Navegando por Autor "Costa, Bárbara Fernandes"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Produto Educacional Diário de bordo: uma visita a Salas Multisseriadas no RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-27) Costa, Bárbara Fernandes; Gutierre, Liliane dos SantosEsse Livro apresenta uma coletânea de registros fotográficos, obtidos durante as visitas que fizemos às escolas do campo potiguares. Diante do grande número de fotografias, aproximadamente 400, selecionamos as que melhor pudessem identificar os rastros dos ensinos de Matemática presente nas salas e, ao mesmo tempo, nos pudessem apontar um panorama sobre como esses ensinos são realizados. Também, apresenta trechos das entrevistas que realizamos, que julgamos, ajudar a compor esse panorama. Esperamos que esse Livro ajude as pessoas a compreenderem o que é uma Sala Multisseriada e sensibilize-as sobre sua existência.Dissertação Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-09) Costa, Bárbara Fernandes; Gutierre, Liliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; http://lattes.cnpq.br/6889350850007232; Dalcin, Andréia; http://lattes.cnpq.br/3679337032190887; Kranz, Claudia Rosana; http://lattes.cnpq.br/9780536669387272; Morais, Rosilda dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408Centrado no estudo de História da Educação Matemática (HEM) e História do Tempo Presente, este trabalho traz um mapeamento das Salas Multisseriadas no Rio Grande do Norte (RN), com um olhar para o ensino de Matemática. As Salas Multisseriadas são salas heterogêneas, formadas a partir da aglutinação de dois ou mais anos escolares (séries), tendo um único professor exercendo a docência, que têm como característica central a diversidade, localizadas em sua maioria nas áreas campesinas. Diante desse contexto, a temática está norteada pela seguinte questão: Que ensino de Matemática está presente nas Salas Multisseriadas do Rio Grande do Norte no triênio 2017-2019? Objetiva mapear o ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas do RN e tem como objetivos específicos: dar visibilidade às salas dessa natureza, analisar as práticas do ensino de Matemática presente nas Salas Multisseriadas e elaborar um Livro Iconográfico como Produto Educacional, que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e combinou procedimentos metodológicos distintos para compor os dados analisados; são eles: pesquisa documental, pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas e observação. Entrevistou-se 12 professores que ensinam em Salas Multisseriadas, representando 11 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), das 16 que existem no estado do RN. Apresenta como resultados o mapeamento do ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas, na presença do ensino das quatro operações, do uso do material didático, do uso do Material Dourado, do uso do caderno, da escrita, da leitura, dos jogos, do ensino de Geometria, além de apresentar nos resultados que muitas das práticas presentes no ensino são heranças de práticas passadas de professores que foram naturalizadas dentro da sala de aula. O Produto Educacional dessa pesquisa é um Livro Iconográfico, intitulado Diário de Bordo: uma visita a Salas Multisseriadas no RN, contendo fotografias e trechos das entrevistas. Ele foi apresentado a 41 alunos, da Licenciatura em Matemática – presencialmente – e para alunos da Pedagogia, virtualmente, todos da UFRN, que o avaliaram. Conclui-se que ele teve boa aceitação entre os estudantes a quem foi apresentado, também se percebe uma sensibilização e possível interesse pelo tema proposto. Intenciona-se que esse Produto Educacional, que dá a devida visibilidade que essas salas merecem, sirva como material de pesquisa e estudo para professores em formação inicial e continuada, bem como pesquisadores da área.TCC Reflexões críticas de uma educadora matemática em construção: uma trajetória de formação inicial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Costa, Bárbara Fernandes; Oliveira, Jefferson Leandro Ramos de; Oliveira, José Damião Souza de; Oliveira, Erika Monik A. de M. Ramos deEsse memorial é fruto de uma pedagoga inconformada com a autoconsciência da dificuldade que tem com os conceitos matemáticos e foi uma tentativa de aproximação com a Educação Matemática, uma vez que mesmo apresentando dificuldades precisará ensiná-la aos seus alunos. Descrevendo o processo da inquietação até a aproximação e verificação da beleza da disciplina. Tem como objetivo traçar o percurso da formação na educação básica à aluna da graduação em Pedagogia, entrelaçando as memórias de experiências às reflexões teóricas, enquanto, sujeito que faz, refaz e faz parte de um processo científico, produzindo, reproduzindo e sendo produzido pelo conhecimento. Na tentativa de responder as seguintes questões: Qual o caminho que eu trilhei para me formar como pedagoga com olhar matemático? Como enxergo o processo de formação do pedagogo para o ensino de matemática no curso de Pedagogia UFRN campus Natal/RN? Assim, foi realizado uma pesquisa qualitativa, descritiva-explicativa. Através de pesquisas bibliográficas Lorenzato (2010), Van de Walle (2009), Fiorentini (2006), Freire (1996, 2005), entre outros. Considerando os documentos Brasil (1996), Brasil (1997) e Brasil (2014) que tratam da alfabetização matemática e defendem aulas dinâmicas de matemática.