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Navegando por Autor "Azoni, Cintia Alves Salgado"

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    Dissertação
    Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-18) Lima, Jandira dos Anjos Alencar Duarte de; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; ; http://lattes.cnpq.br/3726604779913305; Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3846459015672255; Ciasca, Sylvia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6690000912372980
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo vastamente pesquisado devido ao reconhecido aumento do número de casos, provavelmente associado à sua identificação precoce, e ainda, pelo uso de estratégias mais amplas de diagnóstico. Por possuir etiologia múltipla, há modelos ou abordagens clínica, metodológica ou terapêutica distintas diante de suas bases teóricas, situadas no cruzamento de numerosas estratégias clínicas. O objetivo do estudo consiste em analisar as abordagens interventivas na área de Psicologia utilizadas em crianças com TEA em instituições da cidade de Natal/RN/Brasil. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório, transversal, com amostra composta por conveniência. Participaram sete profissionais de psicologia de três instituições referências em TEA da cidade de Natal/RN. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado pela pesquisadora e as respostas baseadas na análise de conteúdo de Bardin (1977). Foram elencadas três categorias: a) base teórica, b) intervenção e c) benefícios de cada proposta interventiva. Os resultados mostraram o delineamento prático a partir do referencial teórico escolhido que moldam as propostas de intervenção e o olhar para a criança com TEA. O estudo evidenciou a necessidade de promover espaços de discussão científica, possibilitando diálogos e construção de uma diversidade de modos de conceber o transtorno, assim como o reconhecimento da pluralidade que se apresenta em cada sujeito com o diagnóstico de TEA. Diante disso, é posto a importância da diversidade nos modos de compreender as intervenções, permitindo contextos, também múltiplos, de acolhimento.
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    Dissertação
    Análise de inteligência, leitura, escrita, funções executivas e condições socioeconômicas em alunos de escolas públicas em investigação de transtorno de desenvolvimento intelectual leve
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Silva, Larissa Roque e; Azoni, Cintia Alves Salgado; Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3846459015672255; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/7430640427483480; Garcia, Danielle Ferreira; Aragão, Laura Carolina Lemos; Felinto, Priscila Magalhães Barros
    Esse estudo mapeou aspectos socioeconômicos e das habilidades de leitura, escrita e funções executivas em estudantes com deficiência intelectual leve matriculados no Ensino Fundamental I e II de escolas públicas de um município de Curimataú Paraibano. A amostra consistiu em 14 crianças e adolescentes. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória de caráter quali-quanti, com abordagem transversal, não paramétrica. Foram analisados os resultados obtidos do Questionário Socioeconômico e Cultural, da Entrevista Semiestruturada com os responsáveis e da avaliação cognitiva com os participantes, visando comparar os resultados das investigações realizadas. Os dados coletados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 30.0.0.0 (172).Os resultados revelaram variações de desempenho conforme dados pré-natais, condição socioeconômica, suporte domiciliar, ambiente escolar, processos cognitivos (inteligência, linguagem e funções executivas), idade e ano escolar. Observou-se que nenhum dos participantes havia recebido diagnóstico clínico, sugerindo uma invisibilidade nos casos de Transtorno de Desenvolvimento Intelectual (TDI) leve; há uma perceptível fragilidade econômica e vulnerabilidade social, com renda per capita R$ 350,00 mensais; no total, 64,3% dos estudantes investigados ainda não estavam alfabetizados; entre os índices dos WISC-IV a maior fragilidade cognitiva é no IMO; para as crianças com TDI leve, a realização da escrita sem erros ortográficos acaba se tornando um desafio maior, se comparado a leitura de palavras. Constatou-se que as crianças com TDI leve são capazes de aprender e se desenvolver, no entanto, isto vai depender do suporte e apoio apropriado recebido, tais resultados reforçam a importância de intervenções educacionais adaptadas e contextualizadas para esse público, com possibilidade de inserção de programas de estimulação da leitura, escrita e funções executivas que possam considerar as particularidades socioeconômicas e cognitivas de estudantes oriundos de origem carente.
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    Tese
    Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-20) Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Azoni, Cintia Alves Salgado; Gaab, Nadine; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0003-1493-3429; http://lattes.cnpq.br/1211558003207410; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; Alves, Luciana Mendonça; Lima, Ricardo Franco de
    O ambiente de literacia familiar é um importante aspecto do desenvolvimento da leitura, explicando variações nas habilidades de linguagem escrita ao longo dos anos. O início da pandemia do COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais gerou mudanças no ambiente de literacia familiar, contudo, ainda não é claro como ocorreram essas mudanças para grupos em situação de vulnerabilidade socioeducacional. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi verificar os impactos da pandemia do COVID-19 no processo de aprendizagem e no ambiente de literacia familiar de crianças em idade escolar. Para isso, primeiramente, no estudo 1 foi realizada uma revisão de escopo, incluindo artigos que relatassem os impactos da pandemia do COVID-19 na aprendizagem de crianças em idade escolar. Verificou-se que a maioria dos estudos indicaram maiores prejuízos a crianças em situação de vulnerabilidade educacional, social e que possuíam transtornos do neurodesenvolvimento. Em seguida, no estudo 2 foi aplicado um questionário para verificar o ambiente de literacia familiar em 676 famílias brasileiras, sendo 190 crianças com risco familial de transtornos de aprendizagem e 486 crianças sem risco familial. Por meio de um Modelo Linear Misto Generalizado, foi verificado que as maiores diferenças ocorreram por razão do grupo, indicando que as diferenças já existiam antes da pandemia. O estudo 3 foi realizado aplicando uma versão reduzida do questionário, presencialmente, em 67 famílias de baixa renda. Os resultados indicaram que estas famílias apresentavam um número de recursos e práticas de literacia familiar reduzidos, porém houve um aumento nas práticas de literacia após a pandemia.
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    Dissertação
    Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-13) Lima, Antônio Marcos Oliveira de; Assenço, Ana Manhani Cáceres; ; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; ; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; ; http://lattes.cnpq.br/4318921660581255
    A identificação precoce de comprometimentos no desenvolvimento da linguagem em crianças nascidas prematuras favorece a intervenção no período ideal e minimiza os impactos de um transtorno de linguagem na vida da criança. Entretanto, para tal identificação são necessários instrumentos capazes de avaliar as habilidades comunicativas da criança considerando inclusive a correção da idade no caso dos nascidos prematuros. No Brasil, os instrumentos de avaliação da comunicação e da linguagem ainda são escassos, especialmente nos primeiros anos da primeira infância. Nessa dissertação foram conduzidos dois estudos aprovados pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE: 97759718.4.0000.5292). O primeiro estudo teve como objetivo traduzir transculturalmente para o Português Brasileiro um instrumento específico para nascidos prematuros, e que é baseado no relato de pais, o Parent Report of Children’s Abilities-Revised (PARCA-R). Este instrumento passou pelo processo de tradução e retrotradução, e foi aplicado em duas etapas com pais ou responsáveis de crianças no segundo ano de vida. O segundo estudo teve como objetivo comparar o desempenho aos dois anos de vida de crianças nascidas prematuras e a termo nas subescalas de linguagem da Bayley III, considerada padrão-ouro para avaliação do desenvolvimento infantil e recentemente traduzida e comercializada no Brasil. Com base em seus resultados, esta dissertação contribui para preencher a lacuna relacionada a avaliação da linguagem em nascidos prematuros nos primeiros anos de vida.
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    Dissertação
    Avaliação pedagógica para alunos com ausência de oralidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-28) Bonner, Izabel Christhina dos Santos; Gonçalves, Maria de Jesus; https://orcid.org/0000-0003-2580-485X; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; http://lattes.cnpq.br/9886043235710523; Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; Deliberato, Debora; Nunes, Debora Regina de Paula
    A escola tem como desafio identificar as habilidades e trabalhar para desenvolver as capacidades dos alunos com deficiência. A avaliação Pedagógica é um instrumento importante e indispensável para uma prática pedagógica comprometida com o desenvolvimento da criança. A avaliação permite ao professor conhecer as habilidades e as dificuldades desses alunos em diferentes áreas do saber e fazer, além de nortear a construção do planejamento e estratégias de ensino de acordo com as especificidades desses alunos. Infelizmente, ainda é escassa a literatura, bem como instrumentos, sobre avaliação pedagógica para alunos com ausência de oralidade. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo elaborar um Instrumento de Avaliação Pedagógica para alunos com ausência de oralidade (IAP) com ausência de oralidade no contexto escolar ao término da Educação Infantil. O IAP foi desenvolvido tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil. A avaliação por meio do IAP pode contribuir para uma avaliação que contemple as especificidades do aluno com ausência de oralidade e forneça ao professor informações importantes para elaboração de um plano de ensino que favoreça o desenvolvimento do aluno.
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    Tese
    Classe hospitalar em oncologia pediátrica: articulação da neuropsicologia e educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Silva, Débora Sunaly Leite da; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; http://lattes.cnpq.br/9173227645916833; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; Aragão, Laura Carolina Lemos; Felinto, Priscila Magalhães Barros; Oliveira, Roberta Ceres Antunes Medeiros de
    Conforme a legislação vigente a educação é um direito pétreo garantido pela Constituição Federal de 1988, sendo deveres do Estado a sua garantia sem qualquer distinção. No entanto, diversas circunstâncias podem interferir na frequência escolar de crianças/adolescentes, e dentre elas, destacam-se as situações em decorrência do adoecimento e internação. Porém, para essas crianças, o direito educacional permanece e passa a ser ofertado através das denominadas Classes Hospitalares (CH). No cenário do adoecimento na infância, o câncer desponta como uma das patologias que mais acometem a criança e tem prevalência e reflexos significativos, decorrentes principalmente do tratamento, em sua qualidade de vida, sendo a leucemia linfoide aguda (LLA) o tipo de câncer mais comum nessa população. Na última década, estudos apontam para a existência de déficits neuropsicológicos significativos em crianças sobreviventes da LLA. Nesse contexto de atenção às demandas educacionais referentes às condições de tratamento deste grupo clínico, a presente pesquisa teve como objetivo geral caracterizar os principais achados da neuropsicologia e articulá-los com a prática docente da classe hospitalar (CH) em oncologia pediátrica no estado do Rio Grande do Norte (RN), a partir da apresentação de quatro estudos interdependentes: (1) A política da classe hospitalar na oncologia pediátrica do estado do RN: trajetória e perfil; (2) Desafios e potencialidades da classe hospitalar do RN no contexto da oncologia pediátrica: representações e vivências dos professores; (3) Contribuições e concepções da neuropsicologia na prática da classe hospitalar oncológica pediátrica e; (4) Cadernos (vol. 1 e 2) de orientação à prática docente na classe hospitalar em oncologia pediátrica.A pesquisa de cunho qualitativo exploratório, foi realizada através da análise de documentos e entrevista semiestruturada individual com nove professores da classe hospitalar oncológica pediátrica do RN. Os resultados oriundos dos estudos ressaltam a importância das contribuições da neuropsicologia escolar para a prática da equipe educacional das CH em contexto de oncologia pediátrica, tendo em vista que o suporte educacional especializado para este grupo clínico, contribui também como forma interventiva para possíveis dificuldades educacionais que acometem essa população. Espera-se com tais resultados contribuir para a construção de novos sentidos para a prática docente nas CH, repercutindo em termos da qualidade da educação ofertada ao público clínico da oncologia pediátrica e, consequentemente, sobre a qualidade de vida de crianças e adolescentes.
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    Dissertação
    Comportamento, competência social e funcionamento executivo de crianças e adolescentes sobreviventes de tumores de fossa posterior
    (2018-03-09) Dantas, Mariane Araújo; Pires, Izabel Augusta Hazin; ; ; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; Maia, Rodrigo da Silva;
    Dados epidemiológicos do Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2016) calculam que o câncer infantil corresponda de 1 a 3% do total de incidência de câncer em território brasileiro, o que equivale a aproximadamente 12.600 casos diagnosticados anualmente. A despeito de melhorias significativas no diagnóstico e nas taxas de sobrevida deste grupo clínico nos últimos anos, o tratamento para tumores cerebrais ainda está associado à elevada neurotoxicidade e consequentemente, à presença de comprometimentos neuropsicológicos significativos, incluindo importantes alterações acadêmicas, cognitivas e comportamentais. Na população pediátrica, os tumores do sistema nervoso se desenvolvem majoritariamente (60%) na região da fossa posterior. Encontra-se documentado que crianças sobreviventes de tumores da fossa posterior (TFP) enfrentam sequelas neurocognitivas importantes. Estudos anteriores apontam déficits intelectuais, atencionais, na velocidade de processamento, na memória visual e no funcionamento executivo pós tratamento dos TFP. Como consequência, essas crianças podem apresentar baixo rendimento acadêmico, menor sucesso vocacional e comportamento alterado. Duas hipóteses, não excludentes, têm sido apontadas como alternativas para a compreensão da emergência das alterações supracitadas. A primeira delas aborda como componente explicativo os danos difusos sobre a substância branca neuronal e a segunda sugere que as alterações cognitivas, comportamentais e afetivas, frequentemente observadas neste grupo clínico, são decorrentes das lesões cerebelares. Ao examinar como a doença e o tratamento impactam no cotidiano dos sobreviventes, pode-se compreender de maneira robusta como as dificuldades acadêmicas e sociais se manifestam na capacidade funcional dessas crianças, seus potenciais para aprendizagem e sucesso vocacional e, em última instância, em sua qualidade de vida. Este estudo objetiva caracterizar o perfil comportamental de competência social de crianças e adolescentes sobreviventes de tumores de fossa posterior. Ademais, tem por objetivo correlacionar problemas de comportamento e competência social (conforme identificadas pelos pais e responsáveis) e o funcionamento executivo deste grupo clínico. Participaram deste estudo 18 crianças e adolescentes sobreviventes de tumores de fossa posterior. Foi encontrada prevalência acima da média normativa para síndromes psiquiátricas, e importantes alterações de comportamento e de competência social em ambos grupos clínicos. Correlações estatisticamente significativas entre as medidas de comportamento e funcionamento executivo foram evidenciadas.
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    Dissertação
    Confiabilidade, validade convergente e desempenho do Trilhar: processo de validação de um instrumento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Sena, Alba Miranda Beserra Gurgel; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0003-1044-1937; http://lattes.cnpq.br/9547727588661162; Soares, Aparecido José Couto; Befi-Lopes, Débora Maria
    A identificação de sinais de alterações de linguagem possibilita a intervenção precoce e, assim, o melhor prognóstico. O TRILHAR é um instrumento desenvolvido por pesquisadores brasileiros com o objetivo de proporcionar a triagem do vocabulário receptivo e expressivo de crianças entre 3 e 7 anos. Esse trabalho objetiva contribuir para o processo de validação do TRILHAR por meio da verificação da diferença de desempenho em vocabulário receptivo e expressivo em escolares de diferentes regiões, além de verificar a confiabilidade e a validade convergente do instrumento. Para a primeira análise, a amostra foi composta por 255 crianças de 3 a 7 anos divididas em dois grupos: G1 - 122 crianças do estado de São Paulo e G2 - 133 crianças do estado do Rio Grande do Norte. O G1 apresentou média de 9,90 (dp= 0,350) pontos no vocabulário receptivo, enquanto o G2 9,83 (dp = 0,412). Quanto ao vocabulário expressivo, o G1 apresentou média de 8,82 (dp = 1,305) e o G2 8,53 (dp = 1,253). Para comparar os desempenhos, utilizou-se o teste t de duas amostras, demonstrando que não houve diferença significativa no desempenho entre os grupos. O aspecto semântico pode ter influência de diferentes condições como o ambiente familiar, escolar, idade, escolaridade dos pais e diversidade sociocultural. Conclui-se que o instrumento TRILHAR é adequado para ser aplicado nestes dois contextos socioculturais diferentes. A segunda análise objetiva verificar a validade convergente e confiabilidade do TRILHAR. Além disso, objetiva-se comparar o desempenho de quatro grupos clínicos diferentes - crianças com Transtornos dos Sons da Fala (GTSF), Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (G-TDL), Transtorno do Espectro Autista (G-TEA) e crianças com risco para dislexia (G-DD). A amostra foi composta por 35 crianças entre 5 e 7 anos (média de 6,17 ± 0,82). Para verificar a confiabilidade foi verificado o Alpha de Cronbach, onde apresentou confiabilidade muito boa (α= 0.927). Para a validade convergente e comparação do vocabulário entre os grupos, foi aplicado o TVfUSP e ABFW vocabulário. Para a análise, foi realizada a Correlação de Kendall. O TRILHAR apresentou correlação moderada com o ABFW (r = 0.425; p = 0.002), enquanto não apresentou p significativo na correlação com o TVfUSP (p = 0.063). Na comparação entre grupos, G-TSF e G-DD tiveram maior média de acertos no TRILHAR, ABFW e TVfUSP. O G-TDL apresentou a menor pontuação no TRILHAR e ABFW. O G-TEA apresentou o menor desempenho para o TVfUSP. Este desempenho condiz com os resultados encontrados na literatura, visto que o TDL apresenta implicações significativas na aquisição e no desenvolvimento da linguagem, resultando em dificuldades específicas de processamento fonológico e lexical - tanto no vocabulário receptivo como no expressivo. Para os próximos passos, se faz necessário a continuidade do processo de validação do instrumento, para que possa ser disponibilizado para a triagem do vocabulário das crianças brasileiras.
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    Dissertação
    Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização
    (2019-08-26) Bezerra, Roberta Louise Mariano; Azoni, Cintia Alves Salgado; Alves, Rauni Jandé Roama; ; ; ; Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita; ; Nakano, Tatiana de Cássia;
    A criatividade tem sido foco de estudo em diferentes contextos, utilizada como habilidade facilitadora de competências necessárias na rotina dos indivíduos. No processo de aprendizagem, pode-se averiguar como ela se relaciona com outras habilidades, como a inteligência e competências de leitura, habilidades importantes para o sucesso acadêmico. O objetivo geral do estudo consistiu em compreender a criatividade, a inteligência, a consciência fonológica e a decodificação leitora de crianças do ensino fundamental I. O estudo caracterizouse como exploratório, de caráter quantitativo e transversal, com a participação de 75 crianças divididas entre o 1°, 2° e 3° ano de escolas públicas municipais da cidade de Natal/RN. Foram avaliadas a inteligência, criatividade, consciência fonológica e decodificação leitora, através dos instrumentos: escala wechsler abreviada de inteligência (WASI), teste brasileiro de criatividade figural (TCFI), instrumento de avaliação sequencial (CONFIAS) e avaliação de palavras e pseudopalavras isoladas (LPI). Os resultados indicaram que, para a inteligência e criatividade, não houve diferenças estatísticas significativas entre as turmas. Já para a consciência fonológica e a decodificação leitora, houve diferenças estatísticas, com melhor desempenho para as crianças do 3°. Houve forte correlação entre o TCFI e a WASI, especialmente para o 1° e 3° ano; entre o TCFI, CONFIAS e LPI, especialmente para o 3° ano. Conclui-se com este estudo a importância de verificar aspectos da criatividade, inteligência e habilidade leitora em crianças em fase de alfabetização e a relação entre ambas, especialmente para crianças de baixa renda. Trata-se de um campo ainda pouco explorado e que merece futuras investigações para melhor compreensão destes construtos nesta população.
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    Dissertação
    Dados normativos do teste pictórico de memória em crianças e adolescentes de Natal/RN
    (2017-09-21) Metta, Luana Reis; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; Azoni, Cintia Alves Salgado; Mello, Cláudia Berlim de; http://lattes.cnpq.br/1758368777559433
    A memória, enquanto processo cognitivo, possibilita a aquisição, a conservação e a evocação (ou recordação) de informações originárias de eventos externos ou internos. Identifica-se diferentes classificações para a memória, considerando aspectos relativos ao tempo de duração da informação, o conteúdo do material armazenado e a função. Dentre os sistemas de memória destaca-se a memória de curto prazo, responsável pelo armazenamento temporário de um número reduzido de informações, verbais ou visuais, por curto intervalo de tempo. A memória de curto prazo visual (MCPV) tem sido associada ao desempenho adequado em atividades cotidianas, tais como reconhecimento de objetos, construção de imagens mentais, orientação espacial, bem como para a aprendizagem e o raciocínio visoespaciais. Porém, apesar de sua importância para os domínios da escolarização e das atividades laborais, ainda são escassos os instrumentos de investigação, em especial, aqueles que possibilitam a investigação em separado da MCPV e da memória de trabalho. Tal situação é agravada se for considerado o contexto da infância e da adolescência. Considerando a relevância da MCPV para os processos típicos e atípicos, de desenvolvimento e aprendizagem, de crianças e adolescentes, bem como a escassez de instrumentos normatizados para a população brasileira, o presente teve como objetivo a construção de dados normativos do Teste Pictórico de Memória Visual (TEPIC-M), para crianças e adolescentes de seis a 16 anos da cidade de Natal/RN. Adicionalmente, investigou a interferência das variáveis idade, sexo e tipo de escola sobre o desempenho no teste. O TEPIC-M investiga a capacidade de o indivíduo recuperar uma informação num curto período de tempo. Participaram da pesquisa 542 estudantes, sendo 301 do sexo feminino e 241 do sexo masculino. Deste total, 256 pertenciam à rede de pública de ensino e 286 à rede privada. Os dados obtidos foram submetidos a análises estatísticas descritivas e inferenciais previamente inspiradas na proposição dos autores do instrumento. Para verificar o nível de significância das diferenças entre os desempenhos obtidos em função das variáveis sexo e tipo de escola, foi realizado o teste estatístico inferencial U de Mann-Whitney, cujo resultado indica que não houve diferença significativa entre os dois grupos em função da variável sexo (p=0,808), todavia quando analisada a variável tipo de escola encontra-se diferença significativa entre os desempenhos, em benefício da escola particular (p<0,001). Posteriormente foi realizado o teste de correlação de Spearman que verificou a interferência da variável idade sobre o desempenho no teste da amostra total (p<0,001). Posteriormente, foi realizada análise de variância multi-variada (n-Anova) e análise post-hoc (Teste LSD), comparando os desempenhos de cada grupo etário em função dos demais. Com base nas significâncias encontradas na análise post-hoc, propõe-se nesse estudo o agrupamento das crianças e adolescentes em quatro grupos etários: 6 e 7; 8 e 9; 10 e 11; 12 a 16, bem como a divisão destas por tipo de escola. Os dados apresentados no presente estudo atestam a validade desenvolvimental do Teste Pictórico de Memória Visual (TEPIC-M), apresentando dados normativos para a faixa etária dos 6 aos 16 anos, ampliando assim o potencial de alcance do teste na sua proposição original. Desta forma, disponibiliza para os profissionais brasileiros, que trabalham com avaliação psicológica, um instrumento com evidências de validade e que se propõe a investigar o sistema de memória de curto prazo visual, para o qual se identifica escassez de instrumentos disponíveis.
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    Dissertação
    Desempenho das funções executivas em adolescentes: estudo de intervenção com robótica educacional
    (2019-03-21) Araújo, Gleyna Lemos Leonez de; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; ; Pires, Izabel Augusta Hazin; ; Lima, Ricardo Franco de;
    O objetivo deste estudo foi avaliar as funções executivas (FE) de adolescentes antes e após a prática da Robótica Educacional (RE). Trata-se de um estudo do tipo longitudinal, de intervenção, de natureza predominantemente quantitativa. Participaram 14 adolescentes, de 15 e 16 anos de idade, estudantes de escolas da cidade de Natal, divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo de Estudo (GE), selecionados conforme nível socioeconômico, escolaridade, sexo e idade. Para a avaliação pré e pós intervenção, as FE foram medidas por instrumentos distintos a fim de mensurar seus diferentes componentes, tais como: controle inibitório - Teste dos Cinco Dígitos/Five Digits Test – FDT; memória de trabalho visuoespacial - Blocos de Corsi; capacidade de planejamento -tarefa da Torre de Londres e; flexibilidade cognitivaWisconsin. Conforme os critérios de inclusão, para a avaliação prévia do desempenho intelectual, utilizou-se a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência – WASI. A intervenção em RE ocorreu com o GE por meio de oficinas com a ferramenta LEGO® Mindstorms na própria escola, em 36 encontros de 60 minutos cada. Todos os participantes foram submetidos à mesma forma de uso da ferramenta com um professor capacitado para tal. Os resultados desse estudo evidenciaram melhora estatisticamente significante nas funções executivas de flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento. As medidas de Memória de Trabalho não apresentaram significância estatística, mas em uma análise comparativa de tamanho de diferença, foi possível observar incremento positivo. Pesquisas longitudinais futuras podem incluir análise de generalização e medidas de follow-up para a intervenção.
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    Dissertação
    Desempenho das habilidades linguísticas e metalinguísticas em crianças bilíngues em fase de alfabetização
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-30) Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; ; http://lattes.cnpq.br/5925791481811814; Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7226855504336736; Mattar, Taís de Lima Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9161826958339640
    Introdução: A aquisição da língua acontece por meio da interação da criançacom seus familiares e a sociedade e o desenvolvimento neurobiológico. Este estudo, é composto por três artigos científicos: o primeiro uma revisão da literatura e os demais, estudos originais, por meio da avaliação das habilidades linguísticas e metalinguísticas em crianças bilíngues. Objetivo: verificar o desempenho no processamento fonológico, vocabulário, consciência sintática e leitura de crianças bilíngues em fase de alfabetização. Método: Para o estudo 1, foi utilizada revisão integrativa da literatura e, para os estudos 2 e 3 trata-se de estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado com estudantes do 1° ao 5° do ensino fundamental. Os participantes do estudo 2 foram 10 crianças para o grupo de bilíngues e 5 de crianças monolíngues do 1º ano do ensino fundamental. No estudo 3 participaram 32 crianças, divididos em: G1: cinco crianças do 1° ano; G2: cinco crianças do 2° ano; G3: oito crianças do 3° ano; G4: cinco crianças do 4° ano; G5: nove crianças do 5° ano. As crianças foram avaliadas na língua portuguesa nas habilidades de consciência fonológica, memória operacional fonológica, nomeação automática rápida, vocabulário, consciência sintática e leitura. Resultados: No estudo 2 foram encontradas diferenças significativas na consciência fonológica (fonêmica e total), nomeação automática rápida (objetos), e leitura de pseudopalavras entre o grupo monolíngue e bilíngue, com melhor desempenho para os bilíngues ingleses. No estudo 3, notou-se que as crianças de maiorescolaridade apresentaram melhor desempenho em todas as habilidades avaliadas.Conclusão: a exposição a uma segunda língua de forma sequencial torna as crianças mais suscetíveis aos sons da língua, apresentando benefícios no desenvolvimento de habilidades preditoras de leitura que repercutem positivamenteno na alfabetização.
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    Dissertação
    Desenvolvimento profissional de alfabetizadores no contexto da Ciência da leitura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Freitas, Claydianne Dos Santos; Azoni, Cintia Alves Salgado; Oliveira, Luciana Figueiredo De; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0009-0009-6717-0817; http://lattes.cnpq.br/2733050465958335; Naschold, Angela Maria Chuvas; https://orcid.org/0000-0002-8435-5751; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; Sargiani, Renan de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-6520-6515; http://lattes.cnpq.br/0288516457691082
    Estudos mostram que a capacitação de professores baseada em evidências científicas causa impactos na compreensão teórica e prática destes profissionais. Os momentos de aperfeiçoamento profissional em formação inicial ou continuada enriquece a prática de ensino proporcionando aportes que fundamentam uma intervenção pedagógica efetiva e estruturada com foco nas necessidades educacionais dos alunos. As evidências científicas atuais sobre alfabetização fruto de pesquisas de alto rigor metodológico no campo das Ciências Cognitivas da leitura, têm auxiliado os professores na prática de ensino de crianças com dificuldades persistentes no desenvolvimento da leitura através de abordagens que consideram a efetividade do ensino explícito e sistematizado da leitura e escrita. No entanto, existem poucas pesquisas de intervenção com capacitação de professores que abordam conteúdos sobre o processo neurobiológico da leitura e dificuldades persistentes no desenvolvimento da linguagem escrita, o que motivou a aplicação deste estudo, o qual tem o objetivo de identificar os conhecimentos dos profissionais brasileiros que atuam na rede pública de ensino de municípios do Rio Grande do Norte sobre alfabetização e verificar o impacto do Programa de Desenvolvimento Profissional de Alfabetizadores no Contexto da Ciência da Leitura. O estudo é descritivo de natureza exploratória com análise de dados baseada no modelo de Bardin, para o seu delineamento foram utilizadas revisões de literatura, questionários de avaliação Likert e intervenção com capacitação profissional. Com isso, foi possível identificar que os participantes não apresentavam segurança em relação aos conhecimentos sobre alfabetização baseada em evidências e sobre o ensino de alunos com dificuldades persistentes no desenvolvimento da leitura. Os achados da investigação dão suporte para realização de futuras capacitações profissionais no âmbito da alfabetização baseada em evidências que deem suporte para fortalecer ações educativas voltadas ao ensino inclusivo de leitura e escrita que atenda as necessidades educacionais dos alunos que apresentam maiores dificuldades no processo de aprendizagem
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    Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso
    (2017-06-01) Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Azoni, Cintia Alves Salgado; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; http://lattes.cnpq.br/1652726901829406; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7226855504336736
    A dislexia em adultos até o momento apresenta-se para a Educação como uma temática pouco explorada, de modo que a inclusão deste público no Ensino Superior ainda configura um desafio que requer o desenvolvimento de políticas e ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão. Isto posto, esta pesquisa, decorreu da necessidade de investigação e de reflexão sobre a condição atual do adulto com dislexia, acompanhado pelo Núcleo de acessibilidade da UFRN, CAENE, seu perfil acadêmico e o seu processo de inclusão educacional no âmbito universitário. Com isso, objetivou analisar as características educacionais de discentes da UFRN com dislexia, por meio da caracterização do perfil educacional, da investigação do cotidiano e da avaliação do desempenho em leitura e escrita dos cinco participantes. Além disso, intentou revisar a literatura a respeito da temática em questão. Para tanto, esta pesquisa adotou, quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e exploratória (GIL, 2008) de investigação, por meio da técnica do estudo de caso (GIL, 2008). Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 1987). Como estratégia de análise optou-se pela perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que o discente universitário enfrenta dificuldades de leitura e escrita, logo no início da trajetória acadêmica, incompatíveis com as demais habilidades que possuem. Este fato gera surpresa em parte dos docentes, que, por sua vez, pressupõem a inexistência de problemas elementares na faixa etária adulta que acessa o ensino superior. Em decorrência disso, os discentes passam a vivenciar sentimentos de frustração, de vergonha e de incapacidade para a realização de tarefas. Ao final desta investigação, concluiu-se que para a concretização da inclusão educacional de discentes adultos com dislexia na universidade, se faz necessária a existência do acompanhamento educacional especializado para o auxilio na adoção de estratégias educacionais, assim como, a desconstrução de barreiras, principalmente atitudinais, expressas tanto nas esferas legislativas, quanto por parte dos docentes e pesquisadores, em suas práticas pedagógicas e produções acadêmicas.
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    Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização
    (2019-06-14) Aprígio, Luana Celly Silva; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; ; Lopes, Leonardo Wanderley; ; Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro;
    Introdução: O efeito "Summer Learning Loss" é caracterizado como risco de prejuízo ou estagnação de processos de aprendizagem, especialmente em crianças na situação de vulnerabilidade social. O efeito ainda é pouco conhecido e estudado no Hemisfério Sul do mundo. Objetivo: Tendo em vista esse cenário, este estudo tem como objetivo realizar um levantamento na literatura mundial sobre a ocorrência e caracterização deste efeito e; avaliar a ocorrência deste efeito em crianças de baixa renda estudantes de escolas públicas na cidade de Natal-RN. Método: O primeiro estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre o efeito "Summer Learning Loss", com busca nas bases de dados Scielo, Pubmed, Eric, Medline, Lilacs, Periódicos Capes. O segundo é um estudo longitudinal, prospectivo e observacional em que habilidades linguísticas preditoras de leitura foram avaliadas em crianças de baixa renda de três escolas municipais do município de Natal. A avaliação aconteceu em dois períodos escolares, antes e após as férias de fim de ano. Resultados: No estudo 1 foram encontrados 149 artigos e selecionados 8 para a revisão, de acordo com os critérios adotados, e é descrito a real ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" independente da cultura. Há foco para o estudo da ocorrência do efeito em crianças desde o ultimo ano da Educação infantil até o ultimo ano do Ensino Fundamental, principalmente relacionada a habilidades básicas de leitura e matemática. No estudo 2, a análise estatística dos dados caracterizou estagnação em 55% das habilidades e melhora de 42,5% das habilidades avaliadas. Apenas 2,5% apresentou piora (nomeação automática rápida de objetos) antes e depois das férias de 10 semanas. Conclusão: A revisão da literatura converge para o ponto comum de ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" em populações de baixa renda, que trás como consequências prejuízos contínuos para a aprendizagem escolar. O segundo estudo caracterizou a ocorrência parcial do efeito Summer Learning Loss na população avaliada.
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    Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Anjos, Ana Beatriz Leite dos; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0002-1905-6165; http://lattes.cnpq.br/1072559515772925; Delgado, Isabelle Cahino; Alves, Luciana Mendonça
    Introdução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação, conhecimento e integração de informações com a língua, no âmbito acadêmico e social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma questão político-social, casos contínuos e extremos de vulnerabilidade seguem presentes gerando consequências neurodesenvolvimentais em crianças que crescem em tais ambientes, como dificuldades comportamentais e cognitivas, bem como as dificuldades acadêmicas, geradas por atrasos linguísticos que afetam o processo de alfabetização e as demais etapas da vida estudantil do indivíduo. Objetivo: Identificar os efeitos de um programa de resposta à intervenção em vocabulário e consciência fonológica na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social no período anterior ao da pandemia do COVID-19. Método: Longitudinal, intervencional, prospectivo, descritivo e correlacional. A amostra do estudo é composta por 39 escolares do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública, divididos em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE passou por um programa de resposta à intervenção (RTI), em sala de aula, em 12 encontros, três vezes por semana com 60 minutos, por 5 semanas, somado às atividades escolares da sala de aula. O GC se manteve na alfabetização em sala de aula e recebeu as atividades de intervenção somente após o término da pesquisa. Neste programa foram estimuladas as habilidades de consciência fonológica e o vocabulário expressivo. Antes e após a intervenção as habilidades de vocabulário expressivo, consciência fonológica, reconhecimentos de letras e leitura de palavras e pseudopalavras foram avaliadas. Resultados: Os dois grupos do estudo obtiveram melhoras em todas as habilidades avaliadas, como aumento do vocabulário expressivo e aumento nas médias de desempenho em consciência fonológica (GE: p=0,038; GC: p=0,082), leitura de palavras e pseudopalavras (GE: p=0,002; GC: p=0,009) e reconhecimento de letras (GE: p=0,001; GC: p=0,030), além de apresentar tendência crescente nos resultados do GE. Houve forte correlação entre a consciência fonológica e desenvolvimento da leitura. Conclusão: os resultados evidenciam a efetividade do programa de resposta à intervenção no ambiente escolar de crianças em vulnerabilidade social.
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    Equilíbrio postural em crianças com transtorno do espectro autista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-06) Cordeiro, Érika Suênya Gomes; Gazzola, Juliana Maria; Azoni, Cintia Alves Salgado; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/5826842469212021; http://lattes.cnpq.br/8075911024493917; Alvarez, Carolina Daniel de Lima; http://lattes.cnpq.br/4144337339534625; Montenegro, Ana Cristina de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/6222589760582176
    Introdução: O equilíbrio postural é assegurado pela interação entre três sistemas sensoriais: visual, proprioceptivo e vestibular. Alterações nas demandas sensoriais são citadas desde as primeiras descrições do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com dificuldades de processamento, modulação e integração sensorial. A literatura demonstra que existe uma diminuição no desempenho de crianças com TEA quando comparadas à crianças de desenvolvimento típico. Objetivo: 1). Identificar o estado da arte da produção científica sobre equilíbrio postural em crianças com TEA; 2). caracterizar o desempenho de crianças com TEA em duas escalas de avaliação do equilíbrio postural. Método: No estudo 1, uma revisão de literatura, foi realizada busca em bases de dados e nas referências dos artigos selecionados, com os descritores "postural balance", "vestibular diseases", "postural equilibrium" e “autism”. O estudo 2, trata-se de um estudo transversal descritivo analítico, com amostra de conveniência, constituído por 12 crianças com TEA, avaliadas pela Escala de Equilíbrio Pediátrica e com o Teste de Organização Sensorial. Também foram analisados os prontuários das crianças para verificação da existência de características de comportamento, interação e linguagem associadas ao TEA. Resultados: No estudo 1, foram encontrados 62 artigos com base nos critérios de elegibilidade. O pico de publicações referente ao tópico ocorreu durante 2015 e 2016, e a primeira publicação foi em 1974. Além disso, predominaram os estudos publicados nos EUA (37%), em língua inglesa, com abordagem quantitativa, e corte transversal. Quanto ao estudo 2, as crianças apresentaram respostas semelhantes entre si e dentro do esperado para as suas faixas etárias. Conclusões: No estudo 1, foi observado que o equilíbrio corporal e o controle postural em crianças com TEA são temas em ascensão nas publicações científicas. Em relação ao estudo 2, não foi observado redução do desempenho das crianças com TEA nos protocolos utilizados.
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    TCC
    Escolares de risco para o transtorno de aprendizagem submetidos a um programa de remediação fonológica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-01) Queiroz, Bárbara Gabriela Alves de; Azoni, Cintia Alves Salgado; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Gonçalves, Maria de Jesus; Giacchini, Vanessa
    OBJETIVO: Analisar a eficácia de um programa de remediação fonológica quanto ao desempenho no processamento fonológico em escolares de risco para transtornos de aprendizagem. MÉTODO: Estudo quantitativo, longitudinal, de intervenção, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição proponente. Participaram 17 crianças e adolescentes com média de idade 10:3 anos (DP=1,90), com queixa de dificuldade de aprendizagem. Foram avaliadas as habilidades de consciência fonológica, acesso ao léxico mental e memória de trabalho fonológica. As crianças passaram por um programa de remediação em habilidades fonológicas e leitura dividido em duas etapas, sendo a primeira constituída por 10 sessões, contemplando apenas tarefas fonológicas e as demais 10 sessões, incluindo treino de leitura para aquisição da rota fonológica. As sessões ocorreram duas vezes por semana, durante 60 minutos cada, de forma coletiva, entre 3 e 4 escolares por grupo. RESULTADOS: Verificou-se maior incidência do sexo masculino nos sinais de risco para os transtornos de aprendizagem; quanto aos aspectos do processamento fonológico evidenciou-se melhora em tarefas de consciência fonêmica e total do instrumento Confias. Houve diferença estatisticamente significativa no tempo de nomeação de dígitos pós intervenção e na repetição de cinco sílabas. CONCLUSÃO: O programa de remediação fonológica demonstrou eficácia em crianças com risco para transtorno de aprendizagem, decorrente do avanço no desempenho das habilidades do processamento fonológico. No entanto, há limitação no estudo pela restrição de escolares submetidos à intervenção, bem como pela análise dos instrumentos direcionados para o processamento fonológico, necessitando de ampliação para relacionar com a aquisição de leitura.
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    Evidências de validade de conteúdo de um instrumento de triagem do vocabulário
    (2019-03-28) Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; ; Assenco, Ana Manhani Cáceres; ; Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro;
    OBJETIVOS: verificar as evidências de validade de conteúdo de um instrumento de triagem do vocabulário para crianças entre 3 e 7 anos. MÉTODOS: Estudo dividido em três etapas: 1ª) Revisão da literatura integrativa nas bases de dados nacionais e internacionais Scielo, Lilacs, Eric e Pubmed para verificar os testes de triagem do vocabulário utilizados recentemente (Artigo 1); 2ª) Análise de conteúdo: o instrumento construído foi enviado para quinze juízes, visando analisar o conteúdo de acordo com o Racional Teórico, Princípios da Triagem e Materiais, considerando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e Índice de Validade de Conteúdo Item (IVC-I) (Artigo 2). 3ª) Aplicabilidade do instrumento: triagem em uma amostra de 133 crianças entre 3 e 7 anos, estudantes de quatro escolas públicas (Artigo 3). RESULTADOS: a partir da revisão, foi possível construir o instrumento de triagem de vocabulário receptivo e expressivo, nomeado TRILHAR. Na análise de validade de conteúdo, verificou-se que o IVC do instrumento esteve adequado. Entretanto, o IVC-I dos subcritérios de aspectos gráficos e descrição do caderno de aplicação apresentaram-se baixos, indicando necessidade de revisão nestes itens. No estudo piloto, verificou-se diferença do desempenho entre as idades e correlação entre estas variáveis, o que sugere melhora de acordo com o avanço faixa etária. Além disso, foi verificada correlação positiva entre o vocabulário receptivo e expressivo. CONCLUSÃO: o TRILHAR é um instrumento adequado para realizar a triagem do vocabulário infantil, porém são necessários mais estudos de validação para verificar sua capacidade de identificar crianças com alterações no vocabulário.
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    Funções executivas de crianças de escola pública em fase inicial de alfabetização
    (2019-08-21) Wanderley, Bruna Cardoso; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; ; Pires, Izabel Augusta Hazin; ; Lima, Ricardo Franco de;
    As funções executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas e/ou emocionais recrutadas em situações cujas respostas automáticas ou instintivas não são suficientes. Para utilizá-las é necessário empreender certo esforço. Cruciais para o alcance do desenvolvimento cognitivo saudável dos indivíduos, estão relacionadas à formação de raciocínio, resolução de problemas e planejamento. Ademais, contribuem para o sucesso acadêmico, familiar e social. A característica desenvolvimental das FE favorece a infância enquanto fase ideal para o desenvolvimento eficaz dessas habilidades ao ter disponível o potencial cognitivo das crianças. Logo, as escolas representam espaços oportunos de investigação e de desenvolvimento dessas habilidades. Sendo assim, objetivou-se analisar o desempenho das FE nos domínios memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento e fluência verbal. Participaram 70 crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental matriculadas na rede municipal de ensino de Natal/RN, de modo que cada ano escolar constituiu três grupos distintos de avaliação. O estudo é de caráter quantitativo, transversal e aprovado pelo Comitê de Ética sob protocolo CAAE nº 85607718.0.0000.5537. O Modelo de Diamond (2013) fora eleito para a compreensão teórica do construto. Os dados foram tratados por meio de análise descritiva e inferencial, com distribuição normal da amostra, utilizando-se os testes estatísticos One-way ANOVA, com post-hoc de Bonferroni, e r de Pearson. De modo geral, os resultados indicaram que as medidas descritivas das FE aumentaram com a progressão escolar, contudo, apenas a fluência verbal demonstrou significância entre o 2º e 3º anos. As demais apontaram significância entre o 1º e o 2º e/ou entre o 1º e o 3º anos. Portanto, o estudo colaborou na discussão acerca do desenvolvimento das FE nos anos iniciais de alfabetização.
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