Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Carvalho, Stephani Lovane"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desdobramentos do turnover de docentes na FELCS: uma análise de diferentes perspectivas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Carvalho, Stephani Lovane; Nascimento, Marcos Adller de Almeida; https://orcid.org/0000-0003-0454-8324; http://lattes.cnpq.br/0390182192463372; Oliveira, Antonio Batista da Silva; https://orcid.org/0000-0001-8620-874X; http://lattes.cnpq.br/6832074739542103; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548
    Este estudo tem como objetivo identificar as principais causas e desdobramentos do turnover de docentes na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizada no campus de Currais Novos/RN. Além disso, analisa-se a eficácia das políticas de integração e retenção adotadas pela unidade acadêmica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes em exercício e docentes que se desligaram da unidade entre os anos de 2014 e 2024. Os resultados revelam que a ausência de políticas efetivas de integração e valorização, aliada a fragilidades no ambiente organizacional, contribui significativamente para a rotatividade docente. A investigação também evidencia a importância de ações institucionais que promovam o bem-estar, o vínculo e a motivação dos professores. Este trabalho contribui para a compreensão do turnover docente em instituições públicas situadas no interior, um campo ainda pouco explorado na literatura nacional.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM