Navegando por Autor "Galdino Júnior, Jurandir Barreto"
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Dissertação Aplicação da metodologia QFD-Fuzzy-Servqual como ferramenta de planejamento da qualidade no centro cirúrgico de um hospital público de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-22) Galdino Júnior, Jurandir Barreto; Hekis, Hélio Roberto; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; Costa, José Alfredo Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Guerra Neto, Custodio Leopoldino de Brito; http://lattes.cnpq.br/5387010100082241; Andrade, Ion Garcia Mascarenhas deNo Brasil, muitos hospitais públicos enfrentam constantemente problemas relacionados a alta demanda e recursos escassos, o que dificulta o funcionamento de setores como o centro cirúrgico, uma vez que o mesmo é considerado um dos pilares mais relevantes para o funcionamento adequado de um hospital, devido a sua complexidade, criticidade, importância econômica e social. Sendo assim, o gerenciamento de todos os bens deve ser feito de forma precisa e com decisões bem fundamentadas. Porém, a subjetividade e outras dificuldades presente nas decisões, tornam a gestão dos recursos hospitalares um desafio. Dito isso, este trabalho tem como propósito a aplicação de um abordagem híbrida, formada pelas ferramentas QFD, lógica fuzzy e SERVQUAL como ferramenta de apoio à decisão para o planejamento da qualidade do centro cirúrgico do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). A princípio, para atingir esse objetivo será necessário descobrir e analisar as principais necessidades da equipe médica atuante no centro cirúrgico, por meio da aplicação do questionário SERVQUAL, associado com a lógica fuzzy. Em seguida, as deficiências mais relevantes serão transformadas em entradas para o QFD-FUZZY, onde serão traduzidas em requisitos de projeto. Logo após, será feita a analise das relações existentes entre os inputs e esses requisitos, para então gerar o ranking das ações com maior poder de impacto na melhoria da qualidade geral do centro cirúrgico. Dessa forma, os resultados deste trabalho apontam que a metodologia proposta é capaz de aperfeiçoar o processo de decisão ao qual gestores hospitalares são submetidos, de forma a aprimorar a qualidade do centro cirúrgico. Sendo assim, é possível concluir que o objetivo principal do estudo foi alcançado, uma vez que a abordagem hibrida proposta é capaz de gerar apoio a alta gestão hospitalar no processo de planejamento da qualidade do CC do HUOL.Artigo Application of QFD methodology as a planning tool for quality management on a clinical engineering sector at HUOL / UFRN(Scientific Research Platform (SRP) - Seychelles, 2020-02) Galdino Júnior, Jurandir Barreto; Hékis, Hélio Roberto; Florentino, Davidson Rogério de Medeiros; Viana, Danylo de Araujo; Barreto, Tiago de Oliveira; Braga, Ícaro Fernando Fonsêca; Aniceto, Gyuliano Rufino; Castro, Wilkson Ricardo Silva; Cabral, Eric Lucas Dos SantosIn a complex hospital environment, where in many cases the demands for a quality in Clinical Engineering are high and resources are low, it is important to apply tools that can assist at improving services provided by clinical engineering’s professionals. Thus, this paper aims to apply the QFD methodology as an aid tool in planning the quality of service provided by the clinical engineering team of Onofre Lopes University Hospital, with the intention of proposing improvements to be included in future planning. Initially, this research aims to discover the main needs of healthcare professionals that use services provided by the clinical engineering team, by reviewing articles on quality at hospitals environments. The target sectors of this research were chosen using as criteria the highest number of work orders (OS) generated and criticality of equipment. It is also object of study to analyze the level of satisfaction and importance that the employees of the studied sectors attribute to the clinical engineering sector. This study was conducted through semi-structured interviews, which were granted by the heads and coordinators of each sector. After completing the previous step, the quality house was built starting with translating users' needs into design requirements, and then correlating existing design requirements with finding out which design requirement is of highest relevance to meet customer needs. In the end, it will be possible to generate data that can be interpreted efficiently by the clinical engineering team, thus identify which points are working as expected and which need to be analyzed more closely in future strategic planning