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Navegando por Autor "Câmara, Maria Eduarda Capistrano da"

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    Produto Educacional
    Formação colaborativa para pensar o trabalho pedagógico inclusivo na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-19) Câmara, Maria Eduarda Capistrano da; Cenci, Adriane; Medeiros, Blenda Carine Dantas de; https://orcid.org/0000-0001-5641-5932
    Este material originou-se da pesquisa intitulada “(Trans)Formação colaborativa com profissionais da educação infantil para um trabalho pedagógico em uma perspectiva inclusiva”, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa teve como objetivo identificar concepções e práticas dos profissionais da Educação Infantil em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na grande Natal, enfocando o trabalho pedagógico inclusivo por meio de uma formação colaborativa. Baseado na premissa de que o trabalho colaborativo pode auxiliar significativamente o trabalho pedagógico, este material foi elaborado para fornecer orientações práticas e teóricas para a formação colaborativa em instituições de educação infantil. O e-book oferece sugestões práticas e orientações para a formação colaborativa em instituições de educação infantil
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    TCC
    Mediações pedagógicas e inclusão: caminhos possíveis em uma turma da educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-14) Câmara, Maria Eduarda Capistrano da; Cenci, Adriane; Cenci, Adriane; Fonseca, Gessica Fabiely; Borowsky, Halana Garcez
    A efetiva participação das crianças com deficiência no processo de ensino e aprendizagem na escola ainda se constitui como um desafio. A educação inclusiva se consolida em um tripé: acesso, permanência e apropriação do conhecimento. Assim, é necessário pensar caminhos possíveis para os professores mediarem práticas pedagógicas inclusivas, que considerem o sujeito com deficiência, indivíduo histórico, de direitos, que aprende, participa e interage. O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das mediações pedagógicas para o processo de aprendizado, desenvolvimento e inclusão das crianças com deficiência na turma quatro do Núcleo de Educação da Infância. Tendo como fundamentação teórica a Teoria Histórico-Cultural, esta pesquisa se configura como estudo de caso, realizado a partir de observação participante em uma turma de crianças de 5 a 6 anos do Núcleo de Educação da Infância. Para a construção dos dados, utilizamos o diário de bordo como principal instrumento, além da análise de publicações e documentos da escola. A análise dos dados foi orientada pela análise textual discursiva, baseada em Moraes (2003), e na análise de cenas, com base em Pletsch, Rocha e Oliveira (2020). As reflexões foram organizadas em duas categorias: 1) Mediação pedagógica: olhares atentos, oportunidades intencionais de aprendizado e 2) Aprendizado e desenvolvimento das crianças com deficiência. A intencionalidade nas mediações pedagógicas das professoras, seja para direcionar os momentos da rotina, enxergando novas possibilidades em uma situação ou promovendo o protagonismo das crianças com deficiência nas atividades, foram importantes para o processo de aprendizado e desenvolvimento destas. Esse estudo possibilitou perceber a importância da escola e da organização do ensino para o processo de aprendizado e desenvolvimento das crianças com deficiência.
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    Dissertação
    (Trans)formação colaborativa com profissionais da educação infantil para um trabalho pedagógico em uma perspectiva inclusiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-19) Câmara, Maria Eduarda Capistrano da; Medeiros, Blenda Carine Dantas de; https://orcid.org/0000-0002-4091-3897; http://lattes.cnpq.br/6246411297862967; https://orcid.org/0000-0001-5641-5932; http://lattes.cnpq.br/1729171065084740; Cenci, Adriane; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; http://lattes.cnpq.br/0280706946746715; Carvalho, Maria de Fátima; Mosca, Maristela de Oliveira
    Essa pesquisa é vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e se debruça sobre a temática do trabalho pedagógico inclusivo (TPI) na educação infantil. Teve como objetivo identificar concepções e práticas dos profissionais da Educação Infantil no contexto de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da grande Natal (Rio Grande do Norte) em relação ao trabalho pedagógico inclusivo através de uma formação colaborativa. A investigação adotou abordagem qualitativa e de natureza exploratória e se organizou a partir dos pressupostos da pesquisa colaborativa. O trabalho estabelece diálogos com a Teoria Histórico-Cultural, discussões sobre Trabalho Pedagógico, Inclusão, História e Políticas. Foram utilizados como procedimentos de coleta e produção dos dados: questionários online; quatro encontros reflexivos gravados em áudio com os profissionais da instituição e análise do projeto político pedagógico do CMEI. A análise dos dados foi fundamentada na metodologia da Análise textual discursiva. As categorias de análise emergiram diretamente do escopo teórico da pesquisa. O trabalho organizou-se em três categorias principais. A primeira, intitulada "Compreendendo o Trabalho Pedagógico Inclusivo: Perspectivas e Práticas em um Centro Municipal de Educação Infantil", explorou as diferentes concepções e práticas do TPI entre os profissionais da educação infantil, destacando a intencionalidade no fazer pedagógico, a importância do olhar atento, a rotina e as condições concretas de trabalho, para possibilitar um trabalho na perspectiva inclusiva. A segunda categoria, "Diálogos sobre o Trabalho Pedagógico: Percepções dos Profissionais da Educação Infantil no CMEI acerca das Crianças com e sem Deficiência", discutiu compreensões iniciais sobre o TPI, concepções de deficiência e os sentidos e significados atribuídos a ela, além de exemplos de práticas no TPI. A terceira categoria, "Avaliação e Reflexões dos Encontros: pensando a Prática Colaborativa para um Trabalho Pedagógico Inclusivo", discutiu os resultados da formação colaborativa e como esta foi percebida como uma prática importante para pensar, discutir e organizar o trabalho pedagógico. Ao final da pesquisa, evidenciou-se a necessidade de práticas colaborativas e de espaços para discussão contínua sobre o trabalho pedagógico no CMEI, essenciais para a inclusão, mas também se destacou a carência de recursos, tempos e espaços disponíveis para essas reflexões. Além disso, foi sistematizada uma e-book para promover a formação colaborativa e a reflexão sobre o trabalho pedagógico inclusivo na Educação Infantil.
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