Navegando por Autor "Barros, Joyce Mariana Alves"
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Tese A educação em uma perspectiva inclusiva nos espaços formativos de diálogo compartilhado: os professores e suas práticas pedagógicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Barros, Joyce Mariana Alves; Dias, Maria Aparecida; https://orcid.org/0000-0003-3644-604X; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; https://orcid.org/0000-0002-4807-8099; http://lattes.cnpq.br/4661498920924286; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Silva, Hudday Mendes da; https://orcid.org/0000-0003-1492-2404; http://lattes.cnpq.br/6378381829037997; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; https://orcid.org/0000-0003-0355-2524; http://lattes.cnpq.br/3628782671116228; Machado, Roseli BelmonteA promoção de uma educação inclusiva é um desafio constante para o profissional da Educação Básica, provocando reflexões sobre aspectos como Inclusão, Formação de Professores e Interdisciplinaridade. A participação da comunidade escolar na legitimidade da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) é um ponto importante a ser considerado na formação de professores. Essas reflexões direcionam a seguinte problemática: “Como os professores definem, a partir de suas vivências, uma formação em uma perspectiva inclusiva?”. Com base na Pesquisa-ação Colaborativa, define-se como objetivo geral: “Problematizar a formação de professores na construção de uma prática pedagógica em uma perspectiva inclusiva na infância”. Como objetivos específicos: analisar a estrutura e as necessidades docentes na consolidação da formação de professores em uma perspectiva inclusiva; e propor/mediar/avaliar uma construção coletiva de ação formativa em uma perspectiva inclusiva, considerando as vivências dos docentes do NEI CAp/UFRN, o contexto (pós) pandemia Covid-19 e o diálogo com outros atores da inclusão escolar. A pesquisa investigou os professores do NEI CAp/UFRN que atuaram durante o período de (pós) pandemia na Educação Infantil e/ou Anos iniciais do Ensino Fundamental. Sua execução foi dividida em: 1) Aplicação de questionário; 2) Elaboração do plano de trabalho; 3) Encontros formativos e 4) Entrevista Coletiva. Os encontros formativos contaram com a colaboração dos participantes e demais atores da inclusão escolar que, a partir de uma epistemologia da prática pedagógica, provocaram processos coletivos. Aconteceram 5 encontros formativos com os seguintes temas: 1) Problemas emergentes e possíveis encaminhamentos; 2) lugar de fala dos atores envolvidos; 3) Organização didática e crianças NEE; 4) Movimento curricular, e 5) Domínio de instrumentos para aprimorar a prática pedagógica. Na entrevista coletiva, destacou-se a importância de espaços de diálogo compartilhado para efetivar a educação em uma perspectiva inclusiva. Por fim, concluímos que a formação de professores é um caminho para promover uma educação inclusiva, legitimando a prática pedagógica em espaços de diálogo compartilhado. Ao incluir os marcadores sociais no debate, a interseccionalidade provoca agendas de pesquisa que pautem a formação de professores.TCC A interlocução de saberes das práticas corporais de conscientização na educação de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Aguiar, Milena de Oliveira; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Melo, José Pereira de; Barros, Joyce Mariana AlvesA pesquisa promove a interlocução de saberes da Educação Física Escolar com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o objetivo de relatar a experiência pedagógica da Educação Física para os discentes desse nível de ensino. Para isso desenvolvemos a partir do conteúdo Práticas Corporais de Conscientização, deste modo sistematizando as aulas em uma turma do 1º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Lourdes Guilherme, Natal/RN, a qual foi aplicada entre maio e julho. Com esse olhar, utilizamos a metodologia qualitativa-descritiva, com a qual reconhecemos os distintos sujeitos envolvidos no processo educacional e a preocupação com a realidade. Para fazer essa sustentação teórica, buscamos autores que compartilhassem sobre a EJA ou as Práticas Corporais de Conscientização, unindo-as e apresentando resultados positivos, os quais são representados por gráficos, fotos e discursos dos alunos. Dessa forma, realça fatores pedagógicos como didática, metodologia e sistematização, buscando estreitar como acontece as aulas que utilizam a cultura de movimento como pilar. Logo, é uma instigante pesquisa que ressalva conteúdos esquecidos, mas essenciais para nossa consciência corporal, assim convidando a reflexão crítica da Educação Física na EJA a partir desse conteúdo, buscando proporcionar debates infindáveis sobre os referidos temas e apontando seus benefícios.TCC A ressignificação dos jogos populares utilizando a mídia como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Medeiros, Diego Neylton de; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Sena, Dianne Cristina Souza de; Barros, Joyce Mariana AlvesÉ muito difícil ir à algum lugar hoje em dia e não se deparar com um aparelho tecnológico, principalmente as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) e as mídias reproduzidas por elas, essas estão presentes em praticamente todos os ambientes do nosso dia-a-dia, seja uma TV, um computador, um celular, não importa qual seja o aparelho, na grande maioria das vezes nos deparamos com algum deles. A escola tendo papel importante perante a sociedade não ficaria de fora da era da tecnologia, portanto, esse trabalho buscou analisar o uso das mídias e TIC’s dentro do processo de ensino e aprendizagem das aulas de Educação Física. As aulas foram desenvolvidas na Escola Estadual Professora Maria Queiroz, localizada no bairro de Felipe Camarão em Natal/RN, a turma selecionada foi o 9º ano do Ensino Fundamental II. O conteúdo das aulas foi o Jogo, mais especificamente os jogos populares, juntamente com o conteúdo foram abordadas suas três dimensões: conceitual, atitudinal e procedimental. As aulas foram planejadas de maneira sistematizada, ou seja, foram organizadas de uma forma progressiva e contínua, associando uma aula com a outra, do simples para o complexo. As mídias escolhidas foram filmes e vídeos que retratam novas formas de pensar nos jogos de pular corda e a queimada, através deles pensamos em maneiras de ressignificar esses jogos buscando resgatar os elementos que fizeram parte da nossa cultura. Após as intervenções, analisamos a partir da aplicação de um questionário, os relatos dos alunos durante as aulas e os resultados das atividades realizadas pelos alunos, se as mídias escolhidas foram úteis para a sistematização do conteúdo Jogo e a ressignificação dos jogos populares de corda e o jogo da queimada, além disso, procuramos identificar se a interlocução das mídias com os métodos tradicionais de ensino foram uma boa estratégia para motivar os alunos a participarem mais das aulas. A partir deste trabalho, pode-se pensar em novas estratégias a serem utilizadas, pois, o leque de opções cresce a cada ano com o avanço dos aparelhos tecnológicos e o surgimento de novas mídias.TCC Análise das escolhas das práticas pedagógicas de ensino pelos professores da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-05) Barbosa, Kássia Thaisa da Silva; Santos, Antônio de Pádua dos; Surdi, Aguinaldo Cesar; Barros, Joyce Mariana AlvesO componente curricular de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos passa por muitos questionamentos na legitimação da sua prática, isto porque acreditam que a Educação Física tem a função de realizar experiências cansativas que demandam exclusivamente esforço físico. Para essa mudança acontecer é preciso a transformação no fazer docente, pois atualmente a presença do professor em sala de aula não é somente para transpor os conteúdos, mas para ajudar os alunos a buscar a crítica diante daquilo que é apresentado. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de pesquisar como os professores de Educação Física da EJA do Município de Natal/RN percorrem o caminho para escolher as suas práticas pedagógicas de ensino na sua atuação. Assim, foi feito um estudo de caso com os professores de Educação Física acerca das suas escolhas das abordagens metodológicas do ensino para a EJA e assim buscar identificar qual a importância delas na aprendizagem dos alunos. Logo, a coleta foi feita através de entrevistas semiestruturadas, pelo Google Meet, com três professores do município de Natal/RN. Por fim, percebeu que as abordagens de ensino possuem influência no fazer docente, e ao adotar uma para suas aulas, elas ajudam a ajustar os planejamentos, os conteúdos, as avaliações e para uma aprendizagem significativa para o público de Jovens e Adultos.TCC A cultura de movimento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Lima, Andréa Melo de; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; Barros, Joyce Mariana Alves; Sousa, Dandara Queiroga de OliveiraO presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento de estudos que tratam da Cultura de Movimento sem uma relação direta com a disciplina de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o propósito de explorar como ocorre a articulação do movimento nas aulas do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais e como isso pode melhorar o aprendizado dos alunos. Para isso, a pesquisa realiza uma abordagem metodológica sistemática da literatura, contemplando artigos acadêmicos publicados entre 2016 e 2024. Os resultados da pesquisa destacam a importância e a articulação entre o movimento e o aprendizado. No entanto, os artigos analisados não se aprofundam na integração do movimento com as diferentes disciplinas curriculares, evidenciando uma lacuna nessa área. Isso reforça a necessidade de desenvolver mais estudos que abordem essa integração.TCC Os desafios nas aulas remotas de educação física: uma investigação a partir das experiências de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental I(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-13) Santos, Ítalo José Silva; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/1086443122430855; Santos, Antônio de Pádua dos; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Barros, Joyce Mariana Alves; http://lattes.cnpq.br/4661498920924286Este estudo objetivou investigar a organização didática nas aulas de Educação Física diante dos desafios encontrados por professores em suas experiências remotas, ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, utilizando-se como técnica um questionário on-line via Google Forms, o qual foi respondido por 14 professores. Levantou-se um diálogo através das respostas obtidas observando a realidade dos professores e suas estratégias para vencer os obstáculos do ensino remoto. Constatou-se que são muitos e constantes os desafios enfrentados por alunos e, principalmente, professores de Educação Física no ensino remoto emergencial. Tais estratégias utilizadas pelos docentes, apesar de limitadas, demonstram-se como importantes grandes esforços para o crescimento dos alunos como um todo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental I. Por fim, considerou-se que ainda há a necessidade de ajustes no desenrolar do processo, cabendo aos profissionais da educação e entidades competentes manterem-se resilientes frente às atribulações, adotando um olhar mais sensível que considere todo o contexto educacional nacional.TCC Estágio supervisionado em Educação Física: implicações para a formação docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-13) Bezerra, Ailton Sérgio Leal; Santos, Antônio de Pádua dos; Santos, Antônio de Pádua dos; Tinôco, Rafael de Góis; Barros, Joyce Mariana AlvesEsse trabalho de conclusão de curso pertence ao rol de estudos acerca da importância do estágio supervisionado, visando analisar suas implicações para a formação docente, a partir das vivências in loco, na escola, com a especificidade de tratar unicamente da formação em Educação Física, Licenciatura, modalidade presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Num levantamento bibliográfico para suporte e verificação do que já foi dito, mas principalmente numa abordagem metodológica descritiva, baseada na observação, em que sou ator e envolvido no processo, assim como os pesquisados, dentro de uma lógica qualitativa, importando mais o processo, a abordagem crítica do que qualquer espécie de quantificação. Esperando contribuir academicamente para fomentar o interesse e a pesquisa nesse âmbito, assim como as discussões internas, que resultem em melhoras para o curso, logo para o egresso, que irá gerar frutos na sociedade. O perfil profissional almejado pelo Projeto Pedagógico do curso referencia o graduando qualidades de compreensão do seu valor enquanto formador, e do entendimento da escola enquanto espaço de vida e relações sociais formativas, acreditamos estarmos no caminho certo, dentro de um contexto de adaptação às exigências que não param de surgir, e como todo ator do processo educativo, devemos ser capazes de acompanhar a dinâmica das forças que evidentemente fazem parte da nossa práxis, pois não somos independentes das nuances econômicas, políticas, tão pouco sociais. Palavras-chaves: Estágio Supervisionado. Projeto Pedagógico. Formação de Professores.Livro Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre Copa do Mundo 2014 a partir da Mídia-Educação(2016-10-13) Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison Pereira; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Barros, Joyce Mariana Alves; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Tinôco, Rafael de GoisEsta obra é tributária das reflexões acerca da dimensão educacional dos legados da Copa do Mundo 2014. Como um tipo de legado imaterial, os processos educacionais decorrentes da Copa, ou de outros megaeventos esportivos, têm tido pouco relevo nos debates sociais. Na contracorrente do fluxo, o texto apresentado é fruto da pesquisa "Mídia-Educação Física em tempos de megaeventos esportivos: impactos sociais e legados educacionais", realizada pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) da UFRN. Nesse sentido, é no diálogo entre conceitos e prática pedagógica que se constroem as ideias aqui expressas.Dissertação A organização didática da Educação Física na educação de jovens e adultos no sistema público de ensino do município de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-25) Barros, Joyce Mariana Alves; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; ; http://lattes.cnpq.br/4661498920924286; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Costa, Elaine Melo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Soares, Marta Genu; ; http://lattes.cnpq.br/5299382052741078; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143Compreendendo a educação de forma reparadora, equalizadora e permanente como um direito de todo o indivíduo para o exercício pleno de sua cidadania, o presente trabalho discute a Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetiva-se configurar a prática docente da Educação Física, nesta modalidade, no sistema público de ensino do município de Natal-RN, a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar o contexto em que se insere a Educação Física na EJA no município de Natal e b) descrever e problematizar como os professores de Educação Física organizam o seu fazer pedagógico na EJA no município de Natal. Por meio do Estudo de caso qualitativo, enquanto metodologia de pesquisa, investigou-se a organização curricular da Educação Física na EJA a partir da prática pedagógica dos professores deste contexto. Para tanto, foram aplicados questionários a 15 professores do sistema de ensino do referido município no período de 26 de maio a 25 de julho de 2015, organizado em três etapas: 1) Identificação, 2) Prática da Educação Física na EJA e 3) Atuação na Educação Física na EJA. Concluiu-se que as práticas pedagógicas dos professores investigados apontam encaminhamentos para a Educação Física na EJA tais como conteúdos, objetivos educacionais, avaliação, duração das aulas, metodologia de ensino, dificuldades e perspectivas para atuar neste cenário. Estes que corroboram, parcialmente com as orientações curriculares da EJA em Brasil (2002) e Natal (2008), dando indicativos de práticas distintas no contexto de cada professor. Como inferências identifica-se a ausência de uma matriz teórica que direcione o trabalho docente da Educação Física na EJA no município de Natal-RN; inúmeras dificuldades na sistematização do conhecimento e a falta de formação continuada dos professores. Nesta última, acredita-se que o processo de sistematização das práticas pedagógicas dos professores tem origem na formação inicial e continuada, logo, é urgente rever estratégias que promovam uma melhor discussão da EJA na Educação Física no município de Natal-RN, fortalecendo sua oferta na Educação Básica.TCC PIBID Educação Física e o uso de recursos educacionais digitais no ensino remoto: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-13) Melo, Lucas Rafael Pacheco de; Araújo, Allyson Carvalho de; 0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; 0000-0002-9654-9887; http://lattes.cnpq.br/3339127848269830; Araújo, Allyson Carvalho de; Barros, Joyce Mariana Alves; http://lattes.cnpq.br/4661498920924286; Bandeira, Rodrigo Alves; 0000-0001-7799-3491; http://lattes.cnpq.br/1903529730224524O avanço das tecnologias digitais está em curso frenético, enquanto a educação ainda busca se familiarizar com esta progressão nas discussões sobre o seu uso nas escolas, as chamadas de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A pandemia da SARS-CoV-2 (COVID-19) acelerou essa absolvição no ambiente escolar, demonstrando algumas fragilidades e limitações. Este estudo caracteriza-se como um relato de experiência com caráter descritivo de abordagem qualitativa, buscando explorar estratégias de ensino na Educação Física escolar (EFE) ao longo da experiência formativa do PIBID, utilizando os Recursos Educacionais Digitais (RED), durante a pandemia. No decorrer do PIBID os bolsistas acompanharam turmas de uma escola da rede estadual na cidade de Natal/RN. Os bolsistas acompanharam o planejamento, mediação das aulas e produziram materiais didáticos para as turmas, ao todo foram produzidos vinte e dois (22) materiais didáticos em formato digital durante o período relatado, em diferentes linguagens e representações apoiados nos multiletramentos. Houve a aquisição de algumas competências digitais durante o período, demonstrando potencialidade do projeto de ensino PIBID, bem como, apontadas algumas limitações inerentes da prática pedagógica.TCC Podcast na educação física escolar: um relato de experiência acerca do ensino remoto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Bezerra, Thiago Rocha; Araújo, Allyson Carvalho de; 0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; http://lattes.cnpq.br/2871669848879397; Araújo, Allyson Carvalho de; 0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Barros, Joyce Mariana Alves; http://lattes.cnpq.br/4661498920924286; Bandeira, Rodrigo Alves; http://lattes.cnpq.br/1903529730224524O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo relatar e problematizar as potencialidades e limitações do uso e produção do podcast nas aulas de Educação Física (EF). Desse modo, o trabalho descritivo e de abordagem qualitativa se dá por meio da narrativa problematizada das experiências ocorridas no Núcleo de Educação da Infância (NEI/CAp), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através das intervenções do projeto de pesquisa intitulado “Práticas Corporais, Mídia, Tecnologia e Educação (Física) na escola da infância: caminhos descontínuos a partir da Mídia-Educação”, que se deram nas aulas de EF no ensino remoto, durante o período de pandemia. Portanto, trazendo o podcast como possibilidade pedagógica e os debates entre mídia-educação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e educação física escolar, buscando abordar também as implicações e transformações para a educação, assim como a ampliação de espaços e tempo, proporcionado por esses meios. Após as intervenções e debates, conclui-se que trabalhar com o podcast traz a oportunidade de diálogo entre a cultura midiática e a cultura corporal de movimento, aliando a teoria à prática, proporcionando o contato entre diversas formas de linguagens. Além disso, contribui também para o processo de autonomia dos alunos, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.TCC Relato de práticas educativas no NAPNE - IFRN: contribuições do estágio não obrigatório na formação inicial em Pedagogia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-27) Lopes, Bruna Priscila Leonizio; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Barros, Joyce Mariana Alves; Souza, Camila Naya Lucena deO trabalho em tela caracteriza-se como relato de práticas educativas vivenciadas no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal - Centro Histórico, durante um estágio não obrigatório, desenvolvido entre de julho de 2022 a maio de 2023. A pesquisa possui caráter qualitativo de natureza descritiva e tem como objetivo geral: analisar as contribuições do estágio não obrigatório para a formação inicial em Pedagogia, a partir das vivências no NAPNE - IFRN, e objetivos específicos: a) estabelecer relações entre o processo de formação inicial e a atuação profissional no contexto de estágio não obrigatório no NAPNE; b) delinear o NAPNE - IFRN como campo de atuação do estágio não obrigatório e c) compreender o elo entre a universidade e instituição concedente do estágio. A atuação no referido cenário oportunizou reconhecer práticas que fortaleceram os vínculos entre a formação acadêmica e o exercício profissional, de modo a colaborar com uma perspectiva de educação inclusiva. Conclui-se que o estágio foi uma experiência formativa essencial e contributiva para o reconhecimento de uma práxis educativa fundamentada na inclusão e no respeito à diversidade, de modo a ratificar o compromisso com uma educação de qualidade para todos.TCC O uso dos recursos educacionais digitais (REDs) na melhoria do processo de ensino e aprendizagem na educação física escolar: uma revisão sistemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Silva, Tatiana Camila de Lima Alves da; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; 0000-0002-7812-2492; http://lattes.cnpq.br/0660600540180796; Araújo, Allyson Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Bandeira, Rodrigo Alves; http://lattes.cnpq.br/1903529730224524; Barros, Joyce Mariana Alves; http://lattes.cnpq.br/4661498920924286Introdução: As tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TDICs) desempenham um papel importante dentro do meio educacional e consequentemente melhoram o processo de ensino e aprendizagem, dentro delas encontramos os recursos educacionais digitais (REDs) que trata-se de quaisquer recursos digitais que possam ser utilizados no cenário educacional. Na educação física (EF) escolar, a tecnologia tem ganho o seu destaque, fornecendo cada vez mais oportunidades e abordagens para o ensino mas se faz necessário mais pesquisas visando analisar a influência desses recursos no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar. Objetivo: Descrever e debater por meio de uma revisão narrativa os achados na literatura sobre o uso dos recursos educacionais digitais na melhoria do processo de ensino e aprendizagem na educação física escolar. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática, foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol, encontrados a partir dos descritores “Educação física escolar” AND “Tecnologia”, a revisão dos achados foi realizada por pares e informações importantes foram extraídas dos artigos elegíveis. Resultados: Após triagem de 174 artigos, restaram o total de 8 artigos que foram elegíveis para serem incluídos na revisão. Conclusão: Os achados dessa revisão demostraram que os recursos educacionais digitais com EF mais precisamente os jogos digitais e as tecnologias de dispositivos móveis, possuem o intuito de aprimorar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental II em sua maioria (6° ao 8° ano) e de alunos do ensino médio (1° ao 3° ano) além de oferecerem uma aula de melhor qualidade refletindo diretamente no processo de ensino e aprendizagem.