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Navegando por Autor "Castro, Kesia Kelly Vieira de"

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    Artigo
    Analysis of petroleum oily sludge produced from oil-water separator
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-08) Chiavone Filho, Osvaldo; Lima, Cícero S.; Lima, Regineide de Oliveira; Silva, Edjane Fabiula Buriti da; Castro, Kesia Kelly Vieira de; Soares, Sandra A.; Araújo, Antônio S.
    The petroleum oily sludge is formed during the production, transportation, and storage processes as well as in the oil refinery plant. The elemental analysis was performed with samples of petroleum oily sludge collected in the State of Rio Grande do Norte. For the carbon and hydrogen elements, small differences were observed between them, but for the oxygen element, bigger differences between the sludge samples were noticed. They have presented differences in the chemical composition of inorganic and organic parts. The sludge from oil-water separator (OWS) 2 showed a high amount of oil (94.88%), being considered a high value-added residue by the oil industry. In the analyses of saturated, aromatics, resins, and asphaltenes (SARA) components, the sludge from the unloading had a high amount of saturates. The inorganic material separated from the sludge of the OWS 2 was characterized, and presented a lot of sulfur (41.57 %). The sludge analyzed showed a high value of organic components, thus such material can be handled and reprocessed in processing units within the oil industry
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    Tese
    Degradação térmica e catalítica do resíduo atmosférico de petróleo (RAT), utilizando materiais nanoestruturados do tipo SBA-15
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-17) Castro, Kesia Kelly Vieira de; Araújo, Antônio Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/9770622597949866; ; http://lattes.cnpq.br/8773378896831240; Coriolano, Ana Catarina Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/5552621403067808; Guedes, Ana Paula de Melo Alves; ; http://lattes.cnpq.br/5738717177200782; Araújo, Sulene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/1916903519453512; Bicudo, Tatiana de Campos; ; http://lattes.cnpq.br/2712586287719863
    No presente trabalho foram sintetizados e caracterizados os materiais mesoporosos SBA-15 e Al-SBA-15, Si/Al= 25, 50 e 75, descobertos por pesquisadores da Universidade da Califórnia- Santa Bárbara- EUA, tendo diâmetro de poros variando entre 2 a 30 nm e espessura das paredes de 3,1 - 6,4 nm, tornando estes materiais promissores na área da catálise, especificamente para o refino do petróleo (craqueamento catalítico), já que seus mesoporos facilitam o acesso das moléculas constituintes do petróleo aos sítios ativos, aumentando assim a produção de produtos na faixa dos hidrocarbonetos leves e médios. Para verificar se os materiais utilizados como catalisadores haviam sido sintetizados com sucesso, os mesmos foram caracterizados através das técnicas de difração de raios-X (DRX), espectroscopia de absorção na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e adsorção de nitrogênio (BET). Com o intuito de verificar a atividade catalítica dos mesmos, utilizou-se uma amostra de Resíduo Atmosférico de petróleo (RAT), proveniente do Pólo de Guamaré- RN, realizando-se através da termogravimetria o processo de degradação térmica e catalítica do resíduo. Mediante as curvas obtidas, observou-se uma redução na temperatura de início do processo de decomposição catalítica do RAT. Pelo modelo cinético proposto por Flynn- Wall obtiveram-se alguns parâmetros para determinação da energia de ativação aparente das decomposições, ficando evidenciada a eficiência dos materiais mesoporosos, já que houve uma diminuição da energia de ativação para as reações utilizando os catalisadores. O RAT também foi submetido ao processo de pirólise utilizando-se um pirolisador com cromatografia gasosa, acoplado a um espectrômetro de massa. Mediante os cromatogramas obtidos, observou-se um aumento no rendimento dos compostos na faixa da gasolina e diesel oriundos da pirólise catalítica, com ênfase para o Al-SBA-15 (Si/Al= 25), que apresentou um percentual superior aos demais catalisadores. Esses resultados se devem ao fato dos materiais sintetizados exibirem propriedades específicas, para aplicação no processo de pirólise de moléculas complexas e com alto peso molecular, como os constituintes do RAT
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    Dissertação
    Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-30) Garcia, Edilberto Luís Lemes; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; http://lattes.cnpq.br/4986840457438518; Malcher, Grazielle Tavares; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; Castro, Kesia Kelly Vieira de
    Compreendendo a importância de se estabelecer diálogos entre os conhecimentos científicos construídos, a realidade cotidiana e o contexto da escola básica, a abordagem didática de temas socialmente relevantes é cada vez mais necessária em vista de enriquecer os processos de ensino e aprendizagem de ciências, de modo geral, e de química, em particular. A presente proposta de pesquisa teve como objetivo central a produção de um material didático, em forma de vídeo educativo, que abordasse aspectos da problemática do uso e descarte do óleo de fritura, seus impactos ambientais, os benefícios e custos da reciclagem desse resíduo, aproximando, desse modo, elementos da experiência do dia-a-dia dos estudantes, do conhecimento químico, do contexto industrial e da conscientização ambiental. O percurso metodológico da pesquisa foi organizado em três etapas gerais: exame de fontes bibliográficas para a aproximação ao objeto de estudo; coleta e organização de dados para a produção de uma versão inicial do recurso audiovisual; avaliação das potencialidades e limites do Produto Educacional elaborado. A primeira etapa contribuiu para a definição do aporte teórico da investigação, levando em conta relatos de experiências didáticas publicadas na literatura da área sobre o tema objeto deste trabalho e, especialmente, categorias e diretrizes para a produção de roteiros de vídeos apresentadas por autores que produzem na linha de pesquisa de materiais didáticos, especificamente, de vídeos educativos; a segunda etapa considerou a coleta de um conjunto de informações – sobre um projeto em desenvolvimento no contexto escolar, entrevistas e registros fotográficos de visita técnica a uma indústria de reciclagem de óleo – as quais foram reunidas e articuladas viabilizando a elaboração do material audiovisual. A fim de obter dados empíricos que contribuíssem para a validação do Produto Educacional e enriquecimento da proposta, a terceira etapa da investigação considerou a realização de um levantamento de dados empíricos sobre a percepção e opinião de estudantes e professores da Escola Básica acerca da versão inicial do vídeo educativo. Essa última etapa buscou levantar indícios do potencial didático-pedagógico do Produto Educacional. Os resultados demonstram promissoras vantagens do material didático produzido, sobretudo, por reunir e concentrar em um único recurso diferentes dimensões do problema abordado, e permitir uma relativa facilidade de acesso e uso em cenários e modalidades de ensino diversificadas. O levantamento de dados da terceira etapa da pesquisa acrescentou elementos que foram considerados para a elaboração da versão final da proposta de Produto Educacional, colaborando para a constituição de um potencial recurso didático que poderá ser utilizado em contextos educativos diversos com distintos propósitos pedagógicos, de modo a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de química e favorecer a construção de conhecimentos mais amplos e atitudes mais bem fundamentadas sobre o tema explorado.
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    Dissertação
    Síntese, caracterização e aplicação do MCM-41 e A1-MCM-41 na pirólise do resíduo atmosférico de petróleo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-02-19) Castro, Kesia Kelly Vieira de; Araújo, Antônio Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/9770622597949866; ; http://lattes.cnpq.br/8773378896831240; Costa, Marta; ; http://lattes.cnpq.br/7623147392470166; Rodrigues, Bergson da Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/9600911092499221
    No presente trabalho, foram sintetizados materiais mesoporos da família M41S que foram descobertos no início dos anos 90 por pesquisadores da Mobil Oil Corporation, possibilitando assim novas perspectivas no ramo da catálise. Um dos mais importantes membros desta família é o MCM-41, que possui um arranjo hexagonal de mesoporos com diâmetros de poros entre 2 a 10 nm e uma alta área superficial, tornando-o bastante promissor para ser utilizado como catalisador no refino do petróleo para o craqueamento catalítico, já que seus mesoporos facilitam o acesso de moléculas grandes de hidrocarbonetos, aumentando assim a produção de produtos leves com uma alta demanda no mercado. A adição de alumínio na estrutura do MCM-41 aumenta a acidez do material, tornando-o mais positivo para aplicação na indústria petroquímica. Os materiais mesoporosos do tipo MCM-41 e Al-MCM- 41 (razão Si/Al=50) foram sintetizados através do método hidrotérmico partindo da Sílica gel, NaOH e água destilada. Como direcionador estrutural foi utilizado CTMABr. Para o Al- MCM-41 utilizaram-se os mesmos reagentes acrescentando a pseudobohemita (fonte de alumínio) no gel de síntese. As sínteses foram realizadas durante um período de quatro dias com correção diária de pH. As melhores condições de calcinação para remoção do direcionador orgânico (CTMABr) foram otimizadas por TG/DTG e através de análises por DRX, FTIR e adsorção de nitrogênio verificou-se que tanto o método de síntese hidrotérmica como as condições de calcinação baseado nos estudos por TG foram promissores para produção de materiais mesoporosos com alto grau de ordenação hexagonal. As propriedades ácidas dos materiais foram determinadas pela dessorção de n- butilamina via termogravimetria. Comprovou-se que a adição de alumínio na estrutura do MCM-41 promoveu um aumento na acidez deste catalisador. Para verificar a atividade catalítica desses materiais utilizou-se uma amostra do Resíduo Atmosférico (RAT) que é proveniente da destilação atmosférica do petróleo proveniente do Pólo de Guamaré- RN previamente caracterizado por várias técnicas como: Termogravimetria, FTIR e FRX, realizando-se através da análise térmica um estudo comparativo entre a degradação térmica do RAT, pirólise do RAT+MCM-41 e RAT+Al-MCM-41. Verificou-se que o Al-MCM-41 promoveu um efeito catalítico mais satisfatório na pirólise do RAT, já que o craqueamento dos produtos pesados presentes no resíduo ocorreu em temperaturas inferiores às observadas para a pirólise com MCM-41 e com isso diminuindo também a energia de ativação para o processo, bem como aumentando os valores de conversão do resíduo em produtos leves
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    Dissertação
    Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Morais Neto, Raimundo Marcolino de; Oliveira, Otom Anselmo de; Freire, Melquesedeque da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; ; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177; ; Pontes, Daniel de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/1903229358912987; Castro, Kesia Kelly Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/8773378896831240
    Elaborar arranjos eletrônicos de espécies atômicas e iônicas, bem como conhecer as razões determinantes dessas configurações, é de fundamental importância para compreender e explicar alguns fenômenos, assim como para fazer previsões sobre propriedades de elementos químicos. Tradicionalmente, esse tópico tem sido abordado em livros didáticos de química fazendo-se uso do diagrama de distribuição eletrônica de Linus Pauling. Apesar da simplicidade e vantagens desse diagrama para a distribuição de elétrons de átomos e íons, tal modelo apresenta algumas limitações quando busca-se representar as configurações eletrônicas de cerca de 20% dos elementos químicos; no caso dos íons desses elementos, as dificuldades ficam ainda mais evidentes. Considerando essa problemática, o presente trabalho realizou um estudo sobre o uso dos diagramas desenvolvidos por Rich-Suter (1988) para a abordagem das configurações eletrônicas de espécies químicas no contexto do ensino e aprendizagem. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência didática que contou com a participação de estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no município de Mossoró - RN. O objetivo deste trabalho se concentrou em analisar o uso desses diagramas no processo de ensino e aprendizagem de configurações eletrônicas dos elementos de transição, no contexto da referida sequência didática. A pesquisa tem natureza qualitativa e pode ser classificada como do tipo exploratória, sendo que para coleta de dados, foram utilizadas um questionário, atividades avaliativas, notas de campo e captação em áudio de interações discursivas durante as atividades da sequência. Os resultados sugerem que o uso dos diagramas de Rich-Suter (1988) articulados à abordagem de aspectos fenomenológicos e submicroscópicos do conhecimento químico no contexto da sequência didática desenvolvida, foi útil em favorecer e ampliar os conhecimentos dos estudantes quanto às configurações eletrônicas dos átomos e íons. Com base nas observações feitas neste trabalho, foi elaborado um produto acadêmico constituído por um material didático no formato de cartilha como sugestão para a abordagem desse tema no ensino e aprendizagem de química.
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    Dissertação
    Utilização da realidade aumentada na abordagem didática de aspectos do conteúdo de reações químicas no ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-31) Miranda, Luciano Silva de; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; http://lattes.cnpq.br/9833917539503991; Castro, Kesia Kelly Vieira de; Silva Júnior, Luiz Alberto da
    O acréscimo significativo de publicações sobre Realidade Aumentada (RA) no ensino de Química, principalmente nos anos de 2019 a 2022 tem chamado atenção. A facilidade do manuseio por parte dos estudantes, ubiquidade e mobilidade pode ser um fator que explique essa difusão, bem como o contexto pandêmico. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa objetivou a produção de uma sequência de atividades, como proposta de Produto Educacional para a abordagem de aspectos do conteúdo de Reações Químicas no Ensino Médio, utilizando a realidade aumentada. O foco da investigação foi analisar barreiras e potencialidades da proposta, a partir das percepções dos estudantes participantes da pesquisa e de como os significados sobre esse conteúdo puderam ser mobilizados por estes no contexto das atividades em torno do uso da ferramenta. A etapa de coleta de dados empíricos foi realizada em uma turma de primeira série do ensino médio de uma escola pública situada na cidade do Natal-RN. Para o levantamento de dados foi utilizado diário de campo, gravações de áudio e das produções escritas ao longo das da sequência de atividades. A análise dessas informações considerou aportes teórico-metodológicos da abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram inicialmente a emergência de distintos significados e expressões dos estudantes acerca do conteúdo objeto do conhecimento, favorecendo a sondagem de ideias prévias que contribuíram para o planejamento docente. Foram observadas também a geração de novos modos de interação entre os discentes e o professor, e entre os próprios discentes, no contexto das atividades, propiciando novas formas de visualização, descrições e interpretações de evidências de fenômenos químicos. Isso pode ter contribuído para fomentar questionamentos e reflexões associados ao entendimento dos modelos e dos níveis de conhecimento químico, que possivelmente não seriam suscitadas em aulas convencionais. A estratégia pode ser útil enquanto proposta didática, apontando possibilidades ao professor de aguçar sua criatividade e direcionando-o a um planejamento articulado, dinâmico e mais bem fundamentado.
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