Navegando por Autor "Araújo, Paulo Henrique Silva de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Ensino de história na EJA: novas abordagens sobre o uso do livro didático temático(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05) Araújo, Paulo Henrique Silva de; Potier, Robson William; Potier, Robson William; Potier, Leda Virgínia Belarmino Campelo; Souza, Kleber Luiz Gavião Machado deO presente artigo analisará o uma coleção didática de ensino de História, da Editora Moderna, organizada por eixos temáticos, sob a perspectiva da Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordando os aspectos dessa modalidade a partir das diretrizes, documentos orientadores e sob a ótica do papel desempenhado por essa perspectiva no processo de ensinar e aprender História, assim como, formar sujeitos críticos e cidadãos. A pesquisa torna-se relevante por evidenciar as visões e ideias que norteiam essa modalidade, além de discorrer sobre como os materiais didáticos para a EJA vêm sendo constituídos e distribuídos, abordando quais interesses e conhecimentos adquiridos na disciplina de História têm sido evidenciados nesse material didático. A pesquisa dialogará com autores como Ferro e Pinheiro (2015) em questões inerentes a identidade e significados da EJA, buscando subsídios nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997), em Bittencourt (2011), a partir de discussões pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem de História na EJA. A pesquisa foi desenvolvida mediante pesquisas bibliográficas (artigos científicos e documentos orientadores do MEC), buscando na literatura aporte teóricos e aspectos metodológicos, na qual pôde ser compreendida sua relevância nessa etapa da educação, bem como, a função imprescindível na formação emancipatória dos discentes.