Navegando por Autor "Batista, Alison Pereira"
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TCC A transição de alunos-atletas da rede pública para a rede privada de ensino, através de bolsas de estudo no Centro Educacional Santo Agostinho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Nogueira, Alef Fagner de Souza; Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison Pereira; Tinôco, Rafael de Gois; Araújo, Allyson Carvalho deO objetivo desta pesquisa é identificar de que forma ocorre a transição de alunos-atletas da rede pública para a rede privada de ensino, através de bolsas de estudo oferecidas por professores ao observarem seus desempenhos dentro do esporte, tomando como base a própria perspectivas dos alunos que passaram e estão passando por este processo. A abordagem da pesquisa foi qualitativa de cunho descritivo, realizada através de uma entrevista feita por meio de um aplicativo de celular (whatsapp) muito utilizado nos dias de hoje e de fácil acesso, no qual as perguntas e respostas eram realizadas a partir de bate-papo em áudio. Ao final, foram analisadas as respostas dos entrevistados e notamos que todos os alunos quando eram da rede pública e ao adentrarem na rede particular, continuaram com o mesmo professor esportivo. Dessa forma essa transição se deu da relação professor-aluno existente, em que os alunos puderam ter novas oportunidades que talvez não fossem possíveis na escola pública, principalmente no campo de trabalho.Dissertação Conhecimentos sobre o corpo: uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de educação física no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-17) Batista, Alison Pereira; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; ; http://lattes.cnpq.br/3140814720062433; Darido, Suraya Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/1055731898835975; Santos, Antônio de Pádua dos; ; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Dias, Maria Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974O presente estudo tem como temática principal as reflexões concebidas em torno dos conhecimentos sobre o corpo nas aulas de Educação Física na escola. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção pedagógica na Educação Física para o ensino médio, centrada nos conhecimentos sobre o corpo, bem como, avaliar o impacto desta intervenção na aprendizagem dos discentes. Para delimitar o campo de investigação, elaboramos as seguintes questões de estudo: a) O que os estudantes têm aprendido a respeito dos conhecimentos sobre o corpo nas aulas de Educação Física no ensino médio no IFRN? b) Quais possibilidades metodológicas podem contribuir para a vivência de aprendizagens significativas na Educação Física escolar no ensino médio, considerando-se os aspectos relacionados aos conhecimentos sobre o corpo? No tocante aos aspectos metodológicos a pesquisa caracterizou-se como etnográfica, na qual utilizamos diversos instrumentos para a coleta e discussão dos dados, como diário de campo, atividade diagnóstica, atividade auto-avaliativa, portfólio, filmagem, fotos e postagens na rede social facebook. A materialização da intervenção pedagógica e todas as suas implicações advindas, nos permitem considerar que as aulas de Educação Física no ensino médio do IFRN, campus Parnamirim têm corroborado com experiências significativas de aprendizagem, além de fomentar discussões relevantes e aplicáveis ao cotidiano dos alunos, sendo as mesmas permeadas por reflexões relativas a influência da mídia sobre o corpo dos adolescentes, o uso indiscriminado dos anabolizantes, a massagem como possibilidade de relaxamento ou ativação corporal, dentre outras formas de refletir sobre o corpo. Destacamos ainda, que foram propiciadas aos estudantes, experiências corporais que extrapolaram os conteúdos históricos e hegemônicos da Educação Física na escola, como por exemplo, futsal, queimada, voleibol, basquete e handebol. Dessa forma, os estudantes puderam vislumbrar práticas corporais para além do esporte, que desencadearam reflexões pertinentes à respeito do universo e da cultura juvenil. Além da importância pessoal e profissional deste trabalho, evidenciamos a relevância científica para a produção do conhecimento na área educacional, haja vista, que o número de trabalhos que discutem os conhecimentos sobre o corpo no âmbito da Educação Física escolar ainda são bastante reduzidos, sendo esta reduzida produção voltada principalmente para as práticas corporais alternativas. Dessa forma, consideramos que os conhecimentos sobre o corpo podem e devem ser vislumbrados não apenas nas práticas alternativas, mas também, em outras temáticas como as diferentes abordagens que podem ser atribuídas ao fenômeno corporal da corrida. Por fim, acreditamos que as discussões fomentadas sobre o tema estão distantes de serem esgotadas, por isso, manifestamos o nosso interesse em aprofundar esses estudos em pesquisas posteriores a respeito dos conhecimentos sobre o corpo no âmbito da Educação Física no ensino médioDissertação Cultura do futebol regional paraense: percepção nas aulas de educação física escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Baracho, Ely Anderson Santos; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/8301815166821879; Santos, Antonio de Pádua dos; Fonseca, Rubiane Giovani; Batista, Alison Pereira; Marques Filho, César VieiraÉ perceptível a promoção das mídias dominantes para a implementação de uma cultura futebolística homogeneizada para todo o Brasil, idealizada na região Sudeste, ocultando a cultura futebolística presente em outras regiões do país. Nas minhas aulas de Educação Física na região metropolitana de Belém/PA envolvendo o futebol, é possível identificar a reprodução de aspectos culturais relacionados à prática esportiva da região sudestina e uma substituição/perda da cultura futebolística regional paraense por alunos (as). Por tal motivo, esta pesquisa investiga se ocorre uma tentativa de empregar e consolidar uma cultura hegemônica no futebol brasileiro baseada na cultura futebolística da região Sudeste do país e como reflete em alunos (as) das outras regiões do Brasil, em particular da região Norte, estado do Pará, cidade de Castanhal, que não possuem times da sua região na elite do futebol brasileiro e que não receberam/recebem a mesma visibilidade pelos meios de comunicação dominantes. Através de declarações e entendimentos dos (as) discentes da Educação Básica do estado paraense, busca-se alcançar os seguintes objetivos: analisar a conjuntura atual da concepção da cultura do futebol paraense e sua importância, mapear sua torcida pelos times/clubes de acordo com as regiões, como também identificar a relação de interesse pelos times/clubes de acordo com a influência da mídia. A pesquisa é de cunho descritivo, de atributo quanti-quali com a utilização de instrumento questionário e participação de 59 estudantes dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental da escola Ana Paula dos Santos e Santos, Castanhal/PA. Utilizou-se a análise temática para o processo de interpretação dos dados. Assim, os resultados da pesquisa demonstram que o entendimento do futebol nas aulas de Educação Física para os discentes ainda é aperfeiçoamento das condições físicas, técnicas e táticas, que a apreciação pelo esporte não impede a privação para uma grande parcela de alunos (as) e que há um interesse vultuoso do alunato em consumir a cultura e os clubes sudestinos (em especial, o Clube de Regatas Flamengo) com considerável influência das mídias dominantes. Contudo, também revelam a ânsia e o desejo dos (as) estudantes em usufruírem a cultura futebolística da sua região nas aulas de Educação Física. A partir disso, produziu-se como recurso educacional uma cartilha sobre a cultura do futebol no Estado do Pará.Dissertação Educação física e a metodologia aprendizagem baseada em projetos: uma proposta para o ensino das práticas corporais de aventura na natureza(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Macêdo, Sayonara Araújo de; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/2967535168308878; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison Pereira; Gurgel, Jonas LírioO processo pedagógico tem historicamente centrado o ensino na figura do professor, no qual o conhecimento reconhecido como válido vem do professor e deve ser memorizado pelo aluno. A consciência crítica das limitações deste modelo vem surgindo, fazendo com que pesquisadores discutam sobre métodos de ensino que priorizem o aluno, transformando-o em protagonista e não somente receptor de conhecimento. Dentre esses métodos aparecem as Metodologias Ativas, tornando o aluno ativo e no processo de ensino. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma dessas metodologias que busca quebrar o paradigma do ensino centrado no professor possibilitando os estudantes desenvolverem um projeto a partir da sua realidade, identificando uma problemática à ser resolvida através de conhecimentos presentes em um ou mais conteúdos, que são orientados na intervenção pedagógica do professor. Pensando nisso surge o questionamento: Como utilizar a Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de conteúdos da Educação Física escolar de maneira a contribuir no processo de ensino? Para responder a essa temos como objetivo geral: desenvolver uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no componente curricular Educação Física. E como objetivos específicos: planejar uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos; aplicar a proposta pedagógica metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos e avaliar o processo da proposta pedagógica. Participaram da pesquisa 23 alunos regularmente matriculados na turma do 3º ano A da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra da cidade do Crato-Ceará. O referido estudo é uma pesquisa de intervenção pedagógica de abordagem qualitativa e caráter descritivo, no qual foi utilizado como instrumento para coleta de dados o diário de campo escrito durante a aplicação de uma sequência didática composta por 22 aulas. Esses dados foram analisados baseados nas etapas de um projeto de ensino de Bender (2014) e resultaram nos seguintes tópicos: conhecendo o conteúdo; introduzindo a ABP; pesquisando informações iniciais; criando artefatos; pesquisando, conhecendo um pouco mais; desenvolvendo a apresentação final; apresentando os artefatos e avaliando o projeto. Os resultados demonstraram que o uso das metodologias ativas permitiu o envolvimento dos estudantes no projeto assim como nas aulas, pois as mesmas fugiam da rotina ou seja da forma tradicional que os alunos estavam acostumados. Concluímos que com a aplicação da ABP, os alunos foram provocados a se tornarem mais atuantes no processo de ensino, assumindo o papel de pesquisador, buscando solucionar problemas reais da sua comunidade, especificamente o Parque Estadual Sítio Fundão localizado no bairro da escola, desenvolvendo aos poucos a autonomia e a criatividade no processo ensino e aprendizagem.Tese Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-25) Batista, Alison Pereira; Melo, José Pereira de; ; ; http://lattes.cnpq.br/3140814720062433; Mezzaroba, Cristiano; ; Araújo, Allyson Carvalho de; ; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; ; Dias, Maria Aparecida; ; Silva, Maria Eleni Henrique da; ; Soares, Marta Genu;Esta pesquisa emergiu como problematização de ações-reflexões-ações que vêm se tecendo ao longo da nossa trajetória acadêmica e profissional, como docente da educação básica e do componente curricular Educação Física (EF), diante da incorporação das tecnologias. Para tanto, investigamos de forma mais específica a produção de Recursos Educacionais Digitais (REDs), no Ensino Médio Integrado (EMI). Para desenvolvimento do estudo, foi formulada a seguinte tese: a realização de uma intervenção pedagógica, nas aulas de EF no EMI sobre o conteúdo esporte, ancorada em metodologias de ensino e aprendizagem dialógicas, mediadas pela produção de REDs, rompe com os modelos tradicionais de ensino e comunicação entre professor-aluno e aluno-aluno na Educação Física Escolar (EFE). Foram propostas as seguintes questões de estudo: a) É possível mediar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo esporte nas aulas de EF no EMI pautado na produção de REDs? b) Podemos despertar o interesse dos estudantes pelo conteúdo esporte e aulas de EF no EMI considerando a incorporação das tecnologias? Nesse sentido, foi traçado o seguinte objetivo geral: analisar e discutir um processo de intervenção pedagógica, realizado em aulas de EF no EMI, sobre o conteúdo esporte mediado pela produção de REDs. No que tange a metodologia, o estudo foi caracterizado como qualitativo (CHIZZOTTI, 1995), com caráter descritivo (GIL, 2008). Dentre os tipos de pesquisa qualitativa optamos pela de natureza autoetnográfica (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011). A intervenção pedagógica foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim, no qual fomos professor dos alunos atuantes no estudo. Participaram, ao todo, 124 estudantes do 2º ano do EMI, distribuídos em 4 turmas dos cursos técnicos integrados, sendo 2 delas do curso de Informática e 2 de Mecatrônica. Foram orientados 34 trabalhos em formatos de revistas digitais, infográficos, jogos de quiz, videoaulas, sites, aplicativos e figurinhas para WhatsApp. Esses REDs materializaram discussões pertinentes sobre diversos temas sociais, como desigualdade de gênero, transexualidade, homofobia, racismo, inclusão e deficiências, ciência, tecnologia, inovação e entretenimento. Foi satisfatória a qualidade dos REDs produzidos. No entanto, foi considerado como o maior contributo do estudo o processo de ensino e aprendizagem dialógico e libertador vivenciado. Nesse sentido, o processo pedagógico ancorado na perspectiva dialógica, defendida por Paulo Freire, mostrou-se efetivo, relevante e provocador de aprendizagens significativas. Puderam ser vivenciados elementos importantes como diálogo, interlocução, colaboração, humildade, ensino, aprendizagem, pesquisa, prazer, criatividade, curiosidade, significação, protagonismo e liberdade. Todo o processo e os resultados apresentados validaram e comprovaram a hipótese proposta como tese.Dissertação Educação Física inclusiva: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-28) Pinheiro, Allan de Medeiros; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/0575968943480930; Batista, Alison Pereira; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; Baptista, Tadeu João RibeiroNo último censo escolar realizado em 2022 o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela pesquisa, informou a efetivação de 1,5 milhão de matrículas da educação especial o que em relação ao anterior equivale um aumento de 29.3%. Apesar desse crescimento continuado, as pesquisas na área da Educação Física Escolar Inclusiva ainda são escassas. Visto o potencial que a Educação Física possui para contribuir com a construção de uma cultura inclusiva nas escolas. O presente estudo estabeleceu como objetivo geral relatar as experiências sobre as pessoas com deficiência na Educação Física Escolar (EFE), no esporte e como objetivos específicos: a) descrever as experiências com as pessoas com deficiência e as diferenças iniciando na vida familiar, continuando na caminhada formativa, e ressignificando na EFE, b) partilhar vivências pessoas e inclusivas em eventos esportivos e c) apresentar a percepção dos familiares e alunos acerca do fazer pedagógico deste docente pesquisador no chão da escola, no Ensino Fundamental no município de Natal/RN. Foi realizado uma pesquisa tipo relato de experiência de caráter descritivo, no lapso temporal entre 2019 e 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Berilo Wanderley, no CAIC Esportivo de Lagoa Nova (Centro de Desporto Escolar Geração 2000) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Ilka de Moura, setor oeste da capital potiguar, com o público da educação especial, 35 alunos, onde 20 eram do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o diário de campo, registros fotográficos/vídeos e questionário de pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.795.492, o estudo teve os resultados distribuídos em dois blocos: percepção dos alunos e percepção dos familiares quanto ao fazer pedagógico do professor pesquisador e o contexto inclusivo, ambos analisando as contribuições significativas e suas possibilidades de avanço. No tocante às considerações finais, constatou-se a importância da escola, do planejamento colaborativo, da EFE, dos demais sujeitos da comunidade escolar e de políticas públicas efetivas, para que juntos seja edificada e fortalecida uma cultura inclusiva no chão das escolas e contribua com um ensino significativo e de maior relevância social, visto que a inclusão é uma missão de toda a sociedade.Dissertação O esporte no contexto escolar: uma experiência com a modalidade de peteca nos anos finais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-01) Etelvino, Míria Figueiredo; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; http://lattes.cnpq.br/8629717208827128; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Batista, Alison Pereira; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Machado, Roseli BelmonteA Educação Física como componente curricular da educação básica passou e passa por um processo de transformação e ressignificação da sua real finalidade no contexto educacional. Durante muito tempo o foco da disciplina era o adestramento de corpos como objeto para os interesses de uma sociedade capitalista. Assim, observa-se uma realidade ainda atual em que o esporte é utilizado como treinamento com movimentos mecânicos e pré-estabelecidos. A partir disso, este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a experimentação de uma proposta didático-pedagógica da modalidade peteca, nas aulas de Educação Física, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Ceará e, como objetivos específicos, propõe-se a: a) desenvolver, experimentar e descrever uma sequência pedagógica para o ensino do conteúdo esporte, modalidade peteca, para o Ensino Fundamental II, a partir da concepção crítico-emancipatória; b) produzir uma cartilha contendo a sequência didática das aulas materializadas durante a intervenção pedagógica; c) avaliar a participação dos alunos após o conteúdo “peteca” nas aulas de Educação Física. Para tanto, a pesquisa classifica-se como sendo de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação realizada durante as aulas de Educação Física com alunos do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Tarcila Cruz Alencar, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante através do diário de campo e a aplicação de questionários, bem como recursos imagéticos de vídeos e fotos. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e cadastrada na Plataforma Brasil com o parecer de número 5.997.955, em 12 de abril de 2023. Além disso, está de acordo com a Resolução de Pesquisa com Seres Humanos CNS 466/12, considerando o respeito pela dignidade humana e pela proteção aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos. Os resultados foram analisados e descritos através de registros e observações da professora-pesquisadora por meio de diário de campo, vídeos, fotos e questionários realizados com os discentes. Desse modo, a intervenção pedagógica alcançou seu propósito de permitir novas possibilidades no trato do esporte no contexto escolar com base na apresentação de um plano didático-pedagógico de ensino da modalidade de peteca para auxiliar os professores de Educação Física escolar. Romper com os paradigmas do esporte de rendimento como proposta de ensino na educação básica é um desafio possível quando se propõe a compreender e refletir sobre o sentido do esporte para fins educacionais. Ainda de acordo com os resultados obtidos, o trato do esporte por meio de uma concepção crítico-emancipatória de ensino possibilitou maior participação dos alunos gerando inclusão e respeito às diferenças, além de estimular co-educação, autonomia e criatividade. Por tais razões, esta dissertação contribui com as várias pesquisas relacionadas a práticas pedagógicas sobre o conteúdo de esporte na perspectiva crítico-emancipatória como algo necessário e possível.Dissertação Esportes com raquetes: uma proposta de intervenção na escola pública de tempo integral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-16) Figueirêdo, Paulinelle de Araújo; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/3592028334400676; Batista, Alison Pereira; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492A Educação Física tem buscado sua legitimação e consolidação como componente curricular da escola, sendo imprescindível a sua organização a partir de uma intencionalidade pedagógica, permitindo que os educandos conheçam e experimentem as práticas que compõem a cultura do movimento. Reconhecendo a importância de diversificar e oportunizar novos conteúdos e metodologias nas aulas de Educação Física escolar, este trabalho teve como objetivo aplicar e analisar uma proposta de intervenção pedagógica que possibilitasse a inserção dos esportes com raquetes em uma disciplina eletiva na escola de tempo integral. Para tanto foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: diagnosticar a realidade; sistematizar uma sequência de aulas com o conteúdo esportes de raquete e avaliar o processo de ensino-aprendizagem na sistematização desenvolvida. Participaram da pesquisa 30 estudantes das primeiras séries do ensino médio, matriculados na disciplina eletiva de esportes com raquetes. O referido estudo ocorreu na escola de ensino médio em tempo integral Dom Antonio Campelo de Aragão. A construção do trabalho teve como base uma proposta de investigação qualitativa do tipo intervenção, ou seja, um estudo participativo. Os dados foram coletados durante a aplicação de uma unidade didática com 20 aulas. Os instrumentos para a coleta dos dados foram dois questionários, o diário de campo e os registros fotográficos. Esses dados foram tratados e organizados, resultando assim em três categorias de análise: sondando a realidade, vivenciando a realidade e avaliando a realidade. Com o desenvolvimento e avaliação desta unidade didática, foram descritas na dissertação algumas contribuições, descobertas e organização de um produto destinado à construção e sistematização de ferramentas para facilitar o trato dos seguintes esportes com raquetes: Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Beach Tennis, Badminton, Frescobol, Quimbol e Speedball. Nos resultados da pesquisa são apresentados alguns limites como a dificuldade em obter materiais, falta de espaços adequados, a falta de formação acadêmica e continuada para o trato dos esportes com raquetes e algumas possibilidades como a construção de materiais, adaptação dos espaços, organização dos conhecimentos sobre os esportes com raquetes, uso da metodologia da aprendizagem cooperativa e problematização dos temas que acompanham os estudantes e que foram discutidos durante o desenvolvimento das aulas da eletiva, fortalecendo a relevância da inserção dos esportes com raquetes nas escolas.Dissertação Esportes de rede no ensino fundamental: desafios e estratégias para ampliação do conteúdo nas aulas de Educação Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-20) Dantas, Esteffane Mendonça; Santos, Antonio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; http://lattes.cnpq.br/9079890472655227; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Fonseca, Rubiane Giovani; Batista, Alison Pereira; Fonseca, Michele Pereira de Souza daA Educação Física como componente curricular obrigatório no contexto escolar enfrenta diversos desafios, no âmbito das escolas públicas muitos deles estão relacionados à falta de estrutura, material e recursos humanos, o que impacta diretamente a qualidade do ensino e a formação integral dos alunos. Essa realidade é ainda mais visível na rede pública municipal de ensino, onde na maioria das escolas a infraestrutura precária e a ausência de espaços adequados dificultam o acesso dos estudantes às práticas esportivas e à cultura de movimento. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar uma possibilidade pedagógica a partir da implementação de uma unidade didática voltada para o ensino dos esportes de rede em uma escola pública municipal nos anos finais do ensino fundamental, independentemente das limitações estruturais. Especificamente, buscou-se elaborar uma unidade didática que possibilite o ensino desses esportes nas escolas públicas fundamentado em uma abordagem da Concepção crítico-emancipatória proposta por Elenor Kunz (autor da pedagógica crítica da Educação Física Escolar), descrevendo a aplicação dessa proposta em uma escola da rede municipal de São Gonçalo do Amarante-RN, e refletindo sobre as metodologias que podem ser aplicadas para superar as dificuldades encontradas nas escolas. A pesquisa, de natureza qualitativa é caracterizada como pesquisa-ação, foi realizada com alunos do 8ºano dos anos finais do Ensino Fundamental, e utilizou a observação participante, entrevistas, diário de campo e registros fotográficos como instrumentos para coleta de dados. Os resultados mostram que, mesmo diante de limitações, é possível implementar uma proposta pedagógica inclusiva e acessível para o ensino dos esportes de rede, promovendo a participação ativa dos alunos, o respeito às diferenças e a valorização da Educação Física como componente essencial para a formação integral dos estudantes. A pesquisa contribui para a reflexão sobre a importância de adaptar as práticas pedagógicas às condições da escola pública, visando uma educação física democrática e acessível para todos.Dissertação Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Silva, André Magno Gomes da; Dias, Maria Aparecida; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; https://orcid.org/0009-0006-3188-447X; http://lattes.cnpq.br/2400242319613933; Batista, Alison Pereira; Araújo, Allyson Carvalho de; Mendes, Diego de SousaEsta pesquisa é um estudo colaborativo com professores de Educação Física em serviço. Trata-se de uma formação continuada com o objetivo de analisar as formas de apropriação dos professores de Educação Física da SEETC-PB sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir da mídia-educação, durante um curso de formação. A intervenção ocorreu entre setembro a dezembro de 2022. A estruturação e organização da formação foi dividida em três etapas: conceitual, prática e avaliativa. Os instrumentos e procedimentos para o levantamento das informações foram: (1) questionários para diagnóstico; (2) reflexão dos encontros formativos; (3) diário de campo; (4) registros fotográficos e (5) entrevista semiestruturada, os quais foram utilizados ao longo dessas etapas formativas. Os resultados e discussões, transcritos em falas/informações/dados/ foram narradas por meio da narrativa reflexiva. No geral, a mídia-educação se mostrou um possível caminho para incluir as TDIC nos contextos escolares, embora ainda precise de mais investimentos teórico/metodológico e até mesmo de políticas formativas de inclusão das TDIC no ambiente escolar. As TDIC foram vistas como ambivalentes, destacando a presença do artefato smartphone, o qual foi objeto de sistematização e problematização nas práticas pedagógicas dos professores. Também foram observadas possíveis mudanças ecológicas nas preferências dos alunos, tanto no que diz respeito à preferência por determinados locais da sala quanto pelas possibilidades de se movimentar. Destaca-se a imprevisibilidade das tecnologias como movimento formativo. Por fim, a formação continuada em serviço do tipo de investigação colaborativa com professores de Educação Física se destaca como uma possível estratégia para compactuar pesquisa e formação.Dissertação Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-31) Santos, Ana Stela Pereira dos; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/0444688155299496; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; Batista, Alison PereiraAtividades relacionadas às Ginásticas de Conscientização Corporal são pouco discutidas e exploradas nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, embora possam favorecer o autoconhecimento e propiciar reflexões críticas acerca do atual modelo econômico-social. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi refletir acerca de uma experiência pedagógica materializada no Ensino Fundamental II, junto à temática das Ginásticas de Conscientização Corporal. A pesquisa, de natureza aplicada com abordagem qualitativa, foi pautada em um conjunto de onze relatos de experiência descritivo-exploratório com duas turmas de nono ano em uma escola pública de Fortaleza, no Ceará. Dos 71 alunos(as) matriculados(as) nas duas turmas, 32 concordaram em terem suas percepções, entendimentos, produções e sugestões compartilhadas nesta pesquisa. Um diário de campo da professora-pesquisadora, registros fotográficos, formulários de aperfeiçoamento semanais, mais um conjunto de questionários respondidos pelos(as) alunos(as), foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Estes foram analisados de acordo com a proposta de Minayo (2007) para categorização de temática com pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação das informações. Dentre os vários desafios observados na experiência, destacam-se os seguintes: a falta de um local silencioso, privativo com temperatura amena; materiais próprios de algumas ginásticas; livro didático para o aluno como um suporte de discussões em sala e em atividades para casa; a sobrecarga tensional da professora diante da ausência de gestores para uma regular dinâmica escolar; ausência de formação continuada, sobre o tema, oferecida pela escola; tempo insuficiente para o planejamento pedagógico; a insegurança da professora- -pesquisadora diante da pouca experiência com algumas das ginásticas; o barulho advindo da agitação dos(as) alunos(as); o desinteresse; o bullying entre alunos(as); dificuldades de concentração; nervosismo; preocupações extremas acerca do julgamento dos colegas e de questões familiares. O período menstrual das alunas também mostrou ser um pertinente obstáculo, seja por dor ou por receio de gerar situação desconcertante. E, por fim, a existência de um ambiente familiar e/ou comunitário ruidoso e não acolhedor que dificultou a realização de algumas atividades propostas para casa. Algumas potencialidades encontradas foram: o interesse demonstrado ao realizarem atividades diferenciadas, pouco ou nunca antes realizadas, relacionando-se com assuntos do cotidiano; a proposição de diferentes modos de avaliação de conhecimentos; o desenvolvimento da percepção de evoluções corporais e entendimentos acerca de como relacionar-se melhor uns com os outros; a utilização de recursos audiovisuais e textuais disponíveis gratuitamente na internet; a relação professora-aluno que facilitou o compartilhamento de modos de pensar, preferências, dificuldades, experiências e saberes; e, por fim, o acolhimento familiar junto às práticas corporais fora da escola, que fez com que estimulassem o autoconhecimento e propiciassem momentos afetivos. Ao final deste trabalho, entendi como é importante o engajamento e aprofundamento de outros(as) professores(as) na discussão da temática, a fim de que melhores experiências escolares possam ser desenvolvidas no futuro.Dissertação Ginástica na escola: possibilidades pedagógicas nos anos finais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-23) Marinho, Julienne de Lucena Souto; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; https://orcid.org/0000-0001-7852-9375; http://lattes.cnpq.br/4716414815435513; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison Pereira; Machado, Roseli BelmonteOs professores de Educação Física que passaram em nossa vida estudantil trouxeram os reflexos de suas formações, alguns conseguiram ressignificar o olhar para o esportivismo e outros não, percebe-se com isso uma carência na aplicação e vivência do conteúdo de ginástica nas aulas de Educação Física, decorrente possivelmente de poucas edições e publicações literária, falta de estímulos na vivência de professores ou pouca importância dada ao conteúdo. Nosso objetivo geral foi propor possibilidades pedagógicas sobre o ensino da ginástica nos anos finais do ensino fundamental. Nossos objetivos específicos foram: construir com os alunos uma proposta de trabalho da unidade temática ginástica; descrever uma experiência de trabalho com a ginástica nas aulas de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental; verificar e avaliar a percepção da ginástica ao final da sequência de aulas. A pesquisa classifica-se de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física com alunos do 7º ano da E. E. E. F. Antenor Navarro, na cidade de Guarabira/PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a aplicação de questionário, a observação participante do tipo descritiva e os recursos imagéticos, fotográficos e diário de campo. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e cadastrada na Plataforma Brasil, com parecer de número 5.257.813, em 22 de fevereiro de 2022. A mesma está de acordo com a Resolução de pesquisa com seres humanos CNS 466/12, considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos. Os resultados foram descritos a analisados, a partir das vivências dos alunos, registros e observações da professora-pesquisadora, acrescidos das anotações do diário de campo. A intervenção atingiu seu objetivo em propor possibilidades pedagógicas no ensino da ginástica, através de aula teóricas e práticas, tendo o envolvimento dos alunos. Ressignificar o padrão cultural esportista, a cultura da ‘bola’ nas aulas de Educação Física, é algo desafiador, pois requer muita paciência, porém não é algo impossível de ser rompido, basta que abramos novas possibilidades de vivências corporais que ressignifique o uso do elemento ‘bola’, estabelecido historicamente como algo indispensável na realização de uma aula. Esse estudo vem corroborar com a prática docente de vários professores, fortalecendo que é possível possibilitar o ensino da ginástica na escola.TCC Identidades de gênero e sexualidade: narrativas de sujeitos descentrados e suas relações com a Educação Física escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06) Cunha, Sérgio Melo da; Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison Pereira; Chaves, Paula NunesEste trabalho se desenvolve a partir de uma intervenção de estágio realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Parnamirim (IFRN/Parnamirim). O objetivo dessa pesquisa foi identificar a autopercepção dos sujeitos descentrados sobre sua trajetória e perceber as implicações de suas experiências no processo de ensino da Educação Física escolar. Fundado neste, buscamos ainda refletir como as dificuldades de relacionamentos (de si para si, e com os demais) enfrentadas por uma pessoa em formação interferem em seu cotidiano; relatar o contexto histórico da esfera escolar vivido pelo indivíduo; e discutir os vínculos envoltos nas aulas de Educação Física. Enquanto método de pesquisa, adotamos a história oral por meio de entrevistas semi-estruturadas, tendo como atores desse processo 4 estudantes do ensino médio-técnico do IFRN/Parnamirim. Com as entrevistas realizadas, após análise do conteúdo, as categorizamos em 4 aspectos: social, familiar, escolar e nas aulas de Educação Física. Percebemos que a partir das discussões de gênero e sexualidade, é evidenciada aos sujeitos descentrados uma sociedade tradicionalista e preconceituosa. No entanto, se busca, a partir da escola, uma comunidade com direitos iguais a todos, mesmo que a curtos passos.Dissertação Inovação pedagógica e tecnologias digitais de informação e comunicação: compreensões a partir da educação física escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-14) Silva, David José de Lima; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/4142765741381346; Batista, Alison Pereira; https://orcid.org/0000-0002-5293-0993; http://lattes.cnpq.br/3140814720062433; Santos, Antônio de Pádua dosO estudo teve como objetivo geral refletir sobre inovação pedagógica, uso e apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's) a partir do olhar de professores/as de Educação Física da Microrregião do Agreste Potiguar. Para tanto, a pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e o procedimento adotado para investigação foi estruturado a partir do trabalho de campo. Como procedimentos para levantamento das informações foram utilizados um questionário, para caracterização do perfil socioprofissional dos participantes, e uma entrevista semiestruturada. Posteriormente, as informações foram analisadas e interpretadas em diálogo com a visão dos autores que compõem a fundamentação teórica envolvida na temática. Participaram do estudo, cinco professores/as de Educação Física, atuantes em quatro instituições da rede pública de ensino municipal e estadual (Ensino Fundamental), em três cidades da microrregião do Agreste Potiguar (Nova Cruz, Santo Antônio e Monte Alegre - RN). A compreensão docente sobre o fenômeno da inovação pedagógica se aproxima de fatores como a inserção de novidades ou atualizações no processo de ensino e a intencionalidade na melhoria das práticas pedagógicas. As TDIC’s são compreendidas de forma muito técnica, pouco crítica e por vezes criativa, não se evidencia uma compreensão capaz de dialogar com as influências e complexidades existentes entre tecnologias e sociedade, por outro lado, há uma relação antagônica, ora atribuindo-se valor positivo, ora negativo ao uso das TDIC’s nas intervenções pedagógicas. O estudo identificou aspectos condicionantes e potenciadores do trabalho docente quanto à reflexão sobre o uso e apropriação das TDIC’s nas aulas de Educação Física. Como categorias condicionantes ressaltamos as condições materiais de infraestrutura que as escolas dispõem, a vulnerabilidade socioeconômica dos/as alunos/as e a formação do/a professor/a. Já como potencialidades para um ensino pautado em um viés crítico, foi possível identificar como possibilidades a ampliação do conhecimento; o universo de conteúdos variados do componente curricular e o desenvolvimento da autonomia.Dissertação Jogos/brincadeiras de bola com as mãos e suas implicações para a aprendizagem do voleibol(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-22) Lucena, Fagner Silva; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; http://lattes.cnpq.br/1926390782515882; Batista, Alison Pereira; Costa, Mackson Luiz Fernandes daEste trabalho apresenta uma pesquisa com alunos de uma escola municipal de Equador, cidade do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa está voltada ao ensino-aprendizado do esporte Voleibol, partindo do princípio do ensinamento de jogos/brincadeiras da família de jogos de bola com as mãos, remontando conhecimentos prévios adquiridos pelos próprios alunos em suas vivências advindas desde a infância quando brincavam em suas casas, nas ruas ou nas praças, ampliando as experiências esportivas de forma educativa. Assim, neste trabalho o objetivo geral é elaborar uma proposta pedagógica para o ensino do voleibol, enfatizando o olhar lúdico e ampliado do ensino do esporte na Educação Física. Os objetivos específicos são: a) relacionar os jogos e brincadeiras de bola com as mãos como repertório para o ensino do voleibol; b) apresentar uma taxonomia em relação aos jogos/brincadeiras de bola com as mãos com suas peculiaridades; e c) desenvolver um material que auxiliará no ensino do voleibol através do ensino de jogos e brincadeiras com as mãos, para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Como aporte do referencial teórico explicamos o que é esporte de rendimento; o que é esporte escolar; como a Pedagogia do Esporte e a Educação Física são importantes para a cultura esportiva dos alunos, pois a Educação Física é a disciplina mais importante no quesito conhecimento corporal, mental e psicológico do aluno. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, com características semelhantes à pesquisa etnográfica, do tipo participante, utilizando como técnica para o levantamento dos dados a observação dos jogos/brincadeiras de bola com as mãos nas aulas das turmas dos 9º anos I e II, de Educação Física. A pesquisa resultou numa observação de 20 jogos/brincadeiras praticados pelos alunos, que serviram como embasamento para o aprendizado e prática do voleibol, de forma lúdica e com uma participação massiva dos discentes. Estes jogos/brincadeiras foram observados, analisados e assim, foi possível apresentar taxonomias que representam diferentes agrupamentos de tarefas, brincadeiras e jogos. Cada agrupamento poderá ser o conteúdo principal das aulas, assim como poderá ser combinado a outros grupos, dependendo dos objetivos de ensino de cada professor e professora. Concluímos que os jogos/brincadeiras de bola com as mãos auxiliam e facilitam o aprendizado do esporte Voleibol por se tratar de jogo/brincadeiras que os discentes conhecem desde a infância, além de promoverem maior participação e integração dos discentes nas aulas, ainda possibilitam a aquisição de habilidades capazes de integrar e participar do esporte que se tornou o segundo esporte mais praticado no país.Livro Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre Copa do Mundo 2014 a partir da Mídia-Educação(2016-10-13) Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison Pereira; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Barros, Joyce Mariana Alves; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Tinôco, Rafael de GoisEsta obra é tributária das reflexões acerca da dimensão educacional dos legados da Copa do Mundo 2014. Como um tipo de legado imaterial, os processos educacionais decorrentes da Copa, ou de outros megaeventos esportivos, têm tido pouco relevo nos debates sociais. Na contracorrente do fluxo, o texto apresentado é fruto da pesquisa "Mídia-Educação Física em tempos de megaeventos esportivos: impactos sociais e legados educacionais", realizada pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) da UFRN. Nesse sentido, é no diálogo entre conceitos e prática pedagógica que se constroem as ideias aqui expressas.TCC O PIBID Educação Física UFRN: possibilidade de formação continuada para o professor supervisor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Machado Neto, João Cláudio de Vasconcelos; Dias, Maria Aparecida; Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison PereiraComo bolsista de Iniciação à docência observei a atuação dos Professores Supervisores no programa e pude perceber que eles aprendiam bastante com o programa, por isso, este estudo teve como objetivo geral analisar se o PIBID Educação Física UFRN poderia ser considerado uma possibilidade de formação continuada para os Professores Supervisores que participaram do projeto. O específico buscou analisar qual foi a influência do programa na metodologia e didática desses professores. Utilizando a pesquisa qualitativa-descritiva o estudo analisou as repostas de 6 Professores. O estudo foi estruturado em forma de capítulos, entre eles estão a introdução do trabalho que explana a respeito do trabalho, capítulo um referente ao PIBID no contexto da UFRN que analisou o programa e a sua influência, o capítulo dois que abordou sobre o que seria a formação continuada para servir de base para a discussão e o capítulo três que analisou e concluiu sobre programa, dessa forma foi possível verificar que o programa é considerado por esses professores como uma possibilidade de formação continuada. Entendemos que mais pesquisas relacionando formação continuada e o PIBID devem ser executadas, ratificando a importância do programa não só para a formação inicial como os professores da rede pública de ensino.Dissertação Práticas corporais de aventura no ensino médio: o esporte orientação nas aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Melo, Marcilio Xavier de; Tinôco, Elizabeth Jatobá Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3714455266526226; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison PereiraA presente pesquisa buscou desenvolver e aplicar uma proposta metodológica para o Esporte Orientação por meio de uma unidade didática para o ensino da Educação Física, no ensino médio de uma escola pública. O estudo foi realizado na cidade de Monte Alegre/RN, na Escola Estadual Professor Gaspar, mediante um estudo referenciado na perspectiva metodológica do tipo participante, em uma abordagem qualitativa. Partimos da investigação de um contexto real vivenciado nesta escola, com um grupo de 39 alunos de uma turma de 2º ano do turno vespertino. Como instrumentos de pesquisa utilizamos a execução de planos de aulas, o diário de campo do professor, com o registro dos fatos percebidos pela observação participante, e a aplicação de um questionário, no final da unidade didática. Após os procedimentos iniciais com as devidas autorizações e esclarecimentos, seguimos construindo os referenciais de apoio para posterior análise dos dados. Em decorrência de nosso estudo, pudemos observar um bom envolvimento dos alunos nas atividades propostas, e que as estratégias didáticas pedagógicas utilizadas nas aulas foram assertivas e coerentes com a realidade estrutural e material da escola. Além disso, os materiais criados e adaptados à prática do Esporte Orientação oportunizaram aos alunos explorarem uma nova vivência corporal entre as diversas que o universo da cultura corporal de movimento pode oferecer. Em síntese, a unidade didática se mostrou eficaz frente a realidade da falta de materiais/espaço adequados, e apresenta-se como um meio de direcionamento para futuros professores que desejem trabalhar este esporte em suas aulas. Constatamos também que, parte significativa da turma classificou como interessante a maneira como foram compartilhados os saberes pertencentes ao Esporte Orientação, e conseguiram associar diferentes aprendizados e benefícios que o Esporte Orientação pode proporcionar para suas vidas, reconhecendo o valor deste esporte. Portanto, concluímos que os alunos compreenderam as Práticas Corporais de Aventura como parte integrante da cultura corporal de movimento, tendo o Esporte Orientação como uma nova possibilidade; também descentralizar o ensino da Educação Física que comumente privilegia os esportes mais tradicionais, abrindo uma nova possibilidade de conteúdo para os professores de Educação Física, tendo como premissa um conteúdo novo e adaptável, e como consentido neste estudo, com estratégias didáticas-pedagógicas assertivas e coerentes com a realidade de uma escola pública.Dissertação Proposta de ensino para a prática do Futebol no contexto da abordagem crítico-emancipatória(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Lima, José Fábio de Albuquerque; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; https://orcid.org/0009-0006-2863-2626; http://lattes.cnpq.br/5894458811449628; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Batista, Alison Pereira; Santos, Antônio de Pádua dos; Silva, Maria IoneA Educação Física escolar sofreu ao longo dos anos várias influências das práticas esportivas e de rendimento. O futebol é um dos esportes mais praticados nas aulas de Educação Física, porém sem muitas reflexões e questionamentos, e muitas vezes sem uma perspectiva metodológica clara e esvaziado de sentidos para estudantes do ensino fundamental. Sendo assim, o tema do referido estudo foi “Proposta de ensino para a prática do futebol no contexto da abordagem crítica-emancipatória”. A abordagem crítico-emancipatória visa a formação de um sujeito crítico e emancipado, que possua autonomia e consciência para compreender os fenômenos e os contextos que permeiam a sociedade e para isso planejar um ambiente educacional, onde o aluno tenha a liberdade de criar, criticar e opinar. Dessa forma, a pesquisa teve em vista refletir, para além de aspectos técnicos, o que o futebol pode proporcionar para o desenvolvimento do indivíduo, proporcionando-o por meio deste esporte, desenvolver competências de autonomia, criatividade, interação social, competências objetivas, entre outras. O presente estudo desenvolveu uma proposta de ensino do futebol pautada na abordagem crítico-emancipatória, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, analisando os desafios do professor para a aplicação de uma proposta de ensino crítico-emancipatória, assim como, junto aos estudantes da turma supracitada, vivenciando a prática esportiva na escola, em especial o futebol ao longo da trajetória escolar. Além disso, refletiu e discutiu sobre esta proposta e o processo de ensino aprendizagem. Desse modo, este estudo foi qualitativo, de natureza descritiva e exploratória porque se referiu à compreensão de processos que ocorrem em uma dada instituição ou comunidade. Portanto, tratou-se de um estudo de caso qualitativo, com pesquisa participante, onde há interação entre o pesquisador e os sujeitos envolvidos nas ações. O nosso universo de pesquisa foi a escola Estadual Professor Manuel João, localizada no município de Grossos-RN, circunscrita na 12ª DIREC, vinculada à secretaria de educação do estado do Rio Grande do Norte, onde fizeram parte do estudo os alunos regularmente matriculado no 8° ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada por meio do diário de aula dos estudantes, observando as atividades desenvolvidas durante as aulas na turma e registros no diário do pesquisador, com registros e anotações. Para a análise dos dados do presente estudo utilizou-se a modalidade temática da análise de conteúdo, onde as informações foram levantadas qualitativamente, através da observação dos participantes do estudo. Como desafios encontrados nesse estudo, apontamos para: dificuldade na relação de gêneros ou turmas mistas, estudantes ainda resistentes ao esporte espetáculo e relação da escola numa perspectiva crítica de ensino. Como pontos positivos destacamos a participação dos estudantes e reflexão sobre a prática docente, os resultados nos mostraram ser possível desenvolver na escola a prática do futebol com um sentido crítico-emancipatório, onde os estudantes possam dar novos significados ao seu contexto vivido, além de propiciar uma reflexão sobre a nossa prática docente.Dissertação Reforma curricular do ensino médio: uma análise sobre a noção de linguagem e suas implicações para a Educação Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-02) Oliveira, Nathalia Doria; Araújo, Allyson Carvalho de; https://orcid.org/0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; http://lattes.cnpq.br/7046551470723230; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Batista, Alison Pereira; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Pereira, Rogério SantosO Ensino Médio se tornou palco de discussão e debate nos últimos anos por conta da promulgação da Lei 13.415/2017. As mudanças mais significativas são a ampliação da carga horária para 3000h, flexibilização curricular com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos. Tendo cada estado de reestruturar o seu currículo e arquitetar sua implantação até 2021, diversas lacunas e questionamentos se acumularam nesse percurso, sendo a própria noção e sistematização das áreas de linguagens uma delas. Esta pesquisa se inscreve neste ínterim e possui as seguintes questões: quais as compreensões de linguagens apresentadas pelos documentos da BNCC e suas reverberações no currículo de Sergipe no contexto da mudança do Ensino Médio promulgada pela Lei 13.415? Como tais compreensões dialogam com o ensino da Educação Física (EF)? A pesquisa teve por objetivo analisar a compreensão de linguagem na BNCC e no currículo de Sergipe para refletir suas possíveis implicações no ensino da Educação Física no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa documental-exploratória de abordagem qualitativa. A dissertação trabalha com exploração de fontes primárias, documentos curriculares, tais como a Base Nacional Comum Curricular da etapa do Ensino Médio (BNCC-EM) e o currículo Estadual de Sergipe na etapa do Ensino Médio (CES-EM). A partir da exploração do material procede-se com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979) com o auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), através do tratamento dos dados a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Com base na análise lexical, a BNCC-EM foi dividida em cinco classe/categorias - Sistema institucional; Expressões e Diversidade; Juventude; Elementos da Linguagem; e Códigos da Linguagem. Já o CES-EM foi dividido em quatro classes/categorias - Linguagens e Modalidades; Sistema institucional; Juventude; Expressões e seus campos. Os dados indicam que a BNCC-EM ao tratar da linguagem aproxima-se da corrente semiótica, contudo não apresenta conceito ou consonância de suas competências e habilidades respectiva ao princípio da corrente. As linguagens se dispõem em “caixinhas” em que a EF fica delimitado a linguagem corporal, as Artes com a artística, a Língua Inglesa e Portuguesa com a linguística, sendo essas duas últimas com possibilidades de linguagem nos seus diversos campos de atuação, bem como o multiletramento. Assim, ao analisar o CES-EM, observamos o fundamento na BNCCEM, porém ao conceituar a linguagem apresenta como referência o filósofo Bakhtin, da corrente histórico-sociocultural. Diante disso, a BNCC-EM e o CES-EM apresentam a linguagem como um sistema fechado de signos, tendência estruturalista, e com pouco diálogo disciplinar com a área. Logo, ao mesmo tempo em que os documentos indicam uma autonomia, crítica e participação nas diferentes linguagens, ao analisar as competências, habilidades e objetos de conhecimento há limitação didática e pedagógica. Por fim, analisar a compreensão de linguagem nos documentos trouxe algumas reflexões sobre as possíveis implicações no ensino da Educação Física no Ensino Médio: a) a área de linguagem está posta nos documentos como “espaço comum” sem críticas ou contexto histórico que explica a sua existência/escolha no currículo escolar; b) a EF está inserida na área de linguagem como o local da linguagem corporal, e não está aberta para outras possibilidades; c) as competências e habilidades gerais e específicas da área da linguagem e, no CES-EM, os objetos de conhecimento trazidos ou alinhados com a EF abordam de forma genérica e/ou técnica para o ensino no contexto escolar.