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Navegando por Autor "Bento, Berenice"

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    Livro
    Homem não tece a dor: queixas e perplexidades masculinas
    (Editora da UFRN, 2015-03) Bento, Berenice
    Este livro conta histórias de homens, porém não tem como objetivo propor uma análise generalizável para as relações de gênero no Brasil, ou mesmo para a identidade masculina. Ao contrário, ele fala de membros de um segmento social específico, portadores de visões de mundo específicas, integrantes de uma geração também específica. Este trabalho assenta-se em três níveis: a relação entre subjetividade e sociedade, a relação de gênero e, articulando esses dois níveis, ao mesmo tempo em que oferece contornos mais visíveis, o gênero masculino.
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    Tese
    Por trás de links, sempre existem pessoas: o anonimato como fator de pertencimento no uso de redes sociais on-line em projetos educacionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-18) Costa, Adriano Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; ; http://lattes.cnpq.br/9856930765275594; Bento, Berenice; ; http://lattes.cnpq.br/9597756345795906; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; Mendonça, Ana Valéria Machado; ; http://lattes.cnpq.br/9570611542344742; Silva, Luiz Custódio da; ; http://lattes.cnpq.br/4218432912255127
    Esta tese investigou como as redes sociais on-line que permitem postagens anônimas podem ser utilizadas por professores e alunos para a promoção da Educação Sexual atender às necessidades e às expectativas dos jovens diante de um tema transversal notavelmente considerado tabu, exigindo estratégias pedagógicas mais eficientes do que aquelas tradicionalmente oferecidas. Com essa experiência, realizada em um minicurso sobre sexualidade e saúde, buscou-se ir além da utilização das redes sociais para o entretenimento social, mostrando que elas podem ser um ambiente que favorece o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi fundamentada na convergência dos conceitos de comunicação para Paulo Freire e Jürgen Habermas, bem como nos conceitos filosóficos de utopia, ideologia e dialética que se inter-relacionam não só entre si, mas também com o próprio campo da educação. Metodologicamente, nesta tese, foi adotada a categoria da pesquisa qualitativa. O método é uma combinação de estudo de caso com pesquisa-ação. A técnica foi a aplicação de questionários; a coleta de dados foi presencial e os tipos de dados foram primários. Por fim, apresenta-se, então, a concepção de que a comunicação não está no meio, mas na relação de confiança estabelecida entre os interlocutores. Dessa forma, é possível afirmar que quando um aluno tem sua necessidade atendida ao conseguir esclarecer suas dúvidas sobre sexo com seu professor através de uma rede social on-line que permita anonimato e através da qual o aluno sabe que quem responde é o seu professor, mas o professor não consegue distinguir a identidade de seu aluno, essa relação dialógica atende a pretensões de validez que a caracterizam como ação comunicativa em potencial
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