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Navegando por Autor "Leite, Ana Patrícia Rodrigues"

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    TCC
    A influência dos cinco sentidos no processo de decisão de compra no varejo supermercadista em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Leandro Souza; Leite, Ana Patrícia Rodrigues; Ferreira, Antônio Carlos; Teixeira, Thelma Pignataro
    Nos últimos anos, um grande salto foi dado nos estudos sobre a influência dos estímulos sensoriais no comportamento do consumidor, com a intensificação das pesquisas em torno do marketing experiencial e sensorial. Para os profissionais de marketing, essas pesquisas têm ajudado circunstancialmente no desenvolvimento de ações comunicativas para atrair e reter cada vez mais clientes. Embora esses estudos estejam ainda em processo evolutivo de conhecimento e aprendizagem, os gestores têm utilizado das novas técnicas de marketing como modelo estratégico para vender mais. Como segmento de maior aproximação com o consumidor no mercado, o varejo é utilizado para reproduzir diversas ferramentas do “neomarketing”, onde através dos ambientes de autosserviço o cliente é levado a perceber várias ações multissensoriais aos quais as empresas incorporam no serviço de venda de produtos de bens de consumo. No entanto, observando o horizonte regional, a realidade reflete uma precariedade de estudos acerca das ações avançadas de marketing sensorial como contexto estratégico de atuação nas empresas de varejo. Nesse viés, o presente trabalho tem como objetivo verificar a influência dos cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) no processo de decisão de compra dos consumidores no mercado de varejo supermercadista em Natal/RN. Para isso, foi realizado uma pesquisa exploratória descritiva em dois supermercados da capital através de três etapas: questionário de pesquisa com os clientes; entrevista com os gestores de marketing e; observação do comportamento do consumidor e práticas de marketing sensoriais das empresas no ponto-de-venda. A pesquisa resultou em 232 clientes consultados, uma entrevista com os responsáveis de marketing de cada empresa e uma visita do pesquisador ao ambiente de loja de cada supermercado. Os resultados indicam para um perfil de consumidor jovem, que está atento às ações suplementares do supermercado, como sons, cores e aromas, demonstra fidelidade pela localização e qualidade dos serviços e toma decisões unilaterais. As empresas condicionam suas ações de marketing aos panfletos e mídias sociais e provocam no PDV diversas sensações sensoriais para aproximar o produto ao cliente. Por fim, são expostas algumas sugestões às empresas que apontam novos experimentos de atração do público-alvo através do marketing sensorial.
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    TCC
    Análise das influências do movimento feminista nas propagandas de empresas dos mercados de higiene pessoal e de limpeza doméstica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Araújo, Nathanne Queiroz de; Leite, Ana Patrícia Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4455327526958603; https://lattes.cnpq.br/1718357360711244; Pignataro, Thelma; http://lattes.cnpq.br/7369453380922964; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; https://orcid.org/0000-0001-8877-9984; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213
    O presente estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar as influências do movimento feminista nas possíveis mudanças na comunicação adotada nas propagandas veiculadas no país, nos mercados de higiene pessoal e de limpeza doméstica. O trabalho foi dividido em duas etapas, na primeira fase foi realizada uma pesquisa exploratória, feita por meio de uma entrevista aplicada com um gestor de agência de propaganda e marketing, da região do Estado do Rio Grande do Norte, para conhecer a visão do entrevistado com relação às influências do movimento feminista na propaganda. A segunda etapa se tratou de uma pesquisa documental (documentos audiovisuais) para análise de propagandas veiculadas no Brasil, e por meio da comparação com o referencial teórico estudado, buscou-se entender a relação dos estereótipos femininos nas propagandas de higiene pessoal e limpeza doméstica. Neste trabalho, foi feita, também, uma análise comparativa entre as propagandas dos mercados estudados e a inserção de conceitos do movimento feminista nas propagandas analisadas. Por fim, foi possível concluir que, apesar da mudança do uso da imagem das mulheres nas propagandas, o gestor da agência da região ainda não usa certos movimentos como femvertising. Ademais, foi possível constatar, nas propagandas analisadas, que os estereótipos de gênero feminino usados nas propagandas de limpeza doméstica são das categorias de “papéis tradicionais” e “papéis iguais”. No entanto, as propagandas estudadas na área de higiene pessoal, apresentam a mulher na categoria de “papel decorativo”. Conclui-se assim que, em parte das propagandas veiculadas, nas áreas estudadas, têm influências dos conceitos do movimento feminista, apresentando as mulheres em papéis iguais aos dos homens, mostrando mudanças nos discursos e nos posicionamentos das propagandas. Porém ainda foram encontradas propagandas em que as mulheres são retratadas como dependentes, donas de casa, ou como objetos sexuais. Por fim, constata-se que, análises, como as do presente estudo, contribuem para compreensão da importância da incorporação dos conceitos e das ideias do movimento feminista nas propagandas nos mercados estudados.
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    TCC
    Análise de plano de negócios para loja virtual Balu Trend Spot
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Esmeraldo, Laís Reinaldo Luna; Rodrigues, Francenildo Dantas; Rodrigues, Francenildo Dantas; Leite, Ana Patrícia Rodrigues; Ferreira, Antônio Carlos
    A presente monografia busca analisar fatores que possam prejudicar ou alavancar a entrada da loja Balu Trend Spot no mercado de moda virtual na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Para possibilitar essa análise foi elaborada uma pesquisa aplicada exclusivamente com clientes da loja, que possibilitou conhecer melhor o consumidor, ver suas necessidades, o que identificam como qualidade e desvantagem do e-commerce. A pesquisa mostrou que o público da loja é formado em sua maioria por mulheres jovens, que recebiam até 2 salários mínimos, residiam na Zona Sul de Natal e buscavam produtos de qualidade, no entanto tinham receio da compra online não corresponder às expectativas. Após a análise da pesquisa foi produzido um Plano de Negócios, nele foi feita uma análise mercadológica, buscando obter dados do mercado de moda e e-commerce, no qual a empresa está se inserindo. Também foi realizado um plano de marketing, buscando ações para elevar a visibilidade da loja, além do plano financeiro, que possibilitou o conhecimento acerca da viabilidade econômica do empreendimento. Após isso, foi elaborada a Análise SWOT, na avaliação estratégica, onde fez-se uma verificação do ambiente interno, buscando identificar as forças e fraquezas da empresa e do ambiente externo, elencando as oportunidades e ameaças do mercado. Com isso, foram criadas ações que objetivam alavancar os pontos fortes, aproveitar as oportunidades e solucionar os pontos fracos, combatendo as ameaças.
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    TCC
    Análise do comportamento dos consumidores de produtos de vestuário quanto ao consumo ético e consciente
    (Administração, 2013) Araújo, Jeovana Oliveira de; Leite, Ana Patrícia Rodrigues
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    TCC
    Aplicação dos princípios éticos da permacultura aliados à agricultura sintrópica no RN: um estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-19) Moura, Arthur Jonata de Oliveira; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; Leite, Ana Patrícia Rodrigues; Medeiros, Marcos Fernando Machado de
    A agricultura tem sido fundamental para o desenvolvimento das civilizações e ao longo do tempo vem adquirindo significativas e constantes mudanças em diversos setores. Este estudo de caso tem como objetivo a aplicação dos princípios éticos da permacultura em conjunto com a agricultura sintrópica, evidenciando a importância de práticas sustentáveis. O presente estudo tem por natureza objetivos que o tornam exploratório e descritivo, sendo desenvolvido em duas etapas. No que diz respeito a etapa exploratória, foi realizado o plantio de uma agrofloresta com o objetivo de observar os benefícios proporcionados pelo uso das técnicas permaculturais, no que tange à agricultura sintrópica. Na segunda etapa, descritiva, ocorre o relato da experiência e coleta de dados em campo. Observou-se, com a experiência de um novo modelo de agricultura, a melhora da qualidade de vida da comunidade através da produção de alimentos e a consequente verificação da partilha justa. Portanto o presente estudo constatou que o novo modelo de agricultura adotado possui grande potencial de produtividade, eficiência e sustentabilidade.
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    TCC
    Avaliação da qualidade em serviços: um estudo em bares no bairro de candelária (Natal/RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Araújo, Filipe Gentil Azevedo de; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Leite, Ana Patrícia Rodrigues; Feitor, Carlos David Cerqueira
    Este estudo trata da avaliação da qualidade em serviços de bares, localizados no bairro de Candelária, na cidade de Natal/RN. Sua pergunta de pesquisa busca responder como os clientes de bares do bairro da Candelária avaliam a prestação de serviços desses estabelecimentos. Seu objetivo é identificar as características e os principais fatores da qualidade da prestação de serviços nesses bares, buscando ainda identificar o perfil dos respondentes da pesquisa, verificar os hábitos que mais influenciam a escolha de um bar para frequentar e analisar a dimensões da qualidade do serviço de bar mais valorizados pelos frequentadores. Para que a geração dos dados fosse possível, foi aplicado um questionário em formulário eletrônico, composto por 24 questões fechadas e 2 abertas, o qual foi respondido por 225 participantes no momento em que frequentavam os 18 estabelecimentos visitados. Para realizar as análises dos dados foi utilizada a escala de Likert que, de acordo com Appolinário (2007), serve para o respondente indicar o grau de concordância ou discordância em relação a determinado objeto. Os resultados indicam que, de modo geral, os clientes dos bares do bairro de Candelária se sentem bastante satisfeitos com os serviços prestados por eles, que aprovam a proximidade de alguns desses bares e que, em se tratando do serviço mais valorizado, o bom atendimento se configura no principal fator que influencia na escolha por locais de entretenimento.
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    TCC
    Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-20) Silva, Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da; Feitor, Carlos David Cequeira; Feitor, Carlos David Cequeira; Leite, Ana Patrícia Rodrigues; Araújo, Matilde Medeiros de
    Com os avanços tecnológicos dos últimos anos e a acessibilidade de plataformas on-line, os serviços de streaming recebem cada vez mais atenção de indivíduos das mais diversas faixas etárias. Assistir a seriados na plataforma de streaming Netflix, empresa que em 2021 detém a maior parcela de mercado no Brasil e no mundo, se tornou prática recorrente para seus usuários, chegando ao ponto de assistirem mais de um episódio por dia de uma só vez. Essa prática, chamada de binge-watching ou maratona, demonstra um comportamento que, baseado na teoria de usos e gratificações, incentiva o uso da plataforma e reflete nas interações sociais do usuário. O presente estudo visa analisar o comportamento do consumo dos usuários brasileiros ativos da Netflix, identificando os fatores que mais influenciam em seu consumo e as fontes de informações utilizadas em seu processo de compra. O estudo utilizou um questionário estruturado para levantar dados sobre 374 usuários brasileiros da Netflix para compreender e analisar seu comportamento em relação à plataforma. Os resultados indicam que 88,8% dos usuários realizam binge-watching, sendo motivados e influenciados principalmente por fatores sociais como interação e integração no grupo e necessidade de escapismo para liberar tensões e se manter entretido.
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    TCC
    Os efeitos da inteligência artificial na experiência e no relacionamento do cliente em supermercados do Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Figueiredo, Lucas Freire Duarte; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Leite, Ana Patrícia Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4455327526958603; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814
    Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na experiência e no relacionamento do cliente em supermercados brasileiros. Através de uma abordagem bibliográfica e descritiva, com foco qualitativo, investigou-se como a IA está sendo implementada no setor supermercadista para otimizar operações e personalizar a experiência do cliente. A técnica de observatória explicativa foi utilizada para coletar e analisar dados secundários de diversas fontes acadêmicas e técnicas. A pesquisa revelou que a IA está transformando o varejo alimentar ao melhorar a eficiência operacional, prever demandas, personalizar ofertas e aprimorar o atendimento ao cliente. No entanto, a implementação dessas tecnologias apresenta desafios significativos, como custos elevados, integração com sistemas legados e questões de segurança de dados. Este estudo contribui para a literatura existente ao fornecer uma análise detalhada do impacto da IA no varejo supermercadista, oferecendo insights valiosos para gestores e profissionais do setor sobre como maximizar os benefícios e superar os desafios da adoção da IA.
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    Tese
    Ética na pesquisa em Administração
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-09-17) Leite, Ana Patrícia Rodrigues; Araújo, Maria Arlete Duarte de; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://lattes.cnpq.br/4455327526958603; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Luca, Márcia Martins Mendes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4587529P3; Guimarães, Tomás de Aquino; ; http://lattes.cnpq.br/5763004127461260
    A ética na pesquisa científica é um tema abordado e muito discutido em diversas áreas do conhecimento ligadas à saúde. Na área da Administração, são raros os estudos que abordam o tema da ética na pesquisa. O presente estudo buscou preencher esta lacuna na produção do conhecimento sobre o tema, investigando como os princípios éticos encontrados na literatura e nos códigos de conduta são percebidos e considerados nas atividades de pesquisa em Administração, desenvolvidas por pesquisadores atuantes em Programas de Pós-Graduação em Administração. Teoricamente, o estudo apoiou-se principalmente nas abordagens de Creswell (2007) e Bell e Bryman (2007), que discutem os princípios éticos na pesquisa. Metodologicamente, tratou-se de um estudo de caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa. Na coleta de dados foram feitas entrevistas pessoais e em profundidade e formados grupos focais. Na primeira etapa, foram realizadas entrevistas com quatro pesquisadores experientes, participantes de um evento de ensino e pesquisa e na segunda etapa, foi adotada a técnica de grupo focal. Os grupos focais foram realizados em quatro instituições de ensino superior junto aos Programas de Pós-Graduação em Administração nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Os resultados apontam para a existência de princípios gerais para a pesquisa científica propostos na literatura e em resolução oficial. Porém, na área da Administração existem apenas recomendações de boas práticas no tocante à submissão de artigos para publicações científicas, mas não foram encontradas orientações com princípios éticos que englobem todas as atividades da pesquisa científica e que atendam especificamente às particularidades das pesquisas em Administração. Os principais dilemas éticos, apontados pelos pesquisados se referem às questões éticas que surgem nas fases da coleta dos dados e na divulgação dos resultados. A maioria dos pesquisados não conhecem as diretrizes e as normas sobre ética na pesquisa existentes no país e nem enviam seus projetos aos comitês de ética na pesquisa. Em caso de dilemas, decidem a questão ética com base nos seus valores e senso comum. Estes elementos confirmam a tese de que a conduta do pesquisador nas atividades de pesquisa em Administração é predominantemente balizada por valores pessoais ou pelo senso comum e menos por princípios éticos, seja pelo desconhecimento de instrumentos normativos relacionados à ética, como também pela discordância com quaisquer regras de disciplinamento sobre conduta ética na pesquisa
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    Artigo
    Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais
    (Fundação Getúlio Vargas) Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; Lopes, Fernando Dias; Alloufa, Jomária Mata de Lima; Leite, Ana Patrícia Rodrigues
    As compras interorganizacionais cada vez mais apresentam os relacionamentos cooperativos com os fornece- dores como o ponto-chave para uma gestão eficaz na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a investigação tem o objetivo de explorar os geradores da confiança nas relações de compra interorganizacional. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que na percepção dos compra dores, independente do ramo de atividade, existe a confiança entre comprador e fornecedor. A definição de confiança emergiu da análise como um sinônimo de vantagem competitiva, referindo-se a capacidade do fornecedor em contribuir para o sucesso organizacional da empresa compradora. Concluiu-se que os geradores da confiança interorganizacional surgem de uma combinação de três aspectos: o bom desempenho operacional, um relacionamento especial e a ética empresarial.
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    TCC
    Fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores de acessórios femininos pela internet
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Maranhão, Ana Rosa Vieira; Feitor, Carlos David Cequeira; Feitor, Carlos David Cequeira; Leite, Ana Patrícia Rodrigues; Araújo, Matilde Medeiros de
    A atualidade está marcada por um momento de mudanças rápidas e repentinas, tornando o ambiente on-line um grande aliado das empresas. Por esse motivo, o comportamento dos consumidores também passa por mudanças gradativas e o entendimento dele é peça fundamental para o bom gerenciamento de uma marca. Uma forte característica dos consumidores atuais, é a busca pela autoestima e o cuidado com a imagem pessoal, por isso o segmento de acessórios está entre um dos que mais vendem na internet. Diante disso, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar o comportamento de consumo de acessórios femininos on-line. Para isso, foi feita uma revisão da literatura e posteriormente uma pesquisa descritiva de levantamento, com amostra não probabilísticas por conveniência, formada por 121 pessoas, através de um questionário fechado e estruturado. Os resultados mostraram que os acessórios são um dos produtos mais comprados através da internet e esse meio vêm ganhando um espaço notório no comércio. Os consumidores estão em busca de empresas responsáveis e seguras, garantindo que as peças das fotos sejam iguais pessoalmente. As pessoas que ainda não se adaptaram ao ambiente on-line para comprar acessórios, afirmam que preferem tocar nos produtos, passear por vitrines e tem receio dos riscos da internet.
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    TCC
    Formação ética do administrador: uma análise do curso de administração da UFRN (Campus central)
    (Administração, 2014) Santos, Francisco Geovani dos; Leite, Ana Patrícia Rodrigues
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    TCC
    Marketing digital e ações nas mídias sociais: estudo em pequenos varejos de moda em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-22) Silva, Fanária Tesy Epifânio; Leite, Ana Patrícia Rodrigues; Leite, Ana Patrícia Rodrigues; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; El Aouar, Walid Abbas
    A presente pesquisa tem o intuito de contribuir por meio do estudo de múltiplos casos sobre a utilização do marketing digital e as ações nas mídias sociais. O objeto desta pesquisa são três varejos do ramo da moda, de pequeno porte e todos situados na cidade de Natal/RN. O presente estudo trata-se de abordagem qualitativa com finalidade descritiva. Para análise de resultados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os dados e informações foram coletados através de aplicação de roteiro de entrevista virtualmente, com representantes de cada varejo analisado. Identificou-se os perfis de cada varejo; as mídias utilizadas e a que está em primeiro lugar, para os pesquisados. Também foi observado, a utilização das mídias sociais como ferramenta do marketing digital; as ações e estratégias do marketing digital e realizado um comparativo com os varejos pesquisados. Com essas informações, notou-se a importância da aplicação das ações e estratégias de marketing digital, visto que a concorrência entre os varejos em Natal é alta, sendo necessário a busca por diferenciação e destaque nesse mercado no ramo da moda. Conclui-se que, caso os varejistas entendam mais sobre o marketing digital e a utilização das suas estratégias nas mídias sociais, a sua marca poderá alcançar os resultados pretendidos, pois saberão onde e como aplicar as ações e estratégias, e em quais mídias sociais utilizar.
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    TCC
    Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-07) Leocádio, Filipe Lopes; Orsini, Anna Carolina Rodrigues; Anna Carolina Rodrigues, Orsini; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Leite, Ana Patrícia Rodrigues
    A saúde mental se tornou uma temática cada vez mais relevante nos últimos anos, devido aos números crescentes causados pela fragilização da saúde mental, como depressão, suicídio, ansiedade. Esta temática se torna ainda mais delicada no contexto universitário, uma vez que é neste período da juventude que se constroem as relações afetivas e como o indivíduo lida com suas emoções, encara a universidade como um novo contexto. Neste sentido, busca-se compreender as barreiras que podem ser limitantes para os jovens buscarem fortalecer a saúde mental e como a universidade tem dialogado com os discentes a respeito desta temática. Deste modo, questionaram-se como a saúde mental tem sido abordada, em termos de estratégias de marketing social, no contexto de troca universitário, com o objetivo de analisar, na perspectiva de marketing social, a efetividade das relações de troca entre o NADis (Núcleo de Apoio ao Discente) e alunos de graduação do CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas). A presente pesquisa se classifica como quantitativa descritiva e experimental, realizada através do instrumento de questionário, com três seções, aplicado com 402 alunos de graduação de uma instituição pública. Dentre as implicações desse estudo, verificou-se que os discentes estão enfrentando situações como: sobrecarga de estudo, dificuldade em lidar com os sentimentos negativos e preocupações com a carreira. Por outro lado, existe um ofertante de serviços que podem servir de apoio para o discente enfrentar estas situações, o NADis, portanto, conclui-se que ainda há oportunidades de melhoria na relação de troca entre estes dois componentes.
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    TCC
    Modelagem de processos de negócio: um estudo de caso no setor financeiro de um shopping center de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Silva, Ariadna Mikaelly de Lima; Feitor, Carlos David Cequeira; http://lattes.cnpq.br/4496829543901022; Feitor, Carlos David Cequeira; Araújo, Matilde Medeiros de; Leite, Ana Patrícia Rodrigues
    Diante de um cenário de crise, potencializada pela pandemia de Covid-19 que acometeu o mundo em 2020, tendo o setor de shopping center batido um faturamento de nove anos atrás. Nesse sentido, o presente estudo foi realizado no setor financeiro de um shopping center da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, tendo como objetivo analisar os processos críticos do setor, passando por sua identificação, mapeamento e análise. A pesquisa tratou-se de um estudo de caso, tendo sido colhidos dados através de uma entrevista semiestruturada, análise documental e observação participante, a fim de obter uma descrição detalhada sobre as atividades executadas nos processos. Para mapeamento dos processos, utilizou-se o software Bizagi Modeler, uma ferramenta que permite a criação de modelos utilizando a notação BPMN. Com a análise dos dados obtidos, foi possível identificar diversos gargalos que envolvem desde à definição de prazos até a distribuição de atividades dentro do processo. Sendo assim, através da ferramenta 5W2H foi elaborado um plano de ação e foram redesenhados os processos, a fim de expor a possibilidade de torná-los mais fluidos e eficientes dentro da organização.
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    TCC
    O administrador e a ética: analisando a importância da conduta ética para a formação da imagem profissional
    (Administração, 2014) Cruz, Aline Alves da; Leite, Ana Patrícia Rodrigues
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    TCC
    Pipeline de liderança: autoavaliação de gestores e liderados em órgão do serviço público estadual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Oliveira, Geovana Karoline Carvalho de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168; Leite, Ana Patrícia Rodrigues
    Em virtude do atual cenário, o modelo tradicional de liderança nas organizações está sendo repensado. As empresas estão cada vez mais incrementando os seus processos a fim de ganhar competitividade e atrair maior número de clientes. Isto vale para qualquer setor, tanto público como privado. Em razão disso, o objetivo desse trabalho é descrever a autoavaliação de gestores e liderados sob a perspectiva das seis fases do Pipeline de Liderança. Trata-se de um conceito que aborda seis transições importantes que acontecem na vida de um líder. Elas representam passagens significativas que não podem ser dominadas em um dia ou em um curso. Além do mais, o entendimento dessas passagens pode ajudar no fortalecimento emocional dos líderes na medida em que seguem assumindo atribuições mais complexas. Aqui, o potencial e o desenvolvimento de cada especialista são avaliados e a medição dos resultados visa o plano de trajetória da liderança desse especialista em todos os níveis organizacionais. Trata-se de uma pesquisa de campo e descritiva, caracterizando-se por aplicação de questionário com questões fechadas junto ao setor de prestação de contas do projeto Governo Cidadão, dividindo-o em líderes e liderados. Como resultado, a relação entre lideranças e funcionários torna-se mais horizontal e fluida, uma vez que o modelo de pipeline sugere diferentes ramificações. Conclui-se que o estilo democrático de liderança foi o de maior percentual de concordância nas respostas obtidas, o que reafirmou a sinergia existente entre líderes e liderados, havendo uma participação significativa de todos os membros da equipe, alinhando-se com a tendência do mercado, que busca cada vez mais colaboradores pró-ativos. Nota-se que o desenvolvimento de uma liderança para com os funcionários é fundamental para que a empresa possa alcançar seus objetivos de forma mais rápida e eficiente. A despeito do mundo tecnológico, o capital humano ainda é fator relevante – quiçá, o maior de todos – para as organizações crescerem.
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    TCC
    Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN
    (Administração, 2012) Leite, Luan Ricelly Monteiro; Leite, Ana Patrícia Rodrigues
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    TCC
    Qualidade do serviço prestado pela área de vendas dos Correios/RN, na visão dos clientes empresariais
    (Administração, 2013) Cavalcante, Romeica Samara da Silva; Leite, Ana Patrícia Rodrigues
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    TCC
    Responsabilidade socioambiental no setor público: estudo de caso na Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-08) Fernandes, Rafaela Kelly de Souza; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; Leite, Ana Patrícia Rodrigues; Medeiros, Marcos Fernando Machado de
    O presente trabalho tem por objetivo identificar se as práticas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental também se aplicam à Administração Pública da Prefeitura de João Pessoa-PB. As boas práticas de uma gestão ambiental são de grande importância para a otimização de recursos, diminuir os desperdícios, reduzir a poluição, e podem ser exercidas tanto nas empresas privadas como nos órgãos públicos, tendo assim um compromisso com o meio no qual estão inseridos. Possuindo dessa forma, posturas que envolvem ética no mercado, buscando atender as questões que envolvem impactos sociais, financeiros e ambientais, devendo-se ter uma governança voltada para a sustentabilidade, com práticas de gestão que garantam a efetiva internalização e implantação de valores econômicos, e ambientais nos negócios. Com isso, os órgãos precisam capacitar e conscientizar seus servidores a respeito do tema, para que essas práticas se tornem um hábito e não sejam realizadas de forma esporádica. O presente estudo foi realizado na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB), e para obtenção dos dados foi realizada uma entrevista em diretorias especificas da Secretaria do Meio Ambiente. Foi observado que há falta de uniformidade nas práticas realizadas dentro das secretarias. Enquanto algumas secretarias possuem algumas ações, outras não realizam, ficando a escolha de cada uma aderir ou não às práticas. Entretanto, algumas ações estão sendo desenvolvidas visando todo o Centro Administrativo. Por isso, a importância de inovar nas práticas buscando ao mesmo tempo contribuir com o meio ambiente e reduzir consequentemente gastos e conscientizar seus servidores.
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