Navegando por Autor "Campos, Marineide Furtado"
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Tese Ambiente de textualização no ensino a distância: o caso do fórum educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-11-29) Campos, Marineide Furtado; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Marquesi, Sueli Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6803520489692073; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Esta pesquisa tem como tema o ambiente de textualização no ensino a distância, com foco no fórum educacional utilizado por uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Norte, tendo como objetivo geral analisar a interação que se estabelece entre tutor e cursistas e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem. Outros objetivos, mais específicos, foram também considerados, tais como: verificar a pertinência do fórum educacional para a construção do conhecimento no ensino a distância, entender as funções dos papéis desses sujeitos no e-Proinfo e, ainda, identificar na construção discursiva dos sujeitos frente às tarefas agendadas como ocorre a aprendizagem nesse ambiente. Para explorar o tema, tomamos por base uma problemática que interroga, sobretudo, em relação aos modos de interação no fórum, como os temas são postos na discussão, como os atores sociais dialogam entre si e como ocorre o debate no ambiente virtual em função da aprendizagem. O corpus compõese de mensagens postadas no fórum durante o módulo Material Informática , último dos seis que integram o Ciclo Básico do Programa de Formação Mídias na Educação, promovido pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD). A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, na perspectiva de Merriam (1988), Cresswell (1994) e Minayo (1996) e situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, tendo em vista que aborda questões que dizem respeito ao processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Para a análise, recorremos a aspectos teóricos referentes ao ensino a distância em autores como Silva (2008), Brait (1993), Sperbe e Wilson (1986), Marquesi e Elias (2008), Xavier (2005), entre outros. Com relação às mídias e às perspectivas das tecnologias aplicadas ao fórum, recorremos a Baranov (1989), Neuner (1981), Kearsley e Moore (1996); ao ambiente de textualização Marcuschi, (2008), Costa Val (2004), assim como às concepções e funções do tutor encontradas em Salgado (2002). Nos resultados, percebemos que a interação tutor-cursista fica comprometida pelo apagamento da tutora, que muitas vezes, se posiciona apenas como propositora do tópico sem participar das discussões para o aprofundamento e fechamento avaliativo do conteúdo sugerido, prejudicando assim a aprendizagem. Observamos também a ausência de uma progressão tópica realizada pelos cursistas devido a falta de orientação e reorientação das questões discutidas, bem como pelo distanciamento da postagem de uma mensagem a outra. Desse modo, consideramos pertinente a participação dos cursistas e tutores de forma mais efetiva no espaço interacional com vistas à construção de novos saberes para a aprendizagem em ambientes de EaDDissertação Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-29) Nascimento, Francisco Azevedo do; Andruchak, Marcos Alberto; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; http://lattes.cnpq.br/0868321124531949; Campos, Marineide Furtado; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Thomé, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; Paiva, Diego Souza de; http://lattes.cnpq.br/7559522338104286O presente trabalho objetiva analisar a viabilidade e o desenvolvimento de um projeto permanente em Arte com desenho e pintura na Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN. Denominado “Arte e Movimento”, o projeto possibilitou o contato direto dos alunos com a arte produzida no espaço escolar através da apropriação de técnicas e de um conhecimento teórico sobre assuntos no universo das Artes Visuais. O que se deu por meio do desenvolvimento de um projeto que articulou reuniões regulares para o aprendizado e a prática do desenho, visitas a exposições, estudos sobre obras e artistas, realização de exposições e participação de editais. Embasadas nas competências e habilidades citadas inicialmente pelos Parametros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018), nossas questões se voltam para o processo de movimento experimentado pelos alunos quando se propõem a participar de um projeto em Arte, assim como para as possibilidades de aprendizado e de empreendedorismo no campo das artes no ambiente escolar. Nosso lócus da pesquisa é a Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN, e entre as nossas referências teóricas destacam-se, entre outros, Larrosa, (2001). Barbosa (2003), Ostrower (2014), Pareyson (2001), Ferraz e Fusari (2002). O trabalho se justifica, inicialmente, em função da demanda de alguns alunos interessados em artes visuais que não se encaixavam em outros projetos existentes na escola. No campo do ensino de artes, o projeto em questão visa, especificamente, por meio da sua proposta de ensino e atuação: possibilitar aos alunos a oportunidade de se integrarem a um projeto no qual possam ser protagonistas; permitir que vejam o leque de opções que a arte pode proporcionar em seu campo de trabalho ou em futuras oportunidades de experiência profissional; dar à comunidade escolar a oportunidade de apreciar e fruir arte; possibilitar uma maior integração dos pais com a comunidade escolar. Consideramos, pois, a relevância do nosso estudo, uma vez que, como metodologia qualitativa e descritiva, poderá contribuir, não só para percepção das perspectivas e pontos de vista dos participantes através da arte, mas para as possibilidades de discussões e experiências no campo do ensino de arte na escola.TCC Condução nas danças de salão: reflexões sobre o sistema corporal intencional e o gestual de mobilidade de dançarinos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Oliveira, Luslan de; Alves, Teodora de Araújo; Alves, Teodora de Araújo; Vieira, Marcilio de Souza; Campos, Marineide FurtadoA condução corporal nas danças de salão requer procedimentos anteriores a sua mobilidade para qualquer passo ou figura, segue-se a intenção, uma sinalização e preparação do parceiro de dança, para que ele, em tempo, receba, identifique e em resposta execute o movimento induzido, é fundamentada em princípios básicos provenientes dos processos intencional das ações corporais naturais do corpo no seu cotidiano e também nas diversas atividades funcionais. A maneira de conduzir difere em alguns aspectos entre os estilos e é pouco divulgado na literatura, ficando o seu ensino nas instituições de danças de salão. Este estudo tem por fim o entendimento de que a intenção leva às ações corporais de condução e a prática à automátização do corpo na execução dos passos de danças de salão. Todo o gestual de locomoção na dança de salão é similar a andadura humana com o emprego de procedimentos diferênciados nas estruturas como formas, velocidade, direções, tempo e outros elementos pertinentes a cada estilo e finalidade, e de acordo com o biotipo dos dançarinos envolvidos. A locomoção natural do ser humano é um ato individual. Nas danças de salão, envolvem duas pessoas ou mais conforme a coreografia criada para se dançar.TCC Dança de salão: perspectiva de ensino para inclusão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-10) Pinheiro, José Marcelo Santos; Vieira, Marcilio de Souza; Campos, Marineide Furtado; Otelo, Renata Celina de MoraisEssa pesquisa tem caráter qualitativo e participativo, desenvolvida a partir de adaptações da dança de salão para uma aluna com da Síndrome de Down(SD), na Academia PraDançar em que, como professor de dança de salão desenvolvi um processo pedagógico para que a aluna fosse incluída nas aulas dessa referida dança e a posteriori participasse de um espetáculo de dança com segurança e autonomia. Este estudo tem como objetivo sugerir alternativas pedagógicas a partir do ensino da dança de salão para pessoas com deficiência, em especial a Síndrome de Down, no intuito de incluí-las nessa prática de dança. Nesse sentido, o presente trabalho se ampara no processo de ensino em espaço não escolar frente à presença das dúvidas na aprendizagem de danças de salão em indivíduo portador da Síndrome de Down.Dissertação A dança na escola: uma proposta pedagógica para a disciplina de componente eletivo nonovo ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-31) Dantas, Viviane dos Santos; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Andrade, Carolina Romano de; ; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; Campos, Marineide Furtado;Esta dissertação artístico/educativo traz como título “A Dança na Escola: uma Proposta Pedagógica para a Disciplina de Componente Eletivo no Ensino Médio.”Tem como objetivo geral, descrever itinerários pedagógicos em Dança, desenvolvida em minha docência no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos. Para aplicação dessa pesquisa, foi necessário: (1) conhecer a atua lconjuntura do Ensino de Arte/Dança no currículo; (2) e desenvolver esse ensino através da Técnica Klauss Vianna na escola. Tendo como base a Técnica Klauss Vianna (TKV) realizada na Disciplina de Componente Eletivo “Conhecendo Si por um novo olhar”, que viabiliza o sujeito de forma integral a partir da Educação Somática. Nesse contexto buscamos ampliar a discussão diante da nova conjuntura do Ensino Médio hoje no Brasil. E para essa discussão, partimos das seguintes questões: De que forma a Dança e a Técnica Klauss Vianna poderiam estar inseridas na formação integral desse aluno no Ensino Médio? Quais contribuições possíveis do ensino de Dança na formação integral desse aluno nesse nível de ensino? Nessa escrita consideramos também a Educação Somática como conteúdo de Dança na escola, como um elemento de contribuição na formação integral desse sujeito. Para responder às questões citadas, utilizamos a metodologia qualitativa descritiva, sob o viés dos métodos bibliográfico e observação, em que abordamos alguns pontos sobre o ensino de Arte à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e da Lei 13.415/2017. Tivemos como referencial teórico no campo do ensino da Dança na escola a autora Isabel Marques (2001) e como base metodológica o entendimento de corpo proposto por Klauss Vianna (2005), e para sistematização e aplicação da Técnica Klauss Vianna a professora Jussara Miller(2007). A pesquisa propõe um diálogo sobre minha experiência enquanto docente no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos, localizado no município de São Gonçalo do Amarante no Estado do Rio Grande do Norte (RN),com interfaces na Técnica Klauss Vianna (TKV). Para realização dessa pesquisa, as aulas de Dança foram distribuídas na Disciplina de Componente Eletivo, a qual está inserida no Eixo de Formação Técnica e Profissional do Currículo na Escola em Tempo Integral, que tem como base o Modelo da Escola da Escolha, criado no ano de 2000, na cidade do Recife - PE, no Ginásio Pernambucano por um ex-aluno da mesma, que se sentiu sensibilizado pelo abandono aquela instituiçãoDissertação Desenho animado com uso do celular: praticando arte com tecnologia na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-13) Borges, Luiz Antonio Dias; Born, Rodrigo Montandon; ; ; Ribeiro, Marcos Buccini Pio; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Campos, Marineide Furtado;A presente dissertação analisa o uso da tecnologia e da arte dentro da sala de aula através do desenho animado criado por celular e tablets, desenvolvido a partir de técnicas atreladas aos dispositivos que os alunos utilizam em seu dia a dia. O uso dos aparelhos tecnológicos muitas vezes é visto de forma negativa pelo corpo docente das instituições, no entanto, dependendo do direcionamento, pode ajudar na descoberta de novos conhecimentos com conexões imediatas com a comunidade escolar e até fora dela. O texto apresenta também softwares usados nos celulares para se fazer animação e como foram usufruídos na sala de aula. O trabalho é desenvolvido a partir de experiência no laboratório de informática da Escola Estadual Ana Júlia de Carvalho Mousinho que foi a principal fonte de pesquisa. O objetivo é analisar a produção de desenhos animados criados por uma turma de 30 alunos das 1ªs séries do Ensino Médio, em uma oficina de animação desenvolvida por celulares e tablets, evidenciando maneiras de estender o aproveitamento dessas ferramentas para aulas de Arte. Para o conjunto de teóricos utilizados na pesquisa, tem destaque Sérgio Silveira (2004) e José Moran (2000), quanto ao uso da tecnologia em sala de aula de forma livre e as conexões possíveis quanto ao uso desta na contemporaneidade; Paulo Freire (2002) e Edgard Morin (2005) pensando na aquisição de conhecimento tanto na sala de aula e na busca da autonomia dos nossos alunos em termos educacionais; assim como, Ana Mae Barbosa (2010) pelo teor artístico na educação; Jorge Bondia (2002) e Maria Cláudia Gomes (2017) nas busca da experiência em aulas de animação; entre outros autores que, de alguma forma, elucidam o ensino das artes e da tecnologia.Dissertação Diálogos possíveis entre a encenação o som que se faz debaixo d'água do grupo cores teatro da UFRN e a concepção pedagógica da encenação estrela(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-03-26) Brito, Lina Izabel Sena de; Vieira, Marcílio de Souza; ; ; Sales, Jonas de Lima; ; Campos, Marineide Furtado;O presente trabalho analisa parte da criação da encenação O som que se faz debaixo d’água do Cores Teatro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, metodologicamente numa perspectiva fenomenológica de Maurice Merleu-Ponty, aliada ao pensamento teatral de Antonin Artaud que condiciona o teatro à vida. Ainda alia-se a esta investigação, um diálogo das possibilidades pedagógicas de criação da encenação Estrela construída em sala de aula, com alunos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Celso Monteiro Furtado, na cidade de João Pessoa na Paraíba. De acordo com estes referenciais é possível compreender o corpo como expressividade das vivências perceptivas de si e do outro numa criação de teatro e na vida.TCC Dois corpos que dançam : aspectos históricos, vivenciais e reflexivos da dança de salão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-19) Lima, Ishad Jordan Pegado Freire de; Alves, Teodora de Araújo; Alves, Teodora de Araújo; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Campos, Marineide FurtadoO presente artigo objetivou trazer à tona algumas narrativas teórico-histórico-vivenciais acerca da dança de salão. Através da pesquisa de natureza teórica reunimos relatos documentados em artigos, livros, dialogamos com vários autores e realizamos entrevistas com praticantes da dança de salão, buscando conhecer um pouco de suas histórias e um pouco da história da dança que eles vivem. Para tanto, foram realizadas entrevistas com cinco praticantes de dança de salão, são alunos e ex alunos de escolas de dança de Natal. Conversamos ainda com profissionais, um egresso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e uma professora que vivencia a dança de salão há vários anos. Diante do exposto, buscamos contextualizar aspectos históricos desta dança e compreender como a experiência com a esta modalidade pode repercutir minimamente na formação do sujeito que dança e do sujeito que ensina. Para compor estas linhas, trago a fala destes corpos praticantes da dança de salão, suas inquietações e sua experiência a partir do que lhes foi e é passado, desse modo, procurando contribuir para a área acadêmica de forma a apresentar aspectos históricos, vivenciais e reflexivos da dança a dois. Para os mesmos lançamos as seguintes questões: Por que procurou a dança de salão? Qual o sentido/significado dela na sua vida? Que resultado você percebe recorrente dessa pratica? Você conhece algum dado histórico sobre a dança de salão? Ao final do processo metodológico e reflexivo, chegamos, juntamente com os entrevistados, à compreensão de que a história e as reflexões que permeiam a vivência com a dança de salão são consideradas de modo ainda bastante incipiente, sobretudo, por ser uma dança com várias modalidades, pouco espaço formativo específico e muitos dos seus praticantes a buscarem basicamente pela melhoria da qualidade de vida e da prática do exercício físico. Desse modo, compreendemos que unir aspectos da história da dança de salão; problematizar aspectos advindos da dança enquanto, arte no contexto de seu ensino e considerar os sentidos e significados que seus praticantes dão à sua experiência de dançar a dois, podem revelar um rico material ainda em exploração.Dissertação A escola também é de samba: o ensino de arte como experiência e construção de um processo de aprendizagem decolonial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-30) Dantas, Rosane dos Santos; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/1279322522604142; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Campos, Marineide Furtado; Joseph, Tatiana Wonsik RecompenzaO presente artigo discute uma experiência docente, na atuação do ensino de Arte, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, na comunidade do Vale Dourado, no Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, uma escola da rede pública de Natal (RN). Analisa o Samba como objeto de estudo na perspectiva de uma aprendizagem decolonial, ao identificar de que maneira as danças africanas influenciaram a cultura brasileira e, em especial, o tema em questão. Problematiza as mazelas político-sociais herdadas da exploração colonialista no Brasil e aponta para a legitimação das manifestações culturais de matriz africana enquanto ações de resistência e construção de saberes e aprendizagens. A base teórica com a qual trabalhamos transita na pedagogia freireana (FREIRE, 1998); bem como, na perspectiva de retomada da “abordagem triangular” (BARBOSA, 2010) como base epistemológica. Para reflexões no que se refere ao ensino da prática da dança, utiliza-se Vieira (2007) e Marques (2003). Na contextualização histórico-social do tema em uma perspectiva antropológica e sociológica do corpo brasileiro, do ritmo africano e da diversidade, da materialidade desse ritmo e de suas relações, busca-se a fundamentação em Sodré (1998). Os mecanismos institucionais brasileiros que estabelecem a obrigatoriedade da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas, através da abordagem da Lei 10.639 (BRASIL, 2003). Lira Neto (2017) foi utilizado para aprofundar, na história do samba, as relações sociopolíticas e musicais que o tema trava com outras referências na história do Samba (LOPES; SIMAS, 2020). Para abordagem do contexto sociopolítico racial, nos fundamentamos em Hooks (2017). Essa base teórica nos levou à necessidade de compreensão da diáspora africana e do projeto da (de)colonização e racialização que o povo diaspórico empreende na América, através da obra de Fanon (2008). Trata-se de pesquisa qualitativa, alicerçada na pesquisa-ação por adotar uma intervenção no espaço escolar e sistematização da experiência, que aproxima o campo vivencial de uma práxis de ensino decolonial.Dissertação Experiências do ensino da dança a partir das metodologias ativas: coadjuvâncias e protagonismos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-31) Brito, Gimeny Dayana Cruz de; Campos, Marineide Furtado; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; http://lattes.cnpq.br/2931204586284044; Miller, Jussara Corrêa; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Vieira, Marcilio de SouzaO presente trabalho tem como objetivo geral construir e ressignificar, a partir das práticas pedagógicas e metodológicas apresentadas aos alunos da Escola Municipal Eva Lúcia Bezerra de Mendonça, ferramentas de ensino que estimulem o interesse pelo componente curricular Dança, impregnando-o de sentido, propiciando aos alunos uma aprendizagem significativa. E, mais especificamente, estimular o uso de metodologias ativas na Dança; incentivar o uso de ferramentas tecnológicas para o processo de aprendizagem; tornar o aluno protagonista do seu aprendizado; apresentar a afetividade cultural existente na Dança; trabalhar práticas corporais a partir do repertório corporal de cada aluno, propiciando a eles a oportunidade de construir e ressignificar seus próprios signos1 de aprendizagens. A metodologia é predominantemente qualitativa, numa perspectiva da pesquisa-ação e, ainda, baseada nas análises das atividades propostas em sala de aula com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2022, através de um relato de experiência. Neste processo, tomamos por base autores que dialogam com a Aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982); Metodologias ativas (BACICH & MORAN, 2018); Arte como experiência (DEWEY, 2010); Dança é educação (PORPINO, 2010); Linguagem da dança: arte e ensino (MARQUES, 2010), dentre outros. Desse modo, Trata-se de uma perspectiva do ensino da dança, pautada na experiência que o aluno vive com o seu corpo, seus saberes e as relações que estabelece em meio a aprendizagem, preenchendo de sentido os estímulos apresentados pelo professor, constituindo e vislumbrando novos significados para os signos de aprendizagem. Sendo assim, a presente dissertação está organizada em seis capítulos. O primeiro capítulo introduz a temática da pesquisa “Das coadjuvâncias aos protagonismos”, no qual, trago os objetivos, a justificativa, o problema, a questão, o lócus, a metodologia da pesquisa, os autores estudados, bem como, pincela um pouco das nossas considerações finais, ressaltando a importância deste trabalho como meio de abertura a outras pesquisas acadêmicas. Após o estudo realizado observou-se a necessidade da valorização do estudante em sua vida acadêmica, priorizando suas particularidades diante de suas construções através de vivências, construindo e ressignificando seus signos de aprendizagem na Dança.Dissertação O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro(2016-08-26) Vasconcelos, Cláudio Rocha; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/3614837596500618; Lucena, Laurice Maria Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2208818397552941; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218Esta dissertação apresenta uma descrição densa que tem como finalidade de realizar uma análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de maneira dialógica, lúdica e eficiente.Dissertação Os grupos teatrais da UFRN e suas resistências(2019-05-16) Martins, Oceni da Silva; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Lewinsohn, Ana Caldas; ; Campos, Marineide Furtado;Esta pesquisa mapeia os grupos teatrais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus central de Natal-RN, entre os anos de 1993 até o primeiro semestre de 2018, na tentativa de compreender estéticas, suas organizações e formas de trabalho; além da necessidade de refletir a existência dos mesmos na perspectiva da resistência. A intenção desse mapeamento é, de certa maneira, inventariar os grupos teatrais em atividade, bem como aqueles que não mais existem, para, inclusive, entender como essa formação de grupo contribuiu para a organização teatral na UFRN, em especial, aqueles criados no interior do Departamento de Artes dessa Universidade. Além do inventário, faz-se necessário o diálogo com integrantes desses grupos, refletindo as formações desenvolvidas dentro dos seus processos de criação. Os grupos teatrais mapeados foram: Arkhétypos, Cores, Eureka, Grupo Popular de Teatro (GPT), Pele de Fulô, Cruor Arte Contemporânea e a Cia GABOTUN, dentre os quais, estão inativos a Cia GABOTUN, o Grupo Eureka e o Cruor Arte Contemporânea. Desse mapeamento surgiu a seguinte questão: Qual a importância de um aluno em formação participar de um grupo de teatro na universidade? Ressaltese que essa dissertação assentase na pesquisa qualitativa de cunho descritivo, tomando por base as ideias de Marconi & Lakatos (2003), e tem como viés a análise de conteúdo, considerando a abordagem de Bardin (1977). A investigação se configura na observação da análise e registro dos fenômenos que envolvem os grupos teatrais, ressaltando a importância de um olhar externo como pesquisadora sem a introdução de conteúdos pré-estabelecidos. Fundamenta-se teoricamente através de autores como Almeida (2007), Antônio Araújo (2008), Bezerra (2002), Boal (1975), Carreira (2006), Corradini (2010), Martins (2018), Vieira (2016) dentre outros que tratam da temática desenvolvida.TCC A importância da Dança e a prática da Conscientização corporal no Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-19) Santos, Samara Beatriz Costa dos; Vieira, Marcílio de Souza; http://www.researcherid.com/rid/I-7025-2018; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=714A443F1354C9B74859501C66BE65F7#; Vieira, Marcílio de Souza; http://www.researcherid.com/rid/I-7025-2018; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Campos, Marineide Furtado; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Maziero, Roberta Maria Zambon; http://lattes.cnpq.br/4816581874661166O presente artigo tem como objetivo identificar a importância do ensino da Dança e a prática da conscientização corporal como campo de estudos, através de pesquisas bibliográficas acerca das temáticas citadas, observando a dança no Ensino Fundamental, anos iniciais a partir do que sugere a Base Nacional Comum Curricular. A metodologia é de natureza qualitativa e de abordagem bibliográfica. Acrescenta-se a identificação sobre o ensino de Dança a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento principal para o aprimoramento dos estudos que se referem a dança na escola e para as sugestões de atividades presentes neste artigo. Portanto, a começar destas pesquisas, concluímos que a dança contribui para um ensino satisfatório e inclusivo, tão importante como outras áreas de conhecimento, visto que a criança que o exercita está em constante evolução adquirindo habilidades significativas para seu futuro e desenvolvendo-se, pois enquanto a criança aprende diferentes formas de se movimentar, surgirão novas formas de se pensar sobre si, o outro e o mundo. Com isso, vemos que ensinar sobre Dança e conscientização corporal é relevante para os alunos partilharem seus conhecimentos e para que se sintam ponderados a criar e imaginar novas formas de se pensar e fazer Dança. Sendo assim, a Arte/Dança é uma disciplina fundamental para o currículo, bem como o enriquecimento da educação e bem-estar dos nossos estudantes.Dissertação O jogo pode se transformar em dança: uma intervenção pedagógica inclusiva na escola pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-30) Melo, Andreia Silva de; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Andrade, Carolina Romano de; ; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; Campos, Marineide Furtado;O trabalho traz uma reflexão sobre a inclusão de alunos com surdez na escola e as possibilidades de ensino nas aulas de dança para o Ensino Fundamental I. Trata-se de um relato de experiência na Escola Municipal de 1º e 2º graus Vicente de França Monte, localizada no Município de São Gonçalo do Amarante/RN. Dentre as viabilidades para se trabalhar com a educação artística, elegeu-se partir de investigações corporais, por meio do jogo, como ponto referencial para a intervenção pedagógica. O nosso escrito tem por objetivos refletir sobre as contribuições do jogo para o ensino da dança com crianças surdas e ouvintes; indicar uma possibilidade de trabalhar a dança por meio do jogo; considerando as experiências históricas corporais trazidas pelos estudantes. Definimos que a metodologia utilizada envolve a pesquisa descritiva qualitativa sob um viés do estudo de caso instrumental. A escolha do tema proposto favorece ao conhecimento, à valorização e ressignificação corporal por parte dos discentes, bem como, contribui para o entendimento das relações inclusivas e simbólicas que se inscrevem historicamente pelo corpo. Percebe-se que trabalhar com o conteúdo, de forma inclusiva, permite ampliar as visões intrínsecas dos educandos sobre o modo de perceber o mundo, como também, possibilita a descoberta de outros modos de contextualizar a dança a partir das experiências vividas pelos alunos no decorrer da pesquisa.Dissertação Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática(2016-08-26) Gomes, Glícia Fernandes Bezerra; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; Lucena, Laurice Maria Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2208818397552941; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218O presente trabalho refere-se à uma pesquisa sobre a aplicabilidade do método do teatro didático proposto pelos teatrólogos Augusto Boal e Bertolt Brecht, em oficinas teatrais para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Objetiva principalmente desenvolver uma investigação avaliativa dos efeitos educativos, políticos e sociais, pois esse método teatral tem a finalidade de sensibilizar, agindo como estimulante para o debate sobre os problemas sociais, gerando discussão e a problematização de questões do cotidiano, fornecendo uma maior reflexão das relações de poder, através das subjetividades existentes entre opressor e oprimido.Dissertação Pedagogia da autonomia: contribuições para uma estética teatral(2016-08-19) Alencar, Elyzangela Fernandes; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/2380902256073555; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Amorim, Rafaella Lira; ; http://lattes.cnpq.br/6086826605738139; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261A linha condutora desse trabalho refere-se a abordagem dialógica no Ensino de Teatro. O que direciona as atividades desenvolvidas na pesquisa é o crescimento duplo e partilhado na criação cênica, através de procedimentos pedagógicos que levam em consideração a autonomia. Nesse processo educador e educandos, desenvolvem-se na criação cênica, na qual é estruturada uma dramaturgia, que remete a curiosidade epistemológica, levando em consideração suas individualidades. Como primeiras conclusões percebemos que essa abordagem proporciona proximidade entre educador e educando e que pode servir como referência para outros educadores e grupos de teatro que queiram realizar essa abordagem.Dissertação O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leite; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; ; http://lattes.cnpq.br/4183943869285150; Sales, Jonas de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/0807637225346047; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193Trata-se de um artigo cujo objetivo é apresentar o resultado de um trabalho como prática educativa realizado na Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro de Viveiros, localizada no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal/RN, através do processo criativo desenvolvido pela Cia. de Teatro Mythos, com a finalidade de enfrentar o bullying que vem ocorrendo na escola campo de pesquisa e no seu entorno. O trabalho se justifica, pois busca quebrar alguns paradigmas a respeito do bullying, trazendo à reflexão os envolvidos para que venham a ser tomadas medidas sociais e educativas, de maneira que esse problema seja enfrentado de forma mais eficaz. O espetáculo Azul Turquesa está pautado em uma construção cênica colaborativa, tendo como referência o teatro antropológico de Eugênio Barba (1994); o papel do professor e da escola embasados na discussão de Walter Kohan (2015); os estudos de Beaudoin & Taylor (2006), que tratam do bullying e desrespeito, uma cultura que deve ser extinta da escola; as discussões feitas por Ana Beatriz Silva (2015), no seu livro Bullying: mentes perigosas nas escolas, dentre outros. Tomamos, portanto, como metodologia para a abordagem do tema, uma pesquisa descritiva qualitativa, considerando o estudo de caso, como estratégia para a expressão da realidade estudada, conforme (YIN, 2005; STKE, 2013; ANDRÉ, 1984; BOGDAN & BIKLEN, 1994), bem como uma observação participante, tendo em vista, como pesquisadora e coordenadora, estar inserida dentro do cotidiano do grupo (BECKER, 1994). As questões de pesquisa que norteiam nosso estudo são: diante das vivências dos alunos, dentro e fora da escola, quais são as possibilidades de enfrentamento ao bullying? Dentro do Ensino do Teatro, como o processo criativo pode colaborar com o enfrentamento do bullying escolar? Isto posto, consideramos nosso estudo relevante, uma vez que, como metodologia, poderá contribuir para a melhoria das relações humanas e de respeito na escola.Dissertação O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-30) Silva, Maria Adeilza Pinheiro da; Campos, Marineide Furtado; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; http://lattes.cnpq.br/3189570992926925; Thomé, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; Macedo, Zildalte Ramos deAs práticas pedagógicas na área de Artes Visuais em busca do instante criador durante as aulas, por meio do desenho, foram a motivação para as questões da pesquisa, a saber: como atingir o silêncio que não se pede? Haveria a possibilidade de desenvolver o instante criador no chão da escola? As concepções formativas fundamentam a prática pedagógica para os processos poéticos? Neste sentido, temos como objetivo geral: analisar práticas pedagógicas na área de Artes Visuais que promovam os instantes de criação, as potencialidades expressivas da linha no desenho dos alunos da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra, com o grupo pertencente a faixa etária entre 15 e 18 anos, sendo esse o lócus da nossa pesquisa que deve culminar numa proposta pedagógica para o Ensino Médio. E mais especificamente, realizar uma sondagem por meio de depoimentos orais, escritos e imagéticos sobre as experiências estéticas discentes, tecendo relações com a natureza do instante criador nas aulas de Arte; discutir a função da linha nas obras de arte durante as leituras das imagens; apresentar exercícios que viabilizem a soltura da linha nas composições visuais dos alunos; mostrar o conjunto de trabalhos sobre a linha nas composições visuais produzidas pelos alunos; compor uma proposta pedagógica para Ensino Médio em Artes Visuais que contemple a relevância do desenho para a liberdade de criação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa-ação. Por isso, a pesquisa se justifica pela necessidade de promover a feitura de arte na escola. O viés teórico-metodológico que fundamenta a investigação seguem as linhas do pensamento dos autores Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020), como também, a poética dos artistas Pablo Picasso e Paul Klee. O texto está estruturado pelas considerações iniciais, seguida por quatro capítulos intitulados: Em busca do silêncio que não se pede; Referencial Teórico: urdume que interliga e sustenta as tramas da investigação; Metodologia: entrelaçando processos de criação; ao costurar ideias poéticas e considerações finais. É importante ressaltar que a coleta de dados foi obtida pelas devolutivas das atividades com foco nas experiências estéticas encaminhadas durante a elaboração da proposta pedagógica em Artes.TCC Programa escola aberta: a significativa experiência de aprender a ensinar dança em um projeto social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-26) Almeida, Emanuelle Karla Lima de; Vieira, Marcilio de Souza; Viecili, Raqueli Biscayno; Campos, Marineide FurtadoEste trabalho é uma pesquisa autobiográfica que apresenta minha relação com a arte desde a infância até o momento em que me tornei professora de balé no Programa Escola Aberta, um programa de nível nacional que estabeleceu parcerias com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Natal/RN. O Programa Escola Aberta funcionava nos finais de semana para a realização de atividades comunitárias. O estudo visa compreender a significância da integração da dança no currículo escolar e em projetos sociais, destacando seus benefícios para crianças, adolescentes e jovens, bem como para a comunidade em geral. O foco principal é investigar como o trabalho voluntário pode ser uma ferramenta de desenvolvimento significativo e colaborativo no conhecimento para professores inexperientes, especialmente, na área da dança, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades pedagógicas e práticas. O estudo adota uma abordagem qualitativa, combinando análise documental e pesquisa bibliográfica que abrange estudos acadêmicos, artigos e livros sobre dança, educação e projetos sociais, enquanto a análise documental se baseia em memórias e registros relacionados ao programa.TCC Quadrilha junina em Natal – RN: da tradição à estilização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-17) Lima, Talles Atyhê Cardoso de; Vieira, Marcílio de Sousa; Campos, Marineide Furtado; Otelo, Renata Celina de MoraesO presente artigo investiga e analisa os processos de estilização da quadrilha junina na cidade de Natal- RN, apresentando um breve histórico das mudanças ocorridas nas configurações técnicas e estéticas dessa produção artístico-cultural local, bem como traçando características que nos fazem compreender o que diferem nas quadrilhas denominadas tradicional e estilizada. . Forte manifestação cultural popular, a quadrilha junina tal qual conhecemos hoje, visibilizada desde os anos 1900, na capital potiguar, tem-se desenvolvido como uma marca da nossa cultura. Os grupos juninos potiguares se aprimoram a cada ano, inovando a forma como se produz o espetáculo e incorporando influências artísticas diversas e expressivas. Somos um dos estados nordestinos que mais produz festivais de quadrilhas juninas no Nordeste, o que nos faz pensar sobre a necessidade de refletir sobre toda essa produção que vem sendo fortalecida a cada ano, sob diversos aspectos; na roupagem da quadrilha, na dança e nas figuras do matuto e do estilizado. Para materializar esse trabalho, parto da pesquisa qualitativa através da análise da produção das Quadrilhas Juninas Junina São João, da capital potiguar, considerada uma das referências da categoria estilizada no RN e no Nordeste brasileiro e Arraiá Padre Piná, quadrilha junina tradicional também de grande renome. Utilizei de relatos de coreógrafos, dançarinos, diretores artísticos e presidentes de entidades juninas do RN como método de pesquisa com a finalidade de compreender processos relacionados a criação espetacular da quadrilha junina, incluindo análise de vídeos, diário de bordo e sinopses de espetáculos.