Navegando por Autor "Costa, Vitor Hugo Rufino Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Rupturas e continuidades: análise historiográfica do ensino de História no Brasil ( 1969-1996)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-24) Costa, Vitor Hugo Rufino Santos; Dias, Margarida Maria de; 0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; 0009-0009-3144-0432; http://lattes.cnpq.br/6690115955947955Este artigo tem como objetivo compreender as críticas - e as permanências - feitas ao Ensino de História no Brasil durante o recorte temporal de 1969 a 1996, em publicações que são referenciadas como as primeiras desse campo de pesquisa. Para isso, foi utilizada a análise comparativa de obras do período supracitado, redigidas ou organizadas por autores como Conceição Cabrini, Déa Fenelon, Ernesta Zamboni, Marcos A. Silva, Miriam Moreira Leite, Sonia Nikitiuk, entre outros. Essas obras abordam questões sobre o ensino de História no Brasil e embora tenham contextos de criação distintos, todas relatam como é o ensino, em múltiplas dimensões, no seu período e indicando possíveis caminhos a serem tomados, a fim de melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, foi feito um esforço para definir e categorizar tais obras, encaixá-las como obras de disseminação científica que podem ser utilizadas. Ao fim da análise, foi possível perceber uma similaridade entre as críticas feitas ao longo dos anos na dimensão do ensino, assim como uma aproximação das sugestões postas.