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Navegando por Autor "Bezerra, Maria da Conceição Alves"

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    TCC
    Concepções que o professor de matemática de escolas públicas da cidade de Parelhas-RN tem sobre o uso de recursos tecnológicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-14) Azevedo, Lidiane Santos; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Santos, Maria Jucimeire dos; Batista, Maria Betânia Soares da Silva
    O presente trabalho teve como objetivo principal investigar algumas concepções que os professores de Matemática de escolas públicas (6º ao 9º anos) da cidade de Parelhas – RN têm sobre o uso de Recursos Tecnológicos. Este estudo baseia-se na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e no que se refere ao uso de Recursos Tecnológicos utilizamos os aportes teóricos de autores como Van de Walle (2009), Borba e Penteado (2005) e Tedesco (2004), e nos estudos de Perez (1999) e Ponte (2002), em relação à Formação de Professores. A pesquisa teve como etapas a elaboração e aplicação de um questionário com os professores de Matemática. A análise dos resultados obtidos do questionário mostrou que os professores reconhecem a importância da utilização de Recursos Tecnológicos em sala de aula de Matemática, entretanto, os professores e alunos enfrentam dificuldades em utilizar esses recursos, por exemplo, quantidade insuficiente, precária condições dos computadores, alguns dos professores não tiveram oportunidade na formação inicial e continuada o contato com esses instrumentos. Tais resultados indicam que as escolas não estão adaptadas para a manutenção de Recursos Tecnológicos e os professores não estão preparados para trabalhar com os mesmos de forma adequada em sala de aula.
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    TCC
    Jogos matemáticos: brincando também se constrói conhecimentos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-19) Lima, Luana; Batista, Maria Betânia Soares da Silva; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Bandeira, Francisco de Assis
    Este trabalho apresenta o relato de uma experiência que utiliza os Jogos Matemáticos como estratégia para o processo de ensino aprendizagem realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, no município de Caicó/RN. A atividade foi desenvolvida no primeiro semestre de 2017. Durante a intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do CERES – UFRN. A utilização de jogos como estratégia de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação. Propusemos o jogo “Corrida Pitagórica”, onde o mesmo trabalha o conteúdo sobre Teorema de Pitágoras, para se vencer nesse jogo, exige-se do aluno o uso de estratégias, levando-o a se envolver com as aplicações da Matemática, desenvolvendo e aprimorando as habilidades que compõem o raciocínio lógico e ao professor a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação seja benéfica, propiciando momentos de interação entre alunos e professor, trocas de experiências e discussões. Devido ao pouco tempo para a aplicação da atividade, a própria autora deste trabalho confeccionou o jogo e o levou para a sala de aula. Inicialmente houve uma revisão sobre o conteúdo Teorema de Pitágoras. Em seguida, foi feita uma leitura compartilhada com os alunos sobre a regra do jogo. Após a leitura a turma foi dividida em grupos para iniciar a atividade. Foi dado a cada grupo um tabuleiro com o jogo, dois dados, peões e cartões contendo perguntas. Ao longo da atividade, os alunos aproveitavam para tirar dúvidas acerca do assunto estudado, para poder conseguir dar andamento ao jogo e, assim, tornar-se vencedor.
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    TCC
    Malba Tahan: história de vida e contribuições ao ensino da matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-07) Santos, Alexsandro Fernandes Dos; Bandeira, Francisco de Assis.; Bandeira, Francisco de Assis; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Santos, Maria Jucimeire dos
    O presente trabalho tem como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica e como objetivo de pesquisa descrever a história de vida, de docência e de escritor do Senhor Júlio César de Mello e Souza, pseudônimo Malba Tahan. Para isso, foi necessário pesquisar em dissertações, teses, periódicos, dentre outros documentos, procurando possíveis contribuições deixadas por esse professor para a Educação Matemática. As principais referências que nortearam essa pesquisa foram: Brasil (1998), Farias (2004), Oliveira (2008), Lorenzato (1995), Scopel (2010), Segantini (2015), dentre outros trabalhos direcionados a essa temática. No decorrer da pesquisa e construção do nosso trabalho, podemos afirmar que o professor e escritor Júlio César de Mello e Souza sugeriu o uso de tecnologias em sala de aula, a utilização da História da Matemática, a apresentação de Matemática Recreativa, os Jogos Matemáticos e, principalmente, o uso de situações-problema como ponto de partida para a introdução de conteúdos matemáticos.
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    Tese
    A matemática recreativa e suas potencialidades didático-pedagógicas à luz da teoria da objetivação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-20) Bezerra, Maria da Conceição Alves; Morey, Bernadete Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; http://lattes.cnpq.br/7049377093050808; Quaresma, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Anjos, Marta Figueredo dos; http://lattes.cnpq.br/1802642900191449; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180
    Esta pesquisa faz um estudo sobre Matemática Recreativa, abordando seus aspectos conceituais, didático-pedagógicos e as tarefas mais frequentes: jogos, quebra-cabeças matemáticos e Problemas Recreativos. A questão norteadora da pesquisa é: quais características da Matemática Recreativa podem ser evidenciadas por meio dos princípios da Teoria da Objetivação, potencializando seu uso em sala de aula? Como objetivo de pesquisa, nos propusemos a investigar contribuições teórico-metodológicas da Teoria da Objetivação para a proposição de tarefas de Matemática Recreativa em sala de aula. Nesse contexto, a tese estabelecida é que tarefas de Matemática Recreativa, elaboradas com base no Labor conjunto e na Ética Comunitária da Teoria da Objetivação, contribuem a formação matemática do estudante como cidadão em uma coletividade histórico-cultural. Para tal, realizamos um mapeamento de pesquisas em Matemática Recreativa a partir de Teses e Dissertações produzidas entre 1994 e 2018. Esse mapeamento contribuiu para a compreensão da Matemática Recreativa como uma abordagem metodológica que pode proporcionar motivação, prazer e diversão, entre outros aspectos positivos. Esse estudo possui uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, utiliza o método de análise multimodal e está fundamentado na Teoria da Objetivação. Assim, organizamos a proposta Didático-Pedagógica à luz da Teoria da Objetivação, de modo a apresentar aos estudantes de Licenciatura em Matemática a Matemática Recreativa em suas vertentes mais relevantes, tanto do ponto de vista de resolução de problemas como de reflexões pedagógicas. Desse modo, desenvolvemos a oficina exploratória Matemática Recreativa para professores e estudantes de Licenciatura em Matemática. Quanto à intervenção pedagógica foi composta por cinco tarefas a serem desenvolvidas com os licenciandos do Curso de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal). Contudo, da intervenção proposta, só foi aplicada a Tarefa 1. Quanto à análise da oficina, verificamos que estudantes e professores se mostraram interessados na leitura e na resolução do Problema Recreativo de forma divertida e prazerosa, promovendo um trabalho de cooperação humana, nutrido por uma ética de responsabilidade, compromisso e cuidado com o outro. Em relação à Tarefa 1 proporcionou aos licenciandos pensamentos éticos e reflexivos, pois trabalharam em um ambiente colaborativo por meio do Labor conjunto e sustentado por uma Ética Comunitária. Tais resultados indicam que a inserção de tarefas de Matemática Recreativa na formação de professores de Matemática possibilita maior dinamicidade e ludicidade nas aulas.
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    TCC
    O uso de calculadora no ensino de matemática: uma análise na coleção de livros didáticos adotados na cidade de Jardim do Seridó – RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Azevedo, Valerio Dantas de; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Santos, Maria Jucimeire dos; Batista, Maria Betânia Soares da Silva
    O presente estudo tem como objetivo central analisar a proposição de atividades com calculadoras na coleção de Matemática do Ensino Fundamental (6° ao 9° anos) adotados na cidade de Jardim do Seridó – RN. Estudos como Selva e Borba (2010) e Albergaria e Ponte (2008), apontam a importância e os benefícios do uso da calculadora em sala de aula, para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A metodologia da pesquisa é embasada na abordagem qualitativa e utilizamos como objeto de pesquisa a coleção Matemática do Projeto Teláris. Analisamos as atividades envolvendo o uso da calculadora, e observamos que a coleção apresenta atividades, que o professor pode explorar conceitos, verificar resultados, correção de erros e desenvolvimento de estratégias de resolução de situações problemas. Verificamos que a coleção apresenta no manual do professor uma atividade explicando como o professor deve explorar a calculadora, o que não contribui para a maioria das atividades. Apesar das limitações, a coleção oferece várias atividades com a calculadora, mas é necessário que o professor conheça as potencialidades e limitações da calculadora e aprender a usá-la com confiança.
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    TCC
    O uso de tecnologias numa turma de educação de jovens e adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11) Souza, Antônia Fabrícia de; Bezerra, Maria da Conceição Alvez; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Bandeira, Francisco de Assis; Batista, Maria Betânia Soares da Silva
    O presente estudo tem como objetivo investigar as experiências vivenciadas com as tecnologias numa turma do 9º Ano do Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos de uma escola da Rede Municipal de ensino da cidade de Parelhas – RN. Este trabalho se constitui em uma pesquisa qualitativa e tomamos como base para o referencial teórico os estudos de Fonseca (2002), Coelho (2002) e Van de Walle (2009), além das orientações de documentos de Educação. Para tanto, o estudo teve como etapas centrais a elaboração e aplicação de um questionário com a finalidade de identificar que conhecimento os alunos têm acerca da utilização de recursos tecnológicos na sala de aula, bem como identificar as vantagens e dificuldades encontradas pelos mesmos em relação ao uso das tecnologias. A análise dos dados coletados do questionário, de modo geral, mostrou que muitos alunos estão conectados com a informática, por exemplo, Facebook, e WhatsApp, para acessos a redes sociais, alguns alunos utilizam os computadores e internet para estudar e fazer pesquisas. Dessa forma, os professores não podem ignorar o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos.
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    Dissertação
    Pontos notáveis de um triângulo e geometria das provas do ENEM com o geogebra
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-13) Costa, Adriano de Andrade; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Lopes, Jaques Silveira; http://lattes.cnpq.br/1605698945852448; Bezerra, Maria da Conceição Alves; http://lattes.cnpq.br/7049377093050808
    O foco principal deste trabalho é investigar a construção e a análise dos pontos notáveis de um triângulo (baricentro, incentro, circuncentro e ortocentro), explorando-os com o auxílio do GeoGebra Classic para tornar o aprendizado mais intuitivo. Além disso, busca-se resolver questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utilizando o software, com o objetivo de facilitar a compreensão dos problemas sem recorrer a cálculos complexos, por meio de uma abordagem visual. O estudo também discute a relevância do uso de tecnologias digitais na educação básica, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e ressalta o papel do professor na integração dessas ferramentas ao processo de ensinoaprendizagem. O GeoGebra apresenta-se como um recurso valioso para explorar conceitos matemáticos como congruência, semelhança e propriedades dos triângulos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e acessível aos alunos. O objetivo geral é investigar como a tecnologia pode contribuir para a compreensão de conceitos matemáticos, promovendo um aprendizado mais dinâmico, visual e atrativo no ensino da matemática.
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    Dissertação
    Uma proposta pedagógica para melhorar a aprendizagem e os resultados do SIMAIS em matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Andrade, Francisco de Assis de Oliveira; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; http://lattes.cnpq.br/5600031254490919; Lopes, Jaques Silveira; Bezerra, Maria da Conceição Alves
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto de uma proposta pedagógica baseada nas Metodologias Ativas da Aprendizagem nos resultados do SIMAIS/RN na área de Matemática. Assim, a pesquisa está focada em melhorar a aprendizagem e os resultados do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional do Rio Grande do Norte, SIMAIS/RN em Matemática, especificamente na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, localizada no Município de Guamaré/RN. Para isto, propomos uma intervenção pedagógica baseada em um planejamento integrador de aprendizagem para melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas e resgatar o interesse pela Matemática. A Educação Matemática enfrenta desafios significativos no contexto atual, onde a motivação e o interesse dos alunos são frequentemente afetados por métodos de ensino tradicionais e desatualizados. O trabalho em questão aborda essa realidade com uma proposta pedagógica destinada a revitalizar o ensino de Matemática na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, com foco especial nos resultados do SIMAIS/RN. A pesquisa identifica a necessidade de uma intervenção pedagógica que vá além do currículo padrão, incorporando Metodologias Ativas de Aprendizagem para engajar os alunos de maneira mais eficaz. O estudo adota uma abordagem mista, combinado análise quantitativa e qualitativa para avaliar o impacto das estratégias implementadas. Os resultados discutidos revelam um aumento significativo no desempenho dos alunos nas avaliações do SIMAIS/RN após a concretização da intervenção pedagógica. Ademais, observou-se um aumento no interesse dos alunos pela Matemática, indicado por uma maior participação nas atividades propostas e um feedback positivo. A intervenção sugerida demonstrou ser uma estratégia adequada para melhorar, não apenas os resultados acadêmicos, mas também para resgatar o interesse dos alunos pela disciplina.
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    Dissertação
    As quatro operações básicas: uma compreensão dos procedimentos algorítmicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-08-08) Bezerra, Maria da Conceição Alves; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; ; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180; ; Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2910183324330182; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Faria, Paulo Cezar de; ; http://lattes.cnpq.br/3630521378837174
    A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a possibilidade de elaboração/reelaboração de conhecimento acerca das idéias e procedimentos algoritmos relativos às operações básicas, por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em um processo de aprendizagem significativa. Para tanto, o estudo teve como base uma intervenção metodológica desenvolvida em uma turma do 6º ano de uma Escola da Rede Municipal de Ensino Fundamental da cidade de João Pessoa-PB. A pesquisa teve como etapas centrais a aplicação de pré-testes (1 e 2); a realização de entrevistas semi-estruturadas com os alunos envolvidos nos estudos de aprofundamento do tema; a elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino, tendo como referencial a aprendizagem significativa, e a aplicação de um pós-teste. Os dados coletados nos pré-testes (1 e 2) revelaram um baixo nível de compreensão dos alunos acerca dos conteúdos relativos às quatro operações. As respostas às questões do pós-teste foram analisadas principalmente do ponto de vista qualitativo, com base na teoria de compreensão de conceitos matemáticos, proposta por Skemp (1980), tendo como subsídio, complementar dados coletados por meio de entrevistas. A análise dos resultados obtidos no pós-teste revelou que a maior parte dos alunos atingiu uma compreensão relacional acerca das idéias e procedimentos algorítmicos relativos à adição, subtração, multiplicação e divisão. Tais resultados indicam que à aplicação de uma metodologia de ensino que privilegie a compreensão dos conteúdos, considerando o conhecimento prévio dos alunos e a reflexão sobre a ação ao longo das atividades propostas, possibilitaram a elaboração ou reelaboração de conhecimento por parte dos alunos, pertinentes aos conteúdos adotados como tema para nossa pesquisa
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    TCC
    Teorema Fundamental do Cálculo: Aplicação em algumas áreas do conhecimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-17) Silva, Maria José Azevedo da; Santos, Maria Jucimeire dos; Ivanildo Freire Pereira; Santos, Maria Jucimeire dos; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Bezerra, Maria da Conceição Alves
    O presente trabalho tem como objeto de estudo o Teorema Fundamental do Cálculo, como sendo um dos maiores feitos da Matemática, por ter sido criado para solucionar problemas que pareciam ser impossíveis de resolver. Este Teorema comprova a relação inversa que existe entre a integração e a diferenciação. Nesta perspectiva, o trabalho visa evidenciar a importância deste Teorema para o Cálculo Diferencial e Integral, tendo como base alguns autores como Palaro (2006), Picone (2007), Anacleto (2007), Thomas (2010) e Santos (2011). Neste trabalho enfatizamos o contexto histórico do Teorema, onde é especificada a sua “criação” e a importância de Newton e Leibniz neste feito. Abordamos também as demonstrações do referido Teorema, além de propriedades, definições e resultados utilizados na demonstração. Por fim, são feitas aplicações em diferentes áreas do conhecimento com o objetivo de mostrar que o Teorema Fundamental do Cálculo pode relacionar-se com outras áreas devido à utilização de suas ferramentas e argumentações que se fazem presentes na resolução de diversos problemas.
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    TCC
    Uma análise de quatro estudos dissertativos em história da matemática defendidos na UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-15) Diniz, Natan Fernandes; Bandeira, Francisco de Assis; Bandeira, Francisco de Assis; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Batista, Maria Betânia Soares da Silva
    Esta pesquisa é resultado de um estudo do Estado da Arte sobre a História da Matemática. A escolha do tema se deu enquanto bolsista do PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e também durante as disciplinas de Estágios Supervisionados de matemática III e IV, as quais me ajudaram a perceber que todo conhecimento, em especial, o matemático, é fruto de uma construção histórica. Por isso, é imprescindível a utilização da História da Matemática como método de ensino para que o aluno possa compreender a matemática de uma forma diferente do que já vem sendo ensinado há anos. A pesquisa foi elaborada a partir de uma análise bibliográfica, ou seja, de um mapeamento de pesquisas alusivas a História da Matemática, defendidas nos cursos de Pós-Graduação da UFRN – Campus de Natal. Desse modo, foi efetivado um recorte referente à delimitação de ano de defesa nessas pesquisas, entre os anos de 2009 a 2016. Um segundo recorte foi realizado apenas referente à análise de quatro dissertações de mestrado. Após essa etapa, foram realizadas as leituras e análises de cada um dos trabalhos dissertativos, em seguida, criadas algumas categorias para o melhor entendimento das mesmas, como: níveis de ensino, conteúdos abordados, problemática e objetivo geral. Os resultados obtidos em cada uma das pesquisas mostram que, é possível trabalhar a História da Matemática como método de ensino, possibilitando o desenvolvimento do ensino/aprendizagem com melhor compreensão por parte dos alunos.
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    TCC
    Uma análise dos estudos dissertativos sobre o Construtivismo defendidos na UFRN de 2001 a 2009
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-07) Araújo, Denise Rayonara Azevedo de; Bandeira, Francisco de Assis; Bandeira, Francisco de Assis; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Santos, Maria Jucimeire dos
    Esta monografia é resultado de um estudo do Estado da Arte sobre o Construtivismo. A escolha do tema se deu no momento em que houve a necessidade de investigar e aplicar métodos de ensino não tão arcaicos e tradicionais, para que o aluno pudesse compreender o conteúdo de uma forma diferente do que já vem sendo ensinado a anos. O interesse pelo tema também foi despertado a partir da participação em uma disciplina optativa denominada TEE – Teoria do Ensino e Aprendizagem, no ano de 2015 onde, por várias vezes, o assunto foi abordado. O trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, de um mapeamento das pesquisas referentes à prática Construtivista, defendidas nos cursos de pós-graduação da UFRN – Campus de Natal. Dessa forma, foi realizado um recorte referente à delimitação de ano de defesa nessas pesquisas, entre os anos de 2001 a 2009. Um segundo recorte foi feito, referente à análise de uma tese de doutorado e seis dissertações de mestrado. Após esses procedimentos, foram realizadas as leituras e análises de cada um dos trabalhos e criadas algumas categorias para o melhor entendimento de cada uma, como: sujeitos e níveis de ensino, conteúdos abordados - que foram categorizados em: trigonometria, conceitos geométricos de área e perímetro, sistema de numeração decimal, operação matemática – adição, medidas e grandezas, números complexos e equações do 2º grau; problemáticas e objetivos. Os resultados alcançados em cada uma das pesquisas mostram que, é possível sim trabalhar de acordo com o que o Construtivismo prega, possibilitando assim o desenvolvimento do ensino/aprendizagem com melhor compreensão por parte dos alunos.
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