Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Ana Paula Gurgel"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil na escola: Reflexões sobre a prática em sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Costa, Ana Paula Gurgel; Albino, Ivone Braga; Albino, Ivone Braga; Tavares, Gerlanne da Cunha; Maia, Severino Ramos dos Santos
    Inclusão escolar é sempre um tema complexo, e principalmente quando se trata de integração e prática do professor em sala de aula, para portadores de qualquer deficiência física, que se insere no contexto dos indivíduos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Por isso, neste trabalho, o objetivo geral é refletir sobre a inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil (PCI) na escola, definindo a referida especialidade, analisando as necessidades da educação inclusiva e identificando as práticas mais adequadas para o professor que viva essa realidade na sua sala de aula. A abordagem do tema se dá a partir de uma pesquisa bibliográfica exploratória, de forma qualitativa e com fins de construção de uma revisão de literatura que esclareça o tema. Os apontamentos possíveis a partir do referencial teórico estudado é que a inclusão de alunos com PCI é complexo, pois a escola e o sistema educacional ainda apresentam muitas limitações. Para a realização de uma educação inclusiva adequada a esses casos, seria necessário, além de uma boa formação do professor para o atendimento, considerando as singularidades dos portadores dessa deficiência, também a organização de uma equipe multiprofissional, através da qual pudesse atuar outros profissionais especializados, como o fisioterapeuta, o psicólogo, o psicopedagogo e outros. Estes profissionais devem ter como principal objetivo desenvolver a política de inclusão partindo da meta de reabilitar os referidos portadores, permitindo anular muitas de suas limitações físicas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM