Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barros, Jorge Augusto de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Conhecimento sobre o corpo e treinamento intervalado de alta intensidade: possibilidade de intervenção pedagógica para redução dos níveis de ansiedade em escolares do ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Barros, Jorge Augusto de Oliveira; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aaparecida; Caldas, Eduardo; Costa, Ingrid Bezerra Barbosa
    A ansiedade é um fenômeno natural do organismo que acontece por uma elevada ativação do sistema nervo simpático quando colocado em situação de estresse. Os fatores – magnitude e duração da ansiedade – se relacionam com baixos níveis de assimilação de informações estes fatores são determinados pelo nível de ameaça que o indivíduo atribui à situação. Na adolescência, vários aspectos funcionais, biológicos, emocionais e sociais sofrem modificações significativas. Essas transformações vivenciadas na adolescência possuem forte cunho emocional tornando-se um fator gerador de ansiedade. No ano de preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) o adolescente pode vir a experimentar sentimentos de solidão, insegurança e dúvidas, o que pode resultar níveis elevados de ansiedade. O enfrentamento de problemas de cunho emocional está fortemente relacionado à diminuição do nível de atividade física, e tratando-se de adolescente esta mudança pode vir a desenvolver hábitos sedentários na fase adulta. A Educação física escolar discute e defende uma educação pelo corpo integralizado onde este é considerado em todo o processo de ensino-aprendizagem, quebrando paradigmas e adaptando-se sempre para as realidades educacionais atuais, esta tem o papel de inserir a “Cultura do corpo e do movimento” através de abordagem que considerem o como de forma integral. Uma prática pedagógica construída a partir do conteúdo da Educação Física escolar “conhecimentos sobre o corpo” pode ser uma intervenção pedagógica com esse papel. O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é um treinamento composto por blocos de exercício de alta intensidade, intercalados por um período de intervalo entre os sets. O HIIT possui características das atividades físicas espontâneas realizadas por crianças e adolescentes e também possui características semelhantes á de jogo populares, oferecendo vantagem para a prescrição para jovens numa intervenção pedagógica voltada para redução dos níveis de ansiedade. O objetivo foi o de verificar o nível de ansiedade antes e depois da intervenção de aulas sistematizadas com abordagem crítico-superado e modelos de Participaram do estudo 47 alunos do ensino médio. A intervenção pedagógica foi construída por 4 aulas sistematizadas com o conteúdo “conhecimentos sobre o corpo” e modelos de HIIT. Resultados: Foi observada diminuição no estado patológico de ansiedade e aumento do estado de ansiedade normal. Uma intervenção pedagógica que levou o educando a pensar sobre seu próprio corpo durante e após o exercício físico foi capaz de reduzir os níveis de ansiedade patológica em escolares do ensino médio.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM