Navegando por Autor "Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos"
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Tese Anúncio publicitário direcionado ao público masculino: uma abordagem dialógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-15) Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Bezerra, Josenildo Soares; ; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; Puzzo, Miriam Bauab; ; http://lattes.cnpq.br/6898954739357029; Francelino, Pedro Farias; ; http://lattes.cnpq.br/6663064491335541Nesta trabalho, pretendemos focalizar o gênero anúncio publicitário impresso naquilo que ele revela da sua condição de gênero discursivo que circula na esfera midiática impressa, especificamente, em quatro revistas: Playboy, Placar, GQ e Men’s Health. O objetivo geral do presente trabalho é analisar as regularidades enunciativas (verbo-visuais) do funcionamento do gênero anúncio publicitário direcionado ao público masculino na mídia impressa, problematizando como os anúncios publicitários atuam na sociedade de consumo buscando satisfazer a um grupo determinado, o leitor/consumidor masculino, com costumes e condutas modernos. Para tanto, foram reunidos anúncios das quatro revistas dos meses de janeiro, abril, julho e outubro, totalizando dezesseis revistas e vinte e sete peças do gênero durante um período de um ano: de janeiro a dezembro de 2012. O nosso trabalho se insere numa abordagem qualitativa-interpretativista, como forma de investigar a realidade social, paradigma defendido por linguistas aplicados. Assim, o nosso estudo volta-se para uma atividade relacionada com as questões de linguagem, presente na esfera da mídia impressa. O anúncio é compreendido enquanto unidade real da comunicação, portanto, discursivo e intersubjetivo, mantendo relações com outros enunciados já ditos e prefigurados e convocando outros a se estabelecerem. Partindo dessas conjecturas, apresentamos uma análise do gênero anúncio publicitário impresso em revistas masculinas fundamentando-nos nas pesquisas contemporâneas em Análise Dialógica do Discurso, nos estudos do Círculo de Mikhail Bakhtin, revisitando seus aspectos teórico-metodológicos e nas concepções de identidade e de cultura assim como em autores da esfera da publicidade. A pesquisa apresenta-se relevante à medida que contribui para uma análise da dimensão verbo-visual do anúncio direcionado ao público masculino, considerado como um gênero discursivo que circula na mídia impressa e publicitária, impregnado de relações dialógicas e, também colabora para a consolidação de uma ‘Teoria dos Gêneros do Discurso’ (no âmbito científico da Linguística Aplicada) e para a construção e desenvolvimento de referenciais teóricos, metodológicos e aplicados para professores e profissionais interessados na temática. Os resultados apontam dados que demonstram que a busca por uma completude jamais chegará, o homem se autoconstrói pela procura do corpo perfeito, pela busca do estereótipo primoroso, pela busca pelos produtos que contribuam para essa sua autoafirmação sempre transitória e em construção. Conclui-se que a temática do corpo é recorrente nas quatro revistas. Temos em média 27 peças em que os anunciantes trataram de expor o corpo no espaço dos anúncios, tendo como consequência uma valorização exacerbada da aparência física. Assim dividimos nosso corpus em uma categoria, corpo adiáforo, e quatro subcategorias:, O body building; o corpo tatuado; o corpo consumo e o corpo negro. O corpo sob medida é sempre apresentado como o ideal a que todo homem deve alcançar.Dissertação Argumentação e projeto de letramento: gênero discursivo debate regrado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Nobre, Valéria de Oliveira; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/2035354839511351; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Paz, Ana Maria de Oliveira; Sales, Laurenia SoutoAo refletirmos sobre o ensino atual, vimos que a argumentação, aliada às práticas de letramento, pode auxiliar na construção de um jovem mais motivado, crítico e consciente de suas ações enquanto membro da sociedade. Sendo assim, o presente estudo objetiva analisar como os projetos de Letramento, por meio do trabalho com textos de sequência argumentativa, sobretudo com o gênero discursivo debate, podem contribuir para o desenvolvimento da competência leitora, escritora e oral dos alunos e diminuir os prejuízos causados pelas Fake News à educação, ao processo de letramento e à formação leitora do jovem cidadão. Apresentamos uma proposta de intervenção com o intuito de despertar o interesse desses jovens e contribuir para uma melhoria na construção do conhecimento e da capacidade argumentativa em uma organização didática sequencial de atividades práticas que inclui, dentre outros, os objetivos, o passo a passo da execução da proposta e a divulgação das ações desenvolvidas, resultando em cartazes e informes a serem apresentados à comunidade local. Para a realização das atividades, debates regrados foram gerados com o intuito de fortalecer as ideias colocadas em pauta. Para sustentar o trabalho, utilizamos os escritos de Bakhtin (2016) e Marcuschi (2011), no que compete a gêneros; Rojo (2012) e Kleiman (1995), no que se refere aos estudos de letramento; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Fiorin (2015) e Plantin (2008), nas questões referentes à construção do discurso e da argumentação; e Schneuwly e Dolz (2004), no que se refere a debates. A metodologia aplicada é do tipo pesquisaação, sob a ótica de Thiollent (1985), mediante uma abordagem qualitativa, baseada nos estudos de Bortoni-Ricardo (2008), por meio de uma proposta de intervenção, a partir do modelo didático projeto de letramento, desenvolvido por Kleiman (2000) e Oliveira, Tinoco e Santos (2014). Acreditamos que a presente proposta possa despertar nos alunos a capacidade de enxergar e interpretar melhor o mundo a sua volta, tornando-se um cidadão consciente e crítico.Dissertação A concordância verbal numa perspectiva sociointerativa para o ensino de língua portuguesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-10) Ferreira, Sara Alexandre; Medeiros, Mario Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; http://lattes.cnpq.br/1199553129466610; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Lourenço, Maria das Vitórias Nunes Silva; http://lattes.cnpq.br/5704494493911440Dentre as várias atribuições que competem às aulas de Língua Portuguesa, uma delas é também ensinar aos alunos a norma culta, oferecendo-lhes a oportunidade de aprimorar o conhecimento gramatical ao escrever gêneros textuais em que precisam utilizar adequadamente as regras prescritivas. No que concerne ao uso da concordância verbal, devemos levar em conta a riqueza da variação linguística no sentido de orientar os discentes a reconhecer as diferenças dialetais que têm, considerando o contexto em que se encontram, e as condições de produção textual apresentadas. Para tanto, nosso objeto de pesquisa diz respeito ao uso da concordância verbal na produção de textos dos alunos. E como objetivo geral deste trabalho, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica sobre o uso da concordância verbal na produção escrita dos gêneros música e notícia em seus respectivos contextos de interação. Em termos específicos, nos propomos a: identificar casos de variação linguística da concordância verbal em textos do gênero música; aplicar as regras gramaticais prescritivas do uso da concordância verbal em produção de textos do gênero notícia; e por fim, distinguir nos gêneros música e notícia o uso da concordância verbal nas variedades culta e popular, adequando-o devidamente em cada contexto interacional. O cenário escolhido para esta pesquisa foi uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza-CE, cujos participantes são os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia da nossa proposta, trata-se de uma pesquisa-ação (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; THIOLLENT, 2011) com abordagem qualitativo-interpretativista na geração de dados. (BODGAN; BIKLEN, 1994). Em relação aos instrumentais de operacionalização, propomos: um questionário (diagnóstico), fotografias das ações de todo o processo pedagógico e registros documentados no diário de campo. Também propomos que o corpus deste trabalho sejam os textos produzidos pelos alunos, aplicados e desenvolvidos nas etapas da sequência didática, nos termos apresentados por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nosso referencial teórico é estruturado nos conceitos de: língua e linguagem (CAMPOS, 2014; KOCH, 2015; AVELAR, 2017; TERRA, 2018); tipos de norma linguística (BAGNO, 2001; 2002; 2003; FARACO, 2008; FARACO; ZILLES, 2017) e gramática da Língua Portuguesa (TRAVAGLIA, 2000; 2004; FRANCHI, 2006; BRITTO, 2007; BAGNO, 2001a; 2001b; 2009a); a variação linguística nos diversos contextos de interação de fala e de escrita (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005; 2019; BAGNO, 2007; 2009b; 2013; 2015; COELHO et al., 2015); os pressupostos conceituais e teóricos de gêneros textuais (ANTUNES, 2009; 2014; 2017; MARCUSCHI, 2010); e por fim, o tratamento da concordância verbal em gêneros textuais escritos (TRAVAGLIA, 2000; 2004; MELLO, 2005; AZEREDO, 2018). Desse modo, esperamos que a aplicação das regras da concordância verbal dos gêneros textuais música e notícia seja uma oportunidade para o aluno lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos do dia a dia, uma vez que tudo que fazemos linguisticamente é feito por meio de algum gênero. Para tanto, sugerimos que o professor de Língua Portuguesa explore em sala de aula a variabilidade da concordância verbal, considerando que esta prática pode proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver sua competência linguística e comunicativa de maneira mais consciente e em diferentes situações de interação de fala e de escrita, correspondendo, desta forma, às expectativas da presente proposta interventiva.Dissertação Da escrita para a tela: a produção de documentário como uma prática de ressignificação da escrita no contexto escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-25) Azevedo, Judileide Silva Morais de; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/2958718723041959; Alves, Maria da Penha Casado; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Sales, Laurenia SoutoO advento das tecnologias digitais e a diversidade de recursos multimidiáticos e multissemióticos presentes nas situações de comunicação impõem à escola o desafio de oferecer um ensino baseado nas práticas reais de interação humana. Nesse contexto, elencamos como objetivo geral deste trabalho apresentar uma proposta didática com a produção do gênero documentário, a fim de promover um ensino de língua significativo e que contribua para a formação identitária do sujeito, problematizando como as novas tecnologias, inseridas no contexto escolar por meio da linguagem audiovisual, podem ressignificar o ensino de língua e aproximar o aluno do contexto social em que vive. Como objetivos específicos, almejamos: descrever como as práticas escolares de escrita podem ser ressignificadas com o auxílio das ferramentas tecnológicas; explicar como as atividades de pesquisa, elaboração de roteiros e entrevistas com pessoas do bairro, no qual a escola está inserida, podem ajudar o aluno a fazer uma leitura crítica da sua realidade; e demonstrar como o trabalho com o audiovisual pode capacitar os alunos para o uso das ferramentas tecnológicas a favor da construção de sua identidade. Quanto aos aspectos metodológicos, este trabalho se configura como uma pesquisa-ação sob a perspectiva de Thiollent (1986) e apresenta uma abordagem qualitativa dos dados fundamentada nos estudos de Lüdke e André (2013), porque retrata questões concernentes ao contexto de sala de aula a partir de uma proposta didática estruturada num Projeto Didático de Gênero desenvolvido por Guimarães e Kersch (2012). Ademais, aportamos nossa pesquisa em contribuições teóricas de Rojo (2012; 2019) sobre os multiletramentos na escola e as contribuições de Bauman (2001; 2005) acerca da formação de identidade do sujeito. Amparamos nossa pesquisa também nos estudos que tratam dos gêneros do discurso na visão de Bakhtin (1997); dos gêneros digitais, segundo Marcuschi e Xavier (2005) e do letramento social e contemporâneo com base em Kleiman (2014). Nos aspectos concernentes à linguagem audiovisual, fundamentamo-nos nos estudos de Nichols (2005; 2012). Nossa proposta didática foi elaborada pensando numa possível aplicação em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, destacando que a produção de documentário com base nas propostas de multiletramentos será importante para a construção de aprendizagens significativas no ensino de Língua Portuguesa, pois se coaduna com as exigências postas à educação na contemporaneidade.Dissertação O debate em livros didáticos aprovados pelo PNLD 2020-2022(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-21) Silva, Edson Carlos da; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Aquino, Jaciara Limeira deDebater, respeitando a ética e a negociação de ideias, constitui-se, ao longo da História humana, uma prática de contínua construção da civilidade. Contemporaneamente, como demonstrações públicas (presenciais e/ou mediadas pelas redes sociais) de polaridade de ideias tem-se tornado prática reiterada, aprender a debater vem se tornando ainda mais relevante. Isso implica pensarmos o debate para além do conceito de gênero discursivo oral e/ou de objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa, ou seja, como prática social. Cientes disso, esta dissertação busca analisar como o debate é trabalhado nos livros didáticos aprovados pelo triênio PNLD 2020-2022. Esse programa atende à Base Nacional Comum Curricular, que, por sua vez, insere o debate no campo de atuação da vida pública. Diante disso, definimos, como objetivo geral desta dissertação, investigar como o trabalho com o “debate” pode contemplar as habilidades do campo de atuação da vida pública, elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para atingir esse objetivo, buscamos especificamente: (i) compreender como o “debate” é contemplado na BNCC; (ii) analisar o trabalho com “debate” nos dois volumes do 8 o ano do EF, selecionados entre as coleções aprovadas pelo triênio PNLD 2020-2022. Metodologicamente, esta pesquisa documental é de natureza qualitativa e interpretativista e analisa atividades didáticas que trabalham o debate em dois volumes do 8o ano. Para atingir esses objetivos, fundamentamos nossa análise na concepção dialógica da língua(gem), de Mikhail Bakhtin, nos estudos de letramentos de vertente sociocultural, de Kleiman (1995, 2000, 2012), Tinoco (2008, 2018, 2020), Aquino (2018), Rojo (2004) e Street (2014), nos estudos de argumentação interacional, de Grácio (1993, 2010) e na pedagogia crítica, de Paulo Freire (2016, 2021, 2022). Os resultados sinalizam que o trabalho com o debate, nos dois volumes analisados, compreende: (i) eventos que, de fato, aconteceram na realidade social brasileira; (ii) temas polêmicos de relevância para a cultura e a economia; (iii) prática social que ultrapassa a esfera escolar. Portanto, embora ainda focalizem a análise de alguns elementos meramente estruturais, não restringem o ensino do debate aos elementos constitutivos do gênero oral tampouco o transformam em apenas um objeto de ensino, pois oferecem alguns subsídios para que o professor e os estudantes o analisem como prática social da vida pública. Por fim, para contribuir com essa perspectiva, apresentamos, como recurso educacional, oito fichas avaliativas que podem subsidiar a avaliação do trabalho com o debate como prática social em sala de aula, sob aspectos diferentes.Tese Em meio a um mar de vozes sociais: o papel das bibliotecas e da experiência dialógica da leitura na formação das identidades de jovens universitários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-08) Pereira, Ismael Soares; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; https://orcid.org/0000-0002-2702-0541; http://lattes.cnpq.br/1729110267640248; Benevides, Araceli Sobreira; Silva, Francisco Leilson da; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Silva, Juan dos SantosEsta pesquisa propõe, como objetivo geral, compreender, a partir da vontade enunciativa de estudantes de uma instituição pública de ensino superior, como é concebida a participação da leitura e das bibliotecas em suas trajetórias vitais, e como estas podem impactar no processo sócio-histórico de construção e reconstrução de si, de suas posições de sujeito, de suas identidades sociodiscursivas. Para tanto, assentamo-nos na ideia de que a leitura constitui uma experiência responsivo-dialógica; e a biblioteca, um espaço-tempo heterodiscursivo por excelência. Assim, buscamos fundamento teóricometodológico nas reflexões do Círculo de Bakhtin, especialmente nas concepções de enunciado concreto, signo ideológico, relações dialógicas, vozes sociais, alteridade e ato ético. Trata-se, pois, de uma investigação de natureza qualitativa-interpretativista, guiada pelo paradigma indiciário (GUINZBURG, 1989), na qual se recorreu aos gêneros discursivos entrevistas e questionários socioeconômicos para elaborar o corpus de análise. Além disso, o trabalho encontra lugar no campo da Linguística Aplicada, sobretudo no que concerne à sua dimensão ética e politicamente engajada com as pessoas que vivenciam as práticas sociais (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2006) envolvidas em nosso objeto de estudo, ao seu compromisso com a discussão de problemas relacionados à “privação sofrida” pelos sujeitos (ROJO, 2006), uma vez que aqui se assume a responsabilidade de trazer para o plano do visível e do inteligível os sentidos oriundos das “vozes do Sul” (MOITA LOPES, 2006), ou seja, dos enunciados de leitores comuns – de gente simples que, historicamente, por ser mulher, por ser pobre, por ser pessoa LGBTQIAPN+, teve sua palavra silenciada, ignorada, desprezada. Fizemos, então, uma análise detalhada dos percursos biográficos que conduziram os sujeitos ao encontro com o mundo da cultura escrita e das bibliotecas, destacando não só as valorações que atribuem a essas práticas e a esses espaços, como também os posicionamentos e as vozes que emanam de seus enunciados. Os resultados apontam para a formação de identidades marcadas por uma heterogeneidade de discursos, evidenciando que o tornar-se não acontece senão pela soma de nossos atos participativos, responsivos e responsáveis, em diversas esferas ideológicas. Além disso, nos leva a compreender a leitura e as bibliotecas como lugares propícios para a descoberta e a experimentação de valores, de sentimentos, de ideias, de convicções, enfim, de posicionamentos ideológico-identitários.Dissertação O gênero tira e o tema transversal cidadania: uma proposta de intervenção para o desenvolvimento da leitura crítica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-18) Andrade, Marta Dantas de; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/7889026466173582; Aquino, Jaciara Limeira de; Dias, Valdenides Cabral de AraújoEsta pesquisa surgiu diante das dificuldades de leitura dos gêneros que envolvem multissemioses, como as tiras, especialmente quanto à construção de sentido, assim como da necessidade de planejar diferentes estratégias de ensino para melhorar a competência leitora e mitigar o impacto que o período de ensino remoto teve na formação dos nossos alunos. De caráter interventivo, tal pesquisa foi orientada pela seguinte questão de pesquisa: enquanto recurso didático, como o gênero tira pode contribuir para uma formação leitora crítica, reflexiva e cidadã de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental?, com o objetivo de apresentar contribuições para uma formação leitora crítica, reflexiva e cidadã de 13 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública da rede estadual de ensino. Para tanto, tomamos como base as contribuições teóricas de Bakhtin (1992), para as questões concernentes aos gêneros do discurso, ao enunciado e ao caráter dialógico da linguagem; Kleiman (1999), Rojo e Almeida (2012), Rojo e Moura (2019), nos assuntos referentes aos letramentos contemporâneos e aos multiletramentos. Para embasar o ensino de Língua Portuguesa, recorremos a Antunes (2003, 2009) e Geraldi (1997) e utilizamos, ainda, os direcionamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (2017) no que diz respeito às orientações para o ensino-aprendizagem da língua materna. Quanto à fundamentação teórica do texto multimodal e do gênero tira, utilizamos as pesquisas de Dionísio (2011) e Ramos (2017). Em relação aos aspectos metodológicos, nossa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com base nos estudos de Flick (2009) e Bortoni-Ricardo (2008); exploratória, com base nos escritos de Marconi e Lakatos (2010) e Andrade (2010); e descritiva, com Gray (2012). Também, se configura como uma pesquisa-ação, tomando como referência as contribuições de Thiollent (1986, 2007) e Tripp (2005). Para o desenvolvimento da nossa proposta didática, optamos pela Sequência Didática, de Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004). Portanto, acreditamos na relevância desta pesquisa para o trabalho com a leitura numa perspectiva crítica nas aulas de Língua Portuguesa por meio do gênero discursivo tira, visto que propiciou aos estudantes participantes o contato direto com estratégias de compreensão textual e com temáticas de cunho social, as quais, através do papel democratizante da leitura, incentivaram a reflexão sobre a Cidadania e contribuíram para uma formação cidadã emancipadora.Dissertação Grêmio estudantil em livros didáticos de língua portuguesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Zumba, Maria Alzeneide Fernandes; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; http://lattes.cnpq.br/9392347410803397; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Aquino, Jaciara Limeira deHistoricamente, o grêmio faz parte da movimentação política de estudantes brasileiros, em especial, os secundaristas. Todavia, nossa experiência de professora de Língua Portuguesa, desde 1996, nos permite afirmar que não é comum a formação, em escolas públicas de educação básica do interior do Rio Grande do Norte, do grêmio estudantil como um espaço de participação nas decisões. Porém, isso pode ser alterado por forças externas à escola. Uma delas é a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), que, no campo de atuação na vida pública, explicita o “grêmio livre” em habilidades específicas de Língua Portuguesa, destacando práticas de leitura, escuta, produção de textos, bem como análise linguística/semiótica. Outra força vem dos livros didáticos que, para serem aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), precisam atender às exigências da BNCC e, portanto, incorporar as habilidades nela contidas. Cientes desse movimento, esta dissertação, que tem por objeto de estudo o grêmio estudantil nos livros didáticos de Língua Portuguesa, caracteriza-se, metodologicamente, por ser uma pesquisa documental de natureza qualitativa e interpretativista. Seu objetivo geral é investigar como a representação de grêmio estudantil da BNCC é contemplada em dois livros didáticos, cujas coleções foram aprovadas pela edição de 2020 do PNLD. Para atingi-lo, objetivamos, especificamente, (i) compreender aspectos que caracterizam a inserção do termo “grêmio livre” na BNCC e (ii) analisar como os dois livros didáticos selecionados se apropriam das orientações da BNCC em suas atividades. Fundamentam nossa análise a concepção dialógica da língua(gem) do círculo bakhtiniano, os estudos de letramento de vertente sociocultural e a pedagogia crítica. Os resultados evidenciam que, embora o grêmio livre esteja na BNCC, isso não é suficiente para que ele seja incorporado aos livros didáticos, inclusive os aprovados no PNLD/2020. Entre os dois livros que analisamos, no livro do 7o ano do Geração Alpha Língua Portuguesa, o trabalho com o grêmio se desenvolve por meio de um projeto que ocupa um semestre letivo e, em suas atividades, vislumbram-se práticas de leitura e escuta, bem como produção textual (escrita e oral) e análise linguística/semiótica que, de fato, favorecem a criação do grêmio estudantil e viabilizam o protagonismo dos estudantes na escola e além dela. O trabalho com o grêmio estudantil proposto pelo livro do 6o ano do Apoema Português, por sua vez, focaliza os textos que compõem essa agremiação (o estatuto, por exemplo) para explorar regras da gramática normativa. Diante dessa limitação, decidimos apresentar, como produto destacável, uma coletânea de materiais de diferentes semioses que tratam do grêmio estudantil. Pensamos que essa coletânea pode contribuir com professores interessados na ressignificação do ensino de Língua Portuguesa com vistas ao exercício da cidadania e, para isso, observam, no grêmio estudantil, um produtivo espaço de letramentos.Dissertação Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Diniz, Josenice da Silva; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; Rabelo, Sebastião Augusto; https://orcid.org/0000-0002-5332-8750; http://lattes.cnpq.br/9053383753430184; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; http://lattes.cnpq.br/3788056363487769; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; Silva, Marcelo Medeiros daA importância da literatura é algo inquestionável visto que as obras literárias constituem, na história da humanidade, a própria essência do humano: o saber que é difundido através da leitura. No entanto, a leitura de obras literárias no cotidiano escolar é algo que precisa ser discutido e implementada com maior ênfase por todos que fazem parte da comunidade escolar, em especial, pelo professor, por sua condição de agente de letramento. Pensando nessa problemática e entendendo a leitura de obras literárias como algo que precisa de maior recorrência no cotidiano das atividades escolares (e fora dela também!) intencionamos apresentar uma proposta de intervenção a partir da leitura de Uma Ideia Toda Azul, de Marina Colasanti (1979) na perspectiva de que, ao enveredarmos pelos contos que compõem esta obra, possamos promover uma aproximação entre leitores e textos que poderão possibilitar a experiência enriquecedora da leitura literária, em turma do 9º ano. Em se tratando de uma intervenção, a pesquisa proposta é do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com abordagem qualitativa de dados (BOGDAN, BIKLEN, 1994). Para a intervenção proposta, pautamo-nos na sequência básica sugerida por Cosson (2016). O aporte teórico das discussões compreende refletir, a partir das contribuições teóricas de Jouve (2012), Petit (2009), Freire (2018), Zilberman (2009), entre outros, sobre a possibilidade de realizações de estratégias pedagógicas que possam, objetivamente, auxiliar os professores na formação de leitores literários na sala de aula.Dissertação Letramento profissional do professor: uma análise de práticas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-31) Silva, Maria Laura da; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/0849079847201094; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Melo, Nadia Maria Silveira Costa deAs práticas de letramentos são movidas pela leitura e pela escrita e atendem a diferentes propósitos sociais. Na ambiência da classe hospitalar, essas práticas perfazem o trabalho dos professores com a finalidade de contribuir com as demandas escolares da criança e do adolescente em internamento hospitalar. Nesse sentido, o estudo dessas práticas possibilita dar inteligibilidade à constituição das atividades profissionais do professor em espaços não formais de educação. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho consiste em analisar as práticas de letramentos profissionais de professores que atuam no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, especificamente, em um hospital público na cidade do Natal/RN. Metodologicamente, a investigação situa-se no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2019), assume perspectiva de natureza qualitativa interpretativista (MOITA LOPES,1994; BOGDAN; BIKLEN 1994; MOREIRA; CALEFFE 2006; CHIZZOTTI, 2005), com viés etnográfico (ANDRÉ, 1995; SILVA; SILVA, 2016). Teoricamente, esta pesquisa ancora-se nos Estudos de Letramentos (HEART, 1982; STREET, 1984, BARTON, 2000; BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995, 2005; ROJO, 2009), inclusive, no Letramento Laboral (PAZ, 2008), nos estudos de Saúde e Psicologia (OLIVEIRA; MAIA, 2012) Escolarização Hospitalar (RODRIGUES, 2012; BEHRENS, 2014; CASTRO, 2014), e na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLOSHINOV ([1929] 2016; ALVES, 2016; FREIRE, 2016). A investigação foi efetuada a partir das categorias elencadas por Hamilton (2000), que compreendem: participantes, ambiente/domínio, artefatos e atividades. As análises apontam para a ocorrência de várias práticas de letramento profissional que o docente atuante no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar realiza, dentre elas se encontram a consulta ao censo, entrevista com os acompanhantes, correspondência à escola de origem, acolhida do aluno, atendimentos nos leitos, atendimento na sala, registro do aluno e planejamento. A Sua efetivação visa contribuir com os letramentos dos alunos-pacientes, sobretudo o letramento escolar, levando em consideração aspectos referentes ao ambiente hospitalar, à patologia do educando, o contexto social no qual ele está inserido, à escola de origem, dentre outros fatores.Dissertação Poesia digital na sala de aula: o ciberpoema e a formação do leitor literário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-02) Fernandes, Maria Jarlene Anselmo da Silva; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; http://lattes.cnpq.br/7533909133748075; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; Aquino, Jaciara Limeira deO papel do texto literário na sociedade contemporânea permanece crucial, adaptandose às mudanças tecnológicas e culturais. Contudo, sua presença em sala de aula de Educação de Jovens e Adultos nem sempre é priorizada, muitas vezes por ser visto como complexos para esse público ou em favor de outros textos mais informativos, considerados mais acessíveis. Esse enfoque, além de preconceituoso, pode gerar aversão e afastamento dos textos poéticos, dificultando sua incorporação no ambiente escolar. Frente a esse desafio e reconhecendo a necessidade de trazer a poesia moderna para a sala de aula, este estudo surge, destacando o uso do gênero ciberpoema como uma ferramenta para promover o desenvolvimento do letramento literário entre os alunos dessa modalidade de ensino. Nesse intuito, pretendemos analisar de que (ais) forma (s) o trabalho com o poema digital influencia o desenvolvimento da competência literária dos discentes, explorando suas habilidades de compreensão, interpretação e apreciação da literatura, aliadas aos recursos ofertados pela internet. Em vista disso, visamos: compreender os aspectos literários inerentes à construção da poética digital; adotar abordagens de ensino interativas, aproveitando as potencialidades do ambiente virtual; produzir ciberpoemas que serão compartilhados com a comunidade escolar; e analisar as possíveis contribuições inerentes ao trabalho com o ciberpoema em sala de aula. Teoricamente, nossa dissertação desenvolveu-se embasada nas reflexões de Macedo (2001), Andrade (2004), Candido (2000/2013), Rojo (2009), Zilberman e Silva (2008), Lévy (1999), Santaella (2004), dentre outros que se fizeram necessários ao longo da pesquisa. Quanto à abordagem metodológica, optamos pela aplicação da pesquisa-ação de natureza qualitativa, por meio de um procedimento de intervenção pedagógica envolvendo um compilado de atividades, com foco no uso de Ciberpoemas, por meio de oficinas nos moldes de Cosson (2018): dialogais, interpretativas e criativas. Os resultados obtidos demonstram que a prática de leituras cativantes dentro do universo ejeano favorece a compreensão leitora e também amplia o letramento literário e digital dos alunos.Dissertação A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-04) Lima, Maria Aparecida Fernandes de; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/3012339611524176; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Lima, Fernanda Barboza deA realidade vivenciada em relação ao desenvolvimento da escrita diariamente nas escolas é algo que preocupa bastante os docentes e provoca muitas inquietações. A preocupação com essa realidade gerou questionamentos, a saber: de que forma atuar, como professores de Língua Portuguesa, de modo a contribuir efetivamente para aprimorar a capacidade escritora e leitora, e minimizar as dificuldades de produção textual por meio do trabalho com o gênero discursivo artigo de opinião? Quais estratégias podem contribuir para aprimorar a competência escritora e leitora dos alunos, preparando-os para ser sujeitos reflexivos e críticos da realidade que os circundam? Na busca por respostas para essa problemática, o objetivo geral deste estudo é apresentar uma proposta pedagógica, a partir de uma sequência didática, que sugere o desenvolvimento de módulos para a orientação da escrita e reescrita de produções textuais tendo como instrumento o gênero discursivo artigo de opinião. As ações delineadas para alcançar tal objetivo compõem uma proposta de intervenção que faz uso do gênero discursivo artigo de opinião como um instrumento motivador e eficaz para o desenvolvimento da competência escritora em discentes do 9º ano do Ensino Fundamental apoiado nas vertentes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular que demonstram, metodologicamente, a viabilidade e a importância do gênero enfocado e das nuances argumentativas utilizadas naturalmente pelo usuário da língua. Para ser considerado letrado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender as demandas de leitura e escrita cada vez mais diversificadas e sofisticadas. A partir dessa compreensão, é perceptível que os alunos, em sua maioria, não estão preparados como deveriam para lidar com a diversidade dessa cultura letrada, em virtude da evidente dificuldade apresentada por eles em relação à leitura, interpretação e produção textual dos mais diversos gêneros. Diante desse contexto, o presente trabalho buscou engajar os objetivos tomando como base os estudos da concepção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e dos escritos do Círculo. Além disso, busca as contribuições de estudiosos da área da Linguística Textual; da esfera da argumentação; da área dos estudos de Letramento e da sequência didática de gênero. Este estudo discute e defende a escrita como processo, apresenta a argumentação como eixo básico do artigo de opinião, apontando também as estratégias para apropriação da composição do referido gênero, por entender que esse gênero do discurso precisa participar do domínio discursivo do aluno a fim de que este seja capaz de lidar com situações de linguagem escolares e extraescolares que exijam um posicionamento diante de determinado tema polêmico. Este estudo propõe trabalhar o gênero discursivo artigo de opinião a partir do desenvolvimento de uma sequência didática para ser aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais), planejada como proposta de intervenção, de natureza qualitativa e do tipo pesquisa-ação, visto que a prática seguida de reflexão é o caminho indagativo privilegiado em investigações dessa natureza, possibilitando aos participantes condições para inquerir sua própria prática de forma crítica e reflexiva. Ademais, espera um trabalho contínuo de reescrita e ressignificação, pautado sempre em ações sistemáticas e a produção de texto como processo interativo de idas e vindas construído junto aos estudantes nas salas de aula durante toda a formação básica, partindo da concepção de texto como algo inacabado, dialógico e interacional.Dissertação Projeto de letramento e empreendedorismo: implicações para a formação cidadã(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Silva, Marcossuel Soares Batista da; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/9004876325761587; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Santos, Márcia Regina MendesAs práticas de leitura e de escrita com foco no empreendedorismo não são frequentemente desenvolvidas nas escolas de forma geral, e principalmente nas unidades de ensino que oferecem a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). E, quando o tema é abordado, é feito de modo dissociado das aulas de Língua Portuguesa. Diante disso, o estudo proposto traz para os alunos da EJA a oportunidade de aprender a partir da metodologia dos Projetos de Letramento, que tem como um dos pressupostos a desterritorialização da aprendizagem, capaz de propor atividades de leitura e escrita voltadas para as práticas sociais cotidianas que vão além do que abrangem as tarefas escolares. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar as implicações do projeto e dos eventos de letramento com foco no empreendedorismo para a melhoria das práticas de leitura e de escrita de alunos do ensino fundamental, da modalidade EJA, através da comparação das habilidades iniciais que os alunos possuíam e as que eles desenvolveram após o término do estudo. Para isso, adotamos as concepções de Gêneros Discursivos, de acordo com Bakhtin (1981; 1997; 2016), de Letramentos como práticas sociais (Kleiman, 1991; 1995; 2001; Soares, 2009; Barton, 1998 e Oliveira, 2010). Além disso, aportamo-nos nas referências relativas aos Projetos de Letramento (Oliveira, Santos e Tinoco, 2014; Kleiman, 2000; 2006; 2012 e Oliveira, 2008), bem como aos letramentos para as práticas cidadãs (Rojo, 2004; Suassuna, 2017) e nos estudos que versam sobre o empreendedorismo (Dolabela, 2006; Rosa, 2007) Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Tripp, 2005), com abordagem qualitativa de dados (Bogdan; Biklen, 1994). O cenário da investigação foi uma escola pública da rede estadual, situada na cidade de Currais Novos/RN, que atua exclusivamente com a EJA. Participaram da pesquisa o professor de Língua Portuguesa e os alunos do bloco “B” do ensino fundamental da modalidade EJA. Os instrumentais de geração de dados utilizados compreenderam notas de campo, questionários com questões abertas e fechadas, entrevistas, atividades de leitura/escrita produzidas pelos alunos e registros fotográficos. O desenvolvimento desta pesquisa foi pensado conjuntamente pelos seus participantes, uma vez que o trabalho com projetos de letramento deve partir de necessidades e interesses dos envolvidos. Ao final da pesquisa, analisamos, juntamente com os discentes a metodologia dos projetos de letramento e seus impactos para a sua formação e, consequentemente, para a evolução de seu processo de escrita, mediante o confronto entre as primeiras produções e os textos elaborados ao término do projeto, considerando as percepção e opiniões de cada participante. Em vista disso, concluímos que a metodologia dos projetos de letramento surtiu efeito expressivo no aprendizado dos alunos no tocante às práticas do empreendedorismo, sobretudo em termos de elaboração de plano de negócio individual. Ademais, trouxe subsídios tanto para a melhoria da escrita dos discentes, quanto para a compreensão do uso dos gêneros, em termos de especificidades relativas à natureza das situações de interação e às esferas de atividade nas quais eles circulam cotidianamente.Dissertação Projetos de letramento: impactos no ensino de escrita no contexto escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-21) Araújo, Cláudia Gean Carneiro; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; http://lattes.cnpq.br/6854915075929482; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028A presente pesquisa tem como objeto de estudo os Projetos de Letramento, caracterizados como um dispositivo didático (OLIVEIRA, 2016) que se propõe à utilização de práticas reflexivas e coletivas relevantes para redimensionamento do ensino da escrita no âmbito escolar. Nesse sentido, apresentamos um delineamento de como a escola pode ser uma agência de letramentos indispensável à criação de metodologias que possibilitem ao educando a vivência com atividades nas quais os atos de ler e escrever estejam conectados a contextos concretos de interação humana. Sendo assim, objetivamos investigar os impactos dos Projetos de Letramento para a melhoria da aprendizagem do aluno em termos de escrita. Desse modo, metodologicamente, o trabalho baseia-se nos pressupostos da pesquisa-ação instaurados por Thiollent (1986) e segue a abordagem qualitativa de dados discutida por Bogdan e Biklen (1994). Além disso, nossas discussões estão fundamentadas nos postulados que versam sobre Estudos de Letramento e, mais especificamente, sobre Projetos de Letramento, como Kleiman (1995, 2002, 2010); Oliveira; Tinoco; Santos (2014), Oliveira (2016) e Santos (2012). Na Teoria Discursiva dos Gêneros, ancoramo-nos nos fundamentos de Bakhtin (2011). O corpus de análise constitui-se de material gerado durante o desenvolvimento da pesquisa por meio de entrevistas, rodas de conversa, palestras, textos escritos pelos alunos, dentre outras atividades. A pesquisa foi efetivada em uma turma de 7º ano de uma escola pública da cidade de São João do Sabugi-RN. Partindo do interesse dos alunos e de uma problemática por eles observada, o projeto desenvolvido contemplou a temática saúde. Assim, a intervenção realizada contribuiu para a aprendizagem da escrita, haja vista os colaboradores da pesquisa vivenciarem situações concretas do uso da linguagem ao estabelecerem um elo entre os conhecimentos escolares e os saberes socialmente construídos. Os resultados apontam que os Projetos de Letramento favoreceram a uma melhor qualidade do processo de ensino e aprendizagem, no que se refere à ressignificação das práticas de leitura e escrita no contexto escolar.Dissertação Projetos de letramento: um estudo das práticas de escrita na educação para o trânsito(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Gama, Ana Glória Rogério de Carvalho; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Costa, Klébia Ribeiro daOs elevados índices de acidentes com feridos e mortes no trânsito têm ocorrido de forma alarmante em todo o mundo. Com base nessa realidade, este trabalho focaliza a educação para o trânsito e tem como objetivo investigar as implicações dos Projetos de Letramento para a melhoria das práticas de leitura e de escrita dos alunos, assim como para a sua atuação consciente no trânsito. A partir disso, delineamos como objetivos específicos: identificar as contribuições dos projetos de letramento para a geração de práticas sociais compatíveis com orientações da educação para o trânsito; e analisar a influência das práticas de leitura e de escrita desenvolvidas durante o projeto para a melhoria dos letramentos dos alunos. Participaram da pesquisa discentes de uma turma de 9º ano de uma escola pública municipal da cidade de São Bento do Trairi – RN. Teoricamente, fundamentamo-nos na perspectiva do Letramento como prática social (KLEIMAN, 2005, 2010), nos pressupostos dos Projetos de Letramento (OLIVEIRA, 2009; TINOCO, 2008; SANTOS, 2012, 2016; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2014), assim como na Teoria dos Gêneros Textuais (BRONCKART, 2003; MARCUSCHI, 2001, 2008) e nos dispositivos legais que regem a condução de veículos no trânsito (BRASIL, 2006; PAULUS, 2012). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), de abordagem de dados qualitativos (BOGDAN; BIKLEN, 1994), visto que implementamos uma análise indutiva das questões investigadas, procurando interpretá-las a partir do que expressam os colaboradores da investigação acerca do seu fazer durante as ações do projeto. As análises dos dados apontam que o desenvolvimento do Projeto de Letramento suscitou o envolvimento ativo dos alunos nas ações e atividades realizadas, o que contribuiu para a melhoria das práticas de leitura e de escrita, como também para despertar o seu comportamento responsável no trânsito.Dissertação Resgatando os fios da memória: produção do gênero memórias literárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-13) Gurgel, Rita Gomes de Macedo; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Sales, Laurenia SoutoDiante da diversidade da sociedade atual, reconhecemos que é primordial repensar o ensino de Língua Portuguesa frente à construção de conhecimentos que consolidem um trabalho expressivo com a língua materna. Nessa perspectiva, surgiu esta pesquisa que tem como objetivo geral desenvolver as competências e habilidades da oralidade e da escrita dos alunos para a produção do gênero discursivo memórias literárias, como forma de promover e/ou fortalecer laços de pertencimento ao lugar em que estão inseridos e o contato entre gerações. Como objetivos específicos, estabelecemos: propor uma Sequência Didática que atenda ao desenvolvimento das habilidades e competências da oralidade e da escrita dos alunos; contribuir com o aprimoramento da escrita dos alunos por meio de produções textuais do gênero memórias literárias; empregar os recursos e mecanismos linguísticos necessários ao processo de retextualização na construção do gênero memórias literárias; construir com os alunos um livro de memórias literárias e elaborar um caderno pedagógico. Para a construção desse gênero discursivo, entrevistas serão realizadas com familiares e/ou com demais membros da comunidade em que o aluno vive (pessoas com mais idade e experiencias de vida) como forma de promover e/ou fortalecer laços de pertencimento ao lugar em que estão inseridos e o contato entre gerações. Para subsidiar o trabalho, utilizamos o modelo de sequência didática apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), pesquisadores do processo de ensino da Língua Materna para a construção do conhecimento e o uso dos gêneros na interação social. Nesse processo, utilizamos os estudos de Marcuschi (2010) e Bakhtin (1999, 2011) nas questões de gêneros e retextualização; Candau (2021), Hall (2003), Le Goff (1990), Bauman (2005), Pollak (1992), Aragão (1992), e Oliveira (2015), cientistas que trabalham a questão da construção da identidade e da memória; Canuto (2010), que enfatiza a importância dos gêneros para aquisição da leitura e compreensão textual; Ferronato (2007), que enfatiza a importância da interação entre o autor, o texto e o leitor, entre vários outros autores que auxiliaram no desfecho das ideias, fornecendo um norte teórico para a construção deste trabalho. Em relação aos aspectos metodológicos, este trabalho, na sua implementação, configurar-se-á como pesquisa-ação sob a perspectiva de Thiollent (1986) e apresentará uma abordagem qualitativa dos dados fundamentada nos estudos de Lüdke e André (2013). Nossa proposta didática foi elaborada pensando numa possível aplicação na turma do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, situada no município de Campo Redondo/RN. Para a realização das atividades, foram utilizados alguns textos escritos por alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas do Brasil para o Caderno Se bem me lembro..., compilados em um caderno do docente (publicações finais) como principal instrumento avaliativo do Programa de Políticas Públicas conhecido como Olimpíada da Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, que tem como uma de suas propostas trabalhar o gênero memórias literárias. Assim, entendemos que o ensino de Língua Portuguesa com os gêneros discursivos, especificamente as memórias literárias, pode contribuir para o aperfeiçoamento da produção textual, uma vez que será possível ampliar o conhecimento do aluno em relação às características estruturais, linguísticas e socio-discursivas desse gênero e, ao mesmo tempo, motivá-lo quanto às práticas de leitura e escrita. Além disso, possibilitará ao estudante aprimorar o seu discurso, permitindo-lhe agir de forma efetiva nas situações de comunicação das diversas instâncias sociais das quais compartilha.Dissertação Retextualização e multimodalidade nas crônicas de Carol Bensimon: gênero vídeo-minuto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-19) Nóbrega, Juliana Dantas de Macêdo; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/1590149809453015; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; Aquino, Jaciara Limeira deO presente trabalho tem como objetivo geral, a partir da leitura da obra Uma estranha na Cidade, de Carol Bensimon, desenvolver uma intervenção prática e reflexiva voltada à formação do leitor literário por meio da sequência didática (SD) como forma metodológica e interdisciplinar, visando sua retextualização em vídeo minuto. Por entender a importância das obras literárias no saber, o qual é difundido através da leitura e do tempo, a multimodalidade trouxe a flexibilidade para o avanço deste trabalho, pois é pensada como a mistura de diferentes formas de linguagens, que em conjunto, atuam para a significação de gêneros discursivos diversos, ao abranger variadas modalidades de comunicação como a crônica, o trabalho em grupo, a produção textual e a gravação do vídeo-minuto. O planejamento deste trabalho foi focado na prática cotidiana em sala de aula no processo de leitura e reflexão sobre o texto. Nesse sentido, a pesquisa foi conduzida sob a perspectiva interdisciplinar com a finalidade de promovermos a aproximação entre leitores e textos que possibilitassem a experiência encantadora e enriquecedora da leitura literária, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. Para a execução deste estudo, adotou-se a abordagem metodológica qualitativa, mais especificamente sob o enfoque da pesquisa-ação, pensada na ótica de Thiollent (2011). O trabalho realizado com o gênero discursivo crônica seguiu a sequência didática sugerida por Dolz (2010). A metodologia partiu de aulas práticas, em que foi possível a produção de textos registrados no diário coletivo da turma, o qual foi essencial ao roteiro do gênero vídeominuto. Foram utilizadas as contribuições de Cosson (2011) no que diz respeito ao letramento literário; de Bakhtin (2003) sobre os gêneros do discurso; de Rojo (2012) e Ribeiro (2016) acerca dos gêneros digitais, multimodalidade e multiletramentos. Todos esses teóricos contribuíram para o êxito desta pesquisa. Os resultados apontam que as habilidades que estes estudantes têm para a escolha e uso consciente do vídeo como recurso didático são pouco significativas. Mesmo com tantos momentos de análises vivenciados ao longo do projeto, houve falhas no envolvimento da turma na gravação do vídeo-minuto. No entanto, por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo, os alunos e a professora pesquisadora tiveram a oportunidade de reeditar os vídeos, amenizando as dificuldades que apareceram durante o percurso. Porém, no que diz respeito à prática reflexiva, alcançou-se o êxito almejado, tudo isso concretizado no avanço das competências leitoras, na reflexão e na produção do próprio diário.