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Navegando por Autor "Ferreira, Maria José Campos"

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    Dissertação
    Desafios e possibilidades para uma prática pedagógica inclusiva em uma escola da infância durante a pandemia da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Ferreira, Maria José Campos; Cenci, Adriane; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; http://lattes.cnpq.br/3881375234112453; Mosca, Maristela de Oliveira; Vieira, Francileide Batista de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-7980-1155; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; Silva, Saimonton Tinoco da
    Possibilitar práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil durante o período da pandemia da covid-19 se tornou um grande desafio para professores, gestores, pais e toda a comunidade escolar. As motivações para a pesquisa surgem de experiências e inquietações pessoais e profissionais atuando como docente no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), no contexto da pandemia da covid-19, durante os anos de 2020 e 2021, e no desejo em compartilhar as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas nesse período e, assim, contribuir com os estudos relacionados à educação das infâncias e ao fazer docente. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo geral descrever como foram (re)organizadas as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas com as crianças, regularmente matriculadas da Educação Infantil do NEI-CAp/UFRN, no contexto do ensino remoto e híbrido. E como objetivos específicos: mapear os fatores que impactaram na efetivação das práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas com as crianças da EI durante o ensino remoto e híbrido; identificar as estratégias inclusivas de ensino remoto e híbrido utilizadas pelos professores da EI; conhecer os materiais e recursos didáticos inclusivos utilizados pelos professores da EI com as crianças durante o ensino remoto e híbrido e desenvolver um portfólio digital colaborativo com estratégias pedagógicas inclusivas e recursos didáticos que contribuam para a aprendizagem de todas as crianças independente do contexto de ensino remoto, híbrido ou presencial. Para subsidiar a pesquisa foram estabelecidos diálogos com as atuais políticas de educação inclusiva e práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva na EI, estudos e discussões voltadas para o ensino durante a pandemia, a contextualização do NEI-CAp/UFRN e os conceitos da Teoria Histórico-Cultural. A investigação adota abordagem qualitativa e de natureza descritiva. Foram utilizados como procedimentos de coleta e produção dos dados: a análise de fontes documentais da instituição relacionados à inclusão e ao período de ensino remoto emergencial e híbrido e entrevistas semiestruturadas, realizadas online pela plataforma Google Meet, com 3 professoras e 2 coordenadoras da instituição que atuaram na EI durante o período de 2020 e 2021. Os dados foram analisados com base na análise textual discursiva. Na análise destacamos como categorias a organização do trabalho pedagógico e as mediações. No período, a investigação identificou quatro diferentes momentos de ensino que foram base para produzir, em colaboração dos docentes que participaram da pesquisa, um portfólio digital compartilhando estratégias pedagógicas e recursos didáticos que foram utilizados para contribuir com a aprendizagem de todas as crianças. Acreditando na necessidade e na importância de compartilhar práticas pedagógicas exitosas, o estudo almeja socializar como elas foram desenvolvidas e vivenciadas na EI, durante o período de ensino remoto e híbrido, e como elas podem contribuir com a inclusão de todas as crianças em outros contextos.
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    TCC
    O fazer pedagógico: como a formação docente pode contribuir para a educação inclusiva na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Melo, Maria Júlia Ferreira de; Ferreira, Maria José Campos; http://lattes.cnpq.br/3881375234112453; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0277097360194661; Menezes, Amanda Fhilladelfia Bezerra Silva de; http://lattes.cnpq.br/3807879469558669
    A Educação Especial deve perpassar todas as modalidades e níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, sendo que a Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica tem um papel fundamental na inclusão das crianças com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Isso se dá pelo fato de ser a primeira forma de ingresso das crianças nas instituições de ensino. Nesse sentido, acreditamos que as concepções dos docentes em relação à criança, à infância e à inclusão refletirão diretamente nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições de Educação Infantil, e que a formação docente inicial e continuada contribuirá de forma significativa para a qualidade do ensino e, consequentemente para uma educação na perspectiva inclusiva. As motivações para a pesquisa surgem de minhas experiências enquanto estudante de Pedagogia, ao realizar estágios supervisionados em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Natal. Percebi, por meio das falas das professoras, que existem muitas lacunas entre a formação inicial e a prática em sala de aula, dificultando o processo de inclusão das crianças com NEE nas escolas. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da formação inicial e continuada de professores para a inclusão de crianças com NEE, a partir de práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas com aquelas que estão regularmente matriculadas na Educação Infantil, em uma perspectiva crítica e reflexiva. Como objetivos específicos, pretendemos traçar historicamente o processo de inclusão e de formação de professores; identificar as lacunas encontradas entre estes dois processos, dispor estratégias de ensino; e investigar as contribuições que a formação adequada dos docentes pode ter no desempenho dessas crianças. Buscamos, por meio de análises bibliográficas que tratam da formação inicial e continuada de professores que atuam na Educação Especial e das atuais políticas públicas de Educação Inclusiva, expressar a realidade dos professores que trabalham com o público-alvo abordado, mediante a formação docente em uma perspectiva inclusiva voltada para alunos com NEE nas instituições de Educação Infantil. A investigação adota uma abordagem exploratória por meio de fontes documentais e bibliográficas como: Vygotsky (2011), Ferreira (2012), Nelson (2013) e outros, e a análise de dados qualitativos por meio da aplicação de questionário digital com professoras que atuam na educação infantil do CMEI no município de Natal, utilizando minha experiência do estágio nesta instituição como base para os questionamentos que deram corpo a coleta de dados, permeando entre as duas áreas e procurando relacioná-las entre si. A vivência educacional inclusiva encontrada na escola mostra que, ao longo do tempo, a escola foi se abrindo à diversidade de alunos e, com isso, as instituições de ensino e seus docentes precisam se reinventar e garantir o direito das crianças com NEE. Isso envolve buscar novos conhecimentos, recursos, estratégias e métodos para acompanhar as novas demandas educacionais, o que é de extrema importância para que as crianças com NEE sejam vistas como pessoas capazes de se desenvolver e aprender de forma integral, de acordo com suas potencialidade, tendo como resultado que formação docente associado a outros fatores pode contribuir positivamente para o desempenho das crianças na educação infantil de forma inclusiva.
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    TCC
    A função do acompanhante terapêutico no contexto escolar: o diálogo entre o ATE e o professor
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Silva, Mariana Louise Bezerra; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; Pimentel, Gilka Silva; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; Pimentel, Gilka Silva; Ferreira, Maria José Campos; Silva, Bárbara Rainara Maia
    O presente artigo aborda a interseção entre a função do Acompanhante Terapêutico Escolar (ATE) e do Professor no contexto educacional tendo como foco pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Traz um recorte do Estágio Supervisionado realizado numa escola pública da rede de educação da cidade do Natal - RN. Tem como objetivo refletir acerca da função do Acompanhante Terapêutico Escolar (ATE) com formação em pedagogia no contexto da educação Infantil. Ne realização do trabalho optou-se pela abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. No levantamento de dados recorremos à entrevista semiestruturada com um professor e um ATE. Os dados analisados a partir dos estudos de Kupfer e Petri, Silva dentre outros, constataram que a atuação do ATE no contexto escolar promove a interação, o diálogo e a troca entre o trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor, permite à criança com TEA a troca e a possibilidade de aprender ao usar estratégias para minimizar os desafios que encontra no processo de inclusão da criança. Destaca-se que a presença do Acompanhante Terapêutico no contexto escolar não substitui a atuação do professor. Nesse sentido, o ATE precisa ser capacitado para saber como deve ser a sua atuação dentro da sala de aula, por exemplo: incentivar a atenção da criança para os comandos e orientar a sua participação nas atividade; mesmo que ela precise de adaptação e apoio desse profissional, deve-se ressaltar que o professor é a referência de todo o processo educativo.
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    TCC
    A linguagem musical no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Oliveira, Cíntia Custódio de.; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; Costa, Gilberto Ferreira; Ferreira, Maria José Campos
    O estudo tem como objetivo compreender como a linguagem musical, enquanto estratégia metodológica, contribui para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A pesquisa se constitui um estudo exploratório, bibliográfico sistemático. O estudo foi motivado a partir de experiências vivenciadas no estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental e na Educação Infantil, em duas escolas públicas. Os dados foram coletados a partir de um levantamento de trabalhos publicados no repositório da UFRN e em Periódicos/CAPES. Os estudos de Ramos, Varela e outros serviu de referencial teórico nas análises dos artigos. Os resultados apontam que diversas investigações ressaltam a contribuição da música no ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Tais pesquisas apontam as possibilidades de vivências com a música na Educação Infantil, dentre elas destaca-se as seguintes possibilidades: na produção de desenhos, fotografias, vídeos, símbolos e na exploração de instrumentos musicais como a “flauta doce”, atividades lúdicas. Na prática, o professor(a) pode planejar as atividades estabelecendo a relação entre os campos de experiências da Educação Infantil nas mais diferentes abordagens, cumprindo as orientações e direitos das prerrogativas legais do Brasil e os desejos de aprendizagem das crianças. Outro aspecto que a pesquisa traz é a fragilidade de conhecimentos dos docentes acerca das especificidades do trabalho na área da linguagem musical. Considera-se que a temática proposta aponta o benefício da linguagem musical para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Além disso, apontam a importância da formação inicial e continuada para os docentes. Ressaltamos que o levantamento bibliográfico das pesquisas pode despertar o interesse de estudantes da graduação do curso de pedagogia para buscar capacitação em conhecimentos musicais e assim planejar melhor as atividades pedagógicas em sala de referência, em futuro próximo, uma vez que este leque for aberto, o professor terá mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
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    TCC
    A ludicidade em escolas de tempo integral para a educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-30) Pereira, Caroline Rebeca de Lima; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; https://lattes.cnpq.br/7199657991869851; Andrade, Maria Conceição de Oliveira; Ferreira, Maria José Campos; Andrade, Emanuel Adeilton de Oliveira
    As experiências no Curso de Pedagogia com os Estágios Supervisionados em Educação Infantil, desenvolvidos em Centro Municipal de Educação Infantil de Ensino Regular da rede municipal, em escola particular de Tempo Integral e Semi Integral da cidade do Natal e atuação como docente motivaram a realização dessa pesquisa. Tem como objetivo geral apontar desafios e possibilidades da educação em tempo integral para crianças pequenas. E como objetivos específicos: discutir a influência da ludicidade no desenvolvimento e aprendizado das crianças; identificar as principais dificuldades que os professores enfrentam na escola de tempo integral. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental. A recolha dos dados ocorreu por meio do levantamento bibliográfico de estudos sobre ludicidade e Educação de Tempo Integral, no Repositório Institucional da UFRN. O embasamento teórico usado nos documentos oficiais, pesquisas de Piaget (1983), Vygotsky (1991) e Kishimoto (2010), permitem apontar os seguintes resultados: o Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia do Governo Federal com fomento financeiro e apoio técnico buscando atender estudantes em situações de vulnerabilidade, contudo ainda carece de aprimoramentos. Os professores encontram desafios relacionados à infraestrutura, a formação continuada, a relação escola e família e aos objetivos da proposta pedagógica. Ressalta a superação dos desafios para promover autonomia e aprendizagens às crianças. Traz contribuições de possibilidades significativas relacionadas a ludicidade para a melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem na Educação Infantil em tempo integral, que sugerem novos estudos.
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    Produto Educacional
    Portfólio de práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil do NEI-CAp/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Ferreira, Maria José Campos; Cenci, Adriane
    A pesquisa foi realizada junto ao Núcleo de Educação da Infância, NEI-Cap/UFRN. Teve como objetivo analisar como foram (re)organizadas as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas com as crianças, regularmente matriculadas da Educação Infantil, no período de 2020 e 2021, no contexto do ensino remoto e híbrido. Os dados foram base para produzir, a partir dos princípios do trabalho inclusivo desenvolvido na instituição de ensino e em colaboração com os participantes da pesquisa, esse objeto educacional cujo objetivo é compartilhar sugestões de atividades, estratégias e recursos didáticos, envolvendo experiências que foram conduzidas por professoras das turmas 1 a 4, com crianças na faixa etária entre 2 anos a 5 anos e 11 meses. As propostas compartilhadas aqui foram desenvolvidas na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e contribuíram com o processo de aprendizagem de todas as crianças no período da pandemia da covid-19. Ressalta-se, entretanto, que também podem ser vivenciadas por outras crianças, em outros momentos, independente do período vivenciado.
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