Navegando por Autor "Batista, Saulo Gomes"
Agora exibindo 1 - 20 de 49
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A fidelização em pousadas e hoteis de pequeno porte em Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Oliveira, Nathalia Cristina de; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Cássio de Freitas; Batista, Saulo GomesA presente monografia tem como finalidade demonstrar de que forma os estabelecimentos hoteleiros de pequeno porte como, hotéis e pousadas, aplicam as estratégias de fidelização aos seus clientes. Nesse ponto, buscou-se como objetivo analisar, identificar, descrever e comprovar quais foram às estratégias utilizadas para a prática da fidelização. O trabalho é baseado em uma abordagem qualitativa que buscou uma amostragem reduzida das empresas, com o intuito de buscar a qualidade das informações, a pesquisa realizada foi de caráter descritivo - bibliográfico, possuindo um questionário com perguntas abertas, buscando a opinião de cada gestor das instituições hoteleiras, onde procurou-se ter acesso ao conhecimento das estratégias utilizadas para o programa de fidelização de clientes e qual o resultado obtido através da aplicação dessa ferramenta mediante a evolução do comércio. Após análise de todos os dados pesquisados, pode-se concluir que: Quando se aplica um Programa de fidelização, pode-se aumentar a assiduidade dos clientes, porem é necessário uma estratégia de bonificação para o os tornam "fieis".TCC A gestão de queixas no processo de melhoria contínua: uma análise das insatisfações dos usuários dos serviços aéreos no site “reclame aqui”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Thayana Patrícia da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Batista, Saulo GomesA palavra qualidade é o segredo para as organizações terem sucesso no século XXI, sendo um o grande diferencial no mundo empresarial. Com muito concorrentes no mercado, para que uma organização se destaque, apenas um bom produto não é o suficiente para conquistar o cliente. Importante o prestadores de serviços tende a oferecer a qualidade como diferencial. O transporte aéreo é o meio de transporte mais procurado pelos turistas principalmente para percorrer longas distâncias. Devido a sua comodidade, rapidez e praticidade a demanda pelo setor aéreo tem crescido. Com isto a concorrência, vem proporcionando uma disputa nas companhias aéreas. Fazendo necessário não apenas prestarem os serviços básicos mais também serviços que vão além da expectativa do consumidor. No entanto ainda existem muitos usuários insatisfeitos com o serviço prestado, que busca ser ouvido pela empresa para que a mesma solucione problemas apresentado. Um dos meios de comunicação entre o cliente e a empresa são os sites de reclamações, ouvidorias e ações judiciais. No presente trabalho é abordado um estudo de caso sobre o site de reclamação “Reclame aqui” que tem como sua missão promover a comunicação do cliente com a empresa prestadora de serviço ou de produto, buscando soluções para que a comunicação seja o principal elo cliente empresa em casos de insatisfação do consumidor. Comparando as duas principais companhias que atuam no país para verificar como funciona a comunicação cliente e companhia na busca pela melhoria dos serviços prestados. A metodologia adotada foi descritiva exploratória e abordagem qualitativa através do método da observação e aplicativo da análise de conteúdo. A qualidade dos serviços hoje é um diferencial no mercado, e para que, as companhias aéreas continuem competitivas no mercado é necessária uma boa gestão de queixas, aprimorando os seus serviços através da melhoria contínua.TCC Acessibilidade para deficientes visuais: um estudo em atrativos turísticos de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Maria Carolina Nascimento; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Batista, Saulo Gomes; Castro, Cleber Augusto TrindadeO objetivo da presente pesquisa foi analisar a acessibilidade para pessoas com deficiência visual nos principais atrativos turísticos da cidade de Natal, Rio Grande do Norte – Parque das Dunas, Centro de Turismo, Praia de Ponta negra e Praia do Meio, frequentados tanto pelos turistas, quanto pelos autóctones. Como objetivos específicos constam verificar a existência de acessibilidade para pessoas com deficiência visual nos atrativos selecionados, apresentar experiências tanto negativas quanto positivas vividas por estas pessoas, e propor sugestões de melhoria para a acessibilidade dos atrativos e prestação de serviços. A metodologia utilizada para a pesquisa foi à abordagem qualitativa e método descritivo. Para verificar a acessibilidade dos atrativos turísticos mencionados, foi utilizado um roteiro proposto pelo Ministério do Turismo, incluindo um registro fotográfico do que foi encontrado nos atrativos. Além disso, foram realizadas entrevistas estruturadas com integrantes da Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte – ADEVIRN, para conhecer suas percepções. Foi observado que estes deficientes visuais não se sentem seguros para caminhar pelas ruas, bem como praticar a atividade turística, além de questões sociais destacadas, como falta de pessoas capacitadas para atendê-los de maneira adequada e acessível. Como resultado, foi possível perceber que nenhum dos atrativos investigados atende plenamente aos requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os únicos que se destacaram com acesso menos complicado, foi o Parque das Dunas, seguido pela Praia do Meio. O Centro de Turismo e Praia de Ponta Negra foram os que mais possuíram obstáculos no que refere-se a locais acessíveis. Observou-se ainda, que a maioria da infraestrutura encontrava-se acessível somente para o cadeirante. Isso demonstra um crescimento em acessibilidade na cidade, entretanto ainda merece adaptações e melhorias, visando também implementações na estrutura para todas as pessoas que convivem com alguma deficiência.TCC Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Hora, Gustavo Araújo da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Chagas, Márcio Marreiro das; Batista, Saulo GomesAtualmente a internet vem se tornando a inovação tecnológica que ganha destaque também no turismo, por disponibilizar uma vasta quantidade de informações sobre o tema em qualquer lugar do mundo 24 horas por dia sem que seja necessário investir muito esforço, tempo ou dinheiro. Com isso, o segmento das agências de viagens, apesar de sofrer com o processo da desintermediação ocasionado pelas grandes companhias aéreas e de hotéis que entraram em contato direto com o cliente através do crescimento da internet, viu ao mesmo tempo o surgimento das Agências Virtuais (OTAS – Online Travel Agencies) que veem a internet não como uma ameaça e sim como uma oportunidade através de suas tecnologias de suporte que permitem uma maior divulgação e interação com os usuários e mais agilidade para as vendas com o chamado comércio eletrônico, visto que, essa nova oportunidade disponibilizada pela internet para as vendas na área do turismo é a nova maneira de se manter competitiva no segmento. Diante do exposto, o presente estudo pretende verificar nas agências pesquisadas em Natal/RN, como se encontra esse processo de adesão ao comércio eletrônico tendo como base o modelo “Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico de Albertin (2002)”. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa através do método descritivo exploratório. Foram pesquisadas cinco Agências de Viagens localizadas em Natal/RN (Atlântico Operadora de Turismo, Arituba Turismo, Aerotur, Cap Viagens e Turismo, WRT Viagens e Turismo). Utilizou-se uma entrevista estruturada com 13 questões com perguntas abertas direcionadas para contemplar os aspectos do modelo “Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico” de Albertin (2002). Através da análise de conteúdo das respostas obtidas pelos agentes de viagem, verificou-se que o comércio eletrônico já é uma realidade nas agências de viagem pesquisadas em Natal/RN, contudo vale ressaltar que apresentam aspectos de adesão que precisam serem revistos e investidos pelos diretores, logo, as agências de viagens devem continuar a evoluir no processo de adesão ao comércio eletrônico, tendo em vista que, atualmente, apresenta-se como o novo canal de distribuição dos produtos e serviços turísticos e pelo fator de manterem-se competitivas diante o mercado.TCC Análise das estratégias de inovação em empreendimentos do setor de hospedagens no segmento “Moteleiro” na cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Costa, Ellen Míriam da; Chagas, Márcio Marreiro das; Batista, Saulo Gomes; Trigueiro, Renata Paula CostaNos últimos anos, o setor turístico, vem passando por profundas transformações de cunho tecnológico até os estruturais e políticos; no intuito de enquadra-se as novas exigências da sociedade moderna ganhando assim, cada vez mais importância no mundo, considerando a sua forte influência para o desenvolvimento econômico e social dos países. O Brasil é um latecomer e a corrida por mercados inclui a necessidade de integração e investimento contínuo dos diferentes entes envolvidos na busca de vantagens no mercado. Estas modificações do setor se baseiam nas regras estimuladas pelo capitalismo e pela globalização, tidos como fatores que impulsionam o desenvolvimento da atividade turística que está se consolidando hoje como uma das mais importantes atividades econômicas. Neste viés das novas exigências sociais, aspectos como mudança e inovação, foco no cliente, criatividade, passam a ser questões importantes a serem tratadas pelas empresas, em especial pelas do setor turístico. Em se tratando de meios de hospedagem, quando comparados aos hotéis o uso dos motéis somente para hospedagem é consideravelmente recente, e estar diretamente ligado, com o hábito de viajar no período diurno, hospedar-se por curtos períodos de tempo e/ou ter este espaço apenas para encontros amorosos, com vistas, dentre outros fatores, ao fortalecimento do marketing das empresas e de suas marcas comercializadas. Diante disso, a utilização de motéis como meio de hospedagem para estadia que não somente para uso de encontros amorosos apresentou relevante crescimento nos últimos anos segundo apresentado nas referencias acima. Frente a esta situação a problemática desta pesquisa visa questionar quais as inovação desenvolvidas em empreendimentos moteleiros da Cidade do Natal/RN. Objetivando analisar as estratégias de inovação em empreendimentos do setor de hospedagens no segmento moteleiro na cidade de Natal/RN. A pesquisa apresentou proposta metodológica baseada em uma pesquisa do tipo qualitativa com abordagem analítica explicativa. Como critério de escolha da amostra dos motéis a serem entrevistados usou-se tempo de mercado, visibilidade da marca, oferecimento de serviços extras além do convencional. Desta forma, a amostra foi composta de quatro estabelecimentos sendo dois com inovação em culinária e dois em suítes temáticas; estes ainda encontram-se nos bairros de Neópolis, Nova Parnamirim e Ponta Negra. Assim, fizeram parte desta pesquisa os seguintes motéis: Shopping motel, Dolce Amore Motel, Vison Motel, Trópicos Motel e o Raru’s motel. A coleta de dados uso características de entrevista semi-estruturada, isto é, é a utilização de um roteiro previamente elaborado que serviu como instrumento norteador. As entrevistas foram realizadas no período de 6 a 8 de novembro do corrente ano, e atingiu neste período do universo de 28 motéis, uma amostra total de 5 motéis. Após a coleta e análise de dados através do método de Bardin, observo-se que os serviços de decoração e tratamento visual das acomodações, bem como uma boa apresentação de cardápio deste tipo de empreendimento devem ser cuidadosamente planejados e que venha a atender o nicho ao qual se destina. Diante disto, alguns empresários do ramo criaram suítes temáticas e exóticas, e decoradas para atrair e melhor ambientar os clientes. Bem como o uso de pratos culinários bem elaborados e com base afrodisíaca, são tão atrativos quanto às suítes temáticas. Aponta-se que o processo de inovação no setor moteleiro da cidade do Natal/RN no que tange o uso de investimentos para suítes temáticas e sofisticação em gourmet, segundo a amostra analisada, é de fato um plano de negocio com substancial lucratividade e retorno relativamente rápido, como afirmado por alguns entrevistados. E que além do aumento no setor financeiro do empreendimento, ainda contribui para satisfação dos clientes.TCC Análise dos impactos causados pela desintermediação nas agências de viagens no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Elizabete Varela da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Batista, Saulo GomesO presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos causados pela desintermediação nas Agências de viagens. Como provedoras do produto turístico as agências tem papel importante, mas no mundo globalizado em que a competitividade se faz presente, diversas transformações vêm atingindo o setor de turismo, entre elas se encontra a propagação da tecnologia da informação. Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças e preocupações no que concerne o fator humano e a qualidade dos serviços prestados pelas agências de viagens. Assim, tal estudo teve como objetivos específicos: diagnosticar como as agências mensuram a qualidade da prestação dos seus serviços oferecidos; descrever o perfil organizacional das agências de viagens; identificar de que forma o fenômeno da desintermediação afeta o sistema de produção e distribuição dos serviços das agências; verificar com os gestores avaliam o comprometimento dos funcionários para com as empresas e, sugerir o programa 9Ss como ferramenta para adquirir a melhoria contínua na prestação de serviços nas agências. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Utilizou-se de fontes primárias e secundárias. Teve como universo as agências cadastradas na ABAV, com mais de três anos de mercado, possuindo uma amostra de onze agências. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista, através de um formulário respondido via online na ferramenta Google Drive-Docs., e sua análise foi feita através da análise de conteúdo. Como resultados, foi possível identificar o perfil das agências de viagens, como tais empresas definem o fenômeno da desintermediação e como tal fenômeno atinge os sistemas de produção e distribuição dos produtos e serviços destas empresas. Ainda foi possível observar como os gestores das agências avaliam o comprometimento dos seus funcionários, bem como tais gestores mensuram a gestão da qualidade dos serviços prestados por suas empresas. Realizou-se a análise SWOT, da qual foi possível identificar os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças de tais empresas. Sugeriu-se, além de outras melhorias, uma melhor utilização das mídias sociais para promover a empresa e vender seus serviços e produtos, bem como atingir um número maior de pessoas, potenciais clientes e consumidores ativos. A implementação de programas de endomarketing para motivar e engajar ainda mais os funcionários também foi recomendada. Sugeriu-se ainda a utilização do Programa 9Ss como ferramenta para adquirir melhoria contínua na prestação de serviços nas agências de viagens, além de ser um diferencial competitivo.TCC Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Raphael Xavier Santos de; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Batista, Saulo GomesO turismo atualmente se mostra um ato que vai muito além de viagens, através do mesmo pode-se obter uma grande importância com a cultura, onde o mesmo mostra que tem grande ligação, através do contato e convívio que proporciona entre os povos, de diversas localidades. O artesanato revela-se como um importante aliado, em relação ao turismo, pois faz com que o turista leve consigo, uma lembrança material, viva, de tudo que se foi visto e vivido enquanto o mesmo está em viagem. Com isto surge o presente trabalho, que tem por objetivo, analisar o papel do artesanato como atrativo do turismo local, seus métodos tanto de criação como também de divulgação, expondo assim os artesanatos locais, como um modo de atração turística, com enfoque principal para a loja Natal Original, a qual é o objeto principal deste estudo. Neste espaço foram aplicados 40 questionários, com os artesãos que compõe a loja, os mesmos de ambos os sexos, com idades variadas entre 30 e 75 anos. Com os dados obtidos, se mostrou o levantamento obtido e se fez a análise. Dentre as perguntas abordadas, se destaca a tipologia do artesanato produzido, o processo de pratica exercido para se chegar ao produto final, um fator que se mostra em crescimento, em relação à consciência ambiental ao se fazer o produto e a motivação que leva o mesmo a ser artesão.TCC As leis de incentivo à cultura nos eventos culturais da cidade do Natal/RN: um estudo de caso na Companhia Energética do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lemos, Luan Felipe Estevam de; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Leão, Renata Paula Costa Trigueiro; Batista, Saulo GomesA atividade turística tem um papel importante para o desenvolvimento de regiões que ofereçam atrativos de elevada potência cultural, social e econômica. O turismo cultural vem ganhando espaço, no qual muitas das regiões sobrevivem desse segmento turístico. As leis de incentivo à cultura proporcionam que se realizem eventos culturais como mais facilidade. Por que por meio das leis as empresas privadas patrocinam diversos eventos ou projetos culturais na região que se insere. A partir dessa realidade, o trabalho tem como finalidade mostrar a importância que os patrocínios da Companhia Energética do Rio Grande do Norte através das leis de incentivo federal Rouante e a estadual Câmara Cascuda têm para a cidade do Natal no âmbito social, cultural, econômico e no turismo. A metodologia utilizada para a realização desse trabalho foi classificada como uma pesquisa exploratório- descritiva de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada com uma gestora da Companhia e analisado relatórios de sustentabilidade dos anos de 2012,2013,2014. O estudo contribuiu para identificar como é importante o patrocínio dos eventos socioculturais que contribuem para o crescimento econômico social na cidade de Natal. Os eventos proporcionam uma sustentação econômica, que promove o bem-estar social, reconstruindo o patrimônio imaterial cultural, e para o desenvolvimento como um todo.TCC As organizadoras de eventos e a contratação de funcionários temporários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Fernandes, Olga Rallyne de Paula Teixeira; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Batista, Saulo Gomes; Chagas, Marcio Marreiro dasOs eventos sociais, acadêmicos, científicos, públicos ou particulares, oficiais ou empresariais,assumem relevância no desenvolvimento turístico de um destino. Para se realizar um evento, seja qual for sua tipologia, é necessário profissionalismo do início ao término do projeto. É nesse sentido que as organizadoras de eventos possuem a missão de aliar a contratação de funcionários temporários com a qualidade dos serviços. Em todas as fases do evento estão envolvidos profissionais multidisciplinares nas diversas áreas, dentre fornecedores, profissionais de som, luz, espaços, bufês, bebidas, toldos, stands, transporte, segurança, coordenadores, recepcionistas, mestre de cerimônias, decorador e músicos. Isso realça a importância do planejamento e a contratação de serviços, fornecedores e gestão de pessoas que trabalhem com o mesmo profissionalismo. Diante disto, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos que os funcionários temporários têm sobre o funcionamento das empresas organizadoras de eventos. Nesse aspecto, foram investigados os motivos que levam as empresas organizadoras de eventos a contratar funcionários temporários; como se desenvolvem as políticas e práticas da gestão de pessoas direcionadas aos funcionários temporários nas empresas organizadoras de eventos; e por último, identificar os impactos positivos e negativos decorrentes da contratação dos funcionários temporários nas empresas organizadoras de eventos. O estudo possui caráter exploratório-descritivo, com enfoque qualitativo. Foram realizadas entrevistas com diretores de oito empresas organizadoras de eventos localizadas em Natal-RN. Os resultados encontrados revelaram que as empresas organizadoras de eventos necessitam contratar funcionários temporários para atender a demanda do evento. A redução de custos e a mão de obra qualificada são elementos que induzem a essa contratação por tempo determinado.TCC Centro de Turismo de Petrópolis - Natal/ RN: uma análise da qualidade dos serviços(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Mychael Andre Crescencia; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Batista, Saulo Gomes; Castro, Cleber Augusto TrindadeNesse trabalho é importante considerar o turismo cultural com uma alternativa de desenvolvimento da atividade turística. Em destaque o centro da cidade, pois é o lugar onde concentra- se uma grande quantidade de prédios, monumentos, praças, surge como uma possibilidade de mergulhar no passado e reviver o turismo cultural. O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços e a estrutura do Centro de Turismo (Natal-RN), fazendo uma análise com base em uma pesquisa qualitativa sobre a percepção dos turistas sobre o lugar visitado. Na análise foram apresentados problemas como: a falta de divulgação do local, acessibilidade de forma incorreta e a falta de produtos diversificados, pois na percepção dos turistas, por se tratar de um centro de turismo deveria ter muitas outras opções de artesanato que caracteriza a cultura do natalense. Entre os pontos positivos estão: conforto das instalações, qualidade dos produtos, atendimento e a hospitalidade. Portanto, os resultados da pesquisa mostram que a satisfação do turista está relacionada com a imagem do lugar e a qualidade do atendimento e a hospitalidade, pois se o lugar transmitir uma imagem ruim e um atendimento insatisfatório, consequentemente o número de turistas tende a reduzir.TCC Comprometimento de profissionais que lidam com organização de eventos técnico-científicos: um estudo na Verbo Comunicação & Eventos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Teixeira, Evânia Amorim; Batista, Saulo Gomes; Desidério, Vanessa; Costa, Sinthya PinheiroO presente estudo examinou o comprometimento organizacional dos profissionais que lidam com organização de eventos técnico-científicos em Natal/RN, visando facilitar a Gestão de Pessoas em eventos. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório, mediante um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário, com questões sobre caracterização dos pesquisados e a abordagem que tem como foco o comprimento organizacional. A pesquisa teve como objetivo identificar o nível de comprometimento dos empregados da empresa Verbo Comunicação & Eventos, bem como a percepção dos lideres em relação aos comprometimentos dos seus liderados. Buscou-se medir o nível comprometimento dos funcionários baseado no modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), e com o resultado da pesquisa observou-se um alto nível de comprometimento tanto por parte dos coordenadores como também dos seus liderados. O tipo de comprometimento que teve predominância nos pesquisados foi o afetivo, que reflete no envolvimento dos profissionais com base em vínculos emocionais e baseado na identificação dos objetivos da organização. Para obter os dados da pesquisa foi utilizada a estatística descritiva para obter o nível de comprometimento dos funcionários.TCC A comunicação estratégica utilizada no Festival Música Alimento da Alma (MADA), Natal/Rio Grande do Norte - Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Alef Sousa da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Batista, Saulo GomesA presente pesquisa tem como objeto de estudo o Festival de Música MADA, que acontece desde de 1998 na cidade do Natal, Rio Grande do Norte, sendo o mais antigo festival do segmento no estado e um dos mais antigos do Brasil, entrando pro calendário de festivais nacionais. Tem-se como objetivo analisar as estratégias de comunicação e marketing do MADA, buscando especificamente investigar a sua evolução ao longo do tempo, além de identificar as estratégias de promoção do evento, traçando sugestões para edições futuras. Para a realização da pesquisa utilizou-se da metodologia exploratória descritiva com abordagem qualiquantitativa. Como principal resultado observa-se as redes sociais como as ferramentas estratégicas indispensáveis do evento. Concluiu-se que através delas é possível fazer a promoção do evento, e por meio de ações sociais melhorar a sua imagem, captando público com bom custo benefício.TCC Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Aline Cunha dos; Batista, Saulo Gomes; Gomes, Cristiane Soares Cardoso Dantas; Milito, Marcelo ChiarelliEste estudo tem a finalidade de analisar a cultura e o comprometimento organizacional do Aquaria Natal Hotel, localizado na cidade de Natal/RN. Para melhor atender ao objetivo do estudo buscou-se identificar a cultura organizacional e listar os níveis de comprometimento organizacional, além de caracterizar a cultura e o comprometimento organizacional do Hotel. O estudo caracteriza-se como descritivo com abordagem quantitativa. Utilizou-se, para identificar a cultura organizacional o modelo de Valores Competitivos de Cameron e Quinn. Já para medir os níveis de comprometimento organizacional, foi usado o modelo desenvolvido por Medeiros (2003), com trinta indicadores que fazem referencia aos quatro enfoques do comprometimento organizacioanl. Os resultados apontaram que houve predominância das tipologias culturais Clã e Inovativa, na atual situação percebida pelos funcionários do Hotel Aquária, como também o desejo de manter ambas tipologias culturais de maneira mais intensificada, na situação julgada como ideal. Os níveis de comprometimento organizacional estão atrelados a dimensão normativa, seguido das dimensões Afetiva e Afiliativa, o que implica que essas dimensões tem influencias consideráveis sobre o comprometimento dos colaboradores do hotel. O enfoque Instrumental o obteve menor média, não possuindo influencia sobre o comprometimento dos funcionários. Foi possível concluir que a cultura e o comprometimento organizacional ocorrem parcialmente incoerente, pois os valores e crenças são divergentes dos principais estímulos de vínculo com o Hotel Aquaria.Dissertação Determinantes de competitividade de destinos turísticos aplicados aos roteiros regionais: uma avaliação do roteiro Seridó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-25) Batista, Saulo Gomes; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; ; http://lattes.cnpq.br/4472031870569213; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9A atividade turística vem ganhando representatividade por movimentar e estimular a economia, sobretudo, por possibilitar a geração de emprego e renda, permitindo, assim, oportunidades de crescimento para as localidades onde o turismo se desenvolve. Diante disso, o presente estudo intitulado Determinantes de competitividade de destinos turísticos aplicados aos roteiros regionais: uma avaliação do Roteiro Seridó/RN, aborda a temática da competitividade no turismo e tenta compreender o cenário deste roteiro. O objetivo central do estudo é avaliar as condições da competitividade turística no Roteiro Seridó/RN, de acordo com referenciais e determinantes globais de competitividade para destinos turísticos, tendo como objetivos específicos: delimitar dimensões do modelo de referência para utilização na avaliação de competitividade do Roteiro Seridó/RN; identificar os níveis de governança e competitividade nos municípios definidos na amostra que compõem o referido Roteiro; e analisar em que medida as condições de competitividade do Roteiro correspondem aos referenciais globais de competitividade de destinos turísticos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo e utilizou a combinação de técnicas quantiqualitativas, de acordo com o previsto e requisitado na aplicação do instrumento de avaliação denominado Compet&enible Model. Para o levantamento de dados foram realizadas visitas técnicas e coleta em fontes secundárias, principalmente na pesquisa documental. A análise dos dados foi pautada nos registros e documentos e no uso da estatística descritiva simples para a pontuação dos elementos oferecidos pelo Compet&enible Model. Os resultados permitiram conhecer as reais condições de competitividade do roteiro frente aos atributos de competitividade global para destinos turísticos: na dimensão I, Governança, atingiu 17 pontos, classificado como em estruturação e na dimensão II, Competitividade, atingiu 10 pontos, classificado em débil . Estes resultados evidenciam a necessidade de um maior envolvimento dos atores que compõem a cadeia produtiva do turismo no Polo Seridó/RN, para que as ações, programas e projetos sejam colocados em prática. Espera-se que, assim, o turismo seja considerado uma atividade importante para o desenvolvimento local e global, servindo de referência para a gestão futura de roteiros, orientando novas diretrizes políticas, de planejamento e organização para uma melhor competitividadeTCC É festa: eventos culturais como alternativas para o desenvolvimento turístico local para a cidade de Currais Novos - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Victor Ramon Lourenço Medeiros; Porto, Carlos Humberto; Chagas, Márcio Marreiro das; Batista, Saulo GomesNo Brasil o turismo tem um importante papel para o crescimento de regiões que ofereçam atrativos de elevado potencial cultural, social e econômico. Atualmente o turismo de eventos vem ganhando espaço, pois é a partir dele que determinadas regiões consegue retirar subsídios para seu desenvolvimento. E o Rio Grande do Norte para minimizar a sazonalidade do setor turístico, e para promover sua região, alguns municípios apresentam suas manifestações culturais através dos eventos realizados, de cunho religioso, teatral, cultural, tentando atrair investimentos para sua região. A cidade de Currais Novos oferece de atrativo os seus eventos culturais, que constitui o calendário festivo anual. E esses eventos tornam-se importantes para movimentar a economia local e também gerando fluxo turístico, que ajudará no desenvolvimento do local. Com isso, a proposta desta investigação foi analisar qual a contribuição dos eventos para o crescimento econômico e social do município. Para esses fins foi proposta uma pesquisa exploratória-descritiva, utilizando o método deentrevistas, para identificar a percepção dos stakeholders no município. Promovendo uma discussão sobre os pontos cruciais para o desenvolvimento da cidade, no que diz respeito aos eventos. Entre os principais resultados, estão a demandas culturais a cerca dos eventos, e sua contribuição para sua criação e consolidação. Assim, existindo turismo de eventos na cidade, foi proposta a identificação de infraestrutura para promover uma melhor estadia ao visitante, bem como para a população e para a realização das manifestações. Então, com uma infraestrutura adequada os eventos acontecem e proporciona impactos positivos e negativos, que foram identificados a partir do roteiro de entrevista, e sua contribuição para a vida dos moradores locais. No entanto, o município está carente de investimentos para melhorar a atividade turística, então, o estudo veio levantar quais os investimentos estão sendo implantados para melhorar o turismo. Portanto, este estudo vem desenvolver uma pesquisa que pontua quais as consequências do turismo de eventos na cidade de Currais Novos, e qual sua contribuição para promover o desenvolvimento local.TCC Empresa júnior como incentivo e experiência para o empreendedorismo no turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Dantas, Erica Lourena de Oliveira; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Batista, Saulo Gomes; Castro, Cleber Augusto TrindadeO mercado na área do Turismo, ao longo dos anos vem aumentando e tornando-se mais competitivo, exigindo assim dos profissionais atuantes na área uma maior qualificação. Por consequência, os estudantes - ao entrarem nas Instituições de Ensino Superior para cursar Turismo - buscam maneiras de se capacitar profissionalmente, ainda na graduação, a fim de obter uma qualificação diferenciada. Neste momento entra a Empresa Júnior (EJ), que faz com que o estudante tenha uma relação íntima com o mercado, buscando, sobretudo, desenvolver o espírito empreendedor estando ainda na graduação, através da prestação de serviços às pequenas empresas, e com a troca de conhecimentos entre os membros de outras EJ’s. Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar a contribuição da Empresa Junior de Turismo da UFRN - Universitur para o desenvolvimento do perfil empreendedor junto a seus ex-membros. A pesquisa é de natureza qualitativa- quantitativa, de caráter descritivo, onde foram aplicados questionários online, obtendo assim a resposta de 34 egressos. Foi constatado que a Empresa Júnior incentiva o empreendedorismo, através da vivência empresarial, onde os membros desenvolvem ou aperfeiçoam as características do perfil empreendedor, além de servir para alguns membros como uma ajuda para ingressar no mercado de trabalho e incentivá-los a abrir o próprio negócio.Tese Entre o virtual e o presencial: a festa como espaço de desenho de experiências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-05) Rêgo, Gildygleide Cruz de Brito; Silva, Ricardo Lanzarini Gomes; Alves, Josemery Araújo; https://orcid.org/0000-0001-6817-7177; http://lattes.cnpq.br/9857446311863232; http://lattes.cnpq.br/8329015256153651; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Moital, Miguel; Batista, Saulo GomesAo longo dos tempos, os eventos têm passado por metamorfoses significativas, impulsionadas por uma miríade de influências, desde avanços tecnológicos até mudanças culturais. Essas transformações são particularmente evidentes quando se considera a experiência do usuário como algo que transcende a mera participação, tornando-se a chave para a conexão emocional, e o design de eventos como uma ferramenta crucial na projeção de vivências memoráveis. Nesse sentido, a presente pesquisa analisou a influência do método de Design de Eventos para a otimização e aprimoramento da experiência do usuário, considerando as dinâmicas distintas entre o universo virtual e presencial. Utilizando a fenomenologia como método, buscou-se identificar as experiências projetadas pelos organizadores e compreender as percepções, emoções e significados atribuídos pelos participantes. A abordagem qualitativa foi empregada por permitir uma compreensão profunda e contextualizada de fenômenos complexos e subjetivos. Com foco nas festas populares, o universo do estudo englobou as festas juninas do nordeste brasileiro, delimitando a amostra no Mossoró Cidade Junina, no São João de Campina Grande e no São João de Caruaru, determinando como atores da pesquisa os usuários dos festejos, virtuais e presenciais, e representantes das organizações envolvidas. Utilizou-se da combinação das escalas Domínios da Experiência, Events Experience Scale (EES), Event Social Interaction Scale (ESIS) e Event Experience Mapping Model (EEMM) para o desenvolvimento das ferramentas de coleta de dados: roteiro de entrevista semiestruturada em profundidade, plano subsidiador da observação participante, questionário integrado de medição e interpretação da experiência do usuário e card sorting destinado a amostra teórica. A análise dos dados foi realizada com base na Teoria Fundamentada dos Dados Straussiana ou Relativista (TFD) e com o auxílio do software Iramuteq. Considerando os resultados provenientes do âmbito virtual e presencial, demonstrou-se que, embora haja uma preocupação genuína da organização das festas com a experiência dos participantes, a falta de uma abordagem estratégica e orientada ao design de eventos limitou o potencial de criação de experiências. As lacunas identificadas, por meio da triangulação dos dados, revelaram que essa ausência resultou em uma ação incipiente sobre as dimensões do engajamento cognitivo, apesar das festas juninas disponibilizarem amplo espectro para concatenar o entretenimento ao aprendizado, e sobre a vivência da novidade, que emergiu de forma incipiente diante do contexto inovador das lives disponibilizadas em período pandêmico. Assim, validou-se o entendimento do design de eventos como uma ferramenta essencial a ser integrada à uma dinâmica mais ampla que considera a implementação de tecnologias inovadoras; acessibilidade; envolvimento comunitário; significado - aqui representado pela cultura; hospitalidade, comunicação direta entre organização e usuários, serviços básicos e fundamentais aos eventos - saúde e segurança; e equidade na entrega dos serviços, para assim potencializar a entrega de experiências memoráveis e significativas aos participantes.TCC Estética e as tecnologias de informação como dimensão da experiência: um estudo de caso nos eventos realizados na Arena das Dunas em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Couto, Taíze Pinheiro; Macedo, Raquel Fernandes de; Gildygleide Cruz de Brito Rêgo; Macedo, Raquel Fernandes de; Batista, Saulo Gomes; Brito, Max Leandro de AraújoO presente artigo aborda sobre a importância do uso da estética e das tecnologias de informação como dimensão da experiência, mostrando como estes fatores interferem nos eventos realizados entre outubro e novembro de 2019 na Arena das Dunas, em Natal/RN. Tem como objetivo analisar o impacto da implementação da estética no design de Experiência e do uso das tecnologias de informação nos eventos realizados na Arena das Dunas. Apresenta-se como um estudo de caráter descritivo, com uma abordagem quantitativa. Os resultados obtidos mostraram que na estética foi percebida que a disposição dos espaços/layout, a decoração e a iluminação foram fatores de destaque para os participantes do evento. Quanto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) observa-se que os espaços para fotos instagramáveis foram as que mais se tornaram evidentes para os participantes dos eventos. Tornando-se, portanto fatores diferenciais competitivo nos eventos.TCC Gestão da qualidade dos serviços prestados em bares e restaurantes na Praia da Redinha (Natal-RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Vanuely Batista da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Chagas, Márcio Marreiro das; Batista, Saulo GomesO trabalho Gestão da qualidade dos serviços prestados em bares e restaurantes na praia da Redinha (Natal-RN) tem como objetivo avaliar a gestão da qualidade dos serviços prestados por bares e restaurantes na Praia da Redinha (Natal-RN), caracterizando os serviços, apresentando a percepção dos frequentadores e dos gestores sobre os equipamentos e serviços do segmento de A&B. Para discorrer sobre esse roteiro, foram identificados os problemas mais correntes na atualidade, descrevendo em forma de questionamentos dois questionários destinados aos mesmos. Podendo assim apresentar um pouco da imagem do destino turístico, por parte dos entrevistados, mostrando que o problema para o crescimento turístico do lugar está relacionado a problemas infraestruturais básicos e turísticos. Percebe-se também, que a satisfação do cliente está diretamente ligada a imagem do atrativo, se o mesmo possui uma imagem inadequada ou muito ruim, o número de frequentadores tende a reduzir, mas se há um equilíbrio entre pontos positivos e negativos, os estabelecimentos podem vir a ter uma fidelização dos clientes. Logo, a partir do que já foi relatado, os resultados adquiridos através dessa pesquisa são: problemas relacionados aos equipamentos, como: limpeza da praia, segurança e acessibilidade, são o alvo de reclamações, mas os pontos positivos estão voltados para os serviços prestados, como: hospitalidade, tempo de espera, alimentos e bebidas servidos que foram os mais elogiados, durante a aplicação dos questionários. Por fim, analisou-se que a satisfação do cliente é o fator principal para manter determinada empresa aberta, pois sem o consumidor o crescimento econômico reduz relativamente.TCC Gestão de eventos em festas de música eletrônica: o caso da Amonati 2018, Pipa – Rio Grande do Norte, Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-29) Silva, Susan Candice de Souza Antunes da; Silva, Ricardo Lanzarini Gomes; Batista, Saulo Gomes; Ferreira, Lissa Valéria FernandesOs eventos correspondem a um dos setores de maior ascensão no turismo. É de suma importância que sua forma de organização seja, cada vez mais, objeto de estudos, por se tratar de uma área com enorme potencial econômico. O presente trabalho traz como objetivo uma análise acerca da gestão do evento “Amonati” edição “Yamandu Vive”, festa rave que acontece anualmente no estado do Rio Grande do Norte. Para tanto foi considerada edição 2018 que aconteceu na praia da Pipa, assim como apresentar as singularidades das festas de música eletrônica e verificar as etapas de organização da mesma. A metodologia utilizada no trabalho tem caráter exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa com visitação in loco e a realização de uma entrevista semiestruturda com um dos organizadores, além da coleta de dados nas redes sociais. Foi possível observar como principais resultados que a Amonati tem uma abordagem diferente das demais festas deste tipo porque não tem o lucro como principal objetivo, assim como o público que também se difere dos demais, visto que buscam, para além do divertimento, o despertar da consciência ambiental e a procura de evolução como seres humanos. Concluiu-se, ainda, que o evento não possui planejamento e organização sistematizadas, realizando as etapas de preparação do evento por demanda, com processo de solução corretiva de problemas. Em contrapartida possuem um olhar diferenciado para o público, valorizando a hospitalidade e experiência do participante.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »