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Navegando por Autor "Farias, Talita Maria de"

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    TCC
    A inclusão de crianças autistas na escola regular: desafios para a prática pedagógica e o olhar do profissional de apoio escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Farias, Talita Maria de; Peixoto, Sara Maria Pinheiro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ferreira, Maria José Campos
    A trajetória histórica das pessoas com deficiência foi marcada, por séculos, por práticas excludentes e segregacionistas. Somente após a Segunda Guerra Mundial surgiram movimentos em defesa dos direitos desse grupo, culminando, nas últimas décadas do século XX, com o fortalecimento do modelo social da deficiência, que propõe a superação das barreiras sociais e a inclusão no sistema educacional regular. No século XXI, políticas públicas como a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015) consolidaram princípios de acessibilidade, cidadania e equidade. Este trabalho insere-se nesse contexto histórico e legal por meio de um Relato de Práticas Educativas vivenciadas entre 2022 e 2024, tendo como objetivo analisar os principais desafios enfrentados na inclusão de criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola regular, com ênfase nas implicações para a prática pedagógica e nas percepções do profissional de apoio escolar no município de Parnamirim/RN. A experiência se concentra na trajetória de um estudante com TEA, cuja permanência em tempo integral na escola evidenciou a relevância de práticas pedagógicas individualizadas e colaborativas. O relato revela que a atuação do apoio escolar vai além das funções assistenciais previstas em lei, exigindo escuta ativa, sensibilidade e compromisso ético. Destaca-se a importância do trabalho conjunto entre professores, equipe pedagógica e família na construção de um ambiente verdadeiramente inclusivo. A falta de estratégias pedagógicas estruturadas ainda é um desafio, revelando a distância entre o discurso legal e a prática cotidiana nas escolas. Portanto, a inclusão escolar é um processo contínuo, que requer investimento em formação docente, reorganização curricular e valorização da diversidade como elemento essencial ao processo educativo.
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