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Navegando por Autor "Cavalcante, Graziella Bezerra"

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    Dissertação
    Modelo de formação acadêmica interdisciplinar: uma análise da estrutura curricular e metodológica no curso do BC&T/UFRN, na ótica dos egressos
    (2016-06-23) Cavalcante, Graziella Bezerra; Tinoco, Dinah dos Santos; ; ; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha;
    A presente dissertação teve como problema de análise: qual a percepção dos egressos do curso de BC&T/UFRN quanto à estrutura curricular e metodológica do modelo de formação acadêmica interdisciplinar? Para fundamentar a pesquisa, partiu-se da ideia de que a educação, a partir da década de 1970, sofreu diversas transformações intentando adequar-se à nova ordem hegemônica de produção capitalista e às mudanças políticas, paulatinamente, instauradas, de modo que pudesse contribuir para o fomento econômico e social dos países. Diante disso, percebeu-se que o Processo de Bolonha e o REUNI marcaram fortemente esse cenário, no âmbito internacional e nacional, respectivamente, promovendo um novo modelo de formação acadêmica de nível superior, intitulado de Bacharelados Interdisciplinares - BIs, os quais priorizam a adoção de um regime curricular mais flexível, metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação centradas no aluno, a prática da interdisciplinaridade, a associação entre teoria e prática, entre outros. Com base nesse cenário, buscou-se alcançar o seguinte objetivo: analisar a estrutura curricular e metodológica do modelo de formação interdisciplinar implementada pelo curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFRN, na ótica do egresso. Quanto as aspectos metodológicos, é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois para obter as respostas relacionadas ao problema de análise e objetivos, fez-se uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários e entrevistas. Quanto ao seu delineamento, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Considerando que a população em estudo foi de 352 egressos, estimou-se uma amostra para aplicação dos questionários de 50,2%, e, de 5 egressos para a realização das entrevistas. Para análise dos dados, além da aplicação da estatística descritiva, a qual auferiu as frequências relativas e acumuladas dos dados colhidos nos questionários, foi utilizado, também, as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2014). A dissertação teve como principais resultados: na percepção dos egressos em relação à estrutura curricular do BC&T, o curso tem buscado o desenvolvimento, pautando-se pelas orientações oficiais para os BIs, dispostas no documento Referenciais Orientadores para Bacharelados Interdisciplinares e similares. O curso tem desenvolvido a flexibilidade curricular através de suas opções de formação interdisciplinar: geral, direcionada e para engenharias; e consolidando-se como um regime curricular de primeiro ciclo de formação acadêmica. Alguns problemas, entretanto, foram assinalados pelos egressos, especialmente a ausência das práticas interdisciplinares e a prática de uma metodologia excessivamente tradicional.
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    TCC
    O gerencialismo e suas influências no campo educacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Cavalcante, Graziella Bezerra; Lima, Bruno de Oliveira; Lima, Bruno de Oliveira; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Barbosa, Janaína Lopes
    Tendo em vista a frequente necessidade de adaptação às mudanças políticas e sociais ocorridas no mundo vêm-se buscado implementar novas práticas de gestão que visam a melhoria dos serviços ofertados pelo Estado no que se refere ao seu controle, eficiência e qualidade. Nas últimas décadas, práticas antes aplicadas somente na administração empresarial adentraram o setor público, de forma que conceitos como empoderamento, descentralização de poder e autonomia passaram a ser empregados a fim de se obter aumento de produtividade e melhoria de resultados na prestação dos serviços públicos. Inserido nessa perspectiva, o presente artigo tem por finalidade apresentar as principais características das ideias gerencialistas e como elas interferem na formulação das políticas educacionais brasileiras e, sobretudo, no funcionamento da escola. Tomando por base as pesquisas bibliográficas realizadas para esta produção, buscou-se apontar as divergências entre teoria e prática no que diz respeito ao assunto estudado. Neste sentido, pode-se considerar que as políticas educacionais, quando formuladas sob a influência do gerencialismo, tendem a priorizar aspectos como a diversificação e ampliação da educação em todos os seus níveis e a descentralização da gestão administrativa, financeira e pedagogica. Entretanto, a partir da literatura relacionada ao tema, o que se constata na realidade, é que esses aspectos citados direcionam o surgimento de um processo de massificação da educação, em detrimento da democratização. Além de desencadear um processo de desconcentração da gestão, comprometendo a autonomia das instituições de ensino. Neste sentido, no contexto escolar, tem-se que o modelo de gestão gerencial compromete a efetivação da gestão democrática, visto que os dois modelos de gestão são orientados por objetivos opostos, enquanto que a gestão gerencial visa a eficiência do ensino e uma formação acadêmica voltada para o mercado, a gestão democrática está preocupada com o desenvolvimento de um cidadão crítico e comprometido com a redução dos problemas sociais, como a desigualdade e a exclusão social.
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