Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Boleiz Júnior, Flávio"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 12 de 12
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Alfabetização e letramento na perspectiva da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de uma prática pedagógica orientada pela Base Nacional Comum Curricular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Lima, Tiago Souza; Boleiz Júnior, Flávio; Boleiz Júnior, Flávio; Rego, Diego; Freire, Kátia Regina Lopes Costa
    Este trabalho tem como propósito enfatizar a importância da ludicidade nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Considerando a importância de práticas pedagógicas que promovam o engajamento e a criatividade das crianças, esta pesquisa analisa como jogos, brincadeiras e atividades lúdicas podem favorecer a aquisição da leitura e da escrita, além de fomentar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Com base em referenciais teóricos de autores como Emília Ferreiro, Paulo Freire e Vygotsky, este estudo aborda que o ambiente escolar deve ser um espaço de experiências significativas, onde o brincar é reconhecido como estratégia pedagógica essencial. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças estão cognitivamente em um período que favorece o processo de aquisição de conhecimentos e, portanto, estão aptos a introdução, aprimoramento e consolidação de todas as informações que forem para elas apresentadas, e nada melhor do que ensinar através da ludicidade, considerando o mundo infantil como um contexto de educação sistemática. Desse modo, a aquisição da aprendizagem se dará de forma prazerosa, leve e eficaz, pois a ludicidade trás para a sala de aula uma metodologia que concilia o abstrato às vivências concretas, aspecto que torna a aprendizagem mais palpável ao mundo infantil. Também é valioso apontar que o lúdico torna a aprendizagem agradável e prazerosa, aspecto que envolve as crianças no processo de aprendizagem e as mesmas participam de forma interativa das atividades que são necessariamente planejadas e objetivadas dentro de um contexto que considera o currículo e o aprimoramento das habilidades individuais de cada criança. Considerado o exposto, a metodologia desse trabalho inclui uma revisão bibliográfica e análise de práticas aplicadas em sala de aula, evidenciando que a ludicidade potencializa a aprendizagem ao promover a interação, a curiosidade e o prazer no aprender. Conclui-se que integrar alfabetização e letramento a atividades lúdicas favorece o desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para a construção de conhecimentos de forma leve e prazerosa e consolidada.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    As novas tecnologias e o papel do professor
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-25) Costa, Iaponira; Boleiz Júnior, Flávio; Boleiz Júnior, Flávio
    Este estudo intitulado, As Novas Tecnologias e o Papel do Professor propôs-se a realizar uma investigação sobre as formas de aprender e ensinar com uso das mídias, em especial a Internet, concluindo ser a formação continuada, fator imprescindível para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar. Partindo dos princípios da Tecnologia Educacional, o educador terá condições de identificar as ferramentas educacionais e avaliar suas aplicações de forma a promover uma aprendizagem significativa e eficaz, conseguindo lidar com as tecnologias da sociedade sem ser por elas “dominado”. Através do estudo de caso, este trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão crítica sobre a prática do professor com o uso das novas tecnologias. A partir dos dados apurados, a presente pesquisa irá apresentar ainda propostas de ação que possibilitarão aos professores a busca por novas maneiras de agir pedagogicamente mediante os desafios que lhes são apresentados no dia-a-dia, na relação com os alunos e com outros professores, atualizando-se constantemente, refletindo sobre sua prática, discutindo as teorias, as experiências e a aplicação destas na sua vivência.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A dinâmica familiar no cuidado de crianças com autismo: impactos e adaptações
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Paulino, Beatriz de Carvalho; Boleiz Júnior, Flávio; Boleiz Júnior, Flávio
    O presente estudo sobre a dinâmica familiar no cuidado de crianças com autismo: impactos e adaptações teve como objetivo geral investigar a dinâmica familiar, no cuidado de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), analisando os impactos emocionais, psicológicos e sociais que o contexto exerce sobre os membros da família, bem como as adaptações necessárias para lidar com os desafios diários. Considerando o papel fundamental da família no desenvolvimento da criança autista, este estudo pretende compreender como o diagnóstico afeta as relações entre pais, irmãos e outros membros, além de identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas para superar as dificuldades associadas ao TEA. O estudo aborda como as famílias reorganizam suas rotinas, emoções e expectativas frente às necessidades específicas da criança. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo qualitativo, com uma entrevista semiestruturada com uma família que convive com o autismo, buscando entender a complexidade dessas interações e as transformações na dinâmica familiar. Espera-se que os resultados contribuam para um melhor entendimento sobre o impacto do TEA nas relações familiares, fornecendo informações sobre como os sistemas de apoio, como profissionais da saúde e educação, podem auxiliar as famílias em sua adaptação e desenvolvimento de resiliência. Além disso, o estudo visa sensibilizar a sociedade para a importância de um suporte integral às famílias de crianças autistas, promovendo maior inclusão e compreensão.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Educação especial e inclusiva: desafios no contexto escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Costa, Dyuana Maria Soares da; Boleiz Júnior, Flávio; http://lattes.cnpq.br/2774876131422927; Freire, Kátia Regina Lopes Costa; Rego, Diego do
    A Educação no Brasil e no mundo vem passando por transformações, principalmente no que se refere aos desafios enfrentados pelas escolas no processo de implementação da educação especial e inclusiva, com foco nas questões pedagógicas, estruturais e sociais que dificultam a efetivação dessa política educacional. Considerando essa realidade e os caminhos que a escola deve percorrer para alcançar de fato a inclusão, o presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica, que teve como objetivo verificar as principais dificuldades encontradas pelas escolas no que se refere a uma concreta efetivação da educação especial e inclusiva. Para isso, adotou o direito de acesso à educação, tomando como fundamentação teórica os estudos de Mello Filho (1986), Tavares (2020), Saviani (2008), dentre outros; sobre a Educação Especial e Inclusiva, as visões de Mantoan (2003), a Lei Brasileira de Inclusão — LBI (2015) e quanto aos desafios da Educação Especial e Inclusiva nas escolas públicas, embasa-se no Ministério da Educação — MEC (2001), Santos (2015) e Ferreira (2018). Assim, a pesquisa visa destacar a importância da educação como ferramenta social, como também trazer reflexões sobre a relevância de uma escola inclusiva, destacando avanços e limitações que o sistema educacional enfrenta.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Educação popular como horizonte na formação docente: o que pensam os coordenadores da rede emancipa Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-14) Santos, Camila Barbosa dos; Boleiz Júnior, Flávio; Júnior, Flávio Boleiz; Guedes, Gilmar Barbosa; Júnior, Walter Pinheiro Barbosa
    Este estudo tem por objetivo investigar e discutir as contribuições que a atuação docente na perspectiva da educação popular trazem à formação inicial do pedagogo, mediante a análise das narrativas de três coordenadores de um cursinho popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, localizado na Zona Norte de Natal/RN. O cursinho, associado nacionalmente à “Rede Emancipa – Movimento Social de Educação Popular”, busca situar a defesa de uma educação pública, gratuita e socialmente referenciada, a partir da problematização dos processos seletivos de ingresso à educação superior (marcados pela desigualdade social) e de uma proposta pedagógica autêntica, frente aos demais cursinhos desta área que se movem por uma lógica de educação mercantilizada. A fim de respaldar os pressupostos tecidos a este respeito, são discorridas notas de resgate histórico acerca da conformação das experiências de educação popular no Brasil, que indicam a diversidade ideológica entre elas e assinala o conceito de educação popular com o qual este artigo dialoga. Ademais, é apresentada uma breve sistematização da orientação programática da Rede Emancipa e as análises das entrevistas efetuadas com seus coordenadores em Natal/RN. Os resultados obtidos preconizam que a prática em educação popular ao longo da formação inicial pode consubstanciar elementos imprescindíveis à docência, como a reflexão em torno da função social do pedagogo e o trabalho sob a ótica da educação em direitos humanos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Escola Freinet-Natal RN práticas e concepções política e social no processo educativo dos estudantes do 9º ano - anos finais (2018 a 2019)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-31) Cavalcanti, Adriana de Vasconcelos; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; ; http://lattes.cnpq.br/6590218386872580; Ferraz, Bruna Tarcilia; ; Anjos, Daniela Dias dos; ; Boleiz Júnior, Flávio; ; Guedes, Gilmar Barbosa;
    Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas e concepções políticas e sociais que nutrem a educação dos alunos do 9º ano dos anos finais na Escola Freinet em Natal/RN – Brasil, circunscrevendo-se o estudo ao período de 2018 a 2019. Nosso objetivo é compreender a viabilidade da práxis da pedagogia do educador francês Célestin Freinet e do pensamento político de Paulo Freire, ao nutrir a educação dos alunos em uma turma do 9º ano dos anos finais do ensino básico. O problema central que nos mobilizou à pesquisa, é o fazer discente e docente, e em como os alunos podem criar as concepções de política e de sujeito atuante de forma concreta através das práticas pedagógicas e dos processos sociais que acontecem cotidianamente. Nesse sentido, voltamos nosso pensamento durante os estudos para a reflexão acerca da concepção de cooperação e de Escola Moderna de Célestin Freinet (1969); e para o pensamento político e de Educação como Prática da Liberdade de Paulo Freire (2002). Buscamos trazer para o debate, o mais próximo possível, da sua globalidade a reflexão importante acerca da aproximação de Célestin Freinet e Paulo Freire quanto a busca constante por oferecer educação popular e de qualidade, para a formação do sujeito crítico através das práticas da Educação pelo trabalho e da Educação como prática da liberdade. No decorrer desta artesania destacamos os aspectos relevantes para o tear rigoroso que a elaboração de um trabalho acadêmico exige. A intervenção permitiu que construíssemos o objeto de estudo pela reflexão em ação, a partir de dados produzidos durante as observações, as entrevistas, as conversas, os momentos de estudos e a consulta a materiais escritos, entrelaçando-se o material empírico com a teoria, trazendo para o debate como ocorre o funcionamento da escola desde a sua constituição até os seus princípios fundantes. Esta forma de análise permitiu alcançarmos a lógica do conjunto, como cremos que deve caracterizar a pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais. Ouvimos com cuidado os nossos protagonistas os alunos do 9° ano. As considerações finais indicam o potencial da pedagogia Freinet para orientar os processos de ensino e aprendizagem em todas as etapas da escolaridade. Revelam, ainda, algumas necessidades e olhares importantes que a pesquisa revelou e que possa trazer relevância para a escola e para futuras pesquisas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Gestão escolar eficiente: Escola Municipal Deputado Djalma Marinho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Moreira, Borman Antonio da Silva; Boleiz Júnior, Flávio; Boleiz Júnior, Flávio; Freire, Kátia Regina Lopes Costa; Rego, Diego do
    O presente trabalho decorre de experiência durante o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar (obrigatório) na instituição Escola Municipal Deputado Djalma Marinho, que fica situada na Zona Rural do Município de Passa e Fica/RN. Durante o período foi possível acompanhar a forma de trabalho estabelecida, as situações conflituosas e métodos para resolução, as condições e contextos para execução de ações para com a comunidade, participação externa e aplicação de teorias em situações práticas no cotidiano. Com isso, foi possível atingir os objetivos de adquirir conhecimentos mais precisos nesta área por meio das diversas situações vivenciadas no dia a dia com suporte da equipe gestora e do professor da disciplina. Ao final do estágio foi notório o desenvolvimento de uma vasta carga de aprendizados que ajudaram na continuidade de uma formação humana e participativa. Alguns teóricos foram indispensáveis para o embasamento deste trabalho como Paro, Vasconcellos e Libâneo, além de algumas normas e leis.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da literatura no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Silva, Luzia Vieira Gomes da; Boleiz Júnior, Flávio; http://lattes.cnpq.br/2432864636584940; Freire, Kátia Regina de Lopes Costa; Rego, Diego do
    A Educação no Brasil tem apresentado inúmeras fragilidades para concretizar o processo de alfabetização das crianças no tempo certo. Isso reflete o fracasso escolar das escolas brasileiras que tem se repetido há anos. Considerando que há urgência em garantir às crianças o direito de aprendizagem, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da literatura no processo de alfabetização das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, o trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica com embasamento teórico sobre alfabetização e letramento em autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (1992) e Brandão e Leal (2005); sobre letramento literário pesquisou-se Cosson (2021), Brandão e Rosa (2005) e Souza e Monteiro (2022); sobre concepções de leitura foi embasado em Martins (2003) e Freire (1992) e quanto ao papel do professor mediador, embasa-se em Smith (1999), Soares (2004), Solé (1998), dentre outros. Assim, a pesquisa visa destacar que a literatura desempenha um papel essencial no processo de alfabetização das crianças, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das competências linguísticas, cognitivas e emocionais, como também, afirmar que a atuação do professor como mediador do texto literário nos anos iniciais, tem significativa importância para o desenvolvimento do gosto pela leitura e pela literatura. Sua atuação vai além de apresentar textos: ele facilita a interação entre os estudantes e as obras literárias, promovendo experiências de leitura significativas e reflexivas. Por fim, a literatura não apenas contribui para o desenvolvimento técnico da alfabetização, mas também para a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de interpretar e transformar a realidade.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Olhares sobre a tutoria: a visão do tutor presencial do curso de Pedagogia a distância da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Alane Soares da; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Boleiz Júnior, Flávio
    Com o intuito de ampliar as discussões acerca da tutoria presencial dos cursos a distância, neste estudo serão abordados aspectos inerentes às suas atribuições e ao papel desempenhado pelo tutor presencial. Esse tema de pesquisa se justifica pelas discussões que estão ocorrendo acerca desse sujeito, sua importância e até mesmo sua permanência no campo da EAD. O presente trabalho se constitui como um dos resultados do projeto de pesquisa intitulado “Dos saberes e fazeres da tutoria” (PAIVA, 2012). Neste sentido, o artigo objetiva identificar o papel assumido pela tutoria presencial do curso de Pedagogia à distância da UFRN, destacando o trabalho pedagógico desenvolvido pelo mesmo, além do mais, pretende traçar o perfil do tutor presencial. A metodologia utilizada consiste na perspectiva quali-quanti, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário, com perguntas objetivas e subjetivas para os tutores, com o propósito de responder ao problema de pesquisa e objetivos propostos. Com os resultados obtidos foi possível verificar a relevância desse sujeito, especialmente nos primeiros semestres do curso quando o aluno está se familiarizando com a metodologia do ensino a distância. Percebeu-se em seu perfil que o quadro de tutores do curso de Pedagogia é composto predominantemente por mulheres, com larga experiência de vida, porém com pouca experiência na função de tutor, equivalente ao período de início do curso (2012.2—2015.2, mais de três anos). Em sua maioria são graduados em pedagogia e já possuem especialização e mestrado, com formação especifica para exercer a função, oferecidas pela UFRN, SEDIS e coordenação do curso. Outro resultado diz respeito às atividades desenvolvidas por eles no polo, notadamente eles realizam atividades como oficinas de temas variados, atividades de AACC, além de encontros, formação de grupos de estudos, atendimento individualizado e burocrático, dentre outros. Constatou-se ainda que dentre suas atribuições a orientação dos alunos é essencial. Compreende-se que ele é muito importante, por possibilitar uma maior interação entre os envolvidos, e se constitui como um elo entre o aluno e a instituição de ensino.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    Pistrak e Makarenko: pedagogia social e educação do trabalho
    (SEDIS-UFRN, 2023-11-03) Boleiz Júnior, Flávio
    O livro nos aproxima de um cenário educacional desolador no período pós-revolucionário. Naquele momento histórico, 70% dos russos eram analfabetos, e nos demais países, que fizeram parte da União Soviética, o analfabetismo chegava a 98 e até 99%, existiam regiões inteiras em que apenas 1 ou 2% sabiam ler e escrever.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Proposta para o uso pedagógico da lousa interativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-03) Gomes, Italo Valerio Pereira; Boleiz Júnior, Flávio; Boleiz Júnior, Flávio; Toledo, Marcia Cristina Barragan Moraes; Soares, Júlio Ribeiro
    Este artigo representa um Trabalho de Conclusão de Curso e foi produzido com o tema tecnologias educacionais relacionado à utilização do recurso lousa digital interativa (LDI) para fins pedagógicos. O objetivo central é refletir a utilização de lousas digitais interativas e propor metodologia que facilite o planejamento de ensino com uso desse recurso. O artigo parte das observações na prática discente com o recurso LDI ao longo da formação no curso de Pedagogia na UFRN de 2014 a 2019, pesquisa qualitativa de publicações com o tema, experiências desenvolvidas durante duas edições da CIENTEC UFRN, experiências nos estágios obrigatórios, relatos de gestoras de escolas públicas e estudos extra-curriculares nas disciplinas em cursos de Comunicação. Espera-se apresentar alternativas que facilitem projetos de ensino que contemplem uso interativo das LDIs.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ver chover: a Importância do estágio na educação infantil para a minha formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Melo, Marla Dantas Escóssia de.; Boleiz Júnior, Flávio; https://orcid.org/0000-0002-7991-6470; http://lattes.cnpq.br/1725795784961836; http://lattes.cnpq.br/0287711019485623; Brandão, Lucila Carvalho Leite; https://orcid.org/0000-0001-9644-480X; http://lattes.cnpq.br/8965665566635291; Queiroz, Daniel de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-7182-5734; http://lattes.cnpq.br/7066221518100494
    Este trabalho refere-se à experiência vivenciada durante o estágio curricular obrigatório na Educação Infantil e tem como objetivo discutir as experiências e aprendizagens adquiridas, pela autora, durante esse período. O campo de ação foi em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Natal, localizado próximo à UFRN. Estão destacadas questões de extrema relevância para a formação inicial em Pedagogia, bem como reflexões sobre os impactos desse estágio para a prática docente. Busca-se analisar a aplicação das metodologias durante a regência, como a aprendizagem baseada em projetos e um breve recorte dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), além de refletir sobre os desafios e estratégias adotados no cotidiano escolar. Trata-se de um Relato de Prática Educativa, fundamentado em pesquisa bibliográfica, com base em teóricos como Delizoicov e Angotti, Paulo Freire e Libâneo, e documental, como os relatórios e o planejamento feito para a regência, ou seja, a concretização da aula. Para a intervenção, foi utilizada a observação participante, registros em diário de campo, fotografias e a aplicação de atividades lúdico-investigativas, como a experiência “Nuvens no Pote”, que explorou o ciclo da água a partir dos interesses das crianças e da experimentação científica. O estágio permitiu a articulação entre teoria e prática, evidenciando a importância do planejamento flexível, da escuta ativa e da adaptação às necessidades das crianças. A metodologia dos Três Momentos Pedagógicos mostrou-se eficaz na promoção do Ensino de Ciências Naturais (ECN) para crianças pequenas, enquanto o uso da experiência e as discussões coletivas favoreceram a participação e o engajamento das crianças. Destaca-se, ainda, a aprendizagem da importância de trabalhar técnicas de autorregulação emocional, como a respiração diafragmática, para o manejo da turma. A experiência reforçou o estágio como espaço essencial para a construção da identidade docente, evidenciando a necessidade de uma prática pedagógica crítica, criativa e sensível ao contexto das crianças. Os desafios estruturais não impediram a realização de um trabalho significativo, reafirmando o papel do pedagogo como mediador de conhecimentos e transformador da realidade educacional.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM