Navegando por Autor "Justino Júnior, Pedro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Artefatos de desenho em geometria como parte integrante do pensamento e da atividade: um estudo sob a luz da teoria da objetivação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Silva, Luciana Gomes da; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Andrade, Kaline Andreza de Franca Correia; Justino Júnior, Pedro; Gomes, Severino CarlosEsta pesquisa, predominantemente qualitativa e de abordagem exploratória, concentrou-se no ensino de um tópico de geometria. Os participantes foram alunos regularmente matriculados no 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual do Rio Grande do Norte, localizada na zona norte de Natal. O arcabouço teórico que fundamentou o estudo foi a Teoria da Objetivação (TO), uma teoria educativa sociocultural de aprendizagem. O objetivo foi de investigar os modos e caminhos pelos quais a TO pode subsidiar o ensino e a aprendizagem de geometria, utilizando instrumentos de desenho geométrico como artefatos culturais. Para alcançar esse propósito, uma atividade piloto foi inicialmente aplicada para validar as condições necessárias ao prosseguimento da pesquisa. Em seguida, foram planejadas e elaboradas tarefas de construções geométricas com o uso de compasso, realizadas por pequenos grupos de alunos e pela professora, mediante colaboração, discussões e reflexões. Na TO, a aprendizagem é concebida como um processo coletivo. A coleta de dados foi realizada mediante gravações de vídeos e áudios durante a execução das tarefas, cuja análise se baseou na abordagem semiótica e na multimodalidade. O resultado dessa na análise propiciou a composição de nosso produto educacional, que é uma cartilha com orientações e sugestões para o desenvolvimento de uma Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA) sobre o uso do compasso em aulas de geometria, sob a perspectiva da Teoria da Objetivação. A cartilha foi validada após sua submissão à banca examinadora de qualificação. A presente investigação permitiu compreender como a Teoria da Objetivação pode subsidiar o ensino e a aprendizagem de geometria mediante realização de uma atividade com o uso de um artefato, entendida como parte integrante desta. O papel do artefato é possibilitar reflexões sobre o saber geométrico presente nele em sua forma potencial, ao ser manipulado no decorrer de uma atividade em sala de aula. Durante a realização da atividade, observamos o intenso uso de meios semióticos pelos alunos, principalmente falas acompanhadas de gestos para se fazerem entender. As reflexões sobre os saberes historicamente e culturalmente constituídos são fundamentais para o processo de transformação e formação dos alunos como seres éticos, críticos e reflexivos.Tese Ensino e aprendizagem de Geometria na perspectiva da teoria de objetivação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-28) Justino Júnior, Pedro; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Radford, Luís; Lopes, Maria Maroni; Nobre, Sérgio Roberto; Gomes, Severino CarlosO presente estudo, intitulado Ensino e Aprendizagem de Geometria na perspectiva da Teoria da Objetivação, procura trazer algumas respostas sobre questões de caráter epistemológico e metodológico, nesta ordem: Como a Teoria da Objetivação pode subsidiar a elaboração de uma proposta de ensino e aprendizagem da Geometria Euclidiana no curso de formação de professores na Uni Púnguè (Moçambique)? A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa “Cultura, Epistemologia e Educação em Ciências e Matemática”. Tem como finalidade: apontar os parâmetros essenciais para desenhar uma proposta de ensino e aprendizagem de Geometria, fundamentada na Teoria da Objetivação (TO), no curso de formação de professores de Matemática (Licenciatura em Matemática), na Universidade Púnguè, em Moçambique. Assim sendo, a pesquisa é de natureza teórica e a metodologia construída está assente na Teoria da Objetivação de Luís Radford. Partindo do programa da Geometria Euclidiana, já em voga na Uni Púnguè, e de documentos moçambicanos sobre o currículo da Geometria Escolar, fiz a primeira aproximação do currículo do curso de Geometria proposto. À medida que o referencial teórico da TO foi se constituindo como pilar e bússola de meus estudos, tanto nos aspectos didáticos como pedagógicos e epistemológicos, tive de rever o currículo do curso. As atividades de sala de aula seguem as recomendações da TO, permitindo que o processo de ensino e aprendizagem agregue ao mesmo tempo um conjunto organizado de princípios teóricos, uma metodologia e algumas questões paradigmáticas de investigação. Tendo a visão da TO sobre o ensino e aprendizagem de matemática revelado a necessidade de incluir questões de Etnomatemática e História da Matemática no currículo do curso de Geometria para futuros professores de Matemática. Portanto, concluo que a TO, pode oferecer aos professores que ensinam e aprendem Geometria em formação inicial e/ou continuada oportunidades para pensar, dialogar e produzir reflexões úteis para a continuação da atividade docente. Então, recomendo a divulgação da TO para os colegas professores e alunos em Moçambique, com o intuito de que possam fortalecer as práticas na sala de aula e não só.