Navegando por Autor "Chagas, Márcio Marreiro das"
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TCC A influência dos fatores ambientais no processo de escolha do destino turístico da Cidade do Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Victor Hugo da; Chagas, Márcio Marreiro das; Pereira, Fernando Antônio de Melo; Porto, Carlos HumbertoA atividade turística vem se consolidando cada vez mais como um dos motores do desenvolvimento em diversas localidades. A direta ligação do turismo com a população receptora, o meio ambiente e a economia local, viabiliza uma imensurável quantidade de estudos em potencial sobre determinado destino. Os avanços tecnológicos, a grande competividade e a crescente econômica atualtrazem uma nova perspectiva ao estudo da atividade turística. Há uma necessidade de adequação necessária para que o produto ofertado tenha capacidade de manter-se no mercado. Incontáveis mudanças mercadológicas e ambientais aconteceram com o passar dos anos, e junto com essas mudanças, também houveram construções e desconstruções de diversos paradigmas e tendência no que diz respeito ao turismo. O turismo verde, ou ambientalmente adequado, é uma nova abordagem sobre uma ótica ambientalista sobre as consequências da atividade turística em relação a diversas dimensões do processo de escolha do destino, do surgimento de novos segmentos e novas motivações. A notoriedade da sustentabilidade tem um papel fundamental no que diz respeito à competitividade entre os destinos. Nesse âmbito, torna-se relevante a influência da dimensão ambiental sob a ótica de respeito e valorização do meio-ambiente. Cada vez mais, é necessária a compreensão desse processo, e de como isso influencia o comportamento dos turistas. De tal forma, a identificação dos fatores que se tornam influencia no comportamento dos turistas, em um viés ambientalmente favorável, é de suma importância. Foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva, evidenciando a preocupação dos turistas sobre a dimensão ambiental, por mais que o comportamento dos mesmos impacte diretamente sobre o meio ambiente.TCC A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Guedes, Paulo Ricardo Marques; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Chagas, Márcio Marreiro dasO avanço das Tecnologias da Inovação tem modificado toda a sociedade, sobretudo no que diz respeito ao acesso às informações. Nesse sentido, as ações de divulgação das empresas e do próprio governo tem se modificado, se ajustando ao novo paradigma vigente. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das redes sociais pelo MTUR para promoção turística. Observou-se que uma das principais maneiras utilizadas pelo Ministério para promover a atividade turística através da internet é por meio das comunidades virtuais disponíveis, por onde são realizadas ações de promoção e divulgação de informações da atividade turística. Fez-se uso de um referencial teórico baseado na ideia da importância do uso da Internet e de suas ferramentas nas ações de divulgação e promoção da atividade em nível global. Através de uma metodologia baseada na elaboração de uma pesquisa qualitativa de análise de conteúdo, método de investigação empírica de análise textual utilizada tanto em investigação histórica como em trabalhos com bibliometria, analisou-se a atuação do MTUR em duas redes sociais, Twitter e YouTube e os resultados obtidos demonstram que cada vez mais o uso dessas ferramentas tem sido a principal forma de divulgação e promoção do setor turístico por parte do Governo Federal.TCC A qualidade dos serviços do transporte intermunicipal potiguar e a sua contribuição para o desenvolvimento do turismo local(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Seixas, Aline Silva; Porto, Carlos Humberto; Chagas, Márcio Marreiro das; Barreto, Cássio FreitasO presente estudo teve como objetivo principal avaliar a qualidade dos serviços do transporte intermunicipal potiguar e a sua contribuição para o desenvolvimento do turismo local. Diante disso, foram identificados os aspectos positivos e negativos relacionados à qualidade dos serviços prestados pelas empresas e as principais dificuldades enfrentadas pelo setor no Estado, para que se pudesse verificar a contribuição. Através da realização de um estudo do tipo descritivo, utilizando como procedimento técnico uma pesquisa de campo, foram entrevistadas 07 (sete) empresas de transportes intermunicipais do Estado do Rio Grande do Norte, sendo os resultados interpretados e analisados quantitativamente. Além das empresas, também foi realizada uma entrevista com o Presidente do SETRANS buscando-se informações sobre os problemas enfrentados pelas empresas. Alguns resultados são apresentados graficamente, seguidos das respectivas discussões e análises. Diante das informações coletada nas empresas e das explanações feitas pelo Presidente do SETRANS, finaliza-se o estudo constatando-se que a qualidade dos serviços oferecida ainda não é legal, implicando diretamente na contribuição das empresas para o desenvolvimento do turismo local.TCC Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Hora, Gustavo Araújo da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Chagas, Márcio Marreiro das; Batista, Saulo GomesAtualmente a internet vem se tornando a inovação tecnológica que ganha destaque também no turismo, por disponibilizar uma vasta quantidade de informações sobre o tema em qualquer lugar do mundo 24 horas por dia sem que seja necessário investir muito esforço, tempo ou dinheiro. Com isso, o segmento das agências de viagens, apesar de sofrer com o processo da desintermediação ocasionado pelas grandes companhias aéreas e de hotéis que entraram em contato direto com o cliente através do crescimento da internet, viu ao mesmo tempo o surgimento das Agências Virtuais (OTAS – Online Travel Agencies) que veem a internet não como uma ameaça e sim como uma oportunidade através de suas tecnologias de suporte que permitem uma maior divulgação e interação com os usuários e mais agilidade para as vendas com o chamado comércio eletrônico, visto que, essa nova oportunidade disponibilizada pela internet para as vendas na área do turismo é a nova maneira de se manter competitiva no segmento. Diante do exposto, o presente estudo pretende verificar nas agências pesquisadas em Natal/RN, como se encontra esse processo de adesão ao comércio eletrônico tendo como base o modelo “Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico de Albertin (2002)”. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa através do método descritivo exploratório. Foram pesquisadas cinco Agências de Viagens localizadas em Natal/RN (Atlântico Operadora de Turismo, Arituba Turismo, Aerotur, Cap Viagens e Turismo, WRT Viagens e Turismo). Utilizou-se uma entrevista estruturada com 13 questões com perguntas abertas direcionadas para contemplar os aspectos do modelo “Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico” de Albertin (2002). Através da análise de conteúdo das respostas obtidas pelos agentes de viagem, verificou-se que o comércio eletrônico já é uma realidade nas agências de viagem pesquisadas em Natal/RN, contudo vale ressaltar que apresentam aspectos de adesão que precisam serem revistos e investidos pelos diretores, logo, as agências de viagens devem continuar a evoluir no processo de adesão ao comércio eletrônico, tendo em vista que, atualmente, apresenta-se como o novo canal de distribuição dos produtos e serviços turísticos e pelo fator de manterem-se competitivas diante o mercado.TCC Albergues da juventude: qualidade do serviço, satisfação e fidelização do alberguista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Ferreira, Fernanda Costa; Chagas, Márcio Marreiro das; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Cássio de FreitasO presente estudo trata sobre a qualidade de serviço e retenção de clientes em albergues. Diante de um contexto multicultural permeado de uma análise baseada na globalização do mundo contemporâneo, pode-se perceber um relevo na importância do turismo na perspectiva social, econômica e cultural. Dessa forma percebe-se, no mesmo sentido, uma oxigenação da importância do albergue de jovens, pois o fenômeno supracitado favorece uma ampliação das atribuições e prestações de serviço dos albergues onde enseja uma melhor opção para aqueles que buscam aventuras, socialização e preços módicos para que o turismo dos mochileiros ou mesmo as famílias possam desfrutar de um ambiente socializador e acessível economicamente.TCC Análise da importância das dimensões imagem, valor, gerenciamento de reclamações e qualidade na satisfação e fidelidade do consumidor do setor de restauração de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Dias, Marta Monalisa Pereira; Chagas, Márcio Marreiro das; Porto, Carlos Humberto; Lima, Renata Mayara Moreira deO estudo objetivou analisar a imagem, a qualidade, o gerenciamento de reclamações, o valor, a satisfação e fidelização sob a perspectiva de consumidores em relação aos restaurantes da cidade de Natal/RN. Para tanto, desenvolveu-se um estudo exploratório descritivo com enfoque analítico quantitativo do tipo Survey. Os questionários foram estruturados e aplicados de forma online sendo calculados através de princípios estatísticos pela fórmula finita. A amostra foi obtida través da técnica Snowball ou “bola de neve” onde o onde o método não-probabilístico apresentou-se como o ideal para se chegar ao objetivo almejado. O estudo engloba os restaurantes da cidade de Natal/RN, os quais são frequentados com o mínimo de duas vezes na semana pelo respondente. Os resultados demostraram uma leve variação entre as pontuações das variáveis que delinearam o estudo, sendo a média das dimensões qualidade, imagem, valor, gerenciamento de reclamações, satisfação e fidelidade normalmente favoráveis ao bom atendimento.Dissertação Análise da percepção dos consumidores de meios de hospedagem em relação ao uso das Online Travel Agencies (OTA’s)(2017-05-30) Silva, Gislainy Laíse da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; ; http://lattes.cnpq.br/7866626284860436; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Mayer, Verônica Feder; ; http://lattes.cnpq.br/4380725705167605Antes da consolidação de uma reserva de meio de hospedagem, existem diversos fatores que influenciam um consumidor, como as experiências já vivenciadas, as informações adquiridas, as quais com o passar do tempo vem se tornando cada vez mais sofisticadas. Desta maneira, o presente estudo objetivou analisar a percepção dos consumidores sobre a utilização das Online Travel Agencies (OTA) para reservar um meio de hospedagem. Para tanto se descreveu o perfil destes consumidores, verificando a frequência de uso das OTA’s quanto ao tipo de viagem, como também comparando suas opiniões em relação ao tipo de viagem e os fatores que influenciam em sua escolha. Dessa forma, nesta pesquisa, caracterizada como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, foram utilizados estudos anteriores realizados em outros países, tais como Law (2009) e Del Chiappa (2013). Na coleta final foram obtidos 131 questionários com hóspedes de hotéis em Natal/RN. A análise dos dados foi realizada através de estatísticas descritivas, como também comparação de médias (ANOVA) para analisar os objetivos traçados na pesquisa, e do teste Tukey para verificar se realmente existem diferenças de médias entre os grupos. Dentre os principais resultados, foi possível verificar que a maioria dos respondentes (59%) faz parte do grupo dos consumidores ocasionais de OTA’s, seguidos dos moderados (30,6%) e um número pequeno (9,9%) faz parte do grupo dos consumidores frequentes. Em relação ao tipo de viagem pode-se concluir que viagens nacionais e de lazer são os tipos mais visados pelos consumidores ao efetuar reservas em OTA’s. Tais resultados contribuíram para serem inferidas recomendações para gestores de empreendimentos turísticos, como agências de viagens tradicionais e online.Dissertação Análise da relação causal entre imagem de destinos, qualidade, satisfação e fidelidade: um estudo de acordo com a percepção do turista nacional no destino turístico Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-05) Chagas, Márcio Marreiro das; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; Netto, Alexandre Panosso; ; http://lattes.cnpq.br/3071575734587237Esta dissertação pretendeu analisar a relação causal entre a Qualidade dos Serviços Turísticos, a Satisfação com os atributos e de forma global, a Fidelidade e a Imagem de Destinos Turísticos. Para tanto, se realizou um estudo exploratório-descritivo, do tipo Survey, com enfoque analítico quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de questionário aplicado junto aos turistas nacionais no Aeroporto Internacional Augusto Severo e na Rodoviária da Cidade do Natal, principais locais de entrada e saída de turistas. A composição amostral foi aleatória simples chegando-se ao número final de 400 turistas entrevistados. Dentre os principais resultados, encontra-se um diagnóstico da qualidade dos componentes do destino turístico Natal. Observou-se, também, que são noves as dimensões da percepção de qualidade dos produtos e serviços turísticos de Sol e Praia, ou seja, Praias e Facilidades, Equipamentos Públicos, Restauração, Serviços de Transportes, Equipamentos do Hotel, Serviços do Hotel, Entretenimento e Atrativos, Acesso ao Hotel e Hospitalidade. Além disso, concluiu-se que a Imagem Prévia do Destino Turístico exerce pouca influência direta junto a Satisfação do Consumidor, e apenas indireta no Comportamento Pós-Compra (Fidelidade). Enquanto que a Imagem Complexa exerce influência forte e direta tanto no processo de Satisfação do Consumidor quanto no de Fidelização dele, as dimensões da qualidade encontradas também se apresentaram como fortes influenciadoras de ambos os fatoresTCC Análise das estratégias de inovação em empreendimentos do setor de hospedagens no segmento “Moteleiro” na cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Costa, Ellen Míriam da; Chagas, Márcio Marreiro das; Batista, Saulo Gomes; Trigueiro, Renata Paula CostaNos últimos anos, o setor turístico, vem passando por profundas transformações de cunho tecnológico até os estruturais e políticos; no intuito de enquadra-se as novas exigências da sociedade moderna ganhando assim, cada vez mais importância no mundo, considerando a sua forte influência para o desenvolvimento econômico e social dos países. O Brasil é um latecomer e a corrida por mercados inclui a necessidade de integração e investimento contínuo dos diferentes entes envolvidos na busca de vantagens no mercado. Estas modificações do setor se baseiam nas regras estimuladas pelo capitalismo e pela globalização, tidos como fatores que impulsionam o desenvolvimento da atividade turística que está se consolidando hoje como uma das mais importantes atividades econômicas. Neste viés das novas exigências sociais, aspectos como mudança e inovação, foco no cliente, criatividade, passam a ser questões importantes a serem tratadas pelas empresas, em especial pelas do setor turístico. Em se tratando de meios de hospedagem, quando comparados aos hotéis o uso dos motéis somente para hospedagem é consideravelmente recente, e estar diretamente ligado, com o hábito de viajar no período diurno, hospedar-se por curtos períodos de tempo e/ou ter este espaço apenas para encontros amorosos, com vistas, dentre outros fatores, ao fortalecimento do marketing das empresas e de suas marcas comercializadas. Diante disso, a utilização de motéis como meio de hospedagem para estadia que não somente para uso de encontros amorosos apresentou relevante crescimento nos últimos anos segundo apresentado nas referencias acima. Frente a esta situação a problemática desta pesquisa visa questionar quais as inovação desenvolvidas em empreendimentos moteleiros da Cidade do Natal/RN. Objetivando analisar as estratégias de inovação em empreendimentos do setor de hospedagens no segmento moteleiro na cidade de Natal/RN. A pesquisa apresentou proposta metodológica baseada em uma pesquisa do tipo qualitativa com abordagem analítica explicativa. Como critério de escolha da amostra dos motéis a serem entrevistados usou-se tempo de mercado, visibilidade da marca, oferecimento de serviços extras além do convencional. Desta forma, a amostra foi composta de quatro estabelecimentos sendo dois com inovação em culinária e dois em suítes temáticas; estes ainda encontram-se nos bairros de Neópolis, Nova Parnamirim e Ponta Negra. Assim, fizeram parte desta pesquisa os seguintes motéis: Shopping motel, Dolce Amore Motel, Vison Motel, Trópicos Motel e o Raru’s motel. A coleta de dados uso características de entrevista semi-estruturada, isto é, é a utilização de um roteiro previamente elaborado que serviu como instrumento norteador. As entrevistas foram realizadas no período de 6 a 8 de novembro do corrente ano, e atingiu neste período do universo de 28 motéis, uma amostra total de 5 motéis. Após a coleta e análise de dados através do método de Bardin, observo-se que os serviços de decoração e tratamento visual das acomodações, bem como uma boa apresentação de cardápio deste tipo de empreendimento devem ser cuidadosamente planejados e que venha a atender o nicho ao qual se destina. Diante disto, alguns empresários do ramo criaram suítes temáticas e exóticas, e decoradas para atrair e melhor ambientar os clientes. Bem como o uso de pratos culinários bem elaborados e com base afrodisíaca, são tão atrativos quanto às suítes temáticas. Aponta-se que o processo de inovação no setor moteleiro da cidade do Natal/RN no que tange o uso de investimentos para suítes temáticas e sofisticação em gourmet, segundo a amostra analisada, é de fato um plano de negocio com substancial lucratividade e retorno relativamente rápido, como afirmado por alguns entrevistados. E que além do aumento no setor financeiro do empreendimento, ainda contribui para satisfação dos clientes.Tese Análise das relações entre capacidade de gerenciamento de crises, brand experience e intenção de escolha de destinos costeiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Santos, Kaline Mendonça dos; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; http://lattes.cnpq.br/2806078805879008; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Milito, Marcelo Chiarelli; Chagas, Márcio Marreiro das; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaConsiderando-se as contínuas crises enfrentadas pelo setor turístico, surgem dúvidas sobre as melhores estratégias de planejamento capazes de gerenciar os destinos turísticos, buscando competitividade e atratividade. Neste sentido, este estudo investiga as relações existentes entre a Capacidade de Gerenciamento de Crises em destinos turísticos, Brand Experience e Imagem como fatores influenciadores na intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. O estudo pode ser considerado como de natureza epistemológica pós-positivista, utilizando-se do método hipotético-dedutivo, com abordagem quantitativa, tendo como característica ser descritivo e exploratório. O modelo de análise utilizado foi construído com base nas dimensões do Branding Experience, proposto por Stuart J. Barnes et al (2014) e de Gerenciamento de Crises, proposto por Rastegar et al. (2021). Foram coletados 483 questionários, resultando em uma amostra final de 428 questionários, distribuídos de forma online via plataforma Google Forms, tendo, como base de técnica de amostragem, o Snowball (bola de neve). Delimitou-se, como área de estudo, o destino turístico costeiro de Pipa, Rio Grande do Norte. Como técnica de análise de dados, utilizou-se de análise descritiva das variáveis, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para explicar as relações das dimensões usadas na pesquisa, com suporte do Software Statistical Package for the Social Sciences (IBM-SPSS) e o pacote AMOS. Dentre os principais resultados, verificouse a existência de correlação moderada entre a dimensão Brand Experience e as dimensões Atitude, Imagem e Intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. Por meio do processo de modelagem de equações estruturais, não se verificaram relações significativas entre a dimensão Percepção de Gerenciamente de Crises e as dimensões Atitude, Imagem e Intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. Entende-se que o estudo contribui com a área de conhecimento do Turismo na medida que visou investigar lacunas existentes no planejamento e gestão de destinos turísticos costeiros.TCC Análise do uso de ferramentas de busca na Internet para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas pelos alunos da graduação em Turismo da UFRN(2011) Vaz, Wellington Medeiros de Araújo; Chagas, Márcio Marreiro dasTCC Análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico Natal sob a percepção de visitantes e não visitantes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Maria Aparecida da; Chagas, Márcio Marreiro das; Porto, Carlos Humberto; Lima, Renata Mayara Moreira deEm decorrência da relevância da atividade turística para a economia mundial, o número de localidades que desejam aperfeiçoar-se turisticamente cresce significativamente a cada dia, ocasionando maior competitividade entre as destinações. É neste contexto que surge a importância da imagem junto ao consumidor durante o processo de escolha do destino. O estudo objetivou analisar os fatores que influenciam no processo da formação da imagem de Natal, sob a percepção de dois grupos distintos, visitantes e não visitantes. Para responder os objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo exploratório-descritivo, tendo como método o enfoque analítico quantitativo. A amostragem utilizada foi a não probabilística por conveniência, mas houve a necessidade de se utilizar o método de seleção dos respondentes através do modo aleatório simples, que é uma característica da amostra probabilística. Diante a análise dos questionários aplicados a 167 indivíduos, (90 visitantes e 77 não visitantes de Natal) observou-se que a escolha de Natal para visitação se dá devido as suas belezas naturais, lazer e entretenimento, relaxamento/fuga do cotidiano e o sol e praia, e a sua imagem está vinculada principalmente aos aspectos naturais, tendo destaque para as praias existentes no destino. A formação dessa imagem se dá pelos meios induzidos e pela divulgação boca a boca.Tese Antecedentes do engajamento em boca a boca eletrônico positivo entre turistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-01) Chagas, Márcio Marreiro das; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213; Gosling, Marlusa; ; http://lattes.cnpq.br/9503365193492380O estudo analisou a influência da Imagem de Destinos, Satisfação e Motivações na intenção de realizar Comunicação Boca a Boca Eletrônica Positiva (eWOM) entre turistas, por meio do Facebook. Além disso, almejou especificamente levantar o perfil sócio-demográfico e a frequência de publicações de eWOM dos respondentes, avaliou a adequação das variáveis manifestas para composição das dimensões Qualidade, Satisfação, Imagem, Motivações e Boca a Boca Eletrônico Positivo. E, por último, analisou o modelo relacional entre Qualidade, Satisfação, Imagem e Motivações na explicação do engajamento em Boca a Boca Eletrônico Positivo. Para tanto, foi realizado um estudo regido pela lógica hipotético-dedutiva, sendo descritivo com relação aos seus objetivos. A abordagem analítica foi quantitativa, do tipo survey. O tipo de amostragem foi não-probabilística, por conveniência, com a escolha do sujeito tendo sido realizada de forma sistemática, utilizando-se o tempo como fator de sistematização, numa tentativa de tornar aleatória a seleção dos respondentes. A amostra do estudo foi composta por 355 turistas. O instrumento utilizado foi o formulário, cujas respostas foram coletadas nos principais pontos de entrada, saída e passeio de turistas na praia da Pipa/RN. A análise dos dados foi desenvolvida por meio de estatísticas descritivas e multivariadas, notadamente análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, foi possível confirmar que as Motivações, a Satisfação e a Imagem afetam fortemente a intenção de realizar Boca a Boca Eletrônico Positivo. Destaque é dado para as Motivações, uma vez que demonstram maior impacto na explicação da variável dependente, seguido pela Satisfação e pela Imagem. Esta última, no entanto, de forma inversamente proporcional. Dentre as Motivações, aquela que apresenta maior percentual de variância explicada pela dimensão são os Benefícios Sociais buscados pelo turista, tendo o Desejo de Ajudar outros Turistas e o de Extravasar Emoções Positivas apresentado o mesmo percentual. As variáveis manifestas demonstram-se plenamente aceitáveis de serem tomadas como reflexos de seus respectivos fatores. As implicações teóricas e práticas destes resultados são discutidas, como também apresentadas as principais conclusões, limitações e recomendações deste estudo.TCC As práticas de ecoturismo no Parque Nacional de Ubajara no estado do Ceará – Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Suerda Kátia da; Maranhão, Christiano Henrique; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Chagas, Márcio Marreiro dasO trabalho em destaque objetivou analisar como o segmento do ecoturismo está sendo executado no Parque Nacional de Ubajara, já que esta prática vem obtendo um crescimento importante a cada ano, em locais que possuam belezas naturais, como por exemplo, os parques nacionais. O ecoturismo proporciona a integração do homem com o natural, através do contato com o meio ambiente, mas com uma consciência de que não se pode usufruir dos locais aptos para isto, de forma agressiva e irracional. Por isso, buscando através de informações com o gestor do local, através de pesquisa qualitativa, com uma entrevista com questões abertas de como o local está sendo gerido e quais as ações futuras para o seu melhoramento, além de pesquisa quantitativa, cujo foram aplicados questionários contendo 11 perguntas aos turistas, para identificar como souberam da existência do local e os motivos que os levaram a visitação, além de aferir a satisfação com os serviços prestados, a infraestrutura do parque e a relação que tiveram com a natureza. Os resultados obtidos apresentaram o crescimento do turismo na localidade, assim como a satisfação das pessoas que visitam o local, além de identificar barreiras a serem vencidas, como exemplo, a busca de manutenção continua que muitas vezes é difícil conseguir de imediato, para a melhoria dos serviços prestados aos turistas, da infraestrutura de apoio aos mesmos e os cuidados com a manutenção das trilhas e equipamentos existentes.Dissertação Atividades características do turismo: uma análise da dimensão do turismo na economia brasileira do ano de 2013(2016-08-10) Souza, Ivanise Borges; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; ; http://lattes.cnpq.br/8327478600624054; Santos, Glauber Eduardo de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/1514075651545397; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254A atividade turística brasileira, ao longo dos últimos anos, vem se desenvolvendo substancialmente. Porém, não há informações o bastante para dimensionar o desempenho do turismo na economia, pois as pesquisas que existem não são suficientes ou estão com dados defasados. As pesquisas com abordagem estatística e econômica, como a Conta Satélite do Turismo (CST), configuram-se como importantes fontes de informações para o planejamento de políticas, investimentos e expansão do mercado, visando melhorias para a população, para o trade turístico e para o turista. Com a mensuração econômica do turismo, torna-se possível identificar atividades em crescimento, que geram postos de trabalho, renda e melhorias da condição social da população, assim como apontar atividades estagnadas. O presente trabalho tem por objetivo analisar a participação das Atividades Características do Turismo (ACT’s) na economia brasileira no ano de 2013. O intuito é gerar informações para o dimensionamento e o desenvolvimento da atividade turística no contexto brasileiro. A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva, transversal, de abordagem quantitativa. O estudo foi realizado a partir de dados secundários extraídos principalmente da Pesquisa Anual de Serviços desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e do Sistema de Informações Sobre o Mercado de Trabalho no setor de turismo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. A metodologia aplicada teve como base o modelo da CST-99 do Brasil e o relatório “Economia do Turismo: uma perspectiva macroeconômica 2003-2009”, ambas as publicações fundamentadas nas diretrizes e metodologias recomendadas pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e pelo Sistema de Contas Nacionais -1993/2008. Para dimensionar a participação das ACT’s na economia, foram aplicados os conceitos das identidades contábeis sobre os agregados macroeconômicos do turismo. Com isso, o trabalho teve com resultado a estimativa do valor bruto da produção, consumo intermediário, valor agregado bruto, gastos com o pessoal, excedente operacional bruto, número de postos de trabalho, rendimentos pagos e número de empresas. Para tanto, esta pesquisa vem a contribuir para a literatura da economia do turismo com perspectiva de ampliar as discussões sobre os mecanismos de mensuração do turismo para geração de informações econômicas e estatísticas para o Brasil.Dissertação Avaliando a eficácia da promoção de destinos turísticos no estado de Sergipe(2017-04-25) Souza, Jackson de; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; ; http://lattes.cnpq.br/5634859218420409; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Biz, Alexandre Augusto; ; http://lattes.cnpq.br/0456362733215959; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317Dentre os inúmeros fatores inerentes aos países para seu desenvolvimento turístico, o marketing configura-se como fator desafiador para criar marcas para seus destinos. A execução do marketing de um destino é normalmente desenvolvida por empresas, conhecidas na literatura como Destination Marketing Organizations (DMOs), e um dos trabalhos que são realizados por elas consiste na avaliação da eficácia da promoção turística empreendida. O presente estudo centrou-se na avaliação da eficácia da promoção turística do estado de Sergipe, especialmente pelo fato de o estado ser um destino em consolidação no turismo nacional, mas que nos últimos anos vem sofrendo um decréscimo nos investimentos em promoção, devido a fatores políticos e econômicos. Para tanto, nesta pesquisa, caracterizada como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, foi utilizado o modelo mais recente referente a eficácia da promoção turística: o Destination Advertising Response (DAR) Model, difundido por Stienmetz, Maxcy e Fesenmaier (2015), com a finalidade de analisar dados sobre a eficácia de campanhas promocionais através do planejamento de viagem e gastos realizados pelos visitantes em seis facetas: passagens, hospedagem, atrativos, refeições, eventos e compras. Foram coletados 384 questionários e, por meio de estatísticas descritivas, foi possível traçar o perfil sociodemográfico dos respondentes. Através da análise de correlação, foram identificadas as percepções dos respondentes em relação aos materiais promocionais do estado. Com o uso do teste de comparação de médias para amostras independentes, e as análises de regressão múltipla, foi possível identificar que, de modo geral, a promoção turística empreendida tem sido eficaz para cinco facetas de viagem, não sendo eficaz para a faceta “Passagens”. Por outro lado, para os visitantes de agências físicas a promoção de atrativos não se mostrou eficaz, ao passo que para os visitantes de agências virtuais a não eficácia foi verificada na faceta “Hospedagem”, e para os auto planejadores nas facetas “Refeições” e “Compras”. Tais resultados contribuíram para serem inferidas recomendações a fim de readequar o planejamento promocional do turismo do estado.TCC Características do Turismo de eventos na hotelaria de Natal/RN: Uma análise dos fatores influenciadores na escolha de um hotel para sediar eventos(Turismo, 2012) Silva, Gislainy Laíse da; Chagas, Márcio Marreiro dasTCC Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Danilo Serafim da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Chagas, Márcio Marreiro das; Cruz, Shirley Pereira de SouzaO Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, onde se analisou o uso de Comentários de Destinos de Viagem da Internet como fator influenciador na intenção de escolha de um destino turístico. Para este estudo foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, com perguntas estruturadas e fechadas, o qual foi aplicado de forma aleatória. A metodologia deste trabalho foi utilizada pesquisa quantitativa e descritiva-exploratória. Utilizou-se ainda um levantamento de dados do tipo Survey com 135 pessoas, onde os resultados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com a técnica Partial Least Squares (PLS). Verificou-se a partir da análise dos resultados que a maioria das pessoas utiliza os Comentários de Destinos de Viagem na Internet, o qual influenciou na intenção de escolha do destino turístico. Por meio da análise da Teoria do Comportamento Planejado, pelos resultados, verifica-se no modelo estrutural que duas das três hipóteses foram confirmadas (H1 e H2) e apenas uma foi rejeitada (H3). Corrobora-se que a variável atitude, bem como a variável normas subjetivas em usar Comentários de Destinos de Viagem na Internet influencia positivamente a sua intenção de utilizá-la quando fazendo escolha de um destino turístico. Pode-se afirmar que a utilização de Comentários de Destinos de Viagem na Internet pode influenciar a intenção de escolha de um destino turístico para as pessoas que planejam sua viagem online.Dissertação Credibilidade do travel influencer no Instagram afetando a intenção do viajante na escolha de destinos(2020-02-17) Silva, Ayslane Costa da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; ; ; Marques Júnior, Sérgio; ; Chagas, Márcio Marreiro das;O Instagram é uma plataforma que funciona como forma de escrita multimodal de viagens, onde os autores-usuários atuam nas performances de viagens ao realizarem postagens dos destinos visitados, além da busca por dicas de viagem. Neste cenário das mídias sociais, surgem os Travel Influencers, que ganham papel de destaque porque os viajantes buscam elementos, dicas e entusiasmo para tomarem escolhas que, muitas vezes, não fariam em seus planos de viagens. Entretanto, esses viajantes precisam perceber credibilidade nas informações coletadas. Assim, a presente pesquisa analisa como a credibilidade do Travel Influencer no Instagram afeta a intenção do viajante na escolha de destinos de viagem. O modelo de análise foi construído com base na combinação das teorias: Modelo Heurístico Sistemático (MHS) e Teoria da Ação Racional (TAR). No modelo de pesquisa assume-se que o conteúdo produzido pelo influenciador de viagem é estudado através de duas rotas de processamento: heurística e sistemática. É proposto como dimensão heurística a confiabilidade do influenciador, e como dimensão sistemática a qualidade do argumento, onde juntas influenciam a credibilidade. O modelo também verifica se há relação direta entre credibilidade, imagem, normas subjetivas e atitude com a intenção comportamental do viajante na escolha de um destino turístico. O estudo utiliza-se do método hipotético dedutivo, com abordagem quantitativa, tendo como característica ser descritivo e exploratório. Foram coletados 222 questionários, distribuídos online via plataforma Instagram, pois utilizavam redes sociais e influenciadores de viagem na escolha de destinos de viagem. Como técnica de análise utilizou-se de análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de equações estruturais com apoio do software SPPS e AMOS. Dentre os principais resultados encontrados, as avaliações sobre informatividade (qualidade do argumento) e personalidade (confiabilidade) medem a credibilidade do travel influencer através do conteúdo de viagem. Assim, os roteadores heurístico e sistemático atuam no processamento da credibilidade do travel influencer, e através da TAR (atitude, normas subjetivas) e imagem percebida do destino afetam positivamente a intenção de escolha de destinos de viagem do viajante, cuja variância é explicada em 71%. Por fim, as contribuições do estudo ampliam as aplicações do MHS para fins teóricos e de mercado, apontando tendências na integração da plataforma Instagram ao comportamento do usuário em relação a escolha de destinos de viagem.Tese Dimensões da experiência do cliente em parques temáticos: uma perspectiva com base nas online travel reviews(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Silva, Fabíola Fernandes; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; ; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; ; http://lattes.cnpq.br/5617247914388186; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Limberger, Pablo Flôres; ; http://lattes.cnpq.br/3893934127523780; Milito, Marcelo Chiarelli; ; http://lattes.cnpq.br/8390923752879471; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317Em um contexto em que a experiência do cliente é tão importante quanto o produto ou serviço que uma empresa oferece, este estudo tem o intuito de analisar as dimensões da experiência do cliente no contexto de parques temáticos. Para tanto, a investigação apresentou caráter descritivo e exploratório, com abordagem mista qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi dividida em três etapas: a primeira, que investigou as dimensões que compõem a experiência do cliente em parques temáticos, ocorreu entre os meses de novembro de 2019 a junho de 2020 com a utilização de uma amostra de 2.023 avaliações individuais dos parques Magic Kingdom, Beto Carrero World, Efteling e Universal Studios Japan. A segunda, que avaliou a experiência do cliente no contexto de um parque temático específico, ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2020 com uma amostra de 300 indivíduos que visitaram o parque Beto Carrero World e, por fim, a terceira, que realizou, com os dados obtidos na etapa anterior, uma avaliação em rede da relação entre as dimensões que compõem a experiência do cliente no contexto de um parque temático específico. A pesquisa foi realizada a partir do conteúdo gerado pelo usuário (CGU) dentro do ciberespaço Tripadvisor.com, sendo o método de pesquisa aplicado a Análise de Conteúdo, tendo em seguida os dados obtidos processados por meio do software NVivo 12 Pro para o teste de frequência de palavras e o Ucinet 6 for Windows versão 6.714 [32-Bit] em conjunto com o software NetDraw 2.172 para o método de Análise em Redes. Os principais resultados da pesquisa demonstraram que fatores que compõe o ambiente, serviços, interações e percepções individuais interferem de forma significativa a experiência do cliente de parques temáticos. Por meio da avaliação em rede da relação entre as dimensões da experiência do cliente no contexto específico do parque temático Beto Carrero World, detectou-se que a densidade da rede é alta e com o cálculo de centralidade foi possível verificar que as variáveis atrações - brinquedos e shows- e estrutura do parque tem maior índice de centralidade, intimamente ligados a obtenção da diversão e a construção da satisfação. As variáveis clima, interação com o funcionário, fila, preço, atrações pagas e bebedouros apresentaram um significativo impacto negativo na percepção da experiência do cliente. Concluiu-se que a visitação em parques temáticos está diretamente relacionada ao valor da experiência (componente afetivo). Ademais, parques temáticos, assim como outros empreendimentos do setor de entretenimento, devem ser resilientes, criativos e responsivos às necessidades de seus consumidores. Por fim, as reflexões advindas das implicações teóricas e empíricas desse estudo podem auxiliar os esforços de recuperação do mercado dos parques temáticos no cenário da pandemia e pós-pandemia da COVID-19, por meio da compreensão dos fatores que moldarão o futuro do setor.