Navegando por Autor "Coutinho, Karyne Dias"
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TCC A performance como experiência do fazer artístico multifacetado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-10-19) Ferreira, Pablo Roberto Vieira; Ciotti, Naira Neide; Ciotti, Naira Neide; Coutinho, Karyne Dias; Pacheco, Heloísa Helena de SousaO presente trabalho busca abordar a importância da linguagem da performance no contexto escolar no intuito de dinamizar as formas da aprendizagem das Artes Cênicas ampliando as concepções do fazer artístico. Partindo-se do percurso de formação artística deste pesquisador que dialogou com diversas formas de se fazer arte através de oficinas e grupos como forma de ampliação de pensamento, transita-se ainda entre teorias e ações educativas de artistas e pesquisadores, entre eles Renato Cohen (2002), Tania Alice (2010), Jorge Glusberg (2013), Guillermo Gómez-Peña (2005) que dialogam diretamente com performance reforçando como essas ações foram importantes para a consolidação dessa linguagem. Dentro desse universo, chega-se ao conceito de “programa”, desenvolvido por Eleonora Fabião (2009), importante disparador de experiência na criação de performances e ao conceito de professor-performer cunhado por Naira Ciotti (2012), onde se relativiza a dualidade ensino e criação artística.Dissertação A.M.E. - Arte, método e espiritualidade: processos de criação cênica inspirados pela educação em valores humanos(2019-02-28) Sousa, Nadja Rossana Lopes de; Haderchpek, Robson Carlos; ; ; Fernández, Esther Fragoso; ; Coutinho, Karyne Dias;A inquietação de transformar-me e o desejo de estimular as pessoas de alguma forma para que possam descobrir seu caminho de transformação. É isso que me move nessa pesquisa. O teatro se mostra para mim como um espaço propício e fértil que me permite vislumbrar essas possibilidades, mesmo diante de uma sociedade que vive uma crise ética, do não exercício dos valores humanos e o isolamento social. A sociedade que tem sede e necessidade da criatividade. Assim, esta investigação propõe identificar os elos entre a Educação em Valores Humanos (EVH) criado por Sathya Sai Baba e o Teatro, a partir da Dramaturgia dos Encontros (o Eu, o outro, a plateia) e da Poética dos Elementos (Ar, Terra, Água, Fogo, Éter) desenvolvida por Robson Haderchpek, tendo como pano de fundo o pensamento complexo de Edgar Morin. Toda a investigação tem como fio condutor o modelo da criatividade quântica e parte da premissa da consciência proposta por Amit Goswami. Para propor essas conexões metodológicas se fez necessário antes refletir e descrever o sentindo do corpo e sua implicação no processo criativo, o que me levou à denominação e à percepção de que, a cada instante, lidamos com um corpus. Para desmistificar, esta pesquisa fala de conhecimentos que nos acompanham desde a ancestralidade até os dias atuais, por isso, divagamos em tempos diferentes, costuramos fatos e dialogamos conhecimentos da sociedade que mostram algumas dimensões que contemplam e constituem no despertar nos Valores Humanos em cada um de nós. Como resultado prático desta pesquisa nós temos o espetáculo cênico Em Terra Ser que é analisado sob a perspectiva do método Educare e que faz paralelos entre os processos de criação cênica e Educação em Valores Humanos.Dissertação Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Cunha, Thâmara Monique; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/0199396593095459; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Araújo, Rummenigge Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7945050864628295A pesquisa de mestrado intitulada “ABRAM-SE AS CORTINAS: Uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o Ensino de Teatro”, tem como objetivo analisar o processo de montagem de uma peça teatral, por intermédio de uma prática pedagógica que considere a participação de crianças com e sem deficiência em contexto escolar. A montagem estava ligada ao Projeto de Literatura e Arte da escola, que tinha como homenageado nesse ano o escritor Ariano Suassuna. Cada turma ficou responsável por uma de suas obras, a escolha foi feita pelas professoras de Língua Portuguesa e Arte e os 9º anos ficaram com a peça A Pena e a Lei. Esse estudo acontece na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, no município de Guamaré/RN, em três turmas de 9º ano (A, B e C), no turno vespertino, sendo que a análise se centra na turma do 9º A, a qual tinha trinta e um alunos, contando com duas alunas com deficiência. Por meio desse trabalho vimos que é possível utilizar a montagem teatral como prática pedagógica envolvendo alunos com e sem deficiência ao longo do processo.Dissertação Agora chupa essa manga - a cena pós coquetel: interfaces da aids nas artes da cena(2020-02-27) Fonseca, Franco Willamy Lima da; Haderchpek, Robson Carlos; ; ; Barbosa Júnior, José Duarte; ; Coutinho, Karyne Dias; ; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de;Este trabalho lê a aids como metáfora e defende o uso da metáfora como ferramenta de análise ensaiada pela autora Susan Sontag (2007). Dialogo em primeira pessoa apresentando algumas doses reagentes das representações poéticas da aids nas Artes da Cena e como estas interagem com elementos intrínsecos a uma cultura caracterizada pelo domínio masculino, pelas disparidades sociais entre as fronteiras de gênero, classe e raça. Ensaio sobre a noção de “pós coquetel” elaborada por Alexandre Nunes (2015). Começo com um relato reflexivo sobre as experiências de campo que foram realizadas entre 2018 e 2019 e suas reverberações para esta pesquisa no campo prático e teórico. Experimento a leitura de programa performativo da autora Eleonora Fabião (2013) a partir da composição em Performance. Disserto sobre o protagonismo de artistas soropositivos em narrativas da aids abordando a noção “pós coquetel” como possível representação para o exame discursivo da epidemia nas Artes da Cena no Brasil. Esta representação dialoga com ideia de “epidemia discursiva” refletida por Marcelo Secron Bessa (1997) ambos os termos surgem no campo literário, sendo aqui contaminados para um contexto no qual a epidemia é pensada nas Artes da Cena, especialmente na Performance. Desafio lançar um olhar pós coquetel às Artes da Cena exemplificando como esta noção influencia a leitura dos processos criativos de artistas soropositivos. Encerro com a descrição de Práticas Contaminadas, o último escrito que reúne as atividades ainda em análise sobre as práticas artísticas, pedagógicas e informativas da pesquisa em curso.Dissertação (An)danças negras como percurso pedagógico nos processos criativos de arte-educar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-10) Sá, José Walter Almeida; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://orcid.org/0009-0003-8180-7112; http://lattes.cnpq.br/6178446368254112; Lewinsohn, Ana Caldas; Silva, Sebastião de SalesEsta pesquisa investiga princípios de processos criativos em arte-educação, que emergem em práticas artístico-pedagógicas com danças negras na escola, em suas relações entre corpo-memória (Fonseca, 2020), corpo-território (Miranda, 2022) e corpo-tela (Martins, 2022), junto à metodologia somático-performativa (Fernandes,2014). Realizada numa turma de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Celestino Pimentel (Natal-RN), a pesquisa seguiu em meio a um processo contracolonial (Santos, 2023), desaguando pelas danças negras como principal movente de uma pedagogia centrada no corpo e na imersão de suas confluências, que se revelam como princípios possíveis de processos criativos em arte-educação, e se desdobram numa reflexão acerca da escola como um lugar de ampliação, inventividades e possibilidades contra-hegemônicas, rediscutindo-se principalmente o papel antirracista da arte-educação.Dissertação Análise do discurso sobre o "bom" professor de História no Brasil contemporâneo: uma questão de cidadania...(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-29) Rabêlo, Wagner de Araújo; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; ; http://lattes.cnpq.br/3918859110146778; Veiga-Neto, Alfredo José da; ; http://lattes.cnpq.br/8520385995088505; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; ; http://lattes.cnpq.br/7585947992338412; Costa, Gilcilene Dias da; ; http://lattes.cnpq.br/2934771644021042; Momo, Mariangela; ; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917Tendo a perspectiva pós-estruturalista como orientação teórico-metodológica, mais especialmente a partir do uso de ferramentas das-leorizações foucaultianas, esta Dissertação tem como objetivo investigar as condições de possibilidade para a emergência e a consolidação do discurso sobre ? "bom" professor de História no Brasil atual. Para tanto, lança-se um olhar de inspiração arqueogenealógica sobre esse discurso, analisando seu atravessamento em eventos que envolvem os processos de elaboração da Constituição Brasileira de 1988, a Lei -de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de História no Ensino Fundamental, bem como a circulação de matérias sobre a disciplina escolar de História publicadas na Revista Nova Escola no período de 1992 a 2002. Como um dos principais resultados da análise, tem-se que a prática de significação da cidadania liberal no Brasil contemporâneo preparou um campo de possibilidades tanto para a emergência quanto para a consolidação do referido discurso, que se situa no entremeio de diversos focos dispersos e descontínuos de poder que atravessavam as discussões sobre o que seria um cidadão brasileiro na Nova República. Com base nisso, tem-se, como outros resultados da pesquisa, que o conceito de cidadania e a ideia de formação cidadã são os fios condutores de três eixos do discurso sobre o "bom" professor de História, instituindo-se que um "bom" professor dessa disciplina escolar no Ensino Fundamental deve formar: ? cidadão crítico-moral; o cidadão competente; e o cidadão patriota. Conclui-se que a recorrência de enunciados desse discurso vai tecendo uma rede de significados e práticas que atuam na construção de um modelo de ser professor de História inventado em meio às novas demandas da sociedade brasileira pós-ditadura civil-militar, sem necessariamente considerar o seu processo de construção, permeado em si mesmo por uma variedade de atravessamentos de poder.TCC ARTE COMUNIDADE: AFETOS E AFETAÇÕES DE UM PROFESSOR-ARTISTA-MORADOR DE FELIPE CAMARÃO(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-20) Silva, Francisco Ivanilton Honorato da; Coutinho, Karyne Dias; https://orcid.org/0009-0002-2521-2395; Barbosa, Makarios Maia; Junior, João Batista FerreiraO presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Teatro parte do pressuposto de que a arte pulsa dentro das comunidades e que um olhar mais atento para dentro delas é o necessário para evidenciá-las para todos. Aqui seguimos a trajetória de um professor-artista e morador de Felipe Camarão, bairro da zona oeste de Natal-RN constantemente associado à criminalidade, mas que foi o palco dos afetos e afetações dele e de mais vários outros que compartilham da mesma realidade. Em diálogo com a pedagogia do oprimido de Paulo Freire (1970) e com o teatro do oprimido de Augusto Boal (2019), o texto do TCC contextualiza um processo de emancipação de um coletivo artístico independente residente de Felipe Camarão — Coletivo A Gente —, através do relato de um processo de criação teatral (montagem e encenação do espetáculo Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna) desenvolvida no componente curricular de Práticas Cênicas Integradas da Licenciatura em Teatro da UFRN. Entendendo o trabalho com esse espetáculo como um dos frutos dessa construção comunitária e coletiva, este TCC busca situar também outros projetos desenvolvidos pelo Coletivo A Gente, evidenciando as potências desses moradores e do próprio território, na perspectiva do teatro comunitário, com o qual é possível discutir e refletir sobre diversas problemáticas vivenciadas e ignoradas dentro das periferiasTese Arte contemporânea, corpo e experiência multissensorial: diálogos inclusivos na formação de professores das infâncias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Oliveira Neto, Rivaldo Bevenuto de; Alves, Jefferson Fernandes; Costa, Robson Xavier da; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; https://orcid.org/0000-0002-3683-1207; http://lattes.cnpq.br/0626374189871242; Pillar, Analice Dutra; Coutinho, Karyne Dias; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Dias, Maria Aparecida; https://orcid.org/0000-0003-3644-604X; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Carvalho, Martha Milene Fontenelle; Costa, Silvia Carla MarquesEsta pesquisa, intitulada Arte Contemporânea, Corpo e Experiência Multissensorial: diálogos inclusivos na formação de professores das infâncias, está vinculada à linha de pesquisa Educação e Inclusão em contextos educacionais, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo deste estudo foi analisar as experiências multissensoriais de professores em um processo formativo e suas repercussões na prática pedagógica, considerando a participação de crianças com e sem deficiência no ensino de Arte. A fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa ancora-se no campo da Filosofia e da Arte, estabelecendo diálogos entre autores que trazem contribuições para pensar a educação pela sensibilidade, a partir de conceitos como: dialogismo e alteridade (Bakhtin, 2003); experiência (Larrosa, 2002); corpo e estesia, (Merleau-Ponty, 1994; Le Breton, 2016); Multissensorialidade (Soler, 1999; Silva, 2022). A abordagem metodológica é de natureza qualitativa. No que se refere aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória (Gil, 2002). Em relação aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa-intervenção (Jobim e Souza, 2005). Nossos interlocutores foram 16 professores de Arte que atuam no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), na rede pública municipal de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte (RN), associados a um curso de extensão (Arte Contemporânea, Corpo e Experiência Multissensorial - 60h), promovido pelo Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da UFRN. Na programação do curso abordamos: o corpo na história da Educação Especial e na Arte Contemporânea; corpo, estesiologia e experiência estética; o corpo e os objetos na relação estética multissensorial; e as contribuições de Lygia Clark e Lygia Pape para a arte contemporânea, artistas que inspiraram o nosso percurso formativo. A construção dos dados ocorreu por meio de entrevista individual e coletiva de forma semiestruturada; observação; oficinas pedagógicas; registros fotográficos e videográficos. Os resultados da pesquisa afirmam que o dialogismo, a alteridade e a intercorporeidade podem ser fios condutores do trabalho com a arte contemporânea com professores e crianças em uma perspectiva inclusiva. Nesse sentido, defendemos que a interface corpo, estesia, multissensorialidade e deficiência é uma possibilidade de se pensar práticas pedagógicas para todos os alunos em contexto escolar. Nessa perspectiva, o professor, ao participar de processos formativos pela corporeidade, amplia a sua consciência corporal e pode promover proposições de experiências estéticas sensíveis no ensino de Arte Contemporânea na escola, considerando a participação de crianças com e sem deficiência.TCC Aula-performance e programas performativos: pistas para uma subversão na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-12) Silva, Dennis Emanoel Xaxá da; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; http://lattes.cnpq.br/1739090264684032; Lopes, Melissa dos Santos; Lopes, Maria Luiza SoaresCom o retorno gradual das aulas presenciais após os dois primeiros anos da pandemia por Doença do Novo Coronavírus, a pergunta central que atravessa este Trabalho de Conclusão de Curso é: que efeitos podem ter, nas novas realidades da escola após o advento da pandemia, as práticas de performance criadas e experimentadas nas aulas de arte durante o período do formato remoto de ensino? Partindo do pressuposto do potencial pedagógico da performance como linguagem artística, este estudo tem o objetivo de reelaborar Programas Performativos para instigar performances na escola, a partir dos estudos e práticas de alguns professores-pesquisadores-performers, tais como: Eleonora Fabião (2013), Diego Marques (2017), Denise Rachel (2013), André Bezerra, Lygia Clark e Grupo Andaluz de Teatro. Para tanto, faz uma breve revisão bibliográfica referente às pedagogias da performance, apresentando algumas concepções teóricas dos autores Renato Cohen (2011), Tania Alice (2016), Naira Ciotti (2013), Guilhermo Gómez-Peña (2016), Felipe Fagundes e André Bezerra (2009) e Pablo Helguera (2011). Trata-se, neste estudo, de propor pistas para aproximar crianças e jovens de uma das linguagens da arte contemporânea e inspirar professores de arte, licenciandos, pedagogos e demais pessoas interessadas que desejem trabalhar com exercícios cênico-performativos nas escolas após o advento da pandemia, que urgem ainda mais por práticas emancipadoras, transgressoras e poéticas capazes de enfrentar as duras realidades do ensino público no Brasil.Dissertação Aurita: uma persona em desmontagem contínua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Dantas, Pamela Dutra; Ciotti, Naira Neide; ; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; ; http://lattes.cnpq.br/2757647087232242; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Leal, Mara Lúcia; ; http://lattes.cnpq.br/9710632359254853Esta pesquisa refere-se ao processo de desmontagem contínua da obra original Bálsamo, surgida como objeto de pesquisa da graduação, considerando o atravessamento que ocorre diante da pessoalidade que se apresenta e que conduz a subjetividade na performance. Discorrese como a performance imprime uma transgressão específica diante da realidade, mudando a perspectiva do espaço e do tempo. Para isto, analisa-se o processo de criação usando como metáfora os diferentes estados de deglutição de uma beterraba, a fim de experimentar a persona Aurita e suas formas infinitas. O objetivo geral do trabalho visa investigar o processo de transformação pelo qual passa a persona Aurita, no intento de perceber as dores e afetos que cercam a mulher, através de uma dinâmica de narrativas familiares vinculadas à violência e ao trauma. A pesquisa evidencia a persistência de atitudes que discriminam ou rejeitam a ideia de igualdade de direitos entre homens e mulheres, ainda prevalente na sociedade. Apresenta-se a desmontagem cênica como motor para a criação incessante, multiplicando possibilidades e transformando o processo artístico em uma espécie de “instauração”, ou seja, um estado criativo que permanece em constante desmantelamento e expressa metamorfoses da “persona”, que se mantém fluida, livre e exposta a novas possibilidades de criação.Dissertação Caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-10-22) Pontes, Paul Mailliw de Moraes; Haderchpek, Robson Carlos; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/3672104844520235; Hernandez, Márcia Maria StrazzacappaA presente pesquisa a baseia-se em pensamentos do Teatro e da Educação e busca contribuir para os processos de estudos das grandes áreas, bem como apontar novas possibilidades para o ensino de Teatro na Educação Básica. Um dos focos da pesquisa é a figura do Artista-Professor que nesse trabalho é entendido como um fazedor da própria arte que ensina, aproximando-se assim dos conceitos de Professor-Artista (STRAZZACAPPA, 2006), ProfessorPerformer (ICLE, 2013) e ainda Diretor-Pedagogo (HADERCHPEK, 2009). Logo, o Artista-Professor, passa a ocupar uma função mediadora entre o aluno e a prática teatral, conduzindo-o através de Aulas-Encontro. Tal conceito é esmiuçado ao longo do processo e se pauta na ideia da Arte do Encontro de Grotowski (2011), o que contribui, diretamente, para o pensamento metodológico do trabalho, que busca expandir a compreensão de aula através de um convite do professor para o aluno. O trabalho como um todo é proposto dentro de uma escrita ensaísta sobre Educação, Teatro e Experiência.TCC Caminhos por onde atravessei e fui atravessada: relatos de uma viajante na trajetória das palavras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Freitas, Glênia Maria da Silva; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Maria Eleonora Montenegro de; Coutinho, Karyne DiasO presente trabalho pretende relatar o processo de experiência por meio do uso da palavra durante a trajetória no Curso de Licenciatura em Teatro e no curso de Mímesis Corpórea no Lume. Trago a palavra como mote de criação e investigação de uma proposta cênica, a fim de destacar a importância do poder que ela tem como estímulo de criador de imagens mentais. Lanço mão da utilização da palavra como proposta para experimentar de outras formas a metodologia da Mímesis Corpórea, que parte a princípio da observação de uma imagem para em seguida encontrar equivalência no corpo. Adentrando nessa metodologia, encontro a Mímesis da Palavra, lugar de íntima investigação para o uso da palavra como mote de criação cênica a partir da observação da palavra falada.Dissertação Cartografios de uma narratriz: performances entre contação de histórias, teatro e educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-04) Mélo, Fernanda da Silva Araújo; Coutinho, Karyne Dias; ; ; Souza, Ana Paula Abrahamian de; ; Hartmann, Luciana; ; Ciotti, Naira Neide;Esta Dissertação cartografou performances como experiências de criação de uma narratriz, envolvendo na composição desta uma discussão sobre corpo narrativo, performance art e performance narrativa (contação de histórias). Entendendo meu corpopalavra como primeiro espaçotempo performático e atravessada pelos conceitos de artista/docente de Isabel Marques (2011; 2014) e professor-performer de Naira Ciotti (2014), compreendi o híbrido narratriz como singularidade de uma artista/educadora que pode mobilizar questões inventando espaços liminares entre a performance, a contação de histórias, o teatro e a educação. A investigação aconteceu através da vivência de performances art provocadas pelas questões que o universo da narração oral trouxe a minha existência, costuradas às memórias de meu percurso pessoal como contadora de histórias e a pesquisas das contadoras de histórias brasileiras Aline Cântia Miguel (2017), Ângela Café (2015), Gislayne Avelar Matos (2014; 2015), Regina Machado (2004;2015) sobre a narração oral no mundo contemporâneo, como também da argentina Ana Padovani (2014). Foi através dessas tecituras que emergiu uma produção singular da narratriz, imbricando os fazeres artísticos da performance art com a performance narrativa num mesmo acontecimento, que também incluiu a relação entre performance e educação como disparadora de um processo de pedagogia do teatro, no texto contextualizadas com as vozes de Gilberto Icle (2017) e Mônica Bonatto (2017). Além disso, produzi discussões sobre corpo e performance, dialogando com teóricas/os como Eleonora Fabião (2008), Luciana Hartmann (2015), Paul Zumthor (2014) e Suely Rolnik (2016), entrelaçando ainda questões feministas e evidenciando a importância da produção de/ por mulheres, o que reverbera na linguagem produzida pelo corpo e nas palavras escolhidas para serem contadas, que tem ancoragem no que diz Clarissa Pinkola Estés (1998; 2018) e Márcia Tiburi (2019). Está presente no texto também o conceito de experiência em Jorge Larrosa (2014; 2018), visto a partir do lugar de uma mulher artista/educadora/ pesquisadora, que cria caminhos e elabora ref lexões sobre como toda essa tecitura pode ser geradora de uma pedagogia teatral autoral e contemporânea na escola.Dissertação O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade(2016-02-25) Silva, Clara Beatriz Santos Pereira da; Momo, Mariangela; ; ; Coutinho, Karyne Dias; ; Cunha, Marlecio Maknamara da Silva; ; Dias, Adelaide Alves; ; Cavalcante, Ilane Ferreira;Esta dissertação teve como objeto de estudo a constituição de uma determinada identidade infantil – identidade infantil erotizada – a partir do consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos e suas manifestações em uma escola de educação infantil do Natal-RN. Fundamentando-se nos Estudos Culturais em Educação, em uma vertente pós-estruturalista, o presente estudo objetivou evidenciar e problematizar como o consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos contribui na constituição de uma identidade infantil erotizada. Entende-se que a infância é uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças relacionadas aos contextos nos quais as crianças estão envolvidas. Dito isso, destaca-se que na contemporaneidade estabelecem-se condições culturais peculiares que produzem novas formas de ser criança e de viver a infância. A partir desse pressuposto, considerou-se que os discursos das músicas pop com conteúdos eróticos, e determinadas práticas a elas relacionadas, têm efeitos nos modos de ser criança na contemporaneidade e operam sobre a constituição de uma identidade infantil erotizada. Assim, buscou-se a inspiração na análise do discurso foucaultiana aportes para compreender os discursos que atravessam as músicas e as falas das crianças. Também como estratégias metodológicas, realizou-se um olhar de inspiração etnográfica sobre as crianças pesquisadas em uma escola pública de Educação Infantil do município de Natal no Rio Grande do Norte/Brasil, por meio de registros em um diário de campo sobre as práticas do cotidiano escolar das crianças que tinham relação com as questões da pesquisa. A análise incidiu sobre os fragmentos das letras extraídas das músicas pop com conteúdos eróticos; os discursos das crianças e práticas observadas e registrados no contexto escolar que tinham relação com as músicas pop com conteúdos eróticos e alguns materiais do âmbito cultural que fazem referência às músicas pop com conteúdos eróticos em circulação na atualidade. Diante das análises realizadas foi possível evidenciar, entre outros achados, que as crianças da contemporaneidade, em meio aos efeitos das músicas pop com conteúdos eróticos, investem em práticas corporais que contribuem na construção de um corpo sensual e erotizado. Evidencia-se, ainda, que as músicas em questão operam na produção de modos “adultizados” de ser criança, marcados pelo borramento de fronteiras de gerações. Tais aspectos contribuem em potencial para a formação de identidades infantis erotizadas.Dissertação Um corpo cavalgado: a pombagira como mito-guia na criação performática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-10) Barroso, Elze Maria de Oliveira; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; ; ; Vicente, Ana Valéria Ramos; ; Coutinho, Karyne Dias; ; Haderchpek, Robson Carlos;O trabalho investiga a Pombagira sob a perspectiva do mito-guia (LYRA, 2013), experienciado corporalmente a partir da criação de uma série de Performances destampadas pela Mitodologia em Arte (LYRA, 2013), que propõe um caminho de procedimentos na restauração da imagem e do mito como disparadores do reconhecimento de si. Na experiência de performar a Pombagira, acabase por tensionar o termo pejorativo “mulata”, ao trabalhar imagens associadas à ideia de guras femininas objeti cadas pela sexualidade e advindas de um contexto histórico de discriminações, por serem de matrizes africanas. Sendo mulher negra, a pesquisadora dá corpo à gura da Pombagira, discutindo questões sobre racismo estruturante e feminismo negro, e procurando trazê-las para o âmbito das artes cênicas. Em convergência com o material acerca da Mitodologia em Arte, de Lyra (2013), busca-se dialogar também com os conceitos de Pedagogia das Encruzilhadas, de Luiz Ru no (2019), Pombagira, de Andréa Lage (2004), Stefania Capone (2003), Reginaldo Prandi (1996), Racismo, de Grada Kilomba (2019), Interseccionalidade, de Angela Davis (1981), e Performance, de Renato Cohen (2002).TCC Corpo, memória e território: práticas pedagógicas a partir dos elementos das danças negras como expressividade corporal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Sá, José Walter Almeida; Fonseca, Franco Willamy Lima da; http://lattes.cnpq.br/6322452491719526; http://lattes.cnpq.br/6178446368254112; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; Oliveira, Monique Dias de; http://lattes.cnpq.br/4268467303803200Esta pesquisa é o despertar para o som dos tambores ancestrais, silenciados na formação da Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em um movimento descritivo e reflexivo sobre o reconhecimento de narrativas afetivas e epistemológicas, despertadas através do contato com as danças de matriz afro diaspórica. Diante da experiência de reconectar-se com a ancestralidade e de trabalhar com o corpo na formação em teatro, começo a explorar na dança a potência energética e sua função pré-expressiva na cena, como preparador corporal. Este artigo dialoga sobre práticas arte educativas, centradas nas referências afro-brasileira e nas práticas constituídas por meio das danças negras como pedagogia do corpo no teatro. Como resultado dessas experimentações se desenvolveu uma metodologia voltada para elaboração de oficinas corporais, investigando os desdobramentos que as dança negras podem provocar no sujeito e no cotidiano do ensino de teatro no Brasil.TCC Corpo, memória, criação e pertencimento: relatos afetivos de uma acariense que inventou de ser artista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Barbosa, Roberta Alves; Vieira, Elisa Martins Belém; http://lattes.cnpq.br/0184851309036051; Coutinho, Karyne Dias; Brito, Jaécia Bezerra deAs escritas a seguir se caracterizam como um memorial em formato de relato crítico e afetivo dos múltiplos processos formativos vivenciados em minha trajetória acadêmica, artística e humana, que estão para além dos muros da universidade. Estão presentes nas cores, cortes, paisagens, cordilheiras, açudes, potencialidades, presenças vivas e resistentes na cidade de Acari, município localizado no Seridó, região geográfica e cultural pertencente ao estado do Rio Grande do Norte. Reflete-se sobre aspectos relacionados à memória, identidade e pertencimento, à evocação da percepção de fatos e sentimentos autobiográficos, partindo dos processos educacionais e artísticos vivenciados no decorrer do curso de Licenciatura em Teatro na UFRN (2016-2022). Destaca-se também a importância da representatividade e visibilização das produções artísticas realizadas no interior do Estado. Nesse sentido, é das demandas políticas, culturais e cênicas, do meu corpo que quer contar as histórias que aprendi, vivenciei e que me constitui como ser humana, criatura e criadora. Assim, proponho uma leitura pautada na artesania das encruzilhadas, dos pontos, nós, costuras, emendas, fios que entrançam os processos criativos, cuidadosamente e cenicamente, inspirados numa terra parida pelo calor e pela beleza, chão que reverbera vida e se torna arte.Dissertação Corporeidade materna: um conto da trajetória pessoal e reflexões sobre o corpo em arte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-26) Lunono, Paulino Tchiloia Bimba; Alves, Teodora de Araújo; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Katito, José; Coutinho, Karyne DiasNum mundo arrebatado pela globalização/universalismo, como discurso, negando assim as particularidades/diversidade de lugares e pessoas, este trabalho fundamenta a necessidade de se olhar para as singularidades. A maior parte dos estudos culturais, no quesito da identidade, se concentra(ra)m na hibridação das culturas, olhando para a identidade como algo apenas situacional. Este posicionamento também afecta o modo de olhar para as identidades étnicas, entendidas como meras identificações. Assim sendo, a partir da contação da trajectória pessoal e do forjamento do conceito de corporeidade materna, proponho uma identidade não apenas política/situacional, mas como uma realidade incorporada que deve ser considerada nos processos de ensino de artes cénicas na escola – lugar de onde parto −, sobretudo. A reflexão é conduzida de modo indisciplinar, foram dirimidos os habituais muros, entre o político, étnico e/ou cultural/artístico, geográfico, económico, histórico, etc. A reflexão, para além do viés teórico, possui uma parte de prática teatral embasada nos trabalhos do Bimphadi (Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena, Angola) que integro como actor-pesquisador.TCC “A CRIAÇÃO”: EXPERIÊNCIAS DE TEATRO E DANÇA NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) EM MACAÍBA/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) de Lima, Mikael Maycon; Barbosa, Makarios Maia; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665; https://orcid.org/0009-0005-0656-9980; https://lattes.cnpq.br/7305688575135023; Barbosa, Makarios Maia; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665; Coutinho, Karyne Dias; da Silva, Antonildo Lucas PinheiroO presente trabalho relata e analisa os processos preparatórios e as experiências de aulas de teatro e dança para jovens assistidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade de Macaíba (RN), ocorridas durante os anos de 2023 e 2024. Destaca-se aqui a importância do teatro como estratégia de inclusão e desenvolvimento socioemocional para pessoas com deficiência, explorando os benefícios observados nas áreas de afetação cognitiva, emocional e social dos participantes. A escolha metodológica do trabalho na APAE-Macaíba envolveu a adaptação de técnicas de jogos teatrais para atender às necessidades específicas dos alunos e alunas, promovendo a expressão criativa, a comunicação não-verbal e a interação social, na construção do espetáculo “A Criação”. Os resultados deste processo, observados na vida cotidiana da instituição, indicam melhorias significativas na autoestima desses jovens, nas suas capacidades de expressão emocional e em um maior domínio da habilidade de trabalho em equipe, evidenciando o potencial transformador dessas artes cênicas como uma forma eficaz de educação inclusiva. Este relato contribui para o campo da educação especial ao demonstrar que atividades culturais como o teatro podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento integral e na inclusão social de indivíduos com necessidades especiais.Dissertação Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-24) Almeida, Patricia Fortes de; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; ; http://lattes.cnpq.br/1475004692244374; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Nascimento, Rita Gomes do; ; http://lattes.cnpq.br/1608776186937258Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos que são atribuídos pelos professores indígenas pankará ao processo de constituição do saber escolar. Para isso, partimos do pressuposto de que a constituição deste saber escolar se configura dentro de umamultiplicidade de sentidos. Ele se constitui em processos que englobam relações de interdependências, parcerias, conflitos e confrontações, envolvendo diferentes instituições. Neste processo, os professores pankará se encontram implicados, influenciam e são influenciados, estabelecendo circuitos de relações. Dessa maneira, práticas de significação e redes de saberes são instituídaspelos Pankará em aliança com os negros da Tiririca e junto às várias instituições com queminteragem, com o fim de criar e transformar saberes, atribuir sentidos e construir o currículo escolar. Sendo assim, é enquanto prática de significação que concebemos o currículo escolar, pois também é por meio dele que se constitui o saberensinado na escola pankará. A pesquisa foi realizada através da metodologia da Entrevista Compreensiva, numa abordagem multirreferencial, pois recorremos a um arcabouço teórico, diversificado, que nos ajuda a tecer um olhar mais plural no desenvolvimento do objeto de estudo. Para isso, nosso procedimento de coleta de dados foi o grupo focal e entrevistas individuais e nossa principal referência de análise as falas dos professores pankará e tiririqueiros. Na análise e interpretação dos dados, situamos a retomada da educação escolar pankará como ponto de partida mobilizador para compreendermos as configurações e processos desencadeados em torno das discussões e elaboração do currículo escolar, de maneira que, nesta construção curricular, o currículo escolar é concebido de várias formas, aspecto que influencia, significativamente, na multiplicidade de sentidos que são atribuídos à constituição do saber escolar. Por fim, abordamos aspectos que se destacaram no discurso dos professores pankará acerca dos sentidos atribuídos à constituição do saber escolar. O principal deles está relacionado à introdução da cultura do povo dentro da escola. Consideramos este aspecto uma importante chave interpretativa, pois é a partir dele que são desencadeadas mudanças e transformações na escola, o que também altera e influência a própria constituição do saber escolar. Além disso, também abordamos outra dimensão deste processo, que seriam asmudanças e transformações provocadas na própria dinâmica cultural do povo, tendo em vista o papel normatizador que a escola exerce no âmbito comunitário e sobre esta cultura que nela é introduzida