Navegando por Autor "Cabral, Alcione Costa de Aquino Pinto"
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Produto Educacional Matemática comVIDA bilingue(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-28) Cabral, Alcione Costa de Aquino Pinto; Viana, Flavia Roldan; 0000-0002-1046-0372Este Processo formativo foi elaborado na perspectiva do Espiral “RePare” adotado na Rede de Educação Matemática Nordeste - REM-NE, nesta versão, seguindo uma abordagem inclusiva e bilíngue. Para validação foi realizada experiência em uma escola pública municipal tendo entre os participantes um aluno surdo. São aplicados instrumentos diagnósticos com professores e alunos participantes, no início do processo. São vivenciados momentos de planejamento colaborativo com os professores durante todo o processo envolvendo leituras teóricas e atividades práticas em Libras. A Produção resultante é uma sequência didática elaborada por meio de plano de aula inclusivo, de forma colaborativa, e aplicada em sala de aula relacionando o cotidiano do aluno e o letramento estatístico utilizando estratégias pedagógicas baseadas na visualidade. Nesta sequência são realizadas com os alunos as etapas do Ciclo investigativo PPDAC abordando um problema do cotidiano, a equidade e a criticidade para interpretar informações. Ao final, é feita a análise por meio de Instrumento de avaliação da formação aplicada com os professores.Dissertação Processo formativo docente no ensino-aprendizagem de conceitos estatísticos à estudantes surdos numa perspectiva inclusiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-28) Cabral, Alcione Costa de Aquino Pinto; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/0000-0002-7289-4512; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; https://orcid.org/0000-0002-1046-0372; http://lattes.cnpq.br/9096042404369581; Vieira, Alexandro Braga; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Magalhães, Rita de Cassia Barbosa PaivaO presente trabalho tem como objetivo analisar um processo formativo com um grupo colaborativo, formado por professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, professores(as) do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Tradutores (as) Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), acerca do ensino-aprendizagem de conceitos estatísticos, com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC, para alunos surdos. Os objetivos específicos definidos para isto foram: Identificar os conhecimentos de professores/as dos anos iniciais, do AEE, do/a TILS e do/a estudante surdo/a sobre os conhecimentos estatísticos; desenvolver processo formativo para o desenvolvimento do letramento estatístico, pautado no Ciclo Investigativo PPDAC, tendo como produto final a elaboração de uma sequência didática acessível em Libras; Analisar de forma colaborativa a execução da sequência didática com o/a aluno/a surdo/a. Esses objetivos procuraram responder a seguinte indagação: Como um processo formativo no ensino de Matemática, com professores de alunos surdos e Tradutores Intérpretes de Libras, pode vir a contribuir para o desenvolvimento do letramento estatístico desse alunado numa perspectiva bilíngue? Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa do tipo colaborativa e paradigma interpretativo, já que, acontece através da construção e interação entre pesquisadora e os sujeitos participantes da pesquisa no contexto escolar e com encontros formativos, diálogos e planejamento de ações na busca de facilitar o processo ensino e aprendizagem da matemática. Os procedimentos acontecem nas etapas de cosituação, cooperação e coprodução, e o processo formativo na perspectiva do Espiral “RePare” adotado na Rede de Educação Matemática Nordeste. São aplicados instrumentos diagnósticos com professores e aluno participante da pesquisa, no início do processo, e, ao final, é feita a análise por meio de Instrumento de avaliação da formação aplicada com os professores. Como produto deste trabalho foi produzida, de forma colaborativa, e aplicada em sala de aula uma sequência didática elaborada por meio de plano de aula inclusivo que relaciona brincadeiras do cotidiano do aluno e o letramento estatístico utilizando estratégias pedagógicas baseadas na visualidade. Como resultado da sequência didática os professores concluíram que o uso de imagens pode facilitar a aprendizagem por todos os alunos, inclusive os surdos. Quanto a análise do processo formativo: Os professores expressam o desejo de que outros ciclos formativos aconteçam envolvendo todos os professores da escola.