no ensino médio. É fundamentado nas indagações e dificuldades dos alunos, detectadas na sala de aula quanto ao ensino dos números complexos, uma problematização do contexto do ensino da matemática - motivo da investigação. Na busca de uma aprendizagem significativa e situando o trabalho enquanto pesquisa, é apresentada uma reflexão histórica da evolução do conceito dos números complexos, destacando seus enfoques mais relevantes, a saber: simbólico, numérico, geométrico e algébrico. Na seqüência, mostra a descrição do caminho da pesquisa fundamentado na metodologia da engenharia didática. Esta é desenvolvida a partir da utilização de suas quatro fases, onde na fase das análises preliminares são apresentados dois levantamentos de dados: o primeiro é com relação à forma de apresentação dos conteúdos dos números complexos nos livros didáticos de matemática e o segundo é com relação à entrevista realizada com professores do ensino médio que trabalham com números complexos no exercício de suas profissões. Na fase da análise a priori é apresentado o material preparado e organizado para ser utilizado na fase seguinte. Na fase da experimentação é apresentado o processo de realização, que foi operacionalizado com alunos do segundo ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte CEFET/RN. Ao final, apresenta, na fase da análise a posteriori e validação, a revelação dos resultados obtidos a partir das observações feitas na sala de aula quando da realização da seqüência didática, das falas dos alunos e da coleta de dados