Navegando por Autor "Leite Júnior, Jairo dos Santos"
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Dissertação Contribuições da metodologia peer instruction para compreensão da função polinomial do 1º grau: proposta de uma sequência didática no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-28) Leite Júnior, Jairo dos Santos; Fernandes, Kleber Tavares; https://orcid.org/0000-0002-4700-5162; http://lattes.cnpq.br/6418096231608839; http://lattes.cnpq.br/6936364452134538; Gomes, Apuena Vieira; Chagas, Maria de Fátima de Lima dasA aprendizagem de conteúdos da Matemática do Ensino Médio Brasileiro tem se apresentado passível de melhorias importantes. Nos últimos anos, os resultados aferidos em exames de larga escala corroboram este cenário. No tocante à Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte (RN), constataram-se, de igual modo, lacunas de aprendizagem, majoritariamente na compreensão de funções matemáticas. No ano de 2023, o conteúdo de funções figurou como aquele que teve menos habilidades correlatas desenvolvidas pelos estudantes. Em termos de metodologia de ensino, ainda se observa a resolução mecanizada de exercícios após a exposição de conteúdo, com muita ênfase na memorização e menos na compreensão. Há pouca conexão entre as competências esperadas do estudante, seu projeto de vida e a utilidade social de conhecimentos lógico-matemáticos. Todavia, o avanço científico e as transformações tecnológicas promovidos nas últimas décadas ensejaram, na Educação, a utilização das metodologias ativas e da sua capacidade em engajar e proporcionar senso crítico; confrontando, assim, o conteudismo e a aprendizagem passiva. Como objetivo geral desta pesquisa, configurou-se: Investigar as contribuições da metodologia Peer Instruction para a compreensão de conceitos fundamentais da função polinomial do 1º grau no Ensino Médio. Como objetivos específicos: (I) Identificar, na literatura, experiências com o uso da Peer Instruction como estratégia pedagógica; (II) Planejar e implementar uma sequência didática que utilize a PI como estratégia para a compreensão de conceitos elementares sobre função polinomial do 1º grau e (III) Avaliar as contribuições do uso da PI no desempenho dos estudantes conforme a intervenção pedagógica proposta. A pesquisa foi exploratória com proximidade da pesquisa ação, sob um paradigma pragmatista. O lócus de trabalho, uma turma de 1º Ano do Ensino Médio em escola da Rede Estadual de Ensino do RN, na Cidade do Natal. O professor da turma também foi o pesquisador que desenvolveu a pesquisa. Foi planejada uma sequência didática (SD) para a aplicação da metodologia PI tendo como eixo estruturante a Resolução de Problemas. As competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o contexto dos estudantes também foram levados em conta de modo fundamental. A SD apresentou três etapas: a ambientação, a aplicação dos testes da PI e a avaliação dos estudantes acerca da SD utilizada. Os dados levantados foram de natureza quantitativa e qualitativa. Chegou-se ao resultado de que na maioria dos testes resolvidos com a instrução por colegas houve aumento do número de acertos. Duas dificuldades de aprendizagem destacadas da turma foram em função matemática e na operação de divisão. A turma reconheceu o ganho do trabalho colaborativo durante a implementação da SD apesar de constatar que não houve, por parte de alguns colegas, a prontidão necessária para interagir. Após análise de dados, foram apontados possíveis caminhos que poderão contribuir para o ensino da função polinomial do 1º grau. Também foram registradas algumas lacunas a serem preenchidas por futuros trabalhos. Como produto final, foi produzida uma SD geral para o ensino de função matemática com a presença da metodologia Peer Instruction.