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Navegando por Autor "Carneiro, Marcos Torres"

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    TCC
    A afetividade como ferramenta influenciadora na aprendizagem do educando
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Dantas, Juliane Kaline Silva; Carneiro, Marcos Torres; Carneiro, Marcos Torres; Medeiros, Sônia Maria Dantas; Silva, Christomyslley Romeiro da
    A presente pesquisa tem como objetivo geral descrever a afetividade como uma ferramenta didático-pedagógica na atividade mediadora do docente, influenciando positivamente a aprendizagem do aluno. Tem como objetivos específicos, descrever o conceito de afetividade e aprendizagem, bem como a sua aplicação em sala de aula; Expor o processo de inclusão da afetividade como ferramenta didático – pedagógica; Abordar a importância da qualidade na relação professor – aluno para a aprendizagem integral do educando e falar sobre a influência da afetividade para a aprendizagem. A afetividade envolve o desenvolvimento biológico e o psicológico do ser humano, sendo muito importante para a constituição da pessoa em sua totalidade. Esta consiste em uma pesquisa exploratória a partir de revisão bibliográfica, elaborada através de levantamento de materiais diversificados e fundamentada em teóricos como Wallon (1968), Vygotsky (2007), Freire (2014) e De Paula e Faria (2010). . Os resultados serão apresentados de forma qualitativa. Assim, permitirá ao leitor perceber o valor que a afetividade tem no processo de ensino-aprendizagem. Então, fica claro que a afetividade é fundamental no processo de ensino-aprendizagem e imprescindível para que o educando construa o seu conhecimento de forma significativa.
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    TCC
    A construção da gestão democrática sob a perspectiva do Projeto Político Pedagógico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-03) Lima, Daniely Sandra de; Guedes, Gilmar Barbosa; Guedes, Gilmar Barbosa; Silva, Rute Regis de Oliveira da; Carneiro, Marcos Torres
    O presente trabalho tem como objetivo discutir o processo de construção da gestão escolar democrática no Brasil. Considerando o cenário das políticas educacionais brasileiras, a gestão democrática vem norteando a organização do trabalho nas instituições escolares e não-escolares. O trabalho em tela discute a conjuntura política, econômica e social, fazendo uma relação com o surgimento das concepções de gestão – neoliberal e democrático-participativa. Analisa os paradigmas de participação e autonomia no contexto da reforma do Estado na década de 1990. Apresenta a legislação educacional direcionada a implantação da gestão democrática nas escolas pública brasileiras, notadamente, a Lei 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB/96), estamento legal criado sob os auspícios da Constituição Federal de 1988. Analisa quais são os desafios enfrentados pelo processo de implementação da diretriz de gestão democrática da escola pública. Defende a formação de sujeitos reflexivos na conjuntura da sociedade capitalista e globalizada. Adota a dimensão pedagógica da gestão escolar democrática, em especial, a construção e os delineamentos assumidos pela consecução do projeto político pedagógico (PPP) e sua interferência nos níveis de participação e da autonomia dos atores escolares. Metodologicamente faz uso de levantamentos (documental e bibliográfico) e de um relato de experiência que trata da atuação em um estabelecimento de ensino público estadual na Escola Estadual Cônego Monte, no município de natal, realizando o acompanhamento do trabalho da equipe gestora. Concluindo, apresentando como pode se desenvolver a práxis da gestão escolar em uma instituição na qual o PPP, trabalho já desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado III, prevendo assim que a instituição faça uso da participação democrática e da autonomia nas deliberações do trabalho administrativo-pedagógico cotidiano. Diante dessa experiência vivenciada concluo que o processo de democratização da escola pública é contínuo e infindável, pautado na construção e na desconstrução de saberes, de conceitos e de práticas.
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    TCC
    A gestão democrática na escola: instrumentos e elementos básicos para a sua implementação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-30) Nunes, Bruna Kelly de Lima; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Guedes, Gilmar Barbosa; Carneiro, Marcos Torres
    Este artigo tem o propósito de analisar os instrumentos e mecanismos básicos que caracterizam e compõem a gestão democrática na escola, perpassando pelo processo histórico da gestão educacional e escolar no Brasil, refletindo sobre os mesmos, nos dias atuais. Sabe-se que a educação passou por inúmeras reformas ao longo das décadas, e com isso, houve também a necessidade de um novo modelo de gestão, que acompanhasse essas mudanças. Por tanto, busca-se compreender o processo de implementação da gestão democrática na escola, discutindo os seus instrumentos e elementos básicos, por meio de uma revisão bibliográfica e análise documental, fundamentando-se teoricamente no pensamento e concepção de autores a exemplo de RAMOS (2003), GRACINDO (2007), LIBÂNEO (2004), BUSSMANN (1995), AFONSO (2010), PARO (2002) e VASCONCELLOS (2006). Com isso, busca-se uma melhor compreensão de como acontece o processo de gestão democrática dentro do espaço escolar, e sua importância na formação de cidadãos reflexivos, críticos, e ciente de seus direitos e deveres perante a sociedade.
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    TCC
    A importância do estágio supervisionado em gestão escolar para a formação do pedagogo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-05) Fernandes, Hilana Ranielli Marinho Duarte de Morais; Oliveira e Silva, Rute Régis de; Oliveira e Silva, Rute Regis de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Carneiro, Marcos Torres
    Esse artigo objetiva relatar a experiência do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, como também de revisão bibliográfica sobre o tema abordado. No estágio foram feitas entrevistas com, professores, pais e estudantes, bem como também foram feitas observações do ambiente e de atividades realizadas em toda comunidade escolar, além da análise dos documentos da escola que se referem como uma escola que prática uma gestão democrática. Com a realização do estágio foi possível observar como se dá a gestão democrática, bem como suas características, a importância para o desenvolvimento educacional dos estudantes da escola, como também a relevância de se conhecer e analisar o Projeto Politico pedagógico e como foi construído, conhecer o quadro funcional da escola (equipe pedagógica), a atuação da comunidade escolar, os programas do Ministério da Educação que existe lá. Após essa análise foi possível observar que seu funcionamento vai além do simples cumprimento de finalidades burocráticas, mas sim de um conjunto de pessoas que se envolvem na organização de uma escola, buscando torná-la uma referência de qualidade educacional no Município, incluindo a participação da comunidade escolar. O contato com a Escola Publica por meio do estágio foi de grande importância para a vivência acadêmica do estudante de graduação, pois os aprendizados adquiridos e as experiências vivenciadas visam aprimorar os conhecimentos dentro da prática exercida e entender como se dá a gestão escolar e seus processos educativos.
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    TCC
    A indisciplina como elemento de desafio ao processo ensino aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Ana Cândida Dantas de; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar a indisciplina dos alunos da turma do 7º Ano da Escola Municipal Gilson Firmino da Silva, onde os alunos apresentavam inquietação na sala de aula, gazeando aula e desrespeitando professores e demais funcionários da escola. Percebendo que a turma estava sentindo dificuldades diante do processo ensino aprendizagem foi desenvolvido um projeto para que houvesse mais interesse por parte dos alunos. Buscando entender o fator da indisciplina enquanto fenômeno desencadeado por sujeitos dentro da escola, identificando as diferentes faces da indisciplina e como esta tem se apresentado com maior evidência. Dentre os aspectos apontados deste tipo de comportamento encontram-se, a falta de diálogo tanto entre os alunos e membros da comunidade escolar, quanto entre os alunos e suas famílias. Como alternativa de solução deste fenômeno estão a abertura da escola à comunidade, uma postura menos autoritária dos professores, inserção dos alunos em atividades extra-curriculares. Ao fazer essa reflexão constata-se a complexidade dos fatos, estes atingem diretamente os valores culturais e morais da sociedade provenientes de problemas familiares e/ou sociais. Como um possível caminho encontrado está no diálogo e prevenção em casa e na escola, com o apoio de profissionais capacitados. Este estudo se alicerçou, essencialmente, em uma pesquisa bibliográfica em autores diversos analisando vários enfoques e teorias a respeito do assunto. Dentre eles, citam-se Arroyo (1996); Aquino (1994); Libâneo (1994) e Silva (2006), entre outros. Os resultados obtidos da pesquisa são focados na figura dos pais, procurando descobrir da melhor forma possível à resolução de problemas em conjunto com a família.
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    TCC
    Afetividade e motivação como ferramentas para a construção da relação professor e aluno com o transtorno do espectro autista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Morais, Amanda Laurentino; Carneiro, Marcos Torres; Carneiro, Marcos Torres; Medeiros, Sônia Maria Dantas; Silva, Christomyslley Romeiro da
    O objetivo desse estudo é relacionar as experiências de aprendizagem por meio de estágio não obrigatório com a afetividade e a motivação visando o desenvolvimento de habilidades, hábitos e atitudes de uma aluna que apresenta o Transtorno do Espectro Autista. Todas as experiências educativas realizadas foram pautadas nesses dois pilares, Afetividade e Motivação, registradas no diário de bordo, junto às proposições teóricas montando assim o estudo de caso. Este consiste em uma investigação única, com muitas variáveis analisadas com base em várias fontes de evidência, seus resultados baseiam-se no conhecimento prévio teórico e na revisão bibliográfica que tratem dessas variáveis, nesse caso fiz uso do pensamento de Morales (2001) que trata sobre a relação professor e aluno; Wallon (2007) trazendo a afetividade no processo de aprendizagem; Cruz (2014) com intervenções no ensino regular para autistas e Lefrançois (2008) com as teorias da aprendizagem. Este trabalho está fundamentado no materialismo Histórico e Dialético, que analisa o fenômeno em todos os seus aspectos. Em decorrência destes elementos, o estabelecimento de uma rotina, as atividades, a relação com os colegas e o desenvolvimento integral da aluna foram os resultados concretos obtidos, deixando claro que não são apenas os métodos utilizados na sala de aula que trarão resultados, mas uma relação de confiança entre aluno e professor.
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    TCC
    Atribuições do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05) Câmara, Fernando César; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    O presente trabalho é fruto das discussões sobre gestão escolar, tem como objetivo identificar as atribuições do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática a partir dos conceitos de gestão, democracia e participação. No decorre do trabalho, demonstraremos a importância da democracia mediante a participação engajada, como também as dificuldades, possibilidades e desafios na implementação da gestão democrática no espaço escolar. Para tanto, o trabalho fundamentou-se nos autores: Paro (1998), Cury (2013), Bordenave (1994), Gadotti (2001) Luck (2013), Gadotti & Romão (2001) e Câmara (2016) e outros, além das legislações oficiais desenvolvidos no Brasil a partir de 1988. Utilizando uma pesquisa qualitativa exploratória conclui-se que a gestão escolar democrática é um princípio fundamental e gestor o agente articulador para garantir a participação e a pluralidade de ideias mediante a autonomia e transparência para a efetivação da democratização dos espaços educacionais visando garantir em última instância a qualidade da educação
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    TCC
    Desafios da ação pedagógica: as funções do coordenador pedagógico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Araújo, Rose Thatiane Nunes de; Silva, Rute Regis de Oliveira; Silva, Rute Regis de oliveira; Lima; Carneiro, Marcos Torres
    O presente artigo busca apresentar uma reflexão sobre a ação do coordenador pedagógico, tendo em vista o objetivo de conhecer suas funções desenvolvidas no âmbito escolar, bem como seus desafios diários. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação e entrevistas semiestruturadas. Dessa forma, acompanhamos a rotina do coordenador pedagógico da Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima, localizada em São Gonçalo do Amarante. Em razão disso, para o desenvolvimento e construção deste trabalho, nos valemos de um embasamento teórico consistente e referendado na literatura pedagógica brasileira, assim, identificamos como interlocutores os seguintes autores: André e vieira (2006), Bruno e Abreu (2006), Brasil (1996), Freire (1994), Libâneo (2011), Lima e Santos (2007), Vasconcelos (2009) e (2011) entre outros. Dessarte, buscamos refletir sobre as problemáticas vivenciadas por esse profissional da escola, sempre fazendo referências e articulando teoria e a prática. Nesse sentido, destacamos a importância de um trabalho participativo e previamente planejado, uma vez que, a escola só terá êxito com participação e respeito por parte de todos os profissionais que ali atuam.
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    TCC
    Educação do Campo no campo: um executar do Programa Projovem Campo Saberes da Terra
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Gomes, Maria Joseane; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    Este trabalho tem como objetivo analisar a execução do Programa Projovem Campo Saberes da Terra, no biênio de 2013/2014, na Comunidade Povoado da Cruz, no município de Currais Novos-RN, refletindo sobre as percepções dos alunos da referida turma a cerca dos impactos e contribuições do programa quanto à aprendizagem, inserção e oportunidades sociais. Para tal intento, foi utilizado como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, elegendo contribuições de Arroyo (1994), Fernandes (2006), Gimonet (1999), Freire (1996), que discutem a temática abordada. A análise dos dados demonstrou que a educação do campo, em sua contextualização e complexidade, faz parte de lutas e vivências de um processo educacional vigente a qual contribui para uma prática educacional que tende a valorizar o ser humano em seu meio ao qual está inserido de forma social cultural e profissional.
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    TCC
    Educação do campo: políticas e práticas pedagógicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Maria Deuzinete Rebouças de; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    Ao longo do tempo a educação do campo vem passando por um processo de afirmação, enquanto uma política educacional, muitas vezes relegada à condição marginal de inferioridade perante a educação urbana. Porém, nas últimas décadas houve um enfoque e um fortalecimento para com esse tipo de educação, que busca legitimar e dar visibilidade aos sujeitos do campo, enquanto atores sociais da sua cultura. Esses atores são sujeitos que vivem, pesam, e produzem a partir de uma identidade com o campo - agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, seringueiros-, que merecem uma educação voltada para a sua cultura. O presente trabalho tem o intuito de trazer a luz uma contextualização histórica da educação do campo, abordar as principais políticas públicas voltadas para essa modalidade de educação nos últimos anos, e as principais práticas pedagógicas que devem ser desenvolvidas na educação do campo. Utilizando como aporte teórico autores como Miguel Gonzale Arroyo(2007), Roseli Salete Caldart(2004), Sérgio Celani Leite(1999), dentre outros, a pesquisa será desenvolvida a partir uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, fundamentada nos autores supracitados, chegando então no resultado de fortalecermos as políticas públicas voltadas para a educação do Campo, lutarmos pela manutenção das existentes e cobrarmos novas políticas que fortaleçam o homem do Campo.
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    TCC
    A expansão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) nas instituições superior privadas no Rio Grande do Norte - Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-05) Silva, Vanessa Martins Benigno de Aquino; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; Guedes, Gilmar Barbosa; Carneiro, Marcos Torres
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a expansão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no Brasil e Rio Grande do Norte nos últimos oito anos. A pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica e documental e encontra-se estruturada em duas partes. No primeiro momento, apresentamos o Fies e a expansão da educação superior privada no Brasil. A segunda parte traz o financiamento concedido pelo Fies no Brasil e no Rio Grande do Norte no período de 2010 a 2018. Concluiu-se que a expansão da Educação Superior no Rio Grande do Norte acompanhou a dinâmica do desenvolvimento dos processos de acumulação do capital no Brasil e das recomendações internacionais, cujas consequências podem ser traduzidas pela ampliação das universidades do setor privado-mercantil.
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    TCC
    Gestão democrática e o Conselho Escolar: a participação como engajamento em uma escola municipal - Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-14) Nascimento, Raquel Leite do; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Silva, Rosália de Fátima e; Carneiro, Marcos Torres
    Este trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sobre a gestão democrática e o Conselho Escolar como mecanismo de participação, cujo objetivo se configura na apresentação de elementos a reflexão acerca do funcionamento do Conselho Escolar com foco na participação em uma unidade de Educação Infantil da cidade do Natal, buscando compreender a gestão democrática nesta escola. Desse modo, propomos a seguinte questão: Qual a contribuição do Conselho Escolar para a consolidação da gestão democrática na instituição? Para a efetivação da gestão democrática é preciso que os mecanismos realmente possibilitem este processo. E o Conselho Escolar tem sido um princípio que promove participação de todos os segmentos escolares e comunidade local. Permite ouvir os segmentos por meio de representantes ou em forma de assembleia geral nos processos decisórias da instituição. Tendo como base o referencial teórico abordando sobre gestão, modelos de gestão, gestão democrática, Conselho Escolar e participação, realizou-se a pesquisa qualitativa com 4 conselheiros, representantes de segmentos do Conselho Escolar e uma funcionária do apoio da escola campo da pesquisa, tendo em vista o olhar desses atores sobre o que pensam sobre a participação. Portanto, uma gestão democrática é movida pela participação ativa e comprometida de todos os que compõem a comunidade escolar, promovendo cidadania e objetivando um bem comum, educação de qualidade.
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    TCC
    Inclusão do aluno com deficiência visual na sala de aula regular: a dimensão legal face à realidade relatada
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Barbosa, Emanuelle Katiane de Souza; Guedes, Gilmar Barbosa; Marcos Torres Carneiro; Guedes, Gilmar Barbosa; Barbosa, Janaina Lopes; Carneiro, Marcos Torres
    A inclusão do aluno com deficiência visual nas salas de aula regulares, prevista na Constituição Federal de 1988(CF/88) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN-Nº9394/96), é um processo que apresenta disparidades entre a legislação e a realidade vivenciada. O objetivo deste trabalho é analisar a inclusão dos deficientes visuais no ensino regular e compreender como seu papel é fundamental para que o direito à igualdade, à convivência democrática, ao aprendizado sejam mantidos e respeitados, assim como também mostrar às instituições (pública e privada) que inclusão não é apenas matricular o deficiente, mas atendê-lo em suas necessidades. Outro ponto de muita importância é a família, que deve ter integrada em suas raízes a noção de que é o elo entre a escola (professor e outros alunos) e o deficiente visual. A análise desenvolvida neste trabalho mostrou que há quem procure diminuir a distância entre o que a legislação quer como inclusão – participação, compreensão, orientação, acolhimento, desenvolvimento e formação continuada – e a realidade, a qual apresenta profissionais da educação que ainda excluem o deficiente visual e mantêm um pensamento retrógrado de que a criança deve moldar-se à escola. Somente a inovação metodológica e a mudança de pensamento, somadas à qualificação dos profissionais da educação podem gerar a inclusão do deficiente visual no âmbito socio educacional.
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    TCC
    Indisciplina escolar nos dias atuais: uma reflexão sobre a problemática e a dimensão preventiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-18) Silva, Ana Paula da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    Este artigo aborda uma das maiores dificuldades debatidas e questionadas pelos educadores atuante em sala de aula nos dias de hoje, que é a indisciplina escolar. Um desafio difícil de lidar por apresentar inúmeros fatores que o acarreta. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as questões relacionadas à indisciplina, mostrando o campo conceitual, conhecendo um pouco das características da indisciplina escolar, fazendo uma breve investigação das suas causas e possíveis estruturas. Destacando aspectos importantes que vem contribuindo para a maior incidência desse problema nas escolas, como, a mudança da sociedade, a falta de limites, o desconhecimento das regras, desestrutura familiar, entre outros. O artigo tem como fundamentação teórica Aquino (1996), Vasconcellos (2009), Amado (2001), Werneck (2009), entre outros. Por fim, faz o encaminhamento visando algumas considerações preventivas em nível de escola, mostrando a importância do dialogo e do trabalho em parceria (família e escola), e como a escola pode intervir para mediar a problemática aqui apresentada.
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    Tese
    Para além do descaso: o monitoramento e avalição do Projovem Urbano em Natal (2008-2012)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Carneiro, Marcos Torres; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; ; http://lattes.cnpq.br/0920085667088269; Cabral Neto, Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/2272273005907974; Guedes, Gilmar Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; Azevedo, Alessandro Augusto de; ; http://lattes.cnpq.br/3521226970305887; Silva, Jeane Félix da; ; http://lattes.cnpq.br/7927273805588210; Azevedo, Márcio Adriano de; ; http://lattes.cnpq.br/2689467070016983; Ferreira, Maria Aparecida dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2209638083101531
    A pesquisa da qual resulta este texto tem como objetivo analisar as matrizes teóricas, metodológicas e ideológicas do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Projovem Urbano, em sua efetividade no município de Natal, Rio Grande do Norte, entre 2008 e 2012. Do ponto de vista do método, nos orientamos pelas abordagens: histórico-crítica com Lukács (2004) e Saviani (2011); avaliação de políticas públicas, Stephen Ball e Richard Bowe (1992), Costa, Castanhar (2003), Mainardes (2006) e Souza (2014). A esse referencial associa-se a interlocução com a análise do discurso, protagonizada, originariamente, pelo francês Michel Pêcheux (1988) e, em solo brasileiro, por Orlandi (2012), estudiosa desse tema. No campo empírico, focamos o Projovem Urbano como política pública de educação para segmentos pobres da população brasileira, em situação de vulnerabilidade social. Para compreender a dinâmica desse sistema que integrou o programa desde seus primórdios, em 2005, adentramos a fundamentação teórica e metodológica da avaliação de processo em políticas públicas como pesquisa social. Entendemos a avaliação como pesquisa social, que é compatível com a Análise do Discurso – teoria e metodologia – que favorece à compreensão do discurso como processo que articula a língua e a história, visto que, carrega consigo a historicidade dos acontecimentos. Diante das reflexões suscitadas tanto pelo aporte teórico e metodológico quanto pelas fontes de informação primárias e secundárias assim como por vivências e experiências de vida pessoal e profissional por parte do pesquisador, nos propusemos tomar como tese, a perspectiva de que o Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) remeter-se à lógica global de regulação das políticas públicas de educação, mantidas pelo Estado brasileiro tendo como finalidade precípua, regular, monitorar, supervisionar e certificar as ações do Projovem Urbano. Nesse sentido, a despeito de configurar-se um procedimento de avaliação processual, sua matriz, no entanto, não se apropria da literatura de avaliação da aprendizagem tampouco da literatura de políticas públicas como pesquisa avaliativa ou pesquisa social, que se reporta ao ciclo das políticas públicas: formulação, implementação e avaliação. Em face do que se propõe o Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) e, diante do objetivo geral desta pesquisa, propomos como questão: as matrizes teóricas, metodológicas e ideológicas, que embasam o Sistema, se alinham à perspectiva de avaliação da aprendizagem, da avaliação de políticas públicas ou, nelas, predomina a regulação, pelo Estado, da dinâmica do programa? Ante os aspectos analisados, podemos concluir que, na percepção de parte dos jovens integrantes do programa, respondeu aos apelos dessa demanda potencial que retornou à escola, pois, suscitou o de reconstruir uma trajetória educativa e de cidadania rumo à ascensão e/ou à integração social. Não têm seus direitos plenamente respeitados, mas, mantiveram-se firmes enfrentando obstáculos para continuarem estudando em ambientes de interação social compartilhada com pessoas de condições semelhantes ou distintas às quais viviam. Sentem-se desamparados diante da falta de proteção e de oportunidades sociais equitativas em termos de acesso à educação e ao mundo do trabalho qualificado. Nesse sentido, consideramos que ante as fragilidades históricas em relação à presença do Estado no trato com os direitos sociais e civis das pessoas, principalmente, na periferia das cidades, a juventude é tomada por insegurança e ceticismo em relação às expectativas do presente e do futuro. A despeito das vicissitudes, prevalece, no entanto, entre os jovens inscritos no programa, a expectativa de que o estudo fortalece a esperança de dias melhores para eles, particularmente, em relação ao trabalho.
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    TCC
    Possíveis causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Ferreira, Maria Zuleide; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos Torres
    Na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos é possível perceber o abandono por parte dos alunos, antes que o ano letivo seja encerrado. Uma série de fatores caracteriza esse abandono escolar, como questões emocionais, sociais, político-culturais, econômicos e a própria escola que desestimula o aluno a não continuar frequentando as aulas. Em contrapartida, o governo investe em incentivos para que esses alunos permaneçam na escola, mas ainda carece de estratégias para reverter o quadro de maneira mais significativa. Diante do exposto, este artigo tem por finalidade uma breve reflexão acerca das possíveis causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O embasamento teórico foi Paiva (1983), Cunha (1999), Romanelli (1999), Freire (1987) e Arroyo (2000), entre outros, os mesmos discutem pontos importantes acerca da Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa constituiu-se de um estudo bibliográfico com ênfase numa abordagem qualitativa. Por fim, compreende-se que, cabe ao professor da EJA ter a sensibilidade de enfrentar o problema da evasão através de novas estratégias e práticas pedagógicas propiciando uma educação mais justa, igualitária e inclusiva.
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