Navegando por Autor "González, Mario Orestes Aguirre"
Agora exibindo 1 - 20 de 51
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Análise comparativa de modelos de maturidade em gerenciamento de projetos: uma contribuição ao estudo da maturidade organizacional em setores de engenharia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-09) Silva, Rafael Rodrigues da; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; ; http://lattes.cnpq.br/4916623254508636; González, Mario Orestes Aguirre; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268056A2; Ferreira, Eric Amaral; ; http://lattes.cnpq.br/9832987391302132O objetivo da presente dissertação é formular diretrizes para o aprimoramento de modelos de maturidade, ou para a elaboração de novos modelos, visando a sua aplicação a departamentos de projetos. A maturidade em gerenciamento de projetos tornou-se um fator crítico para organizações que desenvolvem projetos e querem destacar-se no mercado em que atuam. Para tanto, os modelos de maturidade fornecem caminhos para que a institucionalização da gestão de projetos seja alcançada da melhor maneira possível. Geralmente, esses modelos avaliam a organização, definem sua situação atual em gerir projetos e propõe passos a serem realizados para avanço do nível de maturidade. Visando contribuir para o aperfeiçoamento dos modelos de maturidade para casos específicos, formulando diretrizes de aprimoramento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para elaboração de uma matriz de análise comparativa e realizado um estudo de caso para aplicação de dois modelos de maturidade (MMGP e PMMM níveis 2 e 3), selecionados a partir de critérios encontrados na literatura, em um departamento de engenharia de uma empresa do setor de petróleo. O estudo de caso subsidiou a realização de uma análise comparativa dos modelos, a partir da qual foram formuladas diretrizes de aprimoramento. Os resultados mostraram que o departamento avaliado encontra-se num estágio mediano da maturidade, registrando avanços significativos em algumas dimensões avaliadas. Também foi verificado que os resultados da aplicação dos dois modelos apresentam-se como complementares, embora destaque-se o modelo MMGP pela maior profundidade de diagnóstico, que leva em conta maior número de variáveis dentro de seus níveis de maturidade do que o modelo PMMM (níveis 2 e 3). Por fim, foram formulados direcionamentos que contribuem para o aprimoramento de modelos de maturidade, considerando o ambiente organizacional em que este trabalho foi desenvolvidoArtigo Análise da relação entre eficiência da produção, complexidade do produto e mercado de destino: estudo de caso de uma empresa multinacional exportadora de bens de capital(Unesp, 2009) Oprime, Pedro Carlos; González, Mario Orestes Aguirre; Toledo, José CarlosO objetivo deste artigo foi analisar o efeito do mercado de destino e a complexidade do produto sobre a eficiência da produção por meio de um estudo em uma empresa de bens de capital, localizada no estado de São Paulo. Durante doze meses, no ano de 2005, nove projetos desenvolvidos e manufaturados pela empresa foram monitorados e coletados os dados, de acordo com um projeto de experimento fatorial de duas variáveis independentes: mercado alvo e complexidade do produto, e duas variáveis dependentes, que mediram a eficiência produtiva da empresa: horas de produção acima das metas dos projetos e as horas-homens gastas em retrabalhos durante a fabricação dos equipamentos. Os resultados mostraram que os produtos direcionados ao mercado externo, norte-americano e europeu, receberam tratamentos diferenciados, extrapolando-se as metas de custo do projeto. Outro fator estatisticamente significativo foi que os produtos de alta complexidade e destinados ao mercado externo, norte-americano e europeu, apresentaram erros de previsão de custos (subestimados). Por outro lado, produtos de baixa complexidade, destinados ao mercado interno, apresentaram erros de previsão de custos (super estimados). Conclui-se, para a empresa estudada, que um produto com maior complexidade e que tem como destino um mercado exigente (norte-americano e europeu) impacta a uma baixa eficiência de produçãoDissertação Analise SWOT do gerenciamento de resíduos do coco verde em duas agroindústrias do estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-28) Araujo, Anna Cristina de; Mattos, Karen Maria da Costa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795924Y4; ; http://lattes.cnpq.br/7535405491009349; González, Mario Orestes Aguirre; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268056A2; Lima, César Emanoel Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/8299882640679833A causa ambiental, na atual conjectura, está alterando o posicionamento das empresas que estão praticando ou minimamente adotando a gestão ambiental. Tal ferramenta está sendo utilizada nas empresas para enfrentar a problemática causada pelos resíduos sólidos, dentre eles os resíduos do coco verde, presente constantemente no material descartado pela sociedade (empresas/consumidor). É uma fruta tipicamente tropical, cuja água fresca traz muitos benefícios à saúde humana e sua popularização desencadeou um aumento progressivo do seu consumo. Seguindo esse raciocínio, o presente trabalho propôs analisar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades análise de SWOT - no gerenciamento dos resíduos sólidos do coco verde em duas agroindústrias situadas no Estado do Rio Grande do Norte RN (Brasil), com intuito de conhecer os desafios e potencialidades do aproveitamento desses resíduos. Do ponto de vista da abordagem do problema, este trabalho se enquadra como uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de um questionário e entrevista estruturada sendo avaliada a postura estratégica das agroindústrias através da análise SWOT, que é uma sigla oriunda do idioma inglês, é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A análise SWOT é uma ferramenta eficaz para analisar o ambiente interno e externo de uma organização. Essa ferramenta contribui para situar a empresa no ambiente em questão e quando bem aplicada é possível detectar erros, fortalecer acertos, driblar as ameaças e apostar nas oportunidades. As agroindústrias estudadas possuem perfis bastante similares como: tempo de vida no mercado e por seguir uma linha de estratégia que prolonga a vida útil do fruto com aproveitamento de seus resíduos para fabricação de novos subprodutos. Em ambas, a quantidade diária de resíduos gerados alcança aproximadamente 20 mil unidades do fruto em alta estação, tornando necessário um enfoque direcionado ao aproveitamento e/ou tratamento desses resíduos. Em relação à análise de SWOT, constatou-se que a agroindústria A opera com capacidade defensiva atuando assim com vulnerabilidade, ou seja, impossibilitada de atuar diante desse segmento de mercado, por ter decidido parar de aproveitar os resíduos por falta de equipamentos e tecnologias adequadas. Em contrapartida a agroindústria B está utilizando a estratégia de capacidade ofensiva de mercado, pois, mesmo não possuindo equipamentos, tecnologias e instalações internas apropriadas, ainda assim, persistem no aproveitamento e beneficiamento dos resíduos do coco verde em sua agroindústria. Assim, considera-se que o potencial do gerenciamento dos resíduos do coco verde para a produção de uma diversidade de subprodutos reduz os impactos produzidos pela disposição inadequada e geram lucro em curto, médio e longo prazo. Lucros esses tangíveis e intangíveis, já que o interesse por ações de sustentabilidade não é só uma questão de obtenção de retorno financeiro, mas é questão fundamental para manter-se no negócio, posto que hoje em dia não basta possuir qualidade nos produtos e processos. É preciso estabelecer práticas socioambientais, tendo em vista a imagem da empresa como papel preponderante na decisão de compra dos consumidoresArtigo Aprimoramento e sofisticação regional: o processo de desenvolvimento de queijos inovadores(Espacios, 2015) Lima, João Cardim Ferreira; González, Mario Orestes Aguirre; Fernandes, Fernanda Kivia Agra; Silva, Anna Camila Lima e; Mota, Renata de Oliveira; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Furukava, MarcianoA pesquisa trata-se de estudo de caso em indústria de alimentos (laticínios) brasileira, na qual realizou-se um projeto de inovação em parceria com o SENAI e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O projeto baseou-se na análise de viabilidade técnica, econômica, financeira e mercadológica do desenvolvimento de quatro produtos inovadores. Tem-se também uma avaliação da estrutura de mercado e aplicação de estratégias utilizadas para aumento da produtividade e crescimento da empresa. Por fim, apresenta-se a análise sobre todo o método utilizado, pontuando os pontos positivos e os que poderão ser melhorados nos próximos projetos similaresDissertação Aspectos linguístico-ergonômicos em rótulos: avaliação da linguagem verbo-visual de rótulos de embalagens para alimentos achocolatados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-12) Costa, Gildete Fernandes da; González, Mario Orestes Aguirre; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268056A2; ; http://lattes.cnpq.br/2751605988358016; Medeiros, Veder Ralph Fernandes de; ; Lima, Dália Maria Maia Cavalcanti de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742788H5Vivemos num mundo de produtos embalados. A embalagem e os rótulos ajudam as empresas a se comunicarem com os consumidores e a fornecerem proteção, armazenagem e conveniência, à medida que os produtos se movimentam na cadeia de valor. Especialmente os rótulos adicionam um valor que auxilia as empresas a diferenciar seus produtos e a aumentar o valor da marca entre os consumidores finais. Porém, muitas vezes, as informações contidas nos rótulos das embalagens não são claras, apresentando uma linguagem verbo-visual deficiente resultante da má visibilidade, legibilidade e compreensibilidade de signos verbais e visuais. O objetivo dessa pesquisa é verificar, na visão dos consumidores, o nível de clareza dos textos informativos, harmonia e conformidade ergonômica do rótulo de embalagem do achocolatado em pó Claralate , considerando os aspectos linguísticos e ergonômicos presentes no rótulo do produto. Os critérios para avaliação da embalagem do achocolatado selecionado foram do ponto de vista linguístico: a organização e estruturação dos textos a partir da classificação do gênero textual; a clareza e compreensão da linguagem utilizada no rótulo. Do ponto de vista da ergonomia, a conformidade ergonômica informacional, com base nos requisitos: legibilidade, símbolos, caracteres, campo de leitura e espaçamento de linhas. Para tanto, a pesquisa de campo realizada em julho de 2007 e, ampliada em julho de 2011, utilizou um questionário estruturado na entrevista a 118 consumidores de achocolatados que realizam suas compras em um dos dois supermercados de Floriano-Pi. São Jorge e/ou Super Quaresma. Os principais resultados da investigação mostram que os aspectos linguísticos presentes nos textos informativos do rótulo atendem parcialmente às expectativas dos consumidores, enquanto a consideração dos requisitos ergonômicos informacionais analisados podem vir a contribuir para o aperfeiçoamento das informações e consequente melhoria visual destas, no rótulo de embalagem do achocolatado investigado. Como recomendação à fabricante do produto, o resultado da pesquisa aponta: Harmonizar a proporção das letras e algarismos; Aumentar o tamanho das letras; Tornar melhor compreensiva a informação visual determinada pelos campos de leitura; Colocar a data de validade em local de melhor destaqueDissertação Avaliação da eficiência dos investimentos do programa Inova-RN em micro e pequenas empresas Uma integração da análise envoltória de dados e índice Malmquist(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-27) Silva, Bruna Carvalho da; Almeida, Mariana Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; ; http://lattes.cnpq.br/5347235140812586; Aloise, Daniel; ; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; Mariano, Enzo Barberio; ; http://lattes.cnpq.br/6639164567036709; González, Mario Orestes Aguirre; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268056A2; Almeida, Mariza Costa; ; http://lattes.cnpq.br/0008148218524573No Brasil, com a promulgação da Lei de Inovação Tecnológica, tem-se intensificado as medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica no ambiente empresarial, visando ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do país. Avaliação dos investimentos públicos pode ser um instrumento importante para garantir o adequado direcionamento na alocação de recursos limitados. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a eficiência e os ganhos de produtividade de micro e pequenas empresas beneficiadas com investimentos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, pelo Programa PAPPE Integração INOVA, para a realização de pesquisas em inovação tecnológica. A pesquisa foi desenvolvida no Estado do Rio Grande do Norte, nas empresas financiadas pela FAPERN, sendo conduzida por meio de um survey exploratória-descritiva, com o propósito de coletar dados primários necessários para a execução das técnicas Análise Envoltória de Dados e Índice de Produtividade Malmquist. O plano populacional contemplou uma amostra de 26 projetos vinculados a 25 empresas. Para conduzir essa avaliação, utilizaram-se os modelos: (1) DEA-BCC, para determinar a eficiência técnica e esclarecer os retornos variáveis à escala, empregando dois inputs (capital FAPERN e capital empresa) e três outputs (faturamento para o projeto INOVA-RN, crescimento das vendas e número de novos empregos); e, (2) DEA-Malmquist, para avaliar a evolução da produtividade, utilizando dois input (capital FAPERN e capital empresa) e dois outputs (faturamento para o projeto INOVA-RN e crescimento das vendas). Admitiu-se, em ambos os casos, a orientação à maximização dos outputs. Os resultados foram apresentados em três etapas: etapa I caracterização qualitativa do perfil dos projetos baseados nos aspectos da inovação tecnológica; etapa II análise da eficiência das empresas; e, etapa III evolução da produtividade das empresas. Por fim, esses resultados possibilitaram identificar, para o órgão fomentador, quais empresas aplicaram melhor os recursos públicos em inovação tecnológica, colaborando na orientação futura de empresas a maximização dos efeitos de investimentos em inovação, com base nos diagnósticos das empresas que obtiveram eficiência máxima e, ainda, promovendo subsídios teóricos e analíticos que possam vir auxiliar à tomada de decisão de organizações públicas no direcionamento a efetividade de práticas mais promissoras como no planejamento de políticas públicasArtigo Business games and creativity: a bibliometric study and research themes(Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2019) Rosa, Marcela Silva Cavalcanti; Almeida, Mariana Rodrigues; González, Mario Orestes AguirreThis paper presents a bibliometric study of the relationship between business games and creativity and points out gaps in the proposal of research topics. For this, we performed a detailed analysis of 64 articles obtained through a systematic review of the literature, gathered from the Scopus and Web of Science platforms in the areas of business and engineering, published between 1970 and 2016. The data was analyzed by descriptive statistical analysis with the support of the affinity matrix. The results identify: 1) the main research method in this theme is the case study with a qualitative approach; 2) the United States, Canada and China are the countries that publish the most; 3) there has been an increase in publications on this topic in recent years; 4) the main sector for application of studies on this theme is the educational one, followed by the business sector; and 5) considering both creativity and business games, exploratory studies are predominant. For future research it is recommended: 1) to analyze the influence of creativity principles in business games; 2) research what are the constituent elements of a business game; 3) investigate how a game can stimulate or mediate the creative process of its participantsArtigo Conceptual development of the vertical axis wind turbine with movable blades(2018-06) Santiago, George André Souza; González, Mario Orestes Aguirre; Hernandez, Willmari Dayana SuarezThis paper, through of approach of Product Development Process, characterizes the development phases of a new concept of vertical axis wind power turbine. The conceptual model used serves as a guide in the design, management and implementation of product research and development. The use of a model facilitates the replication, evolution and error handling of a new concept. Product development methodology were applied in laboratory and the results prove the efficiency of the proposed prototype in comparison to existing technologiesArtigo CREATION: creativity techniques to generate ideas of new products(Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2019) González, Mario Orestes Aguirre; Fernandes, Marcela Squires GalvãoThis article aims to propose a new creativity technique to generate ideas for new products. The research method is characterized as action research due to the participation of researchers within the problem situation. The proposed technique, which was named CREATION – Clarify and explicit the context of the development, Relate about creativity and innovation, Explain the generation of words and elements, Apply and communicate the first word, Think fast the next words, Interpret and choose the words, Organize the words to construct ideas, Now expose the ideas – was conceived through interventions in organizations that manufacture handicraft products. For the application of the technique a dynamic that takes into account three phases is required to be used: Planning, Implementation and Analysis. During the application of the technique about 30 ideas have been generated, all considered new, in six sessions of the pilot test interventions in artisan communitiesDissertação CREATION: técnica de criatividade para geração de ideias de novos produtos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-02) Fernandes, Marcela Squires Galvão; González, Mario Orestes Aguirre; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268056A2; ; Almeida, Mariana Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; Amaral, Daniel Capaldo; ; http://lattes.cnpq.br/9844015070032232; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676A criatividade é uma habilidade presente em todos os indivíduos e uma das estratégias utilizadas para potencializá-la é por meio da aplicação de técnicas de criatividade. Com o objetivo de propor uma nova técnica para geração de ideias de novos produtos artesanais, esta dissertação, que faz parte de um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio de uma pesquisa-ação, interveio em três comunidades artesãs do estado Lajes Pintada, Massaranduba e Vera Cruz a fim de desenvolver o potencial criativo das artesãs. A partir das técnicas estudadas na literatura, foram selecionadas para as intervenções três técnicas, compondo duas dinâmicas uma para melhorar características e funcionalidades dos produtos existentes, com a técnica do SCAMPER; e a outra para gerar ideias para criação de novos produtos, com as técnicas Listing e Palavras/Figuras Aleatórias. Essas últimas técnicas não foram satisfatórias em seu objetivo por apresentarem restrições, não contempladas em sua descrição, para o grupo participante. Assim, foi necessária a proposição de uma nova técnica com a mesma finalidade, a técnica CREATION Clarify technique, Realized creativity, Explain, Apply for word, Think fast, Interpret, Organize ideas, Now evaluate, composta por doze etapas. Para aplicação da nova técnica requer-se que seja utilizada mediante uma dinâmica que leva em consideração três fases: Planejamento, Aplicação e Análise. Na aplicação da nova técnica foram geradas em torno de 30 ideias, consideradas novas, em seis sessões, do teste piloto às intervenções nas comunidades artesãsArtigo Creative profile of undergraduate engineering in a Federal University(Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2014) Souza, Dayse da Mata Oliveira; González, Mario Orestes Aguirre; Cardone, Klinsmann de Paiva; Siqueira, Maria Emília Morkis; Silva, Técia de Lima; Freire, AmandaThe creative potential development should take place in line with the professional training, which has its main foundation at schools, universities and society. Knowing the profile of creative people becomes fundamental, since current researches indicate creativity as a skill that can be developed when stimulated. The paper aims to identify the creative profile of undergraduate students of the courses of Civil and Industrial Engineering of a Federal University and analyze their evolution during the academic formation. A structured questionnaire was administered to 382 students. Taking into account the proposed by Oech, whom classifies the creative person in Explorer, Artist, Judge and Warrior, we can conclude that students of these Engineerings prevails the profiles Judge and Warrior. From the results, one considers the need to integrate in the pedagogical practices, curriculum and programs of disciplines, activities that encourage creative development for Explorer and Artist profiles, since the labor market and society demand for engineers with technical knowledge and creative skills that leverage innovations, with a high degree of novelty, in these organizationsArtigo Creativity techniques applied to improve product characteristics: study of handicraft products(Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2015) Marinho, Edicleide da Silva; González, Mario Orestes Aguirre; Freire, Amanda; Fernandes, Marcela Squires Galvão; Araújo, Ana Cláudia CostaCreativity, considered a skill that provides innovation, either in the creation of new products or their improvement, needs to be exercised in order to be. Thus, creativity techniques are being increasingly studied; however there are still few empirical studies on the subject. This article aims to evaluate the application of a creativity technique in two communities that produce handicraft products in the state of Rio Grande do Norte. Through a literature review, we found a total of 74 creativity techniques from which we chose the SCAMPER technique. It provides improved products, is easy to apply, and is suitable for target audience with low level of education. The results demonstrated that the technique presented satisfactory performance on improvement of product characteristics. However, the participant’s creative knowledge must be taken into account before its applicationArtigo Creativity techniques: a systematic literature review(Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2016) Leopoldino, Kleidson Daniel Medeiros; González, Mario Orestes Aguirre; Ferreira, Paula de Oliveira; Pereira, José Raeudo; Souto, Marcus Eduardo CostaCreativity techniques are one-off tools that can be used to induce the creative potential of an individual or a group of individuals for the purpose of solving problems or generating ideas in the development of new products and services. In this article, a mapping of the scientific production about the techniques of creativity was carried out in 56 scientific publications, from the search metabase Portal of Periodical Capes and Google Scholar. After analyzing the publications, we found 120 creative techniques described in the literature. Among the techniques identified, the one with the highest prevalence of citations was Brainwriting, followed by Brainstorming and Synectics. The United States, Germany and the United Kingdom concentrate the world scientific production with 70% of the publications on the subject. Regarding the methodological approach of the studies, 63% are classified as qualitative, 29% as quali-quantitative and 10% as quantitative. It was verified that more research is needed to investigate the applicability of these tools, besides the critical factors that allow the induction of the creative potential of the participantsTCC Desenvolvimento de novos produtos digitais no mercado financeiro: proposta de modelo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Palmieri, Caterine Pergher; González, Mario Orestes Aguirre; http://lattes.cnpq.br/0504256128203507; Almeida, Mariana; Melo, David Cassimiro deNos últimos anos, o setor financeiro enfrentou mudanças significativas com o crescimento das fintechs, startups com foco em inovações tecnológicas e em proporcionar uma boa experiência para o cliente. Com o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, é perceptível a crescente mudança nos hábitos de consumo da população. Em um contexto de crescente concorrência, de surgimento de novos produtos que estão ditando o comportamento do consumidor e de alta regulamentação no desenvolvimento de soluções, é essencial que empresas do setor adotem boas práticas para contornar esses desafios. O estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de desenvolvimento de produtos digitais financeiros, a partir da análise das limitações da aplicação de metodologias tradicionais no contexto do mercado financeiro e da identificação de boas práticas. Para cumprir com o seu objetivo de pesquisa, o presente trabalho utilizou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e documental sobre metodologias de desenvolvimento de produtos; análise documental e entrevistas semiestruturadas com integrantes da equipe de Pix da empresa adquirente; e mapeamento de um modelo de desenvolvimento de produtos digitais financeiros. Como resultado, é apresentado o modelo de desenvolvimento, com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão de gestores do mercado e contribuir para a formação do campo teórico da temática estudada. O modelo contempla duas fases: desenvolvimento do produto e melhoria contínua do produto. Cada fase envolve etapas e cada etapa um conjunto de atividades.TCC Diretrizes e boas práticas ambientais para o descomissionamento de plataformas de petróleo e gás offshore do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-13) Sousa, Francisca Karoline Bezerra de; González, Mario Orestes Aguirre; Carlos Alberto Nascimento da Rocha Júnior; Vidal, Priscila da Cunha Jácome; Ferreira, Paula de OliveiraAs operações e consequentemente o licenciamento ambiental da indústria de petróleo e gás offshore ocorrem em diversos países do mundo. As empresas de petróleo e gás enfrentam, assim, o desafio de atender às demandas de energia em expansão no mundo, tentando minimizar as externalidades negativas associados a essas operações desde a sua fase de planejamento até o descomissionamento. O descomissionamento dessas atividades pode ocorrer devido às condições técnicas, ao exaurimento do recurso ou pela inviabilidade econômica. No Brasil as leis e regulamentos relacionados a essa etapa se atêm a questões estritamente técnicas e não dão especificidade as questões ambientais. O objetivo deste artigo é propor diretrizes e boas práticas ambientais para o descomissionamento de plataformas de petróleo e gás offshore do Brasil, com base em experiências dos países: Reino Unido, Noruega e Estados Unidos. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas: Desenvolvimento Sustentável, Impacto Ambiental e características gerais da indústria de petróleo e gás offshore no Brasil. Através do estudo de caso sobre o licenciamento ambiental dos países: Reino Unido, Noruega e Estados Unidos, da pesquisa em sites dos órgãos responsáveis por esse processo nos países, leitura de artigos, dissertações, teses e relatórios técnicos, foram propostas 11 diretrizes e boas práticas ambientais para o descomissionamento de plataformas de petróleo e gás offshore no Brasil. Dessa forma, inferiu-se que diferente da realidade brasileira o Reino Unido, Noruega e Estados Unidos, grandes produtores de óleo e gás offshore do mundo, preocupam-se e dão grande ênfase nas questões ambientais antes, durante e depois da cessação das atividades. Nota-se a necessidade do Brasil em se basear em questões internacionais para aperfeiçoar os condicionantes para a etapa de descomissionamento.Tese Diretrizes para utilização de hidrogênio verde no sistema de transporte urbano do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-24) Braga, Izaac Paulo Costa; González, Mario Orestes Aguirre; http://lattes.cnpq.br/5936291138113637; http://lattes.cnpq.br/8745150715461800; Santos, Enilson Medeiros dos; http://lattes.cnpq.br/3433847962770085; Hékis, Hélio Roberto; https://orcid.org/0000-0002-7601-8931; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; Costa, Luis Henrique Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-9067-9453; http://lattes.cnpq.br/0257815133631498; Oprime, Pedro Carlos; https://orcid.org/0000-0002-6213-2223; http://lattes.cnpq.br/9291517431456908Em meio à crise climática, a substituição de combustíveis fósseis por alternativas renováveis, como o hidrogênio verde (H₂V), é crucial. No setor de transportes, o hidrogênio (H₂) desempenha um papel estratégico no processo de descarbonização, oferecendo viabilidade técnica, bem como vantagens ambientais, sociais e econômicas. Esta pesquisa tem como objetivo propor diretrizes para a utilização de H₂V no sistema de transporte urbano do Brasil. O procedimento metodológico foi dividido em três fases: (i) revisão sistemática da literatura (RSL) sobre a aplicação do H₂V no transporte urbano; (ii) análise de casos em países com estratégias consolidadas para o uso do H₂V no setor de transportes, sendo Alemanha, China, Estados Unidos e Japão; e (iii) formulação das diretrizes a partir da análise do caso brasileiro, validada por um grupo de especialistas. Como resultado, foram elaboradas 32 diretrizes agrupadas em oito dimensões de análise: (i) ambiental, (ii) social, (iii) econômica, (iv) infraestrutura, (v) pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e alternativas tecnológicas, (vi) segurança, (vii) regulação e (viii) marketing. Essas diretrizes visam apoiar o processo de tomada de decisão para a adoção do H₂V como combustível no sistema de mobilidade urbana do Brasil, podendo também ser adaptadas por outros países interessados em estabelecer suas próprias estratégias, dado o detalhamento das etapas metodológicas deste estudo. Além disso, a pesquisa apresentou uma análise comparativa entre veículos movidos a células a combustível de H₂ e veículos elétricos a bateria, destacando a alternativa mais sustentável para o transporte urbano. Também foram discutidos aspectos relacionados à distribuição do H₂V por redes de gasodutos de gás natural. Por fim, o estudo identificou que a infraestrutura de abastecimento é um dos principais fatores para garantir a viabilidade do uso do H₂V no setor de transportes, destacando a importância de incentivos financeiros e investimentos governamentais para fomentar seu desenvolvimento.Dissertação Elaboração de um plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos no restaurante universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-27) Carneiro, Cláudia Maria de Figueiredo Moreira Leite; Mattos, Karen Maria da Costa; Oliveira, Nominando Andrade de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776964H9; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795924Y4; ; González, Mario Orestes Aguirre; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268056A2; Pinto, Carlos Henrique Catunda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794957H6A preocupação com a conservação do meio ambiente atinge diferentes camadas e setores da sociedade mundial. A qualidade do meio ambiente de nosso planeta só poderá ser alcançada através de mudanças nas atitudes tomadas em relação aos resíduos gerados pela sociedade, isto também acaba por envolver o setor da educação, a exemplo das instituições de Ensino Superior onde o conceito de gestão ambiental necessita ganhar um espaço crescente. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, encontra-se o Restaurante Universitário, que a exemplo de uma Unidade de alimentação e Nutrição, é um restaurante destinado a prestar serviços à comunidade acadêmica com a produção e distribuição de refeições. Neste contexto operacional o trabalho objetiva subsídios para à busca da geração mínima possível de resíduos, aplicando práticas e processos ambientalmente corretos. O trabalho foi desenvolvido no período de setembro de 2009 a outubro de 2009 no Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Restaurante Universitário da referida instituição. O projeto envolveu todos os funcionários do restaurante e utilizou como método a pesquisa ação. Caracterizaram-se os resíduos produzidos, dispostos de acordo com sua natureza (orgânica ou inorgânica) segundo classificação da NBR ISO 14004, adaptada por Kinasz (2004) que ajusta às normas à realidade específica dos Serviços de Alimentação e Nutrição. Sendo diagnosticado um expressivo volume de resíduos produzidos no Restaurante Universitário, pode-se afirmar que existe uma cultura de desperdício, contribuindo para o aumento de geração de resíduos sólidos, prejudicando o meio ambiente e refletindo consequentemente nos custos e gastos da Unidade, fato este que caracteriza e justifica a necessidade de promoverem-se ações que resultem na redução da produção deste resíduo, seu manejo e destinação adequada, com reflexos positivos na área econômica e ambiental, elaborando um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos no Restaurante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do NorteArtigo Factors that influence the performance of wind farms(Elsevier, 2019-05) Santos, Marllen Aylla Teixeira dos; González, Mario Orestes AguirreThis article aims to identify the conditioning factors that influence the operation and maintenance performance of wind farms. The research method included theoretical research and case studies in seven companies that own wind farms. Theoretical research covered the following themes: performance management process; performance measurement in power plants, highlighting the factors that affect performance in this type of industry, and; the characteristics of the Brazilian wind energy market. The case studies were conducted through interviews with managers, whose positions are at the strategic, tactical and operational levels, with the objective of identify the performance management processes existing in wind farms. As a result, it was verified that the performance of wind farms is mainly influenced by 5 factors: (1) Reliability of prospecting studies, (2) Construction quality and assembly, (3) Organizational learning, and (5) Coordination of the value chainArtigo Fast-Fachion: uma revisão bibliográfica sistemática e agenda de pesquisa(Abepro, 2015) Solino, Lívia Juliana Silva; González, Mario Orestes Aguirre; Siqueira, Maria Emília Morkis; Nascimento, Williany AmbrosioO fast-fashion (FF) é considerado uma abordagem e fenômeno de influência mundial, que se adequa às necessidades de um mercado exigente e em constante mudança, por ser um modelo de negócios que resulta de uma mistura de rápida fabricação, flexibilidade, baixo custo e abordagens ágeis de varejo. Nesse contexto, a presente pesquisa busca responder, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, como o FF vem sendo abordado nos estudos científicos publicados até o ano de 2013. Mediante a revisão, foi analisado um total de 82 textos, dentre artigos, dissertações e teses. O método de pesquisa utilizado é caracterizado, quanto aos objetivos, como descritiva, e quanto à abordagem como qualitativa e quantitativa. Após realizar a classificação das publicações, foi possível entender o estado da arte, e assim definir um conceito holístico e o termo adequado para o FF. Como também, propor uma agenda de pesquisa com novos enfoques para futuros estudos dentro do tema abordadoDissertação Fatores que influenciam a fidelidade dos clientes em postos de combustíveis da cidade de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-06) Mello, Luciana Torres Correia de; González, Mario Orestes Aguirre; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268056A2; ; http://lattes.cnpq.br/8766771023170975; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Idrogo, Aurélia Altemira Acunã; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783354T2A fidelidade dos clientes tornou-se fator estratégico para a sustentabilidade do negócio das empresas. E para torná-las competitivas é importante identificar os fatores que os clientes levam em consideração para escolher a empresa em que irão comprar o produto/serviço. Esta dissertação de mestrado objetiva conhecer os fatores que influenciam a satisfação e fidelidade dos clientes em postos de combustíveis de Natal/RN, tomando como base o modelo norueguês de índice de satisfação do consumidor. A pesquisa teórica foi fundamentada nos conceitos de estratégia, qualidade nos serviços, satisfação e fidelidade do cliente e especificamente nos índices nacionais de satisfação do cliente. O método utilizado foi descritivo-explicativo, com aplicação de uma pesquisa do tipo survey, no período de 15 de março à 15 de abril de 2013, com 391 clientes de postos de combustíveis. Foram considerados na análise relacional oito constructos: qualidade, preço, reclamação, satisfação, imagem, fidelidade, afetividade e compromisso calculado. Para a satisfação dos clientes, os fatores que influenciam resultaram em: qualidade do combustível; habilidades técnicas dos vendedores e tempo de atendimento. Para a fidelidade do cliente, os fatores que influenciaram resultaram em: imagem, sentimento em relação a bandeira distribuidora, localização do posto e satisfação geral com o posto
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »