Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Paulo Henrique Silva de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ensino de história na EJA: novas abordagens sobre o uso do livro didático temático
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05) Araújo, Paulo Henrique Silva de; Potier, Robson William; Potier, Robson William; Potier, Leda Virgínia Belarmino Campelo; Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de
    O presente artigo analisará o uma coleção didática de ensino de História, da Editora Moderna, organizada por eixos temáticos, sob a perspectiva da Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordando os aspectos dessa modalidade a partir das diretrizes, documentos orientadores e sob a ótica do papel desempenhado por essa perspectiva no processo de ensinar e aprender História, assim como, formar sujeitos críticos e cidadãos. A pesquisa torna-se relevante por evidenciar as visões e ideias que norteiam essa modalidade, além de discorrer sobre como os materiais didáticos para a EJA vêm sendo constituídos e distribuídos, abordando quais interesses e conhecimentos adquiridos na disciplina de História têm sido evidenciados nesse material didático. A pesquisa dialogará com autores como Ferro e Pinheiro (2015) em questões inerentes a identidade e significados da EJA, buscando subsídios nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997), em Bittencourt (2011), a partir de discussões pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem de História na EJA. A pesquisa foi desenvolvida mediante pesquisas bibliográficas (artigos científicos e documentos orientadores do MEC), buscando na literatura aporte teóricos e aspectos metodológicos, na qual pôde ser compreendida sua relevância nessa etapa da educação, bem como, a função imprescindível na formação emancipatória dos discentes.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM