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Navegando por Autor "Cabral, Alcione Costa de Aquino Pinto"

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    Produto Educacional
    Matemática comVIDA bilingue
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-28) Cabral, Alcione Costa de Aquino Pinto; Viana, Flavia Roldan; 0000-0002-1046-0372
    Este Processo formativo foi elaborado na perspectiva do Espiral “RePare” adotado na Rede de Educação Matemática Nordeste - REM-NE, nesta versão, seguindo uma abordagem inclusiva e bilíngue. Para validação foi realizada experiência em uma escola pública municipal tendo entre os participantes um aluno surdo. São aplicados instrumentos diagnósticos com professores e alunos participantes, no início do processo. São vivenciados momentos de planejamento colaborativo com os professores durante todo o processo envolvendo leituras teóricas e atividades práticas em Libras. A Produção resultante é uma sequência didática elaborada por meio de plano de aula inclusivo, de forma colaborativa, e aplicada em sala de aula relacionando o cotidiano do aluno e o letramento estatístico utilizando estratégias pedagógicas baseadas na visualidade. Nesta sequência são realizadas com os alunos as etapas do Ciclo investigativo PPDAC abordando um problema do cotidiano, a equidade e a criticidade para interpretar informações. Ao final, é feita a análise por meio de Instrumento de avaliação da formação aplicada com os professores.
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    Dissertação
    Processo formativo docente no ensino-aprendizagem de conceitos estatísticos à estudantes surdos numa perspectiva inclusiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-28) Cabral, Alcione Costa de Aquino Pinto; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/0000-0002-7289-4512; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; https://orcid.org/0000-0002-1046-0372; http://lattes.cnpq.br/9096042404369581; Vieira, Alexandro Braga; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva
    O presente trabalho tem como objetivo analisar um processo formativo com um grupo colaborativo, formado por professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, professores(as) do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Tradutores (as) Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), acerca do ensino-aprendizagem de conceitos estatísticos, com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC, para alunos surdos. Os objetivos específicos definidos para isto foram: Identificar os conhecimentos de professores/as dos anos iniciais, do AEE, do/a TILS e do/a estudante surdo/a sobre os conhecimentos estatísticos; desenvolver processo formativo para o desenvolvimento do letramento estatístico, pautado no Ciclo Investigativo PPDAC, tendo como produto final a elaboração de uma sequência didática acessível em Libras; Analisar de forma colaborativa a execução da sequência didática com o/a aluno/a surdo/a. Esses objetivos procuraram responder a seguinte indagação: Como um processo formativo no ensino de Matemática, com professores de alunos surdos e Tradutores Intérpretes de Libras, pode vir a contribuir para o desenvolvimento do letramento estatístico desse alunado numa perspectiva bilíngue? Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa do tipo colaborativa e paradigma interpretativo, já que, acontece através da construção e interação entre pesquisadora e os sujeitos participantes da pesquisa no contexto escolar e com encontros formativos, diálogos e planejamento de ações na busca de facilitar o processo ensino e aprendizagem da matemática. Os procedimentos acontecem nas etapas de cosituação, cooperação e coprodução, e o processo formativo na perspectiva do Espiral “RePare” adotado na Rede de Educação Matemática Nordeste. São aplicados instrumentos diagnósticos com professores e aluno participante da pesquisa, no início do processo, e, ao final, é feita a análise por meio de Instrumento de avaliação da formação aplicada com os professores. Como produto deste trabalho foi produzida, de forma colaborativa, e aplicada em sala de aula uma sequência didática elaborada por meio de plano de aula inclusivo que relaciona brincadeiras do cotidiano do aluno e o letramento estatístico utilizando estratégias pedagógicas baseadas na visualidade. Como resultado da sequência didática os professores concluíram que o uso de imagens pode facilitar a aprendizagem por todos os alunos, inclusive os surdos. Quanto a análise do processo formativo: Os professores expressam o desejo de que outros ciclos formativos aconteçam envolvendo todos os professores da escola.
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