Navegando por Autor "Bezerra, Bárbara Gomes Medeiros"
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TCC A expressão da criatividade nas práticas pedagógicas para inclusão escolar durante o ensino remoto em uma escola pública de Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Bezerra, Bárbara Gomes Medeiros; Vieira, Francileide Batista de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-7980-1155; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; http://lattes.cnpq.br/9153317536285837; Freire, Kátia Regina Lopes Costa; https://orcid.org/0000-0002-8595-4609; http://lattes.cnpq.br/5021338299284183; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; https://orcid.org/0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200Em 2020, a humanidade foi surpreendida pela Pandemia do Covid-19, que acarretou inúmeros impactos em diferentes dimensões. Na educação, uma das consequências imediatas foi o fechamento das instituições escolares e a proposição do ensino remoto. Nesse contexto, a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais tornou-se um desafio ainda maior. Assim, este trabalho aborda os resultados de uma pesquisa que teve como objeto a criatividade e as práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto. O objetivo geral foi analisar a expressão da criatividade nas práticas pedagógicas visando à inclusão escolar durante o ensino remoto, no município de Caicó/RN. Os objetivos específicos consistiram em: identificar as estratégias pedagógicas adotadas por uma escola da rede pública do município de Caicó/RN, no contexto do ensino remoto para a inclusão de alunos público-alvo da educação especial; verificar as alternativas utilizadas para garantir a participação de alunos que integram o público alvo da educação especial no ensino remoto; analisar a expressão da criatividade no trabalho pedagógico realizado durante a pandemia, visando a efetiva inclusão de todos os alunos. Metodologicamente, a investigação se caracteriza como uma pesquisa de campo, cujo ambiente investigado foi uma escola pública do município de Caicó/RN. Os sujeitos participantes foram dois professores que tiveram matrículas de alunos com deficiência durante os anos de 2020 e 2021. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado e, depois da obtenção das informações, foi feita uma análise utilizando a abordagem qualitativa. Como resultados, constatou-se que ser criativo não consiste em criar algo inédito, mas, e principalmente, utilizar-se dos meios já existentes para adaptá-los e, assim, possibilitar ao aluno com NEE compreender os conteúdos com mais facilidade. Dessa forma, tem-se que a expressão da criatividade é um aspecto de grande valor no processo de inclusão dos alunos público da educação especial.