Navegando por Autor "França, Patricia Gallo de"
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Tese A aprendizagem transmídia na sala de aula: potencialidades de letramento midiático(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-26) França, Patricia Gallo de; ; http://lattes.cnpq.br/8288579916239009; ; http://lattes.cnpq.br/2416899708664987; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Mercado, Luis Paulo Leopoldo; ; http://lattes.cnpq.br/5780536667755396; Pretto, Nelson de Luca; ; http://lattes.cnpq.br/1504621070252946; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; Carneiro, Vania Lúcia Quintão; ; http://lattes.cnpq.br/3217794741589069A tese Aprendizagem Transmídia na Sala de Aula: Potencialidades de Letramento Midiático teve como principal objetivo investigar a aprendizagem transmídia como uma abordagem pedagógica de letramento midiático junto a professores e alunos das séries finais da educação básica pública. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa a partir do uso das diretrizes investigativas da etnometodologia (GARFINKEL, 1967; COULON, 1995a), pelo fato de caracterizar-se pelo estudo de atividades cotidianas dos indivíduos, com atenção ao modo como eles tomam decisões, comunicam, resolvem problemas, raciocinam, seja por ações corriqueiras seja por eruditas, por meio de tecnologias e mídias; bem como pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003), no que se refere à intervenção pedagógica proposta por nós. Assim, a pesquisa é apresentada em duas etapas, a saber: 1) o uso das tecnologias e mídias no processo de ensino-aprendizagem, investigando alunos e professores; 2) a aprendizagem transmídia na sala de aula, uma intervenção pedagógica na escola-campo de pesquisa. Os dados foram analisados por unidades relacionais, considerando o tema central: uso de tecnologias e mídias. Como resultado, constatamos que: o livro didático ainda é o principal suporte utilizado pelo professor; as tecnologias e mídias digitais apenas são mencionadas pelos alunos quando estes realizam atividades de cunho acadêmico por iniciativa própria; o letramento midiático do professor interfere na abordagem de privilegiar e mediar o letramento midiático dos alunos. Assim, concluímos que a aprendizagem transmídia modificou a dinâmica de ensino-aprendizagem, propiciando maior entusiasmo e interação dos alunos com/sobre o objeto de conhecimento, estabeleceu um diálogo significativo entre professoraluno e aluno-aluno, além de ter potencialidade de letramento midiático.