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Navegando por Autor "Galvão, Liana Letícia Paulino"

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    TCC
    Associação entre ansiedade, estresse percebido e qualidade da dieta em estudantes de graduação: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-06) Ataliba, Luana Dantas; Maciel, Bruna Leal Lima; Galvão, Liana Letícia Paulino; https://orcid.org/0000-0003-2135-9779; http://lattes.cnpq.br/3854870088201101; https://orcid.org/0000-0002-0724-1961; http://lattes.cnpq.br/5790541670952158; https://orcid.org/0009-0006-4282-4376; https://lattes.cnpq.br/9594884229245193; Maciel, Bruna Leal Lima; https://orcid.org/0000-0002-0724-1961; http://lattes.cnpq.br/5790541670952158; Galvão, Liana Letícia Paulino; https://orcid.org/0000-0003-2135-9779; http://lattes.cnpq.br/3854870088201101; Mota, Ana Carolina Costa Campos; https://orcid.org/0000-0001-5503-0096; http://lattes.cnpq.br/8528548105238494
    Durante o período acadêmico os graduandos passam por diversas situações que desencadeiam maiores níveis de estresse e ansiedade, o que impacta nos hábitos alimentares e, consequentemente, na qualidade da dieta. Para os estudantes de graduação, particularmente, as escolhas alimentares são pontos primordiais que interferem na qualidade da dieta desse grupo, já que o quadro de sofrimento mental desencadeado por esse período pode levar a um maior desejo de consumo de alimentos hipercalóricos e açucarados em comparação a alimentos mais frescos. Objetivo: O objetivo desse estudo foi investigar a associação entre ansiedade, estresse percebido e qualidade da dieta em estudantes de graduação. Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa, abordando a relação entre qualidade da dieta, ansiedade e/ou estresse percebido em estudantes de graduação, considerando publicações entre os anos de 2018 e 2024, em todos os idiomas, nas bases de dados Embase, Medline/PubMed, ScienceDirect, Scopus e Web of Science. Resultados: Foi observada a associação entre níveis mais elevados de estresse, ansiedade e qualidade da dieta ruim ou muito ruim em estudantes de graduação. Ao todo foram analisados 16 estudos, os quais associaram ansiedade e estresse à piores resultados da qualidade da dieta de forma direta, por meio de escalas de qualidade da dieta, ou indiretamente, por meio características associadas à qualidade da dieta ruim ou muito ruim. Conclusão: Os estudantes de graduação geralmente apresentam adesão à dietas com qualidade ruim, com baixa ingestão de alimentos in natura e minimamente processados e alto consumo de ultraprocessados ricos em açúcares, gorduras e aditivos. Logo, é importante que mais estudos sejam feitos para observar a relação entre ansiedade, estresse percebido e qualidade da dieta nos estudantes de graduação, a fim de auxiliar na obtenção de informações e dados reais para a construção de políticas públicas de educação alimentar e apoio psicológico aos estudantes de graduação
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    Artigo
    Diet quality and associated factors in brazilian undergraduates during the COVID-19 pandemic
    (Frontiers in Nutrition, 2023-05) Maciel, Bruna Leal Lima; Galvão, Liana Letícia Paulino; Santos, Thanise; Slater, Betzabeth; Lyra, Clelia de Oliveira; Rolim, Priscilla Moura; Ramalho, Alanderson; Dalamaria, Tatiane; Martins, Fernanda Andrade; Höfelmann, Doroteia Aparecida; Crispim, Sandra; Gorgulho, Bartira; Rodrigues, Paulo; Marchioni, Dirce Maria
    Background: Diet quality is associated with psychobiological, psychological, biological, and physiological factors of individuals, and in the context of prolonged stress, such as the COVID-19 pandemic, it can lead to a worsening of the quality of food for undergraduates. This study aimed to analyze diet quality and associated factors in Brazilian undergraduates. Methods: Data were collected from 4,799 undergraduate students from all Brazilian regions, from August 2020 to February 2021. The online questionnaire contained socioeconomic variables, the ESQUADA scale to assess diet quality, self-referred changes in weight, the Brazilian food insecurity scale (EBIA), sleep assessment and the perceived stress scale. Unconditional multiple logistic regression analysis was performed to study variables associated with poor and very poor diet quality. Results: Most of participants presented a good diet quality (51.7%), while 9.8% had a poor or very poor diet quality and only 1.1% had an excellent diet quality. 58.2% of undergraduates reported to have an increase in weight during the pandemic and 74.3% of the students presented elevated stress during the pandemic. Logistic regressions showed students who gained weight during the pandemic presented the highest AOR = 1.56 (95% CI = 1.12–2.20) for poor or very poor diet quality. The elevated perceived stress was also associated with a higher AOR = 2.85 (95% CI = 1.71–4.74) for poor or very poor diet quality. Conclusion: Most of the studied undergraduates presented a good diet quality. Nevertheless, poor/very poor diet quality was associated with higher perceived stress and weight gain. Our study indicated that policies should beaimed at the socioeconomically most vulnerable undergraduates, those in a situation of food and nutritional insecurity, high perceived stress, and who gained weight during the pandemic
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    TCC
    Habilidades culinárias e a sua relação com a dieta: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Araújo, Paula Rafaela Maia de; Maciel, Bruna Leal Lima; Andrade, Eva Débora de Oliveira; Maciel, Bruna Leal Lima; Andrade, Eva Débora de Oliveira; Galvão, Liana Letícia Paulino
    As habilidades culinárias podem ser definidas, como a confiança, atitude e aplicação de conhecimentos individuais para executar funções culinárias, desde o planejamento dos cardápios e das compras até o preparo dos alimentos. O desenvolvimento de habilidades culinárias está associado à melhoria da qualidade da dieta, ao aumento do reconhecimento de alimentos mais saudáveis ​​e à redução do consumo de alimentos ultraprocessados. Objetivo: Observar a relação entre as habilidades culinárias com a dieta. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados do Medline/PubMed, Web of Science, ScienceDirect, Scopus, Scielo e Embase. Para a pesquisa dos trabalhos científicos foram usados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCs), sendo escolhidos os termos: ‘Cooking skills’; ‘Eating skill’; ‘Food intake’; ‘Food consumption’; ‘Diet quality’; ‘Food quality’; ‘Health’, bem como os termos em português: ‘habilidade culinária’; ‘habilidade alimentar’; ‘qualidade da dieta’; ‘qualidade dos alimentos’; ‘consumo alimentar’ e ‘ingestão alimentar’, sendo empregados os operadores booleanos AND e OR na criação de estratégia de busca. Foram incluídos artigos publicados entre 2018 e 2024, que abrangiam fatores relacionados à habilidade culinária e saúde, consumo alimentar, bem como qualidade da dieta. Resultados: Obteve-se um total de 583 trabalhos para análise do resumo. Após análise, 14 trabalhos foram incluídos para a construção da revisão narrativa. Os resultados mostraram associação positiva entre desenvolver habilidades culinárias e cozinhar com mais frequência com um consumo alimentar mais saudável, além de uma melhor qualidade da dieta. Conclusão: Nesta revisão de literatura, foram observados associação das habilidades culinárias com uma melhor qualidade da dieta, maior reconhecimento de alimentos mais saudáveis e consequentemente diminuição do consumo de ultraprocessados, a fim de fornecer informações que facilitem e consequentemente, contribuam para a promoção da alimentação saudável a partir do desenvolvimento culinário.
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    TCC
    A influência do tratamento térmico sobre o teor de compostos fenólicos e a atividade antioxidante de leguminosas: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-03) Galvão, Liana Letícia Paulino; Damasceno, Karla Suzanne Florentino Da Silva Chaves; Tavares, Romayana Medeiros de Oliveira; Damasceno, Karla Suzanne Florentino Da Silva Chaves; Tavares, Romayana Medeiros de Oliveira; Neves, Renata Alexandra Moreira das
    As leguminosas têm importante valor econômico e nutricional para a população, devido ao seu fácil cultivo e disponibilidade como alimento de baixo custo, bem como a sua alta qualidade nutricional. Além disso, as leguminosas são ricas em compostos fenólicos que desempenham papéis significativos em muitos processos metabólicos e fisiológicos. Possuem alta capacidade antioxidante sendo responsáveis pela prevenção e controle de diversas doenças crônicas. Sabe-se que ao aplicar tratamentos térmicos em leguminosas ocorrem alterações nos teores de compostos fenólicos, bem como em sua capacidade antioxidante. Assim, esta revisão foca nas mudanças produzidas por diversos tratamentos térmicos no teor de compostos fenólicos e na capacidade antioxidante das leguminosas. Para isso foi realizada uma busca de artigos disponíveis em dez bases de dados: Medline, Scopus, Web of Science, Academic OneFile, International Information System for the Agricultural Sciences and Technology (AGRIS), Food Science and Technology Abstracts (FSTA), CAB Direct (CABI), Science Direct, Wiley Online Library, que tratassem sobre a influência do tratamento térmico na atividade antioxidante e no conteúdo fenólico de leguminosas. Foram incluídos 65 artigos. Nesta revisão foi possível perceber que o tratamento térmico pode aumentar, preservar ou reduzir o teor de compostos fenólicos e a atividade antioxidante, sendo que tais alterações dependem do tipo de leguminosa, do tratamento térmico que será aplicado, como também do tempo e temperatura submetidos. Os artigos analisados sugerem que os tratamentos térmicos possuem grande influência no teor de compostos fenólicos e na atividade antioxidante, contudo há a necessidade de mais estudos que avaliem a influência dos tratamentos térmicos nas leguminosas, principalmente relacionados a aplicação do branqueamento nas leguminosas.
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    Dissertação
    Qualidade da dieta e fatores associados em estudantes universitários durante a pandemia de Covid-19: estudo multicêntrico BRAZUCA-covid
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Galvão, Liana Letícia Paulino; Maciel, Bruna Leal Lima; https://orcid.org/0000-0002-0724-1961; http://lattes.cnpq.br/5790541670952158; http://lattes.cnpq.br/3854870088201101; Evangelista, Karine Cavalcanti Mauricio de Sena; https://orcid.org/0000-0001-9729-1243; http://lattes.cnpq.br/2628723272728505; Arruda, Soraia Pinheiro Machado
    A qualidade da dieta desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Uma alimentação saudável está associada a benefícios como a redução do risco de doenças crônicas, e leva em consideração os diferentes contextos culturais e de estilo de vida, necessidades individuais, e condições de saúde física e mental. Ao entrarem na universidade, os universitários iniciando a vida adulta enfrentam diversas transformações que afetam seu estilo de vida. Com isso, o estresse associado a esse período pode influenciar na adoção de hábitos de vida nem sempre adequados, onde uma das mudanças mais significativas ocorre na qualidade da alimentação. Ainda, durante o período pandêmico da COVID-19 e as alterações no estilo de vida dos estudantes com a transição para o ensino remoto e o distanciamento social, podem ter causado alterações nos hábitos alimentares dos estudantes. Assim, avaliar a qualidade da dieta representa uma estratégia importante para obter informações que podem embasar a formulação de políticas de saúde pública, especialmente em um contexto de emergência em saúde, uma vez que possibilita a análise dos diversos elementos que compõem os padrões alimentares dos indivíduos. Dessa forma, este estudo teve como objetivo avaliar a associação entre a qualidade da dieta dos estudantes universitários de instituições públicas com as características sociodemográficas, mudanças autorreferidas no peso, insegurança alimentar, duração do sono e estresse percebido no contexto da pandemia de COVID-19. Foi realizado um estudo descritivo, observacional e transversal, com dados coletados entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, através de um formulário online, com alunos de graduação de cinco universidades públicas brasileiras, englobando as cinco regiões do Brasil. O questionário incluiu variáveis socioeconômicas (incluindo raça, renda familiar e mudança de renda durante a pandemia) e ferramentas validadas (Escala de Qualidade da Dieta, Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, Escala de Estresse Percebido) e a duração do sono, totalizando 108 questões. Para a análise de dados foi realizada o teste do Quiquadrado ou o teste de Kruskal-Wallis, e após isso foi realizada uma regressão logística, para medir a associação entre as variáveis. Participaram da pesquisa 4732 estudantes, com idade mediana de 22 anos, sendo 66,1% do sexo feminino; 37,8% dos estudantes se enquadravam em algum grau de insegurança alimentar, e 74,3% apresentavam uma percepção do estresse elevado. Quanto a qualidade da dieta, 51,9% dos estudantes tinham uma boa qualidade da dieta, contudo 8,6% e 1,3% dos estudantes apresentavam uma qualidade da dieta ruim ou muito ruim, respectivamente. Por fim, foi possível perceber uma associação da qualidade da dieta ruim ou muito ruim com o aumento de peso durante a pandemia AOR = 1,56 (95% CI = 1,12 – 2,20) e o estresse percebido moderado e elevado AOR = 2,85 (95% CI = 1,71 – 4,74) dos universitários. O estudo resultou no artigo publicado no periódico “Frontiers in Nutrition” intitulado “Diet quality and associated factors in Brazilian undergraduates during the COVID-19 pandemic”.
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