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Navegando por Autor "Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos"

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    Tese
    A constituição discursiva de identidades étnicorraciais de docentes negros/as: silenciamentos, batalhas travadas e histórias (re) significadas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-20) Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; ; http://lattes.cnpq.br/4689742175653122; Araújo, Silvano Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; Cunha Júnior, Henrique Antunes; ; http://lattes.cnpq.br/3168771550890062; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
    Nessa pesquisa em que discuto a constituição discursiva de identidades étnicorraciais de docentes negros e negras, parto da compreensão de que o processo de formação identitária do sujeito abrange tanto a área pessoal/familiar quanto à social/profissional. Nela, proponho-me, a analisar as práticas discursivas presentes em narrativas de quinze professores/as negros/as residentes nas cidades de Assu e Pendências RN quando buscam sua inserção em diversas instâncias sociais, identificando focos de resistências que atravessam seu processo constitutivo de identidades étnicorraciais. A questão fundamental que perpassa a pesquisa investiga: Como será que professores/as negros/as se posicionam discursivamente na construção de identidades étnicorraciais nas diversas instâncias sociais? Os fundamentos que respaldam a pesquisa advêm de campos teóricos que se articulam, entre outros, a AD francesa, teorizações foucaultianas e os estudos culturais. Esses, mesmo com suas singularidades, estão sendo entrelaçados pelo fio condutor que concebe a linguagem enquanto prática social. Metodologicamente, adoto um paradigma qualitativo interpretativista para examinar não apenas os repertórios linguísticos que compõem narrativas escritas por docentes, mas também os dados gerados pelas entrevistas semiestruturadas. Os dados indiciam que os sujeitos colaboradores, ao perceberem as forças contrárias que atravessam seu processo de inserção social, se utilizam de técnicas acéticas para (re) significarem suas histórias de vida
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    Dissertação
    Discurso de mudança e feminismo: estudo crítico da construção identitária feminina nas cartas do leitor da revista claudia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Meira, Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva; Pedrosa, Cleide Emília Faye; Balocco, Arma Elizabeth; Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos; http://lattes.cnpq.br/4689742175653122; http://lattes.cnpq.br/0743019098101887; http://lattes.cnpq.br/5636721776449162; Campos, Sulemi Fabiano; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128
    A discussão envolvendo identidade tomou-se significativa nos últimos anos, devido, em especial, à fragmentação do indivíduo moderno, não mais percebido como uma unidade. Entendida como um conjunto de características próprias de um sujeito, a identidade sofre forte abalo em suas bases, e, uma vez que o sujeito se toma problemático, a identidade não é mais um elemento fixo e estável. Baseada nessa premissa, o objetivo desta dissertação é analisar as mudanças sociais e culturais no cenário do feminismo brasileiro, reveladas em cartas do leitor publicadas na revista brasileira Claudia. Para tanto, foram consideradas a construção de uma identidade feminina e sua relação com as diversas práticas sociais no contexto da globalização e, também, a influência do processo da modernidade tardia, apontada por Giddens (2002). A abordagem teórica da investigação é orientada pelos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2006), mais especificamente, a sua perspectiva transdisciplinar. Metodologicamente, o trabalho contempla o paradigma qualitativo-interpretativista, inscrito na Linguística Aplicada contemporânea (MOITA LOPES, 2006). O corpus constitui-se de quinze cartas do leitor veiculadas na revista em questão. Para alcançarmos nosso objetivo, foram selecionadas três cartas para representar cada década, de 1960 até 2010. Os dados evidenciam que as mudanças sociais, políticas e económicas permitiram às mulheres assumirem papéis diferentes dos impostos pela sociedade patriarcal, rompendo assim com as velhas certezas e produzindo novas formas de posicionamento. Nessa instância, a pesquisa nos permite inferir que, na modernidade tardia, a mulher constrói sua identidade pessoal relacionando-a com a vida em sociedade, que, por sua vez, envolve crenças, normas, valores, imagens e representações em sua relação com diferentes grupos de identificação e/ou pertencimento.
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    Tese
    Histórias de vida de pessoas em situação de rua em Natal/RN / fotografias do trabalho de construção identitária individual
    (2016-04-18) Costa Júnior, João Batista da; Pedrosa, Cleide Emilia Faye; ; http://lattes.cnpq.br/0743019098101887; ; http://lattes.cnpq.br/7630461186538154; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Amorim, Ana Karenina de Melo Arraes; ; http://lattes.cnpq.br/9847082748841264; Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/4689742175653122; Zambrano, Romana Castro; ; http://lattes.cnpq.br/2483598951299527
    O debate científico sobre o fenômeno população em situação de rua tem permeado as agendas de investigação de algumas áreas do conhecimento humano, sobretudo, as arenas de estudo das ciências humanas e sociais. Algumas pesquisas nacionais apontam que o fenômeno é complexo, mesclado por processos sociais, psicológicos, objetivos e subjetivos (ROSA, 2005) e compreende uma síntese de múltiplas determinações inerentes à sociedade capitalista (SILVA, 2009). Diante disso, esta tese objetiva apresentar uma análise crítico-discursiva do trabalho de construção identitária individual de pessoas que viveram ou estão em situação de rua na cidade de Natal/RN, consoante suas próprias histórias de vida, configuradas por narrativas do “eu”. Para construir a análise, tomamos como foco três objetivos específicos: a) identificar redes de socialização representativas do trabalho de construção identitária individual; b) apontar as percepções de cada indivíduo diante do fenômeno população em situação de rua, e c) Discutir a identificação e a caracterização que cada indivíduo faz diante de suas relações com o fenômeno população em situação de rua. A fim de alcançarmos nossos objetivos, ancoramo-nos nos postulados teóricos da Análise Crítica do Discurso - ACD (FAIRCLOUGH, 2001, 2006), especificamente em sua Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso - ASCD (PEDROSA, 2014, 2015), que abrange a Sociologia para a Mudança Social (BAJOIT, 2006, 2008, 2013) e a Linguística Sistêmico-Funcional, esta última, contemplando o Sistema de Transitividade (HALLIDAY, 1985, 1994; HALLIDAY e MATHIESSEN, 2004 e CUNHA e SOUZA, 2011). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (descritiva e interpretativa), ancorando-se na Linguística Aplicada (CELANI, 1992; SIGNORINI e CAVALCANTI, 1998; SIGNORINI, 1998; MOITA LOPES, 1990, 1996, 1998, 2006 e 2013). O corpus está organizado por cinco histórias de vida. As histórias foram constituídas por meio da oficina Linguagem e Identidade: “Letras nas ruas”, aplicada durante o II Seminário Potiguar de População em Situação de Rua e por meio do acesso à comunidade virtual Natal Invisível. Ante um contexto de apartação social, configurado pelas agruras vividas e alijamento de direitos humanos, os resultados salientam que a construção identitária individual de pessoas que viveram ou estão em situação de rua em Natal/RN compreende um trabalho do indivíduo enquanto sujeito de si mesmo frente à construção de identidade de resistência, de projeto e de política. Essas identidades revelam uma vontade ontológica direcionada à emancipação do sujeito em situação de rua, um sujeito politicamente consciente de seus direitos e deveres que caminha em direção ao seu empoderamento cidadão, reclamando promoção efetiva de políticas públicas destinadas a sua reinserção social. Uma vez que as identidades individuais são construídas por meio de posicionamentos ideológicos que alicerçam vozes contra-hegemônicas e contribuem para a superação de assimetrias sociais, infere-se que os sujeitos, ao construir suas identidades, podem promover mudança social e cultural, posto que deslegitimam os estigmas sociais negativos associados às pessoas em situação de rua em Natal/RN.
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    Dissertação
    Histórias do alto risco: uma prática de letramento profissional promovida pelo apoio psicológico hospitalar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-04) Silva, Milana Sayonara Gomes da; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/7028733173347539; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos
    A presente pesquisa teve origem em 2016, quando tomamos conhecimento de um projeto denominado “Histórias do alto risco”, desenvolvido na Maternidade Januário Cicco, em Natal/RN, pela equipe de apoio psicológico do hospital. O projeto almejava auxiliar pacientes grávidas durante o internamento por agravamento de sua saúde gestacional, visando registrar suas experiências e emoções em diários, seja durante a internação ou em seu cotidiano anterior à hospitalização. Diante disso, esta investigação teve por objetivo geral descrever o projeto “Histórias do alto risco” desenvolvido pela equipe de apoio psicológico da Maternidade Escola Januário Cicco/Natal-RN em atendimento às gestantes, a partir do que relatam as profissionais responsáveis por sua realização. Em termos específicos, propomo-nos a mapear as práticas de letramento que permeiam o projeto em questão e a caracterizar os registros que compõem os cadernos de “História do alto risco” como práticas de letramento em saúde e destacar os seus impactos para as gestantes, com base no ponto de vista de seus proponentes. Para tanto, partimos das vozes apresentadas e representadas pelas profissionais responsáveis pelo intento. A investigação situa-se na área da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Kleiman; Vianna; De Grando, 2019), constitui-se do tipo pesquisa de campo (Gil, 2008), com abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) de dados. Participam da investigação duas profissionais, que integram a equipe do apoio psicológico da maternidade em questão, e seus dizeres em respostas à questionários e entrevistas semiestruturadas constituem o corpus de análise. Em termos teóricos, aportamo- nos em discussões oriundas dos Estudos de Letramento como prática social (Kleiman, 1995; 2014; Oliveira, 2007), dos letramentos em saúde (Paz, 2008), assim como em trabalhos que versam sobre o aspecto terapêutico da escrita (Sexton; Pennebaker, 2009), dentre outros. Os resultados do estudo apontam para a importância das práticas de letramento do projeto que, aliadas ao tratamento médico/hospitalar, auxiliaram expressivamente as mulheres a percorrer com mais leveza e consciência o processo da hospitalização. A relevância deste trabalho situa- se no fato de trazer para o campo das discussões acadêmicas práticas de letramento desenvolvidas em ambiências institucionais de saúde, ressaltando o caráter situado, múltiplo, identitário e empoderador dos letramentos.
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    Tese
    Letramento laboral, representações e identidades: a docência no Instituto Federal do Sertão Pernambucano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-20) Ferreira, Jardiene Leandro; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/9385656394838920; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Alves, Maria da Penha Casado; Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos; Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo
    Relações de trabalho são investigadas desde as problematizações decorrentes do período pós-revolução industrial, a exemplo das produções de Karl Marx (2004) sobre força de trabalho, salário, preço e lucro. Nos dias atuais, essas relações tornaram-se, também, preocupação nos Estudos da Linguagem, mais especificamente, no campo da Linguística Aplicada. As relações entre linguagem e trabalho puderam, assim, ser interesse de pesquisa. Dentre essas possibilidades de investigação, os Estudos de Letramento oferecem alternativas teórico-metodológicas com foco na análise do papel da linguagem escrita como mediadora das práticas sociais no local de trabalho. Considerando o trabalho docente nessa seara de relações laborais, esta tese se propôs a investigar como docentes do IFSertãoPE, campus Salgueiro, representam seu trabalho no interior de práticas letradas e, consequentemente, depreender como esses profissionais se constituem identitariamente através de suas práticas de letramento laboral. Metodologicamente, esta pesquisa está inserida na área inter e transdisciplinar da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; 2013; Signorini, 1998) e se configura como uma investigação do tipo qualitativa de vertente etnográfica (Barton, 2012), com a abordagem de dados interpretativista (Bogdan; Biklen, 1994; Chizzotti, 2005). Os aportes teóricos estão ancorados, interdisciplinarmente, nos pressupostos dos Estudos do Letramento (Kleiman, 1995; Kleiman; Assis, 2016; Street, 1995), nas contribuições das pesquisas sobre Letramento Laboral (Paz, 2008), nas discussões dos Estudos Culturais sobre identidades (Hall, 2011; Bauman, 2005) e na teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2013; Jodelet, 2001). A análise dos dados aponta para a ocorrência de práticas de letramento laboral docente, pertencentes a domínios institucionais, pedagógicos, burocráticos e digitais. As representações de trabalho docente percebidas sinalizam a influência das demandas dos alunos e das orientações dos documentos normativos institucionais. Estes últimos parecem contribuir, na visão dos professores, para a consolidação da concepção mecanizadora de trabalho. Em relação às constituições identitárias nos depoimentos desses professores, foi percebida uma forte marcação de gênero, na medida em que parece haver diferenças entre ser professor e ser professora no contexto de educação profissional e tecnológica.
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    Dissertação
    Práticas de escrita em diários de leitura: uma experiência de intervenção pedagógica no ensino fundamental
    (2015-08-31) Bezerra, Vilma Abdias de Lima; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Ferreira, Jose Luiz; ; Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos;
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de intervenção pedagógica estabelecida no intuito de incentivar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, a apreciarem a leitura de textos literários e a discorrem sobre elas. Assim, objetiva compreender as implicações do uso de diários de leitura para o aperfeiçoamento do desempenho desses alunos em práticas de leitura e de escrita em aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, fundamentamo-nos em referenciais teóricos direcionados à leitura e a produção do texto, especificamente sobre o gênero diário de leituras, como é o caso de Machado (1998), ao revelar particularidades e vantagens pedagógicas da abordagem do gênero, para a formação de leitores mais críticos nas escolas. Também constituem embasamentos para as discussões propostas os aportes de Bakhtin (2011), dentre outros, no que se refere à teoria dos gêneros como também os postulados dos Estudos de Letramentos (SOARES, 2004; KLEIMAN,1995; ROJO,2009; STREET,2014 e TFOUNI,2010), do uso de sequência didática no ensino de língua materna (DOLZ; SCHNEUWLY (2004), adaptado por Costa Hübes (2014), inclusive de fontes que abordam a escrita como prática processual (PASSARELLI, 2004;2012 e SOARES, 2009).Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, pois além de ser realizada por meio da interação direta com os sujeitos e o ambiente pesquisado também compreende proposta realizada em “estreita relação com a ação ou com a resolução de problemas num processo em que pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo” (THIOLLENT, 2009, p. 21). A abordagem de dados é de natureza qualitativa, uma vez que, além de priorizar a descrição de ações, a pesquisa também se realiza no ambiente natural onde ocorrem as intervenções, considerando-se o que fazem e o que dizem os participantes da pesquisa acerca do seu fazer, assumindo assim caráter interpretativista. Os dados foram gerados no decorrer do ano de 2014, a partir da aplicação de questionários, realização de entrevistas e notas de campo bem como da elaboração de diários de leitura pelos próprios colaboradores. As análises dos dados nos permitiram observar melhorias nas competências leitora e escritora dos alunos. Ademais, foi possível perceber que a pesquisa favoreceu o reconhecimento de que o trabalho com o gênero discursivo diários de leitura contribuiu para a construção de novos conhecimentos, pois a partir da sua produção os alunos passaram a levar em conta aspectos relativos ao domínio pragmático, à estrutura composicional e elementos linguísticos inerentes ao gênero em estudo, o que certamente indica maior possibilidade de agirem discursivamente, com êxito e autonomia, em situações de interação escolar.
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    Dissertação
    Projeto de letramento para uma educação antirracista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-23) Medeiros, Christoffer Carvalho; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; http://lattes.cnpq.br/3886170900285210; Pereira, Dayveson Noberto da Costa; Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos
    A presente Dissertação de Mestrado visa descrever ações de um Projeto de Letramento, de cunho antirracista, desenvolvidas de modo a expandir a consciência das(os) alunas(os) de uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte, em relação às questões étnico-raciais relacionadas às pessoas negras. Especificamente, objetiva-se a) analisar a rede de atividades de um PL de formação antirracista dentro de uma unidade escolar; b) identificar os gêneros discursivos que emergem no PL de formação antirracista; c) apresentar impactos observados dessa prática social e cidadã. Esta pesquisa se torna relevante, pois atende à determinação da Lei N°10.639/03, cumprindo com a obrigatoriedade do desenvolvimento do ensino relacionado às questões étnico-raciais na escola, temática ainda negligenciada na Educação Básica. Além disso, oferece possibilidades para reflexões e ações pedagógicas, visando a potencialização da luta pela promoção da equidade sociorracial no Brasil. O referencial teórico deste trabalho é pautado nos Estudos de Letramento, especialmente, práticas de letramento, eventos de letramento, agentes de letramento e projetos de letramento, conforme a perspectiva de Kleiman (2005); Barton e Hamilton (2000); Mey (2001); Bazerman (2007), dialogando com os estudos da concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011), Geraldi, (1999); e Travaglia (2002) e nos estudos e conhecimentos antirracistas de Almeida (2019); Cavalleiro (2001); Gomes (2005); Lopes (2005); Ribeiro (2017); Silva (2008); Rocha (1998). Esta pesquisa de intervenção, realizada na Escola Estadual Francisco Camilo de Souza, em Nísia Floresta/RN, metodologicamente, parte do paradigma qualitativo, com viés etnográfico e a visão de professor-pesquisador. A geração de dados ocorreu por meio de intervenção em sala de aula, no período de agosto a dezembro de 2023, utilizando, como instrumentos de geração de dados a observação, o questionário, o relato pessoal, o registro fotográfico, a gravação de vídeo e a produção de textos. Nesse sentido, esta pesquisa destaca a necessidade de se observar que a sistematização da Educação Antirracista nas escolas públicas possibilita a potencialização da formação de educadoras(es) e estudantes conscientes sobre a necessidade de se posicionarem de forma crítica na sociedade, articulando-se para o enfrentamento às adversidades decorrentes do racismo estrutural.
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    Tese
    Representações discursivas de Ficar e Namorar em textos de vestibulandos e pré-vestibulandos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-15) Ramos, Milton Guilherme; Passeggi, Luís álvaro Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137009E6; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9; Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/4689742175653122; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856
    Esta tese de doutorado investiga como vestibulandos e pré-vestibulandos constroem as representações discursivas de Ficar e Namorar na produção textual e suas implicações para a ATD e o ensino e a aprendizagem da produção de texto em aulas de língua portuguesa, com base na linguística de texto, perspectivada pela Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2008) e complementada pela Semântica de Frames (FILLMORE, 2006; FELTES, 2007). Partindo de uma abordagem qualitativa e quantitativa (VIANNA et al., 2008), esta pesquisa tem como corpus de análise 168 textos empíricos produzidos por vestibulandos do PSV/2005 da UFRN, Natal, RN, e por estudantes do 3º Ano do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek (EEJK), Assú, RN (2008). A análise dos dados revela a construção de representações discursivas de Ficar e Namorar diferentes, por meio da designação dos referentes, da predicação, da aspectualização, das circunstâncias espaçotemporais e do uso de metáforas, ressaltando a influência do conhecimento enciclopédico e da cultura, além da presença de componentes cognitivos relativos à produção textual. Os dados ainda apontam para a necessidade de uma prática docente que possibilite a interação entre os alunos, a discussão sobre temas da atualidade, além do contato com gêneros textuais diversos e, sobretudo, o trabalho com a produção de texto em sala de aula, de forma a possibilitar aos estudantes o domínio das estratégias de produção de texto e, por conseguinte, a (re)significação de suas representações discursivas, visando atender aos novos contextos de interação sociocomunicativa.
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