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Navegando por Autor "Barros, Lyvia Camila Fernandes Madruga"

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    Tese
    Do global ao local: a hotelaria e a gestão de recursos humanos sustentável
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-30) Barros, Lyvia Camila Fernandes Madruga; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; https://orcid.org/0000-0002-3062-2009; http://lattes.cnpq.br/9748167102686399; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Temóteo, Joelma Abrantes Guedes; Pederneiras, Marcleide Maria Macêdo; Matos, Mariana Bueno de Andrade
    Em resposta à crescente conscientização pública sobre a importância das contribuições organizacionais para o desenvolvimento sustentável, há um maior incentivo para que as empresas relatem suas atividades de sustentabilidade. Paralelamente a isso, tem ocorrido o desenvolvimento da Gestão de Recursos Humanos Sustentável, que abrange um corpo crescente de literatura profissional e acadêmica conectando as noções de sustentabilidade corporativa à Gestão de Recursos Humanos. O objetivo geral desse trabalho foi de analisar a adoção de práticas de gestão de recursos humanos sustentável no setor turístico e o seu impacto sobre os colaboradores. Para isso foram traçados objetivos específicos, que auxiliaram na condução geral do trabalho, sendo eles: Propor um conceito integrador para a gestão de recursos humanos sustentável; Identificar as principais práticas sustentáveis no contexto da gestão de recursos humanos desenvolvidas pelas maiores redes hoteleiras do mundo; Descrever as práticas de gestão de recursos humanos sustentável desenvolvidas por hotéis de referência no Brasil; Investigar a aplicabilidade das práticas de gestão de recursos humanos sustentável em empreendimentos de pequeno porte de um destino voltado para o turismo sustentável e analisar o impacto das práticas de gestão de recursos humanos sustentável com relação aos colaboradores. Como aporte metodológico, a pesquisa foi desenvolvida por meio de análises qualitativas, sendo distribuídas em três etapas: A primeira etapa denominada de global, com análise dos relatórios de sustentabilidade das dez maiores redes hoteleiras do mundo. Segunda etapa denominada nacional, investigando por meio do relatório da Booking.com dois hotéis sustentáveis mais bem avaliados no Brasil, por meio de entrevista com gestores e a terceira e última etapa denominada de local, de abordagem qualitativa, entrevista em profundidade e realização de grupo focal, com a Comunidade Chã de Jardim – Areia (PB). Como resultados, a proposta da tese, levou a uma revisão sistemática da literatura, proporcionando um panorama das produções acadêmicas que serviu de base para a construção de um conceito integrador, as práticas desenvolvidas pelas grandes redes hoteleiras do mundo, foram mapeadas e através das análises, identificou-se que as ações são desenvolvidas de forma ampla, sendo replicadas em todas as unidades hoteleiras da marca distribuídas nos continentes. Com a perspectiva nacional, foram estudadas as práticas de dois hotéis – Botanique Spa e o Lapinha Spa, onde através da entrevista com gestores de recursos humanos, foram elencadas as práticas e suas operacionalizações dentro da empresa. E por fim, a análise local, sendo realizada através de entrevista em profundidade com a empreendedora – Luciana Balbino e a realização do grupo focal, com a participação dos colaboradores da empresa, verificou-se como as práticas impactam na vida dos colaboradores. Por meio dos resultados, a tese apresenta que apesar das diferenças em recursos, as práticas desenvolvidas no âmbito local, são direcionadas para as necessidades dos colaboradores e assim conseguem contemplar todos os pilares do conceito integrador da Gestão de Recursos Humanos Sustentável.
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    Tese
    Empoderado para aprender: as relações entre a cultura organizacional e empoderamento psicológico para a aceitação e uso do e-learning na hotelaria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Silva, Jessyca Rodrigues Henrique da; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; http://lattes.cnpq.br/0830454940231346; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Barros, Lyvia Camila Fernandes Madruga; Anjos, Sara Joana Gadotti dos; Marques Júnior, Sérgio
    Em consequência das transformações digitais e mudanças nos processos educacionais que corroboram uma educação mais autônoma e libertadora, o conceito de aprendizagem on-line (e-learning) emerge como alternativa para promover ações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. O e-learning coloca o aluno como protagonista do processo de formação, mas esses modernos métodos não serão totalmente efetivados se os usuários estiverem inclinados a não aceitar essas tecnologias. Embora estudos tenham se dedicado a investigar a adoção de e-learning em instituições de ensino formais - básico até o superior – são raras as pesquisas que se debruçaram sobre os fatores de sua aceitação no ambiente corporativo, especialmente do turismo. Neste contexto, a presente tese almeja integrar teorias da área de gestão organizacional, psicologia e educação para analisar os fatores de aceitação de e-learning na hotelaria, sendo elas: Modelo de Valores Competitivos (Competing Values Framework); Empoderamento Psicológico (Psychological Empowerment); e a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology). Logo, apresenta-se como objetivo central investigar as relações entre cultura organizacional e empoderamento psicológico para aceitação e uso do e-learning na hotelaria. Trata-se de uma pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, de abordagem quantitativa, do tipo descritiva e explicativa. O campo de estudo foi composto por redes hoteleiras que promovem treinamentos on-line e atuam no contexto brasileiro, enquanto que os sujeitos respondentes foram colaboradores de diferentes funções nos hotéis. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, em uma amostra de 312 colaboradores que vivenciaram experiências de aprendizagem on-line no local de trabalho. O tratamento e análise de dados ocorreu via estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais (MEE), apoiado no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados evidenciaram que o perfil de cultura organizacional que predomina na hotelaria é a Clã e Inovativa, não havendo diferenças estatisticamente significativas entre elas. A Competência foi a dimensão do empoderamento com maior destaque, evidenciando que as pessoas possuem autoeficácia o suficiente para realização dos cursos. Além disso, a Expectativa de Esforço também se sobressaiu entre as dimensões de aceitação de e-learning, o que evidencia que as pessoas enxergam as plataformas de aprendizagem on-line como fáceis de usar. Após o teste de hipóteses, a pesquisa resultou em um modelo estrutural de relações que explicam 57% dos antecedentes da intenção dos colaboradores de hotéis para o uso do e-learning. O caminho percorrido a partir da Influência Social, passando pela Cultura Clã e pelo empoderamento se mostrou como o mais efetivo no contexto hoteleiro. Por fim, é possível concluir que existem relações de causa-efeito entre a cultura organizacional, empoderamento e aceitação de elearning na hotelaria e o modelo proposto pode auxiliar gestores na tomada de decisões quanto a implementação efetiva de práticas de e-learning.
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    Dissertação
    Qualificação profissional e comprometimento organizacional: um estudo em empresas hoteleiras
    (2018-08-24) Barros, Lyvia Camila Fernandes Madruga; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; ; Marques Júnior, Sérgio; ; Almeida, Juliana Vieira de;
    Considerando os recursos humanos fator chave para o desenvolvimento da atividade hoteleira, e tratando-se de uma prestação de serviço, torna-se imprescindível aliar a qualificação dos colaboradores ao perfil que o mercado exige. A qualificação, quando bem disseminada, passa a ser uma aliada a vários construtos - um deles é o comprometimento organizacional. No entanto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as relações entre qualificação profissional e comprometimento em organizações hoteleiras do município de João Pessoa/PB. Desse modo, a fundamentação teórica abordou aspectos referente ao setor hoteleiro, à importância do capital humano, à qualificação profissional e ao comprometimento organizacional e seus tipos. Com relação à metodologia, é de caráter descritivo, no que concerne aos seus objetivos, tendo enfoque analítico-quantitativo. Utilizou-se para a tabulação de dados o programa SPSS, no intuito de descrever e correlacionar as variáveis em questão. A pesquisa teve uma amostra de 20 hotéis localizados no município de João Pessoa, tendo sido designados em cada hotel 5 respondentes, totalizando 100 respondentes. O questionário foi dividido em três blocos: qualificação profissional, comprometimento organizacional e perfil socioeconômico. Como resultado este estudo apresenta uma forte relação entre os benefícios percebidos pelos colaboradores diante a qualificação ofertada pela empresa e o comprometimento instrumental. O estudo discute os resultados de cada questão proposta no questionário e o contrapõem com estudos realizados em outros países, por vezes endossando o mesmo resultado e por outras contrapondo aquilo que foi encontrado no campo da pesquisa.
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