Navegando por Autor "Fonseca, Wallace de Sousa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Desafios do ensino de História do Tempo Presente: negacionismo, revisionismo histórico e desinformação como ferramentas da extrema-direita e do bolsonarismo (2018-2024)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Fonseca, Wallace de Sousa; Caravalho, Haroldo LoguercioO presente artigo aborda o papel do professor de História na educação básica, enfatizando sua importância na formação de cidadãos críticos e conscientes em um contexto marcado pela desinformação e pela ascensão de narrativas ideológicas, como o bolsonarismo tem feito no Brasil. A pesquisa destaca os desafios enfrentados pelos educadores diante da rápida disseminação de desinformação nas redes sociais e da proliferação de fake news, que impactam a percepção dos alunos sobre a História e sua relevância. O artigo argumenta que, além de transmitir conhecimento, o professor deve atuar como mediador, instigando a curiosidade e a investigação crítica dos alunos em relação às diferentes interpretações históricas. A análise é fundamentada em uma revisão da literatura e na discussão de práticas pedagógicas que promovem a cidadania ativa e a capacidade crítica dos estudantes. Conclui-se que um ensino de História eficaz é essencial para preparar os alunos a discernir e questionar as narrativas históricas contemporâneas, contribuindo para uma compreensão mais profunda do passado e suas implicações no presente