Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ações de marketing digital no Instagram durante a pandemia da Covid-19: um estudo na Hamburgueria LS Burg em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Silva, Alaide Correia Alves da; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Araújo, Maria Valeria Pereira de; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; Brito, Max Leandro de Araújo
    O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as ações de marketing digital implementadas no Instagram por uma hamburgueria de Natal/RN durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, em termos metodológicos a pesquisa caracteriza-se quanto à abordagem qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória; como objeto de estudo do trabalho, temos o estudo da empresa Ls Burger, empreendimento alimentício que utiliza o Instagram como ferramenta principal de marketing digital. Para atingir o objetivo principal deste trabalho, foram elencados também três objetivos específicos que auxiliaram a autora a diagnosticar neste processo quais foram ações de marketing digital utilizadas pela empresa. Esta análise foi realizada por meio da entrevista feita com empresário dono do estabelecimento e através da análise da página do Instagram da empresa. Por fim, concluiu-se que a ferramenta Instagram trouxe alguns benefícios para empresa neste momento difícil, através das ações de marketing digital realizadas, pode-se observar retorno em vendas e novos seguidores através dos feedbacks dos clientes sobre a ação de marketing com os influencers; como também, a comunicação com os clientes através das ações de marketing digital. Em contrapartida, o trabalho apresentou também as particularidades como falta pessoa responsável pela criação de conteúdo da empresa, para que esta, esteja sempre atento a situação do mundo, as novas tendências, formas de melhorar as ações de marketing para atingir o máximo de clientes possível, bem como, estar preocupada com o planejamento, execução das ações de marketing para a fidelização dos clientes de forma contínua e com a conversão em vendas. Os dados da pesquisa contribuem para o entendimento que é necessário ter uma plataforma adequada e eficaz para realizar o processo de marketing digital com primazia, e que o Instagram, no que lhe cabe, consegue suprir tais necessidades como plataforma, mas que é necessário ter boas ações de marketing que gerem engajamento para a página e consiga, dessa forma, converter tal engajamento em vendas para a empresa.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desdobramentos do turnover de docentes na FELCS: uma análise de diferentes perspectivas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Carvalho, Stephani Lovane; Nascimento, Marcos Adller de Almeida; https://orcid.org/0000-0003-0454-8324; http://lattes.cnpq.br/0390182192463372; Oliveira, Antonio Batista da Silva; https://orcid.org/0000-0001-8620-874X; http://lattes.cnpq.br/6832074739542103; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548
    Este estudo tem como objetivo identificar as principais causas e desdobramentos do turnover de docentes na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizada no campus de Currais Novos/RN. Além disso, analisa-se a eficácia das políticas de integração e retenção adotadas pela unidade acadêmica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes em exercício e docentes que se desligaram da unidade entre os anos de 2014 e 2024. Os resultados revelam que a ausência de políticas efetivas de integração e valorização, aliada a fragilidades no ambiente organizacional, contribui significativamente para a rotatividade docente. A investigação também evidencia a importância de ações institucionais que promovam o bem-estar, o vínculo e a motivação dos professores. Este trabalho contribui para a compreensão do turnover docente em instituições públicas situadas no interior, um campo ainda pouco explorado na literatura nacional.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Impactos da pandemia de Covid-19 na Festa de Sant'Ana em Currais Novos/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-01) Lima, Lucas Mateus da Silva; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Pinheiro, Isabelle de Fátima Silva; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313
    A pandemia de Covid-19 afetou os festejos alusivos a Sant’Ana, padroeira do município de Currais Novos/RN. O evento passou por adaptações, mas a tradição das celebrações foi mantida. A festa de Sant’Ana faz parte do turismo cultural e religioso do município. Uma tradição de mais de dois séculos de existência. Uma festa que perpassa gerações, pela fé do seu povo e pelas festividades sociais que são realizadas durante o mês de julho, tornando-se o maior evento do município. Além do crescimento espiritual, a festa proporciona o crescimento econômico, gerando empregos diretos e indiretos durante o período festivo, bem como o fortalecimento do comércio e seus serviços. O referido evento é uma das marcas do povo cristão católico de Currais Novos, são manifestações de fé expressas através da devoção a sua padroeira, que mesmo diante da pandemia de Covid-19, não deixou de ser realizada. O presente trabalho tem como objetivo geral de analisar os impactos da pandemia de Covid-19 na festa de Sant’Ana do Município de Currais Novos/RN, nos anos de 2020 e 2021. Para a realização da pesquisa, foram utilizados os procedimentos metodológicos, dentre os quais a pesquisa descritiva e explicativa: pesquisa em acervo documental e bibliográfica, pesquisa de campo, produção de fotografias e aplicação de entrevistas com questionários para os organizadores do evento. Identificou-se que diversas modificações foram feitas e que, mesmo com os protocolos estabelecidos, a tradição em festejar Sant’Ana não passou despercebida, e a festa aconteceu.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Innovation and use of new teaching technologies in undergraduate learning and empowerment for the labour market
    (International Journal Of Emerging Technologies In Learning (Ijet), 2020) Guerra, Eliana Costa; Nascimento, Daniel Beserra do; Brito, Max Leandro de Araújo; Fonseca, Géssica Fabiely; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Martins, Cibelle Amorim; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Teixeira, Ricardo Luiz Perez; Shitsuka, Ricardo; Silva, Priscilla Chantal Duarte; Junger, Alex Paubel
    The present study aims to investigate the perspective of students in the business course on innovation and the use of new teaching technologies in undergraduate learning and empowerment for the labour market in a city in northeastern Brazil.The methodology study is qualitative, conducted through a questionnaire tech-nique with open questions with students from a higher edu-cation institution, graduates of the business course and others who have already completed and are looking for space in the labour market. The results obtained in the present study suggest a greater participation of the university in the artic-ulation of its trained professionals with the local companies, serving as a sup-port platform and in this way enabling some monitoring of these graduates at the entrance of the local market, through networks of contacts that bring togeth-er companies of recent graduates.The conclusion of the study is that there is a complex situation, that despite the difficulties imposed by the economic crisis and lack of local opportunities, the chance of getting a job is better for those who, in fact, absorb as much of the knowledge that the course offers and get their diploma
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O projeto de implantação do teleférico na cidade de Santa Cruz/RN: percepções e expectativas dos munícipes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Costa, Matheus Alves da; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; https://lattes.cnpq.br/4587134827182921; Costa, Êndel Raul Pachêco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548; Silva, Eduardo Cristiano Hass; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505
    O objetivo deste trabalho é analisar as percepções e as expectativas da população santacruzense, a partir do projeto de implantação do teleférico com vistas ao incremento do turismo religioso na cidade de Santa Cruz/RN. Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa, e como ferramentas, foram utilizadas a aplicação de questionário eletrônico (Google Forms) com perguntas estruturadas e entrevista com perguntas semi estruturadas. O questionário foi aplicado com residentes e acima de 18 anos, foi critério estabelecido para obter um feedback sobre as suas percepções e expectativas. A entrevista ocorreu com a secretária de turismo do município, para conhecer sobre o olhar da gestão municipal quanto a implantação do teleférico e o fomento ao turismo religioso na cidade. O presente trabalho cumpre com o objetivo em levantar as percepções e expectativas dos munícipes da cidade de Santa Cruz/RN.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Sistematização dos atrativos naturais e culturais do Geoparque Seridó: possibilidades de desenvolvimento do turismo cultural
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Silva, Levi de Araújo; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481
    Esta pesquisa teve como objetivo identificar potencialidades para o desenvolvimento do Turismo Cultural a partir do levantamento dos atrativos naturais e culturais dos municípios que compõem o Geoparque Seridó, localizado no estado do Rio Grande do Norte. Metodologicamente, recorreu-se à análise dos inventários turísticos do território do Geoparque. Teoricamente, a pesquisa fundamenta-se nos estudos sobre Turismo Cultural. Os resultados permitiram identificar uma ampla gama de atrativos naturais e culturais que podem ser estrategicamente mobilizados para a criação de roteiros turísticos especializados, sobretudo voltados para o Turismo Cultural. Os atrativos mapeados destacam-se a diversidade geológica, ecológica e cultural que caracterizam essa região. Constata-se a presença marcante de igrejas, sugerindo um potencial promissor para rotas de turismo religioso. Os museus presentes no território fornecem a base para itinerários temáticos, destacando as coleções culturais e históricas disponíveis. A existência de sítios arqueológicos oferece oportunidades para o turismo arqueológico na região. Assim, esta pesquisa delineou perspectivas estratégicas para impulsionar o turismo local de maneira sustentável. Como resultados pudemos mapear diversos pontos importantes dentro do Geoparque Seridó.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Uso das mídias sociais na promoção do mercado hoteleiro: um estudo de caso em Currais Novos e Caicó/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-27) Dantas, Andreina Micaela; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Maranhão, Christiano Henrique da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2938-1989; http://lattes.cnpq.br/1578152240799398
    Esse trabalho aborda a temática sobre o uso das mídias sociais para comercializar e promover os meios de hospedagem. A pesquisa tem por objetivo, analisar como as mídias sociais são utilizadas pelos meios de hospedagens para comercialização de seus produtos e serviços, identificando as vantagens e desvantagens que as mídias sociais oferecem, adotando como critério os empreendimentos pertencentes ao Cadastur localizados nos municípios potiguares de Currais Novos e Caicó. Inicialmente foi realizada a pesquisa bibliográfica referente aos principais conceitos abordados, posteriormente, a fundamentação teórica, e aplicação de formulário realizado na pesquisa de campo, com os gerentes dos empreendimentos hoteleiros que têm o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) nos municípios já citados. As vantagens identificadas na utilização das mídias sociais: são a rapidez e praticidade que as mídias sociais oferecem aos seus usuários, além da visibilidade e divulgação que as redes sociais proporcionam. Conclui-se que os meios de hospedagens utilizam as mídias sociais, para mostrarem o que o empreendimento oferta, por meio de fotos e vídeos. Além de serem um meio mais rápido e fácil para se comunicarem com os clientes.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM