Navegando por Autor "Azevedo, Crislane Barbosa"
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Livro Concepções e práticas de leitura em sala de aula de História: o que nos diz o trabalho colaborativo(EDUFRN, 2022-02-24) Braz, Andrielly Karolina Duarte; Azevedo, Crislane BarbosaNas páginas que se seguem, os leitores poderão compartilhar conosco o complexo processo de pesquisar colaborativamente. A colaboração, como princípio investigativo, é algo denso e que requer do pesquisador disponibilidade e disposição pelo grau de comprometimento que exige em termos científicos (teórico e metodológico), mas, também, pessoais, sociais, humanos e, até mesmo, físicos. Por isso, o processo é por vezes não só desafiante, mas, também, assustador, sem deixar de ser gratificante. Aprendemos a cuidar da linguagem, a lidar com a incompletude e a fortalecer nosso compromisso ético e político com as práticas de ensino de História e com a pesquisa em Educação.TCC Desafios da EJA e o papel dos professores na efetivação de uma educação de qualidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Santos, Rozilete Marques dos; Azevedo, Crislane Barbosa; Azevedo, Crislane Barbosa; Amorim, Hananiel de Souza; Pranto, Aliny Dayany Medeiros; Oliveira, William Breno dos SantosEste trabalho objetiva discutir sobre o papel do professor da EJA frente a desafios cotidianos e analisar como ações pedagógicas podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino oferecido a esse público.Desta forma, assim como destaca Souza Pinheiro, Carmo e Ayres (2021), a prática docente precisa considerar o cotidiano dos educandos, adaptando-se à realidade de cada um, respeitando suas histórias e suas necessidades de aprendizado. Visto que, o professor do ensino EJA encontra diversas dificuldades quando atua nesta modalidade de ensino, em diversas oportunidades, os mesmos não possuem uma especialização voltada para o ensino EJA, enfrentam uma grande problemática voltada a falta de recursos para execução das aulas, aliados a dificuldade de planejamento e uma maior demanda de tempo para planejamento de aula. De acordo com Souza Pinheiro, Carmo e Ayres (2021), a política curricular da EJA deve levar tem por obrigação considerar a experiência de vida dos alunos desta modalidade e os desafios que eles enfrentam ao retornar à escola. Já Olmos (2021) destaca a importância da formação regulada para que os educadores possam atender às diversas necessidades dos alunos, inclusive daqueles com deficiência intelectual. Santos, Pereira e Amorim (2018), ao discutirem sobre os sujeitos da EJA, enfatizam a importância de compreender as particularidades dos estudantes para que seja possível promover uma educação que possua impacto suas vidas. Desta forma, essa pesquisa teve como bases pesquisa bibliográfica a partir de obras que abordam a prática pedagógica na EJA, a formação de professores e as políticas educacionais voltadas para essa modalidade de ensino. Esse trabalho obteve como resultados a dificuldade dos professores da modalidade EJA em atuar em suas devidas salas de aulas e adaptar seus conteúdos para melhor atender este público. Também foi possível observar que os professores que se encontram mais preparados e utilizam de novas tecnologias e metodologias conseguem um melhor aproveitamento em suas turmas. A pesquisa ainda aponta a necessidade de novas abordagens pedagógicas e a valorização da experiência de vida dos alunos como elementos-chave para o sucesso educacional.TCC Desafios da gestão escolar no contexto do ensino da EJA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Costa, Viviane Holanda da; Azevedo, Crislane Barbosa; Amorim, Hananiel de Souza; Azevedo, Crislane Barbosa; Amorim, Hananiel de Souza; Pranto , Aliny Dayany Medeiros; Oliveira, William Breno dos SantosEste trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados pela gestão escolar no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando compreender como os gestores podem contribuir para a efetivação de um ensino inclusivo e de qualidade. A pesquisa, de natureza bibliográfica, analisou artigos acadêmicos relacionados à Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizando questões como a evasão escolar, a diversidade dos estudantes, a formação continuada dos professores e a articulação de estratégias pedagógicas adequadas às especificidades dessa modalidade de ensino. Os resultados revelaram que a heterogeneidade do público, a insuficiência de recursos e a carência de capacitação profissional são barreiras significativas para a gestão na EJA, que, mesmo assim, desempenha um papel crucial na criação de estratégias para superar tais desafios. Conclui-se que uma gestão participativa e orientada para as necessidades da comunidade escolar contribui de forma relevante para melhorar o ambiente educacional e promover a permanência dos alunos.TCC Desafios e perspectivas da EJA: reflexões a partir da experiência de alunos de uma escola pública do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) DIAS, Maria Lindaine Augusto; Azevedo, Crislane Barbosa; Amorim, Hananiel de Souza; Azevedo, Crislane Barbosa; Amorim, Hananiel de Souza; Pranto, Aliny Dayany Medeiros; Brenno, WilliamA Educação de Jovens e adultos (EJA) é uma modalidade que busca garantir a educação básica para todas as pessoas que não concluíram seus estudos. Este artigo analisa os desafios enfrentados por essa modalidade, identifica os sujeitos da EJA, suas potencialidades e perspectivas no ensino da educação de jovens e adultos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, complementada por entrevistas, com foco nos desafios relatados pelos alunos em sua trajetória escolar. Entre os principais desafios identificados estão a evasão escolar, dificuldades relacionadas ao trabalho, vida pessoal e a necessidade de formação continuada dos professores. Ao analisarmos as oportunidades e perspectivas desse ensino, percebemos a necessidade implementar práticas educativas que possibilitem aos alunos adquirir novas aprendizagens e alcançar diferentes formas de desenvolvimento, pois a escola é uma ferramenta essencial para a transformação de vidas.TCC Ensino de História e Literatura: reflexões sobre a prática interdisciplinar no ensino básico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-13) David, Brenda Letícia de Queiroz; Azevedo, Crislane Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; http://lattes.cnpq.br/6908964537419610A área da História apresenta uma variedade de fontes históricas que podem ser utilizadas em seus estudos, no campo historiográfico e educacional. Nesse artigo, discute-se a possibilidade de uso da Literatura no ensino de História na educação básica, visando uma prática interdisciplinar na seja possível ao estudante aprofundar conhecimentos e reflexões sobre determinada sociedade ou tempo histórico, por meio do texto literário. Igualmente, analisa-se a perspectiva curricular sobre o assunto e de que modo o currículo escolar pode permitir ou cercear o professor e o aluno no processo educativo em suas possibilidades teórico-metodológicas. O artigo parte de uma pesquisa bibliográfica com foco nos temas: ensino de História, interdisciplinaridade e currículo de História. Verifica-se que o uso do texto literário pode promover um melhor entendimento do aluno acerca de determinados conceitos e contextos históricos, no entanto é preciso que o docente domine os conteúdos e as fontes abordadas para que o texto literário facilite o ensino-aprendizado e não se torne uma barreira para o conhecimento histórico.TCC Higiene e escolarização nos grupos escolares no Rio Grande do Norte nas primeiras décadas do século XX(História, 2013-12-13) Amorim, Hananiel de Souza; Azevedo, Crislane BarbosaTCC Por que estudar História? A função da História para a realidade prática do aluno do 6º ano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Silva, Cibelly Fernandes Freire da; Azevedo, Crislane BarbosaO artigo parte da seguinte questão: por que estudar História, particularmente, no 6º ano? Diante disso, buscou apresentar uma síntese sobre a história do ensino de História, contextualizar a história escolar desde o processo de redemocratização do país em 1988, e, identificar, a partir disso, problemáticas envolvidas na dificuldade de compreensão prática sobre a disciplina da História no Ensino Fundamental. O problema em questão decorreu das observações e reflexões realizadas durante as experiências de Estágios curriculares obrigatórios. Para tanto, foi feita pesquisa bibliográfica. Conclui-se que é preciso considerar as especificidades dos alunos do 6º ano (articulação entre mudanças neurobiológicas e novas relações sociais, nova dinâmica de horários, professores, muitas e diferentes matérias escolares etc.). Para isso é preciso que a comunidade escolar trabalhe em conjunto no processo de adaptação dos alunos, para acolher as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e pensar em meios para solucionar os problemas. O ensino de História, particularmente, precisa contribuir para a formação identitária desse público escolar a fim de que ele melhore o seu processo de apropriação de conceitos e conhecimentos históricos e tenha a possibilidade de compreender as razões para estudar História.TCC Relações entre ensino de história e diversidade em prol de uma educação inclusiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Barbosa, Lorrane Gabriele de Sena; Azevedo, Crislane BarbosaA presença da diversidade, em sua amplitude, nas instituições de ensino ainda é uma discussão que precisa ser feita e ter a devida relevância, principalmente quando falamos sobre as aulas de História. Nessa perspectiva, essa pesquisa foi desenvolvida para a disciplina de Estágio de Formação de Professores para o Ensino Fundamental, e aplicada durante o período de um bimestre letivo. O artigo tem como foco pensar as relações que podem ser feitas entre o ensino de História e diversidade em prol de uma educação mais inclusiva, pensando nos múltiplos sujeitos históricos. Na pesquisa em específico, foi feito o recorte étnico-racial e de gênero. A metodologia utilizada no artigo consistiu na de tipo etnográfico, a partir do qual a metodologia estabelece, os estudantes tiveram que responder a um único questionário de sondagem sobre a temática, servindo como base documental abordada na escrita da pesquisa. Dessa forma, a pesquisa teve um papel fundamental para a formação enquanto professoranda, pensando no contexto de uma primeira experiência em sala de aula, podendo contribuir não só para a formação docente, mas, através do ensino de História, mesmo que em um curto período de tempo, poder proporcionar um espaço sem discriminação e que contemple a multiplicidade humana e suas histórias.