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Navegando por Autor "Ferreira, Adir Luiz"

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    TCC
    Adaptação das crianças na creche: dificuldades no meio escolar e relação com o ambiente familiar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-20) Silva, Brenda melo Gomes da; Oliveira, Maria Patrícia Costa; Oliveira, Maria Patrícia Costa de; Ferreira, Adir Luiz; Peixoto, Vanessa Alessandra Cavalcanti
    O presente trabalho tem como finalidade compreender na prática como funciona a adaptação das crianças nas creches de 0 a 3 anos de idade, em uma instituição de educação infantil pública e a relação com o ambiente familiar. Partindo desse pressuposto, a elaboração desse trabalho surgiu a partir das experiências compartilhadas durante o Estágio remunerado na Prefeitura Municipal da cidade de Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o referido relato de experiência é de extrema importância para que pudéssemos conhecer como se organiza e funciona adaptação na educação infantil, fazendo uma reflexão sobre a prática pedagógica e o seu papel nos diversos contextos educativos, identificando as dificuldades e possibilidades de atuação do pedagogo. Para isso, se fez necessário aliar os dados coletados no campo de pesquisa aos conceitos teóricos, adotamos como procedimento metodológico a realização de uma pesquisa qualificativa, sem interesse de expor a instituição, alunos e pais entrevistados. Para a construção deste trabalho, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: DAVINI (1999), BORGES (2002), ROSSETI–FERREIRA (2005), GOLDSCHMIED (2006), PEREIRA (2011).
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    Dissertação
    Alfabetizar letrando na EJA: das dificuldades docentes à busca de superação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-29) Fernandes, Ambrosiana da Silva; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; http://lattes.cnpq.br/2527223181575594; http://lattes.cnpq.br/5384565228693273; Ferreira, Adir Luiz; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Ramalho, Betania Leite; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; Soares, Julio Ribeiro; Costa, Maria Antônia Teixeira da
    No âmbito da temática ‘formação do professor alfabetizador da educação de jovens e adultos’, nosso trabalho, investigou, sob a perspectiva de professoras da EJA, dificuldades docentes por elas encontradas e estratégias de superação utilizadas na prática pedagógica de alfabetizar letrando jovens e adultos. O trabalho se inscreve na abordagem qualitativa de pesquisa e utiliza como procedimentos de construção dos dados o questionário, a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação. O campo empírico foi uma escola pública municipal da cidade de Natal/RN, e os sujeitos quatro professoras das turmas de alfabetização de jovens e adultos. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da Análise de Conteúdo, emergiu a temática Docência na Alfabetização-Letramento de Jovens e Adultos, com três categorias - Dificuldades Docentes; Razões Explicativas das Dificuldades; Estratégias de Superação das Dificuldades Docentes, com as respectivas subcategorias. As Dificuldades Docentes relativas ao professor se configuram em: Lacunas/Equívocos da própria formação docente; (In)Conciliação de Variáveis: funcionamento e organização curricular inflexíveis X possibilidades sazonais de trabalho dos alunos; Gestão da heterogeneidade das turmas; Exaustão motivada por pesadas jornadas de trabalho docente e doméstico. As Dificuldades referentes aos alunos são: evidências de muito cansaço pela labuta diária que se prolonga no turno das aulas; (In)Conciliação de Variáveis: jornada extraescolar instável X frequência escolar; Inassiduidade; Baixa autoestima; Medo de errar/de se arriscar; Ansiedade para aprender muito, em pouco tempo; Retrocessos (recuos, acanhamentos), em decorrência de avanços dos colegas; Descrença na própria conquista de autonomia na alfabetização/letramento. Na busca de superar as dificuldades docentes da prática pedagógica, 15 (quinze) Estratégias foram elencadas, a partir da experiência das professoras. Observamos que sobre um único tema as professoras organizam suas narrativas, indicando que a temática da docência é o objeto central de suas reflexões. Todavia, há evidências de que estão mais voltadas para dificuldades gerais, inerentes à própria organização das condições de trabalho docente na EJA e às condições materiais de existência de docentes e discentes. Não apresentam, de forma mais explícita, dificuldades no tocante à prática específica para alfabetizar letrando jovens e adultos, levando a pressupor que não as sentem. O exame mais acurado de suas falas, no entanto, vai mostrando facetas desta categoria, ainda que diluída entre aspectos gerais do cotidiano existencial de alunos e professoras, fato este que atribuímos à gravidade dos problemas estruturais por eles vivenciados no cotidiano extraescolar, com profundas repercussões no cotidiano escolar e na docência. Destacando a importância deste trabalho para a nossa formação profissional, registramos que os achados de nossa pesquisa ratificam a nossa compreensão de que a estrutura, a organização e o funcionamento da escola ideal que temos, com horários rígidos e organização curricular (in)flexível para um público (ir)real da Educação de Jovens e Adultos – precisam ser urgentemente repensados.
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    Dissertação
    Uma análise do ensino de Geografia utilizando as representações cartográficas no 2º ciclo nas escolas públicas de Natal - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-11-10) Freitas, Edilson Pereira de; Carvalho, Edilson Alves de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761201P6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778168A4; Albuquerque, Maria Adailza Martins de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786112P9; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8
    Análise do Ensino da Geografia utilizando as representações cartográficas no 2º ciclo nas escolas públicas de Natal RN, tendo em vista a relação teórico-prática dicotomizada, no que se refere a aplicabilidade real desses recursos no ensino da Geografia. Essa análise compreende uma revisão bibliográfica, à luz de teorias e concepções sobre o processo de ensino e de aprendizagem da geografia e da utilização dos recursos geocartográficos ao longo da história. Objetiva-se caracterizar o espaço escolar, a escola na comunidade, o ensino de geografia e o uso dos recursos cartográficos, a importância dos recursos didáticos como suportes metodológicos no ensino de Geografia, no sentido de apontar soluções para melhorar as aulas no Ensino Fundamental, e contemplar questões primordiais relativas às práticas docentes; pela compreensão, enquanto profissional de educação, da luta pela valorização do magistério e da educação pública; pela relevância social da melhoria da formação de professores da Educação Básica, em pleno exercício das atividades docentes, e pelo acesso às fontes e espaços de pesquisa onde se exerce a função de professor formador no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy IFESP
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    Tese
    A aprendizagem transmídia na sala de aula: potencialidades de letramento midiático
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-26) França, Patricia Gallo de; ; http://lattes.cnpq.br/8288579916239009; ; http://lattes.cnpq.br/2416899708664987; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Mercado, Luis Paulo Leopoldo; ; http://lattes.cnpq.br/5780536667755396; Pretto, Nelson de Luca; ; http://lattes.cnpq.br/1504621070252946; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; Carneiro, Vania Lúcia Quintão; ; http://lattes.cnpq.br/3217794741589069
    A tese Aprendizagem Transmídia na Sala de Aula: Potencialidades de Letramento Midiático teve como principal objetivo investigar a aprendizagem transmídia como uma abordagem pedagógica de letramento midiático junto a professores e alunos das séries finais da educação básica pública. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa a partir do uso das diretrizes investigativas da etnometodologia (GARFINKEL, 1967; COULON, 1995a), pelo fato de caracterizar-se pelo estudo de atividades cotidianas dos indivíduos, com atenção ao modo como eles tomam decisões, comunicam, resolvem problemas, raciocinam, seja por ações corriqueiras seja por eruditas, por meio de tecnologias e mídias; bem como pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003), no que se refere à intervenção pedagógica proposta por nós. Assim, a pesquisa é apresentada em duas etapas, a saber: 1) o uso das tecnologias e mídias no processo de ensino-aprendizagem, investigando alunos e professores; 2) a aprendizagem transmídia na sala de aula, uma intervenção pedagógica na escola-campo de pesquisa. Os dados foram analisados por unidades relacionais, considerando o tema central: uso de tecnologias e mídias. Como resultado, constatamos que: o livro didático ainda é o principal suporte utilizado pelo professor; as tecnologias e mídias digitais apenas são mencionadas pelos alunos quando estes realizam atividades de cunho acadêmico por iniciativa própria; o letramento midiático do professor interfere na abordagem de privilegiar e mediar o letramento midiático dos alunos. Assim, concluímos que a aprendizagem transmídia modificou a dinâmica de ensino-aprendizagem, propiciando maior entusiasmo e interação dos alunos com/sobre o objeto de conhecimento, estabeleceu um diálogo significativo entre professoraluno e aluno-aluno, além de ter potencialidade de letramento midiático.
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    Dissertação
    Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-31) Freitas, Amanda do Nascimento Barreto; Ribeiro, Cynara Teixeira; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Ferreira, Adir Luiz; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Nascimento, Zaeth Aguiar do
    O trabalho objetiva analisar os efeitos produzidos pelo atravessamento da psicanálise nas trajetórias de formação docente inicial e continuada de professoras atuantes em diferentes instituições educativas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca das interfaces entre psicanálise e formação docente, bem como entrevistas com três pedagogas que possuem suas trajetórias profissionais marcadas pelo encontro com o referencial psicanalítico. A pesquisa bibliográfica empreendida considerou os artigos publicados nos últimos 10 anos no Portal de Periódicos da Capes e na Plataforma Scielo, sendo selecionados particularmente as publicações referentes aos processos formativos de professores. As análises destes artigos privilegiaram a discussão sobre possíveis contribuições da psicanálise nas trajetórias formativas das docentes, indicando que tais subsídios se materializam basicamente em três eixos: (1) o professor enquanto sujeito; (2) as relações transferenciais entre professores e estudantes; e (3) os efeitos dos imperativos educacionais contemporâneos nas relações pedagógicas. Por sua vez, os resultados das entrevistas apontam o caráter singular dos encontros das pedagogas entrevistadas com a psicanálise, ratificando que esse atravessamento é considerado por elas como essencial em suas trajetórias formativas, sendo da ordem de uma escolha que ocorre no entrelaçamento entre as dimensões profissional e pessoal, guiada sobretudo pelo desejo. Nas trajetórias formativas destas pedagogas, o encontro com a psicanálise deu-se, via de regra, ao longo da formação continuada, pela via da análise pessoal, sendo a busca pelo atendimento psicanalítico motivada por questões emanadas da prática docente com crianças. De acordo com as entrevistadas, a docência é considerada desafiadora do ponto de vista subjetivo, por demandar processos de escuta e acolhimento que exigem considerar a criança e o adolescente enquanto sujeitos que são protagonistas dos seus próprios processos de aprendizagem, o que exige a ressignificação das idealizações existentes nas relações com os pares, com os estudantes e com as famílias. A partir dos dados levantados e das análises resultantes, conclui-se que a presença da psicanálise na formação docente é atualmente lacunar na formação inicial, geradora de resistências por remeter a práticas históricas que precisam ser superadas, sendo, por essa razão, que o encontro docente com o referencial psicanalítico se dá majoritariamente na formação continuada. Adicionalmente, ficou evidenciado que a escolha das docentes pela psicanálise como um dos referenciais que fundamentam suas posturas e práticas permite lidar de forma diferenciada com desafios inerentes à prática profissional em seus entrelaçamentos com a dimensão pessoal.
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    Dissertação
    Avaliação institucional via SINAES: um estudo sobre representações sociais dos Técnicos em Assuntos Educacionais da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Nascimento Júnior, Reinaldo Tamandaré do; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; ; http://lattes.cnpq.br/4826720142184991; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4779942540702598; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://lattes.cnpq.br/3426259793325875
    O presente estudo busca analisar a atuação do Técnico em Assuntos Educacionais das Unidades Institucionais e Acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no que diz respeito à avaliação institucional via Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e as suas relações estabelecidas com o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como foco a problemática da avaliação institucional, num prisma de representação social atribuída por parte dos agentes envolvidos, em especial, os Técnicos em Assuntos Educacionais. É um estudo de caráter qualitativo, realizado com base na observância de referenciais bibliográficos e produções da área, com destaque para autores como Moscovici (2002, 2003), Jodelet (1989, 2002) e Arruda (2002, 2005), no que diz respeito à representação social, além do emprego de questionários, aplicação de entrevista e da Técnica de Associação Livre de Palavras para fins de análise descritiva e de conteúdo, conforme aponta Bardin (1977). Como resultado, aponta não haver uma representação social sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior em si, visto que há apenas um mero discurso circulante no trabalho ou, no máximo, uma representação individual e de profissional da área. No processo de avaliação, parece predominar apenas um atendimento ao marco legal; carecendo de ser mais aprimorado. A pesquisa também evidencia que o tema carece de um melhor aporte teórico.
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    Dissertação
    A construção de uma cultura de educação em direitos humanos: experiências formativas em uma escola da rede municipal de Natal
    (2018-10-31) Neres, Bruna Costa; Silva, Rosalia de Fátima e; ; ; Dias, Adelaide Alves; ; Ferreira, Adir Luiz; ; Nascimento, José Mateus do; ; Ribeiro, Vandiner;
    Nesta pesquisa, elegemos como objeto de estudo a relação entre a Educação e a construção da cultura em Direitos Humanos na escola. Partimos do pressuposto de que ser uma escola pública comprometida com a Educação em Direitos Humanos resulta de um conjunto de experiências formativas vivenciadas pelos sujeitos que atuam na instituição. Temos, assim, o objetivo de compreender os sentidos atribuídos por professoras de uma escola pública, considerada referência em aprendizagem, acerca do desenvolvimento da cultura de Educação em Direitos humanos na escola. Delimitamos a pesquisa para a relação entre as práticas e concepções de professoras de uma escola da Rede Municipal de educação da cidade do Natal, acerca da educação na perspectiva dos Direitos Humanos. Consideramos importante estudar as práticas docentes para a construção de uma cultura de Educação em Direitos Humanos na escola pública, devido à urgência em se formar sujeitos de direitos, empoderados e cientes da realidade em que estão inseridos, capazes de participar de todos os processos sociais que se estabelecem nos espaços em que é partícipe. Para tanto, como aporte metodológico, utilizamos como unidade principal de referência as entrevistas realizadas e interpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva, aliadas às interações proporcionadas pela metodologia do Estudo de Caso. Com base nas falas e nas observações da prática, desvelamos que, apesar de uma escola pública ser considerada de referência em aprendizagem, esse fato, apenas por si mesmo, não a classifica como uma escola comprometida com a Educação em Direitos Humanos, tendo em vista que aspectos como desconhecimentos acerca dos documentos norteadores da EDH, pré-conceitos formados acerca da problemática, diferenças entre o falar e o fazer docente, causados sobretudo pela falta de embasamento e formação docente se colocam como obstáculos ao desenvolvimento da cultura de educação em direitos humanos na escola. A mudança apresenta-se a partir de atitudes que considerem as práticas escolares cotidianas como momentos de reflexão e ação sobre os direitos humanos, passando a produzir uma formação em/para os Direitos Humanos que faça sentidos a todos. Essa pesquisa evidencia que a cultura em Direitos Humanos na escola é um dos caminhos para uma sociedade melhor preparada às demandas sociais contemporâneas e se mostra como possibilidade para a criação da cultura do respeito, tolerância e paz a partir da formação de sujeitos capazes de tornarem-se autores de suas próprias histórias.
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    Dissertação
    A construção do princípio do cooperação na Pedagogia Freinet:uma prática em sala de aula do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-10-07) Silva, Ana Paula Sá Gabriel da; Pereira, Francisco de Assis; ; ; http://lattes.cnpq.br/6129021571125592; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778176A6; Martins, Lúcia de Araújo Ramos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794794P6; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8
    Esta pesquisa está centrada nas raízes da proposta pedagógica de Célestin Freinet um dos mais importantes educadores do século XX, pois suas propostas, nasceram da realidade do aluno, sendo por ele valorizado. No início dos seus trabalhos, Freinet percebeu que, para conseguir edificar uma escola que realmente atingisse as classes populares, precisaria efetivar mudanças no ambiente escolar. O meu trabalho investiga o princípio da cooperação nas ações desenvolvidas pela professora e alunos na prática da sala de aula. A tomada de decisões para a realização deste trabalho requisitou de minha parte uma reflexão profunda e global acerca dos passos que deveriam ser tomados considerando-se que a minha intenção não era a mera intervenção no sistema escolar com uma programação pré-estabelecida, não existindo instrumentos criados aprioristicamente para o desenvolvimento de ações no contexto escolar. Como questões norteadoras desta dissertação destaco:- Como a cooperação contribui para vivência dos alunos? De que maneira esse princípio se concretiza no cotidiano da sala de aula? -Pode o princípio cooperativo agir como alternativa favorecedora na dinâmica da sala de aula e das relações entre alunos? O princípio da cooperação exige a criação de um ambiente na sala de aula em que existam elementos mediadores na relação professor-aluno. Assim, a organização da sala tem um caráter emergente; é preciso considerar a participação dos alunos na construção de seus conhecimentos. Para isso, é necessário criar estruturas que devem ser preenchidas a partir da atividade dos próprios alunos. Através desse pensamento temos como objetivos específicos: 1)Investigar na atuação pedagógica da professora a utilização de estratégias para a consolidação do princípio cooperativo para a sala de aula; 2)Refletir sobre a organização do trabalho cooperativo desenvolvido pela professora, observando como este se concretiza em sala de aula; 3)Proceder ao levantamento das vivências de cooperação construídas em sala de aula pelos alunos e professora. Assim para desenvolver uma interação com os sujeitos da pesquisa [professora e alunos] procurou-se inicialmente desenvolver estudos em torno da abordagem da pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, por ser um referencial metodológico mais indicado ao uso das técnicas de observação, entrevistas e análise de documentação, pois essas técnicas são tradicionalmente associadas à etnografia. Essa pesquisa pretende compreender a visão do que se processa cotidianamente na sala de aula pesquisada e as múltiplas relações imbricadas no processo de motivação da aprendizagem com o uso da cooperação
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    Dissertação
    A Construção social do conhecimento :a reorientação curricular via tema gerador na Escola Cabana em Belém/PA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-09-12) Silva, Rita de Cássia Melém da; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; ; http://lattes.cnpq.br/5179363207743861; Hage, Salomão Antônio Mufarrej; ; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016; Pereira, Francisco de Assis;
    Este estudo analisa a experiência de reorientação curricular via tema gerador, vivenciada nas escolas que compõem o sistema municipal de educação de Belém do Pará dentro do projeto da Escola Cabana, tendo como locus de pesquisa a Escola Municipal João Carlos Batista. Esse movimento de reorientação curricular, que rompe com o modelo tradicional de um currículo linear, hierárquico e fragmentado, tomou como pressupostos teóricometodológicos os princípios e categorias freireanos da pedagogia crítica, que pressupõe um currículo interdisciplinar, dialógico, democrático, crítico e contextual, a partir da sistematização de uma proposta teórico-metodológica de reorientação curricular via tema gerador, ou seja, partindo das situações-problema da comunidade escolar, fazendo relações mediadas pelos conhecimentos escolares para a compreensão e possível intervenção na realidade. Essa proposta vem sendo implementada não somente em Belém, mas também em várias partes do Brasil. Sendo a Escola Cabana uma experiência instituinte na tentativa de viabilizar uma Educação verdadeiramente democrática, dialoga ainda com outras experiências de escolas de mesma natureza no Brasil, como a Escola Plural-MG, a Escola Cidadã Rs e a Escola Candanga DF. Com base nas idéias de Paulo Freire, J. Sacristán, M. Apple, C. Linhares, A. Coulon e outros, apresento algumas reflexões epistemológicas acerca do problema da pesquisa que consiste no registro e na análise do esforço de construção social do conhecimento via tema gerador na Escola Cabana em Belém-PA, com seus avanços e contradições durante o período de 2001 a 2004. Como procedimento metodológico, desenvolvi uma pesquisa qualitativa, de inspiração etnometodológica e de caráter colaborativa, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação participante no cotidiano escolar, entrevistas semi-estruturadas, e a análise dos documentos e das produções da Escola. Os resultados apontam para a importância do registro de tal experiência, enfatizando seus avanços e entraves que poderão servir como referencial para inspirar futuras políticas de reorientação curricular que se pautem pela construção social do conhecimento e, por conseguinte, de uma Educação mais1 democrática e voltada para uma cidadania ativa
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    Dissertação
    Contextos político e educacional no Campus Natal – Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: da ETFRN ao IFRN, passando pelo CEFET/RN
    (2017-07-31) Manso Júnior, Hugo; Domingos Sobrinho, Moisés; ; ; Ferreira, Adir Luiz; ; Ramalho, Betânia Leite; ; Silva, José Moisés Nunes da; ; Baracho, Maria das Graças;
    O presente trabalho é produto de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental que teve por objetivo principal analisar os contextos político e educacional no Campus Natal – Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (CNat–IFRN), quando da publicação da Lei n° 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Tomando a fase final da ditadura militar e a transição à democracia como referência inicial, o texto percorre três institucionalidades, da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), passando pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET–RN). Como objetivos específicos o trabalho procurou fazer um breve resgate histórico da educação profissional no Brasil; analisar os antecedentes à criação dos Institutos Federais e avaliar seus impactos no CNat-IFRN. Discute-se o contexto político do período em que são criados os Institutos Federais e suas permanentes disputas pelos rumos do país, que se refletem na política educacional permeada por descontinuidades em sua orientação e legislação. Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, o novo governo (2003-2010) manteve-se num equilíbrio instável entre as políticas neoliberais, instaladas no Brasil na década de 1990 e os seus compromissos históricos, em especial desde a fundação (1980) e a formulação do programa democrático e popular do Partido dos Trabalhadores em 1987. Percorridos os objetivos do trabalho, pode-se afirmar que a conjuntura que envolve a transição da ETFRN para o IFRN, é pautada por crises e disputas políticas. Crise do modelo neoliberal de dominação econômica e ideológica no plano internacional e de profundas disputas políticas no país. Os resultados apontam que, apesar da positividade da expansão da Rede Federal, a partir de 2003, não se produziu uma nova institucionalidade que viesse a alterar a dualidade estrutural entre a educação propedêutica e a educação profissional no país, cabendo o desafio ao CNat-IFRN de aprofundar sua formação profissional, em vários níveis, em diálogo mais permanente com a rede estadual de ensino médio do Rio Grande do Norte.
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    Tese
    As contribuições do computador para a formação do leitor literário: uma chave para o ensino de literatura na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-27) Souza, Danielle Medeiros de; Amarilha, Marly; ; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423; ; http://lattes.cnpq.br/3736725830057015; Pereira, Maria Teresa Gonçalves; ; http://lattes.cnpq.br/7923206208515174; Ferreira, Norma Sandra de Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/6166901900638256; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/8288579916239009; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; Martha, Alice Áurea Penteado; ; http://lattes.cnpq.br/6609188672656392; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863
    Este estudo investiga as contribuições do computador para o ensino de literatura na escola. Sua relevância consiste em fornecer ao professor subsídios para ampliar suas competências no ensino de literatura a partir do (re)conhecimento da função mediadora e formativa do computador, no fortalecimento do ensino literário e na abertura para novas possibilidades de apreciação da arte literária. Defende-se a tese de que o computador, por meio de suas multimídias integradas, pode trazer significativas contribuições para a formação do leitor de literatura no espaço escolar. Reafirma-se o valor da literatura para o desenvolvimento e para a aprendizagem dos sujeitos escolares, enfocando o papel do computador na mobilização do interesse e da curiosidade dos alunos, na recriação da arte literária e na democratização desse texto, no cenário escolar. O estudo alinha-se à vertente qualitativa, com base em princípios da pesquisa-ação, necessários para proceder a uma intervenção pedagógica. Como procedimentos e instrumentos metodológicos, foram adotados a análise documental, a entrevista, o diário de campo, a construção de um portfolio, a gravação em áudio e em vídeo das sessões de leitura e o registro em blog. A pesquisa realizou-se em uma escola pública do município de Natal – RN, numa turma de 5º ano do ensino fundamental, com 23 alunos, cuja faixa etária variava entre 9 e 14 anos. No curso da intervenção pedagógica, realizaram-se 8 aulas de leitura de literatura em diferentes suportes e gêneros, como o flipalbum/flipbook, a literatura eletrônica e o livro impresso. As sessões de leitura foram desenvolvidas conforme os moldes da andaimagem (scaffolding), descritos por Graves e Graves (1995). O corpus compõe-se de mensagens construídas nas etapas da pesquisa e é analisado com base em princípios da Análise de Conteúdos, especificados por Laurence Bardin (2011) e por Maria Laura Franco (2005). Tomou-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (2011; 2010; 2009; 2007; 2006; 2003; 1994; 1993), Belloni (2010), Buckingham (2007), Coll e Monereo (2010), Eco (1972; 1994; 2003; 2008), Cazden (1991), Calvino (1990), Candido (2012), Coelho (2009), Cope e Kalantzis (2003), Culler (1999), Freire (1996; 2003), Hayles (2009), Hunt (2010), Iser (1979; 1996), Jauss (1979), Kress (2001), Lajolo (1982), Lucas (2001), Pacheco (2004), Paulino (2001), Pound (2006), Rettenmaier (2009; 2010), Santaella (2003; 2004; 2005; 2007), Sartre (2006), Smith (1999; 2003), Stierle (1979), Veen e Vrakking (2009), Vigotski (1998), Zilberman e Lajolo (2009), dentre outros. A análise 8 aponta a importância do diálogo entre literatura e mídia-educação para enriquecer o ensino literário e para situá-lo frente às necessidades e aos interesses da escola atual e de seus aprendizes. Confirma o valor do computador como objeto de ensino e de mediação para o encontro prazeroso com o texto literário, em uma transposição multimidiática, por meio do flipalbum, com a literatura eletrônica e com o livro impresso. Revela, ainda, a possibilidade de apreciação do texto literário pela via computacional, em situações de vivência das diferentes modalidades de leitura e de experiência estética, em que se registra o exercício da coautoria no ato de ler, a renovação de percepções, a exploração dos sentidos e dos sentimentos. Sinaliza, dessa forma, as contribuições do computador em uma proposição pedagógica de formação do leitor de literatura, tais como: a acessibilidade, a recriação e a democratização do literário; a formação de repertório; o convite à literatura impressa, pelo diálogo intertextual e pelo compartilhamento da condição de leitor; a formação de habilidades específicas necessárias ao leitor contemporâneo, como a articulação entre imagens e palavras; a construção da autonomia e da autoestima; o acolhimento da subjetividade leitora; o alargamento das perspectivas culturais de promoção da leitura. Ressalta, por fim, a importância do mediador de leitura na seleção de estratégias que viabilizem a formação literária e midiática por meio dessa interface, de modo que atenda às necessidades dos educandos dos novos tempos, desenvolvendo habilidades leitoras, incentivando o gosto pelo texto literário e a criticidade no ato de ler.
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    Tese
    Uma conversa na escola: o diálogo e a mídia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-14) Souza, Sandra Mara de Oliveira; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; ; http://lattes.cnpq.br/4505038998214152; Palmeira, Maria José de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3917948215397527; Silva, Luiz Custódio da; ; http://lattes.cnpq.br/4218432912255127; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; Almeida, ângela Maria de;
    O diálogo figura como condição essencial para a plena efetivação da Comunicação. Em Paulo Freire, encontramos uma concepção de diálogo que se expressa, fundamentalmente, em duas dimensões: por um lado, no encontro de subjetividades; por outro, na ação. O diálogo não seria, portanto, um pensar para , mas, um pensar com . Por outro lado, a mídia, aqui compreendida como sinônimo de meios técnicos de informação e expressão está difundida na sociedade como sinônimo de meios de comunicação. Nessa direção, este trabalho tenciona verificar se a mídia possibilita o diálogo, no seio do conceito de comunicação freirerano. Partimos do pressuposto de que não é possível chegar a uma resposta, se continuamos a aceitar a abordagem teórica que polariza o processo da comunicação entre emissor e receptor. Utilizandonos de elementos da etnometodologia como a análise da conversação e a reflexividade, mergulhamos no cotidiano escolar de educadores e educandos de uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte, para, através de algumas experiências com a mídia, corroborar as ideias de Paulo Freire, afirmando a mediação feita pelo mundo e buscando um viés para utilização da mídia no sentido de proporcionar uma educação mais dialógica
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    Tese
    As dimensões pedagógica, didática, tecnológica e científica na formação e no desenvolvimento profissional dos professores no Brasil e em Portugal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-17) Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do; ; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; ; http://lattes.cnpq.br/0959562416041369; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Diniz, Adriana Valeria Santos; ; http://lattes.cnpq.br/7196551398849603; Nunez, Isauro Beltran; ; Fialho, Nadia Hage; ; http://lattes.cnpq.br/0894339271117102
    As dimensões pedagógica, didática, tecnológica e científica que impactam e subsidiam na formação e no desenvolvimento profissional dos professores do século XXI no Brasil e em Portugal. 2015.Tese - PPGEd. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.No presente trabalho, intitulado: “As dimensões pedagógica, didática, tecnológica e científica que impactam e subsidiam na formação e no desenvolvimento profissional dos professores do século XXI no Brasil e em Portugal” discutimos em que perspectiva esses cursos estão formando e contribuindo com o desenvolvimento profissional docente, para vivenciar, de modo equilibrado, as referidas dimensões, como forma de qualificar a prática pedagógica no contexto do século XXI. Este estudo tem como objeto a formação inicial de professores. Delimitamos o seguinte problema de pesquisa: Quais as percepções, fatores divergentes e convergentes entre esses cursos que formam os professores e sua contribuição no desenvolvimento profissional e na construção das dimensões pedagógica, didática, tecnológica e científica no Brasil e em Portugal? Especificamos como objetivo geral: Estudar, em uma perspectiva comparativa, os cursos de formação inicial de professores do Brasil e de Portugal, tendo em vista o desenvolvimento profissional e a importância das dimensões pedagógica, didática, tecnológica e científica. Os procedimentos teóricos e metodológicos norteiam-se na pesquisa qualitativa/quantitativa. Como instrumentos e técnicas de pesquisa utilizamos: observação, questionário e a entrevista semiestruturada. Fundamentamo-nos em autores, tais como: Freire (1996); García (1999); Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004); Houssaye (2004); Pintassilgo e Oliveira (2013); Shulman (2005); Saviani (2008); Nóvoa (1997); entre outros. Realizamos um estudo do tipo comparativo, com apoio dos documentos oficiais, Leis, Decretos, Pareceres e literatura especializada sobre formação de professores. Procedemos à análise seguida de momentos de reflexões, que propiciaram melhor compreensão das duas realidades. Assim, defendemos como tese de trabalho, que o Curso de Pedagogia no Brasil e os Mestrados Profissionais em Portugal, como modelos formativos de professores, devem ter como base de conhecimento as dimensões pedagógica, didática, tecnológica e científica, concebidas como referências orientadoras das práticas educativas dos professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, promovendo o desenvolvimento profissional docente e avanços qualitativos para a Educação Básica. Os resultados da pesquisa apontaram diferenças e semelhanças entre os cursos de formação de professor, no Brasil e em Portugal. Na formação inicial em Portugal há o predomínio das dimensões pedagógica e científica, em detrimento da didática e tecnológica. Inclusive, os professores consideram oportuno uma reestruturação do currículo para aprimorar a utilização das TICs. No Brasil, há maior relevância nas dimensões pedagógica e didática, desfavorecendo a tecnológica e científica. Os professores e os alunos especificam a necessidade de melhor sistematização do currículo para que sejam vivenciadas essas quatro dimensões. Portanto, nas duas realidades estudadas, as dimensões não estão sendo trabalhadas de forma equilibrada, o que dificulta o direcionamento de uma formação que favoreça, no desenvolvimento profissional docente. No entanto, nos últimos anos, houve a expansão das funções, da área de atuação; melhoria na oferta de disciplinas; acréscimo da carga horária das atividades e reformulação da matriz curricular. Sugerimos que a UEMA e a ESELx repensem a atual formação inicial, superem o distanciamento entre teoria-prática e reestruturem o currículo, atualizando as dimensões pedagógica, didática, tecnológica e científica, fundamentais para a formação do professor, que ensina e educa na escola do século XXI.
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    Dissertação
    Distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental: o caso da rede municipal de ensino do Natal/RN
    (2019-08-27) Bezerra, Andrea Rossely da Fonseca; Ramalho, Betânia Leite; Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos; ; ; ; Ferreira, Adir Luiz; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Diniz, Adriana Valéria Santos; ; Bormann, Maria Aliete Cavalcante;
    O presente trabalho trata da distorção idade-série de estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica brasileira. A investigação teve por objetivo analisar os fatores que impactam no fenômeno da distorção idade-série, na rede municipal de ensino do Natal/RN, sob a perspectiva de estudantes, de 15 a 17 anos, professores e coordenadores pedagógicos. Este estudo, com abordagem qualitativa, tem aporte teóricometodológico fundamentado em alguns autores da teoria histórico-cultural, de L. S. Vygotsky, e nas concepções de J. Dewey. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionário (com perguntas fechadas e abertas), ficha de identificação, entrevistas semiestruturadas e documentos oficiais (arquivos escolares). A pesquisa foi realizada em três escolas municipais da cidade do Natal, com 46 estudantes, 03 professores e 03 coordenadores pedagógicos. A condução do tratamento dos dados coletados, a análise e interpretação foi orientada pelos estudos de Bardin (1977) e Franco (2012), que tratam da técnica de pesquisa Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores internos à escola predominam na construção do fenômeno investigado e apontaram indícios de que as dificuldades dos alunos assimilarem os conhecimentos curriculares da Matemática e da Língua Portuguesa são as principais causas do atraso no fluxo escolar, gerando a distorção idade-série; ressalta-se, também, que, no processo de alfabetização, se instaura um conjunto de dificuldades que irão interferir nas aprendizagens posteriores; a ausência de ações efetivas para a correção de fluxo, nos anos finais do Ensino Fundamental, contribui para a recorrência da distorção idade-série; existe uma imagem estigmatizada desses estudantes que parece impedir que sejam vistos como indivíduos capazes de ter sucesso escolar e se desenvolver como cidadãos. Do processo analítico e respectivos resultados, são apresentadas algumas proposições para minimizar a distorção idade-série na rede municipal do Natal.
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    Dissertação
    Dos tempos de escola aso dias atuais reminiscências duradousras da experiência escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-10-14) Vieira, Marcílio de Souza; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Macedo, Roberto Sidnei Alves; ; http://lattes.cnpq.br/4548303459275924; Sousa, Margarete Ferreira do Vale de; ; http://lattes.cnpq.br/0753451522915252; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; Andrade, érika dos Reis Gusmão de; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033
    Este estudo trata sobre as marcas da experiência escolar no processo de individuação do sujeito e tem como objetivo geral conhecer de que forma essas experiências, a despeito das questões curriculares e pedagógicas, influenciam esse processo. Buscou-se interpretar as experiências reforçadas durante a escolarização e as trajetórias de enfrentamento das diversas situações vividas na escola. Tentou-se, também, compreender o sentido dos acontecimentos escolares críticos e igualmente como o meio familiar pode influenciar nas escolhas e formação dos sujeitos através do investimento pedagógico. Ademais, refletiu-se sobre os motivos que levaram alguns a permanecerem no ambiente escolar seja como estudante ou, mais tarde, do lado de lá , como professor. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de inspiração enomenológica utilizando-se de entrevistas narrativas com quatro sujeitos, a partir das quais se identificou as principais características, estrutura, condições de origem, o contexto social, as estratégias escolares, as formas como foram manejadas e suas conseqüências. A análise dos relatos deixou claro dois eixos fundamentais da experiência escolar que se destacam na constituição dos sujeitos: de um lado a dinâmica do ambiente escolar vivido deixou marcas indeléveis na memória que foram determinantes para as escolhas pessoais; por outro lado, a referência familiar, através das suas várias formas de investimento pedagógico, teve uma influência decisiva. As marcas combinadas da escola e da família deixaram um legado importante para formação dos sujeitos e para as escolhas que fizeram durante as suas vidas, especialmente no direcionamento da suas carreiras profissionais. Invariavelmente, percebeu-se na investigação, que muito do aluno que se foi persiste no adulto e profissional de hoje. Assim, o Eu escolar é parte do Eu profissional que existe em cada um. O cidadão, a pessoa e o profissional são derivados dos processos de socialização e individuação, os quais em grande parte se definem durante a vida escolar. E é com o uso desse capital escolar , adquirido nos tempos de escola, que temos condições de desenvolver os muitos papéis sociais nos dias atuais
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    Tese
    Dos tempos de escola aos dias atuais: reminiscências duradouras da experiência escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-10) Abreu, Cynara Carvalho de; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Sousa, Margarete Ferreira do Vale de; ; http://lattes.cnpq.br/0753451522915252; Macedo, Roberto Sidnei Alves; ; http://lattes.cnpq.br/4548303459275924; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; Andrade, érika dos Reis Gusmão de; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033
    Este estudo trata sobre as marcas da experiência escolar no processo de individuação do sujeito e tem como objetivo geral conhecer de que forma essas experiências, a despeito das questões curriculares e pedagógicas, influenciam esse processo. Buscou-se interpretar as experiências reforçadas durante a escolarização e as trajetórias de enfrentamento das diversas situações vividas na escola. Tentou-se, também, compreender o sentido dos acontecimentos escolares críticos e igualmente como o meio familiar pode influenciar nas escolhas e formação dos sujeitos através do investimento pedagógico. Ademais, refletiu-se sobre os motivos que levaram alguns a permanecerem no ambiente escolar seja como estudante ou mais tarde, do lado de lá, como professor. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica utilizando-se de entrevistas narrativas com quatro sujeitos, a partir das quais se identificou as principais características, estrutura, condições de origem, o contexto social, as estratégias escolares, as formas como foram manejadas e suas conseqüências. A análise dos relatos deixou claro dois eixos fundamentais da experiência escolar que se destacam na constituição dos sujeitos: de um lado a dinâmica do ambiente escolar vivido deixou marcas indeléveis na memória que foram determinantes para as escolhas pessoais; por outro lado, a referência familiar, através das suas várias formas de investimento pedagógico, teve uma influência decisiva. As marcas combinadas da escola e da família deixaram um legado importante para formação dos sujeitos e para as escolhas que fizeram durante as suas vidas, especialmente no direcionamento da suas carreiras profissionais. Invariavelmente, percebeu-se na investigação, que muito do aluno que se foi persiste no adulto e profissional de hoje. Assim, o Eu escolar é parte do Eu profissional que existe em cada um. O cidadão, a pessoa e o profissional são derivados dos processos de socialização e individuação, os quais em grande parte se definem durante a vida escolar. E é com o uso desse "capital escolar" , adquirido nos tempos de escola, que temos condições de desenvolver os muitos papéis sociais nos dias atuais.
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    Tese
    Educação ambiental no ensino médio do IFPB: uma análise nos cursos técnicos integrados do campus João Pessoa
    (2016-09-26) Bezerra, Cleomar Porto; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; ; Tavares, Andrezza Maria Batista Do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366; Alves, Gilcean Silva; ; Franca, Magna; ; Camarotti, Maria De Fátima; ; Sobrinho, Moises Domingos; ; Junior, Walter Pinheiro Barbosa;
    A educação ambiental configura-se como um desafio para muitos docentes, pois são inúmeras as justificativas para a ausência do tema nas suas práticas curriculares. Considerando que muitos docentes não foram contemplados com a discussão sobre a prática da educação ambiental de forma interdisciplinar em sua formação inicial, destaca-se a importância da formação continuada. A pesquisa teve como objetivo analisar como á educação ambiental está contemplada nos currículos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no IFPB - Campus João Pessoa, na perspectiva da transversalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, identificando as razões pelas quais a educação ambiental não é parte integrante e permanente nos planejamentos destes cursos. O estudo trata de uma abordagem de análise qualitativa, tendo utilizado o estudo de caso, com a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas 'a docentes e discentes do IFPB dos cursos de Edificações, Mecânica e Controle Ambiental A tese versou sobre a indefinição curricular da educação ambiental nos currículos, que, mesmo considerada como crucial diante da crise ambiental no mundo contemporâneo, não tem tido uma abordagem curricular definida no espaço escolar nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFPB. Os resultados demonstraram que as políticas ambientais e as novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio trouxeram novas demandas para o IFPB, exigindo deste um compromisso com a inserção da educação ambiental no âmbito da instituição, conforme determina a Lei nº 9.795/99. Observou-se que a educação ambienta! é pouco referenciada nos projetos pedagógicos desses cursos, ainda que, nas entrevistas e questionários realizados com docentes e discentes, estes tenham demonstrado clareza conceitual sobre sua importância. As ações desenvolvidas no âmbito dos cursos foram caracterizadas por iniciativas pontuais, isoladas e descontínuas, demonstrando que a realidade acadêmica do IFPB para o Ensino Técnico Integrado ao Médio está determinada pela estrutura fragmentada dos cursos e a excessiva valorização da chamada formação específica, confirmando a indefinição curricular para implementação da transversalidade e/ou interdisciplinaridade. Iniciativas isoladas foram apresentadas em forma de: projetos interdisciplinares, não constituindo uma intervenção da coordenação do curso, nem de seu colegiado, e sim do docente. Apesar de toda essa indefinição curricular, a comunidade acadêmica não está alheia à temática ambiental, atuando a partir da subjetividade de cada segmento e das possibilidades postas pela realidade concreta vivenciada no IFPB, Campus João Pessoa.
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    Dissertação
    Educação da infância pela poesia de Manoel de Barros
    (2017-07-31) Grilo, Dayane da Silva; Freitas, Alessandra Cardozo de; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; http://lattes.cnpq.br/5930198110502860; Ferreira, Adir Luiz; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Amarilha, Marly; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423; Benevides, Araceli Sobreira; Santos, Cássia de Fátima Matos dos; http://lattes.cnpq.br/1635261635234216
    O trabalho de dissertação concernente à temática sobre a importância da poesia na formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta como objeto de estudo a recepção estética das crianças à poesia do livro “Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros”. Temos como objetivo geral investigar a recepção estética das crianças a leitura das poesias de Manoel de Barros. Especificamente, buscamos entender os sentidos elaborados pelas crianças a partir da abordagem dos aspectos melódicos, imagéticos e semânticos das narrativas poéticas lidas; identificar os sentidos: semânticos, emocionais e sensoriais, que as crianças atribuem às poesias do autor, principalmente, aquelas que abordam temáticas relativas à infância; assim como também, estudar a compreensão das narrativas poéticas por esses aprendizes, considerando o destaque evidenciado pelo pesquisador para as metáforas presentes no texto. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza descritiva, analítica e qualitativa, dentre as técnicas empregadas para a constituição dos dados de análise, destacamos a observação exploratória (LÜDKE, ANDRÉ, 1986, ANDRÉ 2005) e a intervenção (BARBIE, 2002). O corpus analisado compõe-se de sete encontros de leitura com recorrência aos protocolos da experiência de leitura por andaime (GRAVES; GRAVES, 1995). Elegemos o Colégio de Aplicação: Núcleo de Educação da Infância (NEI/ CAp/ UFRN), vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal, como locus de pesquisa, tendo como sujeitos crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental, anos iniciais. Constatamos que desenvolver conhecimentos que promovam a compreensão sobre o processo de recepção estética ao texto poético pelas crianças pode favorecer a promoção de saberes formativos na construção da competência leitora e, por consequência, a constituição de leitores sensíveis à poesia, especialmente as de Manoel de Barros.
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    Tese
    A educação informal para o consumo infantil e juvenil na televisão e na mídia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-30) Nunes, Affonso Henriques da Silva Real; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; ; http://lattes.cnpq.br/9439000309651997; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371; Silva, Luiz Custódio da; ; http://lattes.cnpq.br/4218432912255127; Almeida, ângela Maria de;
    O consumo se tornou um dos principais pilares do capitalismo moderno e, ao mesmo tempo, um dos fatores que se relacionam à desigualdade social. Karl Marx desenvolveu a tese do materialismo histórico que defende uma história da sociedade determinada pela luta de classes e pela ‟exploração do homem pelo homem . Considerado ultrapassado por aqueles que acreditam que marxismo é sinônimo de socialismo real, as ideais marxistas nos parecem mais do que atuais num mundo ocidental que leva cada indivíduo à individualização (perda da noção de público e coletivo) e à alienação pelo trabalho. A teorização de Lukács sobre as teorias marxistas reforça esta ideia, quando diz que este processo engloba todo o sistema social. Partimos do pressuposto que poderíamos trabalhar estes temas na formação do aluno, ainda no Ensino Fundamental, através do questionamento da sociedade de consumo, com a crítica à televisão e à mídia, principal promotora do atual sentido de consumo, como passo inicial que poderia levar à futura autonomia do indivíduo. A teoria da ideologia e as ideias de educação libertadora de Paulo Freire permearam teoricamente a experiência que aconteceu como observação participativa numa das turmas da disciplina de Sociologia numa das unidades do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, capital do estado, instituição sob administração direta do Ministério da Educação. Encontramos um terreno fértil em que os alunos se mostraram aptos a entender e a questionar o sentido da publicidade midiática
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    Tese
    As emoções e a socialização na escola da infância: a escuta de crianças no NEI CAp-UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-27) Bortoletto, Denise; Ferreira, Adir Luiz; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; https://orcid.org/0000-0001-6752-5512; http://lattes.cnpq.br/6476126730669018; Lira, André Augusto Diniz; Gonsalves, Elisa Pereira; Possebon, Fabrício; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; Ribeiro, Cynara Teixeira; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026
    O objetivo principal desse estudo é analisar, entre crianças de 4 a 11 anos, a relação entre as vivências emocionais e a experiência da socialização na escola da infância. Desse objetivo maior, desdobram-se outros específicos: observar e identificar, no contexto escolar, como as crianças representam suas emoções; perceber formas de interlocução entre os aspectos emocionais e sociais das crianças nas interações com seus pares; descrever os elementos presentes observados nessa interlocução e refletir sobre a mediação social do professor nesse processo. A base epistemológica empregada se sustenta nos novos estudos sobre a criança e a infância, na ótica da Sociologia da Infância a partir de autores como Abramovicz, Corsaro, Sarmento, Sirota e Belloni, bem como nos estudos sobre as emoções referenciados em Damásio, Turner e Darwin. A pesquisa é de natureza qualitativa e a pesquisa é do tipo etnográfica, tendo como lócus de investigação o Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da UFRN. A coleta de dados foi realizada por meio do registro no diário de campo, de fotografias e desenhos das produções das crianças, do registro de áudios e da realização de entrevistas com as crianças. Os principais resultados sinalizam para a organização de uma tipificação tomando por base os objetos principais desse estudo: a socialização, as emoções e a pesquisa com crianças. Nas formulações emocionais que emergem, quando as crianças estão juntas na escola, pudemos reconhecer como na vida social elas faziam uso de uma amálgama dinâmica entre suas emoções primárias, emoções secundárias e emoções de fundo. Nas vivências das brincadeiras em comum na escola, as crianças utilizavam esses momentos como um recurso potente de interação social e para lidarem com suas emoções. Nesse contexto, a mediação dos adultos docentes era de fundamental importância nos processos regulatórios emocionais. Observou-se ainda a necessidade de que se empreendessem mais esforços em pesquisas com crianças e não sobre as crianças. Espera-se com esse estudo se ter ampliado criticamente a compreensão sobre o mundo da vida emocional da infância na escola, se relacionando as emoções e suas interlocuções com a socialização escolar das crianças, além de promover o diálogo pedagógico interdisciplinar entre a psicologia, a sociologia e a educação. Porque as emoções são, ao mesmo tempo, uma linguagem e uma dimensão da educação que vivenciamos no fluxo social da nossa existência, que tem logicamente início na infância, quando também é crucial a participação do ambiente escolar na vida emocional das crianças.
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