Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Chaquiam, Miguel"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Correspondências científicas como uma relação didática entre história e ensino de matemática: o exemplo das cartas de Euler a uma princesa da Alemanha
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Pereira, Daniele Esteves; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; ; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972; Flores, Cláudia Regina; ; http://lattes.cnpq.br/8268667218086998; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Pereira, Francisco de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/4147987722156261; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; Chaquiam, Miguel; ; http://lattes.cnpq.br/9356361533701895; Valente, Wagner Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/0648590779429965
    Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie (Cartas a uma princesa de Alemanha sobre diversos temas de física e filosofia) é a obra tomada como objeto de estudo desta tese. Trata-se de um sucesso literário escrito no século XVIII pelo matemático e físico suíço Leonhard Paul Euler (1707-1783) com o intuito de atender à uma solicitação do Rei da Prússia, Frederico II, o grande (1712-1786) para que aceitasse tutorear a educação intelectual de sua sobrinha, a jovem princesa Anhalt-Dessau (1745-1808).O método de ensino-aprendizagem por meio de cartas eleito para a educação da monarca alemã resultou em uma coletânea de 234 correspondências nas quais Euler versa sobre teoria musical, Filosofia, Mecânica, Óptica, Astronomia, Teologia e Ética entre outros. A pesquisa busca assinalar conteúdos matemáticos presentes na obra referência deste trabalho fundamentada na exploração e adaptação de obras históricas originais como articuladora do desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática na Educação Básica e em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN). Tem como objetivo geral apontar os limites e potencialidades didáticas de Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie como fonte de estudos e apoio para professores da Educação Básica na elaboração de atividades para o ensino de matemática. As discussões levantadas sinalizam para possibilidades concretas de entrelaçamento entre os conteúdos matemáticos extraídos do bojo da obra com metodologias de ensino atuais a partir do redimensionamento do uso de cartas pedagógicas segundo a perspectiva freireana da correspondência e, principalmente da utilização de novas vias de comunicação do século XXI, ambas visando o diálogo e a aproximação entre quem escreve e quem lê.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Elaboração de atividades didáticas para o ensino de matemática a partir de livros antigos: o exemplo do leçons élémentaires de Lagrange
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-04) Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/4454956492168771; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Chaquiam, Miguel; ; http://lattes.cnpq.br/9356361533701895
    Muitos estudos sobre o uso pedagógico da história da Matemática vêm apontando argumentos que fundamentam ações essas didáticas como um modo de abordar a matemática escolar de modo a conduzir os estudantes a uma aprendizagem matemática reflexiva e com significado. Na perspectiva de verificar experimentalmente como essas relações entre História da Matemática e Educação Matemática podem se materializar na forma de atividades didáticas fizemos um levantamento acerca da obra do matemático Joseph Louis Lagrange (1736-1813) e identificamos o potencial de exploração pedagógica da obra Leçons élémentaires sur les mathématiques données a l`École Normale en 1795 (Lições elementares sobre as matemáticas dadas à Escola Normal em 1795), do referido matemático. O objetivo central do nosso estudo foi investigar o potencial didático de uma obra antiga voltada ao ensino de matemática e tomá-la como suporte conceitual e didático para a criação de um modelo de atividades didáticas para o ensino de matemática, tanto na formação de professores de matemática como para a aprendizagem matemática de estudantes do ensino fundamental. Fizemos uma leitura, a tradução e a inclusão de notas e comentários sobre a obra e uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre História da Matemática e Educação Matemática, de modo compreender aspectos conceituais e didáticos para a elaboração de um módulo de atividades didáticas para o ensino de matemática com base em alguns capítulos do livro de Lagrange. Para tanto, a obra foi utilizada como fonte primária e estudada sob uma fundamentação teórica baseada, em trabalhos dos Institutos de Pesquisa sobre Ensino das Matemáticas IREM franceses. No módulo elaborado, as atividades trazem os conteúdos numa sequência integrada à lógica de uma aula, com a leitura direta de recortes do texto original, dispostos entre questões de fixação e situações-problema, contextualizadas historicamente com o período e relacionadas aos conteúdos focados. Como se trata de uma pesquisa pautada na exploração de livros antigos, consideramos que o módulo de atividades baseado em fonte primária pode se utilizado como um material pedagógico para a formação de professores de matemática bem como para os anos finais do ensino fundamental e reformulado ou acrescido de outras questões conforme o interesse de cada professor que utilizá-lo
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Um estudo de práticas matemáticas históricas e sugestões de uso na matemática escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-04) Lima Filho, Renato Rodrigues Cunha; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/4512945559747205; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Chaquiam, Miguel; ; http://lattes.cnpq.br/9356361533701895
    Esta dissertação tem o objetivo de contribuir para que o ensino de matemática possibilite uma aprendizagem conectada às relações entre ciência, sociedade, cultura e cognição. Para tanto, propomos o envolvimento dos nossos alunos com práticas sociais encontradas na história, visto que estas práticas apresentam, claramente, a exploração de conceitos relacionados à matemática escolar. Nossa intenção é oportunizar práticas escolares em que estas matemáticas, originadas de práticas profissionais históricas, ofereçam estratégias de pensamento e raciocínio matemático na busca de soluções para problematizações encontradas na atualidade. Nós acreditamos que a proposta de produção de Unidades Básicas de Problematizações, ou simplesmente UBPs, na formação do professor de matemática aponta para uma alternativa que possibilita um melhor aproveitamento do processo de ensino e aprendizagem de matemática. A proposta em questão tem a finalidade de que o ensino básico seja realmente formador do cidadão, tornando-o crítico e agente transformador da sociedade. Nesse sentido, apresentamos a seguir algumas recomendações de exploração e uso destas unidades para que os professores possam utilizar o material investigado por nós, de modo a complementar seu trabalho didático nas aulas de matemática. As nossas recomendações didáticas se concretizaram como um produto da exploração do livro Instrumentos nuevos de geometria muy necessários para medir distancia y alturas sem que interuengan numeros como se demuestra em la practica , de autoria de Andrés de Cespedes, publicado em Madrid, na Espanha em 1606. A partir dessas problematizações e da matemática envolvida em suas soluções, apresentamos algumas orientações para uso didático do livro de modo que o professor possa reelaborar tais problematizações apoiado em temas atuais, e assim, utilizá-las em sala de aula
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Guilherme de La Penha: uma história do seu itinerário intelectual em três dimensões
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-17) Chaquiam, Miguel; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/9356361533701895; Valente, Wagner Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/0648590779429965; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Silva, Maria Célia Leme da; ; http://lattes.cnpq.br/6495445682540608
    Este estudo tem como foco central a historiografia brasileira da ciência, voltado especificamente para a vida e obra de um matemático-físico da contemporaneidade, e passa a fazer parte do conjunto de resultados de pesquisas que investigam, organizam e descrevem itinerários pessoais, intelectuais e profissionais de cientistas e educadores brasileiros. O tema de estudo escolhido decorreu a partir de seminários sobre a Matemática no Pará e constitui-se em organizar e descrever a história de vida, formação, atuação profissional e produção científica de Guilherme Mauricio Souza Marcos de La Penha (Guilherme de La Penha), considerando sua trajetória acadêmica, profissional e intelectual, de modo que a sua produção acadêmica e intelectual seja esparzida junto a comunidade científica e acadêmica brasileira. Adotou-se a pesquisa histórica como base teórico-metodológica para o desenvolvimento desse estudo, levantando-se argumentos sobre o perfil de Guilherme de La Penha para caracterizá-lo como um intelectual múltiplo e para revelar que seu pensamento sobre ciência, tecnologia, formação de cientistas e educadores estiveram em harmonia nos seus escritos e na sua prática profissional, tendo em vista a construção de uma primeira história sobre vida e obra de Guilherme de La Penha. Neste sentido, tomou-se os aspectos teóricos relacionados a pesquisa histórica, biografias, itinerários intelectuais, arquivos e inventários como fontes e veículos de construção histórica tendo em vista apontar os elementos essenciais à formação de um perfil transdisciplinar do intelectual historiado, ou seja, um perfil de cientista que exerce a pesquisa, a gestão e a administração, bem como um educador comprometido com processo formativo e formador. Os resultados apontaram em diversas direções, dentre as quais, destaco a criação da Seção Guilherme de La Penha na Universidade da Amazônia, a produção de vários artigos sobre a vida e obra de Guilherme de La Penha apresentados em congressos nacionais e internacionais e a proposta de exposições documentais que possam contribuir para o entendimento da implantação de uma área científica no Estado do Pará, área essa que não se reduz apenas à produção do conhecimento, e sim, inclui a difusão, que se estabelece de diversos meios, principalmente por meio da educação. Assim foi possível assegurar que La Penha tem um perfil intelectual que pode ser considerado um intelectual múltiplo e transdisciplinar que defende a possibilidade de se formar um cientista uno e múltiplo, de atitude não linear e que dialoga com todas outras áreas de modo a ser compreendido sob um modelo de cientista para o século XXI fundamentado no modelo de cientista claramente inspirado nos autores com os quais ele se identificou ao longo da sua formação e atuação profissional, a exemplo dos três que mais se destacaram na sua relação científica: Arquimedes, Leonhard Euler e Cliford Ambrose Truesdell
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino
    (2020-01-31) Silva, Rômulo Alexandre; Mendes, Iran Abreu; ; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; Gonzalez, Fredy Enrique; ; Paiva, Marlucia Menezes de; ; Chaquiam, Miguel; ; Assis, Márcia Maria Alves de; ; Barros, Rafael José Alves do Rego;
    O presente texto doutoral é resultante de uma pesquisa cujo objeto é a produção acadêmica brasileira presente nas dissertações e teses defendidas entre 2010 e 2017, que teve como foco de investigação a História da Matemática para o Ensino de Matemática. O objetivo principal do estudo foi analisar de que modo as matemáticas a ensinar e para ensinar foram exploradas ou não nas dissertações e teses cujos objetos voltaram-se para os usos da História da Matemática para o Ensino de Matemática. O ponto de partida do estudo foi o projeto de pesquisa Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990 e 2010 (MENDES, 2011; 2014), que tomamos como base para consulta e avanço na pesquisa. Para a identificação e análise das dissertações e teses consultamos o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as bibliotecas digitais dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática e áreas afins. Neste sentido, realizamos um mapeamento dos trabalhos, com base em descritores estabelecidos previamente, a fim de identificar as instituições de origem, os objetivos estabelecidos, a abordagem metodológica estabelecida bem como outras informações que se mostraram relevantes para a área, dentro do período estabelecido. Identificamos, nesse movimento de ampliação no volume de trabalhos apresentados, do número de pesquisadores e consequentemente no volume de pesquisas relacionadas à História da Matemática, História para o Ensino da Matemática e História da Educação Matemática, contribuindo, assim, para a compreensão do que foi produzido nessas pesquisas e como poderão implicar para que futuros pesquisadores em formação possam estabelecer questões de investigação que ainda não foram exploradas no programa de pesquisa coordenado por Mendes (2017; 2018). Durante o estudo identificamos trabalhos que se propõem ao uso da História da Matemática para o Ensino, mas que em muitos casos com abordagem superficial, revelando a dificuldade de entendimento do tema.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    A rejeição inglesa aos números negativos: uma análise das obras dos principais opositores de 1750 - 1830
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-27) Moura, Andréa Maria Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; ; http://lattes.cnpq.br/1483208136181297; Sousa, Giselle Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Mendes, Iran Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; Silva, Josildo José Barbosa da; ; http://lattes.cnpq.br/4549734379245862; Chaquiam, Miguel; ; http://lattes.cnpq.br/9356361533701895; Pontes, Mércia de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2837543031766434; Franco, Pedro;
    A rica história em torno da legitimação dos negativos como números se apresenta como o fio condutor da presente pesquisa, que tem como objetivo principal compreender, a dura rejeição inglesa aos negativos, ocorrida na segunda metade do século XVIII e início do século XIX. Para tanto, optamos por realizar uma análise nas obras A Dissertation on the Use of the Negative Sign in Algebra, publicada em 1758, Tracts on the Resolution of Affected Algebräick Equations, publicada em 1800, de Francis Maseres, e Principles of Algebra, publicada em 1796, de William Frend, pois essas obras foram consideradas as bases teóricas aos que resistiam a aceitar a existência dos negativos na Inglaterra do fim do século XVIII. Além delas, consideramos relevante estudar também a primeira obra inglesa sobre Teoria dos Números, An Elementary Investigation of the Theory of Numbers, publicada em 1811, e que é de autoria de Peter Barlow, um dos últimos a assumir a postura rejeitadora na Inglaterra. A análise das obras dos dois primeiros nos mostrou que a rejeição aos negativos se alicerçava na impossibilidade de uma definição clara e rigorosa para esses números nos moldes da concepção de matemática vigente, que tinha a geometria como única norma de rigor e verdade, já que era a única área da matemática axiomatizada até o início do século XIX. Sendo assim, a postura rejeitadora alerta para a necessidade de uma fundamentação matemática mais coerente com as teorias em desenvolvimento, e dessa forma contribui com a mudança na concepção de matemática ocorrida no século XIX. Por outro lado, nossa pesquisa revelou também que as ideias rejeitadoras acarretavam limitações e restrições na matemática em desenvolvimento da época, dentre as quais destacamos as limitações impostas às operações algébricas e a impossibilidade de um número negativo ser raiz de uma equação. Quanto à obra de Barlow, nossa investigação evidenciou que a postura rejeitadora do autor acarreta a necessidade de adoção de estratégias para adequar a teoria por ele em desenvolvimento com as limitações impostas pelo seu posicionamento rejeitador dos negativos. Com o intuito de enriquecer o conhecimento sobre o tema principal, a problemática em torno da legitimação dos negativos, apresentamos no início da pesquisa um apanhado histórico, focado no uso, aceitação, rejeição e concepção dos números negativos ao longo dos séculos, iniciando pela Antiguidade e terminando no século XIX, quando finalmente toda a polêmica foi resolvida com a ampliação do conceito de número, a axiomatização da álgebra e a adoção da atual concepção de matemática como ciência formal.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM