Navegando por Autor "Campos, Arthur Ferreira"
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TCC Afrobrasilidade nas bibliotecas: análise das ações de competência crítica étnico-racial nas escolas do município de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Dantas, Cyndy Thays Marques; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Sánchez-Tarragó, Nancy; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133A biblioteca escolar e a competência crítica em informação, duas das temáticas discutidas nesta pesquisa, as quais apresentam características de caráter emancipatório, potencializando aspectos de reflexão perante os condicionamentos existentes na conjuntura social. Desse modo, auxiliam na mobilização de elementos que constroem noções críticas acerca das estruturas do poder hegemônico. Na sociedade brasileira, composta historicamente por uma multiculturalidade abrangente, faz-se importante investigar como a valorização da história e cultura afro-brasileira propicia um desenvolvimento de cidadãos que reconheçam seus papéis sociais no meio em que se integram. A pesquisa tem como objetivo discutir a competência crítica em informação no âmbito das bibliotecas escolares do município de Natal e a importância da educação voltada para relações étnico-raciais, com ênfase na cultura afro-brasileira. Sendo assim, o procedimento metodológico aplicado foi uma pesquisa bibliográfica, juntamente com uma entrevista semiestruturada de abordagem qualitativa, método indutivo e perfil exploratório, em uma amostra de escolas do Município de Natal, no Rio Grande do Norte. Temos como resultados uma latente indução da biblioteca escolar como uma ferramenta prática das metodologias pedagógicas a serviço da valorização cultural e literária, entretanto, uma pequena proporção da abordagem étnica como competência plenamente efetiva. Para fins de considerações que possam subsidiar novos estudos inerentes à temática, reportamos que se faz notável uma gradual ação dos educadores, professores e bibliotecários, para construção de sujeitos criticamente competentes em informação, com a realização de práticas educacionais permanentes das diversidades e pluralidades socioculturais previstas no ambiente escolar e na comunidade.TCC Análise da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo à luz das Diretrizes do Desenho Universal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Silva, Mateus Eduardo Tavares da; Santos, Raimunda Fernanda dos; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Campos, Arthur FerreiraCompreende que a Biblioteca Pública é uma instituição que, quando é acessível para toda a população, possui um grande potencial transformador na sociedade. Estuda aspectos relacionados à Biblioteca pública e ao Desenho Universal. Tem como objetivo geral analisar o espaço físico da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, levando em conta as concepções dos seus usuários e os princípios de Desenho Universal. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva com abordagem quali-quantitativa e observação não-participante. Destaca a falta de acessibilidade que a instituição sofre devido a problemas como: espaço limitado entre as estantes, espaços inutilizados devido a alocação de móveis e outros materiais, elevador sem funcionar, sinalização ineficiente e outros. Constata a necessidade de maior aplicação de recursos humanos, informacional e tecnológico, uma vez que a Biblioteca não recebe investimento o suficiente para funcionar em seu máximo potencial, o que acaba limitando seu poder de transformação na sociedade. Conclui destacando a necessidade das bibliotecas, independente de suas tipologias, estarem em consonância com os critérios de Desenho Universal, assim como seus bibliotecários.Artigo Análise da produção científica da Universidade Federal de Goiás sobre saúde da população negra(Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, 2022-07-01) Silva, Ilaydiany C. Oliveira da; Valério, Erinaldo Dias; Santos, Ícaro Augusto; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878Esta pesquisa afirma a importância de se discutir sobre saúde da população negra dentro de todas as áreas do conhecimento que engloba a Universidade Federal de Goiás (UFG) sob a perspectiva de que o direito à saúde da população negra é destinado à redução de riscos de doenças e de outros agravos. Com base nisso, este estudo objetiva identificar a produção de conhecimento na Universidade Federal de Goiás sobre a saúde da população negra. A metodologia é a pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem quantitativa para mapear a produção científica sobre o tema no Portal de Periódicos e Repositório Institucional, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG. Os resultados mostram que há poucos trabalhos que discutem sobre a saúde da população negra nessa Universidade. Infere-se, portanto, que esse baixo índice de publicações seja reflexo da não efetividade da inserção dos temas nos processos de formação de profissionais de todas as áreas do conhecimento e enfatiza-se a necessidade da realização de estudos e pesquisas que tratem das relações étnico-raciais no âmbito acadêmico-científico, com foco na saúde da população negra.TCC Análise da produção científica sobre inclusão social nos periódicos brasileiros da área de Ciência da Informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-21) Oliveira, Jéssica Rayane Gomes de; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Davi, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565; Campos, Arthur Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106Este estudo tem como tema a aplicação das leis bibliométricas nas produções científicas sobre inclusão social nos periódicos brasileiros da área de Ciência da Informação indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Objetiva-se com esse estudo analisar as produções brasileiras sobre inclusão social que foram publicadas em periódicos científicos na área de Ciência da Informação. E para atingir este objetivo, estabelece-se os seguintes objetivos específicos: identificar quais autores mais publicam sobre a temática de inclusão social na área de Ciência da Informação; apontar quais periódicos da área de Ciência da Informação têm publicado mais artigos sobre a inclusão social; verificar quais termos são mais representativos nas produções sobre inclusão social na Ciência da Informação; constatar os períodos temporais em que mais se publicou sobre inclusão social nos periódicos de Ciência da Informação; e verificar as relações entre autores e instituições que produzem sobre inclusão social. Metodologicamente, este estudo se apresenta com uma abordagem quantitativa, tendo um objetivo descritivo, com procedimento bibliográfico e pesquisa de natureza aplicada. Para a sua realização, utiliza-se um estudo bibliométrico na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. O estudo analisa 103 artigos, no qual foi possível obter como principais resultados que os termos que obtém maior representatividade no tema explorado são acessibilidade, acesso à informação, deficiência etc., como também os autores que mais trabalham a temática são Lizandra Brasil Estabel, Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso, Lorenna Sayonara Santos, Eliane Lourdes da Silva Moro e Ana Fátima Berquó Carneiro Ferreira. Foi identificado que o ano de 2017 houve maior publicações de periódicos voltados à inclusão social, além de identificar que os periódicos que mais se destacam em relação a temática são a Revista inclusão social e a Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. Em síntese, este estudo obteve como maior importância à averiguação acerca da inclusão social, de modo a conhecer a maneira que é abordada dentro da área de Ciência da Informação, a partir da de suas produções, compreendendo o interesse dos autores e a relevância da temática.TCC Análise da usabilidade e da arquitetura da informação da plataforma de autopublicação Wattpad(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Souza, Rosana Pereira de; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; 0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; 0009-0002-3156-328X; https://lattes.cnpq.br/5558933124039397; Vechiato, Fernando; 0000-0002-4157-740X; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; Campos, Arthur Ferreira; 0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106Apresenta como tema a análise da usabilidade e arquitetura da informação da plataforma de autopublicação Wattpad. Coloca em evidência a importância das plataformas de autopublicação, com foco no Wattpad, sobretudo a necessidade de apresentarem uma boa Usabilidade para cumprir seus objetivos. Tem como objetivo geral analisar a Usabilidade e Arquitetura da Informação do Wattpad para identificar aspectos de melhoria para o acesso e uso das informações disponíveis por parte de seus usuários. A metodologia adota a pesquisa de natureza aplicada, com objetivo de caráter exploratório e descritivo, por meio de procedimentos técnicos bibliográficos e abordagem qualitativa. Assim, analisa a plataforma Wattpad aplicando os 108 recursos de usabilidade de websites desenvolvidos por Nascimento e Amaral (2010), demarcando quantos critérios estão classificados em “não aplicáveis” (N/A), “sim”, “não” ou “página com problema”. Problematiza se a plataforma de autopublicação Wattpad atende aos critérios de Usabilidade e de Arquitetura da Informação. Traz como resultados, a partir dos recursos de usabilidade de websites, que 12% das respostas se configuram como não aplicáveis, 52% como aplicáveis e 36% das respostas não existem na plataforma, também não dispondo de nenhuma página com problema. Mostra que apesar da simplicidade de se locomover entre uma página e outra da plataforma, o Wattpad necessita de algumas melhorias em sua estrutura como, por exemplo, otimizar seu sistema de tags e conteúdos, bem como possibilitar maiores interações entre os usuários através de um feed dinâmico e atrativo. Conclui evidenciando a importância do Wattpad como plataforma de autopublicação no cenário literário online, ressaltando que a disposição de uma boa Arquitetura da Informação é essencial para um funcionamento adequado das ferramentas e satisfação de seus usuários.TCC Análise de coautoria das produções científicas dos docentes do Departamento de Ciência da Informação da UFRN: uma perspectiva a partir de dados da BRAPCI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Silva, Jefferson Lima da; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Campos, Arthur Ferreira; Casimiro, Adelaide Helena TarginoEste estudo tem como objetivo uma análise de coautoria dos docentes do Departamento de Ciência da Informação da Universidade do Rio Grande do Norte. Objetiva-se com esse estudo analisar as relações de coautoria existentes nas produções dos docentes permanentes do departamento e que estão indexadas na Brapci. E para atingir este objetivo, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: identificar o corpo docente permanente que integra o DECIN/UFRN no ano de 2022; quantificar os artigos científicos indexados na Brapci, produzidos nos últimos 10 anos, a partir de 2012, sendo acrescentado o ano de 2022 pelo corpo docente permanente ativo em 2022; definir a quantidade de coautorias existentes nos artigos científicos recuperados na Brapci produzidos pelo corpo docente permanente; representar graficamente as relações de coautorias a partir dos artigos produzidos pelo corpo docente; e classificar as relações acadêmicas existentes nas produções com coautorias dos docentes. Metodologicamente, este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica, apresenta também como um estudo de caso, no tocante a abordagem e trata-se de uma pesquisa quantitativa, além de ter objetivos exploratórios e descritivos e ser considerada uma pesquisa de natureza aplicada. Foi identificado que 16 (dezesseis) docentes estão ativos no atual ano, sendo 12 (doze) permanentes e serão o objeto de pesquisa deste estudo. A coleta dos dados foi feita através da Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e o estudo analisou 192 artigos, no período entre 2012 e 2022, no qual foi possível obter os resultados de produções em coautoria dos docentes, apresenta-se em uma tabela o ranking de publicações e destaca-se os professores Fernando Luiz Vechiato e Nancy Sanchez Tarragó, em outra tabela apresenta-se o ranking com os números de produções em coautoria e destaca-se os professores Fernando Luiz Vechiato e Andrea Vasconcelos Carvalho, apresenta-se em uma tabela as relações criadas pelos docentes identificando se publicaram com alunos, professores, orientandos, orientadores e pesquisadores. Em síntese, esta pesquisa, mostra a importância da participação dos professores na formação de pesquisadores desde a graduação, compreendendo assim a importância de produções científicas em coautoria e manutenção das relações entre pesquisadores em parceria, ampliando assim a visibilidade sobre essa importante temática.TCC Análise do Programa de Gestão Documental do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Avelino, Luana Paula Barbosa; Campos, Arthur Ferreira; Campos, Arthur Ferreira; Davi, Maria da Conceição; Silva, Jefferson Higino daO presente trabalho tem como tema “Análise do Programa de Gestão Documental do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte''. Objetiva analisar, sob embasamento legal, o Programa de Gestão Documental para o Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte. Baseia-se no método de abordagem indutivo, possibilitando estudar apenas um caso, podendo chegar-se a uma conclusão geral mediante seus semelhantes. Aborda sobre a Gestão Documental, apresentando seus fundamentos legais. Constata sobre a importância dessa gestão para o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, levando em consideração a grande massa documental produzida e acumulada durante os anos. Analisa o Programa de Gestão Documental instituído pela Resolução nº 20-TJ, de 17 de julho de 2018, apresentando, também, as legislações pertinentes e pontuando, brevemente, as suas etapas. Demonstra a situação dos arquivos de algumas comarcas do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, os acondicionamentos e a conservação dos documentos, apresenta os instrumentos auxiliares, como por exemplo a Tabela de Temporalidade. Os instrumentos tiveram como base as normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de outros tribunais, sendo eles elaborados em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE). Destaca as ações realizadas pelo Programa de Gestão Documental durante o ano da sua implantação, como o Treinamento Especializado oferecido às comarcas. Como considerações finais, aponta sugestões para tornar mais eficiente a recuperação das informações documentais jurídicas, mediante a Gestão Documental.TCC Análise Epistemológica sobre o Profissional Bibliotecário como sujeito social e Mediador da Informação Científica na Pós-Modernidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Silva, Joyce Alves da; Campos, Arthur Ferreira; Campos, Arthur Ferreira; Davi, Maria da Conceição; Gallotti, Monica Marques CarvalhoEsta Monografia estuda teoricamente a categoria pós-moderna e emergente na Biblioteconomia e na Ciência da Informação. Objetiva analisar epistemologicamente na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação a partir da conjuntura de sociedade pós-moderna. Reflete sobre o sujeito pós-moderno, bem como o próprio profissional bibliotecário desse período, o qual não se limita a definições estáticas e paradigmáticas, e com isso projeta a sua importância como pilar para a construção da sociedade contemporânea. A discussão baseia-se também no perfil atuante que o bibliotecário deve ter na sociedade pós-moderna, visto que as mudanças e transformações são oriundas de vivências e percepções dos sujeitos, não somente do âmbito científico. Busca ainda, investigar as possíveis causas que fazem com que o conhecimento científico não atinja todas as camadas da sociedade. Nesse cenário, torna-se relevante suscitar as iniciativas desenvolvidas por bibliotecários para a divulgação bem como para mediação de conteúdos científicos, de forma gratuita, graças às novas tecnologias de informação e comunicação. Como metodologia foi utilizada a revisão sistemática de literatura, e realizada uma análise de conteúdo baseada em Bardin (2011). Resulta num contributo teórico que apresenta o protagonismo do bibliotecário na pós-modernidade junto a mediação da informação, sob a ótica do acesso aberto, trazendo um mapa conceitual. Considera que é importante pensar na relação entre ciência e senso comum na pós-modernidade, aproximando prática científica e sociedade.TCC Arquitetura da Informação em ambientes de e-commerce sobre perfumaria: uma análise dos sites “O boticário” e “Natura”.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Guerra, Bárbara Beatriz Alves.; Santos, Raimunda Fernanda dos.; Campos, Arthur Ferreira; Casimiro, Adelaide Helena Targino; Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias daEstuda aspectos teóricos e práticos acerca da Arquitetura da Informação e sua contribuição para a Encontrabilidade da Informação em sites de e-commerce, com vistas a potencializar a experiência do usuário na interação com o ambiente e na aquisição de produtos. Tem como objetivo geral investigar como a Arquitetura da Informação pode contribuir para a encontrabilidade de informações em ambientes de e-commerce sobre Perfumaria, com foco nos sites das empresas brasileiras “O Boticário” e “Natura”. Utiliza como metodologias as pesquisas bibliográfica, e exploratória com abordagem qualitativa, fazendo utilização da técnica de observação sistemática. Para a coleta de dados, é aplicado um checklist baseado nos sistemas que compõem a Arquitetura da Informação, além da utilização do AccessMonitor, ferramenta disponibilizada pelo governo portugues para expedição de relatório de práticas de acessibilidade sobre ambos os sites analisados. Ao analisar e comparar os dois ambientes, foram identificados alguns aspectos que resultaram em sugestões, sobretudo no que concerne à acessibilidade, à personalização da experiência do cliente e ao sistema de representação para o registro de metadados detalhados e precisos em relação às fragrâncias. Apresenta as seguintes atividades que o Bibliotecário pode desenvolver como Arquiteto da Informação nesse contexto: curadoria de conteúdos; criação de taxonomias navegacionais; aperfeiçoamento da classificação de produtos; criação de ontologias; indexação; pesquisa de usuários e criação de guias. Ressalta a relevância de sites bem projetados segundo os princípios da Arquitetura da Informação, além da importância da atuação do bibliotecário como arquiteto da informação no contexto do projeto e da avaliação de ambientes de e-commerce que comercializam fragrâncias.TCC Arquivos escolares: os primeiros passos na aplicabilidade da Tabela De Temporalidade de Documentos nas Escolas Municipais do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-14) Batista, Maria Joseneide Araújo; Davi, Maria da Conceição; Davi, Maria da Conceição; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Campos, Arthur FerreiraAborda o contexto dos Arquivos Escolares, sob a perspectiva da gestão documental e em específico a perspectiva da aplicabilidade da tabela de temporalidade de documentos. Portanto, tem como objetivo geral analisar a Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD) nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN. A metodologia utilizada foi de levantamento bibliográfico, por meio de revisão sistemática considerando fontes de informação tais como livros, artigos científicos e documentos oficiais bem como o uso do método indutivo, estruturalista. Para a coleta de dados foi elaborado um eletrônico questionário do tipo estruturado destinado aos profissionais que trabalham nas secretarias das Escolas Municipais de Natal/RN. Considera-se por ser o primeiro passo para que a TTD possa fazer parte da gestão documental do arquivo da escola, pois o desconhecimento sobre essa ferramenta, constatado por meio da análise das respostas dos questionários, pode desencadear um acúmulo de documentos nos arquivos escolares. Por fim, indica a importância do arquivo escolar enquanto fonte de informação de natureza singular, que serve para a tomada de decisão neste âmbito. Para além dos aspectos mencionados os arquivos escolares contêm elementos relativos à história de determinada comunidade bem como permite a o resgate da história da Educação em Natal/RN.TCC Atuação do Bibliotecário como Arquiteto da Informação: um estudo bibliográfico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022) Soares, Paula Regina Souto; Vechiato, Fernando Luiz; Vechiato, Fernando Luiz; Moreira, Luciana de Albuquerque; Campos, Arthur FerreiraO modo de trabalhar do bibliotecário alterou-se com o passar do tempo, principalmente com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação. No contexto tecnológico o profissional passou a ter novas formas de trabalhar, principalmente no meio digital. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo compreender de que modo os bibliotecários podem atuar como arquitetos da informação no mercado de trabalho. Para isso buscou-se evidenciar o histórico do profissional no Brasil, entender os conceitos relacionados a Arquitetura da Informação e como se conecta com a Ciência da Informação e a Biblioteconomia, e discutir sobre as relações entre esses dois profissionais. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica que tem como objetivo estabelecer contato direto com as publicações relacionadas a esse assunto. Nos resultados obtidos, constata-se que há relações entre os profissionais, principalmente em relação as atividades que desempenham, e com isso é reconhecida a capacidade do bibliotecário em atuar como arquiteto da informação.TCC Avaliação de disseminação e divulgação de informações em websites de bibliotecas públicas estaduais da região Nordeste do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Barbosa, George Estevam de Aquino; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8390841032589134; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Vechiato, Fernando Luiz; Campos, Arthur FerreiraWebsites geralmente são considerados primeiros meios de contato de usuários com uma determinada instituição. Neste sentido, situar os websites de bibliotecas públicas nesta ocasião, estas servem como “porta de entrada virtual” para os leitores ao mundo da leitura. Portanto, um endereço eletrônico que possua informações úteis, e que apresente suas ações, serviços e produtos podem atribuir novos valores éticos e sociais aos seus usuários de forma primordial. Este trabalho busca analisar os websites das bibliotecas públicas dos estados da região do Nordeste do Brasil, dando ênfase nos conteúdos apresentados, através de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativo-descritiva e exploratória. As categorias avaliadas são acerca de informações referentes a: história, atualidade, setores e serviços, destaques e missão das bibliotecas públicas da região. Por fim, o estudo conclui que a realidade das BPEs é distinta, já que é possível encontrar instituições com websites próprios, com informações pertinentes, e bibliotecas sem um endereço eletrônico que lhes pertence, revelando que ainda há muito a se fazer e planejar quanto a elaboração de ambientes informacionais digitas para bibliotecas públicas estaduais.TCC Avaliação dos impactos da ausência do bibliotecário em bibliotecas escolares: uma análise na rede estadual de ensino do município do Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Lopes, Renata Gomes; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; Davi, Maria da Conceição; https://orcid.org/0000-0002-5340-4186; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012O presente estudo busca analisar aspectos relacionados à desvalorização das bibliotecas escolares vinculadas às escolas públicas estaduais, bem como, do bibliotecário perante esse campo de trabalho. Evidencia a atual situação da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, que não possui o cargo de bibliotecário em seu quadro de funcionários. Diante disso, o Estado do Rio Grande do Norte não cumpre a obrigatoriedade da Lei Federal 12.244/2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país, haja vista que cria e sanciona portarias que alocam professores readaptados (regentes) em bibliotecas escolares. A pesquisa possui como objetivo geral investigar os impactos da ausência do bibliotecário em relação à gestão, ao funcionamento e aos serviços prestados pelas bibliotecas escolares na rede estadual de ensino do município do Natal-RN. Metodologicamente é uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, que utiliza o método indutivo de perfil exploratório, realizada em um recorte de escolas das quatro zonas do Natal. Como técnica de pesquisa, aplica entrevista semiestruturada com professores regentes de biblioteca escolar em quatro escolas públicas dispostas nas zonas norte, sul, leste e oeste de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Nos resultados obtidos é evidenciado as limitações que professores readaptados possuem, e por conta disso a gestão, o funcionamento adequado e ações que deveriam ser desenvolvidas nas bibliotecas escolares são prejudicadas. Além disso, observa a destinação de recursos financeiros limitados para a adequada estruturação das bibliotecas escolares. Considera que fica evidente que umas das soluções para tentar diminuir o problema, é investir na educação pública, em especial, nas bibliotecas escolares, criando o cargo de bibliotecário no Estado, realizando processo seletivo por meio de concurso público e efetivando políticas para o desenvolvimento da cultura de valorização e reconhecimento desse espaço tão importante para a formação de pessoas, que é a biblioteca escolar.TCC Biblioteca escolar: competências e habilidades do profissional da informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Jatobá, Vanessa Karen Gomes Correia; Campos, Arthur Ferreira; Campos, Arthur Ferreira; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Davi, Maria da ConceiçãoO presente trabalho visa apresentar as habilidades e competências do bibliotecário na gestão da unidade de informação, biblioteca escolar. Demonstra embasamento teórico com recorte sobre o tema “biblioteca escolar” na Biblioteconomia. O objetivo geral é sugerir melhorias para a gestão de bibliotecas escolares, voltadas às habilidades e competências do bibliotecário. A metodologia adotada foi de pesquisa bibliográfica sob a investigação exploratória. Como técnica de pesquisa intensiva, utiliza a entrevista semiestruturada por ser adequada para compor a análise desta monografia.A entrevista destaca a dificuldade de gestão enfrentada nas bibliotecas escolares, principalmente na aquisição de materiais informacionais e na sensibilização da instituição e do usuário no contexto da importância dessa unidade de informação para a formação de sujeitos. Como resultados, indica sugestões de melhorias para a gestão de bibliotecas escolares, compreendendo possíveis realidades institucionais e levando em consideração as competências do bibliotecário. Considera que os desafios inerentes a atuação do bibliotecário na biblioteca escolar são vastos, alcançando o objetivo do trabalho e sugerindo um estudo futuro que considere mais bibliotecas escolares de instituições de ensino privada, no Estado do Rio Grande do Norte.TCC Comportamento informacional dos usuários da Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Façanha, Lucas Firmino; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; https://orcid.org/0000-0002-8171-0236; http://lattes.cnpq.br/7100870901470640; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716A presente pesquisa aborda o comportamento informacional dos usuários da Biblioteca Central Zila Mamede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo por objetivo compreender as razões essenciais que instigam os sujeitos da biblioteca a visitá-la. Metodologicamente, realiza a coleta de dados por meio da divulgação da pesquisa exploratória e descritiva feita in loco dentro da referida biblioteca central nas áreas de acesso livre, em horários não fixos, no período da tarde, de segunda a sábado. No momento da abordagem, os usuários recebiam a explicação do estudo e era proposto o escaneamento de um QR Code na tela do celular, que direcionava à página da pesquisa no Google Forms. Após coleta, a análise dos resultados identificou uma tendência relacionada principalmente ao apreciamento do espaço oferecido pela biblioteca central. Como resultado, percebeu-se um favorecimento à biblioteca central, se comparada à biblioteca setorial, mesmo em casos onde a biblioteca setorial é geograficamente perto da biblioteca central. Destaca-se a recomendação de investigações futuras focadas na atualização de acervos e melhoria da infraestrutura das bibliotecas setoriais, como também, da integração dessas com o corpo pedagógico dos cursos do Campus Central por meio de atividades incentivadoras.TCC Construindo mundos sem muros: uma competência crítica em informação sob pressupostos decoloniais e anticoloniais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-26) Gomes, Marcus Victor Siqueira Josuá; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Sánchez-Tarragó, Nancy; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106Trataremos, incialmente, a respeito da competência em informação, sua história e seu conceito, que vai ao encontro da Information Literacy (IL), buscando conflitar com um conceito mais atual de competência, que é o da “competência crítica em informação” – CCI, que se apoia em pedagogias libertadoras e outras questões – étnicas, de gênero e sexualidade, por exemplo, as quais possibilitam desenvolver uma práxis informacional mais crítica e reflexiva. A CCI, de teor mais radical, se baseia numa práxis e em pedagogias críticas, colocando foco na relação da informação com os problemas sociais que existe no mundo. Mesmo assim, permaneceremos “inconformados” com esse conceito e como forma de subsidiar mais radicalmente ainda a já radicalizada criticidade da competência crítica em informação, traremos à luz do debate epistemologias advindas da decolonialidade (Quijano, Dussel e Fanon) e da anticolonialidade (representado pelo zapatismo, Comunidad de Historia Mapuche, entre outros), como uma maneira de combater o colonialismo e capitalismo ainda em voga na América Latina, isto é, promovendo uma crítica, a partir da realidade latinoamericana, a respeito da CCI. Diante disso, essa pesquisa teórica de cunho bibliográfico abre caminhos para outras epistemologias e reflexões para a Biblioteconomia e a Ciência da Informação, ao passo que discutiremos a competência crítica em informação com vistas a problematizar tal conceito. Por fim, apontaremos caminhos a serem percorridos, como uma práxis da libertação contida em Dussel (1977), antirracista e de autodefesa presentes em Fanon (2008), anticolonial/étnica (de defesa dos povos ameríndios e seus territórios) e de reflexão crítica sobre instâncias de domínio e poder, como é o caso do Estado-nação, providas da relação dos nativos com o território e sua autocrítica – sinalizada pelos pensadores anticoloniais. Tais questões da colonialidade podem ser percebidas pelo conceito de “colonialidade de poder” trazido por Quijano (2009), ao passo que serão direcionadas em relação a uma práxis do sujeito informacional diante da realidade capitalista e colonial e a CCI anticolonial e decolonial como alternativa para essa inevitável situação.Artigo Construto para o conceito de wayfinding na Ciência da Informação(Informação & Informação, 2020-12-26) Vechiato, Fernando Luiz; Campos, Arthur FerreiraIntrodução: Wayfinding está associado, no campo do Urbanismo, à orientação espacial dos sujeitos em espaços urbanos. Todavia, seus princípios podem ser aplicados em ambientes informacionais, visando facilitar a encontrabilidade da informação disponível, o que contribui significativamente para os estudos da Ciência da Informação. Objetivo: Apresentar os alicerces que delimitam o conceito de wayfinding na Ciência da Informação, conforme os estudos em Encontrabilidade da Informação. Metodologia: A partir de abordagem qualitativa e mediante a análise de conteúdo, são estudados artigos em âmbito nacional e internacional, encontrados no Portal de Periódicos da Capes e na Base de Dados em Ciência da Informação, considerando o período 2010 –2020. A práxis foi percorrer o conteúdo desses artigos, compreendendo as categorizações e os núcleos de sentidos que fundamentam o conceito de wayfinding na Ciência da Informação. Resultados: É proposto um conceito de wayfinding convergente com este momento da história e cultura científicas. Conclusões: No momento histórico e cultural científico atual, as pesquisas sobre wayfinding têm potencial exponente na Ciência da InformaçãoTCC A curadoria de conteúdo no enfrentamento à violência contra a mulher(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Mendonça, Geanny Beatriz da Cruz; Carvalho, Andréa Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; https://orcid.org/0009-0001-3554-453X; http://lattes.cnpq.br/5278845607088389; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106O contexto informacional contemporâneo, caracterizado pelo fluxo abundante e multidirecional de informações, exige novas abordagens e competências profissionais. Nesse cenário, a curadoria de conteúdo emerge como um método inovador que possibilita enfrentar esses desafios. Em função de sua ampla aplicabilidade, a curadoria de conteúdo pode contribuir significativamente para questões sociais, como o enfrentamento da violência contra a mulher. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é desenvolver uma cartilha informativa para o enfrentamento da violência contra a mulher com base no processo de curadoria de conteúdo. Já os objetivos específicos consistiram em aplicar o processo de curadoria de conteúdo para o levantamento de fontes na elaboração da cartilha, selecionar fontes de informação digitais relevantes para o enfrentamento da violência contra a mulher e agregar valor ao conteúdo selecionado para deixá-lo acessível e de fácil compreensão. A pesquisa adota uma abordagem aplicada, exploratória e qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica realizada por meio de consultas nas bases de dados BRAPCI, Oasisbr e no motor de busca Google Acadêmico. A metodologia segue o processo de curadoria de conteúdo e adota critérios para selecionar as fontes de informação. Como resultado, foram curadas 17 fontes de informação capazes de atender necessidades informacionais de mulheres em situação de violência, de modo a oferecer apoio e suporte informacional gratuito em diversas plataformas de maneira rápida, interativa e dinâmica. Por fim, conclui-se que a curadoria de conteúdo é uma aliada no combate à violência contra a mulher, na medida em que possibilita a disponibilização de informações meticulosamente organizadas e acessíveis, constituindo-se, assim, uma ferramenta efetiva para o enfrentamento desse problema.TCC Desafios e consequências da ausência de ações de planejamento estratégico em bibliotecas de IESs privadas: um olhar analítico, crítico e propositivo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Souza, Henrique Clementino de; Davi, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565; Davi, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565; Medeiros, Wagner Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3827211681433050; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106Trata-se da abordagem do contexto do planejamento estratégico em unidades de informação relacionadas a Instituições de Ensino Superior privadas situadas no município de Natal e sua região metropolitana em face a se debruçar sob o viés analítico, crítico e propositivo da ausência da adoção do planejamento estratégico como elemento de sobrevivência e desenvolvimento organizacional e, elemento propulsor de resultados mais satisfatórios para o desempenho das atribuições e papeis que estão sob a égide da atuação das bibliotecas universitárias. Desta forma, esta pesquisa visa tecer considerações técnico-científica sob o viés analítico, crítico e propositivo acerca dos desafios e consequências que a ausência de ações de planejamento estratégico podem resultar perante as bibliotecas universitárias de Instituições de Ensino Superior privadas situadas no município de Natal e em sua região metropolitana e, como isso deve ser abordado para fins de resolutividade e mudança de paradigmas. A metodologia que embasa preponderantemente a referida pesquisa está alicerçada no uso no método hipotético-dedutivo de Karl Popper, aliando-se na caracterização da pesquisa ao uso de pesquisas documentais; pesquisas bibliográficas; pesquisas de campo (exploratória); análises qualitativas; e, observações. O suporte teórico que edifica esta pesquisa se baseia fundamentalmente no conhecimento a respeito do planejamento estratégico, bem como acerca do planejamento estratégico em unidades de informação constituindo-se como elementos de fundamentação teórica essenciais para melhor compreensão do cenário da pesquisa ora apresentada. O planejamento estratégico tem-se mostrado para diversos gestores em múltiplas tipologias de organizações como um desafio hercúleo a ser superado, pois os obstáculos e consequências da ausência desta forma de planejamento trazem consigo drásticas consequências para quem não a adota principalmente se pensarmos sob a égide das bibliotecas que são organismos em constante crescimento e carecem deste olhar mais para dentro, bem como para fora de modo a se sintonizar com as demandas dos seus usuários e com as exigências de um mundo informacional cada vez mais dinâmico e fluido. A ausência do planejamento estratégico em unidades de informação de IESs privadas são verificados sob diversas formas de manifestação que vão desde a falta de um conhecimento e/ou desmerecimento profissional quanto as potencialidades decorrentes a utilização do planejamento estratégico por parte dos próprios profissionais bibliotecários até a influência de uma cultura organizacional que desvaloriza ou sequer reconhece a importância da instituição do planejamento estratégico como instrumento de melhoria de performance e de promoção do atendimento as necessidades informacionais dos seus usuários. Assim, esta pesquisa traz à tona a necessidade de revisão de paradigmas quanto às formas de adoção de planejamentos e atividades fortemente calcados na esfera operacional, passando-se a necessidade de se pensar/agir em prol da adoção do planejamento estratégico para fins de se atingir com efetividade os objetivos, metas e resultados esperados com o suporte desta tipologia de planejamento que deve ser conduzido com o uso de ferramentas básicas que auxiliam o processo de planejamento estratégico como a Matriz SWOT e a Matriz GUT.TCC Encontrabilidade da informação em ambientes informacionais digitais sobre perfumaria: uma análise do web site Fragrantica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Lima, Felipe Henrique Ferreira de; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; http://lattes.cnpq.br/6802891097746153; Santos, Raimunda Fernanda dos; http://lattes.cnpq.br/6543436156553138; Campos, Arthur Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106Considerando o contexto atual em que a Sociedade em Rede gera um grande volume de dados cotidianamente em diversos setores, a presente pesquisa avalia o tema da Encontrabilidade da Informação (EI) em ambientes informacionais digitais, com foco no setor da Perfumaria. Foi utilizado como objeto de estudo o web site do Fragrantica, sendo este um importante site nessa temática. Desse modo, tem-se como objetivo da pesquisa investigar a utilização dos atributos de Encontrabilidade da Informação no web site Fragrantica. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória e descritiva e de abordagem qualitativa, complementada por uma pesquisa documental, utilizando a técnica de observação sistemática para a coleta e a análise dos dados, tendo como instrumento o checklist dos atributos da EI, de modo a analisar tais atributos no referido web site. Os resultados evidenciaram que, apesar do Fragrantica obter desempenho satisfatório, algumas funcionalidades e atributos ainda necessitam de melhorias, como: a inconsistência terminológica e a falta de padronização nos metadados demonstram que a consistência da informação pode ser aprimorada; a ausência de recursos de folksonomia indica uma carência de colaboração por meio da atribuição de termos que representem as fragrâncias pelos usuários; a falta de trilhas de navegação adequadas e a ausência de recursos de acessibilidade digital revelam pontos críticos que necessitam de atenção para garantir uma navegação intuitiva e inclusiva. Portanto, o estudo conclui que, embora o Fragrantica atenda a maioria dos atributos da EI, ainda há necessidade de melhorias, e que este trabalho contribui significativamente para a Ciência da Informação ao abordar a EI no campo da Perfumaria, uma área pouco explorada, abrindo caminhos para pesquisas futuras que possam expandir esse conhecimento neste e em outros setores específicos.
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