Navegando por Autor "Barros, Jonatas de França"
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TCC A influência da hidroginástica no estado de humor de idosos do Projeto “Minha Melhor Idade” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-21) Cesario, Tatianny de Macêdo; Barros, Jônatas de França; Brito, Thiago Farias de; Barros, Jonatas de França; Brito, Thiago Farias de; Cabral, Ludmila Lucena PereiraIntrodução: O humor possui influência e relevância no que diz respeito à prática de exercícios físicos. Estudos buscam explicar a relação dos aspectos psicológicos com o exercício físico, entretanto não existe um consenso sobre esses efeitos e então busca- se maior esclarecimento sobre tal influência. Objetivo: Avaliar o efeito da hidroginástica no estado de humor de idosos. Metodologia: O estudo caracteriza-se como sendo quantitativo do tipo experimental com delineamento cruzado e ordem aleatorizada. Foram selecionados 32 idosos de ambos os sexos, quais foram submetidos inicialmente ao questionário de prontidão de atividade física, fatores de riscos cardiovasculares, e o questionário do estado de cognição. Após isso foi aplicado o questionário de Humor de Brunel – BRUMS antes e depois de uma sessão de hidroginástica com cargas moderadas controladas pela Escala de Percepção do Esforço- PSE (Borg, 1998) e PSE da sessão. A diferença entre a 2º e a 3º sessão se deu pelo sorteio aleatório, sendo manipulada a variável independente, exercício moderado, em uma sessão sendo a sessão experimental (SE) - (AULA) ou a sessão controle (SC) - (REPOUSO). Todos os voluntários foram submetidos a duas sessões realizadas na área de piscinas semi-olímpica do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade do NatalRN. Foi utilizado o teste de Shapiro Wilk para testar a normalidade da distribuição dos dados, sendo aceita essa condição utilizou- se o teste ANOVA (2 x 2) de um fator para medidas repetidas, sendo o grupo (masculino vs. Feminino) e a condição (Experimental vs. controle). Será atribuído o nível de significância estatística de 5%. Resultado: Foram determinados os valores de média e mediana para cada uma das subescalas de humor (tensão, depressão, vigor, fadiga, confusão, raiva), indicando suas respectivas variações, bem como dos índices de transtorno total de humor (TDH). Conclusão: A sessão aguda de hidroginástica não promoveu mudança no estado de humor.postGraduateThesis.type.badge A influência das sessões de psicomotricidade relacional no desenvolvimento cognitivo, social e motor em alunos com deficiência intelectual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-27) Silva, Luiz Fernando da; Surdi, Aguinaldo Cesar; Surdi, Aguinaldo Cesar; Barros, Jonatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinEsse trabalho tem o papel de quebrar alguns paradigmas em relação às pessoas com deficiência, em específico, às pessoas com deficiência intelectual. Contribuindo, dessa forma, para que haja um entendimento maior quanto à diferença e especificidade da deficiência. Percebendo, sua diferença nos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor. Dessa forma, a psicomotricidade como instrumento e perspectiva vai abrir caminhos e possibilitar a descoberta de novos mundos aos alunos com deficiência intelectual. Também vai confrontar os próprios alunos, professores e sociedade em geral a respeito da capacidade de desenvolvimento de cada um, impondo assim respeito às condições individuais dos indivíduos. Essa pesquisa tem como relevância acadêmica a importância de extrair informações acerca do desenvolvimento de escolares com deficiência intelectual. Temática pouco explorada, tendo em vista a quantidade de trabalhos publicados sobre o assunto. Com isso, de forma direta, a contribuição é notória e permite uma visibilidade maior para a deficiência intelectual, somando olhares para a pesquisa, e, consequentemente, mais benefícios e formas de ajudar esse público em especifico.TCC Aptidão física dos participantes do Projeto Minha Melhor Idade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-22) Muniz, Moizés de Souza; Barros, Jonatas de FrançaO envelhecimento humano é um processo natural no qual, não acontecesse necessariamente paralelo a idade cronológica, tendo diversos fatores que irão influenciar nas mais variadas alterações fisiológicas decorrentes desse período da vida. O exercício, tem ação sistêmica lhe confere papel posição terapêutica inigualável. Com exceção dos órgãos sensoriais, que parecem não serem influenciados pelo exercício, todos os demais sistemas podem ser beneficamente modulados pela prática regular de atividade física. O objetivo do estudo é analisar a aptidão física dos idoso relacionada a pratica física no meio líquido, através da caminhada na água. A pesquisa foi um estudo transversal. A amostra foi composta por 30 sujeitos quer não realizavam outras práticas físicas. Todos participantes do projeto Minha Melhor idade da UFRN, realizado nas piscinas semiolímpicas do campus universitário. Foi aplicado o protocolo de Rikli e Jones. Encontramos melhoras nos componentes de força e flexibilidade e não foi observado ganhos na capacidade física de agilidade. Observamos que a aptidão física dos idosos relacionada a prática no meio liquido obteve melhoras. Os homens apresentaram resultados superiores aos das mulheres.postGraduateThesis.type.badge A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-28) Santos, Rita de Cássia Silva; Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de; Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de; Barros, Jonatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinConsiderando que a alfabetização é uma fase de transição de nível escolar que envolve mudanças significativas no processo de ensino–aprendizagem dos alunos podendo causar sentimentos de ansiedade, medo, tristeza, responsabilidade e descobertas e “[...] para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos e aprendizado, é necessário que os conteúdos estejam de acordo com seus interesses e necessidades [...]” (LEANDRO, 2016, p.56), a escolha do tema “A contribuição da Psicomotricidade no processo de leitura e escrita”, ora proposto nesta pesquisa, foi motivada pela observação das dificuldades de aprendizagem dessas duas habilidades linguísticas apresentadas por crianças em processo de alfabetização, aliada à busca de métodos de ensino que pudessem atender a essa demanda. Tais observações despertou o interesse de estudar o problema tendo como aparato teórico a Psicomotricidade, uma vez que esta ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento das potencialidades relacionais da criança utilizando-se da ação do brincar.Dissertação O corpo e os fatores psicomotores como agentes intervenientes nas dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita em escolares: contribuições da psicomotricidade em uma perspectiva inclusiva(2019-07-31) Tavares, Sandra Ferreira; Barros, Jonatas de França; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; ; Azevedo, Paulo Henrique; ; Almeida, Hélio Franklin Rodrigues de;Introdução: Diversos fatores foram delineados como causadores das Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita (DA), entre esses, os Transtornos Corporais nos mais diversos aspectos e níveis, ou seja, alguns fatores psicomotores encontram-se desviantes ou não possui seu amadurecimento a contento com sua idade cronológica. Neste entremeio, a Psicomotricidade tem papel fundamental, trabalhando tanto na prevenção quanto na intervenção com alunos que tenha Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita contribuindo para que os mesmos entrevejam um desenvolvimento infantil sadio e livre de transtornos nos fatores psicomotores em analogia ao corpo. Nessa perspectiva, esta abordagem justifica-se por sua relevância, tanto para áreas afins como em geral as quais necessitem de embasamento e sugestões para lidar com as situações postas no cotidiano. Objetivo Geral: Quais contribuições a psicomotricidade, por intermédio de intervenções psicomotoras, pode proporcionar aos alunos com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita e sua influência para melhor organização e maturação dos fatores psicomotores? Metodologia: Foi utilizada uma Pesquisa Ação de natureza básica, de cunho descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, com uma amostra não-probabilística. Instrumentos de coleta: Utilizou-se anamnese, com os pais, para conhecer um pouco da história dos alunos; questionários semiestruturados aplicados a professores da escola pública para colher informações do discente sobre suas dificuldades de aprendizagens; a aplicação da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca pré e pós intervenções psicomotoras para avaliar os fatores psicomotores e se houve amadurecimento dos mesmos; Escala de Desenvolvimento Escolar de Rosa Neto, para aferir o nível de leitura e escrita dos discentes com Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita, relatório espontâneo com reflexões sobre a intervenção de psicomotricidade concretizada e foram feitas fotos e vídeos durante as sessões de psicomotricidade. Realizou-se sessões de psicomotricidade que consistem como intervenções e práticas pedagógicas com 8 crianças, do 4º ano B, do Ensino Fundamental I, sendo2 (duas) do sexo feminino e 6 (seis) do sexo masculino que possuíam Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita. As sessões de psicomotricidade foram realizadas duas vezes por semana, totalizando 7 (sete) sessões, durante 2 (dois) meses; registrando tudo para análise através de fotos e filmagens. Resultados: Observou-se por meio da anamnese que a escolaridade dos pais é baixa, a maioria das mães trabalham como domésticas, cozinheira, assistente de serviços gerais, diarista e 2 (duas) mãe não trabalham, enquanto os pais trabalham de auxiliar de produção, locutor, vendedor, segurança e zelador, o que comprova uma renda familiar baixa. Na gestação 2 (duas) mães tiveram uma gravidez tranquila e saudável, enquanto as outras 6 (seis) tiveram uma gravidez conturbada devido a doenças e ou agressões durante a gestação. Todas as crianças apresentaram comprometimento no seu desenvolvimento motor, no que se refere a firmar a cabeça, sentar-se sem apoio, rolar, engatinhar, andar, falar, ou fizeram tardiamente ou pularam a etapa. Na primeira Bateria Psicomotora, 6 (seis) alunos exibiram Perfil Psicomotor Dispráxico, com ligeiras e específicas Dificuldades de Aprendizagem, somente 2 (dois) discentes demonstraram Perfil Psicomotor Normal. No Manual de Desenvolvimento Escolar, para averiguar as Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita, constatou-se o seguinte, somente 1 (um) aluno consegui finalizar quase todos os níveis do teste, menos a escrita espontânea; os outros 7 (sete) ficaram aquém para sua idade cronológica. A professora, segundo questionário respondido, expõe que todos os alunos estão no nível silábico e são totalmente dependentes para resolver atividades. Após as sessões de psicomotricidade realizou-se uma nova Bateria Psicomotora, através da qual manifestou-se um crescimento por parte dos discentes nos seus fatores psicomotores, passaram do Perfil Psicomotor Dispráxico, para o Perfil Normal e quando ressaltados os fatores psicomotores separadamente observase que houve um crescimento em alguns desses fatores. Conclusão: Conclui-se que houve um crescimento devido o amadurecimento dos fatores psicomotores dos discentes pós intervenções psicomotoras, pois os alunos tiveram uma mudança de perfil psicomotor. Desse modo percebe-se a contribuição da psicomotricidade como recurso pedagógico, através do brincar e do jogo simbólico proporcionando uma aprendizagem através do movimento e envolvendo as relações entre corpo e os fatores psicomotores ocorrendo uma maturação nos mesmos, sendo perceptível nos alunos uma mudança de postura em relação ao objeto, ao espaço, ao outro e ao seu corpo.postGraduateThesis.type.badge Educação inclusiva do aluno com necessidades especiais: desafios e perspectivas para os gestores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Marinho, Ilka Priscilla Cruz; Coquerel, Patrick Coquerel Stafin; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jonatas de França; Barros, Jardany do NascimentoO presente trabalho acadêmico focaliza o tema inclusão de alunos com necessidades especiais no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar do ensino regular. Configura o objetivo de refletir sobre a educação inclusiva, no que se refere ao papel do gestor, aos desafios e as perspectivas em destaque neste campo de atuação e estudo. A proposta inclusiva e a educação para todos, diante da construção de uma sociedade inclusiva. Trata-se, desta forma de um novo paradigma em ascensão e que deverá evoluir na direção de sua concretização plena, haja vista ser uma concepção que se desdobra em práticas produtivas, agregadoras, éticas, solidárias e respeitosas e que colaboram com o desenvolvimento da escola. Por isso, o serviço de educação especial adquire uma nova caracterização que vai além daquela apontada na Lei de Diretrizes e Bases, que a enquadra como uma modalidade de educação. Trabalhar na escola numa perspectiva inclusiva não é missão impossível para o gestor, mas um desafio. Um “propósito” de “querer”, “pensar e fazer” uma escola que inspire a troca entre os alunos, confrontes formas desiguais de pensamento, busque metodologias interativas, que faça do reconhecimento da diversidade, estratégia para uma nova aprendizagem, que conceba o aluno por inteiro e respeite a dignidade de todo e qualquer indivíduo.Dissertação Efeito agudo do exercício físico aeróbio com estimulação cognitiva sobre a memória e concentrações sérica do BDNF em idosos(2016-06-17) Cavalcante Neto, Francisco Holanda; Barros, Jonatas de França; ; ; Fayh, Ana Paula Trussardi; ; Chao, Cheng Hsin Nery; ; Bobinski, Franciane; ; Moreira, Sérgio Rodrigues;Há evidências de que o exercício físico pode diminuir a perda cognitiva e prevenir a demência em idosos, assim também como o treino cognitivo é outra intervenção que vem sendo investigada, representando o aprendizado de novas formas de resolução de problemas, no entanto os estudos que investiguem o exercício físico aliado à estimulação cognitiva, ainda são inconclusivos. Objetivo: Analisar o efeito de uma sessão de exercício físico aeróbio com estimulação cognitiva no desempenho da memória e no aumento do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) em idosos. Material e Métodos: O presente estudo se caracteriza como quase experimental, com delineamento crossover randomizado. Tivemos como amostra 30 idosos de ambos os sexos (69,3 ± 5,8 anos de idade; 29,7 ± 3,9 kg.cm-²), que foram submetidos a três diferentes sessões, sendo duas de exercício físico (sessão com exercícios automática e sessão com estímulos cognitivos) e uma sessão controle, cada sessão teve duração de 50 minutos. A memória foi avaliada com o teste de lista de palavras, realizou-se também uma coleta sanguínea antes e após cada sessão a fim de avaliar a variação da quantidade sérica do BDNF. Após a coleta foi verificado a normalidade e homogeneidade das variâncias. Utilizou-se ANOVA two-way de medidas repetidas para comparação entre e intrasessões das concentrações de BDNF e memória. Adotou-se como nível de significância estatística o p < 5%. Resultados: Na memória, as sessões não foram diferentes entre si, no entanto, houve um efeito significativo no tempo, apontando que houve diminuição significante no desempenho de memória em todas as sessões. Nos níveis de concentração do BDNF, as sessões não foram diferentes entre si, do mesmo modo, não houve significância na interação tempo × sessão. Conclusão: Uma única sessão de exercício aeróbio conjugada a estimulação cognitiva com intensidade moderada não é suficiente para aumentar o fator neurotrófico derivado do cérebro, podendo prejudicar o desempenho da memória em tarefas realizadas logo após o exercício.Dissertação Efeito agudo do exercício físico associado a praxias ideomotoras sobre as concentrações séricas de cortisol e memória declarativa em indivíduos com idade entre 51 e 74 anos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-27) Silva, Hudday Mendes da; Barros, Jonatas de França; ; http://lattes.cnpq.br/2184497905983937; ; http://lattes.cnpq.br/6378381829037997; Costa, Eduardo Caldas; ; http://lattes.cnpq.br/1216441676725839; Elsangedy, Hassan Mohamed; ; http://lattes.cnpq.br/7777329239184430; Lima, Ricardo Moreno; ; http://lattes.cnpq.br/5303085462744425; Moreira, Sérgio Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/2184344969303945Introdução: Diversas modificações são apontadas quanto ao envelhecimento, causando maior ou menor limitação imposta pelo decorrer dos anos. Dentre essas, pode-se destacar os diferentes graus de declínio cognitivo, particularmente da memória, podendo comprometer as atividades diárias e na funcionalidade do sujeito. Estudos demonstram associação entre os níveis de concentração sérica de cortisol e o estresse imposto pelo exercício sobre este. Porém, encontram-se escassos trabalhos que referencie o desempenho em aspectos cognitivos de memória declarativa e cortisol sobre o exercício físico na água com movimentos automáticos e práxicos e de intensidade moderada. Objetivo: Verificar o efeito do exercício físico agudo baseado em movimentos automáticos e práxicos sobre o desempenho de memória visual declarativa e nas concentrações séricas de cortisol em sujeitos com idade compreendida entre 51 e 74 anos. Materiais e métodos: Constrói-se uma pesquisa caracterizada como transversal, com uma amostra inicialmente de 32 sujeitos fisicamente ativos com faixa etária compreendidas entre 51 e 74 anos, divididas em dois grupos de exercício (Grupo de Marcha Automática – GMA e o Grupo de Marcha Práxica – GMP). Utilizouse de uma amostragem probabilística e aleatória para seleção da amostra. Utilizou o MEEM (Mini Exame do Estado Mental) para verificar o estado cognitivo geral, o teste de acuidade visual – cartela optótipos “E” de Rasquin e ainda foi utilizado o teste de memória visual declarativa proposto por Nitrini e colaboradores (1994), aplicando-se antes da estimulação motora e imediatamente após, assim como a realização da coleta sanguínea com 2 ml para análise do hormônio de cortisol. A normalidade e homogeneidade foram verificadas a partir dos testes de ShapiroWilk e Levene. Com isso adotou-se uma estatística descritiva para caracterização da amostra. A Split-Plot ANOVA, foi utilizada junto com o teste t pareado para verificar as diferenças apontadas. Adotou-se um nível de significância de p<0,05. Resultados: Observou-se que os grupos (GMA e GMP) quanto as variáveis antropométricas, percepção subjetiva de esforço, escolaridade, avaliação cognitiva e acuidade visual não apresentaram diferenças significativas (p>0,05), mostrando que os grupos encontram-se com variáveis homogenias e com médias viii semelhantes. Após a sessão de estimulação, de duração de 30 min, observou-se que o ∆ para quantidade de acertos das imagens do questionário de memória visual declarativa aumentou, apresentando-se significativo para ambos os grupos (GMA, p<0,001; GMP, p=0,042). O mesmo foi observado para a concentração de cortisol havendo uma redução dos níveis imediatamente após o estímulo (GMA e GMP, p<0,001). Conclusão: Os resultados apontaram que os exercícios propostos em seu efeito agudo proporcionam ganhos de memórias de forma significativa, assim como apresentam uma redução dos níveis de cortisol.TCC Efeito de oito semanas de treinamento resistido sobre a capacidade funcional e cognitiva em idosos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Pinheiro, Wesley Mendes; Barros, Jonatas de França; Martins, Ludmila Lucena Pereira Cabral; Morais, Maryana Priscila Silva deO envelhecimento é um processo que provoca mudanças estruturais do organismo humano, sendo que a forma e a velocidade que este processo ocorre dependem de vários fatores. Os indivíduos que praticam atividades físicas durante a vida adulta e na velhice conseguem retardar o processo e suas consequências no organismo. Objetivo: Verificar o efeito de oito semanas de treinamento resistido sobre a capacidade funcional e cognitiva em idosos. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, tipo transversal. Os participantes do estudo (n=5) apresentaram idade média de 64,2 (desvio padrão 4,2), previamente ativos. A capacidade funcional foi avaliada pelos seguintes testes: teste de flexão do braço em 30 segundos (resistência de força MMSS), teste de levantar e sentar na cadeira em 30 segundos (resistência MMII), teste de sentar e alcançar o pé (flexibilidade de MMII), teste de tocar as mãos nas costas (flexibilidade MMSS), teste de caminhar 10 metros (velocidade), teste de locomover se pela casa (agilidade). A capacidade cognitiva foi avaliada através do Mini Exame do Estado Mental (MEEM). As análises foram conduzidas no Microsoft Excel 2010. Com intuito de se obter a análise descritiva dos dados, foram aplicados medidas de tendência central e variabilidade (média e desvio-padrão). O efeito do treinamento (variável independente) sobre as variáveis dependentes foi analisado pelo Teste-T pareado. Resultados: Os dados indicam que oito semanas de treinamento resistido foram capazes de promover melhoras significativas nos testes de resistência de força de MMSS, MMII, agilidade e cognição (p<0,05). Conclusão: O treinamento resistido supervisionado pode ser considerado uma modalidade efetiva para combater o declínio da capacidade funcional e cognitiva em idosos.Dissertação Efeitos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento psicomotor e afetivo/social de crianças com necessidades especiais: uma revisão sistemática com metanálise(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-29) Rodrigues, Mônica Giordana Francieli Blau; Barros, Jonatas de França; https://orcid.org/0000-0001-5704-9209; http://lattes.cnpq.br/1275683450218738; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Silva, André Ribeiro da; Costa, Eduardo Caldas; Almeida, Hélio Franklin Rodrigues deIntrodução: O desenvolvimento de crianças com necessidades especiais (CNE), pode ser afetado por uma condição transitória ou permanente que interfira no seu desenvolvimento normal. Dependendo da sua deficiência/limitação, os sintomas podem ser desde circunstanciais, imperceptíveis até níveis mais comprometedores, dificultando a aquisição de habilidades motoras, linguísticas e sociais, causando um impacto significativo no seu progresso do desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Porém, ser uma criança com necessidades especiais permanentes ou transitórias não determina seu processo de desenvolvimento. É possível fomentar seu desenvolvimento com estímulos e um ambiente adequado. Para isso, estratégias de intervenção são potencialmente determinantes. Um programa de intervenção psicomotora (PIP), concebe a possibilidade de atuar no desenvolvimento psicomotor e no desenvolvimento afetivo/social de uma criança e de sua necessidade específica a fim de evoluir/compensar suas deficiências. Objetivo: Sintetizar as evidências sobre os efeitos das intervenções psicomotoras (IP), quais são os benefícios e as possibilidades de implementação em prol do desenvolvimento psicomotor e afetivo/social de crianças com necessidade especial (CNE). Métodos: Este estudo é uma revisão sistemática e metanálise que foi reportada de acordo com as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Os estudos incluídos foram os ensaios clínicos randomizados (ECR) publicados de janeiro de 1970 até abril de 2021 nas seguintes bases de dados: PubMed; MEDLINE (OVID), EMBASE, LILACS e Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), SCOPUS, Web of Science, Redalyc e Science Direct, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Google Scholar e Periódicos da Capes. Os critérios de elegibilidade do estudo foram previamente estabelecidos de acordo com o modelo PICO. A ferramenta Cochrane Risk of Bias 2 (ROB2) foi utilizada para avaliar o risco de viés. Já a metanálise foi realizada no Review Manager 5.4.1 (RevMan® 5.4.1). Resultados: Foram incluídos 47 estudos, com amostras entre 06 e 450 participantes, realizados em diferenciados contextos, diferentes abordagens de Intervenções Psicomotoras (IP) e com crianças com variadas deficiências, transtornos ou limitações. O sexo prevalente dos participantes dos estudos foi masculino (64,8%). Os resultados mostraram que crianças com alguma deficiência correm maior risco de inúmeros distúrbios físicos e psicossociais em comparação a crianças com desenvolvimento normal precisando de intervenções terapêuticas a fim de auxiliar em seu desenvolvimento. A metanálise realizada com 15 estudos mostrou os efeitos das diferentes abordagens de intervenções psicomotoras (IP) sobre os desfechos psicomotores e afetivo/social em crianças com necessidades especiais (CNE). Nos estudos com intervenções psicomotoras (IP) com abordagem TECNOLÓGICA, dentre as variáveis, a destreza manual (P=0.32) e equilíbrio (P=0.70) mostraram uma tendência de favorecimento ao grupo intervenção quando comparado ao grupo controle, mas sem diferenças estatísticas significativas. Semelhantes resultados foram encontrados nas intervenções psicomotoras (IP) com abordagem SENSORIAL que promoveram mudanças favoráveis na integração visomotora (P=0.01) e na integração sensorial (P=0.27), mas sem significância estatística. A variável funções cognitivas (P=0.003), alcançou escores mais significativos para a abordagem SENSORIAL. Por fim, as intervenções psicomotoras (IP) com abordagem PRÁTICAS CORPORAIS promoveram mudanças significativas na responsividade social (P<0.00001) indicando melhorias no desenvolvimento afetivo/social. Conclusão: Os resultados sugerem os benefícios das intervenções psicomotoras (IP) no desenvolvimento de resultados psicomotores e afetivos/sociais em crianças com necessidades especiais (CNE), especificamente, nas funções cognitivas e na responsividade social, as quais apresentaram melhores resultados. Número de registro PROSPERO: CRD42021249292.Dissertação Efeitos de diferentes protocolos de exercício físico em meio aquático sobre o desempenho motor-cognitivo e função cognitiva em idosas fisicamente ativas: um estudo cruzado(2017-09-11) Silva, Ricardo André Gomes da; Barros, Jonatas de França; ; ; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; Almeida, Helio Franklin Rodrigues de;Introdução: O processo de envelhecimento é inevitável, porém varia de indivíduo para indivíduo os efeitos causados por ele, sabe-se que o envelhecimento ativo retarda os efeitos degenerativos causados pelo avanço da idade, sendo assim dependendo do programa de atividades praticadas ao longo do tempo contemplará modificações substancias diferentes sobre os desempenhos motores e cognitivos em comparação a idosos que não possuem um estilo de vida ativo. Objetivo: Analisar quais os efeitos agudos de diferentes sessões (automática, dupla tarefa, cognitiva e momento controle) sobre o desempenho da marcha e função executiva em idosas fisicamente ativas. Métodos: Trata-se de um estudo controlado e randomizado com delineamento cruzado, onde cada sujeito passará por duas sessões de exercícios físicos cientificamente metodizados (sessão dupla tarefa e sessão automática), uma sessão com estimulação cognitiva e um momento controle, conforme se descreve a seguir: A sessão dupla tarefa ocorreu através de exercícios com estimulações baseadas na aprendizagem motora com movimentos novos em meio aquático, a sessão automática ocorreu através de exercícios com movimento padronizado em meio aquático, e a sessão cognitiva ocorreu através de estímulos cognitivos (audiovisual) por meio de um vídeo que demonstravam exercícios físicos aquáticos, o momento controle não houve nenhum tipo estimulação motora e cognitiva, no qual os sujeitos permaneciam deitados em um colchonete. Para analisar o efeito sobre o desempenho da Marcha, usou-se o Teste de levantar e caminhar em diferentes situações e para analisar a Função executiva usou-se os Testes de Trilhas A e o Teste de Stroop. A normalidade dos dados foi verificada pelo teste Shapiro-Wilk. Os dados foram expressos em mediana e percentis 25 e 75. Teste de Friedman foi aplicado para comparar os valores de mudança absoluta (Δ = pós – pré) de cada variável dependente entre as sessões de exercício. Teste de Wilcoxon foi usado na comparação intra-condição de cada variável dependente. O tamanho do efeito foi calculado pela seguinte fórmula: [z / √ n]. O nível de significância estatística adotado foi de p < 0,05. Os procedimentos estatísticos foram feitos com auxílio do SPSS para Win/v.22.0 (Statistical Package for Social Sciences, Chicago, IL, USA). Resultados: Quanto ao desempenho da marcha e da função executiva, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativa entre as sessões (dupla tarefa, automática, cognitiva e momento controle), porém, observado uma melhor sobre a marcha motor-motor após a sessão automática (p = 0,015) e dupla tarefa (p = 0,001) e na macha motor-cognitiva somente após a sessão de dupla tarefa (p = 0,032). Observou-se também, uma melhora do teste de Stroop após as sessões automáticas (p = 0,003) e dupla tarefa (p < 0,001) e ainda sobre o teste de Trilhas após as sessões automática (p = 0,020), dupla tarefa (p < 0,001) e cognitiva (p < 0,001). Não houve efeito na variável da sessão controle (p > 0,05). Conclusão: Os resultados do estudo demonstraram que o protocolo de dupla tarefa utilizado apresentou um efeito potencial positivo na melhora ao desempenho motor-cognitivo e nas funções cognitivas em idosas fisicamente ativas, relacionado ao aspecto da mobilidade e ao aspecto cognitivo. Desta forma, sugere-se o incentivo da adição de exercícios com outras sessões de demanda com dupla tarefa na prática clínica e nas práticas de atividades físicas regulares como uma forma de melhorar o desempenho funcional e prevenir possíveis acidentes em idosas ativas.Dissertação Efeitos de sessões de psicomotricidade relacional sobre o perfil das habilidades motoras e controle postural em indivíduo com transtorno do espectro autista(2016-08-25) Ferreira, Ana Charline Dantas; Barros, Jonatas de França; ; http://lattes.cnpq.br/2184497905983937; ; http://lattes.cnpq.br/6210285133582037; Brito, Daniel Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/0309867962857961; Neto, Francisco Rosa; ; http://lattes.cnpq.br/2070247575633445; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; Monteiro, Margareth de Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/0441344070307687O Transtorno do Espectro Autista é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento e do comportamento que se caracteriza pela dificuldade na interação e comunicação social com comportamentos repetitivos do indivíduo, podendo estar associado a outras síndromes com causas múltiplas. Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista possuem padrão de desenvolvimento humano irregular e déficits no desenvolvimento motor. A Psicomotricidade Relacional é uma prática pedagógica, dedicada à movimentação corporal espontânea e ao brincar que utiliza o imaginário e o simbólico, o emocional e o afetivo, dispondo à criança e ao adulto diferentes objetos nos quais observa-se a interação entre eles. OBJETIVO: Avaliar os efeitos de sessões de Psicomotricidade Relacional sobre o perfil das habilidades motoras e o controle postural em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com delineamento de um estudo de caso avaliativo. Acompanhou-se um indivíduo com 5 anos de idade, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. Para coleta de dados pré e pós-testes foram utilizadas a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e Posturografia em Plataforma de Força. Foram aplicadas 8 sessões de Psicomotricidade Relacional com crianças com o Transtorno do Espectro Autista, sendo uma por semana com duração de 60 minutos, registradas por meio de relatório construído pelos professores da sessão. Em seguida, o indivíduo foi reavaliado. Os resultados foram analisados de forma descritiva (pré e pós), sendo o da EDM por sua própria escala e a Posturografia pelo delta percentual de variação (Δ%). RESULTADOS: As sessões de Psicomotricidade Relacional promoveram ao indivíduo uma vivência corporal que permitiu uma maior movimentação e interação com os professores, e com as demais crianças na sessão, modificando o perfil das habilidades motoras e do controle postural, fato que foi demonstrado através dos resultados positivos da Escala de Desenvolvimento Motor e na diminuição da oscilação postural. Avanços foram encontrados nos testes da Escala de Desenvolvimento Motor nas áreas da motricidade fina, motricidade global, esquema corporal e organização temporal, não apresentando diferença na área do equilíbrio e apresentando diminuição dos escores na área da organização espacial. O quociente motor geral (QMG) passou de uma classificação muito inferior (QMG: 61,5) para normal baixo (QMG: 82,4) modificando a classificação de risco grave para risco leve no desenvolvimento motor. A Posturografia apontou escores de diminuição nas oscilações do centro de pressão nas variáveis analisadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir de uma abordagem espontânea do brincar, na qual o indivíduo é estimulado a entrar numa movimentação e vivência corporal, percebeu-se que as sessões de Psicomotricidade Relacional surtiram efeitos positivos sobre o perfil das habilidades motoras e controle postural do indivíduo com Transtorno do Espectro Autista avaliado no presente estudo.Dissertação Efeitos de um programa de psicomotricidade relacional no meio aquático sobre o comportamento social em crianças com transtorno do espectro autista(2018-03-09) Benjamim, Eloyse Emmanuelle Rocha Braz; Barros, Jonatas de França; ; ; Surdi, Aguinaldo Cesar; ; Almeida, Helio Franklin Rodrigues de; ; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; Gutierres Filho, Paulo José Barbosa;Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento que compromete, entre outros aspectos, a socialização e a comunicação, e em muitos casos, promove déficit intelectual, sendo tal fato provocador de atraso no desenvolvimento pessoal. Deste modo, usamos a abordagem relacional da psicomotricidade, que é uma interessante ferramenta para melhorar os aspectos comportamentais, que exigem mais atenção no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista. Objetivo: Analisar os efeitos de um programa de psicomotricidade relacional em meio aquático sobre o comportamento social de crianças com transtorno do espectro autista.Metodologia: Trata-se de uma pesquisa mista, com preponderância qualitativa, sendo apresentado como estudo de casos descritivo-avaliativo. A amostra é formada por 6 (seis) sujeitos de 5 (cinco) a 7 (sete) anos de idade, de ambos os sexos, com transtorno do espectro autista usuários dos serviços de saúde do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil de Natal/RN. Os sujeitos participaram de um programa de 14 (quatorze) sessões de psicomotricidade relacional 2 (duas) vezes por semana, 50 (cinquenta) minutos por sessão. Foram utilizados 2 (duas) escalas relativas a situação sintomática comportamental: ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) e Escala ABC (Escala de Comportamento Atípico) que aplicamos antes e depois das 14 (quatorze) sessões de psicomotricidade relacional. Todas as intervenções foram filmadas, fotografadas, analisadas e descritas, além da utilização de prontuários de acompanhamento e clínico institucional do serviço de saúde, relatórios dos professores de Educação Física participantes das sessões e as entrevistas semiestruturadas com os pais. Resultados: Ao verificar a escala ABC dos participantes pré e pós-intervenção foi encontrado diferenças significativas em irritabilidade (t(5)=3,266; p=0,022), comportamento (t(5)=2,744; p=0,041) e fala inapropriada (t(5)=2,939; p=0,032). Já na escala ATEC não houve diferença significativa em nenhum quesito das suas sub-escalas. Nas entrevistas os pais expuseram ter havido mudanças positivas na socialização dos sujeitos. Os relatórios, imagens e vídeos retrataram boa interação entre os pares, com os objetos e professores durante as sessões. Somente uma criança apresentou alteração na autonomia nas atividades da vida diária (AVD’s). Conclusão: Um programa de psicomotricidade relacional no meio aquático parece melhorar o comportamento social, comunicação e diminuir a irritabilidade de crianças com transtorno do espectro autista. Efeitos foram positivos foram evidenciados nas AVD’s em um dos sujeitos.Dissertação Os efeitos do programa de intervenção da psicomotricidade relacional com a criança autista na construção das interações sociais(2016-03-22) Simeão, Débora Lima de Oliveira; Barros, Jonatas de França; ; ; Melo, José Pereira de; ; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; ; Monteiro, Margareth de Vasconcelos; ; Brito, Daniel Bezerra de;As intervenções pedagógicas e terapêuticas no campo do autismo ganharam espaços nas discussões acadêmicas, principalmente no campo da promoção da interação social, além de ser fundamental na mediação de todo processo de aprendizagem. No campo científico se discute até que ponto a ausência da interação social, do contato com o outro pode interferir no desenvolvimento e formação do indivíduo com autismo. Esta carência avaliada faz parte do espectro do autismo e nota-se que é preciso oportunizar aos indivíduos autistas mecanismos para lhe dar com essa dificuldade. Nesta acepção a proposta de pesquisa avaliou os benefícios do programa de intervenção em Psicomotricidade Relacional com criança autista na faixa etária de 4 anos, atingindo um público da primeira infância ou em idade pré-escolar, sexo masculino, no aspecto das relações afetivas junto ao objeto, a relação com o psicomotricista e seus pares. Um estudo de caso, de corte qualitativo com metodologia descritiva. Para coleta de dados foi utilizado prontuário com dados da anamnese e registro do profissional de Psiquiatria para confirmar o diagnóstico de autismo e estágio de desenvolvimento, critérios de inclusão da pesquisa, dados do campo afetivo e para análise dos dados foi baseado na observação de fotografias e vídeos. A pesquisa aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial - CAPSi/Natal-RN, uma instituição com características peculiares, que trabalha com indivíduos com comprometimento intelectual, patologias mentais e indivíduos autistas, este último foco da pesquisa, o qual tem o escopo de buscar circunstâncias que podem confirmar ou ampliar a abordagem da Psicomotricidade Relacional. Os resultados foram encorajadores no campo das relações afetivas junto ao psicomotricista, a criança em foco estabeleceu um elo de comunicação corporal e de confiança, quanto ao objeto verificou-se que a função relacional teve avanços significativos, o qual permitiu estabelecer o contato com o adulto e com os pares, e nesta relação observou-se o jogo de imitação, o qual conduziu a uma maior aproximação e na construção da percepção do outro. Neste estudo nota-se que a abordagem em Psicomotricidade Relacional é um método alternativo considerável no trabalho junto às crianças autista na construção das relações afetivas, e assim, corroborando com os objetivos propostos.TCC Exercícios físicos: fatores intervinientes na atividade da vida diária buscando uma melhoria da qualidade de vida em pessoas com Doença de Parkinson(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Silva, Tatiane Alves da; Barros, Jonatas de FrançaO parkinsonismo é um distúrbio neurológico progressivo e degenerativo. Entre as síndromes neurológicas ele é considerado um dos mais incidentes em indivíduos com mais de 50 anos. O exercício para doença de Parkinson (DP) deve priorizar um programa global e individualizado. Como a doença de Parkinson tem características crônica e progressiva, o engajamento em um programa de treinamento tem que ocorrer de forma precoce assim que diagnosticada a doença. O objetivo do plano de trabalho foi descrever a atividade da vida diária e a qualidade de vida dos Parkinsonianos através da atividade da caminhada na água. Fizeram parte desse estudo 8 sujeitos com a doença de Parkinson tempo médio da doença de 3 anos. Amostra foi composta por 2 mulheres e 6 homens com média de idade de 58 anos. Todos participantes do projeto Minha Melhor idade da UFRN, realizado nas piscinas semiolímpicas do campus universitário. O impacto que cada fator tem sobre o a saúde do portador da doença de Parkinson, não segue um padrão, em sua manifestação para cada sujeito. Foram observados piores resultados nos itens fala, motivação e vestir. Relataram que a limitação da fala os desencorajam a conversar com outras pessoas, pois existe uma dificuldade em serem compreendidos. As pessoas com Parkinson são acometidos por distúrbios que vão além da questão motora. O engajamento dos parkinsonianos em exercícios físicos, pode ser uma saída não medicamentosa para amenizar as perdas cognitivas, essas que não são somente motoras.Dissertação A influência da estimulação transcrâniana por corrente contínua nos parâmetros de dano muscular induzido pelo exercício(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-22) Marinheiro, Richardson Correia; Barros, Jonatas de França; ; http://lattes.cnpq.br/2184497905983937; ; http://lattes.cnpq.br/8083788819573531; Okano, Alexandre Hideki; ; http://lattes.cnpq.br/9586370984131426; Elsangedy, Hassan Mohamed; ; http://lattes.cnpq.br/7777329239184430; Silva Filho, Lindomar da; ; http://lattes.cnpq.br/6448719754254109; Brito, Ciro José; ; http://lattes.cnpq.br/3124488985626826A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma técnica não invasiva que apresenta características anti-fadigante e analgésica. Com o objetivo de testar seus efeitos sobre a diminuição da força e do aparecimento da dor muscular de início tardio (DMIT), apresentados após um evento de dano muscular induzido pelo exercício (DMIE), foi utilizado um estudo clínico de caráter experimental, controlado, randomizado e duplo-cego. A amostra foi composta por 24 jovens do sexo masculino, aparentemente saudáveis (19,7±1,8 anos; 23,6±3,65 IMC), os quais foram alocada, de forma aleatória e estratificada, nos seguintes grupos: G1: grupo controle; G2: grupo de estimulação após o dano e G3: grupo com estimulação antes e após o dano muscular. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e análise de variância ANOVA, adotando-se um nível de significância de 5%. O aumento nos níveis séricos de CK (56.18%) e LDH (24,15%) comprovou a ocorrência do DMIE. Em contrapartida, após a análise de variância para comparação dos tratamentos aplicados, pode-se observar que não houve diferenças significativas nos níveis de CK (p= 0,3514) e força muscular (p= 0,9702). A DMIT transcorreu como esperado, mas sem diferença significativa entre os grupos (p= 0,4861). Estes dados demonstraram que a ETCC não foi capaz de modular a DMIT e a diminuição da força muscular após o DMIE em jovens aparentemente saudáveispostGraduateThesis.type.badge Intervenção psicomotora na escola: um diálogo entre a Educação Física e o Atendimento Educacional Especializado (AEE)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-20) Oliveira, Fabyana Soares de; Ferreira, Carlos Alberto de Mattos; Ferreira, Carlos Alberto de Mattos; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jonatas de FrançaAs experiências vividas são fundamentais para o desenvolvimento de cada indivíduo. É por meio da exploração, das experiências vividas que o indivíduo estabelece relações entre si e com o mundo externo, construindo assim, as descobertas que contribuem na aprendizagem do ser corpo e do corpo em sua totalidade, com a materialização por meio das ações e do movimento. Porém, quando tratamos de crianças com deficiência, que muitas vezes não são estimuladas o suficiente para que possam ter autonomia, no qual necessitam de intervenções que contribuam no seu desenvolvimento. Percebemos então, que estabelecer o diálogo entre a Educação Física e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no âmbito escolar, com a utilização da psicomotricidade como metodologia, pode ser uma possibilidade de intervenção a contribuir para o desenvolvimento integral das crianças com deficiência, em busca de que os educandos adquiram autonomia em sua vida social. Diante do exposto, objetiva-se por meio deste projeto, analisar as possibilidades de intervenções psicomotoras com alunos com deficiência a fim de contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem e na apropriação das experiências através do movimento. Então, por acreditar nas potencialidades dos alunos com deficiência, a execução desse projeto tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento psicomotor desses educandos.postGraduateThesis.type.badge Memorial descritivo: Allanda Harêta Lopes da Silva Domingos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-27) Domingos, Allanda Harêta Lopes da Silva; Lovisaro, Marta; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jonatas de FrançaApresenta um memorial descritivo sobre experiências vivenciadas durante o Curso de Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar.TCC Os efeitos da hidroginástica na resistência muscular localizada dos membros superiores em idosas fisicamente ativas com idade acima de 60 anos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-25) Silva, Francisco Canindé da.; Barros, Jonatas de França; Martins, Ludmila Lucena Pereira Cabral; Morais, Maryana Pryscilla Silva deOs efeitos da hidroginástica na resistência muscular localizada dos membros superiores em idosas fisicamente ativas com idade acima de 60 anos. Introdução: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2030 a expectativa de vida da população brasileira alcançará em média 78,64 anos. Estima-se que haverá cerca de 41 milhões de idosos com 60 anos de idade ou mais (Simões, 2016). Desta forma é imprescindível que se criem estratégias que visem à melhora da qualidade vida dos idosos. O objetivo do presente estudo foi de analisar os efeitos da hidroginástica na resistência muscular localizada dos membros superiores em mulheres idosas fisicamente ativas com idade acima de 60 anos participantes do Projeto de Extensão “Minha Melhor Idade” do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Teve como metodologia uma pesquisa de campo com a finalidade aplicada; com objetivo analítico; natureza observacional; com abordagem quantitativa; de coorte prospectivo; com amostragem não probabilística voluntária. (FONTELLES ET AL, 2009). Com amostra de 19 (dezenove) idosas voluntárias do Projeto Extensão “Minha Melhor Idade” do Departamento de Educação Física da UFRN com idade média (68,63 ±4,46). Instrumento de medida utilizado foi o Teste de Força flexão do cotovelo em 30 segundos - Protocolo dos Testes de Aptidão Física Funcional da Bateria de Testes de Rikli & Jones (1999). Com avaliações pré-período de treino e pós-período de treino após 08 (oito) semanas de treinamento aeróbios de hidroginástica com intensidade autosselecionada, 03 (três) vezes na semana, com duração de 50 min/dia. O Resultado da avaliação pré-treino teve média (19,26 ±2,31), significância (p = 0,3119) Var (5,32), enquanto pós-treino obteve média (24,16 ±3,1), variância (9,58), significância (p = 0,47) e correlação de Pearson (0,58). Conclui-se que os exercícios físicos ministrados nas aulas de hidroginástica do Projeto de Extensão Minha Melhor Idade proporcionam ganhos de força de resistência muscular dos membros superiores de idosas.Dissertação Prática desportiva e qualidade de vida de crianças do bairro de nova descoberta Natal / RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-27) Cortês Neto, Ewerton Dantas; Miranda, Hênio Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/5697923336690125; ; http://lattes.cnpq.br/0885609076249585; ; http://lattes.cnpq.br/2992365760590748; Costa, Marcos Aurélio de Albuquerque; ; http://lattes.cnpq.br/7432693150713988; Barros, Jonatas de França; ; http://lattes.cnpq.br/2184497905983937Objetivos: O presente estudo teve o objetivo de analisar a contribuição das práticas desportivas para as crianças participantes em programas sociais. Método: Trata-se de pesquisa de natureza descritiva. A amostra foi composta por 51 participantes do Projeto Nova Descoberta, com faixa etária entre 8 a 17 anos, do sexo masculino (n=29) e feminino (n=22). Como instrumento foi aplicado uma entrevista semi-aberta com 10 itens em um período de dois anos consecutivos (2007 e 2008) com as crianças e adolescentes, além dos dados documentais nas escolas conveniadas do Projeto. Resultados: O desempenho dos participantes nos grupos aderentes e não aderentes em termos de rendimento escolar no ano de 2007 não apresentaram diferenças estatisticamente significantes (p<0,05). Observou-se diferença significativa (p<0,05) na disciplina de Português quando da comparação entre os grupos, com média maior para os alunos aderentes no ano 2008. Discussão: Diante do contexto encontrado nos projetos esportivos sociais, surge uma série de indicadores que contribuiriam para uma avaliação da validade da proposta com fidedignidade. Existe a possibilidade de outras características do ambiente interferir na participação e no envolvimento em atividade física, e conseqüentemente, na situação saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes. Conclusão: Verificou-se que indicadores de desempenho escolar podem ser tomados em conjunto com demais elementos como desenvolvimento de habilidades, participação em outras atividades, motivação para as atividades, comportamento e atitudes tanto na casa dos participantes como na escola, para avaliação mais ampla e efetiva de projetos sociais