Navegando por Autor "Farias, Ronnie Anderson Nascimento de"
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TCC A importância do profissional bibliotecário como mediador da informação para o desenvolvimento da competência informacional dos usuários com dislexia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Santos, Rosa Milena dos; Farias, Ronnie Anderson Nascimento de; Bevilaqua, Lia Rejane Müller; Santos, Raimunda Fernanda dosDescreve a importância do profissional bibliotecário como mediador da informação e formador da competência informacional de usuários com distúrbios neurológicos de aprendizagem que, consequentemente, tem necessidades educacionais especiais, no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Utilizando como cenário da pesquisa a Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) e o Laboratório de Acessibilidade (LA) da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) nessa instituição. Tem como objetivo geral pesquisar quais as contribuições do bibliotecário para atuar como mediador da informação para usuários com/ou que apresentam distúrbio neurológico de aprendizagem, no qual a CAENE e o Laboratório de acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede auxiliam na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivos específicos pesquisar as características dos indivíduos com distúrbios neurológicos de dislexia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade nos estudos associados à sua competência informacional e analisar a estrutura curricular do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o intuito de avaliar se o profissional bibliotecário tem uma formação profissional que possibilite mediar informação e construir a competência informacional dos usuários com distúrbios neurológicos de aprendizagem. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e exploratória realizando duas entrevistas semiestruturadas com a psicóloga escolar da CAENE e com a bibliotecária-documentalista do Laboratório de Acessibilidade da BCZM. Apresenta como resultado a descrição das funções que o bibliotecário possui como mediador da informação em relação à formação da competência informacional de usuários, principalmente, com distúrbios ou transtornos neurológicos de aprendizagem, além de utilizar estratégias informacionais e tecnologias assistivas para auxiliar, orientar, acompanhar e ajudar os usuários que tenham dificuldades no seu processo de ensino e aprendizagem. Conclui que na estrutura curricular do curso de Biblioteconomia da UFRN do ano de 1998 a 2002 e no ano de 2014 a 2017, faltam disciplinas capazes de formar um profissional bibliotecário que auxiliem em sua formação do profissional em relação a exercer atividades que contribuam para a inclusão informacional, a acessibilidade e a necessidade educacional especial.TCC Análise da encontrabilidade dos websites e sua aplicação ao site do departamento de Biblioteconomia da UFRN(Biblioteconomia, 2011) Farias, Ronnie Anderson Nascimento de; Souza, Jacqueline Aparecida deTCC Biblioteca viva: o estudo de caso da Biblioteca do Gênesis Colégio e Curso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Menezes, Adanyele Catelyne Lima de; Farias, Ronnie Anderson Nascimento de; Freitas Neta, Antonia de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoAnalisa a temática biblioteca escolar, se propondo a transformar um espaço de difícil acesso, em um espaço livre, confortável, devidamente sinalizado e organizado. A qual, além dos serviços tecnicistas de biblioteconomia, possa ser um ambiente, dinâmico, divertido, ativo, pensado para atrair seus usuários. Desenvolvendo atividades que possibilite florescer o hábito e gosto pela leitura, com palestras, eventos, debates, exposições, exibição de filmes; caracterizando uma biblioteca viva. Desenvolveu-se devido a uma necessidade de apresentar a valia da atuação de um profissional bibliotecário frente ao desconhecimento pela comunidade da escola. Objetiva discutir o diferencial da atuação do bibliotecário frente a uma biblioteca escolar, do universo da pesquisa que é a biblioteca da escola Colégio e Curso Gênesis; e os específicos são: diagnosticar o desempenho da biblioteca, perceber a diferença do profissional bibliotecário em uma biblioteca escolar e propor melhorias para a biblioteca no tocante ao desenvolvimento do acervo, serviços, organização e planejamento da biblioteca. Tem como metodologia um estudo de caso da Biblioteca da Escola Colégio e Curso Gênesis, que consiste em um método indutivo, utilizado na compreensão dos fenômenos individuais, os processos organizacionais e políticos da sociedade, de forma que possa entender os meios e os motivos que levam a determinada decisão. Conclui-se que um bibliotecário cumpre, de modo satisfatório, o seu papel e missão na instituição, a serviço da comunidade, do ensino- aprendizagem.TCC Comunidade booktube e o leitor contemporâneo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Oliveira, Maria Beatriz Izidia Baracho de; Felipe, Carla Beatriz Marques; Felipe, Carla Beatriz Marques; Noronha, Malkene Wytiza Freire de Medeiros; Farias, Ronnie Anderson Nascimento deO trabalho analisa a influência da comunidade BookTube no leitor contemporâneo. O embasamento teórico do texto consiste de um breve apanhado da história do livro, discussões sobre o leitor contemporâneo e seus hábitos de leitura, mídias sociais, comunidades virtuais, BookTube como comunidade e descrição de aspectos dos canais literários. Pesquisa do tipo exploratória resultou na utilização de um questionário direcionado aos inscritos para tentar entender a influência dessa nova comunidade do meio digital em relação ao leitor contemporâneo. Na coleta e análise de dados ficou claro que o BookTube é uma ótima ferramenta para ser utilizada na disseminação de livros e do ato de ler.