Navegando por Autor "Freitas Neto, Gabriel Graciano de"
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Dissertação A História em disputa, para além da sala de aula: Thinktanks, YouTube e a disputa pela história e educação no Brasil contemporâneo entre 2014 a 2024(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-30) Freitas Neto, Gabriel Graciano de; Carvalho, Haroldo Loguercio; https://orcid.org/0000-0003-2418-7212; http://lattes.cnpq.br/9190627462162920; http://lattes.cnpq.br/4441176281756743; Steffens, Marcelo Hornos; Spinosa, Vanessa; https://orcid.org/0000-0003-1736-4110; http://lattes.cnpq.br/1087304600335538O presente trabalho possui como objetivo analisar a disputa pela História e pela Educação no contexto brasileiro contemporâneo, com foco no período de 2014 a 2024. A pesquisa parte da compreensão de que a educação e a história são campos permeados por disputas ideológicas, políticas e econômicas, e utiliza como objeto de estudo as produções de Think Tanks como Brasil Paralelo e o Movimento Brasil Livre. Esses grupos, por meio de plataformas digitais, disseminam discursos negacionistas, distorções históricas e narrativas neoliberais que implicam diretamente na formação do pensamento crítico e a compreensão histórica de estudantes e da sociedade. A metodologia empregada inclui a abordagem qualitativa, além da análise documental e bibliográfica, bem como o desenvolvimento e um produto didático com nome de Caderno Orientativo: Pensamento Crítico em Sala de Aula. Esse material busca capacitar professores na identificação e combate de discursos falaciosos, além de buscar estimular o letramento histórico-digital e a gamificação como estratégias pedagógicas. Os resultados destacam o papel transformador da educação na formação de cidadãos críticos e conscientes, mesmo diante dos desafios impostos pela desinformação e pela mercantilização da educação. O trabalho busca contribuir para a reflexão acadêmica, a formação docente e a construção de práticas pedagógicas que promovam uma educação plural e democrática.