Navegando por Autor "Costa, Fernando José de Medeiros"
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Tese Abordagem paramétrica e ensino de projeto: proposição de diretrizes metodológicas, considerando estratégias curriculares e o atelier de projeto(2017-09-18) Romcy, Neliza Maria e Silva; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; http://lattes.cnpq.br/3810067096883665; Araújo, Bianca Carla Dantas de; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; Cardoso, Daniel Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2486633117907926; Costa, Fernando José de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2202462168165449; Celani, Maria Gabriela Caffarena; http://lattes.cnpq.br/1900829386347923O potencial gerador dos meios digitais e os avanços em fabricação estão abrindo novas dimensões no processo projetual. Porém, a partir do cenário nacional, percebe-se que o reflexo da aplicação dessas ferramentas e processos ainda não é amplamente identificado no ensino/aprendizado de projeto nos cursos de arquitetura e design. Nesse contexto, a presente pesquisa selecionou a modelagem paramétrica como meio digital abordado, devido às lacunas de conhecimento e por se tratar de uma das bases tecnológicas de outros sistemas, como o Building Information Modeling. O problema de pesquisa consistiu em: “Como introduzir no ensino de projeto o uso de processos e ferramentas computacionais que desenvolvam o objeto a partir de parâmetros”? O uso da modelagem associativa se caracteriza pela programação das dependências entre componentes, por meio de variáveis (parâmetros), com foco na construção de relações e regras. Diferente de um modelo tridimensional estático, um modelo paramétrico pode ser considerado como um sistema dinâmico. Partindo de premissas que apontam que a questão está relacionada ao “pensamento sistêmico”, ao “ensino prático reflexivo” e à “aprendizagem baseada em problemas”, foi estabelecida a seguinte hipótese: considerando que o processo paramétrico de projeto exige do projetista tanto habilidades comuns ao processo geral de projeto quanto habilidades específicas da abordagem paramétrica, sua introdução no ensino extrapola o âmbito de uma única disciplina, trazendo a necessidade de ser pensada a partir de uma visão sistêmica, prevendo de modo integrado a estrutura curricular dos cursos e o modelo de atelier de projeto. O objeto de estudo compreendeu, assim, as possíveis relações entre o processo paramétrico de projeto e o ensino de projeto. O objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender as especificidades do processo paramétrico de projeto, com o auxílio do pensamento sistêmico, e propor novas diretrizes metodológicas para a aplicação de suas ferramentas e processos no ensino de projeto, em cursos de arquitetura e design, considerando disciplinas e estruturas curriculares. Os objetivos específicos buscaram: 1. analisar as especificidades do processo paramétrico de projeto, considerando o pensamento sistêmico; 2. analisar as especificidades do ensino de projeto nos cursos de arquitetura e design; 3. caracterizar o atual cenário de aplicação da modelagem paramétrica no ensino nacional, a partir de amostra nos cursos de arquitetura e design, com ênfase nas disciplinas de projeto, buscando identificar as melhores práticas e os principais desafios; 4. propor e aplicar diretrizes metodológicas no ensino/aprendizado de projeto nos cursos de graduação de arquitetura e design, a partir de experimentações pedagógicas, no intuito de utilizar ferramentas e processos paramétricos dentro da atividade projetual. Para o delineamento do trabalho, foram considerados os passos característicos da pesquisa construtiva (constructive research), resumidos nas seguintes etapas: 1. compreensão do problema; 2. proposição (desenvolvimento e aplicação da proposta); 3. validação (discussão e reflexão). A compreensão incluiu levantamento bibliográfico (aprofundamento teórico), e levantamento empírico/pesquisa de campo com coleta de dados, para a caracterização do cenário nacional e cenário local. As etapas posteriores de proposição e validação foram realizadas no cenário local (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Universidade Federal do Ceará – UFC). A proposição consistiu no desenvolvimento das diretrizes metodológicas para a utilização de ferramentas e processos paramétricos no ensino de projeto. Incluiu o estudo de uma proposta inicial e sua aplicação para possíveis ajustes, através de experimentos pedagógicos de curta e longa duração (curso de extensão de 20 h e duas disciplinas optativas, realizados na UFC). Por fim, a validação consistiu na revisão parcial da proposta e aplicação em novo experimento pedagógico (curso de extensão de 40 h, realizado na UFRN), além de sua apresentação, através de grupos focais, para professores/pesquisadores que participaram dos cursos e disciplinas (UFRN e UFC). Ao final da pesquisa, foi realizada uma revisão final das diretrizes propostas, durante a qual se percebeu a necessidade de vislumbrar as estruturas curriculares dos cursos e o modelo de atelier de projeto integrado, resultado coerente com a hipótese colocada inicialmente. Assim, considera-se que a abordagem paramétrica deva ser introduzida ao longo da estrutura curricular dos cursos, de maneira gradual e diluída, contribuindo junto às diversas Áreas de Conhecimento em suas respectivas especificidades: Teoria e História; Planejamento e Projeto; Representação e Linguagem; e Tecnologia. Nesse contexto, busca-se uma aproximação entre os processos de concepção e execução, além de uma visão processual do projeto, onde o espaço do atelier é colocado como ambiente de experimentação, colaboração e investigação de problemas e soluções.TCC Anteprojeto de abrigo para animais domésticos abandonados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-28) Vieira, Olga Mota; Costa, Fernando José de Medeiros; Souza Filho, Jose Aureliano de; Oliveira, Fabricio Amorim Miranda deO trabalho de conclusão de curso a ser realizado tem como finalidade propor o anteprojeto de um abrigo para animais domésticos abandonados na cidade do Natal, visando com isso, promover a criação de um serviço do qual a cidade carece. Os problemas relacionados ao abandono e maus tratos ultrapassam as fronteiras do sofrimento e da crueldade aos animais, pois geram uma sequência de questões negativas relacionadas a saúde pública, controle de superpopulações e acidentes urbanos. A falta de centros especializados neste trabalho de coleta e tratamento de animais domésticos abandonados aliada a deficiência das ONGs existentes em promover um espaço de bem-estar para os bichos recrutados, traz a relevância de propor algo relacionado a este tema em nossa região. Os objetivos principais desse projeto são entender as necessidades específicas no tratamento e abrigo de cães e gatos e buscar referências formais para a edificação proposta, através de revisão bibliográfica e estudos de caso.TCC Centro público de controle e monitoramento de animais domésticos abandonados(Arquitetura e Urbanismo, 2014-11-24) Godoy, Daphne Christina Leão de Moraes Cervezão; Costa, Fernando José de MedeirosO presente trabalho tem como objetivo elaborar o anteprojeto arquitetônico de um Centro Público de Controle e Monitoramento de Animais Domésticos Abandonados na cidade de Natal/RN. Para tanto, busca compreender o panorama atual da gestão pública e da sociedade em relação a estes animais além de fazer uma análise de projetos de tipologias voltadas ao uso veterinário buscando o desenvolvimento de uma proposta arquitetônica compatível com propostas atuais de controle populacional de animais e adequada ao bem-estar animal. A fim de conhecer melhor os temas inerentes a esta monografia, foram feitos estudos pertinentes por meio de revisões bibliográficas e levantamento de dados estatísticos, estudos diretos e indiretos através de visitas in loco, entrevistas e pesquisas em meios de comunicação.TCC Chão: Proposta arquitetônica de uma escola de culinária natural em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Queiroz, Vitória Jasmine Bizerra; Costa, Fernando José de MedeirosA fim de criar espaços de convivência, prática e ensino da alimentação natural, capazes de promover noções de saúde e sustentabilidade na atividade agrícola, o presente trabalho consiste em uma proposta arquitetônica de uma escola de culinária natural para a cidade de Natal, RN. Para isto, foram realizadas pesquisas em bibliografia específica e estudos de referências, capazes de subsidiar tanto questões teóricas como funcionais, formais e de escolha de materiais. A decisão por abordar estas temáticas, baseia-se não só em questões de ordem prática como também de ordem teórica e empírica. Assim, a justificativa surge do interesse em contribuir para o bem-estar da população, ao fomentar discussões acerca da necessidade de resgatar hábitos alimentares mais saudáveis. Quanto ao aspecto prático, as temáticas se tornam relevantes uma vez que as estatísticas dos números de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) assumiram proporções preocupantes, configurando-se como uma grave questão de saúde pública relacionada à cultura alimentar. Além disso, ações como o Projeto Amigo Verde, que incentivam a agricultura orgânica no município, destacam que a eficácia dessa tarefa depende de constante acompanhamento e capacitação dos agricultores, bem como do envolvimento destes com a sociedade, o que torna a implantação de um equipamento de ensino da culinária natural associada a iniciativas de produção agrícola orgânica, uma ferramenta de suporte relevante para o desenvolvimento dessas tarefas.TCC Conexão periferia: anteprojeto de um espaço cultural jovem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Vale, Alline Silva do; Carvalho, José Augusto de Oliveira; Costa, Fernando José de Medeiros; Monteiro, Karenine DantasEste trabalho final de graduação consiste na elaboração de um anteprojeto de um espaço cultural voltado para os jovens no bairro de Felipe Camarão, localizado em Natal/RN. O interesse pelo tema surgiu a partir da observação dos acontecimentos cotidianos no bairro em estudo. Muitos jovens são vítimas da violência que ocorrem nas periferias e a carência de políticas públicas voltadas para essa classe diminuem as chances de reversão dessa situação. Embora os problemas sociais existam, o presente trabalho também mostra uma outra realidade da comunidade: a tradição cultural popular. A ideia foi unir os dois condicionantes e propor uma solução. Para a concretização do trabalho foram abordados alguns aspectos conceituais relacionados ao tema em questão. Em geral, a proposta se insere em um contexto de considerada importância, que é a discussão de medidas para se combater a violência.Dissertação Da casa ao lar: pela humanização das unidades de acolhimento de crianças e adolescentes em Natal/RN(2017-07-25) Guedes, Celieny da Silva; Teixeira, Rubenilson Brazão; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; http://lattes.cnpq.br/8646138560231908; http://lattes.cnpq.br/0498157045863853; Costa, Fernando José de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2202462168165449; http://lattes.cnpq.br/2202462168165449; Lima, Hélio Costa; http://lattes.cnpq.br/7696940632759511; Nascimento, José Clewton do; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409O referido trabalho apresenta a oportunidade de apontar diretrizes para o Projeto de uma Unidade de Acolhimento Institucional no município de Natal, com foco na humanização do espaço, metaforicamente expresso no termo “da Casa ao Lar”, haja visto ser um programa governamental de suma importância para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários de crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. Objetivando a concepção de um espaço arquitetônico qualificado para esse público-alvo, foram determinados três eixos de intervenção na proposta a ser desenvolvida: Flexibilização espacial, o conforto termoacústico e integração interior-exterior. Sabemos que, para atingirmos o espaço humanizado, deverão ser analisados diversos aspectos. Porém devido ao tempo e para o trabalho em específico, serão abordados os três critérios especificados acima. O trabalho está estruturado em seis capítulos, nos quais podemos abordar o referencial Teóricoconceitual: A humanização em arquitetura; os referenciais indiretos de Projeto; o conceito; à análise dos condicionantes ambientais, legais, normativos e o partido adotado. Finalizando o trabalho, relatamos a concepção da proposta em nível de anteprojeto e algumas considerações finais. Para a concepção do produto apresentado, foram desenvolvidos os estudos volumétricos objetivando atender ao programa de necessidades levantado, e as condições resultante das análises ambientais. A escolha do sistema construtivo, fechamentos e cobertura foram definidos, bem como o aprimoramento da composição formal.Tese Do modelo geométrico ao modelo físico: o tridimensional na educação do arquiteto e urbanista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-02) Costa, Fernando José de Medeiros; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; ; http://lattes.cnpq.br/2202462168165449; Amorim, Arivaldo Leão de; ; http://lattes.cnpq.br/7540701767935070; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; Celani, Maria Gabriela Caffarena; ; http://lattes.cnpq.br/1900829386347923; Araujo, Natalia Miranda Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/3326160083213059Na prática do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, verifica-se a existência de laboratórios e oficinas de maquetes, reconhecidas pela legislação educacional como parte da infraestrutura necessária para o funcionamento de um curso. Embora a evolução da tecnologia da informação no âmbito internacional disponibilize novas possibilidades para a produção digital de maquetes e modelos de Arquitetura com pesquisas produzidas desde o início da década de 1990, no Brasil essas tecnologias só começaram a ser apropriadas pelo ensino de Arquitetura e Urbanismo a partir de 2007 com a experiência pioneira do LAPAC/FEC/UNICAMP. Trata-se, portanto de uma experiência recente e que evidencia a desafios. Por exemplo: (i) são raros os casos de implantação de laboratórios de prototipagem digital em cursos de Arquitetura e Urbanismo no País; (ii) por ser um campo em desenvolvimento com poucas referências de aplicações na graduação, há dificuldades na definição de procedimentos metodológicos que sejam adequados aos projetos pedagógicos já implantados e consolidados; (iii) as novas formas digitais de produção de modelos tridimensionais contêm especificidades que dificultam a compatibilização com as estruturas de laboratórios e oficinas de maquetes já existentes. Considerando o exposto, na presente tese se discute o modelo tridimensional como instrumento auxiliar no desenvolvimento da capacidade do estudante de perceber, compreender e representar o espaço tridimensional. Analisa-se a relação entre diferentes formas de modelos e o ensino de projeto de Arquitetura e Urbanismo com interesse no processo projetual. Partindo da conceituação do modelo em Arquitetura e Urbanismo, busca-se identificar os tipos de modelos tridimensionais utilizados no processo de elaboração do projeto, tanto nas formas tradicionais de construção manual de maquetes e modelos quanto nos meios digitais. Procura-se conhecer como as novas tecnologias para a produção digital de modelos por meio da prototipagem digital estão sendo introduzidas nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, assim como a produção acadêmica recente na área. Considerando o paradigma do ensino prático reflexivo concebido por Schön (2000), o experimento realizado na pesquisa tem como ambiente de estudo o ateliê integrado de projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No experimento a Modelagem física, a Modelagem Geométrica e a Prototipagem Digital são inseridas em momentos do processo do projeto com o objetivo de se observar a adequação do modelo às fases do projeto. A metodologia empregada nos experimentos muito se aproxima da Pesquisa Ação na qual o alvo principal é a criação de conhecimento teórico com o aprimoramento da prática. O processo se repetiu por três semestres consecutivos e a reflexão sobre os resultados alcançados em cada ciclo forneceram subsídios para aprimoramento no seguinte. Como resultado propõe-se um procedimento metodológico no qual o Modelo Tridimensional constitui elemento integrador de conteúdos desenvolvidos em um período curricular, tendo como referência o ensino de Projeto Arquitetônico e Urbanístico no quinto período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRNTCC In natura: anteprojeto de um espaço gastronômico de produtos naturais em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Cardoso, Mayara Eunice Andrade Lopes; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; Costa, Fernando José de Medeiros; Nascimento, Álvaro Alberto Barbosa doO trabalho desenvolvido se trata do anteprojeto de um estabelecimento voltado para o comércio de produtos naturais, localizado na cidade de Natal/RN. Este terá a dispor aos clientes um restaurante, um pequeno mercado e ainda promoverá oficinas de culinária e horticultura, trabalhando e oferecendo unicamente produtos orgânicos. A escolha deste tema se deu em virtude de interesse pessoal, dado a preocupações relacionadas ao desperdício que afetam o meio ambiente e a alta ingestão dos produtos industrializados, que atualmente se encontram à disposição. Tem como propósito incentivar melhores hábitos alimentares e proporcionar alimentações mais saudáveis. O trabalho tem por objetivo buscar o equilíbrio entre natureza e a arquitetura, através de uma proposta multifuncional, que utilize sistema construtivo convencional aliado ao alternativo. Contudo, os produtos oferecidos pelo estabelecimento são de procedência sustentável, mas não se pretende seguir rigorosamente a mesma linha de pensamento na edificação proposta. De fato, intenciona-se utilizar madeira na edificação, porém, focando em parte da área destinada ao atendimento aos clientes.Dissertação Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-26) Medeiros, Sanderson Carvalho Souza de; Tinôco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; ; http://lattes.cnpq.br/5894991616719973; Araújo, Bianca Carla Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; Silva, Carlos Alejandro Nome; ; Costa, Fernando José de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/2202462168165449A integração entre os projetos de arquitetura e de estrutura de edifícios constitui - se, na formaçã o acadêmica, um dos principais desafio s para o ensino do projeto de arquitetura. Estudos recentes apontam para a relevância da utilização de ferramentas computacionais em ambientes acadêmicos como importante estratégia para a referida integração. Embora no s últimos anos experiências pedagógicas utilizando BIM ( Building Information Modeling ) venham sendo incorporadas pelas escolas de Arquitetura, constata - se a necessidade de aprofundar procedimentos didático - pedagógicos que promovam a integração do ensino do projeto de arquitetura e de estruturas. O presente trabalho analisa diferentes experiências desenvolvidas no âmbito da UFRN e da UFPB, buscando identificar ferramentas, processos e produtos utilizados, apontando limitações e potencialidades em disciplinas ministradas nas referidas instituições. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica sobre o ensino de BIM e aspectos relacionados à integração dos projetos de arquitetura e estruturas. Utiliza - se de técnicas de coleta de observação direta em ateliê, da aplicação de questionários com alunos, entr evistas com professores, analisa dos por um método misto, qualitativo e quantitativo. Na UFRN, o âmbito do Ateliê Integrado (AI) como disciplina obrigatória no currículo, favorece a integração das disciplinas aqui estudadas, pois possibilita professores de diferentes disciplinas como orientadores . Com relação ao uso de BIM forma usuários iniciais, modeladores BIM, capazes de extrair quantitativos automaticamente e acelerar a produção, ganhando em qualidade nos produ tos, entretanto aprender a ferramenta e projetar paralelamente causa algumas dificuldades. Na UFPB, a falta de disciplinas obrigatórias sobre BIM, gera falta de conhecimento e segurança na utilização da ferramenta e dos processos, pela maioria dos alunos. Desta forma percebe - se a necessidade de um esforço maior da escola para a adoção e formação de competências BIM. Verifica - se a necessidade de maior conceituação BIM em ambas, para que se favoreçam os processos BIM e consequente melhor utilização das ferram entas, evitando a desvalorização e desuso da tecnologia, limitando - a a uma ferramenta. Considera - se a inclusão de disciplinas específicas com competências BIM mais avançadas, a partir de parcerias com cursos de engenharia e a promoção de integrações transdisciplinares que favoreçam o intercambio de culturas diferentes desde a academia.Dissertação Parâmetros urbanísticos na regulação do uso e ocupação do solo: estudo da densidade e do coeficiente de aproveitamento nos planos diretores de Natal de 1994 e 2007(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-13) Dantas, Josenita Araujo da Costa; Bentes Sobrinha, Maria Dulce Picanço; ; http://lattes.cnpq.br/3773171291305294; ; http://lattes.cnpq.br/3973936981487944; Costa, Fernando José de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/2202462168165449; Silva, Heitor de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242A Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Cidade estabelecem o Plano Diretor como instrumento básico da política de ordenamento territorial, tendo como princípio fundamental o cumprimento da função social da propriedade e do direito à cidade. Na perspectiva de adequação às diretrizes e objetivos da política urbana estabelecidos em 1988, o município de Natal elaborou os Planos Diretores de 1994 e 2007, definindo instrumentos e parâmetros de regulação do uso e ocupação do solo possíveis de assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana e de gerar subsídios ao planejamento e à gestão da cidade. Apesar de Natal ter sido um dos municípios brasileiros pioneiros na adoção desses princ pios, antecipando e incorporando os instrumentos que em 2001 viriam a ser definidos no Estatuto da Cidade, identifica-se que alguns desses instrumentos e parâmetros direcionados à regulação do uso e ocupação do solo não tiveram sua aplicação plena, a exemplo do mecanismo de acompanhamento e controle dado pelo Estoque de Área Edificável e da Densidade, que foi substituída pelo Coeficiente de Aproveitamento no Plano Diretor de 2007. Questionando esse procedimento, busca-se na presente pesquisa investigar de que maneira essa substituição do parâmetro densidade pelo coeficiente de aproveitamento influenciou na capacidade da gestão pública de regular os processos de uso e ocupação do solo, de forma a adequar a sua intensificação ao suporte da infraestrutura instalada. Foram tomadas como referência teórico-conceitual as contribuições sobre a prática de planejamento urbano no Brasil, nos marcos do ideário da reforma urbana, com destaque para as reflexõe s de Flávio Villaça, Orlando Alves Santos Junior e Daniel Todtmann Montandon, Luiz César de Q. Ribeiro, Raquel Rolnik, Ermínia Maricato, Laura Machado de Bueno e Renato Cymbalista, José Roberto Bassul e Carlos F. Lago Burnett, e, com relação aos parâmetros de controle urbanístico, o estudo identifica as diferentes abordagens sobre a densidade urbana e o coeficiente de aproveitamento com base nas reflexões de Claudio Acioly Jr., Forbes Davidson, Juan Luis Mascaró, Ricardo Ojima, Marcelo de Souza, José Rámon Navarro Vera e Armando Ortuño Padilla, Nestor Goulart Reis, Marta Dora Grostein e Susana Ricardo Alves. Como conclusão, discute-se a hipótese formulada, inicialmente, de que a mudança de parâmetros verificada colocou limites para o município realizar uma gestão adequada do solo urbano e, portanto, de fazer cumprir a função social da propriedade, considerando a necessidade de adequação entre a intensificação do uso e ocupação do solo e a infraestrutura instaladaDissertação Projeto de uma residência unifamiliar sustentável em condomínio de alto padrão em Parnamirim/RN(2017-07-24) Barbosa Júnior, Juarez de Quadros; Araújo, Virginia Maria Dantas de; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; http://lattes.cnpq.br/5410580416665461; https://orcid.org/0000-0002-5113-5031; http://lattes.cnpq.br/1620500438254280; Costa, Fernando José de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2202462168165449; Cunha, Leonardo Jorge Brasil de Freitas; http://lattes.cnpq.br/1398963541639643; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; https://orcid.org/0000-0002-3224-2245; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556A sustentabilidade tem ganhado força e impulsionado diversos estudos nas mais variadas áreas, seja na arquitetura, meio ambiente, educação, economia ou administração pública. O trabalho aborda questões referentes ao desenvolvimento e o conhecimento das questões relacionadas à sustentabilidade em residências unifamiliares, especificamente ao uso de recursos naturais renováveis, preocupações de conforto ambiental e eficiência energética no processo projetual e redução de desperdício de materiais durante a construção da edificação. O presente trabalho tem como objetivo elaborar um projeto de uma residência unifamiliar sustentável em condomínio de alto padrão, em clima quente e úmido, com a máxima eficiência dos recursos renováveis, com a captação de energia solar e de águas pluviais, além do uso de uma modulação e de esquadrias que permitam a permeabilidade dos ventos e da radiação solar direta com controle do usuário durante os períodos de verão e inverno. Durante os estudos realizados, foi utilizado o conceito de colmeia, através de seus aspectos modulação, racionalização, e apropriação do espaço, adaptando-se a uma das estruturas que demonstra maior equilíbrio na natureza, pois é sustentável sem que haja conflitos entre os espaços, interagindo com o entorno. Os condicionantes principais para a proposta foram o zoneamento bioclimático, as prescrições urbanísticas para a região objeto de estudo, a utilização de uma modulação padronizada, estudos volumétricos e situacionais para atender o programa de necessidades e a racionalização dos processos construtivos escolhidos, evidenciando soluções que aperfeiçoassem a alocação de recursos naturais – uso racional de água e o reaproveitamento das águas da chuva e de energias renováveis, em consenso com o custo viável de execução. O projeto da residência unifamiliar proposto com 507,60m² resultou em menor impacto ambiental, além de um impacto positivo na diminuição dos custos de operação e manutenção, tornando sua construção e operação mais viável do que uma residência convencional.TCC TeeDeez nightclub: anteprojeto de um equipamento de lazer noturno(ARQUITETURA E URBANISMO, 2014-11-27) Imbiakpa, Doubara; Costa, Fernando José de MedeirosO presente trabalho foi desenvolvido na área de projeto de arquitetura, e o objetivo principal foi desenvolver uma proposta de um Equipamento de Lazer Noturno para o bairro de Ponta Negra, zona sul de Natal. A partir dos estudos realizados em relação ao tema de lazer, foi possível desenvolver uma proposta para complementar os Equipamentos de lazer Noturno existentes no bairro de Ponta Negra, com o objetivo de oferecer mais opções de lazer, além da boate, valor estético , diversão, convivência social e conforto, levando em consideração os condicionantes físicas e legais.TCC Unidade de saúde animal: anteprojeto arquitetônico de um hospital veterinário público(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-28) Silva, Natália; Costa, Fernando José de Medeiros; Ribeiro, Sandra Albino; Galindo, Vinicius B.M.O objeto de estudo deste Trabalho Final de Graduação trata-se de uma proposta arquitetônica de um hospital veterinário público para a cidade de Natal/RN. Diante da ausência de equipamentos públicos com tal uso, bem como da fragilidade dos serviços assistenciais de medicina veterinária populares existentes, surge o interesse em contribuir, a partir da arquitetura, para o bem-estar animal. Leva-se em consideração ainda a problemática do número de animais em situação de rua, que se configura como questão de saúde pública. Dessa forma, objetiva-se elaborar um anteprojeto de um hospital veterinário destinado ao atendimento de animais de pequeno porte – cães, gatos e animais silvestres – respondendo às especificidades de uma edificação de caráter público, contribuindo de forma preventiva e corretiva para a saúde na cidade, atendendo às necessidades, principalmente, dos animais comunitários e com donos de baixa renda; e colaborando com a convivência harmoniosa homem-animal.Dissertação Ventilação e prescrições urbanísticas: uma aplicação simulada no bairro de Petrópolis em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2001-04-18) Costa, Fernando José de Medeiros; Araújo, Virgínia Maria Dantas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783186Y7; ; http://lattes.cnpq.br/2202462168165449; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; Bittencourt, Leonardo Salazar; ; http://lattes.cnpq.br/8764685045584103O objetivo deste trabalho é o estudo da ventilação natural e a sua relação com as normas edilícias. O trabalho simula a aplicação das prescrições urbanísticas dos últimos três Planos Diretores de Natal em um trecho do tecido urbano do bairro de Petrópolis, analisando os efeitos sobre a ventilação natural. A pesquisa parte da hipótese de que a redução dos recuos e a conseqüente diminuição da porosidade na massa edificada, eleva o nível do gradiente de ventilação, reduzindo a velocidade dos ventos nos níveis mais baixos das edificações. Para o desenvolvimento do estudo, são produzidos modelos de ocupação com recursos de modelagens computadorizadas em três dimensões, as quais são posteriormente submetidas à análise em programa de Mecânica dos Fluidos Computadorizada. Conclui-se que a redução sucessiva nos índices que definem os afastamentos mínimos entre os edifícios, produz a redução da velocidade dos ventos em áreas adensadas, aumentando a possibilidade de formação de ilhas de calor