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Navegando por Autor "Lopes, Fernando Dias"

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    Dissertação
    Alianças estratégicas enquanto formas microorganizacionais em cooperação competitiva: o caso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - Rede de ITCPs
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Oliveira, Fernando Porfírio Soares de; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/5520433082870690; Valéry, Françoise Dominique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; Oliveira, Maurício Roque Serva de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781520E0
    Atualmente, as redes re-aparecem como alternativas de encontrar formas em arranjos interorganizacionais que ofereçam aos seus integrantes melhores oportunidades de modernização tecnológica, inserção no mercado, gerencial e ao mesmo tempo permitam a troca de experiências, informações e conhecimentos para fortalecer e competir de igual para igual, permitindo amenizar os efeitos danosos da concorrência selvagem. Uma ameaça que pode ser minimizada pela organização em rede pelo uso de outras formas interorganizacionais e alianças estratégicas. Portanto, o trabalho demonstra o contexto da cooperação competitiva em redes, buscando critérios de análise desse fenômeno organizacional, com base num estudo de caso da rede ITCPs e na literatura pesquisada, apontando com isso critérios e indicadores para a criação de um modelo de avaliação, no futuro (Fator Rede), que seja relevante para o desenho dessas formas organizacionais sustentáveis, solidárias, competitivas e cooperativas
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    Tese
    Análise da eficiência de contratos de serviços de elevada especificidade terceirizados pela petrobras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-05) Costa, Antonio Rufino da; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/5514239813983412; Alves, Janaina da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8841368848220253; Padula, Antônio Domingos; ; http://lattes.cnpq.br/3203712465096936; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; Ramos, Francisco de Souza;
    A definição das fronteiras da firma é tema que tem ocupado os teóricos organizacionais há bastante tempo, sendo o trabalho seminal de Coase (1937) apontado como desencadeador de uma evolução teórica, com ênfase nas estruturas de governança, que desemboca numa moderna teoria dos contratos incompletos. A Economia dos Custos de Transação (ECT) e a Teoria da Agência surgem dentro desta evolução, sendo bastante utilizadas em estudos associados ao tema. Empiricamente, a Análise Envoltória de Dados (DEA) vem se firmando como ferramenta adequada para análises de eficiência. Embora a ECT argumente que ativos específicos devam ser internalizados, estudos recentes fora do mainstream da teoria mostram que, muitas vezes, as firmas podem decidir, por motivos diversos, contratá-los no mercado. As pesquisas sobre custos de transação deparam-se, com a indisponibilidade de informações e com dificuldades metodológicas para medição de suas variáveis críticas. Existe, ainda, a necessidade de aprofundamento metodológico. O referencial teórico contempla trabalhos clássicos da ECT e da Teoria da Agência, mas também trabalhos mais recentes, fora do mainstream da ECT, que alertam para a existência de estratégias no uso de ativos específicos não necessariamente alinhadas com as ideias clássicas da ECT. A indústria petrolífera brasileira é o foco da tese, que teve como objetivo avaliar a eficiência dos contratos de serviços de elevada especificidade terceirizados pela Petrobras. Para tanto, foram feitas a categorização dos serviços terceirizados quanto à especificidade e a descrição dos serviços de mais elevada especificidade. Na sequência, foi verificada a existência de relação entre a especificidade dos serviços e uma série de variáveis, encontrando-se resultados divergentes do que prega o mainstream da ECT. Em seguida, foi elaborado um modelo DEA para análise de eficiência na utilização de serviços de sondas de perfuração terrestres, identificado entre os de mais elevada especificidade. O passo seguinte foi a aplicação do modelo para medição da eficiência dos contratos de sondas. Por fim, foi verificada a existência de relação entre a eficiência dos contratos e uma série de variáveis encontrando-se, mais uma vez, resultados não condizentes com o mainstream da teoria. No tocante à análise de eficiência dos contratos de sonda, o modelo elaborado é compatível com o que se encontra em produções acadêmicas sobre eficiência de sondas. Os resultados quanto à eficiência mostram um largo espectro de escores, com eficiências que variam de 31,79% a 100%, sendo baixa a eficiência média da amostra. Há consonância entre os resultados do modelo e as práticas adotadas pela Petrobras. Os resultados reforçam a posição da DEA como ferramenta importante nos estudos de eficiência, com possibilidade de uso para análise de outros tipos de contratos. Em termos de achados teóricos, os resultados reforçam os argumentos de que existem situações em que as estratégias das organizações, no que se referem à utilização de ativos e serviços de elevada especificidade, não seguem necessariamente o que é preconizado pelo mainstream da ECT
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    Dissertação
    Análise da rede política do turismo brasileiro.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-02-19) Brandão, Pamela de Medeiros; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; ; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; ; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7
    A dissertação analisa a influência das relações entre atores da Rede Política do Turismo Brasileiro que compõem o Conselho Nacional de Turismo no processo de elaboração dos Planos Nacionais de Turismo (PNT 2003/2007 e PNT 2007/2010), centrando-se em dois principais tipos de interação: cooperação e intercâmbio de informações. Para tanto, o estudo parte do entendimento de que a concepção do turismo como um fenômeno humano, conforma-se como uma base conceitual imprescindível para a elaboração, implementação e análise de suas políticas públicas. A aplicação da Teoria de Redes e da Análise de Redes Sociais, funciona como uma ferramenta analítica, além disso, o uso dos conceitos de Rede Política (Policy Networks), permitiram interpretar por meio de aspectos diferenciados, a realidade social presente no turismo de forma mais precisa e detalhada. O estudo teve um corte seccional com perspectiva longitudinal e adotou o estudo de caso, permitindo aplicar o modelo de análise de redes sociais e a abordagem qualitativa. Através da pesquisa realizada, constatou-se que o processo de elaboração dos Planos Nacionais de Turismo foi resultado da interação de uma complexa rede de atores públicos e privados, os quais compõem o Conselho Nacional de Turismo, e que o poder de influência deles se deu simultaneamente, mas não simetricamente, pela sua atuação/ intervenção nas reuniões, e pela posse de recursos econômicos e organizacionais. Assim sendo, o estabelecimento de parcerias e as trocas de informações entre os atores foram subjacentes ao processo de elaboração dos PNTs, tanto na percepção e inserção de problemas na agenda governamental, quanto na realização de propostas que os solucionassem, norteando assim a construção dos macroprogramas e programas contidos em ambos os planos investigados.
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    Dissertação
    Comportamento do consumidor: um estudo do mercado imobiliário em condomínios verticais fechados na região metropolitana de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-06-02) Campos Júnior, Geraldo Bezerra; Infante, Vidal Sunción; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783415P7; ; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7
    Este trabalho procurou estabelecer a relação entre a motivação (do proprietário de imóveis) para se mudar de um imóvel para um outro, em condomínio vertical fechado (mobilidade residencial) no estágio de reconhecimento da necessidade, e a satisfação com o imóvel no estágio da avaliação de pós-consumo. O universo ou a população escolhida para o desenvolvimento do estudo foi a de proprietários de imóveis em condomínios verticais localizados na região metropolitana de Natal. A análise de dados foi feita utilizando-se as técnicas de regressão linear e regressão não linear logística entre variáveis. A regressão linear encontrou relações entre as motivações para mudança de moradia e a satisfação no pós-consumo com alguns atributos dos imóveis. A regressão não linear logística mostrou que existem relações entre as motivações para mudança de moradia e a satisfação geral relativos aos imóveis como um todo, no estágio de pós-consumo. Com relação à motivação para se mudar de um imóvel para outro, alguns motivos se mostraram mais motivadores do que outros. A satisfação, no estágio de pós-consumo com os atributos dos imóveis em condomínios verticais fechados, encontrou graus diferentes de satisfação com certas características dos imóveis e graus de insatisfação com outras. Por fim os resultados da pesquisa contribuíram para a resposta do problema que norteou o presente estudo, pois conseguiram encontrar relações tanto lineares quanto não lineares logísticas entre os dois estágios de compra (reconhecimento da necessidade e avaliação de pós-consumo) e elucidaram como se dá o processo que vai desde a escolha do produto até a satisfação das necessidades do consumidor de imóveis de condomínios verticais fechados
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    Dissertação
    Comunicação e imagem organizacional: um estudo de suas relações no comércio varejista de shopping centers
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-21) Souza, Karlla Kathyane Galdino de; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4167257Y1; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6
    Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo de caráter exploratório-descritiva que teve por objetivo identificar as dimensões latentes da comunicação, bem como encontrar relações entre tais dimensões com a imagem organizacional. A amostra contou com um total de 267 respondentes, sendo 89 gerentes ou proprietários de lojas e 178 vendedores de lojas de vestuário e calçados situadas nos cinco principais shopping centers de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A coleta dos dados foi feita mediante a utilização de dois instrumentos estruturados e validados, com respostas medidas em escala likert de 6 pontos. Para a mensuração da comunicação foi utilizado o instrumento desenvolvido por Downs e Hazen (2002), composto de 8 dimensões latentes e 32 indicadores. Para a imagem foi utilizado o modelo de Mael & Ashforth (1992), com 5 indicadores. A análise dos dados foi realizada mediante a utilização das técnicas estatísticas de análise fatorial e modelagem de equações estruturais. os resultados da análise fatorial demonstraram a comunicação como sendo formada por cinco dimensões latentes. Já a modelagem demonstrou existir positivamente relações entre a comunicação com a imagem da empresa, cujos resultados revelaram que a imagem é influenciada pela comunicação com o supervisor, integração organizacional e sendo mais fortemente explicada pela comunicação vertical
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    Tese
    A confiança interorganizacional nas compras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-13) Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; Mól, Anderson Luiz Rezende; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; Moraes, Walter Fernando Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/6093921820124337; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890
    Esta pesquisa se insere no campo dos estudos organizacionais, focalizando o comportamento de compra organizacional e, de forma específica, a confiança interorganizacional nas compras. Esse tema é atual e relevante por abordar o desenvolvimento de boas relações entre comprador-fornecedor que amplia a troca de informações, aumenta o tempo de relacionamento, reduz os controles hierárquicos e melhora o desempenho. Além disso, embora exista uma vasta literatura sobre confiança, os trabalhos científicos que tratam especificamente da confiança interorganizacional ainda carecem de mais pesquisas que sintetizem e validem as variáveis geradoras desse fenômeno. Nesse sentido, essa investigação consiste em explicar os antecedentes da confiança interorganizacional pela relação entre as variáveis desempenho operacional, características organizacionais, compartilhamento de valores e relacionamento interpessoal nas compras realizadas pelas indústrias de transformação, a fim de desenvolver uma literatura robusta, mais consensual, que contemple as correntes sociológicas e econômicas, considerando o efeito das relações interpessoais nesse fenômeno. Essa proposta se configura em uma nova visão dos antecedentes da confiança interorganizacional, descritos como significativos com base nos modelos quantitativos de Morgan e Hunt (1994), Doney e Cannon (1997), Zhao e Cavusgil (2006) e Nyaga, Whipple, Lynch (2011), bem como da análise qualitativa de Tacconi et al. (2011). No que se refere aos aspectos metodológicos, o estudo assume a forma de uma pesquisa descritiva, do tipo survey, e causal de cunho teórico empírico. Quanto à sua natureza, a investigação, de caráter explicativo, se desenvolveu em uma abordagem quantitativa, com o uso da análise fatorial exploratória e da modelagem de equações estruturais SEM, com o recurso do software IBM SPSS Amos 18.0, utilizando o método da máxima verossimilhança e apoiada pela técnica de bootstraping. A unidade de análise foi a relação comprador-fornecedor, em que o objeto investigado era a organização fornecedora na visão da empresa compradora. Foram coletados 237 questionários válidos, entre os informantes-chaves, utilizando uma amostragem aleatória simples desenvolvida nas indústrias de transformação (CNAE 10 a 33), localizadas na cidade do Natal e na região da Grande Natal. Os primeiros resultados das análises descritivas demonstram o fenômeno da confiança interorganizacional na qual as empresas compradoras acreditam, se sentem seguras em relação à empresa fornecedora. Essa manifestação apresentou altos níveis de intensidade, com predominância entre os fornecedores que suprem a empresa com os materiais que são utilizados diretamente no processo produtivo. As análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, realizadas em cada variável isoladamente, geraram um conjunto de variáveis observáveis e não observáveis mais consistentes, que juntas formaram um modelo que precisou de reespecificação. Esse modelo reespecificado foi constituído por trajetórias positivas, com bom ajustamento, com confiabilidade composta e variância extraída satisfatórias, assim como demonstra validade convergente e discriminante, nas quais as cargas fatoriais são significativas e com forte poder explicativo. Diante das constatações que reforçam o modelo reespecificado aos dados, sugerindo uma elevada probabilidade de que esse modelo seja o mais ajustado para a população em estudo, os resultados suportam a explicação de que a confiança interorganizacional nas compras depende diretamente do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de valores e do desempenho operacional e indiretamente das relações pessoais, redes sociais, características organizacionais, aspecto físico e relacional do desempenho. Conclui-se que essa confiança pode ser explicada por um conjunto de interações entre esses três determinantes, nos quais o ponto central recai sobre o relacionamento interpessoal, que apresentou o maior coeficiente de trajetória para o fator em estudo
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    Dissertação
    Cultura organizacional e qualidade dos serviços turísticos :um estudo no setor de restaurantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-10-05) Silva, Leilianne Michelle Trindade da; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; ; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6
    O presente trabalho visa a descrever as características e peculiaridades da relação entre cultura organizacional e qualidade dos serviços turísticos, especificamente no setor de restaurantes, na tentativa de contribuir para a manutenção da atividade turística na cidade de Natal/RN. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo e correlacional, com uma abordagem quali-quantitativa, em trinta e sete restaurantes localizados nas áreas que compõem o corredor turístico de Natal. Para coletar os dados quantitativos da pesquisa, utilizaram-se o Instrumento de Avaliação da Cultura Organizacional de Cameron e Quinn (2006) e o instrumento SERVPERF de mensuração da qualidade dos serviços, de Cronin e Taylor (1992). Os resultados sugerem que as Culturas Clã e Inovativa, estão associadas a melhores níveis de qualidade dos serviços que as Culturas Mercado e Hierárquica. As relações identificadas neste estudo são consistentes com os resultados encontrados em outros trabalhos e as informações aqui postas podem servir de base para que os gestores de empreendimentos do setor de restaurantes consigam atingir a excelência de seus serviços, satisfazendo seus clientes e contribuindo para a manutenção da atividade turística
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    Dissertação
    A dinâmica do campo organizacional e a adoção de estratégias na carcinicultura do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-08-24) Fernandes, José Augusto Lacerda; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://lattes.cnpq.br/3167072884450276; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5
    Este estudo buscou compreender relações entre a dinâmica de Formação e Estruturação do Campo Organizacional da Carcinicultura agronegócio do camarão do Rio Grande do Norte/RN e as Estratégias adotadas pelos seus atores. Para tanto, procederam-se entrevistas semi-estruturadas com os representantes de diversas organizações que atuam no campo - cooperativas, associações de classe, empresas de diferentes elos da cadeia, universidades e órgãos estaduais e coletou-se um amplo acervo de dados secundários. Conforme se pressupunha, constatou-se que Campo e Estratégias se relacionam de modo recursivo: a configuração do Campo, resultante de sua própria biografia, tem influenciado decisivamente as Estratégias adotadas pelos seus atores, que, conforme se desenrolam, acabam provocando novas alterações no Campo e delineando o enredo desse espaço de interações. Averiguou-se, por exemplo, que, passados trinta e cinco anos de sua gênese, o Campo da Carcinicultura do RN ainda possui um baixo nível de institucionalização, o que ajuda a compreender a dificuldade de seus atores em estabelecer Estratégias pautadas no associativismo e na cooperação; ações tão necessárias para aliviar os efeitos da crise que assola o setor desde 2004. Viu-se, contudo, que, tal nível de institucionalização é fruto, dentre outros fatores, das próprias Estratégias que os atores do Campo vêm adotando ao longo de sua trajetória. Dessa forma, esse estudo espera ter contribuído tanto para a necessária reaproximação da agência ao fenômeno institucional, pontuada por Oliver (1991), quanto para suprir a carência de abordagens mais contextualizadas para as Estratégias Organizacionais (MINTZBERG, 1987; CLEGG, 2004; WHITTINGTON, 2004; 2006; SARAIVA e CARRIERI, 2007). Por tratar-se de um estudo exploratório, propõe-se que outras investigações se aprofundem sobre as descobertas dessa pesquisa, bem como, que outras metodologias e perspectivas teóricas sejam utilizadas, sobretudo aquelas que possibilitem a apreensão dos aspectos discursivos e das disputas de poder, tão salientes no campo investigado. Ademais, no que tange as ditas ações práticas , sugere-se que, com urgência, os principais atores do campo (cooperativas, empresas, estado e entidades de classe) aglutinem forças em prol da carcinicultura do RN e delineiem ações sustentáveis, que consigam promover o desenvolvimento da atividade como um todo. Se no auge da atividade todos queriam ser o pai da criança , agora, alguém tem que ficar no gol!
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    Dissertação
    Do tratamento das reclamações à gestão da insatisfação: o comportamento de empresas hoteleiras mediante a insatisfação de seus clientes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-06) Nery, Tânia Regina; Lopes, Fernando Dias; Enders, Wayne Thomas; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781298A5&dataRevisao=null; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://lattes.cnpq.br/9654455797460083; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6
    A insatisfação do consumidor, devidamente tratada, é uma significativa fonte de informação para o gestor. Os estudos nessa área permitem ampliar a compreensão de determinadas atitudes e comportamentos do cliente, como a lealdade, a intenção de recompra e o aumento da satisfação e da confiança. Além de permitir o feedback dos consumidores, a insatisfação pode fornecer oportunidades significativas de aprendizado organizacional. A partir das informações de clientes insatisfeitos, as empresas podem detectar falhas nos serviços e desenvolver novos produtos. Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre o comportamento adotado por empresas do setor hoteleiro em Natal, RN, mediante a insatisfação de seus clientes. Buscou-se mapear os principais problemas apresentados pelos consumidores aos hotéis, na percepção de gestores e funcionários, bem como compreender o processo de coleta, análise e tratamento dos dados relacionados à insatisfação e a utilização de tais informações pelas empresas. Além disso, procurou-se relacionar as práticas organizacionais às abordagens de resposta das empresas encontradas na literatura: Tratamento da Reclamação, Gestão da Reclamação e Gestão da Insatisfação. A metodologia empregada foi o estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevistas em profundidade com gerentes e funcionários em seis hotéis; dois independentes e quatro pertencentes a redes hoteleiras nacionais e internacionais. Foram utilizados também documentos cedidos pelas organizações, como registros de reclamação de hóspedes e relatórios de pesquisas de satisfação, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam para um nível de conscientização elevado nas empresas sobre a importância da insatisfação do consumidor. Apesar de não atingir o nível máximo na escala de procedimentos, observa-se que a resposta à insatisfação acontece de forma planejada e sistemática, orientada para a satisfação do consumidor e melhoria de produtos e processos. As empresas hoteleiras devem ainda atentar para outras possibilidades de mapeamento da insatisfação do consumidor, o que implica, dentre outros aspectos, a articulação com uma gama de organizações públicas e privadas, de forma a garantir a sustentabilidade da atividade turística em longo prazo
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    Dissertação
    Empreendedorismo e Cultura: um estudo sobre empreendedores estrangeiros no RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-28) Timesi Segundo, Semio Pessoa; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2
    O presente estudo analisa a relação entre cultura nacional e empreendedorismo, contribuindo para entender o impacto e a influência da cultura brasileira sobre as práticas de negócio e de gestão dos empreendedores estrangeiros no setor de turismo do estado do Rio Grande do Norte. Pesquisas no campo do empreendedorismo, com autores como Schumpeter (2005), Weber (2006), McClelland (1972), Murphy, Liao, Welsch (2006), Peyrefitte (1999), Blanchflower (1988), Filion (2000), entre outros, e no campo da cultura nacional, com destaque aos trabalhos de Caldas e Woods (1999), Hofstede (1997) e Barros e Prates (1996), somam-se para criar o ponto de partida para a presente pesquisa, que busca uma abordagem diferenciada, posto criar uma correlação entre cultura brasileira e o empreendedor estrangeiro radicado no RN. Observou-se que no caso do empreendedor suíço, onde a diferença cultural é mais significativa, tanto na perspectiva de Hofstede quanto dos autores brasileiros, as práticas de gestão são mais afetadas negativamente. As racionalidades adotadas pelo gestor e a lógica adotada pelos empregados entra em choque no cotidiano da organização. No caso da empreendedora argentina, a diferença, ainda que exista, não produz tanto impacto uma vez que as características pessoais da empreendedora e o compartilhamento de traços culturais latinos superam as diferenças. Finalmente, o estudo evidenciou a necessidade de analisar o empreendedorismo à luz das dimensões culturais de forma a evidenciar diferentes racionalidades possíveis nos diferentes espaços sociais onde se dá a prática de empreender
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    Dissertação
    Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-21) Bacurau, Francisco Braulio da Fonseca; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; ; http://lattes.cnpq.br/2100500356040246; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6
    Os shoppingcenters são grandes instituições repletas de empresas quecompetem entre si formas de como melhor satisfazer as necessidade dosclientes. Sendo assim, cada empresa utiliza-se de estratégias com o intuito deatingir a maior parcela de compradores possíveis sem comprometer suaexistência e sua vantagem competitiva. Este estudo está baseado na teoria dasestratégias competitivas genéricas de Porter (1980; 1985) o qual estabeleceem seu modelo que todas as empresas existentes no mercado possuam pelomenos uma das três abordagens estratégicas (diferenciação, liderança emcusto e enfoque). Desta forma, este trabalho identifica de que maneira estádistribuída as estratégia competitiva nas empresas de shoppingcenters deNatal/RN. Primeiramente buscou-se levantar a relação das estratégias destasempresas com a teoria proposta por Porter (1985) e sua alocação de acordocom os agrupamentos resultantes da combinação das estratégias. Nestemomento, foram aplicados questionários com 89 gerentes de lojas de shoppingcenters que resultou após análises estatísticas em cinco agrupamentos comabordagens válidas. Em seguida foram selecionadas as empresas quepossuíam maior afinidade com cada agrupamento e que melhor representavamos resultados dispostos em cinco clustersacerca da teoria proposta e nestaamostragem foi aplicada entrevista com os gerentes. Os resultados obtidos com as entrevistas validaram a análise dos dados encontrados nosquestionários anteriormente aplicados estando em conformidade com aproposta teoria. Identificou-se também duas modalidades de empresas queutilizavam simultaneamente mais de uma estratégia competitiva (meio-termo),sendo uma dentro e outra fora do modelo proposto pelo autor. Embora omodelo das estratégias competitivas genéricas tenha sido instituído comaspectos voltados as organizações industriais, os resultados obtidos nestetrabalho validaram a aplicação desta teoria em empresas comercias deshopping centers que vem se adequando para obter resultados financeirosmais satisfatórios e melhor posicionamento em relação à concorrência
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    Dissertação
    Estrutura de organizações sociais: adaptação aos projetos sociais ou às pressões institucionais?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-28) Santos, Leane Mota Araújo dos; Añez, Miguel Eduardo Moreno; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; Carvalho, Cristina Amélia Pereira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727319A1
    Este é um estudo a respeito da estrutura de organizações não governamentais, a partir de uma análise da perspectiva institucional de estudos organizacionais. Tem como objetivo analisar se a estrutura de uma organização social apresenta coerência com seu projeto social ou se expressa adaptação às pressões institucionais do ambiente organizacional. Como suporte teórico, foram utilizados os pressupostos da teoria institucional de estudos organizacionais e estudos sobre a estrutura social das organizações. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, utilizando como método o estudo de caso, com base nos procedimentos técnicos utilizados. Foi escolhido como objeto de estudo a Casa Renascer, uma OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público) que trabalha no enfrentamento à violência e exploração sexual infanto-juvenil. A coleta de dados foi realizada através da utilização das técnicas de pesquisa documental, observação e entrevista semi estruturada, orientadas pelos processos organizacionais propostos por Serva (1996) e pela teoria institucional. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados coletados. A apresentação dos dados analisados está dividida em três partes, de acordo com os objetivos específicos estabelecidos para a pesquisa. A caracterização do projeto social demonstrou a existência de três fases principais: a primeira caracterizada pelo trabalho com meninas e mulheres, com foco em educação e saúde; a segunda com meninas em situação de risco social, com ênfase na prevenção e terceira com o atendimento a vítimas de violência e exploração sexual. A partir da caracterização dos processos organizacionais e da análise frente aos mecanismos isomórficos propostos pela da teoria institucional, os resultados demonstraram haver coerência entre estrutura e influências ambientais, e pouca coerência entre estrutura e projetos sociais, indicando como principal determinante da estrutura um aspecto pouco abordado pela teoria institucional, o poder. Dentre os mecanismos que mais influenciaram as mudanças estruturais na organização, o mecanismo normativo foi destacado, mas também foi verificada a presença de mecanismos coercitivos e miméticos
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    Artigo
    Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais
    (Fundação Getúlio Vargas) Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; Lopes, Fernando Dias; Alloufa, Jomária Mata de Lima; Leite, Ana Patrícia Rodrigues
    As compras interorganizacionais cada vez mais apresentam os relacionamentos cooperativos com os fornece- dores como o ponto-chave para uma gestão eficaz na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a investigação tem o objetivo de explorar os geradores da confiança nas relações de compra interorganizacional. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que na percepção dos compra dores, independente do ramo de atividade, existe a confiança entre comprador e fornecedor. A definição de confiança emergiu da análise como um sinônimo de vantagem competitiva, referindo-se a capacidade do fornecedor em contribuir para o sucesso organizacional da empresa compradora. Concluiu-se que os geradores da confiança interorganizacional surgem de uma combinação de três aspectos: o bom desempenho operacional, um relacionamento especial e a ética empresarial.
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    Dissertação
    A formação e o desenvolvimento de arranjos cooperativos sob a ótica da imersão social e da economia dos custos de transação: um estrudo de caso na Coopercam e na Unipesca
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-08-24) Cardenas, Leonardo Querido; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://lattes.cnpq.br/5570998094657899; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; Dellagnelo, Eloise Helena Livramento; ; http://lattes.cnpq.br/3244169701712582
    O presente estudo faz uma análise sobre a formação e o desenvolvimento de duas alianças estratégicas formadas entre produtores de camarão no Rio Grande do Norte: a Unipesca e a Coopercam. Utilizou-se de duas abordagens que, a princípio, poderiam ser consideradas contraditórias: a Economia dos Custos de Transação e a Imersão Social. A primeira abordagem se baseia fundamentalmente nos estudos de Williamson (1985; 1991; 1996; 1999; 2000; 2002). A Imersão Social, por sua vez, passou pela revisão de uma série de autores, tais como Burt (1992), Granovetter (1973; 1985), Uzzi (1997), Gulati (1994; 1995; 1997; 1998; 1999; 2000), Nielsen (2005), Ring (2002), Ring e Van de Ven (1994), Zafirovski (2002), dentre outros. Para a análise da formação e do desenvolvimento das cooperativas em estudo, utilizou-se o trabalho de Gulati (1998), que aponta os passos a serem estudados para a compreensão de uma aliança: a decisão de entrar e a escolha dos parceiros, a decisão sobre a estrutura de governança, a evolução da aliança e o desempenho das firmas que estabeleceram essa parceria. Para realização do estudo adotou-se o estudo de caso conforme proposição de Yin (2001). Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com roteiros pré-determinados, em duas fases: no início de 2006 e no início de 2007. Os sujeitos da pesquisa foram, em 2006, representantes das principais associações e cooperativas, além de produtores de camarão do estado, quando se realizou a contextualização da atividade. Na segunda fase, em 2007, foram entrevistados os representantes das duas cooperativas em questão, sendo o presidente, no caso da Coopercam, e o gerente comercial, no caso da Unipesca. Além destes, também foram entrevistados dirigentes de duas organizações de grande relevância em cada uma dessas cooperativas, tendo, estes entrevistados fornecido as informações necessárias à pesquisa. Também foram coletados dados secundários no site da ABCC, além de reportagens em jornais de grande circulação no estado, como Tribuna do Norte. Os dados primários foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). No que se refere aos dados secundários, estes foram analisados qualitativamente segundo a técnica de análise documental (BARDIN, 1977; SILVERMAN, 1995). Assim, através dos dados coletados, pôde-se concluir que as razões que motivaram as firmas a cooperarem passam por questões abordadas pela Economia dos Custos de Transação. No entanto, a escolha dos parceiros passou muito mais por questões abordadas pela imersão social. Quando analisados questões relativas à evolução e o desempenho, verificou-se que aspectos tanto da ECT quanto da Imersão Social foram centrais para explicar o desenvolvimento das cooperativas em questão
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    Artigo
    Imagens do terceiro setor: a percepção de pais e responsáveis financeiros das organizações educacionais do terceiro setor situadas em Natal/RN
    (2012) Borges, Gilmara Mendes da Costa; Lopes, Fernando Dias; Mol, Anderson Luiz Resende; Borges, Erivan Ferreira
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    Dissertação
    Imagens do terceiro setor: um estudo com pais e responsáveis financeiros das organizações educacionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-09-04) Costa, Gilmara Mendes da; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://lattes.cnpq.br/3746438098529763; Mól, Anderson Luiz Rezende; ; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; Sousa, Washington José de; ; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981
    Neste trabalho apresenta-se o resultado de uma pesquisa aplicada nas entidades educacionais de terceiro setor, com o objetivo de demonstrar se a participação financeira influencia a percepção dos usuários quanto à imagem dessas entidades. Para tanto utilizou-se a perspectiva integrativa do marketing de relacionamento adaptando-se e desenvolvendo um conjunto de indicadores que suportassem a mensuração das imagens a partir do modelo de Machado et al (2005) e Kotler e Fox (1994). A amostra contemplou um total de 187 pais e responsáveis financeiros em 03 (três) instituições de ensino na cidade de Natal/RN. Esses dados foram tratados através de análises estatísticas multivariadas, análise fatorial, regressão linear, análise de cluster e análise discriminante. A análise fatorial possibilitou identificar 6 imagens percebidas pelos usuários dos serviços. Em seguida foram observadas as relações de causa e efeito entre a participação financeira e as imagens formadas. Na análise discriminante, identificou-se dois grupos distintos de pais e responsáveis financeiros com percepções semelhantes e bem definidas. O resultado do trabalho demonstra que o nível diferenciado de participação financeira dos pais e responsáveis não influencia na formação das imagens formadas das instituições educacionais do terceiro setor
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    Dissertação
    A importância das redes de relacionamento para se formar uma parceria : um estudo de caso na ALESAT
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-09-02) Cunha, Eliza Catarina Bezerra; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; ; http://lattes.cnpq.br/2574554832194009; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; Andrade, Jackeline Amantino de; ; http://lattes.cnpq.br/6859223626901586
    Este trabalho consiste em um estudo de caso na empresa Alesat cujo objetivo geral é analisar como as redes de relacionamento das antigas empresas Ale e Sat influenciaram na formação da parceria. O estudo baseou-se na literatura de Burt (1992), Granovetter (1973), Uzzi (1997), Contractor e Lorange (1988), Gulati (1998), Child e Faulkner (1998), dentre outros, para entender como as relações sociais entre as empresas foram importantes para a formação de uma aliança estratégica. O método de estudo adotado analisou a primeira parceria realizada entre a Ale e a Sat e a última que culminou com a fusão das empresas resultando na Alesat. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, em 2008, com o grupo dirigente da empresa. Também foram coletados dados secundários em sites específicos do setor como: ANP, Sindicom e Fecombustíveis além de jornais de grande circulação no mercado. Os dados primários foram analisados através da técnica de análise de conteúdo de Triviños (1987). No que se refere aos dados secundários, o exame foi feito através da técnica de análise documental de Richardson (1985). Assim, através dos dados coletados, pôde-se concluir que os laços sociais entre as empresas tiverem sim, importância na formação da parceria, e que dentre as razões que levaram as firmas a se unirem a principal foi o fato de que a união possibilitaria às empresas atuarem em áreas nas quais não tinham muita participação no mercado, tornando-as um grande player a nível nacional
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    Dissertação
    Inserção de fornecedores locais como fonte de desempenhos em custos de transação e legitimidade: estudo de caso na cadeia produtiva do petróleo e gás do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-02-02) Costa, Antônio Rufino da; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://lattes.cnpq.br/5514239813983412; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; Mól, Anderson Luiz Rezende; ; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; Vieira, Marcelo Milano Falcão; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780014D9
    A inserção de fornecedores locais em cadeias produtivas tem impacto considerável no seu desempenho, mas mais notadamente no de seus principais atores. Os resultados desse processo podem ser de ordem diversa e podem ser analisados a partir de uma vertente mais economicista ou pelo uso de uma abordagem institucional. O presente estudo teve como objetivo verificar a existência de desempenhos diferenciados da Petrobras devidos à inserção de fornecedores locais na cadeia produtiva do petróleo e gás no estado do Rio Grande do Norte, sob a ótica da Economia dos Custos de Transação e da Teoria Institucional. Para tanto, foram realizadas a caracterização do PROMINP, a descrição das ações e resultados do programa, o mapeamento do seu contexto institucional de referência e a identificação dos resultados obtidos pela Petrobras em termos de custos de transação e à legitimidade. O referencial teórico tomou por base autores que tratam da concentração industrial, como Marshall, Krugman, Porter e Schmitz, da perspectiva sociológica da teoria neo-institucional, como DiMaggio e Powell e Scott e Meyer e da Economia dos Custos de Transação, como Williamson. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados efetuada através de consulta a dados secundários e entrevistas semi-estruturadas com dezenove atores de três grupos: envolvidos em ações do programa, representantes de empresas e representante da Petrobras. Para análise do conteúdo foi utilizado o modelo de Suchman (1995) para as categorias associadas às estratégias de legitimação e catorze categorias associadas às variáveis especificidade dos ativos, racionalidade limitada e oportunismo (Williamson, 1995, 1989) no caso dos custos de transação. Os resultados indicam que o PROMINP tem conseguido atingir seus objetivos favorecendo o aumento da participação das empresas locais na cadeia produtiva do petróleo e gás, refletindo no desenvolvimento econômico do estado. A Redepetro/RN, fomentada e criada a partir da interação dos participantes, apresenta-se como uma solução de continuidade à participação das empresas da cadeia, após o encerramento das ações do programa. O PROMINP procura dar respostas a pressões coercitivas, normativas e regulatórias do campo organizacional, cujo contexto institucional de referência é amplo. Do ponto de vista da legitimação, através de estratégias de ganho da legitimidade cognitiva e de manutenção da legitimidade pragmática, a Petrobras consegue manipular o ambiente, garantindo a conformidade dos constituintes às suas demandas técnicas e institucionais. As empresas, por sua vez, respondem através da conformidade às demandas técnicas, principalmente através da certificação de processos, e de mudanças culturais. Não são claros os ganhos associados aos custos de transação, contudo, os ganhos com a legitimidade podem ser vistos como um capital acumulado que pode servir como um diferencial competitivo que gera ganhos econômicos. Em termos de achados teóricos, se conclui que, devido ao seu poder explicativo para ações de difícil explicação apenas em termos econômicos, a Teoria Institucional pode ser utilizada concomitante a outras teorias. A ECT apresentou limitações para explicar as ações do programa. No caso estudado, ressalta-se que a Petrobras não busca apenas a eficiência econômica, mas tem na sua missão o compromisso com o desenvolvimento social.
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    Dissertação
    Liderança e qualidade dos serviços: um estudo nos restaurantes do corredor turístico de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008) Souza, Karla Fátima Ferreira de; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Souza, Tereza de; Lopes, Fernando Dias; http://lattes.cnpq.br/4630522734036641; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583
    Este trabalho acadêmico buscou compreender a relação existente entre a liderança e a qualidade dos serviços prestados nos restaurantes do corredor turístico de Natal/RN. A liderança transformacional foi o alicerce teórico no que tange a liderança, considerando ainda a liderança transacionai (NORTHOUSE, 2004). A sustentação da qualidade de serviços está na perspectiva de que é encontrada por meio da diferença entre a expectativa gerada e a percepção do serviço disponibilizado, de acordo com o preconizado por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985). Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-decritivo, em 37 restaurantes que integram o corredor turístico e que apresentam condições de atender ao turista. Foram respondentes detentores de cargos de gestão e clientes, sendo os primeiros em relação à liderança e o segundo, a qualidade de serviços. Utilizaram-se questionários já validados, o SERVQUAL para qualidade de serviços que sofreu adaptação e foi inserida mais uma dimensão específica a restaurantes, totalizando seis dimensões. Para liderança, foi utilizado o MLQ -6S, com sete dimensões. Para verificar a relação entre as variáveis foi utilizada a correlação de Pearson. Os resultados mostraram que só ocorreu correlação entre a dimensão ausência de liderança e as dimensões segurança, empatia e restaurantes, indo de encontro à proposta levantada pelo estudo, visto que a liderança transformacional e a transacionai não apresentaram correlação com nenhuma variável da qualidade.
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    Dissertação
    Mapeando fundamentos do Constructo Neuromarketing com profissionais de empresa de publicidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-06) Soares Neto, João Batista; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6
    O presente o estudo tem por objetivo conhecer o nível de domínio e influência do constructo neuromarketing junto a profissionais de agências publicidade no Brasil. Visto a presença pouco difundida dos conceitos dessa nova abordagem, bem como a escassez de análises nessa área, é um estudo qualitativo e exploratório baseado em fontes primárias, através do levantamento de livros e artigos na área de marketing, neurociência e psicologia, e fontes secundárias. Foi realizada uma entrevista em profundidade nas principais agências de publicidade do Brasil, com os gerentes da área de planejamento, e posterior análise de conteúdo. Os avanços na ciência do cérebro vêem permitindo desenvolvimentos tecnológicos inovadores voltados para o conhecimento de experiências inconscientes dos consumidores, as quais são responsáveis por impulsionar as suas tomadas de decisões e comportamentos de compra. Tais novidades relacionam-se ao Neuromarketing que, através das técnicas de neuroimagem, como a FMRI, a PET e o FDOT, escaneia o cérebro dos consumidores produzindo figuras da estrutura ou do funcionamento dos neurônios, enquanto eles se envolvem em várias tarefas mentais como visualizar uma marca, imagem ou produto, ou assistir a vídeos e propagandas comerciais. Observou-se que mesmo cientes das limitações dos atuais instrumentos de pesquisa e da constante busca por novas tecnologias, as agências de publicidade não conhecem totalmente os conceitos relacionados ao neuromarketing. Com relação às técnicas de neuroimagem há um unânime desconhecimento, porém, algumas agências visualizaram impactos positivos na utilização dessas técnicas para avaliar filmes criados e no modo de entender o consumidor. Constatou-se que a neuroimagem seria mais uma técnica dentre outras utilizadas, mas, sua aplicação ainda não é real, pois, existem algumas barreias no mercado e dentro das próprias agências. Essas barreiras, juntamente com os questionamentos e o pouco conhecimento do assunto fazem com que a influência do neuromarketing não seja sentida de forma prática no meio publicitário. Além disso, observouse, com o advento do neuromarketing, que não haveriam mudanças estruturais e funcionais dentro das agências, pois, a operacionalização dos aparelhos de neuroimagem deverão acontecer nos institutos de pesquisa ou nos centros de pesquisas das grandes empresas. Os resultados autorizam afirmar que o nível de domínio do constructo neuromarketing nas agências de publicidade brasileira é apenas teórico, pois, pouco se conhece a respeito dos estudos neurológicos e, absolutamente nada, das técnicas de neuroimagem
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