Navegando por Autor "Barbosa, Hellen Tatyanne da Silva"
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Dissertação Audição e linguagem na primeira infância: análise da eficácia de um curso para profissionais da educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-27) Barbosa, Hellen Tatyanne da Silva; Araújo, Eliene Silva; Assenço, Ana Manhani Caceres; https://orcid.org/0000-0003-2670-8245; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651; http://lattes.cnpq.br/5637269791915082; https://orcid.org/0000-0001-5829-701X; http://lattes.cnpq.br/4687219771318417; Delgado, Isabelle Cahino; Puglisi, Marina LeiteO ambiente escolar expande o convívio social da criança, permitindo o desenvolvimento de suas habilidades comunicativas na primeira infância. O educador é um agente fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças. Sua atuação tem potencial tanto para favorecer as habilidades comunicativas, quanto identificar possíveis alterações em seu desenvolvimento. Entretanto, apesar da origem da Fonoaudiologia estar associada à Educação, ainda há pouca colaboração entre essas áreas na educação infantil. Buscando preencher essa lacuna, esta dissertação teve como objetivo analisar a eficácia de um curso sobre o desenvolvimento da comunicação na primeira infância para capacitação de profissionais da educação infantil. O estudo, de caráter longitudinal, foi vinculado a um curso de extensão universitária voltado para profissionais da educação infantil. A coleta de dados se baseou na aplicação de questionários virtuais que avaliavam o conhecimento dos professores a respeito do desenvolvimento da comunicação na primeira infância, a tomada de decisão frente a situações simuladas sobre o desenvolvimento da comunicação e opinião acerca do curso. O período de coleta de dados se estendeu de setembro de 2021 a dezembro de 2022 e foi composto por três momentos: (1) précurso; (2) pós-imediato; e (3) pós-tardio - seis meses após a conclusão do curso. Ao total foram consideradas as respostas de 91 profissionais que participaram dos três momentos. A casuística foi composta majoritariamente por mulheres, com idade até 39 anos, e com especialização como nível máximo de escolarização. Os resultados obtidos foram divididos em dois artigos. O primeiro comparou o conhecimento dos professores sobre o desenvolvimento da comunicação na primeira infância nos três momentos do estudo. A comparação do total de itens corretos entre os momentos revelou que no pós-tardio os participantes tiveram mais acertos. Por sua vez, o segundo artigo comparou a tomada de decisão dos profissionais frente a situações simuladas nos três momentos. Esta comparação indicou diferenças significativas entre o desempenho antes e após o curso. Assim, foi possível concluir que a capacitação de profissionais da educação infantil por meio de um curso ministrado à distância é eficaz como uma ferramenta para ampliação dos conhecimentos a respeito do desenvolvimento da comunicação na primeira infância.