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    Tese
    Abordagem funcionalista da oração adjetiva: descrição e ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-21) Silva, Lígia Maria da; Bispo, Edvaldo Balduino; ; ; http://lattes.cnpq.br/4472234779612619; Silva, José Romerito; ; Lucena, Nedja Lima de; ; Oliveira, Mariangela Rios de; ; Lacerda, Patrícia Fabiane Amaral da Cunha;
    Nesta pesquisa, desenvolvemos uma interface entre a descrição e o ensino da oração adjetiva, objetivando caracterizá-la em termos morfossintáticos, semânticos e discursivo-pragmáticos e contribuir para a melhoria do ensino desse tópico gramatical por meio de uma abordagem funcionalista. Para tanto, temos por base a Linguística Funcional norte-americana, inspirada em Givón, Bybee, Traugott, entre outros. Consideramos, também, as orientações de documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica: as Orientações Curriculares Nacionais (BRASIL, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A descrição da oração adjetiva com base em pesquisas funcionalistas, como as de Oliveira (2001), Bispo (2009, 2014a, 2014b, 2018) e Souza (2009), contempla aspectos de diferentes naturezas, relacionados ao nível de encaixamento morfossintático, à classificação semântica, às estratégias de relativização, dentre outros. Quanto ao ensino, os documentos orientam que a prática de análise linguística possa expandir as possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade crítica do aluno. A hipótese geral de trabalho é que a descrição e a análise funcionalista das adjetivas contemplam os diferentes modos de organização desse tipo oracional bem como aspectos estruturais e funcionais vinculados a essas formas de expressão e que a abordagem das adjetivas em sala de aula, nessa perspectiva, deve partir de usos efetivos dessas formas, canônicas ou não, associando-as aos diferentes contextos comunicativos e aos efeitos de sentido que se pretende alcançar. A partir disso, elaboramos uma proposta didática que foi aplicada em turmas dos níveis fundamental e médio de uma escola pública da rede estadual em Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, tendo em vista a interpretação e análise do material obtido na intervenção. Quanto à descrição da adjetiva, esta tese resultou na proposição de um continnum de integração com base nas discussões sobre as diferentes configurações da adjetiva em pesquisas funcionalistas. Foram considerados os critérios de definitude do Sintagma Nominal (SN) antecedente, informatividade do SN antecedente, presença/ausência de pronome relativo, fundidade da adjetiva, pausa, inserção e ruptura sintática. As adjetivas foram dispostas nesta sequência, do menor ao maior nível de encaixamento: desgarrada > explicativa finita prototípica > explicativa não finita > explicativa finita não prototípica > relativa livre > restritiva finita não prototípica > restritiva finita prototípica > restritiva não finita. Em relação à proposta didática, os resultados revelam que, após as aulas fundamentadas na abordagem funcional, a maioria dos alunos conseguiu correlacionar usos linguísticos a motivações cognitivas e comunicativas quanto aos diferentes modos de organização das orações adjetivas e, em particular, quanto ao emprego das diferentes estratégias de relativização. Ademais, os resultados denotam a necessidade de ajustes devido à realidade das turmas e ao atendimento às bases teóricas que fundamentaram a intervenção. Tais ajustes incluem, por exemplo, o tempo destinado às atividades e a readequação de algumas questões dos exercícios.
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    Dissertação
    O adjetivo em gêneros argumentativos no ambiente virtual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-12) Oliveira, Ana Catarina Ferreira Cabral; Silva, José Romerito; http://lattes.cnpq.br/3019853017228573; http://lattes.cnpq.br/2312923434005570; Cunha, Maria Angélica Furtado da; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; Cezario, Maria Maura da Conceição; http://lattes.cnpq.br/7183632335615140; Lucena, Nedja Lima de; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068
    O adjetivo tem sido tradicionalmente visto como adjunto adnominal, modificando o conteúdo de um substantivo, ou como predicativo, incidindo sobre o sujeito ou sobre o objeto da oração. Embora já existam estudos linguísticos que busquem apresentar outros aspectos dessa classe lexical, entre estes, sua função textual, por exemplo, a maioria limita-se a descrevê-la em seus aspectos morfológicos, sintáticos e/ou semânticos. Diante disso, esta Dissertação tem por objetivo geral analisar o uso do adjetivo como suporte argumentativo em gêneros textuais do ambiente virtual da web, buscando mostrar a influência dessa classe na construção argumentativa do texto. O aporte teórico baseia-se na Linguística Funcional norte-americana (GIVÓN, 1995; BYBEE, 2010, entre outros), adicionando-se a essa estudos sobre argumentação (GRÁCIO, 2010; FIORIN, 2014), face e polidez (GOFFMAN, 1980), o conceito do continuum oralidade e escrituralidade (KOCH; OESTEREICHER, 2013), uma vez que alguns gêneros se apresentam mais próximos da oralidade, embora estejam na forma gráfica, além de estudos específicos sobre o adjetivo (SILVA; PRIA, 2001; SILVA, 2019 e outros). No tocante aos procedimentos metodológicos, este trabalho é de caráter qualitativo-interpretativo com suporte quantitativo, com a finalidade de verificar frequência de uso, regularidades e tendências da realização do adjetivo argumentativo dentro do ambiente analisado. O corpus é formado por textos opinativos, na modalidade escrita, retirados da internet, tendo sido selecionados 6 (seis) gêneros: post, reclamação, comentário do leitor, crítica de filmes, editorial e anúncio. Com este estudo, busca-se abranger certa pluralidade de usos do adjetivo, ainda não analisado nesse contexto, o que pode contribuir também para o ensino dessa categoria linguística.
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    Artigo
    Análise linguística em aulas de língua portuguesa: revisitando aspectos teórico-metodológicos
    (Estudos da Língua(gem), 2018) Lucena, Nedja Lima de
    Este artigo tem como objetivo revisitar e discutir aspectos teórico-metodológicos relacionados à prática de análise linguística em sala de aula. Para isso, aborda problemas da tradição gramatical normativo-prescritiva na escola, confrontando-os com as investigações linguísticas atuais que propõem o estudo reflexivo dos fenômenos gramaticais e concebem a análise linguística como instrumento de apoio para as práticas de leitura e de produção de textos. Para tanto, apresenta um exemplo de experiência didática ancorada na análise linguística, a fim de fomentar a discussão sobre as possibilidades pedagógicas a partir da reflexão gramatical
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    TCC
    Como os licenciandos em letras - língua portiguesa e literaturas da UFRN avaliam a experiência do estágio para sua formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Dantas, Maria Eduarda Alexandre; Freitas, Daniela Amaral Silva; http://lattes.cnpq.br/9759014082994258; http://lattes.cnpq.br/3097384674544075; Lucena, Nedja Lima de; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068; Almeida., Daniele Grace Rego de; http://lattes.cnpq.br/7219653706022187
    O Estágio Curricular Supervisionado é fundamental para formação de profissionais da educação por proporcionar condições para a vivência de conhecimentos acadêmicos, oportunidades para a prática de competências docentes e desenvolvimento de perspectivas pedagógicas críticas. Esta monografia tem como objetivo avaliar a perspectiva do estágio na formação docente de licenciandos e licenciandas do curso de Letras-Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Campus Natal central sobre o papel do estágio na sua formação docente. O recorte temporal da pesquisa foi dos dois semestres letivos de 2023, durante as componentes de estágio I, II, III e IV. A metodologia qualitativa e exploratória baseou-se em multi-métodos: observação, leitura exploratória, revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa participante. Os referenciais bibliográficos centraram-se em autores que abordam a formação docente e estágio supervisionado como Selma Pimenta e Maurice Tardif. O corpus foi formado por textos publicados na revista Cadernos de Estágio do GT de Estágio do Centro de Educação (CE-UFRN), por vídeos sobre as experiências de estágio publicados no Canal do Youtube do GT de Estágio produzidos nas componentes de estágio, o projeto pedagógico do curso de Letras-Língua Portuguesa e Literaturas e anotações referentes às falas dos discentes realizadas durante as aulas das componentes de estágio. A pesquisa participante realizou-se durante a monitoria do projeto de ensino "Teoria-Prática no Estágio Obrigatório Supervisionado (Português): o que se ensina na escola é o que se ensinou na universidade?”. Os principais resultados apontam que o estágio é uma etapa fundamental na formação acadêmica, social, profissional, cidadã de licenciandos e licenciandas para sua atuação no campo educacional. No entanto, esses estudantes apontam a necessidade de ampliação de disciplinas teórico-práticas no currículo, frente à carga horária majoritária de disciplinas teóricas, ressaltando a relevância das disciplinas denominadas oficinas curriculares que são mencionadas como espaços produtivos, especialmente aquelas que promovem inovação e interdisciplinaridade. Este estudo, dessa forma, pretende contribuir com a qualificação e aprimoramento da formação docente na UFRN.
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    TCC
    A conceptualização de "acórdão": cognição e linguagem jurídica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Cortez, Isabel Priscila da Costa; Duque, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/4368254243352948; Botelho, Patrícia Ferreira; Lucena, Nedja Lima de
    Esta pesquisa propõe-se a investigar a construção de sentido de ACÓRDÃO em artigos científicos cujas temáticas associam-se à área do Direito. A investigação é orientada por alguns dos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva, particularmente pelas contribuições de Lakoff e Johnson (1999; 2002 [1980]), Barcelona (2003; 2018), Radden (2018) e Panther e Thornburg (2018). Coloca-se em foco a hipótese de que conceitos extremamente abstratos e especializados como aqueles pertencentes ao domínio de um jargão estejam enraizados em experiências físicas. A fim de averiguá-la, o estudo busca tipos de conceptualização que participam da construção do sentido de ACÓRDÃO, como a metáfora e a metonímia, sabidamente utilizadas na linguagem de modo constante e rotineiro. O método consiste em descrevê-las, portanto é indutivo e intencional. Como resultados, 5 (cinco) tipos de conceptualização são identificados e todos apontam para uma base experiencial que é explorada para a compreensão do conceito. Diante disso, conclui-se que a frágil e suposta objetividade vinculada a um termo técnico não resiste ao impacto das variações de sentido conforme evidenciadas pelo cognitivismo científico.
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    Tese
    A construção com verbos de percepção: uma análise baseada no uso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Bezerra, Mizilene Kelly de Souza; Cunha, Maria Angélica Furtado da; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; https://orcid.org/0000-0002-1915-3037; http://lattes.cnpq.br/5370229318738998; Lucena, Nedja Lima de; https://orcid.org/0000-0002-9412-8771; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068; Silva, Emanuel Cordeiro da; Cezario, Maria Maura da Conceição; Mendes, Wellington Vieira
    Focalizamos, nesta tese, a construção de estrutura argumental transitiva com os verbos de percepção, como ver, ouvir, experimentar, sentir, perceber, entre outros, a fim de investigar as propriedades semântico-sintáticas, discursivo-pragmáticas e cognitivas dessa construção em situações reais de uso do português brasileiro. Defendemos que os padrões de estrutura argumental que codificam eventos de percepção são subesquemas da construção transitiva prototípica. Para tanto, o estudo é fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional Centrada no Uso (Furtado da Cunha; Bispo; Silva, 2013; Rosário; Oliveira, 2016), de viés construcionista (Goldberg, 1995; Bybee, 2016; Traugott; Trousdale, 2021). A pesquisa é de natureza descritiva e interpretativa, sendo realizada por meio de procedimentos bibliográficos e ancorada no método dedutivo e indutivo. Metodologicamente, a análise equaciona o tratamento qualitativo e quantitativo dos dados selecionados (Cunha Lacerda, 2016). O material empírico constitui-se de amostras extraídas de blogs disponíveis na internet, do ano de 2014, perfazendo um total de trezentas mil palavras. Com relação ao argumento sujeito dos verbos de percepção, os resultados apontam que esse elemento não é lexicalizado na maioria dos dados; quanto às propriedades semânticas, a frequência maior é de sujeito agente. No que diz respeito ao argumento objeto direto, este também apresenta diferentes configurações morfossintáticas, assumindo a forma de sintagma nominal, de oração ou não sendo lexicalmente realizado. Nessa linha, a construção transitiva com os verbos de percepção pode ser representada como [SN V SN]  [SUJEITOAGENTE – VERBO DE PERCEPÇÃO – OBJETO DIRETOTEMA] ou [SUJEITOEXPERIENCIADOR – VERBO DE PERCEPÇÃO – OBJETO DIRETOFENÔMENO], em menor número. Por fim, aspectos discursivo-pragmáticos, tais como topicidade e status informacional dos argumentos, e cognitivos, a exemplo de categorização e prototipicidade, motivam a escolha do padrão de estrutura argumental em que esses verbos são utilizados.
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    TCC
    A construção dos sentidos em Asa Branca e A volta da Asa Branca, de Luiz Gonzaga: uma abordagem cognitiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Barbalho, Iara Joyce Grilo Barbalho; Duque, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/4183454977391966; Botelho, Patrícia Ferreira; Lucena, Nedja Lima de
    Para além do que sentimos e vivenciamos, a música é uma forma de expressão cultural, a qual desempenha uma função fundamental na transmissão de significados, valores e identidades. No entanto, entender como esses significados são construídos dentro de uma canção é importante e desafiador, e isso só é possível a partir de uma análise da linguagem que investiga o contexto cultural e as experiências individuais de cada indivíduo, tanto para quem cria, quanto para quem ouve. Assim, a construção do significado envolve diversos fatores, incluindo as estruturas de conhecimento armazenadas na memória permanente. Com base nos estudos de Ferrari (2014), a perspectiva da Linguística Cognitiva sugere que a interpretação de uma música engloba mais informações do que aquelas que estão diretamente codificadas linguisticamente. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar o processo de construção dos sentidos nas letras das músicas “Asa Branca” e “A volta da Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. Sobre isso, busca-se identificar quais pistas linguísticas são evocadas para definir os domínios que contribuem para a formação de sentido das letras nas canções, feito a partir de uma pesquisa qualitativa de base descritiva. A partir da análise dos dados, foram observadas domínios concretos e domínios abstratos que, juntos, a partir da integração e da emulação entre eles, formam os significados, os quais podem contribuir para a IDENTIDADE DO SERTANEJO. De forma conclusiva, mostramos como as músicas são contribuintes para formar a identidade do povo sertanejo, construídas a partir de elementos que revelam o uso de emulações conceptuais para narrar e representar a vida no sertão nordestino, ao oferecer percepções para futuros estudos sobre o impacto social e a construção de significados na comunicação.
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    Tese
    A construção estativa com o verbo ser no português brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-20) Sabino, Marília Campos; Silva, José Romerito; ; http://lattes.cnpq.br/3019853017228573; ; http://lattes.cnpq.br/7680101229469049; Cunha, Maria Angélica Furtado da; ; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; Lucena, Nedja Lima de; ; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068; Gomes, Dioney Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/8981925310366979; Costa, Sheyla Patricia Trindade da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5836536935416996
    Nesta tese, toma-se como objeto de estudo a construção estativa com o verbo ser. Até o momento, grande parte do material disponível e das pesquisas já empreendidas enfatiza, sobretudo, a análise do processo de gramaticalização desse verbo e o classifica, de um ponto de vista apenas morfossintático, como o representante mais geral dos verbos relacionais ou como um verbo auxiliar, semanticamente desbotado e com valor procedural. Entretanto, amostras da construção estativa com o verbo ser no português contemporâneo revelam um processo de variação em seus usos. Nesse sentido, busca-se analisar padrões construcionais (gramaticais e lexicais) instanciados por essa construção na atualidade, considerando sua multiplicidade semântica, aspectos cognitivos e interacionais, bem como a gradiência léxico – gramática. A análise proposta tem natureza quali-quantitativa e se fundamenta na Linguística Funcional Centrada no Uso, que conjuga a tradição funcionalista norte-americana, representada por pesquisadores como Talmy Givón, Paul Hopper, Joan Bybee, Elizabeth Closs-Traugott, com a Linguística Cognitiva, em especial, a corrente vinculada à Gramática de Construções, conforme postulada por Adele Goldberg, William Croft, Jan-Olla Östman, entre outros. Os dados advêm de textos reais extraídos do Corpus Discurso & Gramática – Corpus D&G (VOTRE; OLIVEIRA, 1995, 1996, 1997, 1998; FURTADO DA CUNHA, 1998), em sua modalidade escrita, do Banco Conversacional de Natal – BCN (FURTADO DA CUNHA, 2011) e de canções coletadas na internet. Os resultados obtidos indicam que os padrões da construção em estudo evidenciam um deslizamento semântico que vai, em uma gradiência, de verbo predicador a verbo relacional e a verbo auxiliar, havendo ainda ocorrências em construções das parcialmente especificadas e flexíveis às mais idiossincráticas. Ratifica-se, nesse sentido, a relevância da interface entre os aspectos formais e funcionais na análise dos usos linguísticos.
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    Tese
    A construção transitiva no PB: uma abordagem funcional centrada no uso
    (2016-02-26) Lucena, Nedja Lima de; Cunha, Maria Angelica Furtado da; ; ; Silva, José Romerito; ; Costa, Marcos Antonio; ; Souza, Maria Medianeira de; ; Nogueira, Márcia Teixeira;
    Esta tese examina um tipo de construção pertencente à subclasse das construções de estrutura argumental: a construção transitiva. O trabalho assume que a construção transitiva - pareamento entre forma e significado - é uma construção do português, de maneira que há aspectos sintáticos-semânticos dessa construção que não podem ser atribuídos a outra. Desse modo, são examinadas as instanciações da construção transitiva, compostas por orações simples formadas sintaticamente por Sujeito - Verbo - Objeto, oriundas das modalidades de fala e de escrita, e coletadas de corpora diversos. A pesquisa é orientada pelo quadro teórico da Linguística Funcional Centrada no Uso, que abriga a concepção de que as línguas são moldadas pela complexa interação de princípios cognitivos e funcionais que desempenham um papel basilar na manifestação dos fenômenos linguísticos. Sendo assim, a tese ancora-se fundamentalmente no modelo da gramática de construção e no modelo dos protótipos para explicar a configuração da construção transitiva. À luz desse quadro, este trabalho parte do princípio de que a manifestação discursiva das diferentes instanciações da construção está diretamente ligada à conceptualização da experiência humana, isto é, ao modo como os seres humanos apreendem o mundo e falam sobre ele. Parte-se da hipótese de que distintos tipos semânticos de verbos e seus papéis participantes interagem com a construção transitiva, de maneira que essa interação pode motivar a emergência de novos sentidos atribuídos às instanciações. Por sua vez, essas instanciações estão ligadas entre si por meio de elos de polissemia, o que pode justificar uma organização hierárquica da construção transitiva em subesquemas e microconstruções. Além disso, processos cognitivos de domínio geral são subjacentes à manifestação discursiva da construção em tela e, por isso, são examinados na pesquisa. O trabalho conclui que a construção transitiva é altamente esquemática e produtiva, tanto em termos de types quanto de tokens, o que justifica o alto número de verbos licenciados por essa construção, bem como atesta que a aproximação e/ou afastamento entre as instanciações são motivados preponderantemente por propriedades semânticas. A proposta de investigar como a construção transitiva se manifesta no uso interativo da língua tem por finalidade contribuir para a descrição das construções do português.
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    Tese
    Dei uma olhada na playlist: a construção de atenuação ((SN) Dar Uma V-DA (SP)) em perspectiva funcional-construcionista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-24) Silva, Aline Danielly Leal da; Bispo, Edvaldo Balduino; Trousdale, Graeme Murray; ; ; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; ; http://lattes.cnpq.br/1418306402150186; Cunha, Maria Angelica Furtado da; ; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; Lucena, Nedja Lima de; ; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068; Rosário, Ivo da Costa do; ; http://lattes.cnpq.br/3573087642345531; Vieira, Marcia dos Santos Machado; ; http://lattes.cnpq.br/0796977308756789
    Esta tese toma como objeto de estudo a construção de atenuação [(SN) DAR UMA V-DA (SP)], que licencia construtos como “Dei uma olhada na playlist [...]”. Objetivamos analisar aspectos morfossintáticos, semântico-cognitivos e pragmáticos implicados em instâncias dessa construção e explicitar a organização de sua rede hierárquica com base em subesquemas e microconstruções que ela sanciona. Trata-se de uma construção que tem por base um predicado complexo, em que o núcleo do sintagma verbal (SV) é preenchido pelo verbo leve dar e um sintagma nominal (SN) indefinido, formado pelo artigo uma e uma nominalização deverbal com o sufixo –da (dei uma olhada). A investigação fundamenta-se em pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU) e também utiliza categorias da Gramática de Construções (GC). A pesquisa é de natureza qualitativa com suporte quantitativo. Os dados empíricos analisados advêm de blogs da internet e se caracterizam por serem escritos e informais. A hipótese geral de trabalho é que essa construção carreia o sentido de atenuação e os efeitos decorrentes dessa atenuação podem variar conforme as propriedades aspectuais do verbo base da nominalização. Os resultados evidenciam que ocorrências com dar uma V-da podem ter o slot V preenchido por verbos de ação, ação-processo e processo (CHAFE, 1979; BORBA, 2002), os quais instanciam uma construção de estrutura argumental com dois argumentos, representados pelos slots SN e SP. Esses tipos semânticos de verbo são dinâmicos e podem apresentar o potencial aspectual de atividade, accomplishment e achievement. A análise dos dados indica, ainda, uma rede hierárquica composta por três subesquemas, com base nos tipos semânticos de verbos que preenchem o slot V, e oito microconstruções, considerando a configuração aspectual das eventualidades predicadas, bem como sua organização sintática. Além de noções aspectuais, as ocorrências com dar uma V-da também se relacionam à avaliação subjetiva e a processos subjetivos e intersubjetivos, de negociação de sentidos, via inferência pragmática (TRAUGOTT; DASHER, 2002) e cognitivos, como categorização, chunking e metáfora. Por fim, considerando a língua como um inventário de construções, observamos que a construção com dar uma V-da possui relações de herança múltipla com a construção ditransitiva e com outras construções de predicado complexo com dar (dar um beijo, por exemplo).
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    TCC
    Descrição do verbo entregar em português: uma revisão de estudos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-01) Silva, Marcos Luan da; Lucena, Nedja Lima de; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068; Duque, Paulo Henrique; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4751826D5; Silva, Aline Danielly Leal da
    Este trabalho empreende uma revisão bibliográfica acerca da descrição teórica do verbo entregar no português brasileiro. Para isso, examina a literatura gramatical e linguística sobre esse verbo, a partir da técnica de revisão sistemática da literatura, considerando a análise de documentos como dicionários especializados, gramáticas do português e estudos linguísticos que abordem o objeto de estudo. A pesquisa tem natureza qualitativa, com objetivo descritivo-explicativo. A análise documental demonstra que há poucos estudos linguísticos que tratam especificamente do verbo entregar; por sua vez, na descrição gramatical, o tratamento centra-se em temas relacionados, como transitividade e regência, com critérios nem sempre claros; nos dicionários, o verbo é descrito quanto sua origem e aspectos formais.
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    Dissertação
    Explodir de tanto ódio: análise funcional-construcionista de [Xefeito DE Yintensificador Zcausa]GRAD
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-31) Silva, Tiago Caian de Assis; Bispo, Edvaldo Balduino; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; https://orcid.org/0000-0002-0809-9418; http://lattes.cnpq.br/3019591794334970; Souza, Edson Rosa Francisco de; Lucena, Nedja Lima de; https://orcid.org/0000-0002-9412-8771; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068
    Neste trabalho, investigamos uma estratégia de intensificação de conceitos. Corresponde à construção graduadora de causa-efeito com intensificador (doravante, CGCEI), a qual se materializa em ocorrências como derreter de tanto amor, morrer de tanto trabalhar e brilhando de tão feliz. Nosso objetivo é analisar o padrão construcional em tela, em termos formais e funcionais, com base em usos linguísticos do português brasileiro contemporâneo. Para isso, alicerçamos a pesquisa na Linguística Funcional Centrada no Uso (Furtado da Cunha; Bispo; Silva, 2013; Rosário; Oliveira, 2016; Bispo; Lopes, 2022; Furtado da Cunha; Bispo, 2023), a qual incorpora pressupostos teóricos e conceitos operacionais da Gramática de Construções na linha de Goldberg (2003, 2006), Östman e Fried (2005), Traugott e Trousdale (2013), Hilpert (2014). Em termos metodológicos, procedemos a uma pesquisa sincrônica, de abordagem descritivo-explicativa e raciocínio dedutivo-indutivo. O material empírico consiste de 444 ocorrências da CGCEI, produzidas entre os anos 2012 e 2019, coletadas no Corpus do Português – amostra NOW. A análise das instâncias de uso leva-nos a conclusões. Em termos construcionais, nosso objeto de estudo é formalizado em [XEFEITO DE YINTENSIFICADOR ZCAUSA]GRAD, configurando-se como um padrão esquemático, produtivo e parcialmente composicional. No âmbito morfossintático, constatamos que o esquema recruta sintagmas variados: SV e SAdj para o slot X; SV, SAdj e SN para o slot Z. O slot Y, por sua vez, recruta forma adverbial – tanto ou tão – ou pronominal – tanto(a). No viés semântico-cognitivo, verificamos a intensificação de noções de referentes abstratos, eventos e atributos. Além disso, verificamos que a conceptualização de grau intensivo atrelado ao padrão construcional em tela ancora-se em processos metafóricos e metonímicos, baseados em frames de EXPERIÊNCIAS IMPACTANTES. No campo discursivo-pragmático, identificamos a mobilização de inferência sugerida e (inter)subjetividade em usos da CGCEI, a fim de atingir, em termos discursivos, efeitos como empatia, antipatia e convencimento.
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    Dissertação
    A iconicidade e a aquisição de palavras do português
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-18) Ananias, Thayná Cristina; Godoy, Mahayana Cristina; http://lattes.cnpq.br/3506387688763831; https://orcid.org/0000-0001-6646-501X; http://lattes.cnpq.br/9706475335691955; Lucente, Luciana; Lucena, Nedja Lima de; https://orcid.org/0000-0002-9412-8771; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068
    A iconicidade constitui um aspecto linguístico amplamente pesquisado, tanto por diferentes áreas quanto por diferentes teorias dentro de uma área específica, como a linguística. Dada sua amplitude, o conceito atribuído à iconicidade também tange diferentes particularidades. Para este trabalho, especificamente, a entendemos como uma semelhança entre forma linguística e referente (como objeto, sentimento, ação etc.). E, como ainda não há, que saibamos, um trabalho que investigue a iconicidade no léxico do Português Brasileiro (PB), objetivamos preencher essa lacuna. Para tanto, propomo-nos a replicar o experimento de Perry, Perlman e Lupyan (2015) e coletar a nota de iconicidade para uma amostra de 529 palavras do PB. Os autores em quem nos baseamos buscam investigar, principalmente, a relação entre nota de iconicidade, categoria lexical e idade de aquisição de palavras em inglês e em espanhol. Os resultados de Perry, Perlman e Lupyan (2015) indicam que palavras que receberam maiores notas de iconicidade, tanto no inglês quanto no espanhol, também apresentam uma maior porcentagem de aprendizado por crianças de até 30 meses. Perry, Perlman e Lupyan (2015) consideram também, em sua conclusão, uma hipótese tipológica: línguas que apresentam padrões estruturais linguísticos semelhantes apresentarão resultados semelhantes em experimentos como esses. Espera-se, então, que os resultados do português se alinhem aos em espanhol, uma vez que são línguas cujos verbos tendem a indicar a direção da ação e as palavras ao redor tendem a representar o modo da ação (verb-framed languages). Com o intuito de investigar e relacionar essas questões com o português, replicamos os experimentos dos autores. Nossos resultados confirmam as indicações do inglês e do espanhol: palavras mais facilmente aprendidas também apresentam maior nota de iconicidade no PB. Quanto à relação entre nota de iconicidade e categoria lexical, assim como no inglês e espanhol, as categorias com notas mais altas no PB foram as onomatopeias e as interjeições. No entanto, não seguiram a expectativa da hipótese tipológica indicada pelos autores: no Espanhol, não houve uma diferença significativa entre verbos e substantivos; já, no PB, assim como no inglês, os verbos obtiveram notas mais altas que os substantivos.
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    Dissertação
    Multifuncionalidade do conectivo quando em textos argumentativos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Santos, Ellyda Larissa Soares dos; Bispo, Edvaldo Balduino; Lucena, Nedja Lima de; https://orcid.org/0000-0002-9412-8771; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; http://lattes.cnpq.br/6915299029170602; Silva, Emanuel Cordeiro da; Cordeiro, Fernando da Silva
    Este trabalho focaliza usos do conectivo quando em textos argumentativos da esfera jornalística, particularmente editoriais e artigos de opinião. O objetivo geral é analisar os usos desse conectivo, identificando os valores semânticos por ele veiculados e os fatores que contingenciam tais usos. Para tanto, fundamenta-se teoricamente na Linguística Funcional norte-americana, tal como delineada em Givón (1984, 1995), Hopper (1991), Matelotta (2011), Furtado da Cunha, Costa e Cezario (2015). A pesquisa é de natureza qualitativa com suporte quantitativo, e o banco de dados empíricos compõe-se de textos escritos, extraídos dos jornais online O Globo, Folha de São Paulo e Correio Braziliense. Os textos escritos constituem editoriais e artigos de opinião publicados entre junho e julho de 2021. Os resultados apontam que o item quando apresenta, além de semântica temporal, outros valores associados, a exemplo de causa, condição e concessão. Além disso, também desempenha papel anafórico em algumas instâncias com valor temporal. Favorecem a extensão semântica do quando a correlação modo-temporal entre o verbo da hipotática e o da oração matriz, o aspecto verbal, o conteúdo veiculado em cada uma dessas orações, bem como o(s) propósito(s) comunicativo(s) implicados nos textos argumentativos considerados.
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    Tese
    Multifuncionalidade do item TIPO na fala de Natal/RN: funções morfossintáticas versus funções interacionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-28) Laurentino, Josele Julião; Tavares, Maria Alice; https://orcid.org/0000-0003-2055-7570; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; http://lattes.cnpq.br/3508884522543850; Snichelotto, Claúdia Andrea Rost; Iliovitz, Erica Reviglio; https://orcid.org/0000-0002-6786-4685; http://lattes.cnpq.br/5645073797789474; Oliveira, Maria José de; Lucena, Nedja Lima de
    À luz do funcionalismo linguístico norte-americano, esta tese tem como objetivo obter indícios sincrônicos do percurso de gramaticalização que o TIPO tem seguido na fala de Natal/RN. Para tanto, são descritas e analisadas funções morfossintáticas e interacionais desempenhadas por esse item em correlação a fatores de natureza social e linguística/textual. Esta pesquisa dialoga com a sociolinguística variacionista, servindose de propostas dessa teoria a respeito da mudança linguística no que concerne a explicações sociais e estilísticas. Os dados para a análise foram coletados no Banco de Dados Fala-Natal, composto de 48 entrevistas estratificadas quanto à idade (8 a 12 anos, 15 a 21 anos, 24 a 45 anos, mais de 50 anos), o sexo (feminino, masculino) e o grau de escolaridade (fundamental I, fundamental II e ensino médio). Foram mapeadas 13 funções do TIPO. Quatro delas foram classificadas como morfossintáticas: comparação, exemplificação, explicação e conclusão, em que o item atua em papéis textuais, conectando orações com maior grau de obrigatoriedade na estrutura. As outras nove funções são de natureza interacional. São elas: marcação de elaboração, marcação de reelaboração, marcação de imprecisão informacional, introdução fática, marcação de ênfase, delimitação aproximativa, introdução de discurso direto, marcação de sequenciação e solicitação de esclarecimento, em que o item exerce papéis mais interpessoais, ligados às atitudes do falante em relação ao ouvinte. Essas funções foram organizadas em um continuum de (inter)subjetificação, dos significados mais subjetivos para os significados mais intersubjetivos. Tal continuum parece indiciar as etapas do percurso de gramaticalização seguido pelo TIPO. Além disso, funções morfossintáticas, mais antigas, e funções interacionais, mais recentes, foram contrastadas quantitativamente no que se refere aos fatores idade, sexo, escopo oracional e sequência textual. Os resultados revelaram um comportamento distinto das funções morfossintáticas e interacionais do TIPO quanto a esses fatores.
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    Dissertação
    Predicação com o verbo ficar: uso e descrição à luz da linguística funcional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Gomes, Jakeline Simões; Lucena, Nedja Lima de; https://orcid.org/0000-0002-9412-8771; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068; https://orcid.org/0000-0001-7849-7246; http://lattes.cnpq.br/1423146591089155; Silva, Emanuel Cordeiro da; Cordeiro, Fernando da Silva
    O presente trabalho focaliza as orações predicativas com o verbo ficar, como em fiquei chocado com as mais de 700 visualizações, fiquei um nojo nesse vestido e fiquei de cara. O objetivo central consiste em analisar o fenômeno da predicação com esse verbo em dados de uso do português contemporâneo, bem como descrever as características sintático-semânticas e discursivo-pragmáticas dessas orações. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional, na linha norte-americana e está ancorada nas discussões teóricas advindas de Bybee (2016), Chafe (1970), Furtado da Cunha, Costa e Cezario (2015), Givón (1991, 1995, 2001), Hopper e Thompson (1980), entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa sincrônica, de cunho descritivo-explicativo, orientada pela abordagem qualitativa, com suporte quantitativo, orientado pelo raciocínio dedutivo-indutivo (Gerhardt; Souza, 2009). Os dados empíricos compõem um corpus constituído por posts vinculados a diversos perfis da Rede X, do qual foram investigadas 468 amostras entre os anos de 2020, 2021 e 2022. Os resultados assinalam que estamos diante de orações que, em sua maioria, apresentam uma estrutura composta por sujeito anafórico de natureza semântica experienciadora, seguida de verbo ficar no tempo passado e com argumento na função de predicativo sinalizando um continuum que envolve desde adjetivos até chunks idiomáticos. Além disso, as orações predicativas com o verbo ficar contemplam tanto estados quanto mudanças de estados, salientando, principalmente alterações de aspectos mais transitórios em detrimento de permanentes, além de mudanças mais psicológicas do que sensoriais ou físicas. Em termos pragmáticos, a oração predicativa tende a ocorrer depois da exposição do evento que motivou o estado expresso. Essas orações apresentam, ainda, tendência à (inter)subjetividade.
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    Tese
    Variação discursiva entre as perífrases Só Que e Sendo Que em notícias e reportagens
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Pedro, Fernando Laerty Ferreira da Silva; Tavares, Maria Alice; https://orcid.org/0000-0003-2055-7570; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; http://lattes.cnpq.br/4339679727332922; Iliovitz, Erica Reviglio; Carvalho, Hebe Macedo de; Oliveira, Maria José de; Lucena, Nedja Lima de; https://orcid.org/0000-0002-9412-8771; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068
    Esta pesquisa, ancorada na vertente teórico-metodológica da sociolinguística variacionista, analisa a variação discursiva entre as perífrases conjuncionais SÓ QUE e SENDO QUE na codificação de oposição por quebra de expectativa. Para tanto, foram extraídas do Corpus do Português 500 ocorrências de cada uma das perífrases. Os seguintes grupos de fatores foram controlados quantitativamente: (i) função semântico-pragmática: marcação de diferença, marcação da não satisfação de condições, marcação de acontecimento inesperado/indesejado, marcação de refutação e marcação de contra-argumentação; (ii) gênero discursivo: notícia e reportagem; (iii) posição das perífrases conjuncionais: início de período e início de oração; (iv) tipo de discurso: autoral e citação; e (v) assunto: futebol, celebridade, política, segurança, economia, entretenimento, esporte, saúde etc. Após a codificação das variantes de acordo com os grupos de fatores, foram feitas rodadas estatísticas no programa GoldVarb X. Os resultados mostraram que as funções semântico-pragmáticas de marcação de diferença, de não satisfação de condições e de acontecimento inesperado/indesejado favoreceram o uso de SÓ QUE, enquanto a marcação de retificação e a de contra-argumentação favoreceram o uso de SENDO QUE. O gênero textual notícia, caracterizado pela combinação de registros mais e menos formais, favoreceu SÓ QUE, enquanto a reportagem favoreceu SENDO QUE em razão da maior formalidade característica desse gênero textual. O discurso reportado, mais informal, favoreceu SÓ QUE, enquanto o discurso não reportado, mais formal, favoreceu SENDO QUE. Assuntos menos complexos favoreceram SÓ QUE e assuntos mais complexos, o SENDO QUE. SENDO QUE foi favorecido no início de oração, ao passo que SÓ QUE foi favorecido no início de período, posição que, no que se refere a conjunções coordenativas, é associada à informalidade. Com base nesses resultados, concluímos que o estilo desempenha papel fundamental na seleção entre as perífrases conjuncionais SÓ QUE e SENDO QUE para a codificação de oposição por quebra de expectativa em textos jornalísticos.
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